Anda di halaman 1dari 13

CONTRATOS INTERNACIONAIS DE COMPRA E VENDA

Professor rico Luz Matria Adaptada por Allan Rodrigo de Lima INTRODUO:
Decreto Lei 4657/1946 Lei de Introduo s normas do Direito Brasileiro. Dispem sobre a idia da legislao e da classificao da mesma. D a idia de introduo pirmide de Kelsen

CONSTITUO

EMENDAS COMPLEMENTARES

LEIS ORDINRIAS

DECRETOS

INSTRUES NORMATIVAS

PORTARIAS

No que concerne ao Direito Civil so clusulas ptreas previstas na Constituio em seu artigo 5: Contratos devem respeitar os bons costumes e dispor exclusivamente de direitos indisponveis No pode ferir o direito adquirido, ato jurdico perfeito e coisa julgada (sem mais recursos para interpor), evitando assim a insegurana jurdica e garantindo a boa-f e cumprimento dos contratos e acordos. (Tambm est previsto no artigo 6 do decreto-lei 4657/1942) Pacta sunt servanta os pactos devem ser cumpridos Contratos podem ser revistos de acordo com mudanas do status quo

Cdigo Civil Brasileiro criado pela Lei 10406/2007 A lei 10303/2003 alterou as quotas de aes das sociedades annimas (S.A.) que antes estava impondo no mnimo de 2/3 de preferenciais (sem direito a voto) para 1/3 de ordinrias (com direito a voto), para de preferenciais para de ordinrias no mnimo. Foi feito com intuito de valorizar o mercado de capitais com base na democratizao do voto nas assemblias gerais dos scios. CONCEITO DE CONTRATO Instrumento que formaliza uma relao, em via de regra geral, de negcio. Ambas as partes se obrigam a cumpri-lo. Acordo de vontade entre uma ou mais pessoas, legalizando/formalizando um negcio jurdico. A clusula leonina onera ou abusa demais de uma das partes, ou causa, desequilbrio no contrato.

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
ATO JURDICO PERFEIRO O ato jurdico perfeito, ou seja, aquele que se revestiu de todas as formalidades legais, muito difcil de ser alterado por decises posterior at do prprio governo, lembrando que a lei no pode retroagir salvo se para beneficiar.

DIREITO ADQUIRIDO No que se trata a respeito de Direito Adquirido, faz-se necessria a anlise do que j foi efetivamente consumado. DINIZ (2009) relata que:

O direito Adquirido o que j se incorporou definitivamente ao patrimnio e personalidade de seu titular, de modo que nem a lei nem fato posterior possa alterar tal situao jurdica, pois h direito concreto, ou seja, direito subjetivo e no direito potencial ou abstrato.

Portanto, se ocorreu fato posterior celebrao de instrumento contratual que porventura j tenha incorporado definitivamente ao patrimnio e personalidade de seu titular um direito fica abrangido o conceito Direito Adquirido. Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou algum que por ele, possa exercer, como aqueles cujo comeo do exerccio tenha termo prefixo, ou condio preestabelecida inaltervel, a arbtrio de outrem. FRANCESCO GABBA, em sua obra A Teoria della Retroattivit delle Leggi, Roma, 1891, escreveu: direito adquirido todo direito que: a) seja consequncia de um fato idneo a produzi-lo, em virtude da lei do tempo no qual o fato se viu realizado, embora a ocasio de faz-lo valer no se tenha apresentado antes da atuao de uma lei nova a respeito do mesmo; e que b) nos termos da lei sob o imprio da qual se verificou o fato de onde se origina, entrou imediatamente a fazer parte do patrimnio de quem o adquiriu.

O direito adquirido no pode ser renunciado pela parte detentora

DA COISA JULGADA A coisa julgada s poder ser alterada por meio de aes rescisrias propostas em at 2 anos depois do ocorrido, pode ser por meio: Causa Temporal, em casos em que no havia prova prvia durante o andamento processual e posteriormente surge uma prova que pode reverter a deciso Provas falsas apresentadas em juzo Erro grave do juiz

PRESSUPOSTOS PARA FUNCIONAMENTO E LEGALIDADE DOS CONTRATOS


DA EXISTNCIA No mbito existncia do negcio jurdico se deve observar a presena dos elementos mnimos necessrios para a celebrao de instrumento contratual, neste caso so: partes ou agentes, vontade, objeto e a forma. DA VALIDADE Art. 104 a 114 A validade do negcio jurdico efetuado via contrato deve observar os certames da Lei 10.406/2002:

Art. 104. A validade do negcio jurdico requer: I - agente capaz; II - objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel;(Art. 185 a 188) III - forma prescrita ou no defesa em lei. (Cdigo Civil - Lei 10.406/2002) I - Agente deve ser capaz relacionado qualidade do contratante: os sujeitos capazes de contratar constam no art. 2 do C.C. e so excludos no art. 3 do C.C., so incapazes os: Menores de 16 anos Os que, por enfermidade ou deficincia mental, no tiverem o discernimento para a prtica deste ato. Os que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade Agente relativamente capaz: o maior de 16 e menor de 18 podem ser assistidos e possuem autonomia para assinar determinados contratos; brios habituais (bbados), viciados em txicos, os que possuem o discernimento reduzido por deficincia mental. Cessa a incapacidade de contratar: quando h a emancipao de maiores de 16 e menores de 18 anos, por consenso dos pais ou tutela judicial concedida; pelo casamento; pelo exerccio de emprego pblico efetivo; pela colao de grau em curso de ensino superior e pelo estabelecimento

de civil ou comercial, ou pela existncia de relao de emprego, desde que, em funo deles, o menor com 16 anos completos tenha economia prpria. II - Objeto lcito, possvel (objeto que pode ser contratado, com as caractersticas de direito de uso, gozo e disposio), determinado ou determinvel. A lei probe de contratar aquilo que a lei dispor em contrrio. III - Forma prescrita ou no defesa em lei dependendo do contrato ele previsto em lei e deve possuir clusulas que a lei estipular, ou seja, est prescrito em lei. No defeso em lei aquele cuja situao no est prevista em lei, mas tambm no proibido. Se um ato nulo ele no produz efeitos, no vinculando as partes nem terceiros, anulados s sustam os efeitos.

DA EFICCIA No mbito da eficcia dos negcios jurdicos observa-se na Doutrina da Escala Ponteana o seguinte certame:

No plano da eficcia esto os elementos relacionados com a suspenso e resoluo de direitos e deveres, caso da condio, do termo, do encargo ou modo, das regras de adimplemento negocial (juros, multa, perdas e danos), do registro imobilirio, da resciso contratual, do regime de bens do casamento, entre outros. (Escala Ponteana)

Os contratos devem respeitar

primeiramente as normas de direito

interno. Se o contrato foi feito com intuito de burlar a lei o mesmo no ser considerado um ato jurdico perfeito, podendo nesses casos a lei intervir e retroagir. Exemplo de ato jurdico perfeito consumado: O C.C. de 2007, estabelece que no possvel haver sociedades empresrias entre cnjuges cuja a unio de regime universal de bens. Prev que as sociedades j constitudas deveriam ser alteradas, porm no teve poder jurdico efetivo para retroagir visto que essas sociedades constitudas anteriormente a lei se fundaram no ato jurdico perfeito da antiga legislao, portanto no possuem a obrigatoriedade de alterar a constituio societria.

Em caso da no observao das formalidades legais dos contratos acima citadas, tem-se que o negcio jurdico no estar amparado pelo Ato Jurdico Perfeito, uma vez que tal contrato no se revestiu da legalidade necessria para produzir efeitos, tornando-se, assim, nulo.

DIFERENA DE ATO, FATO E NEGCIO JURDICO


NEGCIO O negcio jurdico constitui, por excelncia, o instrumento jurdico apto a manifestar a vontade de cada um, refletindo os seus interesses individuais na medida da sua autonomia privada, e produzindo efeitos jurdicos, na ordem jurdica, porque estes correspondem vontade dos indivduos. Ex: Unilateral (o testamento), Bilateral (o contrato de compra e venda, a doao, de arrendamento, aluguel, etc.). Defeitos podem ocorrer no: Consentimento Capacidade das Partes Licitude e idoneidade do objeto Forma

O ATO JURDICO C.C Art. 185 a 188 o que gera consequncias jurdicas previstas em lei e no pelas partes interessadas, no havendo regulamentao da autonomia privada; aquele que surge como mero pressuposto de efeito jurdico, preordenado pela lei, sem funo e natureza de auto-regulamento; classificam-se em atos materiais ou reais, e participaes. O ato manifesta a vontade do agente. Ato jurdico todo ato lcito, que tem por finalidade adquirir, resguardar, modificar ou extinguir direitos. Deve respeitar o Art. 104 no mbito da validade. Acordo de vontades de 2 ou mais pessoas na conformidade da ordem jurdica, destinado a estabelecer uma regulamentao de interesse entre as partes, com o escopo de adquirir, modificar ou extinguir relaes jurdicas de natureza patrimonial.

O contrato um ato jurdico lcito. Defeitos nos Atos Jurdicos: Vcios de Consentimento (Erro, Dolo, Coao), Vcios Sociais (Simulao, Fraude contra Credores, atos ilcitos) Ato Nulo (ex tunc, ou seja, retorna a situao de origem), Ato Anulvel (ex nunc, ou seja, deixa de existir e produzir efeitos no momento em que declarado), Ato Inexistente (nunca existiu).

FATO JURDICO: Todo acontecimento, natural ou humano e suscetvel de produzir efeitos jurdicos, ou seja, seriam os acontecimentos, previstos em norma de direito, em razo dos quais nascem, se modificam, subsistem e se extinguem as relaes jurdicas; para Savigny, so os acontecimentos em virtude dos quais as relaes nascem e se extinguem; pode ser natural ou humano. Fato natural: advm de fenmeno natural, sem interveno da vontade humana, que produz efeito jurdico; esse evento natural consiste no fato jurdico stricto sensu, que se apresenta ora como ordinrio (nascimento, decurso do tempo, etc) ou extraordinrio (caso fortuito, fora maior). Fato humano: o acontecimento que depende da vontade humana, abrangendo tanto os atos lcitos como ilcitos; pode ser voluntrio, se produzir efeitos jurdicos queridos pelo agente, caso que se tem o ato jurdico em sentido amplo (abrande o ato em sentido estrito e o negcio jurdico); e involuntrio, se acarretar consequncias jurdicas alheias vontade do agente, hiptese em que se configura o ato ilcito, que produz efeitos previstos em norma jurdica, como sano, porque viola mandamento normativo.

NOES BSICAS PARA ENTENDIMENTO DOS CONTRATOS


ASPECTOS RELEVANTES DO CONTRATO Deve-se verificar com quem est se contratando, verificar se o empresrio faz do objeto sua principal atividade profissional econmica e organizada (ou seja h uma estrutura que rege o negcio). Sociedade empresria no se observa o aspecto personalssimo. Na sociedade simples as obrigaes como scio so maiores. A S.A. sempre ser empresria e a cooperativa ser sempre simples, por fora de leis.

Formalizao:

Constituindo

uma

sociedade

empresria;

explorando

individualmente (denominada antigamente de firma individual, agora empresrio individual); EIRELI Empresrio Individual de Responsabilidade Limitada (100 salrios mnimos). Personalidade jurdica adquirida a partir do momento do Registro prprio e na forma da lei, salvo Sociedade em conta de participao e comum.

DO DOMICLIO (Art. 70 a 78) Da pessoa natural: Vontade de permanecer neste local, no deve ser transitrio, nimo definitivo. Pessoa Jurdica: lugar onde a execuo da atividade principal se manifesta ou onde o estatuto social dispor, ou seja, a citao ser feita neste local. Se tiver sede administrativa no exterior ser utilizada como domicilio a parte constante no Brasil. Vale o domicilio o previsto no tocante do contrato.

DAS SOCIEDADES (Art. 966 a 982) Sociedades (Art. 966 a 982) empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou de servios. Classificao: Sociedades Personificadas: o No Empresarial: Simples e Cooperativa. o Empresarial: Limitada, Annima, Em nome coletivo, Comandita por aes, Comandita Simples. Sociedades No-personificadas: Comum e Em Conta de Participao

Celebrao de Contratos Sociedades No-Personificadas: As sociedades no personificadas em teoria no deveriam celebrar contratos com terceiros, mas de praxis verifica-se que h a celebrao de contrato mesmo que esses tipos de sociedade no possuam a personalidade jurdica formalmente exigida. Em caso da no observao das formalidades legais dos contratos, tem-se que o negcio jurdico no estar amparado pelo Ato Jurdico Perfeito, uma vez que tal contrato no

se revestiu da legalidade necessria para produzir efeitos, tornando-se, assim, anulvel. Se ocorreu fato posterior celebrao de instrumento contratual que porventura j tenha incorporado definitivamente ao patrimnio e personalidade de seu titular um direito fica abrangido o conceito Direito Adquirido. Para tanto rege a doutrina de DINIZ (2009) que nas Sociedades em Comum, os scios respondem solidariamente e ilimitadamente pelos direitos e obrigaes por ora assumido por esta sociedade transitria, ainda que no se tenha registrado a sociedade em rgo competente. Ainda deve-se respeitar o princpio da boa-f objetiva do terceiro que contratou sem a devida cincia da ausncia da personalidade jurdica da empresa, por isso defeso em lei a segurana jurdica desses contratos em vistas a vedao dos crimes de falsidade ideolgica e estelionato, visto que poderiam usar a ausncia de personalidade jurdica da empresa para se eximir das responsabilidades assumidas enquanto no estado de irregularidade. J no caso da Sociedade em Conta de Participao definida pela legislao: Art. 991. Na sociedade em conta de participao, a atividade constitutiva do objeto social exercida unicamente pelo scio ostensivo, em seu nome individual e sob sua prpria e exclusiva responsabilidade, correspondentes. (...) Pargrafo nico: Obriga-se perante o terceiro to-somente o scio ostensivo; e, exclusivamente perante este, o scio participante, nos termos do contrato social. Logo, rege a legalidade que somente o scio ostensivo poderia celebrar instrumento contratual com terceiros, contudo se o scio participante vier a tomar parte nas negociaes do scio ostensivo com o terceiro, o scio participante passa a ser solidrio nas obrigaes assumidas no mbito de sua interveno. participando os demais dos resultados

Portanto de fato existente o ato jurdico perfeito e o direito adquirido nesses tipos de contrato, desde que tenha se obedecido aos preceitos da legalidade consoantes em Cdigo Civil, e tambm de direito tal existncia conforme o entendimento da maioria dos Tribunais em todas as suas instncias.

DO ESTABELECIMENTO: (Art. 1142 a 1149) Estabelecimento (complexo de bens organizado que permite o exerccio da atividade da empresa) diferente de empresa ( um ato, uma atividade, identifica a sociedade empresria), diferente de empresrio e de patrimnio.

Conceito de estabelecimento: objeto de contrato, precisamos saber se pode ser objeto de contrato, se cumprir: O alienante tem que solver seu passivo, e se no puder solver, dever obter consentimento expresso e tcito dos credores H uma solidariedade do alienante com relao ao adquirente nas dvidas, o credor pode cobrar de quem quiser desde que devidamente contabilizado, por um ano, a partir da averbao do contrato das dvidas vencidas e das dvidas a vencer a partir da data de vencimento de cada uma. Dvida subsidiaria devemos respeitar a ordem dos maiores credores. Direitos trabalhistas e do fisco no so afetados pelo acrdo feito em contrato. O vendedor do estabelecimento no pode fazer concorrncia sem autorizao expressa do adquirente, salvo decorrido 5 anos. Em caso de usufruto ou arrendamento o mesmo no pode fazer concorrncia durante a vigncia do contrato. Se no houver disposio em contrrio, os contratos do estabelecimento sero sub-rogados, podendo o terceiro rescindir o contrato em 90 dias a contar da publicao. No existe venda de CNPJ, de personalidade jurdica, sendo essa especfica e personalssima.

Responsabilidades do Alienante: Em atendimento condio bsica necessria para que o estabelecimento seja objeto de alienao, , depois de averbado margem de inscrio do empresrio ou sociedade empresria no Registro Pblico de Empresas Mercantis, publicao na imprensa oficial. Em caso do empresrio/sociedade alienante no possuir bens suficientes para a solvncia de todo seu passivo, conforme o Art. 1.145 da Lei 10.406/2002 deve-se efetuar o pagamento de todos os credores ou obter o consentimento expresso ou tcito de todos credores, no prazo de 30 dias a contar da notificao dos mesmos. O alienante, conforme disposto em Art. 1.146 da Lei 10.406/2002, responde solidariamente pelos dbitos anteriores transferncia, pelo prazo de 1 ano a contar do vencimento da obrigao contratada anteriormente publicao do contrato em Registro Pblico de Empresas Mercantis. Alm disso, no que tange s obrigaes acessrias do alienante, est previsto que este deve ter contabilizado todos os dbitos anteriores transferncia. O alienante no pode fazer concorrncia ao adquirente, salvo com a devida autorizao expressa, pelo prazo de cinco anos subsequentes transferncia.

Responsabilidades do Adquirente: Falta

DOS CONTRATOS EM GERAL


Contratos Internacionais (Conceitos): so contratos cujos contratantes so os sujeitos de direito internacional pblico.

PRELIMINARES: Funo Social do contrato ou do objeto. Art. 421: A liberdade de contratar ser exercida em razo e nos limites da funo social do contrato. Contratos de Adeso. Art. 423 e 424

DA FORMAO Art. 427 O que foi pactuado ser cumprido. Art. 427 Teoria da Impreviso: Situao no prevista. Art. 428 a 435

DAS AES JURDICAS A capacidade jurdica: a caracterstica de adquirir a capacidade de contratar, de funcionamento, tudo conferido a partir do registro. Possuem ela as sociedades: comuns, simples e em nome coletivo. Sociedade em conta de participao: um contrato feito s entre as partes, feito com algum que quer explorar determinado ramo, mas delega a um terceiro atravs de um contrato. Logo no pode jamais adquirir capacidade jurdica. A capacidade jurdica do scio ostensivo.

A ao judicial, independentemente de estar se discutindo algo na justia, deve respeitar assim como na arbitragem (esfera admnistrativa): A possibilidade jurdica do negcio/pedido Legitimidade das partes: a parte que est entrando com a ao deve ser legtima, ou seja, vinculada aquele caso. Se voc no sabe quem a parte a ser demandada coloca-se todos os que s supem ser legtimas no plo passivo. Interesse de Agir: Ex: Contrato no cumprido, mesmo sem acabar o contrato.

Frum Cvil Hierarquia de Instncias Primeira Instncia Frum Cvel 2 Instncia: Tribunal de Justia Estadual 3 Instncia: Tribunal de Justia Federal 4 Instncia: STJ

LEI 9307/1996 LEI DE ARBITRAGEM


Art. 34 Reconhecimento e execuo de sentenas arbitrais estrangeiras. Anteriormente: Para uma sentena arbitral estrangeira ter efeito ela deveria ser homologada pelo judicirio brasileiro, logo ela no conseguia ser aplicada por no ter sido homologada no pas de origem. Hoje: A sentena j tem fora vinculante sem a necessidade de acionar o judicirio para o cumprimento da mesma.

A arbitragem deixa muita margem para discusso, e no momento em que se escolhe a arbitragem voc abre mo da tutela judiciria em primeira instncia. E.C n 45 A partir de 2002, o STJ tem o papel de homologar a sentena arbitral estrangeira. Necessariamente a sentena arbitrar deve ser homologada no Brasil em vistas a sua execuo e sua discusso. Ttulo executivo extrajudicial (exemplo sentenas arbitrais, letras de cambio, cheque, contrato), um ttulo que voc pode executar mas no tem fora de uma sentena judicial, de certa forma uma conveno entre as partes A sentena s ser vlida se respeitar as leis brasileiras e no ferir os bons costumes. A homologao de sentena tem a fora do poder pblico, as partes devem ser capazes e para sua citao deve-se citar o indivduo por carta rogatria. Os direitos que se podem discutir pela arbitragem ficam restritos aos direitos disponveis. Se o ru alegar que a sentena fere a lei do pas dele, o STJ no pode homologar a sentena arbitral. Direito Contraditrio, ampla defesa, citao: se ele provar que no foram atendidos os direitos fundamentais, a sentena poder ser questionada. Vcio formal pode ser corrigido, o vcio material/substancial no pode ser sanada antes do julgamento . DECRETO 4311/2002 DISPEM SOBRE A INTERNALIZAO DAS SENTENAS ESTRANGEIRAS NO BRASIL ART. 105 INC I Letra i CF/**

Anda mungkin juga menyukai