Anda di halaman 1dari 2

Haveria inteno mgica nas pinturas rupestres?

O significado das pinturas rupestres deixadas pelo homem pr-histrico nas paredes das cavernas sempre intrigou arquelogos, paleontologistas e historiadores. Inicialmente nmades, esses grupos primitivos viviam da coleta de vegetais, ovos, mel, moluscos e de caa de animais para sobreviver. Para se defender do ataque de outros animais, desenvolveram utenslios de madeira, osso e pedra ;para se proteger das intempries da natureza,abrigavam-se em grutas e cavernas. Em todos os continentes habitados encontram-se as chamadas pinturas rupestres, desenhos de animais nas paredes de cavernas e grutas. De modo geral, so pinturas de grandes animais cuja caa lhes fornecia a carne para alimentao, as peles para vesturio e os ossos para produo de utenslios, armas e ferramentas. Alguns estudiosos consideram que, ao pintar aqueles animais sendo atacados por um caador, as pessoas imaginavam aprisiona-los com uma fora mgica, o que garantiria o sucesso na caada.

Qual a origem da escultura?


Tambm na pr-histria euro-afro-asitica e da Amrica pr-colombiana, o ser humano criou formas de representao das focas mticas ou espirituais em que depositava suas crenas, em argila, em madeira, em ossos de animais e, mais tarde, em metais. Muitos desses deuses eram antropomrficos (que tem forma humana) e representavam as foras da natureza. Os principais deuses dessas sociedades dirigiam as prticas agrcolas, os ciclos da vida, da natureza e, principalmente, da fertilidade humana. Uma forma de representao religiosa de algumas sociedades tribais da Amrica, e da Austrlia o totemismo. O totem representado por um ser vivo (planta ou animal), um fenmeno da natureza ou um objeto que no apenas representa um grupo, mas lhe d nome e fundamenta sua organizao social e religiosa. O ser representado pelo totem considerado o primeiro ancestral do grupo, aquele que lhe deu origem. O totem , portanto, uma representao escultural que serve para os cultos de algumas das chamadas religies animistas.

O que significam as pinturas rupestres


Qual era o significado e a funo dessas pinturas na sua imensa maioria de animais pertencentes a espcies hoje desaparecidas da paisagem europia e que se abrigam em grutas frequentemente profundas e em lugares de difcil acesso e incmoda contemplao? Tudo parece indicar uma relao com ritos ou crenas mgicas, em cujo sistema a representao equivalia criao e apropriao. Para homens como os do Paleoltico superior, desconhecedores da agricultura e da domesticao de animais, caadores sempre ao capricho das inclemncias do tempo e provavelmente do azar, sempre temerosos do dia de amanh, esses animais eram tudo. Represent-los era possu-los, propiciar a sua caa. significativa a multido de representaes de animais atravessados com flechas ou outros, como o elefante da cova do Pindal, em cujo corpo se representou o corao. significativo tambm o fato de que a rena, talvez animal mais familiar e til para esses povos, quase no estar representada. Demasiado fcil de caar. Utiliza-se a imagem para assegurar a mote de animais difcil de capturar, ou para proteger-se contra seus ataques.Tambm para favorecer a reproduo. E posto que representar o mesmo que criar, e a imagem equivale em tudo ao animal figurado, torna-se imprescindvel a maior fidelidade possvel na representao. Da o naturalismo a surpreendente veracidade, da pintura do Paleoltico. Quando o ser humano aprender primeiro a recolher vegetais, depois a cultiva-los, quando conseguir domesticar animais, quando j no depender da caa, desaparecer o naturalismo da representao.
A Pr-histria. In: LOPERA, lvares et al. (Org). Histria Geral da Arte. Lisboa: Del Prado, 1995. Pintura1, p.19.

Anda mungkin juga menyukai