Anda di halaman 1dari 10

Evoluao tecnologica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Converg%C3%AAncia_da_tecnologia

A evoluo tecnolgica um processo evolutivo e no um processo revolucionrio, sendo determinada por uma conjugao de factores econmicos, sociais e culturais. A actual Sociedade da Informao um estdio de desenvolvimento social caracterizado pela capacidade de obter e partilhar qualquer informao, instantaneamente, de qualquer lugar, em qualquer momento e da maneira mais eficaz. No modelo actual da Sociedade da Informao podemos identificar: os utilizadores, que so pessoas ou empresas que necessitam e/ou tm acesso a contedos; a tecnologia, que so os meios tcnicos (terminais, redes, servidores, softwares) que permitem que os utilizadores tenham acesso ao contedo; o contedo pode incluir dados, informaes, aplicaes, servios ou produtos aos quais os utilizadores podem ter acesso local ou remoto. Segundo Damsio (2007:45), a tecnologia pode ser entendida como sendo a soma de um dispositivo, das suas aplicaes, contextos sociais de uso e arranjos sociais e organizacionais que se constituem em seu torno. Outros autores, no se limitam ao conceito da tecnologia como extenso da actividade humana e integram o que Licklider (2001) definiu como sendo uma simbiose entre o homem e a mquina, em que a segunda funciona como elemento cooperante e activo durante os procedimentos de raciocnio dos sujeitos. No Being Digital, Nicholas Negroponte (1995) prediz que no futuro a informao ser completamente digitalizada. O autor analisa as vantagens e os inconvenientes das diferentes tecnologias e tenta prever a evoluo futura das tecnologias. Negroponte acredita que a evoluo ser para que tudo seja digital (jornais, entretenimento, sexo). O autor incute em Being Digital uma perspectiva optimista para o interface Web entre o homem e a sociedade informatizada, acreditando que a digitalizao progressiva da informao, a todos os nveis, um aspecto altamente positivo e portador de benefcios para integrar a comunidade populacional numa comunidade de todos para todos, deste modo combatendo a infoexcluso numa sociedade onde as diferenas so cada vez mais esbatidas.

Mo Binica
A inveno de uma mo binica trouxe grandes avanos na tecnologia, facilitando a vida de muitas pessoas que beneficiam desta inovao.

A nova mo binica possui 16 graus de liberdade, acionados por apenas seis motores minsculos. Cada um dos dedos articulado e tem um motor dedicado ao flexionamento de suas juntas, o que permite o movimento autnomo de cada um deles. O polegar, por sua vez, reproduz com exactido a posio oposta do polegar humano, permitindo que a mo binica tenha as mesmas possibilidades de pegar e segurar que a mo humana. Cada motor controla todas as juntas de um dedo, por meio de um cabo de ao - um desenho inspirado nos tendes humanos. Isto permite que a mo robtica tenha mais graus de liberdade (juntas) do que graus de movimento (motores).

EXPL O R A O ESP AC I AL

Citao: "Astronutica pode ser definida como o ramo da engenharia que se ocupa com mquinas projetadas para operarem fora da atmosfera terrestre, sejam elas tripuladas ou no-tripuladas. Em outras palavras, a cincia e a tecnologia do vo espacial.",

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Os principais ramos da astronutica so: matemtica espacial astrodinmica ambiente espacial design de espaonaves foguetes navegao

Velas Solares

Centenas de misses espaciais j foram lanadas desde a ltima misso Lua, incluindo vrias sondas que foram enviadas aos confins do nosso sistema solar. Contudo, nossas jornadas ao espao tm sido limitadas pela fora dos motores de foguete qumicos e pela quantidade de combustvel que pode ser transportada por uma espaonave. Hoje o combustvel corresponde a 95% do peso de um nibus espacial no lanamento. O que conseguiramos realizar se pudssemos reduzir nossa necessidade por tanto combustvel e tanques que o comportem?

H aproximadamente 400 anos, quando a maior parte da Europa estava envolvida na explorao naval do mundo, Johannes Kepler props a idia de explorar a galxia usando velas. Atravs de sua observao de que caudas de cometas eram sopradas por algum tipo de brisa solar, ele acreditou que as velas poderiam capturar o vento para impulsionar a espaonave da mesma maneira que os ventos moviam navios pelos oceanos. Embora j tenha sido provado que a idia de Kepler a respeito dos ventos solares no verdadeira, os cientistas descobriram que a prpria luz do Sol exerce fora o bastante para mover objetos. E para aproveitar essa fora que a NASA vem fazendo experincias com velas solares gigantes que poderiam ser empurradas pela luz atravs do cosmo.

Um sistema de vela solar de 10 metros e um nico quadrante totalmente armado em uma cmara de vcuo de 15 metros de dimetro no Centro de Pesquisas Langley da NASA, em Hampton, Virgnia.

INDUSTRIA A Tecnologia que revoluionou a evoluo Industrial

Maquina a vapor usada para drenar agua das minas no final do sec. XVIII Maquina de Thomas Saver

Vantagens da Evoluo Industrial Maior produo nas empresas. Maior poder de exportao. Produo em massa com baixo preo Maior poder econmico

Evolucao Tecnologica s 14:40 | link do post | comentar

EXPL O R A O ESP AC I AL Beneficios Indirectos da Evoluo da Tecnolgica Espacial Dos painis solares ao isolamento de ambientes que tornam nossas casas mais eficientes energeticamente, e s aplicaes mdicas dos Programas Mercury e Gemini, a corrida espacial gerou uma srie de benefcios para a vida na Terra

Alguns exemplos:

Fatos de nataao para competio

Monitores cardiacos

Futuro
VentureStar (ou X-33) NASA quer construir colnia na Lua

Projeto de um veculo realmente reutilizvel uma

A NASA tenciona estabelecer

pequena colnia de astronautas no plo sul da Lua por volta de 2020

EVOLUO TECNOLGICA
Trabalho de projecto da evoluao tecnologica Realizado por: Pedro, Ricardo, Samuel, Tony 12D Segunda-feira, 27.04.09 MINI TELESCPIO

Mini telescpio implantvel no olho ajuda pacientes com problemas de viso


Para restaurar a viso de pacientes que sofrem de degenerao macular implantar um mini telescpio sobre o olho pode ser a soluo. Medindo 4 milmetros de espessura e com ampliaes de 2x ou 3x, o mini telescpio, em conjunto com a crnea, funciona como se fosse o sistema de zoom de uma cmara fotogrfica. Olho com zoom automtico O sistema de zoom ptico permite que a imagem no centro do campo visual seja dirigido para reas saudveis da retina central e perifrica, evitando a rea central do olho, que fica danificada nas pessoas acometidas por degenerao macular. S em um olho O implante do minitelescpio ajuda a reduzir o ponto cego no centro do campo de viso dos pacientes, melhorando sua capacidade de reconhecer imagens que so difceis ou at mesmo impossveis de serem visualizadas sem o aparelho. O implante ocular do minitelescpio feito por meio de uma cirurgia simples, do tipo ambulatorial. O equipamento foi projetado para ser instalado em apenas um dos olhos, garantindo a viso central. Enquanto isso, o outro olho fornece pessoa a viso perifrica, necessria para sua locomoo normal.

Evolucao Tecnologica s 09:40 | link do post | comentar

Sbado, 25.04.09

EL EV AD O R ESP AC I AL Um elevador espacial uma estrutura terica destinada a transporta r carga da superfcie de um planeta para o espao. A proposta mais comum trata de um cabo, ou fita, que vai da superfcie do planeta at alm da rbita geosncrona. O cabo seria mantido em posio pela fora centrfuga resultante da rotao do planeta. A carga seria ento colocada em rbita por veculos que subiriam e desceriam pelo cabo, sem precisar de motores de foguete para tal. Este tipo de estrutura permitiria que grandes quantidades de carga e pessoal fossem colocados em rbita a uma frao do custo de colocar uma carga em rbita usando mtodos tradicionais.

Possvel, mas impraticvel hoje Entre a idia e a prtica, contudo, h mais dificuldades e desafios do que solues vista. Um pesquisador tcheco publicou um artigo que afirma que as vibraes a que o cabo estaria sujeito seriam to grandes que, para que ele se mantenha firme no lugar, ser necessrio colocar foguetes em vrios pontos de sua extenso para estabiliz-lo.

A se confirmarem os clculos do professor Lubos Perek, este seria o primeiro entrave realmente srio idia, capaz mesmo de inviabiliz-la. Os engenheiros acreditam que a melhor forma de propulso do elevador seria por meio de feixes de raios laser disparados da superfcie. Esta idia parte do princpio de que o cabo estar livre e tensionado. A instalao dos foguetes e de suas estruturas de suporte seria extremamente difcil, alm do que eles representariam uma carga adicional para o cabo. Isto sem contar os problemas logsticos de manuteno e reabastecimento dos foguetes. Mas o maior problema seria como fazer com que o elevador passe por estas estruturas com foguetes ao longo do cabo.

Nanotubos no so a soluo A descoberta dos nanotubos de carbono pelo cientista japons Sumio Iijima, em 1991, agitou a comunidade de cientistas que sonham com a construo do elevador espacial, em razo da extrema resistncia desses minsculos canos de carbono. Contudo, a fora dos nanotubos s vale para nanotubos individuais e sem defeitos. Os maiores nanotubos de carbono hoje construdos no passam de alguns milmetros de comprimento e esto longe de estarem livres de defeitos estruturais. Tec-los na forma de fibras e cabos no a soluo, porque ento a resistncia do cabo dependeria das foras eletrostticas que mantm os fios unidos e no mais equivaleria resistncia estrutural nativa dos nanotubos.

Evolucao Tecnologica s 18:36 | link do post | comentar | ver comentrios (1)

Tera-feira, 21.04.09 MISSES SPUTNIK

Sputnik I
O Sputnik foi o primeiro satlite artificial da Terra. Foi lanado pela Unio Sovitica a 4 de outubro de 1957. A funo bsica do satlite era transmitir um sinal de rdio, que podia ser sintonizado por qualquer radioamador, emitidos continuamente durante 22 dias at que as baterias do transmissor

esgotassem sua energia em 26 de outubro de 1957. O satlite orbitou a Terra por seis meses antes de cair. Seu foguete, chamado Sputnik Rocket, de dois estgios, tinha 19 metros de altura e pesava 137 toneladas (10,835 toneladas sem combustvel), cujo estgio dois entrou em rbita tambm. O foguete era propolsionado por LOX (oxignio lquido) e querosene que ainda so utilizados pela Rssia em suas misses espaciais da Soyuz.

Sputnik II
A Sputnik II, lanado ao espao a 3 de novembro de 1957, pesando 543,5 kg, enviou o primeiro ser vivo ao espao, a cadela Laika. Dados biolgicos do animal foram monitorizados durante uma semana. Sobre como a cadela teria morrido, a verso da poca teria sido em uma semana por falta de oxignio, conforme comunicado pelo Governo Sovitico. Anos mais tarde, no entanto, os cientistas revelaram que ela morreu poucas horas depois do lanamento, em pnico, devido ao super-aquecimento da cabine.

Anda mungkin juga menyukai