Anda di halaman 1dari 2

Condies de acesso para titulares de licenciatura Pr-Bolonha

mbito de aplicao: Acesso a Mestrados e Cursos de Especializao na rea das Cincias da Educao 1. O Contexto O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas emitiu em 8 de Janeiro de 2011 a seguinte recomendao: O Contrato de Confiana estabelecido em 2010, entre o Governo e as instituies de ensino superior, prev, no caso das Universidades pblicas, e num perodo de quatro anos, um aumento de cerca de 60.000 diplomados. Para concretizar este objectivo, declaradamente ambicioso, as instituies devero ampliar os segmentos da sociedade que podero ser abrangidos por esta iniciativa e multiplicar as linhas de formao oferecidas, designadamente reforando a oferta de formao ps-graduada, aumentando as possibilidades de ensino distncia, alargando os ciclos de estudo organizados em regime ps-laboral, diversificando as formaes ps-secundrias, promovendo o sucesso escolar e atraindo outras camadas sociais que procuram formaes e actualizaes complementares A adopo plena do Contrato de Confiana, abrindo as Universidades a mais estudantes e a novas camadas sociais, no dever, por outro lado, perturbar o nvel de exigncia e a qualidade da formao que proporcionada por estas instituies, aspecto que tem sido indiscutivelmente assumido, desde o primeiro momento, por todas as universidades. Neste quadro, importa desenvolver a capacidade de atraco dos licenciados pr-Bolonha para o seio das universidades, criando mecanismos que permitam, com equidade e rigor, proporcionar formao complementar e permitir atravs dessas iniciativas que esses diplomados possam adquirir o grau de Mestre. Deste modo, o CRUP recomenda s Universidades que adoptem mecanismos adequados, designadamente atravs da aplicao dos seguintes princpios: - Os diplomados que tenham terminado as suas licenciaturas ao abrigo do sistema de graus anterior ao Processo de Bolonha devero poder obter o grau de Mestre, inscrevendo-se num ciclo de estudos de mestrado da especialidade, solicitando a creditao da formao adquirida na respectiva licenciatura e realizando uma dissertao de pendor cientfico ou profissional1, nos termos da legislao em vigor; - Os diplomados que tenham terminado as suas licenciaturas ao abrigo do sistema de graus anterior ao Processo de Bolonha, que tenham mais de 5 anos de experincia profissional relevante, podero obter o grau de Mestre inscrevendo-se num ciclo de estudos de mestrado da especialidade, solicitando a creditao da formao adquirida na respectiva licenciatura e apresentando, em alternativa dissertao, um relatrio detalhado sobre a sua actividade profissional, objecto de prova pblica que incluir a discusso das experincias e competncias adquiridas - Em qualquer dos casos, as exigncias complementares para a atribuio do grau de Mestre para os diplomados que terminaram as suas licenciaturas nessa especialidade ao abrigo do sistema de graus anterior ao Processo de Bolonha, para alm da dissertao ou do relatrio previsto na alnea anterior, no devero ultrapassar um mximo de 20 ECTS.

O diplomado com uma licenciatura em ensino pode candidatar-se a um mestrado na sua rea de especialidade (Mat, LP, Biologia) ou a um mestrado profissional: AOE, EE, EA; PS 1|2

2.

Orientao para a Aco da FEP-UCP 2.1. Os diplomados que tenham terminado as suas licenciaturas em Educao e Ensino, ou outras licenciaturas, desde que tenham realizado a profissionalizao em servio, ao abrigo do sistema de graus anterior ao Processo de Bolonha podem candidatar-se ao mestrado em Cincias da Educao nas diferentes especializaes Administrao e Organizao Escolar Superviso Pedaggica e Avaliao de Docentes Pedagogia Social 2.2. Condies de acesso e seriao a) Licenciatura pr-Bolonha; b) Tempo de experincia profissional c) Experincia profissional relevante na rea de especializao; d) Formao significativa prvia na rea de especializao; e) Publicaes no campo das cincias da educao; f) Outros elementos considerados relevantes.

2.3. Procedimento a) Os candidatos sero ordenados tendo em conta a relevncia curricular. b) A anlise curricular determinar as unidades curriculares que sero creditadas. c) Poder haver recurso realizao de entrevista. 2.4. A frequncia dos Cursos enquanto Formao especializada prevista no Decreto-Lei n. 95/97 de 23 de Abril est limitada aos docentes profissionalizados com cinco anos de servio 2.4.1. Para efeito da certificao como formao especializada, o plano curricular integralmente realizado num total de 250 horas. (60 ECTS) 2.4.2. Este plano curricular possibilita o acesso ao 2 ano de mestrado. (60 ECTS) 2.4.3. O 2 ano pode assumir as formas previstas em 2.5.2 ou 2.5.3. 2.5. A organizao da oferta formativa de mestrado dirigido a diplomados com o grau de licenciado que no queiram ou no possam realizar a formao especializada, segue o referencial-tipo seguinte: 2.5.1. Componente curricular - Seminrio de Projecto 14 ECTS (30 horas) 2.5.2. Dissertao de mestrado - 60 ECTS Ou para o caso de candidatos com mais de 5 anos de experincia profissional 2.5.3. Relatrio reflexivo e teoricamente sustentado (30+30=60 ECTS) sobre a sua actividade profissional, objecto de prova pblica que incluir a discusso das experincias e competncias adquiridas, em alternativa dissertao, para os diplomados pr-Bolonha, profissionalizados e com mais de 5 anos de experincia profissional relevante.

2|2

Anda mungkin juga menyukai