Anda di halaman 1dari 6

Tero Meditado segundo o Evangelho do Senhor e as Cartas Apostlicas*

PRIMEIRO MISTRIO - TEMA DE MEDITAO:

JESUS CRISTO, DEUS CONOSCO


1. Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. (Jo 14,6a) 2. Sem mim nada podeis fazer. (Jo 15,5c) 3. Eu sou a verdadeira videira e meu Pai o agricultor. Todo ramo em mim que no produz fruto, ele o corta. E todo o que produz fruto, ele o poda, para que produza mais fruto ainda. (Jo 15,1-2) 4. Eu sou o bom Pastor. Conheo as minhas ovelhas e elas me seguem. (Cf. Jo 10,1.27) 5. Eu sou a ressurreio e a vida. Aquele que cr em mim, ainda que esteja morto, viver. E todo aquele que vive e cr em mim, jamais morrer. (Jo 11,25-26a) 6. Vinde a mim, vs todos que estais aflitos sob o vosso fardo, e eu vos aliviarei. (Mt 11,28) 7. Se me amais, guardareis os meus mandamentos. Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei. (Jo 14,15;15,12b) 8. Todo aquele que ouve as minhas palavras e as pe em prtica ser comparado a um homem sensato que construiu a sua casa sobre a rocha. (Mt 7,24) 9. No mundo tereis tribulaes, mas tende coragem: Eu venci o mundo! (Jo 16,33b) 10. Eis que estou convosco todos os dias, at consumao dos sculos. No se perturbe nem se intimide o vosso corao! Credes em Deus, crede tambm em mim. (Mt 28,20; Jo 14,1)

As citaes foram retiradas da Bblia de Jerusalm (salvo as n [5] e [6] do Primeiro Mistrio, cuja redao a da Ave-Maria). Quando necessrio, procedemos a pequenos ajustes redacionais (principalmente de concordncia, quando juntamos textos com diferentes tratamentos; e - em alguns casos - a fim de facilitar a compreenso dos ouvintes pois a comunicao escrita nem sempre facilmente acessvel ao ouvinte ; e finalmente, buscando o ouvinte como interlocutor da mensagem (ao invs de endere-la a terceiros).

os

SEGUNDO MISTRIO - TEMA DE MEDITAO:

AS CARTAS DE s. JOO
1. DEUS AMOR. Nisto se manifestou o amor de Deus por ns: Deus enviou seu Filho nico ao mundo, para que vivamos por ele. (...) Se Deus assim nos amou, devemos ns tambm amar-nos uns aos outros. (1Jo 4,8b-9.11) Deus Luz e nele no h treva alguma. Se dissermos que estamos em comunho com ele e andamos nas trevas, mentimos (...). Mas se caminhamos na luz (...), estamos em comunho uns com os outros, e o sangue de Jesus (...) nos purifica de todo pecado. (1Jo 1,5b-7) Sabemos que o conhecemos (...) se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: eu o conheo, mas no guarda os seus mandamentos, mentiroso (...). (1Jo 2,3-4) Ns sabemos que passamos da morte para a vida, se amamos nossos irmos. Se algum, possuindo os bens deste mundo, v o seu irmo na necessidade e lhe fecha o corao, como permanecer nele o amor de Deus? (...) No amemos com palavras (...), mas com aes e em verdade. (1Jo 3,14a.17-18) Se algum disser que ama a Deus, mas odeia o seu irmo, um mentiroso: pois quem no ama seu irmo, a quem v, a Deus, a quem no v, no poder amar. (1Jo 4,20) Se dissermos: No temos pecado, enganamo-nos a ns mesmos e a verdade no est em ns. Se confessarmos nossos pecados, ele, que fiel e justo, perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustia. (1Jo 1,8-9) No ameis o mundo nem o que h no mundo. Ns sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro est sob o poder do Maligno. Ns sabemos tambm que veio o Filho de Deus e nos deu a inteligncia para conhecermos o Verdadeiro. ( 1Jo 2,15a; 5,19-20a) chegada a ltima hora. Ouvistes dizer que o Anticristo deve vir. Eis o Anticristo: o que nega o Pai e o Filho. Todo esprito que confessa que Jesus Cristo veio na carne de Deus; e todo espirito que no confessa Jesus no de Deus. (1Jo 2,18a.22b; 4,2b-3) No acrediteis em qualquer espirito, mas examinai os espritos, para ver se so de Deus, pois muitos falsos profetas vieram ao mundo. Filhinhos, guardai-vos dos dolos...Permanecei [ no Senhor ], para que, quando ele se manifestar, tenhamos plena confiana e no sejamos confundidos (...). (1Jo 4,1; 5,21; 2,28)

2.

3. 4.

5. 6.

7.

8.

9.

10. No h temor no amor; ao contrrio, o perfeito amor lana fora o temor, porque o temor implica um castigo, e o que teme no chegou perfeio do amor. Este o amor de Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos no so pesados, pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo. (1Jo 4,18; 5,3-4)

TERCEIRO MISTRIO - TEMA DE MEDITAO:

AS CARTAS DE s. PAULO
1. 2. tu, que dormes, desperta e levanta-te de entre os mortos, que Cristo te iluminar. (Ef 5,14b) No saia dos vossos lbios nenhuma palavra inconveniente, mas, na hora oportuna, a que for boa para edificao, que comunique graa aos que a ouvirem. Toda amargura e exaltao e clera, e toda palavra pesada e injuriosa, assim como toda malcia, sejam afastadas de entre vs. Sede bondosos e compassivos uns com os outros, perdoando-vos mutuamente, como Deus em Cristo vos perdoou. (Ef 4,29.31-32) Abenoai os que vos perseguem; abenoai, no amaldioeis. Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram. Tende a mesma estima uns pelos outros, sem pretenses de grandeza, mas sentindo-vos solidrios com os mais humildes. (Rm 12,1416a) Toda a Lei est contida numa s palavra: Amars o teu prximo como a ti mesmo. A ningum pagueis o mal com o mal; seja vossa preocupao fazer o que bom para todos os homens, procurando, se possvel, viver em paz com todos, pelo que de vs depende. (Gl 5,14; Rm 12,17-18) No faais justia por vossa conta (...), mas dai lugar ira (de Deus), pois est escrito: a mim pertence a vingana, eu que retribuirei, diz o Senhor1 . Antes, se o teu inimigo tiver fome, dai-lhe de comer; se tiver sede, dai-lhe de beber. No vos deixeis vencer pelo mal, mas vencei o mal com o bem. (Rm 12,19-20a.21; Hb 10,30) Revesti-vos da armadura de Deus, para poderdes resistir s insdias do diabo. Tomai por couraa a f e a caridade, e por capacete a esperana da salvao. (Ef 6,11; 1Ts 5,8b) Sobretudo, revesti-vos da caridade, que o vnculo da perfeio. Aos ricos deste mundo, exorto-os para que no sejam orgulhosos, nem coloquem sua esperana na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que nos prov tudo com abundncia para que nos alegremos. Que eles faam o bem, se enriqueam com boas obras, sejam prdigos, capazes de partilhar. Estaro assim acumulando para si mesmos um belo tesouro para o futuro, a fim de obterem a verdadeira vida. (Cl 3,14; 1Tm 6,17-19) No extingais o Esprito, no desprezeis as profecias. Discerni tudo e ficai com o que bom. (1Ts 5,20-21) Se Deus est conosco, quem estar contra ns? Quem no poupou o prprio Filho, como no nos haver de agraciar em tudo junto com ele? Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam. (Rm 8,31b-32.28a)

3.

4.

5.

6. 7.

8. 9.

10. Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: alegrai-vos O Senhor est prximo! No vos inquieteis com nada, mas apresentai a Deus todas as vossas necessidades, pela orao e

Cf. Deut. 32,35; Sl 134,14.

pela splica, e em ao de graas. Ento a paz de Deus, que excede toda compreenso, guardar os vossos coraes e pensamentos, em Cristo Jesus. (Fl 4,4.5b.6-7)

QUARTO MISTRIO - TEMA DE MEDITAO:

AS CARTAS DE s. PEDRO
1. Deus resiste aos soberbos, mas d graas aos humildes. Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons dispenseiros da multiforme graa de Deus. (...) Cultivai com todo ardor o amor mtuo, porque o amor cobre uma multido de pecados. (1Pd 5,5b; 4,10.8) Como santo aquele que vos chamou, tornai-vos tambm vs santos em todo o vosso comportamento, porque est escrito: Sede santos, porque eu sou santo. (1Pd 1,15-16) Vs sois uma raa eleita, um sacerdcio real, uma nao santa, o povo de sua particular propriedade (...), daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa, vs que outrora no reis povo, mas agora sois Povo de Deus. (1Pd 2,9-10a) Amados, exorto-vos como a peregrinos e forasteiros neste mundo, a que vos abstenhais dos desejos carnais que promovem guerra contra a alma. Comportai-vos como homens livres, no usando a liberdade como cobertura do mal, mas como servos de Deus. (1Pd 2,11.16) Sede sbrios e vigilantes! Eis que o vosso adversrio, o diabo, vos rodeia como um leo a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na f. melhor que sofrais - se esta a vontade de Deus - por praticardes o bem, do que praticando o mal. (1Pd 5,8-9a; 3,17) Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graa - aquele que vos chamou para a sua glria eterna em Cristo - vos restaurar, vos firmar, vos fortalecer e vos tornar inabalveis. (1Pd 5,10) Lanai sobre ele toda a vossa preocupao, porque ele que cuida de vs. (1Pd 5,7) Haver entre vs falsos mestres (...), negando o Senhor que os resgatou (...). Muitos seguiro suas doutrinas dissolutas e, por causa deles, o caminho da verdade cair em descrdito. (...) Nos ltimos dias viro escarnecedores. O seu tema ser: em que ficou a promessa da sua vinda? (...) Tudo continua como desde o princpio da criao! (2Pd 2,1b.2; 3,3a.4) No foi seguindo fbulas sutis, mas por termos sido testemunhas oculares da sua majestade, que vos demos a conhecer o poder e a Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. O que ns esperamos, conforme a sua promessa, so novos cus e nova terra, onde habitar a justia. (2Pd 1,16; 3,13)

2. 3.

4.

5.

6.

7. 8.

9.

10. O Dia do Senhor chegar como um ladro. (...) Para o Senhor um dia como mil anos e mil anos como um dia. O Senhor no tarda em cumprir a sua promessa, como pensam alguns, entendendo que h demora; ele est usando de pacincia convosco, porque no quer que ningum se perca, mas que todos venham a converter-se. (2Pd 3,10a.8b-9)

QUINTO MISTRIO - TEMA DE MEDITAO:

A CARTA DE s. TIAGO
1. 2. 3. Tu crs que h um s Deus? timo! Lembra-te, porm, de que tambm os demnios crem (...). (Tg 2,19) Recebei com docilidade a Palavra que foi plantada em vossos coraes e capaz de salvar as vossas vidas. Tornai-vos praticantes da Palavra, e no simples ouvintes. (Tg 1,21b-22a) Aquele que guarda toda a Lei, mas desobedece a um s ponto, torna-se culpado de transgresso da Lei inteira, pois aquele que disse no cometers adultrio, tambm disse: no matars 2 . (Tg 2,10-11) Ningum, ao ser tentado, deve dizer: Deus que me tenta, pois Deus no pode ser tentado pelo mal e a ningum tenta. Antes, cada qual tentado pela prpria concupiscncia, que o arrasta e seduz. (Tg 1,13-14) Se algum disser que tem f, mas no tem obras, que lhe aproveitar isso? O homem justificado pelas obras, e no simplesmente pela f. Mostra-me a tua f sem obras, e eu te mostrarei a f pelas minhas obras. (Tg 2,14a.24.18b) Se algum pensa ser religioso, mas no refreia a sua lngua, engana-se a si mesmo. Aquele que no peca no falar realmente um homem perfeito, capaz de refrear todo o seu corpo. (Tg 1,26a; 3,2b) Seja cada um de vs pronto para ouvir, mas tardio para falar e tardio para encolerizar-se; pois a clera do homem no capaz de cumprir a justia de Deus. (Tg 1,19b-20) (...) No jureis, nem pelo cu, nem pela terra, nem por outra coisa qualquer. Antes, seja o vosso sim, sim, e o vosso no, no. (Tg 5,12) Confessai uns aos outros os vossos pecados e orai uns pelos outros, para que sejais curados. (...) Aquele que reconduz um pecador desencaminhado salvar sua alma da morte e cobrir uma multido de pecados. (Tg 5,16a.20)

4.

5.

6.

7. 8. 9.

10. Sede (...) pacientes (...) at a vinda do Senhor. (...) Esperai com pacincia e fortalecei os vossos coraes, porque a vinda do Senhor est prxima. (Tg 5,7a.8)

Cf. x 20,13 s.

Anda mungkin juga menyukai