Anda di halaman 1dari 2

PLANEJAMENTO - Estabelecer objetivos e misso; - Examinar as alternativas; - Determinar as necessidades de recursos; - Criar as estratgias para o alcance dos resultados.

PLANEJAMENTO ESTRATGICO o planejamento mas amplo e abrange toda a organizao . Suas caractersticas so: I. II. projetado no longo prazo e seus efeitos e conseqncias so estendidos para vrios anos (em geral, cinco) pela frente. Envolve a instituio como uma totalidade, abrange todos os recursos e reas de atividade, e preocupa-se em atingir os objetivos em nvel organizacional. definido pela cpula da organizao (no nvel institucional) e corresponde ao plano maior ao qual todos os demais esto subordinados.

III.

PLANEJAMENTO TTICO o planejamento que atinge cada departamento ou unidade da organizao. Suas caractersticas so: I. II. III. projetado para o mdio prazo, geralmente para o exerccio anual. Envolve cada departamento, abrange seus recursos especficos e preocupa-se em atingir os objetivos departamentais. definido no nvel intermedirio, em cada departamento da instituio.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL o planejamento que abrange cada tarefa ou atividade especfica. Suas caractersticas so: I. II. III. projetado para curto prazo, para o imediato. Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas especficas. definido no nvel operacional, para cada tarefa ou atividade.

TIPOS DE PLANOS: PROCEDIMENTOS. So planos relacionados a mtodos de trabalho ou de execuo. Quase sempre os procedimentos so planos operacionais. So representados por grficos denominados fluxogramas. ORAMENTOS. So planos relacionados a dinheiro, receita ou despesa, dentro de um determinado espao de tempo. Os oramentos so planos estratgicos quando envolvem a instituio como uma totalidade e abrangem um perodo longo, como o caso do planejamento financeiro estratgico. So planos tticos quando cobrem determinada unidade ou departamento da instituio por mdio prazo, como so os oramentos departamentais de despesas e que envolvem o exerccio anual, ou os oramentos anuais de despesas de propaganda etc. So planos operacionais quando a dimenso local e sua temporalidade de curto prazo, como o caso do fluxo de caixa (cash flow), dos oramentos de reparos ou de manuais etc.

ORGANIZAO - Desenhar os cargos e tarefas especficas; - Criar estrutura organizacional;

- Definir posies de staff; - Coordenar as atividades de trabalho; - Estabelecer polticas e prioridades; - Definir a alocao de recursos. DIREO - Conduzir e motivar os servidores na realizao das metas organizacionais; - Estabelecer comunicao com os trabalhadores; - Apresentar soluo dos conflitos; - Gerenciar mudanas. CONTROLE - Medir o desempenho; - Estabelecer comparao do desempenho com os padres estabelecidos; - Tomar as aes necessrias para melhoria do desempenho; COMUNICAO - Barreiras, as redes e os fluxos.

Anda mungkin juga menyukai