Anda di halaman 1dari 4

Evidencias tem-se acumulado indicando que jovens hipertensos tem maior risco potencial a sade e maior associacao com

o desenvolvimento de eventos cardiovasculares na fase adulta. A literatura mostra que o risco cardiovascular associado a HAS e continuo, consistente e independente, a partir de valores de PA de 115/75 mmHg. Cabe ressaltar que esses valores de PA sao frequentemente observados em adolescentes e adultos jovens, o que confere magnitude ao problema. Nos ultimos anos vem aumentando as evidencias de que essa condicao tem importncia tambem em criancas e adolescentes e de que a presenca de niveis alterados de PA nesta faixa etaria tem um papel importante no desenvolvimento HAS na idade adulta.

prevalencia de pre-hipertensao varia entre 8,6%, encontrada em um estudo brasileiro que avaliou adolescentes entre 15 e 17 anos16, e 32,8%, observado em estudo publicado recentemente na Tailandia, que envolveu 39.290 individuos com idades a partir de 15 anos17. Nesse ultimo estudo, essa condicao foi mais frequente no sexo masculino e associou-se fortemente a presenca de obesidade; alem disso, diminuiu com a idade, sugerindo que individuos com pre-hipertensao tendem a tornar-se hipertensos com a progressao da idade17. Outro estudo avaliou pre-hipertensos entre 15 e 74 anos e demonstrou que eles apresentavam forte agregacao de FR e tinham risco aumentado de eventos cardiovasculares e de progressao para HAS18. A alta prevalencia de pre-hipertensao e da sua associacao com os demais FR em faixas etarias mais jovens sugere que provavelmente a pre-hipertensao deva ser incluida nos diferentes instrumentos para estimar o risco cardiovascular principalmente em populacoes de risco absoluto baixo18

Pr-hipertenso em crianas e adolescentes Pre-hypertension in children and adolescents rika Maria Gonalves Campana1, Andra Araujo Brando2, Maria Eliane Campos Magalhes3, Elizabete

Vianna de Freitas4, Roberto Pozzan5, Ayrton Pires Brando6

A prevalencia de pre-hipertensao varia entre 8,6%, encontrada em um estudo brasileiro que avaliou adolescentes entre 15 e 17 anos16, e 32,8%, observado em estudo publicado recentemente na Tailandia, que envolveu 39.290 individuos com idades a partir de 15 anos. A incidencia de HAS em criancas tem sido, historicamente, baixa. Entretanto, dados recentes indicam que, na ultima decada, a deteccao de niveis de PA mais elevados tem aumentado substancialmente entre criancas. A obesidade e outros fatores, como o sedentarismo, o aumento da ingestao de alimentos com alto teor calorico e de sal, vem sendo responsabilizados por essa tendencia

Percepo dos adolescentes sobre a HAS

A crena geral que costuma ser difundida que hipertenso arterial (HAS) um problema encontrado prioritariamente em adultos, porque o organismo jovem, em teoria, teria condies de se adaptar s diversas situaes com melhor desempenho, mas isso se trata de uma crena generalizada. Dados recentes indicam que, na ultima dcada, a deteco de nveis de presso arterial (PA) mais elevados tem aumentado substancialmente entre crianas. A obesidade e outros fatores, como o sedentarismo, o aumento da ingesto de alimentos com alto teor calrico e de sal, vem sendo responsabilizados por essa tendncia. (CHOBANIAN et. al, 2003). Evidencias tem-se acumulado indicando que jovens hipertensos tem maior risco potencial a sade e maior associao com o desenvolvimento de eventos cardiovasculares na fase adulta. A literatura mostra que o risco cardiovascular associado a HAS e continuo, consistente e independente, a partir de valores de PA de 115/75 mmHg. (LEWINGTON, 2002). Grandes estudos epidemiolgicos tradicionalmente se concentraram em detectar e prevenir no apenas a HAS, mas tambm os outros problemas cardiovasculares em adultos, o que acarretou numa menor divulgao desses riscos em crianas e adolescentes, sendo desta forma visto que se h uma percepo mnima da ocorrncia de HAS nessas faixas etrias. Essa realidade vem sendo modificada no que concerne aos estudos, no entanto, a conscientizao social acerca do tema ainda preocupante, visto que no h medidas de preveno primria para essa faixa de idade. Os dados da literatura sobre a importncia da pre-hipertenso em adultos, principalmente pela sua freqente associao com a ocorrncia de DCV futura so conhecidos e divulgados constantemente. No entanto, fato que essa situao tem importncia em relao a crianas e adolescentes, tendo em vista que a presena de alteraes na PA nessa faixa etria tem um papel de destaque no desenvolvimento de HAS ao chegar idade adulta. (FALKNER et. Al, 2008). O diagnostico de HAS e da condio de pre-hipertenso em crianas e adolescentes, portanto, hoje uma realidade, de grande impacto mdico-social e com repercusses potenciais sobre a sade cardiovascular na fase adulta. No entanto o conhecimento da sociedade acerca dessa possibilidade preocupantemente baixo, tendo em vista que o conhecimento no apenas social, mas entre as polticas de sade voltadas para o tema reduzido muitas vezes obesidade, ficando os adolescentes muitas vezes sem conhecer

quaisquer fatores ou mesmo a necessidade de se proteger e prevenir ante a possibilidade de se desenvolver HAS ainda na adolescncia. (National High Blood Pressure, 2004).

CHOBANIAN AV, BAKRIS GL, BLACK HR, Cushman WC, Green LA, Izzo JL Jr, et al. The Seventh Report of the Joint National Committee on Prevention, Detection, Evaluation, and Treatment of High Blood Pressure. The JNC 7 Report. JAMA. 2003;289(19):2560-72.

FALKNER B, GIDDING SS, PORTMAN R, ROSNER B. Blood pressure variability and classification of prehypertension and hypertension in adolescence.

Pediatrics.2008;122(2):238-42.

LEWINGTON S, CLARKE R, QIZILBASH N, PETO R, COLLINS R. Age specific relevance of usual blood pressure to vascular mortality. Lancet. 2002;360:1903-13.

National High Blood Pressure Education Program Working Group on High Blood Pressure in Children and Adolescents. The Fourth Report on the Diagnosis, Evaluation, and Treatment of High Blood Pressure in Children and Adolescents. Pediatrics. 2004;114:555-76.

Anda mungkin juga menyukai