Anda di halaman 1dari 16

PERFIL DE ADOLESCENTES GRAVIDAS ATENDIDAS NA UNIDADE DE SAUDE DA FAMLIA MARIA JUSTINA DE JESUS Neila Reis

INTRODUO

A adolescncia um perodo de mudanas anatmicas, fisiolgicas e sociais que separam a criana do adulto, prolongando-se dos 10 aos 20 anos incompletos, abrangendo a pr-adolescncia, o perodo etrio entre 10 a 14 anos e a adolescncia propriamente dita, dos 15 aos 19 anos, pelos critrios da Organizao Mundial de Sade (OMS) ou de 12 aos 18 anos de acordo com o Estatuto da Criana e do Adolescente (Ministrio da Sade; 2001). A gravidez e a maternidade so fenmenos biolgicos, que tambm abrangem dimenses culturais, histricas e sociais, onde no somente a progresso da espcie est em contexto, como tambm uma grande forma de progresso de valores e laos afetivos. Contudo, a gravidez no planejada " um fenmeno socialmente considerado desviante" (VILAR E GASPAR, 1999). A gravidez na adolescncia implica em uma grande problemtica psico-social, estudos cientficos demonstram o crescimento do numero de adolescentes grvidas, em detrimento do decrscimo continuo da taxa de fecundidade entre as mulheres maduras (Ministrio da Sade; 2001). As implicaes mdicas tambm preocupam, a gravidez na adolescncia vem a ser uma situao de risco, onde grande parte das mortes esto relacionadas a complicaes da gravidez, parto e puerprio, alem da agravante desta faixa etria comumente negligencias a prpria sade (KAHALE; 1997). BETTIOL(1998) relata em sua pesquisa que o aumento da maternidade adolescente mais evidente nas reas urbanas do que nas reas rurais, afirma tambm que as taxas desta fecundidade variam de acordo com a regio, sendo mais elevadas nos Estados mais pobres do pas, com destaque para as regies norte e nordeste. Esta constatao se torna ainda mais grave se for observado que a grande maioria dessas ocorrncias acontece entre as camadas menos favorecidas, condio que pode agravar o risco no s da me como do beb. Estima-se que exista no Brasil, cerca de um milho de adolescentes entre 10 e 20 anos dando a luz todos os anos, o que corresponde a 20% do total de nascimentos.
Neila Reis Fisioterapeuta e Enfermeira, especialista em Sade Publica e Ortopedia.

Sabe-se tambm que 20% dos adolescentes tornam-se grvidas no 1 ms aps a coitarca (GOMES; 1993 , VITORIA; 1995). O presente estudo baseia-se na caracterizao de aspectos epidemiolgicos de mulheres adolescentes atendidas na Unidade de Sade da Famlia Maria Justina de Jesus, situada no municpio de Santo Estevo, estado da Bahia, no perodo de janeiro de 2007 a janeiro de 2009. Os dados foram colhidos durante a entrevista do pr natal realizada pela enfermeira da Unidade, mediante o esclarecimento e a prvia autorizao para que os dados fossem includos na pesquisa, garantindo a preservao da identidade das participantes.

Neila Reis Fisioterapeuta e Enfermeira, especialista em Sade Publica e Ortopedia.

REVISAO DE LITERATURA

No Brasil, dados do censo de 1991 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica apontam para uma tendncia diminuio do nmero de filhos por mulher em idade reprodutiva, que era da ordem de 5,8 em 1970, passou para 4,8 em 1980, para 2,9 em 1991 e 2,3 em 2000. Contudo esse ndices no se aplicam a camada adolescente da populao feminina, muitos estudos vm observando uma onda crescente de gestaes entre as jovens ( IBGE, 2001). Estudos cientficos, afirmam que a faixa etria ideal para a gestao de 20 a 30 anos, onde o aparelho reprodutor feminino est desenvolvido e amadurecido para conceber (MADEIRA; 1997) Conforme afirmao de Lima (1994); Ate 20 anos aps a primeira menstruao muitas jovens no atingiram o tamanho ideal da bacia, nem a altura adulta, com isso, a incidncia de parto forceps e por cesariana bem maior nesta faixa etria A gestao na adolescncia pode identificar carncia afetiva, desejo de desafiar a famlia, desejo de se tornar adulto. A gravidez tem o potencial de elevar as jovens posio de mulheres, conferindo-lhes status de adultas. Nesses meios, a famlia ocupa posio central, enquanto a escolaridade e o trabalho tomam posies perifricas. (BONETTO; 1993). A gravidez precoce acaba sendo vista na sociedade como sinnimo de irresponsabilidade, especialmente quando a adolescente no vive em conjugalidade. Nas situaes esta conjugalidade existe, a notcia da gravidez recebida, normalmente, com festividade pela famlia e amigos, uma vez que no contraria a moral tradicional (VILAR E GASPAR, 1999). Ressalva-se que nem sempre a gravidez indesejada ou no aceita pelo meio social da adolescente. Segundo Pinto e Silva, 1998: "A gestao no programada no implica necessariamente em gravidez indesejada ou em crianas no desejadas. Muitas so rapidamente aceitas ou se transformam ao longo do processo gestacional em, claramente, desejadas, resultando em situaes felizes e equilibradas Algumas pesquisas apontam que a maioria das adolescentes que engravidam so filhas de mes que tambm engravidaram durante a adolescncia. Um fenmeno psicolgico de repetio da histria materna (SCHILLER, 1994)

Neila Reis Fisioterapeuta e Enfermeira, especialista em Sade Publica e Ortopedia.

A maternidade na adolescncia tambm trs conseqncias sociais decisivas, como o abandono dos estudos, dificuldades financeiras e frustrao na jovem me pela suspenso de atividades sociais comuns nesta faixa etria (SOSA; 1988). Alguns trabalhos relatam ainda a influncia direta da gravidez na adolescncia na educao, onde aproximadamente 30% das adolescentes grvidas abandonam a escola. Entretanto, a evaso escolar, s vezes, precede a gravidez, sendo inclusive uma condio de risco para engravidar. Em vista disso, aquelas que abandonam seus estudos no se profissionalizam e, conseqentemente, tero trabalho mal remunerado no futuro, Observa-se tambm que a presena de repetncia escolar que pode ser um fator de risco repetio da gravidez na adolescncia, pela experincia escolar negativa(BLUM, 19880). As complicaes advindas da gestao so cerca de 35% mais comuns entre as mes de 15 a 19 anos e 60% mais elevadas entre as com menos de 14 anos (DALE; 1986). Ainda o autor cita que as conseqncias sociais de gravidez precoce tambm so bastante discutidas pelos meios cientficos. A situao marital das adolescentes tambm bastante avaliada pelos estudiosos. Moreira (1997), mostra em seus estudos que, um grande nmero de unies consensuais ocorrem durante a presente gravidez da adolescente, embora muitas dessas, possam ter a sua situao marital regularizada durante a atual situao e no anterior a essa. Para a adolescente que se casa, a estabilidade matrimonial deixa muito a desejar e os divrcios so freqentes em 40 % das mulheres que formaram famlia entre os 14 e 17 anos se divorciaram 15 anos mais tarde. Elas tambm tendem a ter 50% mais filhos do que as mulheres que postergaram a maternidade(DALE, 1986). Vrios fatores so atribudos ao aumento de incidncia de adolescentes grvidas, dentre eles a liberao sexual e a precocidade da menarca. Outro fator apontado o uso indevido, omisso e o desconhecimento de mtodos contraceptivos pelos adolescentes (MADEIRA; 1997;PAIVA; 1992). O grande o interesse pela sade reprodutiva feminina de uma maneira mais ampla, justamente devido fora produtiva, social e emociona que a mulher representa para todas as sociedades, incentivou o Ministrio da Sade implementar, em 1984, o Programa de Assistncia Integral Sade da Mulher (PAISM) com objetivo de incluir a assistncia mulher desde a adolescncia at a terceira idade, comprometendo-se com o direito das mulheres, oferecendo a opo de exercerem a maternidade ou no, tentando abranger a mulher em todo o ciclo vital (NAGAHAMA E SANTIAGO, 2005).

Neila Reis Fisioterapeuta e Enfermeira, especialista em Sade Publica e Ortopedia.

OBJETIVOS Identificar algumas variveis scio-demograficas de adolescentes atendidas na Unidade de Sade da Famlia Maria Justina de Jesus no municpio de Santo Estevo, estado da Bahia. Identificar o conhecimento a cerca de planejamento familiar por parte das adolescentes, e se houve implicaes na gestao diagnstica.

Neila Reis Fisioterapeuta e Enfermeira, especialista em Sade Publica e Ortopedia.

METODOLOGIA

Para este trabalho, foi desenvolvido um estudo quantitativo descritivo de analise dos dados secundrios. Os dados foram colhidos dos pronturios e de entrevistas no atendimento prnatal realizadas pela enfermagem da Unidade de Sade da Famlia Maria Justina de Jesus. A clientela composta de gestantes de baixo risco, que procuram o servio por demanda espontnea e que foram atendidas pela enfermagem da Unidade. A fonte de dados da pesquisa foi o registro de 12 pronturios de atendimentos pr-natal de gestantes que apresentaram gravidez antes de completar 20 anos de idade, no perodo de janeiro de 2007 a janeiro de 2009. Aos pesquisados foi garantido o anonimato, a privacidade, a proteo da imagem, a no-estigmatizao e a no-utilizao das informaes em prejuzo das pessoas e/ou das comunidades, de forma a respeitar os aspectos ticos da pesquisa. As variveis selecionadas foram scio-demagrficas, idade, escolaridade, situao conjugal e ocupao; e ginecolgicas idade em cada gestao e mtodos anticoncepcionais usados e porque no foram usados e/ou falharam. Todas as variveis foram analisadas descritivamente e apresentadas em formas de grficos.

Neila Reis Fisioterapeuta e Enfermeira, especialista em Sade Publica e Ortopedia.

ANALISE DOS DADOS

Grfico 1 Distribuio das gestantes segundo faixa etria


33% 25% 10 < 15 anos 15 < 20 anos 42% Maiores de 20 anos

A idade das adolescentes grvidas concentrou-se na faixa etria dos 15 aos 19 anos (42%), seguido da idade de 20 anos (33%) e dos 10 aos 14 anos (25%).

Grfico 2 Distribuio das gestantes segundo escolaridade


0% 8% 17% 58% Analfabeta 1 Grau incompleto 17% 1 Grau completo 2 Grau incompleto 2 Grau completo

Quanto escolaridade, 58% referem primeiro grau incompleto, o primeiro grau completo e o segundo grau incompleto apresentam igualmente a percentagem de 17%, o segundo grau completo representa 8% das entrevistadas. Felizmente, no foi encontrada nenhuma analfabeta.

Neila Reis Fisioterapeuta e Enfermeira, especialista em Sade Publica e Ortopedia.

Grfico 3 Distribuio das gestantes segundo situao conjugal


8% 25% 42% Casada Convive com companheiro No informou Solteira

25%

A maioria as entrevistadas 50% referem situao de convvio com o companheiro ou de casadas, ou seja, em um relacionamento considerado estvel socialmente, contudo 42% se encontravam solteiras e 8% no informaram a situao conjugal, talvez por inibio em referir esta situao, ou mesmo por no aceitao e participao do companheiro neste processo gestacional da adolescente.

Grfico 4 Distribuio das gestantes segundo ocupao


8% 8% 8% 42% Estudante Domstica Lavradora 34% Outra No informou

No que se refere a ocupao,

16% das adolescentes grvidas j tinham

insero na Populao Economicamente Ativa (PEA). A maioria das entrevistadas 42%, afirmaram ser estudante, seguido de 34% que referem ser domstica, o que pode

Neila Reis Fisioterapeuta e Enfermeira, especialista em Sade Publica e Ortopedia.

significar a atividade do lar ou mesmo o servio de diarista ou empregada domstica, 8% afirmaram possuir a profisso de lavradora, ajudando na renda familiar .

Grfico 5 Distribuio das gestantes segundo idade da menarca


0% 17% 0% 8% 17% 0% 09 anos 10 anos 11 anos 12 anos 17% 41% 13 anos 14 anos 15 anos No informou

A idade mdia da menarca predominante das adolescentes entrevistadas foi 12 anos com 41%, seguido da idade de 11, 10 e 13 ano ( todos com a percentagem de 17%),o que coincide com outras literaturas, porm chama a ateno, a presena da menarca aos 09 anos de idade (8%).

Grfico 6 Distribuio das gestantes segundo idade da coitarca


8% 15% 15% Menor de 10 anos 10 < 15 anos 62% 15 < 20 anos No informou

Neila Reis Fisioterapeuta e Enfermeira, especialista em Sade Publica e Ortopedia.

Nem todas as entrevistadas tiveram sua primeira relao sexual aps a menarca, o que ocorreu em mdia dos 15 aos 19 anos (62%), cerca de 15% referem que tiveram a coitarca antes dos 10 anos de idade, e 15% referem a tiveram entre os 10 e 14 anos de idade.

Grfico 7 Distribuio das gestantes segundo nmero de parceiros


0% 8% 8% 1 < 2 parceiros 2 < 3 parceiros 25% 59% 3 < 4 parceiros Maior que 4 parceiros No informou

O nmero um a dois parceiros total foi um para 59% das adolescentes, 2 a 3 parceiros para cerca de 25% das entrevistadas, 3 a 4 parceiros para 8% e mais de 4 parceiros para outros 8%. Chama a ateno o fato de a situao conjugal influenciar no modo como a gestao percebida pela famlia e pela prpria adolescente, chegando mesmo a alterar padres relacionais, na aceitao e at mesmo interferir nos comportamentos ao longo da gestao

Neila Reis Fisioterapeuta e Enfermeira, especialista em Sade Publica e Ortopedia.

Grfico 8 Distribuio das gestantes segundo cada idade gestacional


0% 8% 33% 17% Menor de 10 anos 10 < 12 anos 12 < 15 anos 17% 25% 15 < 18 anos 18 < 20 anos 20 anos

Segundo a distribuio da idade gestacional das entrevistadas, a maioria apresenta a idade gestacional de 20 anos (33%), seguido 25% com o perodo gestacional variando entre 15 a 17 anos.

Neila Reis Fisioterapeuta e Enfermeira, especialista em Sade Publica e Ortopedia.

DISCUSSO

Os dados utilizados no presente estudo foram obtidos a partir de bases populacionais, os valores numricos como a mdia da menarca na faixa dos 12 anos, primeira gestao aos 15 anos e histria de apenas um parceiro para a maioria, igualaram-se aos da literatura vigente. A mdia de idade da menarca nos pases desenvolvidos est entre 11 a 12 anos e no Brasil, entre 12 a 13 anos. Esta mdia est mais baixa do que a observada nas dcadas passadas, o que favorece a gestao em idade tambm mais precoce (Pinto e Silva,1984). Os dados a respeito do nmero de parceiros visto como positivo nesta pesquisa, pois evidencia a ausncia de promiscuidade na maioria as adolescentes entrevistadas, o que pode influenciar numa menor incidncia de doenas sexualmente transmissveis. Segundo Zerwes (1992), no Brasil, a menarca situa-se entre os 11,8 e 12, 2 anos, a puberdade precoce pode ser desencadeada por diversos fatores como: gentica e alteraes hormonais.Os dados encontrados sobre a idade da menarca, igualaram-se aos da literatura vigente. No que se refere a ocupao, apenas 16% das adolescentes grvidas j tinham insero na Populao Economicamente Ativa (PEA). Como no apresentam trabalho remunerado, tendem a ser mais dependentes financeiramente, seja da famlia, seja do companheiro. Paralelamente, a tendncia para estabelecer unies com homens ainda adolescentes, e muitas vezes desempregados, deixa-as em uma situao scioeconmica mais precria, o que pode torn-las mais expostas a outras situaes de risco social. Quanto situao marital, os achados revelam grande nmero de unies consensuais durante a gravidez atual, perfazendo um total de 50% das entrevistadas, este ponto questionado por autores como Pinto e Silva (1988), que refere como um dos fatores de risco para a repetio da gravidez na adolescncia estar morando com um parceiro ou casada. Ribeiro et al. (2000) avaliaram em seus estudos que, a proporo de gestantes sem um companheiro estvel hoje em dia cada vez maior,o que pode tornar a gestao pouco aceita socialmente e dificultar a evoluo da gestao e at mesmo a aceitao da futura me nova condio. Muitas vezes, a prpria gestao vista pela adolescente como a possibilidade de concretizar o sonho do casamento e alcanar autonomia econmica e emocional em relao famlia de origem (Desser,1993)

Neila Reis Fisioterapeuta e Enfermeira, especialista em Sade Publica e Ortopedia.

Obtivemos valores pouco animadores de grau de escolaridade em relao literatura, onde a maioria das entrevistadas possui primeiro grau incompleto, sendo algo preocupante, devido ao risco de abandono escolar, resultante da gravidez entre as adolescentes, pesquisadores afirmam que mesmo nos pases ricos, engravidar na adolescncia reduz as chances de sucesso profissional e que uma gravidez indesejada na adolescncia , muitas vezes, um fator facilitador para a permanncia em uma situao de pobreza, por interromper a continuao dos estudos e reduzir as chances no mercado de trabalho to competitivo como o atual. Para autores como Pinto e Silva (1988) : A primeira gravidez levou ao abandono escolar, o que favoreceu outras gravidezes, principalmente se no houve retorno escola em seis meses aps a primeira gravidez.

Neila Reis Fisioterapeuta e Enfermeira, especialista em Sade Publica e Ortopedia.

CONCLUSO

Os dados do estudo confirmam que a gravidez na adolescncia est associada a resultados desfavorveis para a gravidez, a famlia e a sobrevivncia de seus filhos, necessitando de planejamento e estruturao, o que acarreta responsabilidades para a famlia da adolescente, para os profissionais de sade e gestores. Existe hoje na sociedade uma mudana significativa no modelo hierrquico familiar, onde a mulher assume um papel importante e ascendente. A maternidade precoce acarreta responsabilidades sociais, econmicas e afetivas que muitas jovens no tm estrutura para suportar. A constatao de que a experincia da maternidade na adolescncia influencia negativamente a vivncia e os efeitos da gravidez leva-nos a ressaltar a importncia do desenvolvimento de polticas pblicas que privilegiem a educao sexual como forma de se adiar a ocorrncia da gestao, que pelo menos ela ocorra com o devido planejamento da adolescente e do seu parceiro. Entender as caractersticas da adolescente grvida, uma forma de avaliar e buscar prevenir este acontecimento se ele no for planejado. fundamental que o profissional das UBS e os professores desses jovens saibam criar um canal de dilogo com os pais e os adolescentes para ajud-los a lidar melhor com as questes da sexualidade e planejamento familiar; s a preveno ser capaz de frear os ndices crescentes no s de gestaes entre adolescentes como as conseqncias sociais advindas delas. Fornecer orientaes sobre mtodos anticoncepcionais para adolescentes envolve a participao de mltiplos profissionais, intensa sensibilizao e a necessidade de discusso com as prprias adolescentes sobre sua oportunidade, para evitar intervenes e programas no-eficientes. O desafio propiciar ao adolescente acesso a servios de sade que ofeream um atendimento integral, antes mesmo do incio de seu primeiro intercurso, garantindo-lhes privacidade, confiabilidade e efetividade nas aes desenvolvidas.

Neila Reis Fisioterapeuta e Enfermeira, especialista em Sade Publica e Ortopedia.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1. BALLONE, G. J. Gravidez na adolescncia. Psi web. Psiquiatria Geral/ peridica on line, novembro, 2008 2. BANNETO, D. V. S. Gravidez na adolescncia. In Congresso Brasileiro de Adolescncia, 1993. Belo Horizonte, Anais, Belo Horizonte ABEB, 1993. 3. BETTIOL H, Barbieri MA, Gomes UA, Andrea M, Goldani MZ, Ribeiro ERO. Sade perinatal: metodologia e caractersticas da populao estudada. Rev Sade Pblica 1998;32:18-28. 4. BLUM RW, Geer L, Hutton L, et al. The Minnesota adolescent health survey. Implications for physicians. Minn Med 1988; 71:143-5, 149. 5. DALE M.A. Embarazo em las Diezaneros. In Ginecologia e La adolescente um giura para clnicos. Alfred M. Bongiovanni cod El Ateneo. Barcelona, 1983. 6. DESSER AD. Adolescncia, sexualidade e culpa. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos; 1993 7. FUNDAO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. CENSO DEMOGRFICO, 2001. Rio de Janeiro: Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica; 2002. 8. GOMES, S.M.T.A. Gravidez na adolescncia. In Congresso Brasileiro de Adolescncia, 1993. Belo Horizonte, Anais, Belo Horizonte ABEB, 1993. 9. KAHALE, S.; ODIERNA, I.C.; GALETTA, M.A.; NEDER, M.; ZEGAIB, M Assistncia multiprofissional a adolescente grvida, dificuldades somato-psico-sociais. Revista de Ginecolgica Obsttrica, 1997. 10. LIMA, J.B.M.C. Gravidez na Adolescncia. Belo Horizonte, 1994 11. MADEIRA, A.M.F. Maternidade na Adolescncia. Uma analise a luz do discurso mdico enfermagem. Revista U3 n 3. Belo Horizonte, 1997. 12. Ministrio da Sade Manual de condutas Mdicas Programa Sade da Famlia. So Paulo, 2001 13. Ministrio da Sade Manual tcnico Pr-natal e puerprio. Ateno qualificada e humanizada. Braslia Distrito Federal, 2006 14. MOREIRA CC. Fique alerta quando: a adolescente engravida. Pediatr Mod 1997; 33(5):320.
Neila Reis Fisioterapeuta e Enfermeira, especialista em Sade Publica e Ortopedia.

15. NAGAHAMA, E. E. I.; SANTIAGO, S. M. A institucionalizao mdica do parto no Brasil. Cincia e Sade Coletiva, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 651-657, 2005. 16. PAIVA, M.S. et al Gestao na Adolescncia. Revista Bahiana de Enfermagem, Salvador. Vol. 5 n 1. Outubro, 1992 17. PINTO E SILVA JL. Gravidez na adolescncia: desejada X no desejada. Femina 1998; 26(10):825-30. 18. PINTO E SILVA JLC. Aspectos biolgicos e sociais da gravidez na adolescncia. J Bras Ginecol 1984; 94: 227-32. 19. RIBEIRO ERO, Barbieri MA, Bettiol H & Silva AAM, 2000. Comparao entre duas coortes de mes adolescentes do sudeste do Brasil. Revista de Sade Pblica 34(2): 136-142. 20. SCHILLER R. Gravidez na adolescncia: uma questo de hereditariedade. Pediatr Mod 1994; 30(6):984 21. SOSA, R.J.P. El hijo lactante de madre adolescente. Anuales de La Facudad de Ciencias Mdicas de La Univesidad. Nacional de Assuncion, Paraguai. Vol. 20 22. VILAR, D.; GASPAR, A. M. Traos redondos. In: PAIS, M. (Org.). Traos e riscos de vida. Lisboa: Ambar, 1999. p. 31-91. 23. VITRIA, G. Barriga de Anjo. Isto . So Paulo, n 1340, 7 junho, 1994. 24. ZERWES E P. Crescimento e desenvolvimento:estudos em meninas de 6 a 14 anos (tese).Rio de Janeiro. Universidade federal do Rio de Janeiro, 1992.

Neila Reis Fisioterapeuta e Enfermeira, especialista em Sade Publica e Ortopedia.

Anda mungkin juga menyukai