Anda di halaman 1dari 26

Formao Contnua

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

Formadora: Enf. Maria de Ftima Lima

Junho 2008

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

ndice
1 Princpios Gerais na Administrao de Medicamentos ........................................... 3 1.2 NOMENCLATURA DOS MEDICAMENTOS ................................................................... 4 1.3 PRESCRIO MDICA .............................................................................................. 5 2 Princpios Gerais na Preparao e Administrao de Medicamentos.................... 7 2.1 PREPARAO DE MEDICAMENTOS ........................................................................... 7 2.2 ADMINISTRAO DE MEDICAMENTOS ..................................................................... 7 2.2.1 Administrao Enteral..................................................................................... 9 Via Oral .. 8 Via Sub-Lingual ..... 9 Via Rectal .10 2.2.2 Administrao Parental................................................................................. 11 2.2.2.1 Vias Indirectas ........................................................................................ 12 Via Respiratria 11 Via Vaginal ...13 Via Ocular .14 Via Auricular.15 Via Cutnea ......16 2.2.2.2 Vias Directas .......................................................................................... 18 Injeco Subcutnea..17 Injeco Intra-Drmica..18 Injeco Intra-Muscular.19 3 Choque Anafiltico .................................................................................................... 23 3.1 DEFINIO ............................................................................................................. 23 3.2 COMO SE CARACTERIZA ......................................................................................... 23 3.3 QUAIS OS SINTOMAS? ............................................................................................ 24 3.4 COMO FEITO O DIAGNSTICO?............................................................................. 24 3.5 COMO DEVE SER TRATADO?................................................................................... 25 3.6 QUANTO TEMPO DURAM OS EFEITOS? .................................................................... 26

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

1 Princpios Gerais na Administrao de Medicamentos


A administrao de teraputica constitui a interseco entre o plano global dos cuidados de enfermagem e o tratamento mdico, constituindo uma das responsabilidades mais importantes da enfermagem. Em praticamente todas as instituies de sade, os enfermeiros so responsveis por:

Administrar teraputica; Ensinar os utentes a utilizar os medicamentos, de forma correcta e segura. Assim, tm de possuir conhecimentos relativos: farmacologia dos medicamentos administrados; s implicaes legais envolvidas na preparao e administrao de medicamentos; s tcnicas de preparao e administrao seguras.

O enfermeiro a nvel hospitalar, o responsvel por assegurar que os medicamentos so administrados de forma segura, que o utente e as pessoas significativas compreendem o tratamento e que so ajudadas a participar, o melhor que podem, no programa teraputico. A preparao e a administrao de teraputica tm muitas implicaes legais e ticas e exige conhecimentos. Quando se administra medicamentos, -se responsvel por desenvolver e actualizar os conhecimentos. Para cada frmaco que se administra deve-se estar familiarizado com: nome genrico, comercial e qumico; grupo farmacolgico; posologia habitual e os seus intervalos; vias de administrao; efeito teraputico; efeitos colaterais mais comuns; efeitos txicos; contra-indicaes e incompatibilidade com outros medicamentos, alimentos e bebidas.
Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos Embora os mdicos sejam legalmente responsveis pela prescrio de medicamentos, os enfermeiros no hospital e os farmacuticos e tcnicos no ambulatrio so responsveis por: observar o utente de forma contnua e informar o mdico sobre os dados que ajudem a confirmar o diagnstico e sobre a necessidade de manuteno de teraputica; observar o utente, para se certificar da segurana da administrao da teraputica prescrita, em cada administrao; administrar ou ajudar a administrar de forma segura, a medicao prescrita; verificar a resposta do utente medicao; dar conhecimento da resposta do utente ao mdico, sobretudo no caso de haver complicaes no previstas.

1.2 Nomenclatura dos Medicamentos


Nomes Qumico Genrico Comercial Nome Qumico a descrio exacta da composio de uma droga. Um exemplo o cido acetilsaliclico, que comummente conhecido como aspirina. Nome Genrico dado pelo fabricante que primeiro desenvolve a droga, antes que receba aprovao oficial. Um exemplo o Omeprazol. Nome Comercial o nome da marca ou o nome do proprietrio so os nomes sob os quais um fabricante comercializa uma droga. O nome comercial tem o smbolo no lado superior direito do nome, que indica que o fabricante registou a droga. Por exemplo Losec .

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

1.3 Prescrio Mdica


Uma prescrio mdica completa deve incluir: nome do medicamento com letra legvel; data da prescrio; dosagem; a frequncia ou a hora da administrao; via de administrao; assinatura do mdico; nome do doente; organismo de comparticipao; nmero de utente/beneficirio. Dosagem faz parte da prescrio mdica a determinao das dosagens. Estas so calculadas em funo de determinados factores: Idade a dose para uma criana ou para um idoso sempre menor do que a dose para um adulto. Peso quanto maior o peso maior a dose ; Sexo geralmente as mulheres exigem doses menores; Via de administrao a via oral permite uma absoro mais lenta e menos completa que a via endovenosa; Estado geral do doente e das intolerncias. A dosagem indicada normalmente pelo sistema mtrico ml/cc e sistema unitrio. Para facilitar o clculo da dose a administrar so usados dispositivos de medida especial ou as medidas domsticas. Nestas incorporam-se: Colher de ch Colher de sobremesa Colher de sopa 5 ml 10 ml 15 ml
Nota: 1ml = 1cc
5

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

Na preparao da medicao a dose deve ser exacta. Assim se, por exemplo, forem exigidas pequenas medidas a dose deve ser calculada: 150 mg 500 mg X = 1,5 cc X 5 cc

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

2 Princpios Gerais na Preparao e Administrao de Medicamentos

2.1 Preparao de Medicamentos


Dos muitos princpios gerais a ter em conta na preparao de medicamentos destacamos os seguintes: 1. Antes de se iniciar a preparao dos medicamentos, e sempre que necessrio, deve fazer-se uma limpeza cuidada da respectiva banca ou mesa de trabalho; 2. Lavar as mos antes de se iniciar a preparao; 3. Reunir todo o material necessrio de acordo com a via de administrao; 4. Seleccionar o medicamento prescrito colocando-o sobre a banca; 5. Confirmar com muito cuidado se se trata do medicamento certo. Para tal, ler a designao do medicamento no rtulo da caixa, na embalagem, no frasco ou na ampola; 6. Confirmar igualmente se a dosagem e a via de administrao esto certas; 7. Verificar sempre a data de validade do medicamento.

2.2 Administrao de Medicamentos


Devemos entender que a via de administrao o caminho pelo qual um medicamento levado ao organismo para exercer o seu efeito. Desta forma, as vias de administrao so classificadas da seguinte forma:

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

2.2.1 Administrao Enteral


Via Oral - a via mais comum para administrao de medicamentos, j que tambm a mais simples, mais conveniente e geralmente a mais segura e econmica. Basicamente existem duas formas de medicamentos para administrao oral:

Slidos

Lquidos

Formas Medicamentosas Mais Comuns

- Comprimidos - Cpsulas - Drageias - Hstias - Granulados - Ps

- Gotas - Xaropes - Suspenses - Elixires - Tinturas - Emulses

Vantagens: Segurana a administrao oral no envolve agresso intencional das defesas do corpo; Economia as preparaes orais so mais baratas e os custos na administrao so mais reduzidos; Simplicidade na realidade um mtodo simples de administrao, no sendo invasivo.

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

Desvantagens: Os medicamentos podem ser irritantes para a mucosa gstrica ou ser inactivados pelas suas secrees. A irritao pode ser atenuada pela administrao da droga aps as refeies, durante estas ou pela sua diluio; Os medicamentos podem apresentar sabor desagradvel, podendo provocar naseas e vmitos. Este efeito pode ser evitado se os medicamentos forem administrados com sumos de fruta ou lquidos frios; difcil de medir a sua absoro e tem um uso limitado em doentes com dificuldade na deglutio. Assim, o peristaltismo acelerado, as secrees gastro-intestinais, os vmitos e diarreias afectam a possibilidade de medir a sua absoro com exactido; Efeitos sobre os dentes, existem determinados medicamentos que lesam o esmalte, o caso dos compostos que contm o ferro. Contra Indicaes : A administrao oral est contra indicada a doentes com vmitos, inconscientes (coma) ou com incapacidade para deglutir. Via Sub-Lingual permite a reteno do frmaco por tempo mais prolongado. Propicia uma rpida absoro de pequenas doses de alguns frmacos, devido vasta vascularizao sangunea e pouca espessura da mucosa sub-lingual, permitindo a absoro directa na corrente sangunea. O Dinitrato de Isossorbido (5 mg) uma medicao administrada via sublingual em casos de crise de Angina do Peito. As formas farmacuticas so geralmente comprimidos que devem ser dissolvidos inteiramente pela saliva, no devendo ser deglutidos.

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

10

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

Via Rectal utilizada em doentes que apresentam vmitos, esto inconscientes ou no sabem deglutir. As formas farmacuticas mais comuns so: 1. Supositrios; 2. Irrigao ou Lavagem; 3. Clister ou Enema. Os Supositrios so medicamentos slidos quando mantidos temperatura ambiente. Apresentam-se sob a forma oval ou cnica, de fcil insero na cavidade do corpo e dissolvem-se temperatura corporal. Tm efeito sistmico e local, mas o seu uso mais comum o sistmico. So tambm utilizados para estimulao do peristaltismo e defecao. A absoro dos princpios activos, d-se mais rapidamente e em maior extenso. A Irrigao entendida como a introduo de uma grande quantidade de lquido numa cavidade com o objectivo de lavar ou desobstruir. A administrao de um Enema, envolve a introduo de lquido no recto. Os Enemas podem ser de limpeza, reteno e refluxo.

2.2.2 Administrao Parental


O termo parental provm do grego para (ao lado) e enteros (tubo digestivo), significando a administrao de medicamentos ao lado do tubo digestivoou sem utilizar o trato gastrointestinal. Esta via indicada para administrao de teraputica a doentes inconscientes, com distrbios gastrointestinais e em doentes impossibilitados de engolir. indicada ainda quando se espera uma aco mais rpida da medicao; na administrao de teraputica que se torna ineficiente em contacto com o suco digestivo. A via parental consiste na administrao de medicamentos atravs das seguintes vias:

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

11

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos 2.2.2.1 Vias Indirectas Via Respiratria estende-se desde a mucosa nasal at aos alvolos, pode ser usada para obteno de efeitos locais ou sistmicos. Mtodo de administrao: Instilao Nasal - o processo pelo qual um medicamento sob a forma lquida introduzido gota a gota numa cavidade ou orifcio corporal. Para alm do nariz, os outros locais onde mais se utiliza este tipo de mtodo so os olhos e ouvidos. Os medicamentos instilados nas narinas so principalmente usados para tratar infeces e para alvio da congesto nasal. Para esta ltima as solues recomendadas so as salinas que devem ser administradas temperatura do corpo. Procedimentos de administrao: 1) Observar a prescrio do mdico quanto : ao nome do medicamento concentrao da soluo ao nmero de gotas hora de administrao 2) Para administrar as gotas nasais deve-se determinar qual o seio nasal que est afectado, consultando o registo mdico; 3) Inspeccionar as condies do nariz e dos seios nasais, apalpando os seios nasais para verificar a sua sensibilidade; 4) Lavar as mos; 5) Preparar os seguintes materiais e acessrios: medicamento com conta-gotas limpo ou frasco com spray leno de papel almofada pequena (opcional)

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

12

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos compressas 6) Explicar o procedimento ao utente quanto posio e s sensaes que devem ser esperadas, como ardor ou sensao de picada da mucosa, ou ainda, sensao de choque quando o medicamento escorrer pela garganta; 7) Instruir o utente para assoar o nariz, a menos que seja contra-indicado (p.ex. risco de aumento da presso intracraneana ou sangramentos nasais); 8) Administrar as gotas nasais: posicionar o doente na posio de Proetz ou Parkinson (conforme ilustrao)

Irrigao Nasal A Manobra de Proetz A Manobra de Parkinson

Seios frontais

Seios Esfenoidais

Seios Maxilares

Seio Etmidal

instruir o doente a respirar pela boca segurar o conta-gotas a 1cm acima das narinas e instilar o nmero de gotas prescritas na direco do osso etmide o utente deve permanecer na mesma posio entre 4 a 5 min.

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

13

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos Oferecer uma compressa para utente colocar debaixo do nariz, mas avis-lo para no assoar por alguns minutos; 9) Ajudar o utente a retornar a uma posio confortvel aps o medicamento ter sido absorvido; 10) Desprezar materiais usados em recipientes apropriados e lavar as mos; 11) Registar a administrao da medicao, incluindo os seguintes dados: o nome e concentrao do medicamento nmero de gotas narina na qual o medicamento foi instilado hora de administrao. Nebulizao e Vaporizao - dito ao utente para inspirar pelo nariz e expirar atravs da boca. Aplicaes na Garganta o doente deve : Abrir bem a boca e apertar o spray, procurando atingir toda a parede da garganta Fechar a boca e procurar no engolir a saliva durante 1 a 2 min. S beber gua ou outro lquido aps 30 min. Quanto mais tempo a medicao permanecer em contacto com a garganta mais eficaz ser o seu efeito Via Vaginal os medicamentos aplicados na vagina, geralmente, so utilizados para combater a infeco (efeitos locais ).Podem ser aplicados na forma de comprimidos, vulos, supositrios, pomadas ou por instilao vaginal.

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

14

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos Via Ocular as aplicaes oculares de medicamentos lquidos na forma de gotas ou pomadas oculares, podem ser feitas por vrias razes: para correco de disfunes dos msculos do olho; para aplicao de anestsicos; para aplicao de antibiticos; para aplicao de anti-inflamatrios; para aplicao de anti-fngicos; para aplicao de lubrificantes. Tcnica: Utilizar tcnica assptica rigorosa quando se instilam medicamentos; O utente poder estar sentado ou deitado, mas com o pescoo em ligeira hiper-extenso; Antes de se iniciar a colocao das gotas ou pomada, devem limpar-se os olhos de qualquer secreo com a ajuda de uma compressa estril limpar sempre do canto interno para o externo; Pedir ao utente para olhar para cima (diminui o reflexo corneano) e colocar no saco conjuntival a medicao prescrita; As plpebras devero ser fechadas suavemente ao fechar o olho esse movimento vai distribuir o medicamento por toda a superfcie. Dever ainda aconselhar-se o utente a girar o globo ocular com as plpebras fechadas; Se tiver que ser aplicada uma pomada, esta dever ser aplicada ao longo de toda a extenso do fundo do saco ocular depositando uma tira fina da mesma, do canto interno para o externo.

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

15

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

Precaues a ter em conta: Uso de tcnica assptica; Uso de equipamento diferente para cada olho; Administrar apenas a quantidade de medicamento prescrito; Nunca colocar o medicamento directamente na crnea; Nunca utilizar a medicao de um utente para outro.

Via Auricular Para instilar gotas ou irrigar o canal auditivo externo, devem ser tidas em conta as diferenas entre adultos e crianas. As crianas possuem uma estrutura do canal auditivo que essencialmente cartilaginosa e estreita. Para instilar medicamentos necessrio repuxar o pavilho auricular para baixo e para trs para, eficazmente, separar as paredes do canal. Por seu lado, nos adultos o canal auditivo externo mais longo e composto essencialmente por osso, devendo-se puxar o pavilho auricular para cima e para trs. A administrao feita com o utente sentado ou deitado, devendo a cabea do utente estar inclinada para que ouvido a tratar fique para cima. Aps a administrao o utente deve permanecer nesta posio por alguns instantes. A soluo a administrar deve encontrar-se a uma temperatura

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

16

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos que seja confortvel para o utente e deve ser colocada, directamente, no canal e no no pavilho.

Via Cutnea - Podem ser aplicados medicamentos na pele sob a forma de pomadas, loes, cremes e linimentos. Quando se aplicam estes medicamentos, o efeito desejado normalmente local limpeza, diminuio do prurido e desinfeco. O profissional deve utilizar tcnicas estreis como, por exemplo, lavar a rea a tratar, bem como, utilizar luvas e aplicadores. Existem vrios mtodos de aplicao tpica, dependendo do tipo de medicamentos que se est a aplicar. Os medicamentos mais lquidos so aplicados com a ajuda de uma compressa ou com o aplicador. Os cremes e pomadas devem ser aplicados com as mos enluvadas. A utilizao de luvas deve-se a trs razes: 1. evita a auto-medicao involuntria; 2. evita a contaminao e possvel infeco cruzada; 3. vendem-se um par de luvas.

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

17

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos 2.2.2.2 Vias Directas

Injeco Subcutnea (S. C.) - Uma medicao injectada nos tecidos adiposos, debaixo da pele, move-se mais rapidamente para a corrente sangunea do que por via oral. A injeco S. C. permite uma administrao medicamentosa mais lenta e gradual que a injeco intra-muscular, visto que a sua absoro feita principalmente atravs dos capilares, provocando tambm um ligeiro traumatismo dos tecidos. A heparina e a insulina, por exemplo, so geralmente administradas via S. C.. Os locais mais comuns da injeco S.C. so a face externa ( 1/3 mdio ) do brao, a face anterior ( 1/3 mdio) da coxa, a regio peri-umbilical e o quadrante superior externo da regio nadegueira. A injeco realizada atravs de uma agulha relativamente curta. Contra-Indicaes: locais edemaciados, inflamados, cicatrizados ou cobertos por uma marca de nascena ou outra leso; utentes com alterao dos factores de coagulao. Administrao da Injeco S.C. :

Seleccionar o local a administrar a injeco;

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

18

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos Limpar a regio com lcool, iniciando do centro para fora em movimento circular, deixando que a pele seque sempre antes de administrar a medicao de forma a evitar uma sensao de ardor pela introduo de lcool nos tecidos subcutneos; Com a mo no dominante, agarra na pele ao redor do ponto de injeco firmemente para elevar o tecido subcutneo, formando uma dobra de gordura de 2,5cm; Segurar a seringa com a mo dominante, e inserir a agulha entre os dedos polegar e anelar, no tocando na agulha; Posicionar a agulha com o bisel para cima; Inserir a agulha com um movimento nico e fazendo um ngulo 45 ou 90 em relao superfcie epidrmica, libertando a prega efectuada anteriormente, por forma, a evitar injectar medicao no tecido comprimido e irritar as fibras nervosas; Aps a injeco remover a agulha delicadamente (mas com movimento rpido) na mesma angulao utilizada para a insero; Massajar delicadamente com algodo embebido em lcool para distribuir a medicao e facilitar a absoro.

Injeco Intra-Drmica (I. D.) usada principalmente para fins de diagnstico, tais como a prova de tuberculina e os testes de alergia. As injeces I.D. indicam quantidades pequenas, geralmente 0,5 ml ou menos, dentro das camadas mais externas da pele. Por haver baixa absoro sistmica dos agentes injectados, este tipo de injeco usada principalmente para produzir um efeito local. A face ventral do antebrao o local mais utilizado por ser facilmente acessvel e ausente de plos.

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

19

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos Administrao da Injeco I.D. :

Limpar a superfcie ventral do antebrao com algodo embebido em lcool e esperar que a pele seque; Segurar o antebrao do utente com uma mo, e com o polegar da mesma puxar a pele esticando-a; Com a outra mo segurar a agulha, fazendo um ngulo de 15 em relao ao antebrao do utente, com o bisel da agulha virado para cima; Inserir a agulha sob a pele e injectar o antignio lentamente, formando-se uma ppula; Retirar a agulha no mesmo ngulo em que foi inserida. Injeco Intra-muscular (I. M.) Estas depositam a medicao profundamente no tecido muscular, o qual bastante vascularizado, podendo ser rapidamente absorvida. Esta via de administrao fornece uma aco sistmica rpida e absoro de doses relativamente grandes. As injeces I.M. so recomendadas para os utentes no cooperativos ou aqueles que no podem tomar a teraputica por via oral, bem como, para as medicaes que podem ser alteradas pelo suco digestivo. O local de uma injeco I.M. deve ser escolhido cuidadosamente, levando em considerao o estado fsico do utente e o tipo de injeco.

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

20

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos Contra-Indicaes: As injeces I.M. esto contra-indicadas em utentes com os seguintes factores: locais edemaciados, inflamados, cicatrizados ou outras leses factores de coagulao alterados Visto estes prejudicarem a absoro perifrica.

Administrao da Injeco I.M. : Escolher o local adequado para a injeco. Os msculos glteos so geralmente os mais utilizados em adultos, embora o msculo deltide utilizado para injeces de pequeno volume (2 cc ou menos). Para as crianas, o msculo mais utilizado o 1/3 mdio da coxa, visto ser mais desenvolvido e no conter nervos de grande dimenso ou grandes vasos sanguneos, minimizando o risco de uma leso grave; Limpar a pele com algodo e lcool e aguardar que seque; Colocar a agulha na seringa sem retirar a tampa; Iniciar a aspirao do medicamento sem tocar na agulha; Inverter a seringa e a agulha para cima concluindo a aspirao; Retirar todo o ar existente na seringa;

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

21

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos Com o dorso da mo dar duas ou trs palmadas no quadrante superior externo e com um movimento rpido mas firme, inserir a seringa com a agulha, perfazendo um ngulo de 90 em relao epiderme, atravs das camadas drmicas, profundamente at ao msculo; Fazer ligeira aspirao do mbolo aps introduo da agulha para garantir que no acertou em nenhum vaso. No caso de acertar em algum vaso retirar a agulha at derme e fazer um ligeiro desvio; Aps injeco, retirar a agulha no mesmo ngulo em que foi inserida; Massajar o msculo relaxado de forma a ajudar a distribuir a teraputica e a promover a absoro.

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

22

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

3 Choque Anafiltico
3.1 Definio
O choque anafiltico uma reaco alrgica intensa que ocorre minutos aps a exposio a uma substncia causadora de alergia, chamada de alergeno. Alguns exemplos so a penicilina e picada de abelha.

3.2 Como se caracteriza


Aps o contacto com o alergeno, os vasos sanguneos libertam lquido (plasma) para a rea circunvizinha. Como resultado, a tenso arterial pode cair abruptamente, o fluxo sanguneo diminui, e a quantidade de oxignio no crebro e outros rgos vitais menor. Nestas condies os rgos no podem funcionar bem, entrando o corpo em estado de choque. Alm disso, o corpo responde ao alergeno libertando substncias, como a histamina, que causam o edema, "rash" cutneo, e prurido intenso. Algumas complicaes do choque anafiltico incluem danos cerebrais, insuficincia renal e morte. Substncias que podem causar choque anafiltico: alimentos e aditivos alimentares; picadas e mordidas de insectos; penicilina; drogas usadas como anestsicos locais, por exemplo, a benzocana e a lidocana; vacinas como o soro antitetnico; em casos raros: poeira, outras substncias existentes no ar, caspa de animais domsticos.

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

23

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

3.3 Quais os sintomas?


Os sintomas do choque anafiltico incluem: sensao de desmaio; taquicardia; dispneia; nusea e vmitos; dores gstricas; edema dos lbios, lngua ou garganta (incluindo o palato mole - a parte de trs do cu da boca, a vula - campainha- , e a glote - provocando o edema da glote); placas altas e pruriginosas na pele: urticria; pele plida, fria e hmida; confuso mental e perda da conscincia; pode ocorrer paragem cardaca.

3.4 Como feito o diagnstico?


Se o indivduo est consciente, o mdico questionar acerca da exposio de substncias s quais pode ser alrgico. Assim, o mdico far um exame, para detectar sintomas de choque: tenso arterial; frequncia cardaca; respirao; colorao da pele; estado mental.

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

24

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos O mdico poder, ainda, recomendar exames para determinar a causa e a sua gravidade.

3.5 Como deve ser tratado?


Se for pelo prprio indivduo: Se j antes teve uma reaco alrgica grave, deve trazer consigo um "kit" para tratar o choque anafiltico e estar preparado para aplicar a si prprio uma injeco includa no "kit". De seguida, deve procurar imediatamente ajuda mdica ou algum que o faa. At que a ajuda chegue, deve deitar-se e levantar as pernas acima do nvel do trax para aumentar o fluxo sanguneo para o corao e o crebro. Se for por algum que trate outra pessoa com choque grave: O choque anafiltico requer uma ateno mdica de emergncia. Se suspeitar que algum esteja em choque, deve chamar rapidamente uma ambulncia. Enquanto isso no acontece, deve verificar se a pessoa parou de respirar ou se o corao parou de bater. Se isso aconteceu, deve fazer manobras de ressuscitao cardiopulmonar at que o indivduo volte a respirar ou a apresentar batimentos cardacos, ou at que chegue a ambulncia. Depois, verificar se o indivduo encontra-se em posio confortvel, se mantm as vias respiratrias desobstrudas (sem nada na boca ou garganta), e levantar as pernas acima do nvel do trax. Assim que a ajuda mdica chegar e aps observao ao indivduo, administrado uma injeco de epinefrina (=adrenalina). Alm disso, o mdico poder: administrar drogas como anti-histamnicos ou corticides, por via intravenosa; colocar soro na veia para aumentar o volume de lquidos dentro dos vasos sanguneos;

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

25

Formao Contnua Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos encaminh-lo para a unidade hospitalar e certificar de que a tenso arterial e batimentos cardacos restabeleceram o padro normal e de que os sintomas no retornaro.

3.6 Quanto tempo duram os efeitos?


A durao dos efeitos do choque anafiltico depender de quo rpido o indivduo recebe o tratamento. Os sintomas podero durar de poucos minutos a vrias horas. Sem um tratamento mdico imediato, o resultado pode ser a morte, mas o tratamento precoce pode ajudar e prevenir complicaes srias.

Formao em Preparao e Administrao de Medicamentos

26

Anda mungkin juga menyukai