Anda di halaman 1dari 7

TEORIA MUSICAL

Conceito de msica Msica a arte de combinar os sons.

Partes da msica Melodia: conjunto de sons dispostos em ordem sucessiva. Harmonia: conjunto de sons dispostos em ordem simultnea. Ritmo: valores envolvidos na msica.

Caractersticas principais do som Altura: diferenciao entre sons graves, mdios e agudos. Durao: extenso de um som. Intensidade: volume do som. Timbre: caracterstica especial do agente produtor do som, ou seja, caracterstica do corpo que produz o som. O timbre a cor do som de cada instrumento ou voz.1 Pentagrama Notas musicais Clave de sol

Observe a figura abaixo:

Trata-se de um pentagrama, ou pauta musical. nesse espao que colocamos os smbolos musicais. Voc deve ter percebido que o pentagrama
1

MED, Bohumil. Teoria da msica. 4. ed. rev. e ampl. Braslia: Musimed, 1996, p. 12.

formado por 5 linhas e 4 espaos. Contamos essas linhas e espaos de baixo para cima. Observe:

As sete notas musicais so: d, r, mi, f, sol, l, si. Os nomes das notas se repetem de sete em sete da seguinte maneira:

As notas so representadas graficamente com sinais na forma oval, os quais, de acordo com a posio no pentagrama, indicam os sons mais graves ou os mais agudos.

A clave um sinal colocado no incio da pauta, dando seu nome nota escrita em sua linha. Nos espaos e nas linhas subsequentes, ascendentes ou descendentes, as notas so nomeadas sucessivamente de acordo com a ordem: d r mi f sol l si d.2 Para esse mtodo de teclado, vamos aprender a clave de sol. Veja a clave de sol:

Ibid., p. 16.

Ela comea na segunda linha, o que indica que, na segunda linha, temos uma nota sol. A sequncia das notas : d, r, mi, f, sol, l si. Se a clave est me dizendo que a nota da segunda linha sol, a primeira nota acima dela, no prximo espao, ser l. Uma anterior, no espao inferior, ser f. Ento, por uma questo de lgica, ns podemos entender que, mais uma pra cima, ser o si. A outra pra cima ser o d e, assim, sucessivamente. Assim, temos, nos espaos: 1 - f; 2 - l; 3 - d; 4 mi. E nas linhas: 1 mi; 2 sol (que a da clave); 3 si; 4 r; 5 f. Isso para ser entendido e decorado.

E se eu quisesse grafar uma nota f mais aguda que o f da 5 linha? E se eu quisesse grafar uma nota mi mais grave que o mi da 1 linha? Nesse caso, usamos as linhas suplementares. As linhas suplementares so curtos segmentos de linha horizontal que atuam como uma extenso da pauta.3 As linhas e os espaos suplementares so contados a partir da pauta.

Ibid., p. 14.

Acordes

Acordes so trs ou mais notas tocadas ao mesmo tempo. A cifra um sistema de notao musical usado para indicar, atravs de smbolos grficos ou letras, os acordes a serem executados por um instrumento musical. A base para a nomenclatura dos acordes parte do nome das sete notas musicais:

Nota L Si D R Mi F Sol

Cifra A B C D E F G

Valores (pequena introduo)

Valor o sinal que indica a durao do som e do silncio. Os valores positivos ou figuras indicam a durao dos sons. Os valores negativos ou pausas indicam a durao dos silncios. A durao das figuras e das pausas correspondese. Abaixo, voc encontra uma tabela com os nomes das figuras e as pausas correspondentes.

Contatos iniciais com o teclado Para comear, vamos achar o d central. Na regio central de um piano, onde existe a fechadura da tampa, temos, atrs das duas teclas pretas, a nota d. Nos teclados de quatro ou cinco oitavas4, o 3 d o d central. O d central representado utilizando a primeira linha suplementar inferior:

A associao bsica de tudo a seguinte: eu tenho um grupo de duas teclas pretas e de trs teclas pretas. Atrs de cada grupo de duas teclas pretas eu tenho uma nota d. As demais notas brancas seguem a sequncia d, r, mi, f, sol, l si. Notas brancas so notas naturais. Notas pretas so notas alteradas. Basicamente o que acontece o seguinte: eu tenho uma nota d. Se eu precisar alter-la, meio tom acima, eu terei d#. Eu posso, dependendo da tonalidade, ter a diferena para baixo. Por exemplo, a partir da nota r. Nota natural r. Nota alterada rb. Ento uma transio de meio em meio tom entre as notas. Esse foi o primeiro contato com a clave de sol e como ela determina o nome das notas no pentagrama. Isso vai ser muito importante, porque a maioria dessa informao faz parte da aprendizagem do teclado, da regio central pra cima, no caso desse mtodo que vamos usar. Tambm possvel utilizar a clave de sol para a mo direita e a clave de f para a esquerda, mas vamos ficar, por hora, apenas com a clave de sol.

Vamos entender a oitava, por enquanto, como a distncia de um d at o seguinte.

Semitom Tom Alteraes


SEMITOM ou MEIO TOM o menor intervalo adotado entre duas notas na msica ocidental (no sistema temperado). [...] O menor intervalo entre dois sons , na verdade, a diferena de uma vibrao (por exemplo entre uma nota com setenta e outra com setenta e uma vibraes por segundo). O sistema musical ocidental utiliza somente uma seleo semitonal dos sons existentes. Algumas culturas orientais (japonesa, chinesa, rabe, hebraica, indiana, etc.) utilizam em seu sistema musical fraes menores que um semitom (um quarto de tom, um oitavo de tom, etc.). O SISTEMA NATURAL, fundamentado em clculos acsticos, define com preciso o nmero de vibraes para cada nota e as relaes entre elas [...]. Coma (do grego koma) a nona parte de um tom. [...] O SISTEMA TEMPERADO iguala os semitons em partes perfeitamente iguais, ficando cada um com quatro comas e meia. [...] O Sistema Temperado representa o abandono da perfeio da afinao absoluta no sistema natural em favor do uso do sistema cromtico; uma renncia aos clculos fsicos, acstica pura, para facilitar as projees harmnicas. A Escala Temperada consiste na diviso da oitava em doze semitons iguais. [...] Instrumentos temperados so instrumentos de som fixo (piano, rgo, teclado, etc.) que produzem as notas da escala temperada. Instrumentos no temperados so instrumentos que no tm som fixo (violino, trombone, canto, etc.) e por isso podem produzir as notas da escala natural. O sistema natural mais afinado, mas , por outro lado, bastante complexo. O sistema temperado, por sua vez, menos afinado, porm mais prtico. Os instrumentos no temperados devem combinar os dois sistemas, tocando naturalmente quando a harmonia permite, e temperadamente quando acompanhados por um instrumento temperado. TOM a soma de dois semitons. [...] Entre as notas mi-f e si-d h um semitom. Entre as notas d-r, rmi, f-sol, sol-l e l-si, h um tom.5

Como reconhecer semitons e tons no teclado? muito fcil! Duas teclas imediatamente vizinhas formam semitom. J duas teclas separas por uma outra tecla formam tom. Por exemplo, entre d e r, h uma tecla preta. Logo d-r um tom. Entre r e mi tambm h uma tecla preta. Assim, r-mi um tom. Entre mi e f no h tecla alguma. Dessa forma, mi-f um semitom. E entre d e a tecla preta que vem depois de d? Tambm temos um semitom, pois no h nenhuma tecla separando-as. E assim sucessivamente. Nessa parte de tom e semitom, preciso estudar alguns sinais e seus significados para, enfim, sabermos os nomes das teclas pretas do teclado. Vamos
5

Ibid., p. 30-31.

estudar, agora, o que chamamos de sinais de alterao ou acidentes. So sinais que, colocados diante da nota, modificam sua entoao. Nota natural a nota sem acidente. Nota alterada a nota com acidente. S para relembrar, como j falamos na pgina 5, as notas brancas do teclado so notas naturais e as notas pretas so notas alteradas.

Alteraes ascendentes

So acidentes que tornam o som mais agudo. Sustenido: eleva a altura da nota natural um semitom (ou meio tom). representado pelo smbolo #. Dobrado sustenido: tambm chamado de sustenido duplo, eleva a altura da nota natural dois semitons (ou um tom). representado pelo smbolo .

Alteraes descendentes

So acidentes que tornam o som mais grave. Bemol: abaixa a altura da nota natural um semitom (ou meio tom). representado pelo smbolo . Dobrado bemol: abaixa a altura da nota natural dois semitons (ou um tom). representado pelo smbolo .

Alterao varivel Bequadro: anula o efeito dos demais acidentes, tornando a nota natural. Dependendo do acidente anterior, o bequadro pode elevar ou abaixar a altura da nota. representado pelo smbolo .

Anda mungkin juga menyukai