Anda di halaman 1dari 6

INSTITUTO POLITCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento de Engenharia Qumica e do Ambiente

QUMICA I (1 Ano 1 Semestre)

Trabalho Prtico n 1 Medio do volume e massa de lquidos


1. Introduo Num laboratrio essencial conhecer e utilizar correctamente o material de vidro usado na medio do volume de lquidos. Este material pode apresentar dois tipos de calibrao: a indicao do volume que contm ou a indicao do volume de escoamento. Um exemplo tpico do primeiro caso so os bales volumtricos (apesar de por vezes apresentarem as duas indicaes), ao passo que as pipetas e buretas so exemplos do segundo. 1.1. Bales volumtricos Podem ser de dois tipos, de conteno ou de vazamento, mas as duas marcas correspondentes podem estar no mesmo balo:

Uma vez que estes bales vm calibrados para uma determinada temperatura, normalmente 20C, no convm sujeit-los a variaes de temperatura, por isso absolutamente proibido aquecer um balo volumtrico. Muitas vezes prefervel dissolver o slido num gobelet com uma menor quantidade de solvente, transferir esta soluo para o balo e adicionar mais solvente. Rolha-se o balo e inverte-se agitando vrias vezes para homogeneizar. Adiciona-se mais solvente at prximo da marca e volta-se a homogeneizar. Finalmente, o volume ajustado por adio cuidadosa do solvente, gota-a-gota.

1.2. Pipetas As pipetas podem ser divididas em dois grandes tipos: volumtricas ou de transferncia e graduadas ou de medida. No primeiro tipo existe uma nica marca indicadora do nvel a que o lquido deve ser ajustado, ao passo que no segundo caso existe uma escala que permite o vazamento de quantidades variveis de lquido:

Existem pipetas de diversas capacidades, cobrindo uma gama que vai das centenas de ml at alguns l. O enchimento das pipetas pode ser feito com o auxlio de uma borracha em forma de pra ou com um enchedor mais adequado, tipo pumpette, tambm em borracha:

Aps comprimir o bolbo C, a vlvula A pressionada at que o nvel do lquido suba ligeiramente acima do nvel pretendido. O nvel pode ser ento ajustado pressionando a vlvula B, ou retirando o enchedor e tapando rapidamente com o polegar a extremidade superior da pipeta, e afrouxando ligeiramente a presso do polegar at que o nvel seja atingido. Ateno: A pipeta nunca deve ser enchida por suco bucal directa! Terminado o vazamento do lquido, e aps se ter encostado a extremidade inferior da pipeta ao recipiente de recolha, o lquido que permanece aderente no interior da pipeta no deve ser removido, uma vez que esta j se encontra calibrada tendo em conta este volume:

1.3. Buretas A bureta de vlvula consiste num tubo cilndrico graduado, com uma vlvula capaz de controlar o fluxo de lquido vazado e cujo volume o indicado pelo instrumento. O tipo de bureta mais conhecido o de torneira (Geissler) em vidro ou em teflon (se a torneira for de vidro, necessrio lubrificar a mesma, para evitar a passagem de lquido). Antes de ser utilizada, a bureta deve ser lavada com gua destilada (e deve verificar se a torneira funciona correctamente), de acordo com o esquema:

De seguida, a bureta cheia com o lquido a usar, introduzida pela parte superior com o auxlio de um funil. Deve-se abrir totalmente a torneira durante alguns segundos de modo a eliminar bolhas de ar. No final do vazamento, a ltima gota pendente eliminada encostando a extremidade da bureta parede do recipiente utilizado. Devido tenso superficial, a superfcie de um lquido contido num tubo encontra-se encurvada, e tem a designao de menisco. No caso do lquido apresentar um menisco cncavo e ser incolor ou fracamente corado, a leitura do nvel do lquido deve ser a da posio do apex do menisco:

Durante uma titulao, o Erlenmeyer deve ser constantemente agitado, em movimento circular com a mo direita, ao passo que a adio do lquido contido na bureta (titulante) feita lentamente, gota-a-gota, usando a mo esquerda:

1.4. Provetas A proveta de todos os instrumentos de medio de volumes o menos rigoroso, pelo que no deve ser utilizada para medies rigorosas de volumes. S deve usada para medir volumes aproximados de lquidos, e apenas quando no intervm em quaisquer clculos. 2. Procedimento experimental Determinao do erro associado medida do volume de um lquido com diferentes materiais de vidro. 2.1. Pesar um gobelet vazio, previamente seco em estufa de material de vidro. Utilizar a balana analtica.

2.2. Medir 25 ml de gua destilada com uma bureta e transferir para o gobelet. 2.3. Pesar o gobelet com gua destilada. 2.4. Determinar a temperatura da gua com um termmetro de mercrio. A partir da densidade da gua a esta temperatura calcular o volume efectivo. 2.5. Repetir o procedimento com o restante material de vidro (pipeta volumtrica, pipeta graduada, proveta, balo volumtrico). 2.6. Lavar o material e coloc-lo na estufa de material de vidro. 3. Registo dos Resultados Turma: ............... Grupo: ............... Data: ....../ ...../ .............. Material Bureta Pipeta Graduada Pipeta Volumtrica Balo volumtrico Proveta Pesogobelet Pesogobelet + gua Pesogua Temp. Vol.efectivo Erro

T/ C 10 11 12 13 14 15 16 17 18

/ g cm-3 0.9984 0.9983 0.9982 0.9982 0.9981 0.9979 0.9978 0.9977 0.9975

T/ C 19 20 21 22 23 24 25 26 27

/ g cm-3 0.9974 0.9972 0.9970 0.9968 0.9966 0.9964 0.9962 0.9959 0.9957

T/ C 28 29 30 31 32 33 34 35

/ g cm-3 0.9954 0.9952 0.9949 0.9946 0.9943 0.9940 0.9937 0.9934

4. Questes ps-laboratoriais 4.1. Ordenar por ordem decrescente de exactido as mediadas efectuadas. Discutir os resultados 4.2. Qual a diferena entre uma pipeta graduada e uma pipeta volumtrica? Em que situaes uma e outra devem ser utilizadas? 5

4.3. Pretende adicionar lentamente (gota-a-gota) uma quantidade exacta de uma soluo aquosa a um determinado meio. Qual o material de vidro mais indicado para realizar a operao? Justifique. 4.4. Qual a principal aplicao dos bales volumtricos? Refira alguns dos cuidados a ter nessa aplicao. 4.5. Referir alguns dos cuidados experimentais a ter na utilizao da balana analtica. 5. Bibliografia 5.1. A. J. L. O. Pombeiro, Tcnicas e Operaes Unitrias em Qumica Laboratorial, 3 edio, Fundao Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1998. 5.2. Chang, R., Qumica, 5ed., McGraw-Hill, Lisboa, 1995

Anda mungkin juga menyukai