Anda di halaman 1dari 54

"

O Papel dos Sindicatos na Segurana do Transporte Regional"

BALSA DA BERTOLINE

SUMRIO
Qual o papel dos sindicatos na Segurana do Transporte Aquavirio Regional ? Como deve ser uma organizao sindical ? A Histria Recente do Sindmar. O Que Fomos e o Que Somos . 7. Segurana Preveno contra Riscos. Antecipao aos Fatos. treinamento. educao. A interao sindical com autoridades e com a sociedade. Cada sindicalizado representa, no que fizer de melhor ou pior, o seu Sindicato. Por que Investindo em pessoas? O sindicato o fornecedor natural de mo de obra especializada porque abriga trabalhadores experientes, prontos para a lide com situaes e cargas perigosas.

1. O papel dos sindicatos na Segurana do Transporte Aquavirio Regional Os trs responsveis diretos pela SEGURANA DA NAVEGAO, qualquer que seja essa navegao, so: - As autoridades e instituies gerenciadoras dessa navegao, que a organizam, que planejam sua segurana luz das regras internacionais, que instituem e divulgam essas regras e que policiam, observam e encaminham para julgamento contravenes e contraventores. - Os proprietrios, armadores ou operadores das embarcaes, que, acima do lucro que tenham como meta, devem, em nome de uma responsabilidade social que inerente a todos aqueles atores envolvidos com a navegao, ter a segurana como meta principal; e - Os aquavirios, responsveis, em primeiro plano, pelas manutenes das embarcaes, pelas tcnicas de navegao que garantem a segurana e pelas orientaes aos usurios dessas embarcaes, seja quanto s tcnicas e regras que organizam carregamento ou descarga de mercadorias, ou embarque, transporte e desembarque de passageiros.

Existem outros atores , com papis menos sistemticos, como os tribunais que, quando oportuno e necessrio, no devem negligenciar na aplicao de penas exemplares a infratores. Os usurios, embarcadores, destinatrios de cargas ou passageiros, cujas menores responsabilidades sobre a segurana da navegao, os torna coadjuvantes nesse cenrio. Responsveis tambm, mas s coadjuvantes. De todos esses atores, o contingente maior o de aquavirios. Os mais atuantes, que esto cotidiana e diuturnamente em atividade, so igualmente os aquavirios. Esses argumentos, como fatos que so, seriam motivo suficiente para fazer do aquavirio o principal responsvel pela Segurana do Transporte Aquavirio, seja ela martima, fluvial, de interior ou porturia. Seriam... No fosse essa responsabilidade superada pela responsabilidade maior de quem os forma e os certifica. Ator principal da Navegao, o trabalhador aquavirio tem dois aspectos fundamentais a nortear sua atuao, que sempre haver de refletir diretamente na SEGURANA DA NAVEGAO: -A sua formao, enquanto preparado para o trabalho; e -O seu aperfeioamento e desenvolvimento profissional, depois de certificado.

A formao e o desenvolvimento do trabalhador aquavirio so aspectos altamente influenciadores no seu desempenho e, muito especialmente, na SEGURANA DA NAVEGAO e, devemos reconhecer, h muito a melhorar na Navegao Regional. Bem diferente da Navegao Martima, cujo nvel de segurana alcanou patamar invejvel e estatisticamente comprovado.

Enquanto o Ensino Profissional Martimo se esmerava na formao de uns, a otimizao na formao de outros ficava em segundo plano. No havia investimentos nos Centros de Instruo e a formao de muitos dependia do esforo de capitanias, delegacias e agncias. Enquanto uns tinham professores (poucos, ainda mal pagos, com pouco incentivo ao desenvolvimento, mas eficientes), outros tinham apenas instrutores, como a fazerem da educao e da formao, um bico. Especialmente na formao bsica, ponto nevrlgico de qualquer sistema de ensino.

Se queramos que a NAVEGAO REGIONAL fosse to segura como a MARTIMA mostrava ser, haveramos que dar a ela as mesmas condies e oportunidades de desenvolvimento, inclusive facilitando a convivncia de uns com outros, diminuindo os entraves burocrticos que se tornam barreiras inexpugnveis para que os menos aquinhoados convivam com os melhores formados. Nenhuma navegao que pretenda ser SEGURA, pode ter sub-formao, subemprego, sub-salrio, sub-sindicato ou sub-empresa. A base da pirmide educacional deve ter o alicerce forte e necessrio que lhe permita o desenvolvimento da estrutura at a altura que sonhamos dar a ela.

Entre outras peculiaridades do Brasil, foi a formao de seu aquavirio que lhe permitiu ter vrias caractersticas diferenciadas, criando lideranas natas, que lhe propiciou a perspiccia da unio intersindical, que lhe ensinou a importncia da disciplina e que lhe oportunizou a inteligncia poltica necessria ao seu desenvolvimento. Desenvolvimento que hoje o diferencia de outros tantos que ainda existem no mundo. J no mais vemos naes, como Portugal, Espanha, Noruega, etc., como grandes navegadores. O que existe hoje so multinacionais da navegao, algumas mais ricas do que muitos pases, mas aptridas e totalmente insensveis a qualquer problema que no seja econmico ou financeiro. Restamos ns, brasileiros, unidos e refratrios ao capitalismo selvagem, cada vez mais fortes, iniciando e divulgando um novo modo de fazer capitalismo, o capitalismo-humanizado, ensinando que o lucro no incompatvel com a humanizao. Pelo contrrio: pode ser conseqncia dela. Se nossa navegao martima pode ser exemplar, desde o planejamento criterioso de seu desenvolvimento, equilibrando sempre, em todos os aspectos, a oferta e a procura, assim evitando distores de valores e preos que s interessam a especuladores, por que no podemos atuar igualmente na navegao regional? Segurana pressupe boa formao, adequado desenvolvimento e entrosamento contnuo. O que mostraremos aqui deve servir de espelho para que a navegao regional.

Como principais atores, os trabalhadores aquavirios devem estar articulados, organizados exemplarmente, dirigidos com eficincia, tcnica e credibilidade, preparados sistematicamente, unidos, educados e treinados, bem informados e cnscios de suas intransferveis responsabilidades. Isto, alm da remunerao e repouso justos, lhes garantir a tranqilidade necessria a um trabalho seguro, que, por sua vez, geradora natural de uma Navegao igualmente segura.

COMBOIO DE SOJA

A instituio que pode e deve trabalhar pela criao, manuteno e evoluo das condies supracitadas dos trabalhadores a sua Organizao Sindical.

2. Como deve ser uma organizao sindical ?

Os slides que mostraremos aqui no so uma propaganda sindical. Ao contrrio, so apenas uma demonstrao de como um sindicato, aproximando-se de todos os setores que compem o sistema de navegao aquaviria, pode contribuir, de forma madura e pacfica, levantando problemas, buscando solues, procurando entrosamento, inspirando confiana, falando... mas tambm ouvindo. Sugerindo... e aceitando sugestes. Brigando... mas promovendo a paz. Lutando por riqueza... mas a riqueza do Pas. Representando mas tambm preparando gente para um Brasil que est prestes a se transformar em potencia mundial.

O preconceito do povo e o medo das elites brasileiras frustrou, por duas vezes, a ascenso de um trabalhador, profundo conhecedor dos problemas brasileiros e suas solues, com coragem suficiente para tom-las, ao cargo de supremo mandatrio do Pas. Depois de eleito, revelou-se um autntico ESTADISTA. A histria haver de contar. Somente depois de um trabalhador ter assumido o papel de Chefe de Estado, no Brasil evoluram as relaes entre patres e empregados. Antes disso era difcil distinguir quem tinha menos razo, se o patro ou o empregado. As questes, mesmo as mais simples, geralmente iam parar na Justia do Trabalho, que abraava a rdua tarefa de julgar, luz de leis ainda incipientes, a quem atribuir razo, culpa ou dolo. Se os patres pecavam por trocarem a responsabilidade social pelo lucro fcil, os trabalhadores, muitas vezes, pecavam pela no observncia de que estavam inseridos em uma sociedade organizada e ao bem estar dessa sociedade deveriam ficar submetidos.

A Sociedade Brasileira evoluiu. J aprendeu que h uma legislao especfica que trata dos assuntos trabalhistas e do direito greve. O trabalhador brasileiro evoluiu e hoje sabe que no pode agir ao arrepio da lei. O Pas evoluiu. A organizao sindical tambm houve que evoluir. Se antes satisfazia-se apenas em ser o escudo do trabalhador contra opresso de patres, agora, com a nova ordenao jurdica e social no Brasil, trata de representar seus filiados da maneira mais fiel possvel. Trata de oferecer, aos sindicalizados, oportunidades mltiplas de desenvolvimento. Seja desenvolvimento cultural, funcional, social e at mesmo financeiro. Um bom sindicato, hoje, oferece convnios com diferentes organismos, que passam a dar descontos para os trabalhadores. Oferecem do lazer sade, da consultoria jurdica assistncia odontolgica.

O Sindmar nasceu no UNIFICAR. Fruto da sadia obstinao de jovens com invejvel viso de futuro e credibilidade alicerada pelas suas reconhecidas honestidade, retido de carter, aliadas a uma no menos invejvel vontade de transformar o Pas pela sua base, como o Severino, o Areias e o Vlido, nasceu a idia da chapa UNIFICAR, ainda no Sindicato dos Oficiais de Nutica e no Sindicato dos Oficiais de Mquinas. Perdeu uma eleio mas venceu a seguinte. Venceu pelo reconhecido sucesso na coordenao e conduo de um dos mais notveis movimentos grevistas de que se tem notcia: a Greve dos Martimos de 87. Ali nascia o Movimento UNIFICAR, nome, hoje, do nosso mais importante veculo de comunicao, que ainda sonha com a unificao de mais sindicatos no nosso setor.

Divisor de guas, a Histrica greve que resgatou a dignidade e o respeito dos martimos, completou vinte anos (UNIFICAR 2007)
Desde que os trabalhadores aquavirios brasileiros se uniram para lutar por seus direitos, o sindicalismo no segmento martimo construiu dois episdios verdadeiramente histricos no s para o setor, mas para o Brasil: as greves dos martimos de 1953 e de 1987. A greve de 1953 (matria publicada na edio nmero 16 da revista UNIFICAR) foi to importante quanto a paralisao de 1987; juntas, estas duas paralisaes foram as duas maiores demonstraes de fora dos martimos brasileiros na histria do pas. As significativas conquistas dos trabalhadores foram evidentes nestes dois movimentos. A experincia e os frutos colhidos nestas duas greves originaram a forma como hoje trabalhada a ao sindical martima. O cenrio do setor martimo em 1987 era bem diferente do atual. A Frota Nacional de Petroleiros havia acabado de encomendar o N/T Livramento. A Fronape navegava com cerca de 80 embarcaes entre prprias e afretadas. O Lloyd Brasileiro agonizava. Falava-se pra casa uma vez por ms. Era a poca do 12 X 1.

SOMOS FORTES PORQUE SOMOS UNIDOS

Um sindicato deve se fazer representar sempre e em qualquer lugar...

O Presidente Lula lembra que 95% das cargas brasileiras so exportadas por navios: durante a solenidade que firmou contratos para construo dos Suezmax em Pernambuco

O batimento de quilha do primeiro navio do Programa de Modernizao e Expanso da Frota, Promef, aconteceu no dia 11 no estaleiro Atlntico Sul, em Pernambuco. Dentre as autoridades presentes cerimnia, estavam o Presidente da Repblica, Luiz Incio Lula da Silva, o Presidente do SINDMAR e da CONTTMAF, Severino Almeida, o Presidente da Petrobras, Jos Srgio Gabrielli, e o Presidente da Transpetro, Srgio Machado.

Diretor Procurador, Marco Aurlio Lucas da Silva e o Representante da CONTTMAF em Londres, Nilson Jos Lima, em reunio intersecional da IMO no debate de emendas ao STCW. A criao da certificao do Oficial-Eletrotcnico foi debatida no encontro ocorrido em Londres.

O Sindmar no "Lavras", da Transpetro

Reunio, no Centro de Instruo Almirante Braz de Aguiar, no dia 15. Participaram a Anvisa, a Companhia Docas do Par, a Polcia Federal, a Receita Federal, a Superintendncia Regional do Trabalho alm de vrios representantes da comunidade martima, em um almoo de confraternizao. No encontro com o Comandante do Ciaba, CMG Csar Castro, o Sindicato discutiu temas ligados Marinha Mercante, como a logstica porturia por ocasio da estadia de um navio em um porto.

Na reunio ordinria da CPNA, os integrantes debateram aspectos relacionados segurana e sade do trabalhador aquavirio, segundo as diretrizes da NR30. A CPNA conta com a participao da CONTTMAF, do SINDMAR, do Ministrio do Trabalho e Emprego, da DPC e dos armadores.

O Oficial Mercante Antonio Maria da Silva Menezes Junior recebeu no dia 16 o certificado de Operador Full de Posicionamento Dinmico homologado pelo The Nautical Institute.

Hebert Bruno da Cunha Frana Frana [hebertfranca@hotmail.com] Enviado em: Para: ter 20/10/2009 20:54 Vivekananda SINDMAR

Caro Mestre; E com grande satisfao que escrevo este e-mail para o senhor, pois acabei de ler a ltima revista Unificar e constatei que nossa semente j germinou e temos um jovem colega ministrando nosso curso no CIABA (Projeto Voluntrio). Quis o destino queo meu navio tomasse um rumo diferente na "derrota da vida", mas garanto ao senhor que o porto de destino e continuar sendo, lutar por uma Marinha Mercante melhor e mais preparada, para os grandes desafios que se avizinham devidoao grande momento pelo que passa o nosso pas e nossa Marinha. Quando a Marinha do Brasil criou a especialidade de Segurana do Trfego Aquavirio, percebi a possibilidade de manter-me diretamente ligado ao setor, unindo com a necessidade, aps vrios anos de vida de mar, de acompanhar melhor o crescimento do meu filho. Finalizo me colocando sempre a disposio do senhor e de nossa Marinha Mercante. Mudei de camisa mas, no mudei de lado e tenho ainda grande esperana de ministrarnossas palestras e aulas para os alunos da EFOMM e colegas Oficiais Mercantes. Um Abrao Fraterno Bruno Frana

O Sindmar criou o PROJETO VOLUNTRIO, onde os oficiais mais experientes e destacados , voluntariamente, transferem conhecimentos e experincias aos mais novos. A sugesto e a iniciativa foram do ento 2ON Bruno Frana.

O Sindmar e a Capitania do Estado de So Paulo, em Santos.

Prezado(a) Associado(a), Segue abaixo programao de cursos para o ms de Outubro/2009. Caso haja interesse em inscrever-se, favor responder para este email afim de obter informaes. PROGRAMAO DE CURSOS CIABA - MS: OUTUBRO (INSCRIES) CURSO ESOQ ESPE ESCM ESRS EROG ESOP ECIN Sds, Giselle Souza - Assistente Administrativo Sindmar - Delegacia Regional de Belm - Av. Nazar, 272 - Salas 306/307 66033-175 Belm/PA INSCRIOES 29/09 a 09/10/09 29/09 A 23/10/09 13/10 a 30/10/09 06/10 a 23/10/09 19/10 a 30/10/09 05/10 A 16/10/09 29/09 A 16/10/09 PERODO LOCAL 08/11 A 27/11/09 23/11 A 27/11/09 30/11 a 10/12/09 23/11 a 26/11/09 09/11 a 30/11/09 03/11 a 20/11/09 16/11 A 20/11/09 VAGAS CIABA CIABA CIABA CIABA CIABA CIABA CIABA 25 30 25 30 18 25 30

O Sindmar divulga, por EMail, a programao mensal dos cursos do PREPOM.

Visita ao N/T Potengi

Severino e Ministro Jobim, durante o Dia Martimo Mundial. O encontro, ocorrido em 24 de setembro de 2009, aconteceu no Ciaga, no Rio.

Seminrio no Hotel Fazenda PARASO, na Ilha do Mosqueiro, Belm do Par entre os dias 5 e 7 de junho de 2009.

MAPA DE VISITAS DELEGACIA DE BELM

MS Jan Fev Mar Abr Mai

CLC 8 7 7 6 7

CCB 17 26 20 20 15

1ON 8 9 17 9

2ON 18 20 22 19

OSM 6 6 13 6

1OM 18 11 11 4

2OM 26 36 34 17

ELT 41 18 17 21

OUTRAS 15 21 41 14

11 10 14 1 14 18 9 O Sindmar freqentemente visitado por seus associados. (Demonstrativo da Delegacia de Belm).

Atendimento a Associados na Delegacia Regional de Belm

O Sindicato formando e informando: sobre a Lei que obriga a proteo de partes mveis contra escalpelamento.
PREZADOS COMPANHEIROS(AS) PARA CONHECIMENTO! ISA, TIRAR CPIA E AFIXAR EM QUADRO DE AVISOS. From: Odilon Braga - Sindmar To: ... Cc: ... Sent: Thursday, July 09, 2009 6:32 PM Subject: incidncia de escalpelamento modifica Lei Companheiros, Encaminho, para conhecimento, a modificao na Lei 9537/97, que foi tema de debate na CPNA e seminrio em Manaus, na qual o SINDMAR foi uma das entidades que apoiou e teve como um dos palestrantes os companheiros Darlei alm do Emilio Magro. abs Odilon Braga Secretrio Geral Sindmar

Seminrio A Evoluo das Relaes de Trabalho e o Cenrio Martimo, em Fortaleza.

Estgio Supervisionado aumenta contingente de oficiais A Atualizao do Certificado de Habilitao por meio de realizao de Estgio Supervisionado, processo capitaneado e executado pelo SINDMAR em conjunto com a Diretoria de Portos e Costas, tem-se mostrado um instrumento de grande importncia para os oficiais mercantes; principalmente para aquele que esto afastados da profisso h mais de cinco anos e pretendem retornar ao mercado de trabalho. De acordo com dados estticos do SINDMAR, de outubro de 2003, quando esse processo passou a ser utilizado at junho de 2009, foram revalidados certificados de 260 oficiais, perfazendo mdia anual de 43 certificados. Este nmero superior ao obtido por uma turma de atualizao (ATON / ATOM) e que pode ser realizado a qualquer tempo. importante ressaltar que esses oficiais que retornam s atividades martimas no tm sido computados na previso anual de formao. A Marinha do Brasil atende a demanda do mercado de trabalho e esta atitude tem ajudado vrias empresas a manter seus navios em operao. O Sindicato ajuda a reintegrar profissionais do mar.

Festa de inaugurao da sede prpria da Delegacia de Belm.

NM-Castillo de Guadalupe - 07ago2009

Solenidade de inaugurao da sede prpria da Delegacia de Belm.

O CSA Centro de Simulao Aquaviria, no Rio de Janeiro

Apresentao do estudo sobre o mercado de trabalho para os Oficiais Mercantes, realizado no dia 6 de agosto no Rio. Na ocasio, o estudo feito pelo Mestre em Cincias Estatsticas Marcelo Rubens dos Santos do Amaral e pela Doutora em Cincias Estatsticas Narcisa Maria Gonalves dos Santos, ambos professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que abordou, com base em pesquisa feita pelo SINDMAR e dados fornecidos pela Diretoria de Portos e Costas, as projees e cenrios para o mercado de oficiais de Marinha Mercante at 2013, comprovou que h uma reserva estratgica de Oficiais para os prximos anos.

Assemblia da Ifsma organizada pelo SINDMAR no Rio.

Comisso Permanente Nacional Aquaviria, da qual participa a CONTTMAF, visita plataformas no Sergipe. Visitas realizadas em outubro de 2008.

Sindmar RJ Trs andares de um edifcio no Centro do Rio, Pres. Vargas c/ Rio Branco.

A infra-estrutura que hoje tem o Sindmar fruto do mais alto grau de confiana que os associados depositam em sua diretoria que, fazendo investimentos srios e seguros, justifica plenamente essa confiana em todos os aspectos: das negociaes de Acordo Coletivo aquisio da sede campestre em Belm, que ser to boa quanto a j existente na serra, em Miguel Pereira, no Rio de Janeiro.

QUESTO JURDICO TRABALHISTA O SINDMAR est sua disposio. Consulte a Assessoria Jurdica do SINDMAR e tire dvidas sobre processos trabalhistas. Nossos advogados esto disposio para orientar os associados. Por isso, no esquea: mantenha seu cadastro atualizado!

Nas visitas a bordo, o SINDMAR sempre solicita s tripulaes das embarcaes o preenchimento do Relatrio de Visita a Navio. Neste documento, os martimos podem avaliar a explanao dos representantes da entidade que foram a bordo e relatar os prprios pontos de vista, tudo visando melhoria, cada vez maior, no relacionamento entre representantes e representados

SINDMAR marca presena na segunda edio da Niteri Fenashore

Severino Almeida, Presidente da CONTTMAF e do SINDMAR: A Marinha Mercante est marcada por dois grandes momentos. As novas geraes olharo para 2007 com a mesma importncia que ns olhamos para Baro de Mau. LANAMENTO DO PROGRAMA NAVEGA BRASIL, DO GOVERNO FEDERAL - 2007

Por tudo isso, O Papel dos Sindicatos na Segurana do Transporte Regional pode ser considerado de extrema relevncia. O SINDMAR sabe disso. Os sindicatos regionais precisam saber. O SINDMAR est pronto e de portas abertas para receber, discutir, informar e ajudar a todos os co-irmos a sociedade.

Anda mungkin juga menyukai