Anda di halaman 1dari 7

Lista de exerccios Projeto UERJ Fsica Colgio Maria Raythe [UERJ_2002eq1_Q24] Questo 01 - Um vendedor, antes de fazer um embrulho, enrola

ola cada uma das extremidades de um pedao de barbante em cada uma das mos e, em seguida, as afasta tentando romper o barbante. Para o mesmo tipo de barbante, mais fcil conseguir o rompimento com um movimento brusco do que com um movimento progressivo. Isto se deve variao, em um intervalo de tempo muito curto, da seguinte grandeza fsica associada s mos: (A) energia (B) velocidade (C) acelerao (D) momento linear [UERJ_2002eq1_Q27] Questo 02 - Em 1911, o cientista Ernest Rutherford realizou um experimento que consistiu em bombardear uma finssima lmina de ouro com partculas , emitidas por um elemento radioativo, e observou que: a grande maioria das partculas atravessava a lmina de ouro sem sofrer desvios ou sofrendo desvios muito pequenos; uma em cada dez mil partculas era desviada para um ngulo maior do que 90. Com base nas observaes acima, Rutherford pde chegar seguinte concluso quanto estrutura do tomo: (A) o tomo macio e eletricamente neutro (B) a carga eltrica do eltron negativa e puntiforme (C) o ouro radioativo e um bom condutor de corrente eltrica (D) o ncleo do tomo pequeno e contm a maior parte da massa [UERJ_2002eq1_Q29] Questo 03 - Considere a informao abaixo: Se o papel de escritrio consumido a cada ano no mundo fosse empilhado, corresponderia a cinco vezes a distncia da Terra Lua. (Adaptado de Veja, 15/12/99) Admitindo-se que a distncia da Terra Lua de 3,8 x 105 Km e que a espessura mdia de uma folha de papel de 1,3 x 10-1 mm, a ordem de grandeza do nmero de folhas de papel de escritrio consumido a cada ano : (A) 109 (B) 1011 (C) 1013 (D) 1015 [UERJ_2002eq1_Q28] Questo 04 - Considere a situao abaixo, que ilustra a conhecida experincia dos hemisfrios de Magdeburgo.

Na experincia original, foram utilizados 16 cavalos divididos em 2 grupos de 8, cada qual capaz de exercer uma fora resultante F sobre o hemisfrio. Imagine que o idealizador do experimento s dispusesse de 8 cavalos para tracionar, com a mesma fora F, um dos hemisfrios, e prendesse o outro a um tronco resistente e fixo no cho. Seja T a trao total exercida pelas cordas sobre os hemisfrios nessa nova situao e T0, a da experincia original. Assim, a razo igual a: (A) 1 (B) 1/2 (C) 1/4 (D) 1/8

[UERJ_2002eq1_Q33] Questo 05 - A razo entre a massa e o volume de uma substncia, ou seja, a sua massa especfica, depende da temperatura. A seguir, so apresentadas as curvas aproximadas da massa em funo do volume para o lcool e para o ferro, ambos temperatura de 0 C.

Considere F a massa especfica do ferro e A a massa especfica do lcool. De acordo com o grfico, a razo (A) 4 (B) 8 (C) 10 (D) 20 [UERJ_2002eq1_Q37] Questo 06 - Duas chaleiras idnticas, que comeam a apitar no momento em que a gua nelas contida entra em ebulio, so colocadas de duas formas distintas sobre o fogo, como indica a figura: igual a:

Em um dado momento, em que ambas j estavam apitando, as chamas foram apagadas simultaneamente. Assim, a situao relativa ao tempo de durao dos apitos das chaleiras e a explicao fsica do fenmeno esto descritas na seguinte alternativa: (A) A chaleira I continuar apitando por mais tempo, pois a placa metlica est mais quente do que a gua. (B) Ambas as chaleiras deixam de apitar no mesmo instante, pois as chamas foram apagadas simultaneamente. (C) Ambas as chaleiras deixam de apitar no mesmo instante, pois a temperatura da gua nas duas a mesma. (D) A chaleira II continuar apitando por mais tempo, pois a capacidade trmica do metal menor do que a da gua. [UERJ_2002eq1_Q43] Questo 07 - Em uma sesso de fisioterapia, a perna de um paciente acidentado submetida a uma fora de trao que depende do ngulo , como indica a figura abaixo.

O ngulo varia deslocando-se a roldana R sobre a horizontal. Se, para um mesmo peso P, o fisioterapeuta muda de 60 para 45, o valor da trao na perna fica multiplicado por: (A) (B) (C) (D)

[UERJ_2003eq1_Q26] Questo 08 - A experincia de Rutherford mostrou que, ao atravessar uma lmina delgada de ouro, uma em cada 105 partculas alfa desviada de um ngulo mdio superior a 90. Considerando que a lmina de ouro possui 103 camadas de tomos e elaborando a hiptese de que este desvio se deve coliso de partculas alfa com um nico ncleo atmico, Rutherford foi capaz de estimar a ordem de grandeza do ncleo. Se o raio do tomo da ordem de 108 cm, o raio do ncleo, em cm, da ordem de: (A) 1012 (B) 1010 (C) 109 (D) 105 [UERJ_2003eq1_Q40] Questo 09 - Considere as duas tirinhas abaixo.

Essas tirihas representam expresses diferentes da lei de: (A) inrcia (B) queda de corpos (C) conservao de energia (D) conservao de momento [UERJ_2003eq1_Q42] Questo 10 - A funo que descreve a dependncia temporal da posio S de um ponto material representada pelo grfico abaixo.

Sabendo que a equao geral do movimento do tipo S = A + Bt + Ct 2, os valores numricos das constantes A, B e C so, respectivamente: (A) 0, 12, 4 (B) 0, 12, 4 (C) 12, 4, 0 (D) 12, 4, 0

[UERJ_2003eq1_Q43] Questo 11 - Durante muito tempo, a partir da Idade Mdia, foram projetadas mquinas, como a da figura abaixo, que seriam capazes de trabalhar perpetuamente.

O fracasso desses projetos levou compreenso de que o trabalho no poderia ser criado do nada e contribuiu para a elaborao do conceito fsico de: (A) fora (B) energia (C) velocidade (D) momento angular [UERJ_2004eq1_Q23] Questo 12

Levantar-se pelo cadaro do tnis puxando-o para cima uma impossibilidade real. A explicao desse fato deve-se a uma lei de Newton, identificada como: (A) primeira lei (B) segunda lei (C) terceira lei (D) lei da gravitao [UERJ_2004eq1_Q26] Questo 13 A forma de uma raquete de tnis pode ser esquematizada por um aro circular de raio R e massa m1, preso a um cabo de comprimento L e massa m2. Quando 4R = L e m1=m2, a distncia do centro de massa da raquete ao centro do aro circular vale: (A) R/2 (B) R (C) 3R/2 (D) 2R

[UERJ_2004eq1_Q29] Questo 14 Seja a altura de um som, medida em decibis. Essa altura est relacionada com a intensidade do som, I, pela expresso abaixo, na qual a intensidade padro, I0, igual a 1012 W/m2

Observe a tabela a seguir. Nela, os valores de I foram aferidos a distncias idnticas das respectivas fontes de som.

Sabendo que h risco de danos ao ouvido mdio a partir de 90 dB, o nmero de fontes da tabela cuja intensidade de emisso de sons est na faixa de risco de: (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 [UERJ_2004eq1_Q31] Questo 15 Quatro plantas jovens idnticas, numeradas de 1 a 4, desenvolveram-se em ambientes ideais, nos quais apenas a intensidade da iluminao foi diferenciada: a fonte de luz branca provm de quatro circuitos eltricos diferentes W, X, Y e Z todos contendo um mesmo tipo de lmpada de filamento para 127 V, conforme indicam os esquemas abaixo.

O grfico a seguir mostra a taxa de crescimento de cada planta aps algum tempo.

Os circuitos utilizados para a iluminao das plantas 1 ,2, 3 e 4 foram, respectivamente: (A) W, Z, X e Y (B) X, Y, Z e W (C) Y, Z, W e X (D) Z, X, W e Y

[UERJ_2004eq1_Q33] Questo 16 - Uma pessoa mantm o brao em posio vertical e o antebrao flexionado em ngulo de 90. Observe as duas situaes abaixo, nas quais a posio descrita mantida.

Considere, agora, as seguintes condies: - o msculo bceps o nico responsvel pela flexo do antebrao sobre o brao; - a fora exercida pelo msculo para manter apenas a flexo do antebrao desprezvel; - os estiramentos sofridos pelas fibras musculares nas situaes I e II so muito pequenos em relao posio na ausncia de peso, podendo ser igualados para fins de clculo; - para manter a contrao na situao I, o bceps despende a energia liberada pela hidrlise de 25.103 mol de ATP/min; - na reao ATP+H2O ADP + fosfato inorgnico, catalisada pela miosina ATPase, 100% da energia liberada convertida em trabalho muscular. Nestas condies, para manter durante 5 minutos a contrao esquematizada na situao, a quantidade, em mmol, de ATP hidrolisado pelo bceps igual a: (A) 10,0 (B) 25,0 (C) 50,0 (D) 62,5 [UERJ_2004eq1_Q34] Questo 17 - Em processos fsicos que produzem apenas eltrons, prtons e nutrons, o nmero total de prtons e eltrons sempre par. Esta afirmao expressa a lei de conservao de: (A) massa (B) energia (C) momento (D) carga eltrica [UERJ_2004eq1_Q42] Questo 18 - A relao entre as coordenadas x e y de um corpo em movimento no plano dada por y = 10logx. O grfico correspondente a esta relao :

[UERJ_2004eq1_Q43] Questo 19 - Considere a seguinte afirmao:


Uma bola de sinuca colide com outra de mesma massa que est em repouso, em uma coliso frontal, sem efeito, ou seja, sem qualquer tipo de rotao. Observa-se, nesta situao, que, aps o choque, os ngulos que cada uma das direes de movimento fazem com a direo inicial so iguais.

Observe as fotografias abaixo, nas quais esto registrados os resultados da coliso de um ncleo do elemento He com ncleos de quatro elementos: H, He, F e C.

A fotografia que representa a coliso entre dois ncleos de He a de nmero: (A) I (B) II (C) III (D) IV [UERJ_2004eq1_Q46] Questo 20 - Ao comprar uma barra de ouro, com 2 kg de massa, um investidor desconfiou haver tambm prata em sua composio. Para certificar-se, mergulhou a barra em um recipiente contendo gua e verificou que o deslocamento da gua correspondeu a um volume de 140 cm3. Sabendo que as massas especficas do ouro e da prata so, respectivamente, 20 g.cm3 e 10 g.cm3, o investidor pode concluir que h, na barra, uma massa em prata equivalente, em gramas, a: (A) 600 (B) 800 (C) 1000 (D) 1200

Anda mungkin juga menyukai