Anda di halaman 1dari 6

Escola Estadual Maestro Villa Lobos Histria Charles

Revoluo do Porto
Alessandra lvares 01 Amanda Coimbra 02 Andr Alencar 05 Bruno Goudinho 07 Natyelle Alves- 34 Werterley Cruz 39 Yala Sampaio - 40

Sala:201

Belo Horizonte, 10 de outubro de 2011.

Introduo
A chamada Revoluo do Porto foi um movimento liberal que acarretou consequncias tanto na Histria de Portugal como na Histria do Brasil. Iremos apresentar resumidamente os principais pontos dessa revoluo e suas curiosidades em tpicos.

Situao de Portugal
A partir do momento que a Famlia Real veio para o Brasil, Portugal comeou a suportar todos os efeitos da crise econmico-financeira, que desde o sculo XVIII j era critica, em 1808 foi invadido por Napoleo; posteriormente, com a expulso dos franceses, passou a viver sob a direta tutela inglesa. At 1820 Portugal foi governado por Lord Beresford.

Razes da revoluo

A ambiguidade poltica de D. Joo contribua para manter aquela situao anmala, pois mesmo aps a libertao de Portugal o soberano continuava no Brasil. Alm disso, as medidas de D. Joo que deram ampla liberdade econmica ao Brasil estavam prejudicando o comrcio portugus, levando a economia a uma situao desesperadora. A revoluo foi liderada por Manuel Fernandes Toms, que, na cidade do Porto, em 1818, criou uma associao liberal, inspirada no exemplo da Revoluo Francesa. Essa associao contava com a participao de treze membros e recebeu o nome de Sindrio. Em fins de 1820, alm de elementos militares, reunia tambm membros da clero. Em agosto do mesmo ano foi lanado um manifesto nao, de autoria de Fernandes Toms. A revoluo propriamente dita eclodiu em 24 de agosto de 1820, e os rebeldes imediatamente formaram um governo: a Junta Provisional do Governo Supremo do Reino. A revoluo, de incio limitada ao Porto, mais tarde chegou a Lisboa, tornandose um movimento nacional. O historiador portugus Antnio Srgio assim resume os acontecimentos: Em Portugal governava Beresford (...) Quando, em 1820, o general ingls foi ao Brasil, o Porto sublevou-se. Os oficiais britnicos receberam ordem de retirar; no se permitiu o desembarque de Beresford, volta do Rio; e nomeou-se uma nova regncia, convocando-se uma assemblia para elaborar uma constituio (...). A Inglaterra insistiu com o rei para que voltasse para a metrpole, o que ele fez, deixando no governo do Brasil o filho mais velho, D. Pedro. Chegando a Lisboa, o monarca jurou a Constituio; mas a rainha, D. Carlota Joaquina, e o filho mais novo, D. Miguel, puseram-se frente do partido absolutista.

Repercusso da revoluo no Brasil


A notcia da revoluo do Porto chegou ao Rio de Janeiro em outubro de 1820. No ms seguinte, D. Joo tomou conhecimento da adeso de Lisboa. A revolta era mais grave do que se supunha. O rei e seus ministros discutiram o que fazer. D. Joo oscilava entre dois dos seus principais conselheiros, Toms Antnio de Vila Nova Portugal e o conde de Palmela. O primeiro opunha-se irredutivelmente s Cortes e defendia a partida do prncipe D. Pedro para Portugal, a fim de acalmar os nimos revolucionrios. O segundo era simptico revoluo e defendia o retorno do prprio rei. Nesse nterim, enquanto nada era decidido, a revoluo se propagou para o Brasil. Em primeiro lugar, deu-se a adeso do Par, aos gritos de "Viva a Constituio!". Depois, foi a vez da Bahia: "Abaixo o Absolutismo!". Em Salvador, o entusiasmo chegou s ruas, destacando-se a atuao de Cipriano Barata, com o seu jornal As Sentinelas. Formou-se rapidamente uma Junta Governativa, e o governador da Bahia retirou-se para o Rio de Janeiro. Entusiasticamente, a Junta jurou fidelidade Constituio, que ainda ia ser elaborada em Lisboa. A notcia dos acontecimentos na Bahia chegou ao Rio. D. Joo sentiu que ia perder o controle da situao e resolveu agir: atravs de um decreto, datado de fevereiro de 1821, decidiu enviar o prncipe real D. Pedro a Portugal, "para ouvir", dizia o decreto, "as representaes e queixas dos povos e para estabelecer as reformas, melhoramentos e leis que possam consolidar a Constituio portuguesa" . O

mesmo decreto criou, simultaneamente, uma comisso de vinte membros, quase todos brasileiros, para exprimir os interesses especficos do Brasil. O decreto descontentou os colonialistas portugueses, que desejavam o retorno do prprio rei e recusavam a autonomia concedida por D. Joo ao Brasil. A guarnio militar do Rio, fiel s Cortes, ops-se ao decreto. A oposio ao rei cresceu do lado "portugus", sob a iniciativa de um padre, Marcelino Jos Alves Macamboa, que liderou uma manifestao pblica de apoio s Cortes. Na manh de 26 de fevereiro de 1821, na praa do Rossio (hoje Tiradentes), civis e militares reuniramse sob o comando do brigadeiro Francisco Joaquim Carreti, para exigir do rei o juramento Constituio. D. Pedro compareceu manifestao e tentou acomodar a situao, porm Macamboa fez conhecer ao rei, atravs do prncipe real, a exigncia do juramento Constituio e da reforma do ministrio, entregando-lhe uma lista de nomes. D. Joo, a conselho de Toms Antnio, atendeu s exigncias de Macamboa.

Vitria constitucionalista e o retorno de D. Joo


Finalmente, sem outra alternativa, D. Joo VI retornou a Portugal, assinando em 7 de maro de 1821 um decreto nesse sentido. D. Joo partiu finalmente no dia 26 de abril de 1821, nomeando como regente do Brasil seu filho e herdeiro D. Pedro.

Bibliografia
http://multirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo02/rev_porto.html http://www.colegioweb.com.br/historia/a-revolucao-do-porto.html http://www.culturabrasil.org/revolucaodoporto.htm Consultamos alguns livros didticos onde recolhemos algumas informaes e conhecimentos.

Anda mungkin juga menyukai