Anda di halaman 1dari 7

Departamento de Cincias da Sade Caderno de Exerccios de Morfologia Humana I Cursos: Biomedicina e Farmcia

2 Semestre 2011

Prezado aluno, O caderno de exerccios tem como objetivo auxiliar o seu estudo na disciplina de Morfologia Humana I. Para tanto, faa os exercicios depois que as aulas forem ministradas. Tais exerccios no sero corrigidos em sala, porm nada impede que o professor tire suas dvidas durante as aulas. Lembre-se que no basta estudar apenas pelos exerccios para as avaliaes. necessrio, ter o caderno completo e ler a literatura pertinente. Ok? A partir de agora, bons estudos!

Professores de Morfologia Humana

CONCEITOS BSICOS PARA O ESTUDO DA MORFOLOGIA HUMANA

1. Defina morfologia. 2. O que estuda a disciplina de Morfologia Humana? 3. Diferencie forma macroscpica de microscpica.

INTRODUO AO ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA 1. O que signfica a palavra anatomia? 2. Como dividido o corpo humano? 3. Defina normalidade, variao anatmica, anomalia e monstruosidade. Cite exemplos. 4. Descreva a posio anatmica. 5. Quais so os planos de delimitao do corpo humano? 6. Quais os planos de seco do corpo humano? Explique. 7. Indique quais os termos de posio e direo.

INTRODUO AO ESTUDO DA HISTOLOGIA

1. Qual o nome da cincia que estuda as formas microscpicas do corpo humano? 2. Quais os nveis de organizao do corpo humano? 3. Quais so os 4 tecidos fundamentais presentes no corpo humano? 4. Quais as funes do tecido epitelial? 5. Como pode ser classificado o tecido epitelial quanto ao nmero de camadas? E em relao a forma das clulas? 6. Quais as diferenas morfofuncionais (morfolgica e funcional) entre as glndulas endcrinas e glndulas excrinas? 7. Diferencie tecido epitelial de tecido conjuntivo, citando suas caractersticas. 8. Quais as funes do tecido conjuntivo? 9. Como pode ser classificado o tecido conjuntivo? 10. Indique as clulas presentes no tecido conjuntivo e cite explique suas respectivas funes. 11. Qual a principal diferena entre tecido conjuntivo frouxo e o tecido conjuntivo denso.
3

12. Diferencie tecido conjuntivo denso modelado de tecido conjuntivo denso no modelado.

SISTEMA TEGUMENTAR

1. Quais as principais funes da pele? 2. Quais so as camadas da pele e quais seus respectivos tecidos? 3. Defina hipoderme e indique qual a sua constituio. 4. Cite algumas funes do tecido adiposo. 5. Como so chamadas as clulas presentes no tecido adiposo? Qual a funo destas clulas? 6. Cite as caractersticas histolgicas do tecido adiposo. 7. Diferencie tecido adiposo unilocular de tecido adiposo multilocular. 8. Quais os anexos da pele? 9. Qual o maior rgo do corpo humano?

APARELHO LOCOMOTOR O aparelho locomotor formado pelo sistema esqueltico (osteologia - ossos), sistema articular (artrologia articulaes) e sistema muscular (miologia msculos).

SISTEMA ESQUELTICO

1. Quais as funes do esqueleto? 2. Como o esqueleto pode ser dividido? 3. Como os ossos podem ser classificados morfologicamente? 4. Qual a classificao funcional dos ossos? 5. Quais os tipos de substncias sseas existentes? Explique as caractersticas que diferenciam uma substncia ssea da outra. 6. Defina diploe. 7. Quais as caractersticas macroscpicas de um osso longo? 8. Defina endsteo e peristeo. 9. Cite e explique as funes das cada uma das clulas presentes no tecido sseo.
4

10. Quais so os ossos presentes no trax? 11. Indique as caractersticas peculiares (especficas) de cada tipo de vrtebra encontrada no corpo humano. 12. Quais os ossos que fazem parte do cngulo do membro superior e do membro inferior? 13. Defina acidente sseo. 14. Quais os nomes da primeira e segunda vrtebra cervical, respectivamente?

SISTEMA ARTICULAR

1. Quais os tipos de cartilagens existentes? 2. Defina articulao. 3. Como so classificadas as articulaes quanto ao tecido interposto? Cite o tecido interposto de cada articulao citada. 4. Cite e explique as funes das cada uma das clulas presentes no tecido cartilaginoso. 5. Defina pericndrio. 6. Cite exemplos de articulaes fibrosas. 7. Cite exemplos de articulaes cartilaginosas do tipo fibrocartilagem. 8. Cite exemplos de articulaes sinoviais. 9. Quais os componentes essenciais e acessrios de uma articulao sinovial? 10. Nome dado a articulao que ocorre entre os dentes e os ossos de sustentao, maxila e mandbula. Como esta articulao classificada quanto ao tecido interposto? E qual o tecido interposto desta articulao? 11. Como classificada quanto ao tecido interposto a articulao que ocorre entre o radio e a ulna e entre a tbia e a fbula? Qual o nome dado para estas articulaes? Qual o tecido interposto presente nestas articulaes? 12. Como classificada quanto ao tecido interposto a articulao que ocorre entre os corpos das vrtebras? Qual o nome dado para esta articulao? Qual o tecido interposto presente nesta articulao?

SISTEMA MUSCULAR

1. Quais os tipos de tecido muscular encontrados no corpo humano? Identifique suas caractersticas histolgicas. 2. Qual o tipo de contrao existente em cada tecido muscular? 3. Quais as funes do tecido muscular? 4. Quais os componentes anatmicos do msculo estriado esqueltico? 5. Qual o tipo de tecido presente nos tendes e ligamentos? 6. Defina aponeurose. 7. Como constituda a fibra muscular? 8. Como ocorre a contrao muscular? 9. O que sarcmero? 10. Defina endomsio, perimsio e epimsio. 11. Conceitue insero de origem e insero terminal.

SISTEMA NERVOSO

1. Indique as funes do sistema nervoso. 2. Quais as principais clulas presentes no sistema nervoso? 3. Quais as partes de um neurnio? 4. Qual a classificao funcional dos neurnios? Explique. 5. Classifique os neurnios morfolgicamente. 6. Indique todas as clulas da glia, correlacionando-as com suas funes. 7. Qual a diviso anatmica do sistema nervoso? Descreva toda esta diviso. 8. Defina plexo. 9. Indique quais os espaos menngeos e onde esto localizados. 10. Defina nervo. 11. Quais os tecidos que envolvem um nervo? 12. Qual a relao dos nervos com a quantidade de vrtebras presentes no corpo humano? 13. Diferencie nervos cranianos de nervos espinais. 14. Qual a funo do lquido cerebrospinal? 15. Defina meninges e indique qual a sua funo.
6

16. Cite o nome das meninges existentes e qual a sua localizao. 17. Cite os espaos menngeos, indique as meninges que os delimitam. 18. Defina ventrculos enceflicos.

Anda mungkin juga menyukai