Anda di halaman 1dari 28

OBJETIVO DA DISCIPLINA DT II

A disciplina de Desenho Tcnico II visa propiciar uma slida formao bsica, aliada s necessidades das disciplinas posteriores do curso de Engenharia Civil.
OBJETIVOS ESPECFICOS Desenvolver aptido tcnica para a Representao Grfica Convencional, empregando o instrumental adequado. Capacitar o acadmico na habilidade resolutiva de problemas concretos, viabilizando o estudo de modelos e sua extenso genrica a novos padres e tcnicas de resoluo com apoio da linguagem e expresso grfica normalizada. Desenvolver a capacidade crtica para a anlise e desenvolvimento de projetos, integrando conhecimentos multidisciplinares, demonstrados graficamente pelo emprego do desenho normalizado.

DISCIPLINA DT II
Avaliao: Provas Valor 10,0 com peso = 0,60 cada Trabalhos Valor 10,0 com peso = 0,40 cada Nota final > 5,0 APROVADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS ENGENHARIA CIVIL DESENHO TCNICO II

INTRODUO AO ESTUDO DO DESENHO TCNICO

Prof. Heber Martins de Paula

Definio de Desenho Tcnico


O desenho tcnico uma forma de expresso grfica que tem por finalidade a representao de forma, dimenso e posio de objetos de acordo com as diferentes necessidades requeridas pelas diversas modalidades de engenharia e tambm da arquitetura. Utilizando-se de um conjunto constitudo por linhas, nmeros, smbolos e indicaes escritas normalizadas internacionalmente, o desenho tcnico definido como linguagem grfica universal da engenharia e da arquitetura. Assim como a linguagem verbal escrita exige alfabetizao, a execuo e a interpretao da linguagem grfica do desenho tcnico exige treinamento especfico, porque so utilizadas figuras planas (bidimensionais) para representar formas espaciais.

Definio de Desenho Tcnico


A Figura 1.1 est exemplificando a representao de forma espacial por meio de figuras planas, donde pode-se concluir que:

Figura 1.1 1. 2. Para os leigos a figura a representao de trs quadrados. Na linguagem grfica do desenho tcnico a figura corresponde representao de um determinado cubo.

Definio de Desenho Tcnico


Conhecendo-se a metodologia utilizada para elaborao do desenho bidimensional possvel entender e conceber mentalmente a forma espacial representada na figura plana. Na prtica pode-se dizer que, para interpretar um desenho tcnico, necessrio enxergar o que no visvel e a capacidade de entender uma forma espacial a partir de uma figura plana chamada viso espacial.

O que Viso Espacial


Viso espacial um dom que, em princpio todos tm, d a capacidade de percepo mental das formas espaciais. Perceber mentalmente uma forma espacial significa ter o sentimento da forma espacial sem estar vendo o objeto. Ou seja, a viso espacial permite a percepo (o entendimento) de formas espaciais, sem estar vendo fisicamente os objetos. Por exemplo, fechando os olhos pode-se ter o sentimento da forma espacial de um copo, de um determinado carro, da sua casa etc..

A Origem do Desenho Tcnico


A representao de objetos tridimensionais em superfcies bidimensionais evoluiu gradualmente atravs dos tempos. Os primeiros registros constam na livraria do Vaticano de 1490 desenhados por Giuliano de Sangalo. No sculo XVII, por patriotismo e visando facilitar as construes de fortificaes, o matemtico francs Gaspar Monge, criou, utilizando projees ortogonais, um sistema com correspondncia biunvoca entre os elementos do plano e do espao. O sistema criado por Gaspar Monge, publicado em 1795 com o ttulo Geometrie Descriptive a base da linguagem utilizada pelo Desenho Tcnico.

A Origem do Desenho Tcnico


No sculo XIX, com a exploso mundial do desenvolvimento industrial, foi necessrio normalizar a forma de utilizao da Geometria Descritiva para transform-la numa linguagem grfica que, a nvel internacional, simplificasse a comunicao e viabilizasse o intercmbio de informaes tecnolgicas. Desta forma, a Comisso Tcnica TC 10 da International Organization for Standardization ISO normalizou a forma de utilizao da Geometria Descritiva como linguagem grfica da engenharia e da arquitetura, chamando-a de Desenho Tcnico. Nos dias de hoje a expresso desenho tcnico representa todos os tipos de desenhos utilizados pela engenharia incorporando tambm os desenhos no projetivos (grficos, diagramas, fluxogramas etc.).

O Desenho Tcnico e a Engenharia


Nos trabalhos que envolvem os conhecimentos tecnolgicos de engenharia, a viabilizao de boas idias depende de clculos exaustivos, estudos econmicos, anlise de riscos etc. Na maioria dos casos, so resumidos em desenhos que representam o que deve ser executado ou construdo ou apresentados em grficos e diagramas que mostram os resultados dos estudos feitos. O desenho tcnico uma ferramenta que pode ser utilizada no s para apresentar resultados como tambm para solues grficas que podem substituir clculos complicados.

CONSTRUES E PROJETOS: A REALIDADE

Petronas Towers em nmeros: - Altura at a antena: 452m - Altura at o telhado: 378,6m - Altura do ltimo andar: 375m - No de andares: 88 - Ponte entre os andares 41 e 42 - rea total: 395.000m2 - Volume de concreto utilizado: 80.000m3 - No de elevadores: 78 - No de janelas: 32000 - No de portas: 1800 - Estacionamento subterrneo para 5.400 carros - Construo: 1992 - 1998

CONSTRUES E PROJETOS: A REALIDADE

Nmeros da Ponto JK Braslia, DF Comprimento: 1200 metros Raio de Curvatura: 3150 metros Largura do tabuleiro: 26,10 metros (2 pistas de 3 faixas + 2 passeios para pedestres) Altura do Tabuleiro: 18 metros acima do nvel da gua Altura mxima dos arcos: 60 metros Peso: 12.067 toneladas rea do tabuleiro: 28.800m2 Volume de concreto: 38.900m3 Profundidade do lago no local: 23 metros A quantidade de ao aplicada na ponte duas vezes maior que a utilizada na construo da Torre Eiffel, em Paris (Frana).

CONSTRUES E PROJETOS: A REALIDADE

CONSTRUES E PROJETOS: A REALIDADE

Construir ou projetar uma casa fcil?


PROJETO??? PS-OCUPAO??? MANUTENO???

EXECUO???

QUALIDADE???

E O RESPONSVEL?

EXEMPLO Requisitos de Desempenho do Sistema Hidrulico


Qualidade da gua Quantidade da gua Disponibilidade de gua Adequabilidade do uso da gua Temperatura da gua

INSTALAES: A REALIDADE

Traado das tubulaes


Concepo do Projeto

Tubulao de Esgoto

Um aspecto importante a ser observado, nesta Poo Artesiano etapa, so os pontos possveis de contaminao da gua potvel
Reservatrio

INSTALAES: A REALIDADE

INSTALAES: A REALIDADE

INSTALAES: A REALIDADE

INSTALAES: A REALIDADE INSTALAES ELTRICAS


Em 24 municpios da Regio Metropolitana de So Paulo, certa de 300 mil gambiarras garantem luz para um milho de pessoas, segundo estimativas da concessionria Eletropaulo.

INSTALAES: A REALIDADE INSTALAES ELTRICAS

INSTALAES: A REALIDADE INSTALAES ELTRICAS

Tipos de Desenho Tcnico


O desenho tcnico dividido em dois grandes grupos: Desenho projetivo so os desenhos resultantes de projees do objeto em um ou mais planos de projeo e correspondem s vistas ortogrficas e s perspectivas.

Tipos de Desenho Tcnico


Desenho no-projetivo na maioria dos casos corresponde a desenhos resultantes dos clculos algbricos e compreendem os desenhos de grficos, diagramas etc.
Escola Municipal Patotinha
700 600 Consumo mensal (m) 500 400 300 200 100 0 abr/08 dez/07 dez/08 ago/07 nov/07 ago/08 mar/08 nov/08 mar/09 out/07 mai/08 out/08 abr/09 fev/08 jan/08 set/07 set/08 jan/09 fev/09 mai/09 jun/08 jun/09 jul/08 jul/09

Consumo

Mdia dos consumos

Meses

Tipos de Desenho Tcnico


Os desenhos projetivos compreendem a maior parte dos desenhos feitos nas indstrias e alguns exemplos de utilizao so: Projeto e fabricao de mquinas, equipamentos e de estruturas nas indstrias de processo e de manufatura (indstrias mecnicas, aeroespaciais, qumicas, farmacuticas, petroqumicas, alimentcias etc.) Projeto e construo de edificaes com todos os seus detalhamentos eltricos, hidrulicos, estrutural etc. Projeto e construo de rodovias e ferrovias mostrando detalhes de corte, aterro, drenagem, pontes, viadutos etc. Projeto e montagem de unidades de processos, tubulaes industriais, sistemas de tratamento e distribuio de gua, sistema de coleta e tratamento de resduos. Representao de relevos topogrficos.

Formas de Elaborao e Apresentao do Desenho Tcnico


Atualmente, na maioria dos casos, os desenhos so elaborados por computadores, pois existem vrios softwares que facilitam a elaborao e apresentao de desenhos tcnicos. Nas reas de atuao das diversas especialidades de engenharias, os primeiros desenhos que daro incio viabilizao das idias so desenhos elaborados mo livre, chamados de esboos. A partir dos esboos, j utilizando computadores, so elaborados os desenhos preliminares que correspondem ao estgio intermedirio dos estudos que so chamados de anteprojeto.

Formas de Elaborao e Apresentao do Desenho Tcnico


Finalmente, a partir dos anteprojetos devidamente modificados e corrigidos so elaborados os desenhos definitivos que serviro para execuo dos estudos feitos. Os desenhos definitivos so completos, elaborados de acordo com a normalizao envolvida, e contm todas as informaes necessrias execuo do projeto, chamados de projetos executivos.

Padronizao dos Desenhos Tcnicos


No Brasil as normas so aprovadas e editadas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, fundada em 1940. As normas tcnicas que regulam o desenho tcnico so normas editadas pela ABNT, registradas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial) como normas brasileiras -NBR e esto em consonncia com as normas internacionais aprovadas pela ISO.

Anda mungkin juga menyukai