Anda di halaman 1dari 11

REALIZAO

CONSRCIO INTERMUNICIPAL DE SADE DA COMUNIDADE DOS MUNICPIOS DA REGIO DE CAMPO MOURO.


REF. EDITAL N 001/2009- CONCURSO PBLICO

INSTRUES
Voc est recebendo do fiscal um Caderno de Questes com 40 (quarenta) questes numeradas sequencialmente que compem a prova objetiva. Voc receber, tambm, a Folha de Respostas personalizada para transcrever as respostas da prova objetiva. ATENO 12 proibido folhear o Caderno de Questes antes da autorizao do fiscal. Aps autorizao, verifique se o Caderno de Questes est completo, sem falhas de impresso e se a numerao est correta. Confira tambm se sua prova corresponde ao cargo para o qual voc se inscreveu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique o fato ao fiscal imediatamente. 3Confira seu nome completo, o nmero de seu documento e o nmero de sua inscrio na Folha de Respostas. Caso encontre alguma irregularidade, comunique o fato ao fiscal para as devidas providncias. 4Voc dever transcrever as respostas das questes objetivas para a Folha de Respostas, que ser o nico documento vlido para a correo das provas. O preenchimento da Folha de Respostas de inteira responsabilidade do candidato. 56Leia atentamente cada questo da prova e assinale, na Folha de Respostas, a opo que a responda corretamente. A Folha de Respostas no poder ser dobrada, amassada, rasurada ou conter qualquer marcao fora dos campos destinados s respostas. 7Na correo da Folha de Respostas, ser atribuda nota 0 (zero) s questes no assinaladas, que contiverem mais de uma alternativa assinalada, emenda ou rasura, ainda que legvel. 8Voc dispe de 4h (quatro horas) para fazer a prova, incluindo a marcao da Folha de Respostas. Faa-a com tranquilidade, mas controle seu tempo. 9Voc somente poder deixar definitivamente a sala de prova aps 60 (sessenta) minutos de seu incio. Caso queira levar o caderno de questes, s poder sair da sala aps o trmino da prova, devendo, obrigatoriamente, devolver ao fiscal a Folha de Respostas devidamente assinada. As provas estaro disponibilizadas no site da AOCP (www.aocp.com.br) a partir da divulgao do Gabarito Preliminar. 10- Os 03 (trs) ltimos candidatos da sala s podero sair juntos, aps a conferncia de todos os documentos da sala e assinatura da ata. 11- Durante a prova, no ser permitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou anotaes, calculadoras, relgios digitais, agendas eletrnicas, pagers, telefones celulares, BIP, Walkman, gravador ou qualquer outro equipamento eletrnico. A utilizao desses objetos causar eliminao imediata do candidato. 12- Os objetos de uso pessoal, incluindo telefones celulares, devero ser desligados e mantidos dessa forma at o trmino da prova e entrega da Folha de Respostas ao fiscal. 13- Qualquer tentativa de fraude, se descoberta, implicar em imediata denncia autoridade competente, que tomar as medidas cabveis, inclusive com priso em flagrante dos envolvidos.

ED 02

www.pciconcursos.com.br

FOLHA PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS DO CANDIDATO

QUESTO RESP.

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

QUESTO RESP.

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questo 01 A identificao das estruturas formais e informais, presentes em todas as organizaes facilitam a participao no fluxo comunicacional, no planejamento e no desenvolvimento de aes mais flexveis que permitem a satisfao no processo de trabalho. Com base nessas informaes, assinale a alternativa correta. (A) A estrutura formal acontece baseada na diviso de trabalho racional, especializando setores, rgos e pessoas em determinadas atividades. (B) Na estrutura formal a forma de compor o grupo costuma ser no-planejada e exposta numa estrutura com papis, hierarquia e classificao de cargos no definidos. (C) A estrutura informal tem natureza social, sendo delimitada pela organizao. (D) A estrutura informal direcionada e imposta, principalmente entre os ocupantes de cargos formais que se aproveitam dos diversos relacionamentos humanos advindos de seu status. (E) Os grupos informais so identificados no organograma e devem ser desconsiderados. Questo 02 O enfermeiro nos dias atuais vem desempenhando uma gerncia voltada para as transformaes, tendo como eixo norteador a melhoria da qualidade da assistncia de enfermagem e ainda buscar estratgias que possibilitem maior satisfao para a equipe de enfermagem no seu dia a dia de trabalho. Para isso a liderana consiste em um recurso fundamental para implementar as mudanas requeridas na forma atual de gerenciar do enfermeiro. De acordo com o enunciado, assinale a alternativa correta. (A) A liderana a influncia interpessoal exercida numa situao de presso, por intermdio do processo de imposio, para que seja atingida uma meta ou metas especficas. (B) Na enfermagem, a liderana fundamental para o trabalho dirio do enfermeiro. Liderar direcionar pessoas a mudarem, no importa quo insignificante essa mudana possa ser. (C) A formao de um vnculo social entre o lder e os liderados consiste em uma condio crucial para o ajustamento dos mesmos nas diferentes circunstncias de trabalho; entretanto, a formao deste vnculo poder ocasionar sentimentos positivos ou negativos. (D) O vnculo da liderana s ocorrer de maneira produtiva quando somente as aes do lder forem atendidas podendo atender ou no as expectativas do subordinado. (E) A incapacidade do lder de perceber as necessidades e expectativas dos liderados no impede a formao do vnculo e consequentemente gerar sensaes de inadequao e inutilidade somente nos liderados, no afetando o prprio lder. Questo 03 Em relao ao planejamento da assistncia de enfermagem assinale a alternativa correta. (A) A Resoluo do COFEN n 272/2002, art. 2 afirma que a implementao da Sistematizao da Assistncia de Enfermagem SAE - deve ocorrer preferencialmente nas instituies pblicas. (B) O nmero de fases em que se organiza o processo de enfermagem modifica-se de acordo com diversos autores, variando de quatro a seis fases. Esta divergncia de opinies consiste na questo de considerar a etapa de diagnstico como uma etapa distinta ou consider-la includa na primeira etapa, o

(C)

(D)

(E)

histrico. A aplicao do processo de enfermagem proporciona ao enfermeiro a possibilidade da prestao de cuidados individualizados, descentralizando as necessidades humanas bsicas, e, pode ser aplicado somente assistncia, no podendo nortear as tomadas de deciso em situaes vivenciadas pelo enfermeiro. O processo de enfermagem baseado em princpios e regras que so conhecidos por promover cuidado de enfermagem eficiente. Ele definido como a dinmica das aes descentralizadas e individuais, visando a qualidade do servio prestado e da sade do trabalhador. O enfermeiro ao planejar a assistncia, garante parcialmente sua responsabilidade junto ao cliente assistido, uma vez que o planejamento permite diagnosticar as necessidades do cliente, porm no garante a prescrio adequada dos cuidados, dificultando a superviso do desempenho do pessoal e a avaliao dos resultados da qualidade da assistncia.

Questo 04 Entende-se por manual de enfermagem o instrumento que rene, de forma sistematizada, normas, rotinas, procedimentos e outras informaes necessrias para a execuo das aes de enfermagem. Em relao ao enunciado assinale a alternativa correta. (A) Regulamento um ato normativo, aprovado pela administrao superior da organizao de sade, de carter flexvel e que contm diretrizes bsicas para o funcionamento do servio de enfermagem. (B) Regimento o ato normativo de carter estvel, baixado pela administrao superior, que regula e amplia o estatuto, para caracterizar a organizao nos seus aspectos fundamentais. Contm as diretrizes bsicas da organizao de sade. (C) As rotinas so um conjunto de regras ou instrues para fixar procedimentos, mtodos, organizao, que so utilizados no desenvolvimento das atividades. (D) As etapas para a elaborao de um manual de enfermagem podem ser sintetizadas em: diagnstico da situao, determinao dos assuntos, estruturao e confeco dos instrumentos, implantao e avaliao. (E) A norma o conjunto de elementos que especifica a maneira exata pela qual uma ou mais atividades devem ser realizadas. a descrio sistematizada dos passos a serem dados para a realizao das aes componentes de uma atividade, na sequncia de execuo.

www.pciconcursos.com.br

Questo 05 Em relao ao tratamento do infarto agudo do miocrdio (IAM) assinale a alternativa INCORRETA. (A) O perodo pr-hospitalar compreende dois momentos: a) do incio da dor e reconhecimento do sintoma do IAM pelo paciente at a procura por socorro; b) da procura por socorro at o deslocamento ao hospital mais prximo. (B) A CK-MB atividade, eleva-se em 4 a 6h aps o incio dos sintomas, com pico em torno de 18h, e normalizase entre 48 e 72h. Permite o diagnstico tardio do IAM, aps 12h do incio dos sintomas, quando possui sensibilidade de cerca de 93%. (C) A administrao de oxignio na fase aguda do IAM com supradesnvel do segmento ST ou a qualquer paciente com dor torcica suspeita de origem isqumica tornou-se prtica generalizada, a despeito de no haver evidncias definitivas de que esta medida limite a extenso do dano miocrdico ou reduza a morbidade e a mortalidade associadas ao IAM. (D) O uso rotineiro de ansiolticos no recomendado. Alguns dados de literatura demonstram que a administrao de diazepam no produz efeitos sobre a ansiedade, a presso arterial, a frequncia cardaca ou a dor torcica em pacientes com IAM. Assim, o emprego de morfina , normalmente, suficiente para o controle da dor e da ansiedade em portadores de IAM. (E) Os betabloqueadores so frmacos que aumentam a frequncia cardaca, a presso arterial e o inotropismo, atuando sinergicamente no aumento do consumo de oxignio no miocrdio. Ao lado dessas aes, melhoram a perfuso miocrdica (diminuem o fluxo subendocrdico e o fluxo das colaterais). Questo 06 O dimensionamento do pessoal de enfermagem um tema que atualmente, est sendo muito discutido e abordado nos fruns e na literatura de enfermagem. Esse maior interesse pelo assunto tem ocorrido porque as instituies precisam adequar seus custos com pessoal a uma nova realidade cujos recursos financeiros so mais escassos, necessitando melhorar o servio prestado ou implementar novos mtodos de assistncia. Em relao ao dimensionamento de enfermagem assinale a alternativa correta. (A) Os profissionais de enfermagem compreendem em torno de 10% do quadro de pessoal das instituies de sade, o que representa um custo reduzido quando comparado com as demais categorias. (B) O dimensionamento de pessoal de enfermagem a etapa final do processo de provimento de pessoal, que tem por finalidade a previso da quantidade de funcionrio por categoria, requerida para suprir as necessidades de assistncia de enfermagem, direta ou indiretamente prestada clientela. (C) A Resoluo COFEN n 168/1993 determina que cabe ao diretor geral da instituio garantir os recursos humanos necessrios assistncia de enfermagem e segurana do paciente. (D) No dimensionamento de pessoal de enfermagem, devem ser utilizadas metodologias e critrios que permitam uma adequao dos recursos humanos s reais necessidades de assistncia, de modo que o paciente receba um cuidado de qualidade que proporcione segurana. Para que isso ocorra, necessrio desconsiderar no mtodo de clculo de pessoal, o ndice de Segurana Tcnica. (E) O mtodo proposto para o dimensionamento do pessoal de enfermagem compreende: reconhecimento da situao, clculo de pessoal, distribuio do pessoal e avaliao.

Questo 07 Em relao ao sistema cardiovascular assinale a alternativa correta. (A) So fatores de risco na doena cardiovascular: hipertenso, aterosclerose, obesidade, tabagismo, sedentarismo, exceto a febre reumtica. (B) O teste ergomtrico ou teste de esforo (TE) consiste em um mtodo invasivo que, mediante esforo fsico programado, aumenta o trabalho do corao para provocar um eventual desequilbrio entre a oferta e o consumo de oxignio no miocrdio e detect-lo por respostas clnicas, eletrocardiogrficas ou hemodinmicas. (C) O cateterismo cardaco um procedimento diagnstico no-invasivo que consiste na introduo de cateteres (sondas especialmente concebidas para serem introduzidas no sistema cardiovascular) nos vasos sanguneos. (D) So sinais e sintomas mais comuns nas doenas cardiovasculares: alteraes respiratrias (dispnia aos esforos, ortopnia, dispnia paroxstica noturna), arritmias cardacas (taquicardia sinusal, bradicardia sinusal, fibrilao atrial, bloqueio atrioventricular, fibrilao ventricular), dor torcica, dor abdominal, edema perifrico, fadiga, alteraes na colorao da pele (cianose, palidez), sncopes, alteraes na presso arterial (hipertenso, hipotenso), estase jugular e hemoptise. (E) O cateterismo indicado para: medir a concentrao e a presso de oxignio no sangue dos trios e ventrculos, identificar a presena de shunt, determinar o dbito cardaco e o fluxo sanguneo pulmonar, avaliar a permeabilidade das artrias coronrias. E durante o procedimento no necessrio monitorizao. Questo 08 A distribuio de pessoal de enfermagem para a efetivao da assistncia de enfermagem uma atividade complexa que dispende tempo e requer, da parte de quem a faz, conhecimentos relativos as necessidades da clientela, dinmica da unidade, as caractersticas da equipe de enfermagem e s leis trabalhistas. Em relao a elaborao da escala de distribuio de pessoal de enfermagem, assinale a alternativa correta. (A) A escala diria tambm denominada de escala de pessoal e de escala de folgas e refere-se a distribuio dos elementos da equipe de enfermagem de uma unidade, durante todos os dias do ms, segundo os turnos de trabalho. (B) Na escala mensal onde so registradas as folgas, frias e licenas dos elementos da equipe. (C) Frequentemente, compete a enfermeira, chefe da unidade, a elaborao da escala mensal, porm essa atividade no poder ser delegada a outro elemento da equipe de enfermagem. (D) O funcionrio pode trabalhar at 12 horas dirias e 52 horas semanais. A jornada de trabalho pode chegar, no mximo, a 14 horas dirias. Essas horas a mais podem ser a ttulo de horas extras ou de compensao de horrio semanal. (E) A escala de frias tambm denominada de escala de atividades e de escala de servio.

www.pciconcursos.com.br

Questo 09 A Sistematizao da Assistncia de Enfermagem Perioperatria (SAEP) um tema relevante na enfermagem. A implantao de um mtodo para sistematizar a assistncia de enfermagem deve ter como premissa um processo individualizado, holstico, planejado, contnuo, documentado e avaliado. Em relao SAEP, assinale a alternativa INCORRETA. (A) Segundo a Resoluo do Conselho Federal de Enfermagem, apenas instituio pblica dever utilizar a Sistematizao da Assistncia de Enfermagem, sistema composto por uma srie de passos integrados que guiam as aes da enfermagem. (B) A enfermagem perioperatria praticada nos perodos pr-operatrio imediato, trans-operatrio e psoperatrio imediato da experincia cirrgica do cliente. Engloba coleta de dados, anlise e priorizao da ao a ser implementada no trans-operatrio e no psoperatrio imediato e avaliao do alcance dos cuidados prestados ao cliente. (C) A visita pr-operatria de enfermagem ao cliente cirrgico o incio da sistematizao da assistncia de enfermagem perioperatria. Esse procedimento indispensvel para o preparo fsico e emocional do cliente. (D) A identificao dos diagnsticos de enfermagem na visita pr-operatria fundamental para o enfermeiro elaborar e implementar o plano de cuidados de enfermagem para o perodo trans-operatrio, pois vrios so os aspectos que iro influenciar a resposta do paciente ao procedimento anestsico-cirrgico. (E) A Sistematizao da Assistncia de Enfermagem Perioperatria deve ser realizada para todo cliente que for submetido a um procedimento anestsico-cirrgico e ser avaliado pelo enfermeiro de centro cirrgico com a aplicao da sistematizao, que dever ser desenvolvida dentro das regras da Sistematizao da Assistncia de Enfermagem, porm com um enfoque especfico ao paciente cirrgico. Questo 10 A mensurao da qualidade da assistncia de enfermagem realizada atravs da auditoria pode auxiliar o encaminhamento para uma enfermagem cientfica, a qual necessita de aes comprovadas que levem construo de um saber especfico. Em relao auditoria em enfermagem, assinale a alternativa correta. (A) A auditoria retrospectiva a auditoria feita enquanto o paciente est hospitalizado ou em atendimento ambulatorial. (B) A auditoria operacional ou concorrente a auditoria feita aps a alta do paciente, em que se utiliza o pronturio para avaliao, portanto, os dados obtidos no revertero em benefcio deste paciente diretamente, mas sim para a assistncia de maneira global. (C) Uma das finalidades da auditoria identificar reas de deficincia em relao assistncia de enfermagem prestada, percebendo-se, por exemplo, defasagem no atendimento da rea psicoespiritual. (D) A auditoria externa realizada por elementos da prpria instituio e tem como vantagem maior profundidade no trabalho, tanto pelo conhecimento da estrutura administrativa, como das inovaes e expectativas dos servios. (E) A auditoria interna realizada por elementos nopertencente a instituio, contratado especificamente para a auditoria e tem a vantagem de gozar de independncia administrativa e afetiva. Questo 11 As clulas benignas e malignas apresentam diferentes caractersticas de crescimento celular. O

(A)

(B)

(C) (D)

(E)

grau de diferenciao determina o potencial de malignidade da clula. Em relao aos padres proliferativos celulares assinale a alternativa correta. A hiperplasia compreende uma diminuio do nmero de clulas de um tecido, pode ser normal ou uma resposta celular anormal. Metaplasia a converso de um tipo de clula de um determinado tecido a outro tipo. Resulta de um estmulo externo que afeta as clulas semelhantes e pode ser reversvel ou progredir para displasia. Displasia refere-se a alterao celular maligna onde existe apenas alterao no tamanho celular. A neoplasia refere-se a um crescimento anormal sempre se disseminando e fazendo metstase para tecidos distantes. O neoplasma benigno geralmente tem alto risco de infiltrar tecidos vizinhos.

Questo 12 So fatores de risco especficos relacionados ao Cncer de Mama, EXCETO. (A) Histria familiar de Cncer de Mama (me e/ou irmos). (B) Menarca precoce. (C) Idade. (D) Nuliparidade. (E) Ocupao. Questo 13 Em relao as Normas Operacionais Bsicas (NOB) e Norma Operacional de Assistncia Sade (NOAS), assinale a alternativa correta. (A) As NOB tm como objetivo principal regulamentar o Sistema nico de Sade. (B) A NOB 96 um marco na questo da centralizao das aes e servios de sade, no qual o nvel estadual consegue maior autonomia para prestao de servios bsicos de sade. (C) A operacionalizao da NOB-96 se d preferencialmente no nvel federal, pois a anlise da situao de sade s pode ser realizada de forma equitativa mediante a tomada de deciso do governo federal. (D) A implantao das Normas Operacionais Bsicas do SUS - NOB-SUS 91, em especial das NOB-SUS 93 e 96, alm de promover uma integrao de aes entre as trs esferas de governo, desencadeou um processo de descentralizao intenso, transferindo para os estados e, principalmente, para os municpios, um conjunto de responsabilidades e recursos para a operacionalizao do Sistema nico de Sade (E) A NOAS-SUS atualiza a regulamentao da assistncia, considerando os avanos j obtidos e enfocando os desafios a serem superados no processo permanente de consolidao e aprimoramento do Sistema nico de Sade, e cria em 2001 o Piso da Ateno Bsica (PAB).

www.pciconcursos.com.br

Questo 14 De acordo com a Lei orgnica de sade 8080/90, assinale a alternativa correta. (A) Esta lei dispe sobre a participao da comunidade na gesto do Sistema nico de Sade (SUS) e sobre as transferncias intergovernamentais de recursos financeiros na rea da sade. (B) A lei 8080/90 cria o Piso da Ateno Bsica (PAB), que consiste em recursos financeiros destinados a investimentos de procedimentos e aes de assistncia bsica, tipicamente municipal. Onde distribudo per capta um valor de 10 a 18 reais por habitante do municpio. (C) De acordo com a Lei 8080/90 a iniciativa privada poder participar do Sistema nico de Sade (SUS), em carter complementar. (D) A lei 8080/90 altera os artigos. 34, 35, 156, 160, 167 e 198 da Constituio Federal e acrescenta artigo ao ato das Disposies Constitucionais Transitrias, para assegurar os recursos mnimos para o financiamento das aes e servios pblicos de sade. (E) A Emenda constitucional nmero 29 foi proposta pela constituio federal de 1988, regulamentada pela lei 8080/90, porm s entrou efetivamente em vigor no ano de 2006. Questo 15 A enfermagem uma profisso comprometida com a sade e a qualidade de vida da pessoa, famlia e coletividade. O profissional de enfermagem deve atuar na promoo, preveno, recuperao e reabilitao da sade, com autonomia e em consonncia com os preceitos ticos e legais. Em relao ao cdigo de tica dos profissionais INCORRETO afirmar que (A) direito do profissional de enfermagem exercer a enfermagem com liberdade, autonomia e ser tratado segundo os pressupostos e princpios legais, ticos e dos direitos humanos. (B) direito do profissional recusar-se a executar atividades que no sejam de sua competncia tcnica, cientfica, tica e legal ou que no ofeream segurana ao profissional, pessoa, famlia e coletividade. (C) proibido ao profissional executar ou participar da assistncia sade sem o consentimento da pessoa ou de seu representante legal, exceto em iminente risco de morte. (D) proibido ao profissional provocar aborto, ou cooperar em prtica destinada a interromper a gestao. Nos casos previstos em lei, o profissional dever decidir, de acordo com a sua conscincia, sobre a sua participao ou no no ato abortivo. (E) dever do profissional recorrer ao Conselho Regional de Enfermagem, quando impedido de cumprir o presente Cdigo, a legislao do exerccio profissional e as resolues e decises emanadas do Sistema COFEN/COREN. Questo 16 Em relao a Trombose Venosa Profunda (TVP) assinale a alternativa correta. I. Para promover o retorno no membro afetado deve-se instruir o paciente a maximizar os efeitos do bombeamento do msculo da panturrilha para aumentar o retorno venoso, caminhando com o movimento do calcanhar at as pontas dos dedos e fazendo exerccios similares se confinado ao leito. Realizar orientao do paciente quanto a evitar fontes de presso sobre os joelhos (por exemplo, cruzar as pernas, sentar em cadeira muito alta, vestir cintas e meias trsquartos).

III.

Deve-se administrar aspirina em pacientes que estejam recebendo heparina ou derivado de cumarina. Com a prescrio de enfermagem adequada em relao ao paciente portador de TVP esperado que o paciente evolua com um aumento da mobilidade fsica, demonstrando um conhecimento adequado para promover a circulao.

IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III esto corretas. Apenas I e II esto corretas. Apenas I e III esto corretas. Apenas I, II e IV esto corretas. Apenas a II est correta.

Questo 17 Um paciente diagnosticado com Aids teve diarria crnica nos ltimos 4 meses e teve perda considervel de peso neste perodo (5 kg). Concomitante a perda de peso, os achados revelam turgor da pele diminudo, mucosas secas e apatia. Qual dos seguintes diagnsticos de enfermagem enfatiza ateno sobre o problema imediato do paciente? (A) Dficit do volume de lquido relacionado diarria e perda normal de lquidos. (B) Nutrio alterada: ingesto menor do que as necessidades corporais. (C) Cognio alterada pelos efeitos da doena no SNC. (D) Diarria relacionada ao processo de doena e infeco aguda. (E) Dieta hipoprotica e hipercalrica. Questo 18 No histrico de um paciente com angina, pode ser considerado fator precipitante da dor. (A) Exposio ao frio e tabagismo. (B) Exposio ao calor. (C) Aps ingesta de refeies leves e fracionadas. (D) Curvar-se para frente. (E) Repouso no leito.

II.

www.pciconcursos.com.br

Questo 19 O Influenza um vrus que, em funo do seu material gentico, classificado em tipos A, B e C. Enquanto os tipos B e C so exclusivamente humanos, variedades do tipo A tambm causam infeco em aves, porcos, cavalos, baleias, entre outros. Em relao ao H1N1 assinale a alternativa INCORRETA. (A) Em 16 de julho de 2009, aps a concluso da investigao epidemiolgica de um caso suspeito em So Paulo cujo vnculo ou contato prximo no foi estabelecido, o pas declarou transmisso sustentada que resultou na antecipao de mudanas nas condutas de identificao, investigao e manejo de casos de sndrome gripal, uma vez que qualquer pessoa que apresentasse sintomas de gripe passaria a ser considerada caso suspeito tambm de infeco por influenza A(H1N1). (B) De acordo com a Organizao Mundial de Sade (OMS), na presente fase que se encontra esta pandemia, no estaria mais indicada a identificao individual de cada caso de influenza pelo novo H1N1, mas o monitoramento de informaes sobre os grupos de risco para desenvolver doena grave, assim como da circulao do vrus no pas, por meio de indicadores qualitativos. (C) Alguns cuidados bsicos podem ser tomados para preveno da Influenza A H1N1 como: lavar bem as mos frequentemente com gua e sabo, evitar tocar os olhos, boca e nariz aps contato com superfcies, no compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com leno descartvel ao tossir ou espirrar. (D) Este subtipo do vrus da influenza transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secrees respiratrias de pessoas infectadas. (E) Os casos devem ser notificados aps confirmao com exame laboratorial (conforme Portaria SVS/MS No.05/2006) Secretaria de Sade Municipal e/ou Estadual. Questo 20 Um paciente diagnosticado com insuficincia respiratria, resultante de uma doena pulmonar restritiva crnica, deve ser estimulado a prevenir ou controlar infeces respiratrias por (A) fazer uso de antimicrobianos profilticos (penicilina) ao logo de no mnimo 10 anos. (B) tomar anualmente vacina contra gripe. (C) fumar cigarros com baixo nvel de nicotina. (D) realizar exames de sangue a cada 02 meses para monitorizar PO2. (E) fazer uso de corticide oral por longos perodos como medida profiltica. PORTUGUS UNE chapa-branca Gustavo Ribeiro A Unio Nacional dos Estudantes (UNE) transformou-se em uma repartio financiada pelo governo para apoiar suas causas. Triste. Poucas coisas so mais patticas e melanclicas do que um jovem sem esprito crtico. Felizmente so rarssimas as circunstncias histricas que levam a juventude a sufocar sua qualidade humana mais preciosa, a rebeldia com ou sem causa, para idolatrar o poder central. Quando isso ocorre sintoma de alguma molstia social. Arriscando aqui a violar a Lei de Godwin (a bem humorada sacada do advogado americano Mike Godwin, segundo quem todo argumentador perde fora quando compara um evento

atual com os da Alemanha nazista) a UNE de hoje lembra o fervor patritico da Juventude Hitlerista. Lembra tambm os squadristi, a tropa de choque infanto-juvenil do regime fascista italiano de Benito Mussolini. A UNE, a Juventude Hitlerista e os squadristi tm em comum a fora na ausncia da razo e o desejo de servir cegamente a um lder. Reunidos em Braslia em congresso na semana passada para eleger o novo presidente da entidade, os estudantes foram s ruas. Por mais verbas para as universidades pblicas? No. Combater a corrupo? No. Pela preservao da floresta amaznica? Nada disso. A UNE protestou contra a criao da CPI da Petrobras, uma das patrocinadoras do evento. A antes combativa entidade estudantil inovou em sua servido ao poder em troca de dinheiro. Para abrir o congresso a entidade convidou o presidente Lula, saudado por cerca de 3 000 squadristi brasileiros. Talvez Braslia s tenha assistido tamanho servilismo por parte de estudantes universitrios brasileiros quando, no regime militar, foi organizada a Arena Jovem, brao do partido de sustentao ao governo. A atual gerao est jogando na lama a rica histria da UNE de enfrentamento ao poder. No apenas de contestao, mas de produo cultural alternativa de qualidade nos anos 60 quando foi presidida por Jos Serra, hoje governador de So Paulo. Diz o cientista poltico Ricardo Caldas: "O governo atual tem usado essas entidades para colocar em prtica o que no consegue por si s." Cerca de 6 000 estudantes que foram ao congresso ficaram alojados em nove escolas pblicas de Braslia - e estes, sim, deixaram sua marca de rebeldia, pena que apenas depredando salas, destruindo mesas e abandonando garrafas de bebidas alcolicas vazias e preservativos usados nas salas e corredores.
Revista Veja, edio 2123 ano 42 n. 30, de 29 de julho de 2009. p. 76.

Questo 21 Assinale a alternativa em que NO se evidencia uma opinio do autor do texto. (A) Para abrir o congresso a entidade convidou o presidente Lula, saudado por cerca de 3 000 squadristi brasileiros. (B) Felizmente so rarssimas as circunstncias histricas que levam a juventude a sufocar sua qualidade humana... (C) Poucas coisas so mais patticas e melanclicas do que um jovem sem esprito crtico. (D) "O governo atual tem usado essas entidades para colocar em prtica o que no consegue por si s." (E) A atual gerao est jogando na lama a rica histria da UNE de enfrentamento ao poder. Questo 22 Todas as alternativas abaixo apresentam um elemento que retoma outro elemento no texto, EXCETO (A) ...combativa entidade estudantil inovou.... (retoma UNE) (B) ...uma das patrocinadoras do evento. (retoma congresso) (C) ...saudado por cerca de 3 000 squadristi brasileiros. (retoma os squadristi italianos) (D) Para abrir o congresso a entidade convidou o presidente Lula.... (retoma UNE) (E) ...6 000 estudantes que foram ao congresso [...] - e estes, sim, deixaram.... (retoma 6 000 estudantes)

www.pciconcursos.com.br

Questo 23 Assinale a alternativa INCORRETA quanto funo sinttica das expresses destacadas. (A) O governo atual tem usado essas entidades para colocar em prtica o que no consegue... (sujeito simples) (B) A UNE, a Juventude Hitlerista e os squadristi tm em comum a fora na ausncia... (sujeito composto) (C) ...garrafas de bebidas alcolicas vazias e preservativos usados nas salas e corredores. (adjunto adverbial) (D) ...depredando salas, destruindo mesas e abandonando garrafas de bebidas alcolicas vazias... (objeto direto) (E) Pela preservao da floresta amaznica? (objeto indireto) Questo 24 Talvez Braslia s tenha assistido tamanho servilismo por parte de estudantes universitrios brasileiros quando... A expresso destacada constitui um exemplo de metfora. personificao. catacrese. metonmia. sinestesia. no fragmento acima

As questes de 28 a 30 referem-se tirinha abaixo.

(A) (B) (C) (D) (E)

Questo 25 Assinale a alternativa cuja expresso um exemplo de catacrese. (A) ...foi organizada a Arena Jovem, brao do partido... (B) Por mais verbas para as universidades pblicas? (C) ...ficaram alojados em nove escolas pblicas de Braslia... (D) A UNE protestou contra a criao da CPI da Petrobras... (E) Quando isso ocorre sintoma de alguma molstia social. Questo 26 Em No apenas de contestao, mas de produo cultural alternativa de qualidade nos anos 60..., temos, para as conjunes destacadas, o valor semntico de (A) concluso. (B) oposio. (C) adio. (D) explicao. (E) adversidade. Questo 27 Assinale a dgrafo. (A) Qualidade (B) Cientista (C) Idolatrar (D) Regime (E) Governo

http://clubedamafalda.blogspot.com/2007_01_01_archive.html

Questo 28 Assinale a alternativa que apresenta uma justificativa do humor da tirinha. (A) Miguelito tem medo do mar, e Mafalda no. (B) Miguelito gosta de sopa, ao contrrio de Mafalda. (C) Mafalda zomba de Miguelito, porque nada melhor que ele. (D) Mafalda tem pena de Miguelito, pois ele tem enjoo de sopa. (E) O verbo tomar apresenta dois sentidos, o de ter e o de beber. Questo 29 No segundo quadrinho, desempenha funo de (A) predicativo do sujeito. (B) objeto direto. (C) objeto indireto. (D) sujeito. (E) complemento nominal.

elemento

sopa

alternativa

cuja

palavra

apresenta

Questo 30 Em Desde o dia em que imaginou que o mar era sopa,..., a orao destacada classificada como (A) orao subordinada substantiva objetiva indireta. (B) orao subordinada substantiva objetiva direta. (C) orao subordinada substantiva completiva nominal. (D) orao subordinada substantiva predicativa. (E) orao subordinada substantiva subjetiva.

www.pciconcursos.com.br

INFORMTICA Questo 31 Sobre mdias de DVDs, assinale a alternativa correta? (A) Em DVD/R os dados podem ser gravados e apagados. (B) Em DVD/RW os dados podem ser gravado apenas uma vez. (C) Nenhum tipo de DVD permite que uma vez gravados estes dados sejam apagados. (D) Todos os tipos DVDs tem comportamento idntico ao dos disquetes, onde os dados podem ser apagados e gravados enquanto a mdia no se danificar. (E) Somente DVDs do tipo RW permitem que os dados sejam apagados e gravados enquanto a mdia no se danificar. Questo 32 Utilizando Word Office 2003 instalao padro portugus Brasil. Ao pressionar o conjunto de teclas SHIFT+F10 qual funo do editor de texto que ser ativada. O smbolo + serve apenas para ttulo de interpretao. (A) Exibe o menu de atalho do item selecionado. (B) Fecha o processador de texto. (C) Cria novo documento. (D) Salva o documento. (E) Salva o documento com a opo salvar como. Questo 33 Utilizando Excel Office 2003 instalao padro portugus Brasil. Tendo os seguinte valores na planilha, clula A1 valor 10, clula B1 valor 5, clula C1 valor 8, clula D1 valor 9. Ao submeter a funo =SE(A1+B1+C1+D1>50;VERDADEIRO;FALSO) a clula E1, qual ser o valor da mesma? (A) FALSO (B) VERDADEIRO (C) ######### (D) ?????????? (E) ERROR Questo 34 Utilizando Excel Office 2003 instalao padro portugus Brasil. Ao inserir um grfico a planilha eletrnica oferece vrios modelos possveis. Identifique dentre as alternativas abaixo qual apresenta um modelo inexistente no Excel Office 2003 instalao padro portugus Brasil. (A) Disperso(XY). (B) Superfcie. (C) Cone. (D) Bolhas. (E) Losango. Questo 35 Utilizando Word Office 2003 instalao padro portugus Brasil. Ao pressionar o conjunto de teclas ctrl + u, qual funo do editor de texto ser acionada. O smbolo + serve apenas para ttulo de interpretao. (A) Localizar texto dentro de um documento. (B) Localizar texto e substituir dentro de um documento. (C) Realar texto selecionado dentro de um documento. (D) Negritar texto selecionado dentro de um documento. (E) Fechar o documento.

CONHECIMENTOS GERAIS Questo 36 Desde a dcada de 1980 mudanas radicais aconteceram, mundialmente, nos mbitos econmico-financeiro, tecnolgico e das telecomunicaes. A influncia dos meios de comunicao, operando de forma rpida, abrangente, sem fronteiras, modificou as culturas locais trazendo elementos de outros pases, principalmente dos Estados Unidos da Amrica. Assinale a alternativa correta para a denominao usada para definir esse processo. (A) Nacionalizao. (B) Estatizao. (C) Socializao. (D) Globalizao. (E) Liberalizao. Questo 37 Aps a Segunda Guerra Mundial e at a dcada de 1980 o mundo viveu sob a ameaa de uma terceira guerra mundial que seria, talvez, uma guerra atmica. Duas superpotncias disputavam a hegemonia sobre todo o globo terrestre: Estados Unidos da Amrica (EUA) e Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (URSS). Assinale a alternativa correta para os nomes que se convencionou denominar tal perodo. (A) Guerra Silenciosa e armamento nuclear. (B) Guerra dos Nervos e sinalizao. (C) Guerra Fria e Bipolarizao. (D) Revoluo Federalista e utopia. (E) Revoluo das Telecomunicaes e telefonia fixa. Questo 38 O governo do presidente Luiz Incio Lula da Silva tem se empenhado em produzir e comercializar um combustvel ecologicamente correto, biodegradvel, ou seja, que no agride o meio ambiente e a camada de oznio. Cumprindo seu carter social, a produo desse combustvel pretende, tambm, gerar trabalho e agregar valores produo de pequenos agricultores de determinadas matrias-primas como mamona, cana-de-acar, canola, soja, babau, cnhamo, de acordo com a regio. Assinale a alternativa correta para o nome de tal combustvel. (A) lcool etlico refinado. (B) Gasolina aditivada amarela. (C) leo de vegetais insaturados. (D) Bioenergtico. (E) Biodiesel. Questo 39 O mercado financeiro onde as pessoas negociam o dinheiro. Divide-se em mercado de credito (cuida dos emprstimos bancrios), mercado de cmbio (cuida da relao justa entre as moedas dos pases) e mercado aberto (se refere s empresas que tm Capital Aberto: Sociedades Annimas). As negociaes do mercado aberto so feitas na bolsa de valores e seguem a lei da oferta e da procura. Existe hoje uma bolsa de valores eletrnica, voltada especialmente para as empresas de alta tecnologia em eletrnica, informtica, telecomunicaes, biotecnologia, etc. Assinale a alternativa correta para o nome desta bolsa de valores eletrnica. (A) Bovespa. (B) Nasdaq. (C) Bolsa de Nova York. (D) Bolsa de Londres. (E) American Exchange.

www.pciconcursos.com.br

Questo 40 A Usina Hidreltrica de Itaipu a maior do mundo em produo de energia. Ela um empreendimento binacional, instalada no rio que separa dois pases envolvidos. Assinale a alternativa correta que identifica o nome do rio e dos dois pases. (A) Rio Paran; pases Brasil e Paraguai. (B) Rio Paran; pases Brasil e Uruguai. (C) Rio Paran; pases Brasil e Argentina. (D) Rio Madeira; pases Brasil e Bolvia. (E) Rio Paran; pases Brasil e Bolvia.

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai