Anda di halaman 1dari 6

1 INTRODUO 3 2 DEFINIO DE LIMITES E DERIVADAS 4 2.1 LIMITES 4 2.

2 DERIVADAS 5 3 APLICAO DE LIMITES E DERIVADAS 6 4 CONCLUSO 10 1 INTRODUO de extremada importncia para os estudos da disciplina de Calculo. A derivada de uma funo utilizada para diversas finalidades, algumas das quais iremos explorar neste trabalho, porm no possvel generalizar as aplicaes que podemos atribuir s derivadas e limites, muitos recursos podem ser criados a partir dos seus conceitos, bastando para isto, a criatividade de cada mente a se manifestar. A derivada a medida da declividade de uma reta tangente a cada ponto da funo de onde surgiu, ela tambm uma funo que fornece valores relativos de muita utilidade, podemos ainda lembrar que o ngulo da reta tangente ao ponto da curva inicial pode ser encontrado atravs da derivada, pois a derivada fornece o valor da tangente deste ngulo. Enfim, temos muito o que extrair das derivadas, elas nos fornecem vrios artifcios para manipular os nmeros em uma funo, possibilitando diversas maneiras de extrair informaes. Trazem um novo meio, capaz de nos elucidar novas formas de analisar dados numricos. O conceito de limite fundamental em todo o Clculo diferencial, um campo da matemtica que iniciou no sculo XVII com os trabalhos de Newton e Leibnitz que visava resolver problemas de mecnica e Geometria. O clculo diferencial aplicado em vrios campos do conhecimento, como em Fsica, Engenharia, Economia, Geologia, Astronomia, Biologia, etc. Neste trabalho faremos uma explorao da idia de limite e derivada, demonstrando suas aplicaes, no vrios segmentos dos campos passveis de sua aplicao. 2 DEFINICO DE LIMITES E DERIVADAS 2.1 LIMITES Em matemtica, o conceito de limite usado para descrever o comportamento de uma funo medida que o seu argumento se aproxima de um determinado valor, assim como o comportamento de uma seqncia de nmeros reais, medida que o ndice (da seqncia) vai crescendo, tende para infinito. Os limites so usados no clculo diferencial e em outros ramos da anlise matemtica para definir derivadas e a continuidade de funes. Idia intuitiva de limite Exemplo: ( Consideremos uma figura de forma quadrada e de rea igual a 1.

Vamos desenvolver as seguintes etapas: a.) Preencher metade dessa figura. b.) Preencher metade do que restou em branco. c.) Preencher, novamente, metade do que restou em branco. Continuando esse processo sucessiva e indefinidamente, a rea acurada vai preenchendo quase todo o quadrado inicial, isto , a medida da rea vai se aproximando de 1 ou tendendo a 1. 1/2 + 1/4 + 1/8 = 7/8, , 1 Dizemos ento que o limite desse processo, quando o nmero de partes preenchidas tende a um valor maior do que qualquer valor imaginvel, preencher a figura toda, ou seja, obter rea preenchida: rea preenchida: + = uma rea preenchida igual a 1. Quando dizemos que a rea preenchida tende a 1, significa que ela se aproxima de 1, sem no entanto assumir esse valor. a. Considere o grfico da funo f(x):

Dizemos que o limite da funo f(x) quando x tende a a igual ao nmero real L se, e somente se, os nmeros reais f(x) para os infinitos valores de x permanecerem prximo de L, sempre que x estiver muito prximo de a. Indica-se 2.2 DERIVADAS Em matemtica, a derivada de uma funo o conceito central do clculo diferencial. A derivada pode ser usada para determinar a taxa de variao de alguma coisa devido a mudanas sofridas em uma outra ou se uma funo entre os dois objetos existe e toma valores contnuos em um dado intervalo. Por exemplo a taxa de variao da posio de um objeto com relao ao tempo, isto , sua velocidade, uma derivada. Consideremos uma funo f ( x ) . A funo f derivvel em a, se

f (a)= lim f(x ) f( a) x0 xa existir o limite, neste caso, o valor f'(a) chamado derivada de f em a. 3 APLICAO DE LIMITES E DERIVADAS EX: 1 Calcular as vendas de uma indstria. no ponto P. Este ponto denominado de Ponto de Inflexo y (unidade de milhar) 100 V(q) Cncavo para baixo 80 P(6,80) A figura abaixo mostra o total de vendas (V), em reais, de um determinado produto produzido pela indstria TAURUS de produtos blicos contra a quantia de dinheiro (q) que a indstria gasta anunciando seu produto. Observe que o grfico muda de concavidade Cncavo para cima 50 0 2 4 6 8 10 q (unidade de milhar) Note que no incio as vendas ocorrem lentamente, porm, medida que aumenta o investimento financeiro da indstria em propaganda, as vendas passam a crescer rapidamente. Porm, chega-se a um ponto P em que o gasto adicional em propaganda gera nas vendas, uma taxa de crescimento menor, chamado de Ponto de Inflexo. EX: 2 Calcular perdas em uma empresa. Para uma empresa calcular suas perdas (em milhes de dlares) em razo de maus emprstimos, estas perdas podem ser estimadas pelos seguintes clculos: f(x) = -t2 + 10t + 30 (0 t 10) atravs destes clculos a empresa poder saber qual foi seu prejuzo. EX: 3 Calcular o lucro de uma fbrica em funo da quantidade de mo de obra. atravs dos clculos de derivadas que poderemos saber o lucro de uma determinada empresa. Usando a seguinte funo (L = -Q3 + 198Q + 20) esta funo ir nos prover o lucro da fbrica na relao Produo/venda de certo nmero de produtos fabricado pela mesma em funo da quantidade de mo-de-obra (Q). EX: 4 Calcular taxa de variao e custo no financiamento de um computador.

A derivada mede taxa de variao, ou seja, qualquer taxa de variao do financiamento e custo de um computador seja de hardware ou software pode ser calculado com derivadas. Para calcular a derivada de uma funo polinomial, voc pode criar um vetor polinmio onde o primeiro termo ser o termo independente de x, o segundo x1, o terceiro x2. Para calcular a derivada e s multiplicar o segundo termo por 1, o terceiro por 2, etc. EX: 5 Calcular produo de uma empresa semanalmente. Podemos tambm calcular a produo semanal de uma indstria usando a seguinte funo (Q(x) = x2 + 2.100) x unidades, onde x o nmero de operrios empregados resolvendo a funo, poderemos saber a produo semanal desta empresa. EX: 6 Calcular a propagao de epidemia Suponhamos que Alta Floresta seja flagelada por uma epidmica. Atravs dos clculos de limites e derivadas os setores de sade podero calcular o nmero de pessoas atingidas por esta epidemia depois de um certo tempo (t) (medido em dias a partir do primeiro dia da epidemia) usando para isso a seguinte funo f(t) = 64t -3 t poder tambm o setor de sade calcular qual a taxa da expanso da epidemia aps 4 dias. Qual a taxa da expanso da epidemia aps 8 dias, e tambm quantas pessoas sero atingidas pela epidemia no 5 dia. EX: 7 Calcular qual o tamanho ideal de uma determinada embalagem. Suponhamos que uma fbrica esteja produzindo um certo produto e queira saber qual o tamanho ideal da embalagem que ter de ser feita para armazenar este produto, atravs de frmulas presentes em limites e derivadas a empresa ter como saber o tamanho da embalagem a ser produzida para o armazenamento do produto, evitando assim gastos desnecessrios. EX: 8 Para um produtor rural calcular a produtividade de sua terra e a produtividade do trabalho. Considerando como exemplo a seguinte funo P(x,y) = 2x0,5 . y0,5 , onde P a empregados (em milhares) e y o nmero de hectares plantados quantidade colhida de um determinado produto (em toneladas), x o nmero de homens-hora EX: 9 Calcular a produo e a taxa de crescimento de um produto, em relao ao tempo. Podemos usar como exemplo a funo de produo P = 10 . x 0,2 indica o capital e y o trabalho. O capital cresce com o tempo t de acordo com a relao x = 0,32t e o trabalho cresce com o tempo de acordo com a relao y = 0,2 t2 . EX: 10 Calcular o preo da demanda de produtos em um supermercado por semana.

Suponhamos que a quantidade de batatas demandadas por semana (em Kg) num supermercado seja funo do preo unitrio x (por Kg) e do preo unitrio de arroz y (por Kg), segundo a relao q = f(x, y) = 1000 2x2 + 15y. Com o clculo de limite e derivadas ir de arroz em 40 descobrir que a um aumento unitrio do preo do Kg de batata (de 30 para 31) corresponde uma diminuio da demanda de batata de 120 Kg aproximadamente, mantendo o preo do Kg EX: 1 Calcular a velocidade e a acelerao de um carro. Com carro em movimento ao longo de uma reta horizontal, suponhamos que sua posio p (em Km) no instante t (em segundos) seja dada por x(t) = 5 t2 + 100. Ento, sua velocidade no instante t v(t) = x (t) = 10t. Como o v(0) = 0, o carro parte de repouso no instante t = 0; e como x(0) = 100, parte do ponto x = 100. Substitumos t = 10, vemos que x (10) = 600 e v (10) = 100, de modo que, aps 10 segundos, o carro percorreu 500 ft ( de seu porto de partida x = 100), e sua velocidade ento 100 ft/s. EX: 12 Calcular a taxa de variao de uma gota de chuva. Imagine uma gota de chuva esfrica caindo atravs do vapor de gua no ar. Suponha que o vapor adira superfcie da gota de tal maneira que a taxa de aumento da massa M da gota seja proporcional rea S da superfcie da mesma. Se o raio inicial da gota , na verdade, zero, e o raio r = 1 m aps 20s. Temos dM/dt = kS, onde k uma constante que depende das condies atmosfricas. Ora, M = 3/4pr3 e S = 4r2 , onde p a densidade da gua. Assim, a regra da cadeia d 4kr2 = kS = DM/dt =DM/dr . dr/dt; isto , 4kr2 4pr2dr/dt. Isto implica dr/dt = k/p, uma constante. Assim, o raio da gota cresce a uma taxa constante. Se forem necessrios 20s para que r cresa at 1 m, ser preciso 1min para r crescer at atingir 3mm. EX: 13 Calcular a altura mxima atiginda por uma bola lanada do solo e a velocidade que ela atinge o solo em seu retorno. Se pegarmos uma bola de 32g e lanarmos ao alto com velocidade inicial de + 96 ft/s, ento tero que comear a equao com v0 = 96 e g = 32. Obtemos a velocidade da bola no instante t como v(t) = - 32t + 96 enquanto permanece no ar. A bola atinge a altura mxima quando v(t) = 0 , ou seja, quando -32t + 96 = 0. Isto ocorre no instante t = 3s . Levando este valor de t na funo da altura e tomando y0 = 0, vemos que a altura mxima atingida pela bola ymax = y(3) = (-16)(32) = 144 ft. A bola atinge o solo na volta quando y (t) = 0. A equao y (t) = -16t2 + 96t = -16t(t 6) = 0 tem as solues t = 0 e t = 6. Assim, a bola volta ao solo no instante t = 6. A velocidade com que ela atinge o solo v(6) = (-32) (6) + 96 = -96 ft/s. EX: 14 Calcular a taxa do volume de um balo.

Um balo esfrico est sendo inflado. O raio r do balo est aumentando taxa de 0,2 cm/s quando r = 5 cm. A taxa do volume V do balo est aumentando no instante 62,83 cm/s. saberemos isto com clculo: Dado dr/dt = 0,2 cm/s, quando r = 5 cm, desejamos determinar dV/dt naquele instante. Como o volume do balo V = 4/3 r3 vemos que dV/d = 4 CONCLUSO Tendo em vista os aspectos observados, conclui-se que podemos utilizar limites e derivadas em vrias situaes oriundas do dia-dia, muitas das quais o individuo leigo sequer imaginaria a possvel quantificao matemtica, bem como, podemos depreender que um mtodo de clculo matemtico prtico, no que se refere ao clculo diferencial. Dando uma viso global dos princpios da matemtica esta proporciona um grande enriquecimento, pois sai do carter meramente terico ao qual se prendem muitos doutrinadores desta matria. Quando em contato com a infinidade de aplicaes as quais so permissveis, torna nossa noo matemtica muito mais dinmica e propensa a um gil racicinio, o que de grande valia para os universitrios.

Anda mungkin juga menyukai