Anda di halaman 1dari 15

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

DISPOSITIVOS INTERACIONAIS1
Jos Luiz Braga2

Resumo: O texto, referindo a variedade de objetos e abordagens estudados em um conjunto de artigos sobre observveis empricos no campo da Comunicao, assume que essa diversidade corresponde ao estudo de diferentes aspectos de um fenmeno comunicacional abrangente sobre o qual no dispomos de reflexes suficientes de conjunto. Acolhendo a diversidade como uma ttica adequada para a investigao nessas circunstncias, assinala entretanto a importncia de enfrentar a disperso. Com base em resultados de pesquisa recm-concluda sobre aqueles artigos, o texto apresenta a hiptese de que dispositivos interacionais so um lugar adequado para fazer dialogar e tensionar mutuamente conhecimentos sobre tais aspectos, permitindo gerar proposies e perguntas voltadas para sua articulao, quando pertinente. Com essa finalidade, apresenta conceituao preliminar para a noo de dispositivos interacionais; e informa nova pesquisa em que diversos destes dispositivos sero investigados.

Palavras-Chave:

Dispositivos interacionais. comunicacional.

Epistemologia.

Fenmeno

1. Enfrentar a disperso Uma percepo recorrente na rea a diversidade de objetos, abordagens e referenciais tericos, que caracteriza a pesquisa e desafia o desenvolvimento do campo de estudos. A disperso de dados e das perspectivas segundo as quais estes so obtidos dificulta o intercmbio e no favorece a descoberta. Nossa preocupao central na pesquisa Casos de pesquisa emprica na constituio do Campo da Comunicao era a de perceber articulaes possveis entre cem artigos de notao emprica apresentados na Comps. As tentativas para articular essa diversidade previsivelmente muito dispersa ocuparam uma boa parte do esforo investigativo.

Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Epistemologia da Comunicao, do XX Encontro da Comps, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, de 14 a 17 de junho de 2011. Professor Titular do PPG em Cincias da Comunicao da Unisinos, jlbraga@via-rs.net

www.compos.org.br

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

Em vez de buscar categorizaes sistematizadoras ou lgicas abrangentes, que envolveriam a pretenso de construo terica por cima, nosso ponto de partida foi buscar resduos mnimos alguma coisa que minimamente estivesse presente em todos os estudos, malgrado sua extraordinria diversidade. O que h de comum, minimamente, nestes artigos? Nossa hiptese que, ao observar seus objetos preferenciais, os estudos buscam apreender algum aspecto assumido como relevante do fenmeno comunicacional. Independente de uma adeso relevncia especial atribuda pelo artigo, podemos assumir que h ali, efetivamente, um ngulo do fenmeno que j por isso merece ser levado em conta. Na base das questes trabalhadas e das teorias acionadas possvel efetivamente encontrar o fenmeno comunicacional ainda que percebido por perspectivas muito diferenciadas. Todo o trabalho de fundamentao terica, de observao e de problematizao nos artigos envolve, de algum modo, a visada de capturar algum aspecto relevante desse fenmeno em termos mais rigorosos do que pelo senso comum. Assim, ainda que sem explicitar uma apreenso ontolgica ou uma fundamentao epistemolgica para um conhecimento abrangente sobre o fenmeno, nos relatos de observao emprica analisados h um esforo organizado de dizer um aspecto deste. Os aspectos preferenciados, claro, variam. Temos ento em mos um conjunto de aspectos estudados atravs das questes que os autores assumem mais pertinentes para sua elucidao. Cada aspecto estudado parte do fenmeno comunicacional mais amplo. Se consegussemos articular com coerncia todos os aspectos, teramos uma boa apreenso deste, em sua abrangncia e diversidade. Essa viso articulada, entretanto, a rigor no existe. No dispondo de macro-teorias abrangentes, vlido que o fenmeno imaginado seja apreendido de modo fragmentrio, na diversidade dos ngulos de investigao. O fenmeno comunicacional dependente de um conhecimento a ser ainda muito aprofundado no mbito mesmo da diversidade, pelo olhar aguado que os estudos especficos podem desenvolver. No desejvel, portanto, reduzir a diversidade nem seria produtivo, ainda que fosse possvel. As tentativas de reduo do comunicacional a determinados ngulos principais ou a um macro-conhecimento centralizado tm sido contraproducentes, pois o gesto que abrange tende tambm a excluir sem que se disponha de critrios claros para o corte entre a incluso e a excluso.

www.compos.org.br

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

A diversidade no , alis, uma dificuldade especial de nosso campo de estudos. Todas as reas e disciplinas de conhecimento em CHS apresentam grande diversidade terica, de objetos, de abordagens. Nossa dificuldade a disperso decorrente do fato de que essa diversidade no se interroga, no produz tensionamento mtuo, no se desafia por perguntas e interpretaes concorrentes que exijam reflexo cruzada. importante, assim, procurar enfrentar a disperso que decorre do insuficiente dilogo entre estudos que poderiam se apoiar e se tensionar produtivamente. Reduzir a disperso no corresponde, ento, a uma pretenso de reduzir a diversidade. Como no parece vivel, hoje, avanar teorias abrangentes que superem a disperso, pensamos que uma possibilidade de ao investigativa produtiva seria a de constituir observveis que, reunindo diversos destes aspectos na proximidade do fenmeno comunicacional, desafie a investigao a problematiz-los em conjunto. No pretendemos sugerir (menos ainda, desenvolver) um trabalho de enfrentamento amplo da disperso. possvel, entretanto, desenvolver aproximaes, fazendo conviver tentativamente alguns aspectos e enfrentando os desafios e problemas decorrentes dessa convivncia. Fazer conviver no corresponde a reduzir nem a buscar consensos mas sim a investigar o que ocorre quando observamos tais e tais aspectos em suas mtuas relaes e tensionamentos.

2. Inferncias e hipteses O objetivo da pesquisa em concluso, sobre os cem artigos, era o de buscar percepes transversais e de realizar extrapolaes em direo a questes comunicacionais mais gerais, para alm daquelas especificamente trabalhadas nos artigos. Na busca do que chamamos de resduos mnimos presentes em todos os artigos, fomos movidos tambm por nossa experincia anterior, no trabalho metodolgico com projetos de pesquisas muito diversificados, de estudantes e de colegas. Nosso trabalho foi o de nos manter to perto quanto possvel dos fenmenos abordados. Por um lado, dentro da lgica do prprio artigo analisado, examinando como este se organiza em relao aos parmetros de observao adotados para anlise; por outro lado, procurando derivar inferncias transversais com a seguinte visada: desenvolver proposies e

www.compos.org.br

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

questes diante das quais os artigos possam ser tomados como variaes na busca de aspectos do fenmeno comunicacional; e no como disperso ou como tratamento de objetos e questes mutuamente alheadas. Naturalmente, para fazer isso, foi preciso decidir que parmetros bsicos consideraramos relevantes examinar. A definio de parmetros arrisca estabelecer algum apriorismo. Esse risco foi contrabalanado por dois cuidados: selecionamos parmetros bastante reiterados em nossa experincia da diversidade; que, alm disso foram sendo revistos e ajustados atravs de dilogo com um subconjunto dos prprios artigos, em trabalho de probservao para assegurar sua pertinncia, depois confirmada no conjunto geral. As diferentes tentativas de elaborao de um protocolo de observao resultaram finalmente no conjunto de dez parmetros adotados para anlise3. claro que as perspectivas a acionadas, as premissas, a deciso metodolgica (anlise performativa), embora parcialmente desenvolvidas em contato com o observvel, so solidrias com uma visada preferencial que permite perceber determinados aspectos e no faz aparecer no campo de viso questes que o aparato metodolgico no abrange. Sabemos que isso inevitvel em qualquer pesquisa emprica. * Levando em conta nosso objetivo de transversalidade e as lgicas dos artigos, conforme expressas pelos parmetros analisados, encontramos algumas percepes e hipteses que parecem poder se organizar para o trabalho sobre a disperso. O fenmeno comunicacional se realiza em episdios de interao entre pessoas e/ou grupos, de forma interpessoal ou midiatizada esse nosso vis principal 4. As interaes envolvem uma grande variedade de circunstncias, processos, participantes, objetivos e encaminhamentos. De certo modo, podem ser consideradas singulares, na sua existncia histrica. Nessa abordagem, so compreendidas e produzem boas abdues, mas seu estudo no gera conhecimento generalizvel.
3

So eles: tema; eixo, observveis; contextualizao; estrutura e movimentos; proposies de finalizao; regularidades de referncia; acionamento terico; vetores a montante; vetores a jusante (Braga, 2010a). Tratava-se de buscar em cada artigo suas aes e lgicas em cada um destes parmetros derivando da sua percepo sobre o fenmeno que aborda. Ainda que no se pretenda afirmar que interao corresponda sem restos a comunicao, podemos assumir que no h comunicao sem interao; e que portanto interaes correspondem a um lugar em que podemos tentar nos aproximar do fenmeno comunicacional.

www.compos.org.br

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

Em outra perspectiva, as interaes so frequentemente tomadas como determinadas por processos sociais mais amplos, no mbito dos quais se desenvolvem processos polticos, econmicos, campos sociais, mbitos institucionais, lingsticos, direcionamentos culturais. O estudo segundo as lgicas de tais mbitos tem produzido uma aprecivel fortuna de conhecimentos. Entretanto, a, os aspectos mais facilmente sistematizveis pertencem aos processos sociais mais amplos enfatizam os objetos tpicos destas reas, com tendncia a que os ngulos propriamente comunicacionais da interao apaream como epifenmeno. Nossa preocupao a de levar em conta o conhecimento produzido sobre estes diferentes aspectos entretanto sem excessivo respeito pelas relaes de causalidade e linhas de determinao assumidas quando o objeto de observao inscrito em um contexto muito definido por disciplinas CHS avizinhantes. Para isso, devemos escolher um mbito de observao no qual possamos reunir alguma variedade de aspectos estudados e conhecidos (a exemplo daqueles informados nos artigos pesquisados); e suficientemente aberto em sua organizao para investigarmos a os sistemas de relaes que presumimos poderem variar conforme as circunstncias materiais e demais singularidades do processo em ocorrncia, por contraposio a um determinismo padronizado. A hiptese heurstica para esse encaminhamento considerar que dispositivos interacionais podem ser adequadamente esse lugar de observao. Cada episdio comunicacional, na sua prtica de fenmeno em ao, recorre a determinadas matrizes interacionais e modos prticos compartilhados para fazer avanar a interao. Tais matrizes culturalmente disponveis no ambiente social (e em constante reelaborao e inveno) correspondem ao que chamamos aqui de dispositivos interacionais. * As proposies a seguir pr-organizam esse lugar de observao, para estudar alguns aspectos heterogneos do que percebemos vagamente como sendo o fenmeno comunicacional. Nossas principais inferncias nessa direo so as seguintes: a) A comunicao sempre uma ao o modo pelo qual a sociedade produz seus variados processos interacionais viabiliza o funcionamento de ambientes de articulao, dando espao (parcialmente normatizado) para os participantes sociais exercerem suas estratgias.

www.compos.org.br

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

b) A comunicao tentativa se realiza probabilisticamente, com graus variados de sucesso. Essa tentativa se refere mais propriamente ao que a sociedade tenta viabilizar nas suas interaes do que ao esforo de atingir objetivos diferenciados pelos participantes. c) Em cada modo ou processo social, a sociedade gera tentativamente (em modo prtico) determinados padres para seu funcionamento. Tais prticas acabam se organizando em dispositivos variados, que de algum modo modelam o funcionamento comunicacional que a ocorre. d) O episdio comunicacional, que a comunicao concreta, se desenvolve, assim, no mbito de dispositivos interacionais, produzidos nas circunstncias histricas e acionveis nos contextos especficos dos participantes. e) Correlatamente, o episdio interacional acionador de tais dispositivos lhes d forma, sentido, substncia e direcionamento. No processo comunicacional, em interao com uma diversidade de cdigos (regras, para-cdigos, sistemas de normas, processos institudos), os participantes acionam tambm processos inferenciais ad-hoc para os objetivos especficos da interao que por sua vez podem incidir sobre os prprios cdigos e sistemas. f) Na sucesso de tentativas, os dispositivos interacionais (como matrizes acionadas nas interaes) so gerados, desenvolvidos, mantidos e transformados pelos prprios episdios interacionais que pem em ao as matrizes, por suas tticas e inferncias para ampliar a probabilidade de obteno de resultados. g) Por outro lado, os dispositivos interacionais so modulados pelos contextos e processos institucionais especficos em cujo ambiente ou referncia se desenvolvem. * As inferncias e hipteses heursticas desenvolvidas no foram derivadas dedutivamente das observaes feitas. Expressam proposies que podem funcionar como uma espcie de horizonte comum, sobre o qual os diferentes artigos da pesquisa referida puderam ser examinados permitindo ao mesmo tempo levar em conta a lgica de cada artigo; e extrapolar, a partir desta, em direo aos objetivos de minha pesquisa. Esse foi o meu modo de ler os cem artigos. Para alm dessa leitura e das inferncias dela decorrentes, ser preciso testar empiricamente as hipteses abdutivas assim como a

www.compos.org.br

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

conceituao preliminar de dispositivos interacionais. o que pretendemos desenvolver na prxima pesquisa, atravs da investigao de alguns casos de dispositivos5. Uma parte das proposies acima listadas foi desenvolvida em artigo anterior (Braga, 2010b) particularmente as perspectivas sobre comunicao tentativa e sobre relaes entre cdigo e inferncia. As questes referentes a dispositivos interacionais so o tema do presente artigo. Devemos ainda aprofundar e desenvolver estas hipteses o presente artigo se organiza, assim, como transio da pesquisa anterior para outra pesquisa, a ser iniciada, em que pesquisaremos diretamente alguns dispositivos interacionais. No estudo de dispositivos interacionais, considerando as hipteses acima, devemos cuidar minimamente das seguintes preocupaes: - no desconhecer aspectos mas evitar atribuir-lhes de antemo um peso exclusivo ou generalizadamente determinante na caracterizao do processo comunicacional; - perceber a presena de diferentes conjuntos de elementos relevantes em diferentes dispositivos, assumindo entretanto que os elementos mais relevantes em um dispositivo podem ser irrelevantes em outro; - considerar que, em diferentes dispositivos, as linhas de fora que organizam relaes entre os elementos sero tambm diferenciadas. Ou seja: que diferentes lgicas podem se manifestar, mesmo entre dispositivos que organizam elencos semelhantes de componentes. Para alm de ser um lugar possvel, como tantos outros, com validade para estudar questes sobre o fenmeno comunicacional, nossa perspectiva sugere que se trata de um lugar no qual ser possvel manter um dilogo produtivo com diversos outros enfoques e abordagens. E isso talvez seja o aspecto mais promissor da hiptese. Manter o dilogo significa que nosso enfoque pode receber produtivamente proposies, problematizaes e abordagens produzidas em diferentes ambientes tericometodolgicos sobre seus objetos especficos, que possam aqui ser vistos como componentes de um dispositivo interacional. Conhecimentos estabelecidos sobre objetos que
5

Um teste adicional para as inferncias desenvolvidas a partir da anlise de artigos verificar se as lgicas centrais dos textos no foi deformada ou trada pela anlise performativa efetuada. Se essa deformao se manifestar significativamente, as pretendidas inferncias transversais seriam decorrentes apenas do padro de leitura acionado que teria conduzido os artigos a uma viso pr-unificada. Para realizar esse teste, devemos publicar, em site do Grupo de Pesquisa Midiatizao e Processos Sociais, as cem anlises feitas, submetendoas ao escrutnio dos autores e leitores.

www.compos.org.br

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

participam de nosso lugar para observao de interaes (e integram o fenmeno comunicacional que estudamos) fornecem acervo e fundamentao para nossa busca. Outro aspecto de dilogo possvel a potencialidade de nossa hiptese para fornecer questes, de perguntas que derivadas das solicitaes de esquadrinhamento de dispositivos interacionais em estudo possam oferecer estmulo heurstico para o desenvolvimento de conhecimentos sobre objetos de interesse de diferentes pesquisas (realizadas com base em diferentes fundamentos).6 Para dar base reflexiva inicial nova pesquisa, preciso agora ultrapassar a noo mais ou menos intuitiva de dispositivos interacionais que estamos adotando, e desenvolver uma conceituao inicial embora esta deva ser aperfeioada pela prpria investigao.

3. Dispositivos Interacionais conceituao preliminar Ampliamos a noo de dispositivos sociais expressa em A sociedade enfrenta sua mdia dispositivos sociais de crtica miditica (Braga, 2006). Nesse livro, trabalhamos exclusivamente dispositivos crticos. Agora tratamos, em geral, de matrizes socialmente elaboradas e em constante reelaborao, que de um modo ou outro a sociedade aciona para poder interagir. Na presente estudo, o que importa assinalar que tais dispositivos so elaborados atravs do processo mesmo de interaes tentativas que geram, por aproximao sucessiva, modos e tticas na busca de uma efetividade comunicacional ampliada, desenvolvendo, na prtica, objetivos e critrios indicadores de sucesso. A expresso dispositivos tem sido usada em uma diversidade de reas de conhecimento, com sentidos variados. Tanto os objetos referidos como dispositivos se multiplicam como a prpria noo parece se moldar, plasticamente, a vrios propsitos de reflexo. Frank Kessler (2006:1) assinala a enorme variedade de campos em que o termo usado de vrios modos (as tradues so nossas). Anota seu aparecimento nos anos 70, de modo independente, nas obras de Jean-Louis Baudry e de Michel Foucault. Em entrevista de 1977, Foucault, perguntado sobre o sentido da expresso, responde: o que eu tento captar com esse termo , primeiro, um abrangente conjunto heterogneo
6

Tais perguntas nos parecem necessrias como caracterizadoras de uma rea de conhecimento, e como obrigao epistemolgica para quem no trabalhe exclusivamente no mbito de uma CHS constituda.

www.compos.org.br

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

consistindo em discursos, instituies, formas arquitetnicas, decises regulatrias, leis, medidas administrativas, declaraes cientficas, proposies morais e filantrpicas em suma, o que dito assim como o no dito. Tais so os elementos do dispositivo. O dispositivo, mesmo, o sistema de relaes que pode ser estabelecido entre estes elementos (Foucault, 1980; grifo nosso). Sabemos que Foucault se preocupa, a, sobretudo com dispositivos de controle, regulatrios. Assim, os tipos de elementos referidos so os que mais de perto dizem respeito a tais processos. O sucesso da expresso dispositivos deriva antes de sua flexibilidade e transponibilidade para outros objetos e propsitos, do que de uma definio concentrada no foco foucaultiano garantindo-se, entretanto, a percepo central de sistema de relaes. Como distinta da visada centrada no controle, Kessler assinala (p. 4) a perspectiva de Michel de Certeau: o conceito de dispositivo explorado como um tipo de formao que no apenas produz controle e restries, mas tambm abre possibilidades de contacto, participao, processos ldicos, assim como experincias corporais e sensuais. Efetivamente, encontramos hoje uma variedade de aplicaes outras que levam a considerar elementos diferenciados (pertinentes aos propsitos do uso): dispositivos de percepo; de mediao; de aprendizagem; de conhecimento; de regulao; cnicos. De interao, acrescentamos. Trata-se ento de refletir e observar os elementos mais pertinentes a nosso tipo de objeto; e sobretudo investigar o sistema de relaes que entretm. Assim, sem uma preocupao de definio preliminar, trata-se, para efeitos conceituais, de ressaltar aspectos da noo que parecem torn-la interessante. Um primeiro aspecto justamente essa constatao do heterclito da reunio de aspectos heterogneos que, de algum modo se articulam em um determinado processo social. Observamos que alguns destes elementos so da ordem da codificao (como a lngua, por exemplo); outros so circunstanciais, inferenciais. Alguns elementos so tcnicos, outros culturais, outros de ordem prtica, outros, ainda, institucionais; alguns sero essencialmente comunicacionais. Outro aspecto que deve ser sublinhado, no dispositivo, sua contraposio a estrutura em sentido estruturalista em oposio imanncia desta, prvia e determinante sobre o que nela moldado. Com os dispositivos, o que temos antes uma organizao adhoc, prtica, pragmtica mesmo, que funciona enquanto funciona, recuperando portanto sua historicidade. Kessler enfatiza, no dispositivo, seu aspecto de arranjo, de tendncia (p. 3).

www.compos.org.br

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

Podemos acrescentar que, enquanto a estrutura do estruturalismo fixa, prvia e profunda; um dispositivo visto por seu estado de superfcie, expressando mais o prprio processo que um determinante. No dispositivo, a organizao no independente dos processos.7 Evita-se assim uma separao radical entre estruturas e processos, que ocorria no estruturalismo. Por mais ancorada na tradio que seja uma estrutura (como modo de organizar e fazer funcionar as coisas), ela no uma entidade parte que de fora comanda os processos. Entendemos que o aspecto organizador ou articulador dos dispositivos decorre historicamente dos processos. Processos reiterados tendem a se configurar como modos tendenciais para seu exerccio continuado, logo como estruturais para o que se faa em sua esfera ou seja: tornam-se padres, regras, cdigos, para-cdigos. Para esse conjunto de atividades relativamente estabilizadas, ora mais tentativas, ora mais ancoradas em repeties e automatismos creio que a denominao de dispositivo adequada: modos de fazer socialmente produzidos e tornados disponveis. Alm disso, em coerncia com a constatao de elementos heterogneos em articulao, os dispositivos tm sido vistos, em contraposio idia de instituies e lugares muito definidos, como ambientes de experincia (GReMS, 1998): Para alm da questo da aprendizagem feita em dispositivos, pe-se tambm a questo da experincia feita dos dispositivos, enquanto constitutiva, em nossa sociedade, das conexes que mantemos entre ns, os outros e o mundo (traduo nossa). A apresentao do Colquio Dispositifs & Mdiation des Savoirs, do GReMS, assinala que a noo de dispositivo oferece um alargamento do quadro em que a mediao dos conhecimentos tem sido geralmente apreendida: o livro, a escola, a biblioteca (estes, mais propriamente institucionais). Ao lado destes campos especficos [podemos] detectar outras formas e outros lugares em que os saberes se constituem: os gneros televisuais, as exposies, os jornais, as revistas, os cibercafs, as multimdias [...] (1998, p. 2). A constatao desse alargamento interessante mas devemos evitar a idia simplificadora de que se trataria, a, simplesmente dos meios de comunicao, de suas tecnologias ou de suas formas mais bem sucedidas. Por mais pregnante que seja o elemento tecnolgico, no este que deve ser tomado como dispositivo mas o conjunto heterogneo
7

Isso no significa que a organizao dependa exclusivamente dos participantes imediatos. claro que determinantes poltico-culturais intervm mas estes no so totalmente prvios nem a-histricos. Sofrem, portanto, a incidncia da prpria interao.

www.compos.org.br

10

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

de materiais e de processos que no s decorre da tecnologia, mas que, sobretudo, d direo e sentido a seu uso. Kessler observa, tambm, esse risco de excessivo foco no elemento tcnico, que aparece na expresso em ingls adotada para o dispositif francs: aparatus (p. 5) razo pela qual adota, no ttulo de seu estudo em lngua inglesa, a expresso francesa Notes on dispositif. O sentido proposto de dispositivo, como um quadro conceptual ou estratgico que torna possvel um determinado fenmeno ocorrer (p. 2) aproxima-se bastante do que adotamos no primeiro pargrafo deste item matrizes socialmente elaboradas. Lembrando que a elaborao social se faz na prtica das interaes. * O termo particularmente propcio para estudos da mediatizao exatamente porque permite ultrapassar uma referncia exclusiva aos meios (tecnologias, empresas miditicas e/ou a forma de seus produtos) ou apenas s circunstncias muito concretas e imediatas de sua apropriao (a relao direta de recepo) Tratar de dispositivos permite incluir as mediaes que o usurio traz para a interao; as expectativas sobre o usurio, no momento da criao dos produtos levando construo do leitor, aos modos de endereamento, s promessas e contratos; permite incluir os processos em geral que cercam a circulao meditica; e a tambm os contextos significativos de produo, de apropriao e da resposta social (sob qualquer forma em que esta ocorra). Podemos ento considerar que dispositivos de interao so espaos e modos de uso, no apenas caracterizados por regras institucionais ou pelas tecnologias acionadas; mas tambm pelas estratgias, pelo ensaio-e-erro, pelos agenciamentos tticos locais em suma pelos processos especficos da experincia vivida e das prticas sociais. Cremos tambm que nesse sentido bsico que podemos entender (com as variaes decorrentes dos enfoques especficos) o ncleo conceitual que aproxima diferentes usos do conceito. Em todo caso, nesse sentido que estaremos adotando a expresso neste artigo assinalando ainda que estamos voltados para dispositivos que se organizam social e praticamente como base para comunicao entre participantes (em qualquer abrangncia, nmero, dimenso ou processualidade). nesse sentido abrangente que tratamos de dispositivos interacionais claro que, para o estudo emprico de tais objetos, ser necessrio fazer opes, reduzir o observvel a alguns aspectos predominantes, conforme a problematizao

www.compos.org.br

11

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

especfica envolvida em cada pesquisa. Em sntese, selecionar. Acreditamos, entretanto, que ainda assim o objeto mantm sua abertura, sua flexibilidade de acesso aos aspectos que sejam relevantes para a investigao sem subsumi-la exclusivamente a dados pr-determinados por uma seleo apriorstica (a forma do produto; a linguagem, a empresa, a tecnologia, a mediao,...) que levaria a um esquecimento de elementos heterogneos, mas que devem ser percebidos em sua articulao. Qualquer que seja o elemento forte selecionados pelas teorias adotadas e/ou pelo pesquisador, importante considerar que suas incidncias sobre o desenho do dispositivo so compartilhadas com os demais elementos da interao. Isso corresponde a recusar uma ordem especfica de elementos como necessariamente determinante dos demais. A cada dispositivo, deve ser possvel (a) perceber o que, a, apresenta ponderao mais relevante; e (b) levar em conta, ainda assim, a presena e a incidncia de outros fatores na composio especfica. Embora, em uma interao especfica, possa se considerar esta largamente determinada por um dos elementos (a linguagem, os signos, as lgicas de empresa miditica, as caractersticas da tecnologia, o processo poltico-econmico, o peso da instituio, etc.); resta sempre algum espao produzido na singularidade da prpria interao. Mais ainda: na sedimentao do que vai sendo tentado, testado e selecionado nas interaes sucessivas de um dispositivo que ele mesmo se transforma, assim como a seus componentes produtos, linguagens, lgicas, tecnologias e invenes de uso.

4. Articular a diversidade Como entendemos que episdios comunicacionais se desenvolvem sempre no mbito de dispositivos interacionais, uma pequena seleo de casos desde que envolvendo alguma diversidade deve permitir observar lgicas interacionais variadas (diferentes tentativas de processo), viabilizando inferncias sobre o que cada dispositivo prope e como exercido. Queremos perceber como os episdios singulares fazem funcionar os dispositivos interacionais; como se relacionam, a, elementos codificados e elementos inferenciais. O procedimento central da pesquisa ser observar alguns dispositivos interacionais, atravs de casos especficos. Selecionaremos um pequeno conjunto de casos, cada um deles voltado principalmente para um modo especfico de ao comunicacional. A escolha dos

www.compos.org.br

12

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

casos singulares para observao far parte dos passos iniciais da pesquisa. Mas j temos, no momento, uma deciso preliminar sobre os diferentes tipos de ao comunicacional que nos interessam e que devem assegurar diversidade de processos para exame. Devemos escolher um caso em cada um dos seguintes tipos de dispositivos: de comunicao crtica; de experincia esttica; de aprendizagem; de interao polmica; de produo colaborativa; de formao de comportamento e atitude; de auto-ajuda; de construo de perfil de participante; de comunicao organizacional; e de observatrio social.8 A deciso de diversificao deve evitar que o processo social especfico (por exemplo, a polmica, a aprendizagem) absorva totalmente a ateno. Isso facilitar uma busca de aspectos comunicacionais mais gerais que se evidenciem no funcionamento destes dispositivos, sejam eles transversais a vrios dispositivos, ou especficos de cada um. Devemos observar aes internas de cada dispositivo, lgicas de organizao dos produtos e de articulao entre participantes; e aes externas sobre o que o antecede e, tentativamente, sobre o que o sucede no fluxo comunicacional entre dispositivo e contexto. Ao lado destas dimenses bsicas, outras dimenses de anlise performativa podem ser especificadas em observaes exploratrias para cada caso. Percepes transversais entre os diferentes tipos devem apoiar o desenvolvimento de questes comunicacionais abrangentes. Em cada caso de dispositivo em funcionamento abordaremos: - os elementos heterogneos mais significativos no estabelecimento de suas lgicas; - o sistema de relaes entre os elementos que articula; - sua tentativa processual o que oferece, como possibilidades de ao interacional; - mas tambm como o caso especfico aciona e tensiona o dispositivo com base no estudo das relaes entre cdigo e inferncia. * Justamente porque se volta para a apreenso dos sistemas de relaes socialmente desenvolvidas entre elementos heterogneos, o conceito de dispositivos interacionais parece se prestar adequadamente quela preocupao de enfrentar o desafio da co-presena de aspectos do fenmeno comunicacional ainda vistos como fragmentrios, no articulados em formulao terica. Observar sua articulao prtica, na tentativa social de produzir
8

A escolha de alguns destes dispositivos foi inspirada por artigos do corpus pesquisado.

www.compos.org.br

13

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

comunicao, promete abrir espao para proposies e indagaes ainda no estabilizadas no conhecimento ou seja, espaos de descoberta. Por sua vez, o fato de que tais aspectos j trazem consigo perspectivas investigadas e conhecidas, na diversidade de estudos, cria exigncia de rigor nas tentativas de inferncias articuladoras (que devem respeitar o conhecimento estabelecido ou objetar de modo argumentado). Entrevemos ento aquela possibilidade de dilogo tensional acima referido: podemos receber conhecimento sobre objetos especficos (que estaro presentes como componentes de um dispositivo); e oferecer proposies e perguntas desenvolvidas pelo encontro destes e de outros objetos encontrados no espao heterogneo do dispositivo, participando a do desenvolvimento especfico de um sistema de relaes. Proposies e perguntas sobre aspectos do fenmeno comunicacional so diferentemente trabalhadas conforme as perspectivas adotadas. Mas justamente, se visadas diferenciadas puderem fazer concorrer mutuamente suas questes e suas interpretaes a que vemos a possibilidade de enfrentamento da disperso sem que isso implique em reduo da diversidade, uma vez que a disperso se enfrenta no pela obteno de consenso nem pela reduo a padres abrangentes mas pelas novas respostas buscadas no desafio mtuo de interpretaes concorrentes.

www.compos.org.br

14

Associao Nacional dos Programas de Ps-Graduao em Comunicao

Bibliografia
BRAGA, Jos Luiz. A sociedade enfrenta sua mdia dispositivos sociais de crtica miditica. So Paulo, Editora Paulus, 2006. __________. Anlise performativa cem casos de pesquisa emprica, in Braga, Jos Luiz, Vassallo de Lopes, Immacolata, Martino, Luiz Cludio (orgs.), Pesquisa emprica em Comunicao. So Paulo, Editora Paulus, 2010a.

__________. Nem rara, nem ausente tentativa. Matrizes, Ano 4, n 1, jul/dez. 2010, So Paulo, ECA/USP p. 65-81 2010b. FOUCAULT, Michel. The confession of the flesh [1977], entrevista, in Power/Knowledge selected interviews and other writings. Ed. Colin Gordon, 1980, p. 194-228.
GINZBURG, Carlo. Sinais: razes de um paradigma indicirio, in Mitos, emblemas, sinais morfologia e histria [1986]. So Paulo, Companhia da Letras, 1989. GOLDMANN, Lucien. O Conceito de Estrutura Significativa na Histria da Cultura in Dialtica e Cultura [1958]. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1970. GReMS, Centre de Recherches sur lEducation aux Mdias. Prsentation du colloque Dispositifs & Mdiation des Savoirs, 1998. http:/www.comu.ucl.ac.be/reco/grems/agenda/dispositif/presentation.htm KESSLER, Frank. Notes on dispositif (captado em 04/08/2010)

http://www.let.uu.nl/~Frank.Kessler/personal/notes%20on%20dispositif.PDF KNSCH, Dimas. Do conceito de um Deus perfeito e nico a teorias que no dialogam, apresentado no GT Epistemologia da Comunicao, XIX Encontro Nacional da Comps, PUC/RJ, 2010.
MARTINO, Luiz Cludio. Panorama da pesquisa emprica em Comunicao in Braga, Jos Luiz, Vassallo de Lopes, Immacolata, Martino, Luiz Cludio (orgs.), Pesquisa emprica em Comunicao. So Paulo, Editora Paulus, 2010. VASSALO DE LOPES, Maria Immacolata. Reflexividade e relacionismo como questes epistemolgicas da pesquisa emprica em comunicao, in Braga, Jos Luiz, Vassallo de Lopes, Immacolata, Martino, Luiz Cludio (orgs.), Pesquisa emprica em Comunicao. So Paulo, Editora Paulus, 2010.

www.compos.org.br

15

Anda mungkin juga menyukai