Anda di halaman 1dari 3

O Princpio de Ao e Reao

A liberdade a condio necessria da alma humana que, sem ela, no poderia construir seu destino. (...)" Apesar da liberdade do homem parecer, primeira vista, muito restrita pelas prprias limitaes das condies fsicas, sociais ou interesses de cada um, na realidade, sempre podemos contornar tais obstculos e agir da maneira que mais nos parea acertada. "(...) A liberdade e a responsabilidade so correlativas no ser e aumentam com sua elevao, a responsabilidade do homem que faz sua dignidade e moralidade. Sem ela, no seria ele mais do que autmato, um joguete das foras ambientes. (...)" Quando resolvemos fazer ou deixar de fazer alguma coisa, a nossa conscincia sempre nos alerta a respeito, aprovando-nos ou censurandonos. Apesar da voz ntima nos alertar, sempre usamos o que foi decidido pela nossa vontade ou livre-arbtrio. Nada nos coage nos momentos de decises prprias, da ser correto afirmar que somos responsveis pelos nossos atos. Somos os construtores do nosso destino. Livre-arbtrio , pois, definido como "a faculdade que tem o indivduo de determinar a sua prpria conduta", ou, em outras palavras, a possibilidade que ele tem de, "entre duas ou mais razes suficientes de querer ou de agir, escolher uma delas e fazer que prevalea sobre as outras. (...)" Aceitar a vida guiada por um determinismo onde todos os acontecimentos esto fatalmente pr-estabelecidos, raciocinar de uma maneira muito ingnua, seno simplria; porque, se assim fosse, o homem no seria um ser pensante, batalhador, capaz de tomar resolues e de interferir no progresso, seria apenas uma mquina robotizada, irresponsvel, merc dos acontecimentos. "(...) Fatalidade existe unicamente pela escolha que o Esprito fez, ao reencarnar, desta ou daquela prova para sofrer. (...)" "(...) O livre-arbtrio, a livre vontade do Esprito exerce-se principalmente na hora das reencarnaes. Escolhendo tal famlia, certo

meio social, ele sabe de antemo quais so as provaes que o aguardam, mas compreende, igualmente, a necessidade destas provaes para desenvolver suas qualidades, curar seus defeitos, despir seus preconceitos e vcios. Estas provaes podem ser tambm consequncias de um passado nefasto, que preciso reparar, e ele aceita-as com resignao e confiana. (...) O futuro aparece-lhe ento, no em seus pormenores, mas em seus traos mais salientes, isto , na medida em que esse futuro a resultante de atos anteriores. Estes atos representam a parte de fatalidade ou "a predestinao que certos homens so levados a ver em todas as vidas. (...) Na realidade, nada h de fatal e, qualquer que seja o peso das responsabilidades em que se tenha incorrido, pode-se sempre atenuar, modificar a sorte com obras de dedicao, de bondade, de caridade, por um longo sacrifcio ao dever. (...)" Os acontecimentos diariamente observados na categoria de dores, que desarticulam o modo de viver, antes to feliz; ou sob forma de tragdias, que produzem crises de angstia e de desespero; a doena que chega sem avisar, abatendo o nimo e a coragem; as decepes com amigos ou as esperanas frustradas, a pobreza material a retratar-se na desnutrio, na orfandade, nos assaltos, tanta coisa, a se traduzir como aflies e infortnios, poder levar o homem, que desconhece as verdades espirituais, loucura ou ao suicdio. Por isto, a Doutrina Esprita vem esclarecer que "de duas espcies so as vicissitudes da vida, ou, se o preferirem, promanam de duas fontes bem diferentes, que importa distinguir. Umas tm causa na vida presente; outras fora desta vida. "Remontando-se origem dos males terrestres, reconhecer-se- que muitos so consequncia natural do carter e do proceder dos que os suportam. Quantos homens caem por sua prpria culpa! Quantos so vtimas de sua imprevidncia, de seu orgulho e de sua ambio! Quantos se arruinam por falta de ordem, de perseverana, pelo mau proceder, ou por no terem sabido limitar seus desejos! (...) Quantas doenas e enfermidades decorrem da intemperana e dos excessos de todo gnero!

Quantos pais so infelizes com seus filhos, porque no lhes combateram desde o princpio as ms tendncias! (...) A quem, ento, h de o homem responsabilizar por todas essas aflies, seno a si mesmo? O homem, pois, em grande nmero de casos, o causador de seus prprios infortnios (...)" No entanto, sabemos que existe males que ocorrem sem que o homem tenha diretamente culpa. So dores que tm origem em atos praticados noutras existncias. "(...) Tal, por exemplo, a perda de entes queridos e a dos que so o amparo da famlia. Tais, ainda, os acidentes que nenhuma previso poderia impedir, os reveses da fortuna, que frustram todas as precaues aconselhadas pela prudncia; os flagelos naturais, as enfermidades de nascena, sobretudo as que tiram a tantos infelizes os meios de ganhar a vida pelo trabalho: as deformidades, a idiotia, o cretinismo, etc. Os que nascem nessas condies, certamente nada ho feito na existncia atual para merecer, sem compensao, to triste sorte, que no podiam evitar (...)". No resta a menor dvida que constitumos hoje, o produto das experincias vividas no passado. No h sofrimento sem uma causa e efeito, ou a ao e reao, regem o nosso destino porque, se somos livres na semeadura, seremos escravos da colheita. Deus nos permite, pelo livre-arbtrio, a responsabilidade de praticar o bem ou o mal, porm, a partir do momento que decidimos o que fazer, esta ao gera uma reao caracterstica, que vir mais tarde sob a forma de colheita. "(...) Assim se explicam pela pluralidade das existncias pela destinao da Terra, como um mundo expiatrio, as anomalias que apresenta a distribuio da ventura e da desventura entre os bons e os maus neste planeta (...)".

Anda mungkin juga menyukai