Anda di halaman 1dari 13

EXAME NACIONAL DO ENSINO BSICO

Decreto-Lei n. 6/2001, de 18 de Janeiro

Prova Escrita de Lngua Portuguesa


3. Ciclo do Ensino Bsico Prova 22/1. Chamada
Durao da Prova: 90 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
13 Pginas

2009

Prova 22 Pgina 1/ 13

GRUPO I
L o texto A. Em caso de necessidade, consulta o vocabulrio apresentado a seguir ao texto.

TEXTO A
1

YANN ARTHUS-BERTRAND UM FOTGRAFO PELA CAUSA AS SUAS IMAGENS AREAS TM APENAS UM FIM MOSTRAR A TERRA PARA QUE AS PESSOAS A PRESERVEM

POR LUS RIBEIRO

Yann despertou para a fotografia area por acidente. Encontrava-se no Qunia, nos finais da dcada de 70, a estudar uma famlia de lees quando, deslumbrado com as savanas, decidiu apreciar as paisagens a partir de um balo de ar quente. Levou uma mquina fotogrfica com ele. No regresso a Frana, publicou um livro com fotos dos animais. Passou a dedicar-se 10 fotografia, a nica linguagem, acreditava ele, capaz de descrever a beleza da natureza. [] Mas as imensas paisagens africanas que ficaram registadas na sua cmara, durante os passeios de balo, nunca o abandonaram. Em 1991, Yann Arthus-Bertrand, hoje com 61 anos, funda a Altitude, a primeira agncia dedicada fotografia de altitude. O projecto da 15 sua vida, no entanto, s chegaria em 1994. Depois de vrias recusas de patrocinadores para um ensaio areo que recolhesse imagens por todo o mundo, recebe, na vspera do Natal de 1993, a melhor das prendas: a UNESCO1 seria sua parceira. Comeava uma aventura que terminaria no livro A Terra Vista do Cu, publicado em 1999: uma gigantesca coleco de imagens dos quatro cantos do mundo, tiradas de altitudes entre os 20 e os 2 mil metros, e, 20 de longe, a obra mais importante do seu gnero (a base de dados total tem 3 mil fotos). Oito anos aps o seu lanamento, os nmeros do sucesso so espantosos: trs milhes de exemplares vendidos, tradues para 24 lnguas e exposies que j atraram mais de 100 milhes de visitantes. Ecologista obstinado Yann Arthus-Bertrand nasceu em 1946, em Paris, numa famlia de joalheiros. Aos 17 anos, comea a sua vida profissional como assistente de realizao, carreira que abandonar quatro anos mais tarde para gerir uma reserva natural no Sul de Frana. A fica at viagem para o Qunia, em 1976. O seu trabalho como fotgrafo manteve sempre o mesmo objectivo ambientalista: mostrar 30 o encanto da Terra para sensibilizar as pessoas a proteg-la. Sendo um ecologista de convices, tenta garantir que o impacto negativo do seu trabalho no ambiente seja nulo: o dixido de carbono emitido pelos helicpteros compensado atravs de investimentos em energias renovveis e na reflorestao.
25
Lus Ribeiro, Viso, 7 de Junho de 2007 (texto adaptado) VOCABULRIO:
1

UNESCO Sigla de United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, Organizao das Naes Unidas para a Educao, Cincia e Cultura.

Prova 22 Pgina 2/ 13

Responde aos itens que se seguem, de acordo com as orientaes que te so dadas.

1. As afirmaes apresentadas (de A a G) referem-se a acontecimentos biogrficos de Yann Arthus-Bertrand. Escreve a sequncia de letras que corresponde ordem cronolgica desses acontecimentos, do mais antigo ao mais recente. Comea a sequncia pela letra F. A. Funda a agncia Altitude, dedicada fotografia area. B. Viaja para o Qunia para estudar uma famlia de lees. C. Consegue uma parceria com a UNESCO. D. Publica o livro A Terra Vista do Cu. E. Expe as suas fotografias para milhes de pessoas. F. Nasce numa famlia de joalheiros, em Paris, em 1946. G. gestor de uma reserva natural no Sul de Frana.

2. Indica a que ou a quem se refere o pronome o em nunca o abandonaram (linha 13).

3. Selecciona, em cada item (3.1. a 3.5.), a alternativa que permite obter a afirmao adequada ao sentido do texto. Escreve o nmero do item e a letra correspondente a cada alternativa que escolheres. 3.1. A expresso um fim (linha 3) pode ser substituda por A. um termo. B. um limite. C. uma concluso. D. uma finalidade. 3.2. Na frase Yann despertou para a fotografia area por acidente. (linha 6), a expresso por acidente significa que esse facto se deveu a A. um acontecimento casual. B. um momento azarado. C. uma circunstncia triste. D. uma situao desastrosa.

Prova 22 Pgina 3/ 13

3.3. O projecto da sua vida (linhas 14 e 15) consistia em A. fazer carreira na UNESCO. B. fundar e promover uma agncia dedicada fotografia. C. recolher e divulgar imagens areas do mundo inteiro. D. regressar s paisagens africanas.

3.4. Nas linhas 30 a 33, o autor do texto explica como Yann Arthus-Bertrand A. procura compensar o ambiente do excesso de dixido de carbono resultante das suas viagens. B. investe em energias renovveis, para suportar os gastos das suas viagens areas. C. procura substituir os helicpteros por outros veculos areos, no motorizados. D. investe no aperfeioamento dos motores dos helicpteros, para eliminar a poluio que provocam.

3.5. Yann Arthus-Bertrand apresentado como um fotgrafo pela causa (linha 2), sendo a causa a que o ttulo se refere A. a defesa dos direitos humanos. B. a luta pela proteco do Planeta. C. a divulgao da fotografia de altitude. D. a promoo do turismo em frica.

Prova 22 Pgina 4/ 13

Pgina em branco

Prova 22 Pgina 5/ 13

L o texto B. Em caso de necessidade, consulta o vocabulrio apresentado a seguir ao texto.

TEXTO B
1

O rei est sentado no cadeiro do trono. um rei velho, de longas barbas brancas. [] A sala grande do palcio tem um ar desolado, mais parece um deserto, e nela vo circulando alguns (poucos) cortesos1 e criados. O corteso que ri, o corteso que chora, o criado que tropea (ou que puxa as meias, ou que perde os sapatos, etc.). [] O rei, tristonho e distrado, brinca com a coroa, que ora tira ora pe na cabea. A dada altura deixa-a mesmo cair no meio do cho. H um rebulio para a apanhar. o corteso que ri o primeiro a agarr-la e corre, como se se tratasse de uma bola de rguebi. Os outros caem-lhe em cima e devolvem a coroa ao rei. [] REI Eu devia ser feliz, mas no consigo. Olho ao redor, e o que vejo? A terra gasta, sem flor. Olho para mim e o que sinto? Um peso enorme na alma. O corpo gasto, a alma gasta um vazio, por dentro, maior do que este vazio que vejo minha roda, na terra, ou nos sales enormes do palcio. Falta-me a boa rainha. Ainda no me consolei Espero agora que pela mo do meu filho me seja trazida uma nora. Uma princesa linda, digna do prncipe herdeiro Sonho com o momento em que se beba tal vinho. O doce vinho do amor, a mgica bebida do desejo que eu outrora bebi e agora vejo que o meu filho, por mim, pelo nosso reino, ter tambm de beber. No por mim, digo mal. por tudo nossa volta: a terra, que se quer frtil, com o trigo luminoso os mares, cheios de peixe O prprio cu, com as aves. No exagero meu, o segredo da vida, que passa por tais mistrios. A vida que nos dada, e no em vo, nunca em vo mas para ser continuada sempre amada desejada SECRETRIO Senhor, desculpai a interrupo. O prncipe j est pronto a sair para a caada. REI Ai, isso que me desgosta! O prncipe no liga nada aos pedidos que lhe fao. Diz que tem tempo, que novo E verdade, ainda novo Ele novo. Mas eu sou velho, esse o meu grande problema que ele no h meio de ver. Preciso de um sucessor. a vez dele. [] Estou velho, preciso de um sucessor que faa exactamente o que eu fiz: vim para este reino que agora lhe vou deixar, casei, fui muito feliz. Tive este filho, que me contraria, que me contradiz, que demasiado senhor do seu nariz! A minha boa rainha j no pode aconselh-lo. (Suspira.) Um rapaz que s pensa em caadas, e nas festas das caadas S em divertimentos (O corteso que chora concorda, abanando a cabea.)
Yvette Centeno, As Trs Cidras do Amor, Lisboa, Edies Cotovia, 1991

10

15

20

25

30

VOCABULRIO:
1

cortesos pessoas que fazem parte da corte de um rei.

Prova 22 Pgina 6/ 13

Responde, de forma completa e bem estruturada, aos itens que se seguem.

4. Tendo em conta a indicao cnica inicial, possvel estabelecer uma relao entre o espao descrito e a caracterizao psicolgica do rei. Em que consiste essa relao? Justifica a tua resposta com expresses retiradas do texto (linhas 1 a 8).

5. Na sua primeira fala, o rei afirma: Eu devia ser feliz, mas no consigo. (linha 10) Apresenta trs razes que motivam o estado de esprito do rei.

6. O rei refere-se ao prncipe como sendo demasiado senhor do seu nariz (linha 30). Explicita o sentido desta expresso.

7. Rel as seguintes palavras do rei. No por mim, digo mal. por tudo nossa volta (linhas 17 e 18). Explica estas palavras da personagem, evidenciando a importncia que o rei atribui ao casamento do filho.

8. Uma companhia de teatro resolveu encenar a pea de Yvette Centeno de onde foi transcrita a cena que leste. O encenador decidiu no seguir a ltima indicao cnica (linha 32) e, em vez de o corteso que chora, colocou o corteso que ri a concordar. D a tua opinio acerca da deciso do encenador, fundamentando-a a partir da informao contida na segunda fala do rei.

Prova 22 Pgina 7/ 13

L as estrofes 122 e 123 do Canto III de Os Lusadas, a seguir transcritas, e responde, de forma completa e bem estruturada, ao item 9. Em caso de necessidade, consulta o vocabulrio apresentado a seguir ao texto.

TEXTO C
1

De outras belas senhoras e Princesas Os desejados tlamos1 enjeita2, Que tudo, em fim, tu, puro amor, desprezas Quando um gesto suave te sujeita. Vendo estas namoradas estranhezas, O velho pai sesudo, que respeita O murmurar do povo, e a fantasia Do filho, que casar-se no queria, Tirar Ins ao mundo determina, Por lhe tirar o filho que tem preso, Crendo co sangue s da morte indina3 Matar do firme amor o fogo aceso. Que furor consentiu que a espada fina, Que pde sustentar o grande peso Do furor Mauro4, fosse alevantada Contra a fraca dama delicada?
Lus de Cames, Os Lusadas, ed. preparada por Antnio Jos Saraiva, 2. ed., Porto, Livraria Figueirinhas, 1999

10

15

VOCABULRIO:
1 2 3 4

tlamos leitos nupciais ou conjugais. enjeita rejeita. indina indigna. Mauro mouro.

Prova 22 Pgina 8/ 13

9. Redige um texto expositivo, com um mnimo de 70 e um mximo de 100 palavras, no qual explicites o contedo das estrofes 122 e 123. O teu texto deve incluir:
uma parte introdutria, em que identifiques o episdio a que pertencem as estrofes e as

personagens histricas nelas mencionadas;


um desenvolvimento, no qual indiques a deciso referida na segunda estrofe e as razes que,

segundo o narrador, motivaram essa deciso;


uma parte final, em que refiras o sentimento expresso pelo narrador com a interrogao final e a

razo que originou esse sentimento.

Observaes relativas ao item 9: 1. Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequncia delimitada por espaos em branco, mesmo quando esta integre elementos ligados por hfen (ex.: /di-lo-ei/). Qualquer nmero conta como uma nica palavra, independentemente dos algarismos que o constituam (ex.: /2009/). 2. Relativamente ao desvio dos limites de extenso indicados um mnimo de 70 e um mximo de 100 palavras , h que atender ao seguinte: a um texto com extenso inferior a 23 palavras atribuda a classificao de 0 (zero) pontos; nos outros casos, um desvio dos limites de extenso requeridos implica uma desvalorizao parcial (um ponto) do texto produzido.

Prova 22 Pgina 9/ 13

GRUPO II

Responde aos itens que se seguem, de acordo com as orientaes que te so dadas.

1. Copia, para a folha de respostas, as alneas correspondentes s cinco palavras graves da lista seguinte. a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) rei voo heri palma cmara savana palmeira fotgrafo interrupo responsvel

2. As palavras abaixo foram distribudas pelos grupos A, B, C e D, segundo o seu processo de formao. A cada grupo corresponde um processo diferente. GRUPO A psicologia herbvoro ortografia agricultura GRUPO B hospitalizar realizao calmamente saltitar GRUPO C desfazer compor amoral infiel GRUPO D abonecar envelhecer avermelhar amanhecer

Integra, nos grupos A, B, C ou D, cada uma das palavras seguintes, de acordo com o respectivo processo de formao. Escreve o nmero do item, a letra do grupo e as palavras correspondentes. reconto chuviscar biblioteca ilegal apodrecer prever crueldade morfologia paredo ensurdecer

Prova 22 Pgina 10/ 13

3. Completa cada uma das frases seguintes com um dos elementos do quadro apresentado. Escreve o nmero do item, a alnea e o elemento que lhe corresponde.

O livro O fotgrafo

a) b)

mais gostei tinha fotografias de paisagens africanas. saco de viagem foi roubado ficou desesperado. c) d) o presidente ofereceu um prmio de cidadania. conheo melhor.

Aqueles so os fotgrafos Este o lugar do nosso pas

que cujo

de que em que

a quem onde

4. Transforma cada par de frases simples numa frase complexa, utilizando conjunes das subclasses indicadas entre parnteses. Faz as alteraes necessrias. a) Os ecologistas denunciam os problemas ambientais. Os ataques natureza so cada vez mais frequentes. (conjuno subordinativa concessiva) b) Os muncipes fazem a separao dos lixos. A Cmara Municipal trata da recolha dos resduos domsticos. (conjuno coordenativa copulativa) c) A equipa de fotgrafos to esforada! O director premiou o seu trabalho. (conjuno subordinativa consecutiva)

5. Classifica a orao sublinhada na frase seguinte. O dono da fbrica garantiu s autoridades que tinha feito um estudo ambiental.

Prova 22 Pgina 11/ 13

GRUPO III

As causas ambientalistas tm muitos defensores, como o caso do fotgrafo francs Yann Arthus-Bertrand. Actualmente, vrios so os apelos a que cada indivduo, no dia-a-dia, se responsabilize pelas consequncias dos seus actos no meio ambiente. Escreve um texto correcto e bem estruturado, adequado a um jornal escolar, com um mnimo de 180 e um mximo de 240 palavras, em que expresses a tua opinio acerca da responsabilidade de cada cidado na preservao da Terra, apelando a uma alterao de comportamentos. No assines o teu texto.

Observaes relativas ao Grupo III: 1. Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequncia delimitada por espaos em branco, mesmo quando esta integre elementos ligados por hfen (ex.: /di-lo-ei/). Qualquer nmero conta como uma nica palavra, independentemente dos algarismos que o constituam (ex.: /2009/). 2. Relativamente ao desvio dos limites de extenso indicados um mnimo de 180 e um mximo de 240 palavras , h que atender ao seguinte: a um texto com extenso inferior a 60 palavras atribuda a classificao de 0 (zero) pontos; nos outros casos, um desvio dos limites de extenso requeridos implica uma desvalorizao parcial (at dois pontos) do texto produzido.

FIM

Prova 22 Pgina 12/ 13

COTAES DA PROVA

GRUPO I.............................................................................................................................................. 50 pontos 1. 3. 3.1. ............................................................................................. 12 pontos 3.2. ............................................................................................. 12 pontos 3.3. ............................................................................................. 12 pontos 3.4. ............................................................................................. 12 pontos 3.5. ............................................................................................. 12 pontos 4. ...................................................................................................... 15 pontos 5. ...................................................................................................... 14 pontos 6. ...................................................................................................... 14 pontos 7. ...................................................................................................... 15 pontos 8. ...................................................................................................... 15 pontos 9. ...................................................................................................... 10 pontos .................................................................................................... 15 pontos 2. ...................................................................................................... 12 pontos

GRUPO II ............................................................................................................................. 20 pontos 1. ...................................................................................................... 13 pontos 2. ..................................................................................................... 15 pontos 3. ..................................................................................................... 14 pontos 4. ..................................................................................................... 16 pontos 5. ..................................................................................................... 12 pontos GRUPO III ............................................................................................................................ 30 pontos

Total ................................................................................. 100 pontos

Prova 22 Pgina 13/ 13

Anda mungkin juga menyukai