Anda di halaman 1dari 12

SeuMundo

REVISTA
Ano V - nmERo 16 - DISTRIBUIo GRATUITA - UmA PUBlIcAo DA EDIToRA mUnDo cRISTo

comportamento

TRANSFORME SEU FILHO AT SEXTA


Pgina 3

Transforme sua famlia pelo poder da orao


Stormie omartian, Dora Bomilcar e Elaine cruz revelam a importncia da orao na vida da mulher contempornea e explicam como desenvolver uma vida de intercesso e, assim, transformar sua vida, de sua famlia e de toda uma nao.
PGINA 7

Acesse: SeuMundo

www.mundocristao.com.br/seumundo

online

SEM MS LEMBRANAS
Entrevista com Miroslav Volf, autor de O fim da memria PGINA 4

LIDANDO COM A SOGRA


Lanamento de Gary Chapman discute a convivncia familiar pacfica PGINA 6

CASAMENTO EM RETALHOS
Stormie Omartian ensina a orar antes que as crises apaream PGINA 8

O PEQUENO PEREGRINO
A obra de John Bunyan adaptada para o pblico infantil PGINA 10

editorial + notas

EDiTOriAL A revista Seu mundo

traz nesta edio grandes lanamentos, autores consagrados e tambm novos nomes. Em matria especial, destacamos uma obra de Gary chapman que promete transformar o relacionamento familiar. Brennan manning tambm volta prateleira de lanamentos, assim como Stormie omartian, Eugene Peterson e Kevin leman, este ltimo apresentando um revolucionrio plano de reeducao de filhos. Miroslav Volf lana seu primeiro ttulo pela mc, assim como a jornalista marlia camargo.
Isabella Csar, edItora

GRANDES NOMES: Renato Fleischner, Luiz Sayo, Charles ryrie, Eliel Pinheiro, J. Scott horrel, Mark Carpenter e Claudinei franzini no Congresso Brasileiro de Teologia realizado nos EUA.

MADE in BrAZiL
Presidente Mark Leo Carpenter Gerente de Marketing e Vendas Claudinei franzini Gerente de Produo Editorial renato fleischner Gerente Admin. e Financeiro ricardo Dinapoli

Em parceria com a distribuidora norte-americana de livros cristos Vida Books, a editora mundo cristo realizou no ms de maro o congresso Brasileiro de Teologia, nos Estados Unidos. o evento, que aconteceu na Flrida (dias 12, 13 e 14) e no Texas (dias 17 e 18), teve como tema central O que significa ser evanglico no sculo 21. os pastores brasileiros Paulo Romeiro e luiz Sayo foram preletores do evento, ao lado dos doutores em teologia Charles C. Ryrie e J. Scott Horrel, docentes no Seminrio Teolgico de Dallas, que abrigou o congresso no Texas. claudinei Franzini, gerente de marketing da mc, e Eliel Pinheiro, da Vida Books, coordenaram o encontro. o cenrio religioso contemporneo foi um dos assuntos abordados, alm da questo das seitas americanas e brasileiras, religies mundiais, tesmo aberto, ecumenismo, misticismo, entre outros.

Coord. Comunicao Julio Carvalho Editora Responsvel isabella Csar Aux. Marketing Eliana Blanco Reviso Tom fernandes Colaboraram nesta edio Brennan Manning, Cris Poli, Dora Bomilcar, Elaine Cruz, Gilson Bifano, Mrcia nishimura, Meire Szilaguy, ricardo Barbosa, Samuel Coto, Stormie Omartian.
r. Antnio Carlos Tacconi, 79 04810-020 So Paulo SP fone: (11) 2127-4147 E-mail: revistasm@mundocristao.com.br

Redao e correspondncia

Distribuio nos EUA VidaBooks 600 SW 3rd Street Ste 3500 Pompano Beach, Florida Toll Free: 1 800 700 8432 www.vidabooks.com
A revista Seu Mundo uma publicao da Editora Mundo Cristo. Os artigos assinados so de responsabilidade exclusiva de seus autores. permitida a reproduo total ou parcial das matrias desde que citada a fonte (revista Seu Mundo).

A revista Seu Mundo publicou em sua ltima edio uma nota sobre o novo site da mundo cristo, que est muito mais bonito, interativo e fcil de navegar. o acesso internet tem crescido no Brasil, assim como a quantidade de cliques na pgina da editora. Somadas a isso as novas tecnologias disponveis e o objetivo de alcanar e influenciar cada vez mais pessoas com suas publicaes, a mc desenvolveu o hotsite de Louco Amor, livro de Francis chan lanado em maro e que prope uma nova perspectiva de relacionamento com Deus. Em www.mundocristao.com.br/loucoamor voc encontra vdeos, informaes sobre o livro, frum para troca de experincias entre os leitores e internautas, entre outros. Em comemorao ao Dia Internacional da mulher, 8 de maro, foi disponibilizado no site da mundo cristo o livro A orao que liberta para download. Durante 24 horas, mais de duas mil pessoas baixaram a obra de Beth moore. no perodo, foram realizadas quase quatro mil visualizaes. E vm a novos livros, com novos hotsites e outras aes especficas para a internet. Aguarde!

LEr E SABEr

40 MiL VEnDiDOS

o que voc faria se tivesse apenas mais um ms de vida? milhares de pessoas tm descoberto esta resposta atravs do livro Um ms para viver. lanado pela mc em setembro de 2008, a obra do casal Kerry e chris Shook ultrapassou os 40 mil exemplares vendidos. Igrejas em todo o Brasil e tambm no exterior adotaram o livro em campanhas que tm transformado vidas. Saiba mais sobre a obra em www.ummesparaviver.com.br.

2 Seu Mundo

LiVrOS, rESEnhAS E rEfLExES

espiritualidade

fiLhO nOVO EM CinCO DiAS?


Livro do Dr. Kevin Leman, Transforme seu filho at sexta, ensina pais a trabalhar o carter dos filhos e corrigir atitudes e comportamentos inadequados.
por

transforme seu filho at sexta


Kevin Leman 14 x 21 cm 288 pginas Cd.: 10678 R$ 24,90

CriS POLi*

livro do Dr. Kevin Leman timo! Em Transforme seu filho at sexta Mude o carter, o comportamento e a atitude dele em cinco dias, o autor d uma aula bem detalhada para pais que enfrentam srias dificuldades no relacionamento com seus filhos. um livro para todos os tipos de pais e para filhos de todas as idades, desde os chupadores de chupeta hedonistas, como ele mesmo chama aos bebs, at as crianas j adultas que voltam para seu ninho aconchegante e nunca mais vo embora. Voc, pai, se encaixa dentro desse leque? Voc tem passado por momentos de constrangimento no shopping, ou no supermercado, na rua ou na casa de seus

o novo

parentes e amigos? Voc tem presenciado sinais claros de desrespeito e revolta e no sabe como agir? Ento esse livro para voc. percebendo que no o nico a passar mesmo que a situao parea fora de por essas situaes embaraosas e comcontrole, no desanime: h esperana, h plicadas. Alm disso, ter a orientao de uma luz no fim do tnel. Como o prprio como resolver seu problema. Dr. leman diz: Voc tem muito trabalho No final do livro, h um amplo captulo pela frente e pouca margem de ao. E, no qual o Dr. leman trata detalhadamenmais uma vez, vou citar o texto em que te das principais dvidas dos pais e que o pai de cinco filhos se posiciona clararesume as questes abordadas em quase mente e com o qual eu concordo plenatodas as cartas sobre o assunto. Voc pomente: Se voc acredita que, como pai, der usar este livro, especialmente o capdeve ser uma autoridade sadia diante de tulo final, como um manual de consulta seus filhos, esse livro para voc. nos momentos de emergncia. Essa a maior dificuldade que alguns Para finalizar, quero lhe dar algumas pais tm hoje em dia ao enfrentar a rdicas: comece se livrando do medo do dua tarefa de educar seus filhos: exerno vou conseguir. Voc sentir um cer uma autoridade sadia para que a grande alvio! Tire de seus educao dos pimpolhos, Tire de seus ombros ombros a culpa por no ter a formao do carter e a culpa por no ter tempo para seus filhos e por da personalidade, seja tempo para seus filhos ter agido da maneira errada. bem-sucedida. Tenho ene por ter agido da ma- Essa carga muito pesada contrado pais autoritrios, neira errada. e o impede de agir. livre-se inseguros, dspotas e que do ordens arbitrariamente; outros recuam diante das atitudes de desobedincia e desrespeito de seus filhos e tm medo de dizer um no no momento certo e de colocar limites. Esse livro vem injetar nimo e esperana a esses pais e a todos os que queiram aprimorar seus mtodos de educao. Afinal, sempre temos algo novo a aprender. Sem dvida, uma luta e as batalhas so constantes, mas, seguindo os passos que so propostos por Dr. Kevin leman, a vitria certa. Transforme seu filho at sexta extremamente didtico, escrito em linguagem clara, direta e acessvel. contm diversos exemplos concretos e esclarecedores sobre casos atendidos pelo autor em seu consultrio ao longo de anos. H tambm cartas enviadas por leitores e conhecedores de seu trabalho. lendo esses exemplos, voc, pai ou me, ir se identificar,

dela e viva melhor! Levante a cabea, olhe para frente, respire fundo e tome coragem para dar uma reviravolta em sua vida e na vida de sua famlia. Em Deus, voc capaz! Siga, passo a passo, as orientaes dadas pelo Dr. leman e no desista, persevere, seja consistente, lembrandose de que a mudana de seu filho um processo. Esse livro seu aliado!

* Cris Poli, argentina radicada no Brasil, formou-se em educao pelo instituto nacional superior del profesorado en lenguas ViVas Juan ramn fernandez, de Buenos aires, argentina. no Brasil, fez licenciatura em letras inglsportugus na usp. atuou como professora de algumas das mais respeitadas escolas de Buenos aires at se mudar para so paulo e aplicar seus conhecimentos em colgios da capital paulista. atualmente, apresenta o programa supernanny, no sBt. possui trs liVros escritos pela editora gente: Filhos autnomos Filhos Felizes, Pais seParados Filhos PreParados e Pais e ProFessores educando com valores.

LiVrOS, rESEnhAS E rEfLExES

Seu Mundo 5

entrevista

inJUSTiA rETOMADA
Em O fim da memria, Miroslav Volf prope uma mudana radical no modo como interagimos com a dor e a mgoa do passado.
por

SAMUEL COTO

adgio popular diz que nunca devemos esquecer os erros do passado, assim no correremos o risco de repeti-los. Em O fim da memria, miroslav Volf, diretor do centro de F e cultura da Universidade de Yale e professor de Teologia Sistemtica da Yale Divinity School, desafia seus leitores a romper esse tipo de conhecimento convencional. no incio dos anos 1980, o autor croata foi convocado a servir no exrcito comunista. Sua orientao religiosa e o casamento com uma cidad norte-americana serviram de pretexto para consider-lo inimigo do regime, o que deu incio a uma interminvel srie de penosos interrogatrios. As memrias desses eventos o atormentaram por anos. Em busca de reconciliao com o passado, miroslav procurou interpretar os fatos pela perspectiva de cristo, em especial o desafio de amar queles que o injustiaram. Apontando exemplos histricos de como as memrias mal processadas podem acarretar resultados desastrosos e amparado em sua prpria experincia, o autor garimpou no conhecimento teolgico elementos para fundamentar a possibilidade de redimir a histria. Esse mesmo desafio ele prope aos leitores: como interromper o ciclo destrutivo das lembranas dolorosas, experimentar o perdo e viver a liberdade

Um

de cristo? A seguir, entrevista exclusiva concedida pelo autor revista Seu Mundo: Em O fim da memria voc prope um rompimento na maneira como interagimos com o passado, tanto no plano intelectual quanto no emocional. Voc denomina essa quebra de lembrar-se corretamente. Como, ento, nos lembrar da maneira correta? lembrar-se das injustias do passado corretamente contm dois aspectos fundamentais: um relacionado verdade e outro ao amor. Verdade uma palavra penosa e nossa habilidade de distinguir a verdade em qualquer situao, especialmente quando se trata do passado, sempre limitada. Recordaes que no so verdadeiras podem ser injustas e, portanto, prejudiciais. Amor uma palavra igualmente grande e nossa habilidade de amar tambm limitada, principalmente queles que nos injustiaram. mesmo assim, podemos lembrar-nos das injustias da maneira correta, quando permitimos que essas recordaes sejam guiadas pelas metas de um cuidado ativo por outras pessoas. Voc pede aos leitores que examinem as feridas que muitos preferem deixar escondidas e intocadas. O que fazer quando parece impossvel rever o passado com o tipo de sinceridade proposta no livro? muitas pessoas que foram profundamente feridas sentem que vo reviver o horror do ferimento caso revisitem as memrias. Entretanto, essas pessoas no podem virar as costas dor e ignor-la. preciso confrontar a mgoa, caso queiram ser curadas. mesmo assim, preciso que um pouco da cura acontea antes que possam reencontrar as dores do passado. Pessoas com feridas profundas, e que ainda doem, precisam ser pacientes fazer o que podem e faz-lo em posio de segurana fsica, em uma comunidade que se importa e em ambiente de orao, o que coloca tanto a eles quanto aos perpetradores perante o justo e amoroso Deus. Perdo

pressupe um tipo de recordao guiada pelo amor para aquele que cometeu a injustia. A beleza e o escndalo da f crist que Deus, que amor, doador, perdoador e no lhe paga de acordo com o que voc merece. O povo brasileiro parece buscar uma maneira apropriada de recordar os horrores da ditadura militar, que assolou o pas por dcadas. Que conselho voc daria aos cristos brasileiros confrontados com essa luta? No tenho um conselho especfico, mas gostaria de encoraj-los a praticar o tipo de recordao que est inscrita na prpria matria de nossa f. como cristos, precisamos purgar nossas lembranas de todos os traos do desejo da vingana, atravs do falar a verdade em amor. Espero que meu livro contribua para levar a comunidade crist no Brasil reflexo da maneira correta de se lembrar dentro do seu prprio contexto.

o fim da memria
Miroslav Volf 16 x 23 cm 256 pginas Cd.: 10652 R$ 29,90

4 Seu Mundo

LiVrOS, rESEnhAS E rEfLExES

anlise

fEriDAS qUE SAnGrAM


Em seu primeiro livro, a jornalista Marlia Camargo traz tona a problemtica dos cristos machucados por lderes e pastores evanglicos.
por

feridos em nome de deus


Marlia Camargo Csar 14 x 21 cm 160 pginas Cd.: 10660 R$ 19,90

iSABELLA CSAr

Quando

a f se deixa manipular, pessoas viram presas fceis de toda sorte de abusos cometidos em comunidades crists. A confiana autntica e sincera em Deus gradualmente substituda pela submisso aos mandos e desmandos de lideranas despreparadas, que, usando de artifcios, conquistam a ateno e a confiana das pessoas. Carentes de acolhimento, os fiis

histrias que no deveriam ter ocorrido, principalmente em um ambiente originalmente criado para a redeno humana, mas que infelizmente acontecem cada vez com mais freqncia. Somente um tipo de pessoa poderia escrever com tamanha sensibilidade e discernimento a respeito dos feridos em nome de Deus, aquela que no apenas conhece a Deus, como tambm o sofrimento de ser ferida em nome dele. marlia uma dessas pessoas. Ela vence as barreiras im-

Ao lidar com feridas no cicatrizadas, marlia revela a urgncia de um novo tipo de liderana, no autocrtica, e tambm de um novo membro, mais confiante e focado em Deus e menos dependente do pastor local, a fim de que o espao da igre-

so capturados pela manipulao emocional de lderes medocres e os dois lados seguem de braos dados experimentando uma religiosidade ftil, pobre no entendimento e na vivncia da Palavra e que barganha a todo momento com Deus. Por ser uma religiosidade descaracterizada da adorao sincera, mais cedo ou mais tarde o castelo de cartas desmorona e as mscaras caem, deixando um rastro de destruio e muitas feridas abertas. essa relao doentia que a jornalista marlia camargo desvenda em seu primeiro livro, Feridos em nome de Deus, no qual retrata seu inconformismo com a realidade da igreja evanglica atual. A partir de sua experincia traumtica, vivida na igreja local, e com a perspiccia de reprter, marlia investiga as causas de tantos abusos e os conseqentes estragos causados por lideranas prepotentes. So

postas por seu prprio inconformismo, deixa a inrcia da decepo, sai da recluso de uma pessoa machucada e faz mais do que uma denncia, expe sua preocupao em discernir, consolar e compartilhar a cura. o livro uma reportagem que avana pelos meandros da igreja evanglica brasileira dirigida em boa medida por pessoas embevecidas pelo prprio poder de manipular e escravizar aqueles pelos quais cristo morreu. Quem torna a si mesmo uma referncia do divino e se exclui da relao de prestao de contas no contexto das relaes afetivas, em pleno exerccio da auto-suficincia, inicia uma caminhada pela trilha da auto-idolatria. como se pastores e lderes fossem semideuses em busca de uma multido que os adore e siga. Triste notar a crescente massa que se deixa levar por esta onda.

ja seja saudvel, criativo e curador, com livre acesso para o agir do Senhor. Feridos em nome de Deus leitura obrigatria para quem anseia por um cristianismo saudvel e libertador. um livro para os feridos que desejam ser curados, tratados por aquele que a razo da existncia, o nico capaz de lev-los de volta para o lugar da bondade, da misericrdia e da graa. Uma denncia do falso evangelho pregado por falsos cristos; um sopro dos bons ventos da graa de Deus, que definitivamente precisa triunfar sobre todos os cristos.

LiVrOS, rESEnhAS E rEfLExES

Seu Mundo 5

anlise

MALAS SEM ALA?


A busca por uma relao harmoniosa com a sogra e outros membros da famlia tratada de forma simples e prtica por Gary Chapman.
por

GiLSOn BifAnO*

Voc

Como lidar Com a sogra Gary Chapman 14 x 21 cm 112 pginas Cd.: 10677 R$ 34,90

sabe a ltima piada de sogra? E aquelas frases escritas nos pra-choques de caminhes nas rodovias brasileiras? Algumas delas: Homem feliz foi Ado, no teve sogra nem caminho e Seqestraram a minha sogra! No aceito negociaes! Tive a curiosidade de fazer uma pesquisa no Google. Existem 157 mil frases e 128 mil piadas a respeito das sogras! Quer fazer parte de uma comunidade cujo tema a sogra no orkut, o site de relacionamento? Pois bem, voc vai encontrar mais mil comunidades! Umas a favor das sogras, outras nem tanto. Quem conhece um pouco sobre a histria do samba, ou apenas gosta do ritmo, j ouviu falar em Dicr, o famoso sambista nascido em mesquita, regio metropolitana do Rio de Janeiro, que conhecido por compor sambas falando mal das sogras. Um de seus sambas diz: Vou fazer um bingo l na casa da vov, o prmio minha sogra, sai numa pedra s. Por que se fala to mal da sogra? Talvez seja porque, na luta pelo filho, me e esposa brigam pelo mesmo homem, por sua ateno e carinho, criando assim uma srie de animosidades entre as duas. muitas vezes, toda a famlia acaba sendo envolvida e a briga fica generalizada. O relacionamento que voc mantm com os agregados da famlia afeta diretamente o relacionamento com seu cnjuge. interessante observar que, na Bblia, existem bons exemplos de sogras e sogros. noemi foi uma sogra que toda nora gostaria de ter. o apego de Rute foi to grande com sua sogra que a nora disse: no insista comigo que te deixes e que no mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo ser o meu povo e o teu Deus ser meu Deus. onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue

com todo vigor se outra coisa que no a morte me separar de ti! (Rt 1.16-17). outra sogra que todo genro gostaria de ter foi a de Pedro. no sabemos o seu nome, mas podemos deduzir pelo texto de marcos que tenha sido uma boa sogra (mc 1.29-31). A Bblia diz que ela estava com uma febre muito alta e muitos foram at Jesus pedindo para que ele a curasse. Todos desejavam o pleno restabelecimento de sua sade. cremos, luz desse fato, que era uma mulher querida por todos. Depois de seu restabelecimento, sua primeira atitude foi de servir aqueles que se encontravam na casa. Ela era uma mulher pronta para abenoar as pessoas atravs do servio. Pedro no tinha dificuldades com a sogra. Tanto que o texto diz que ela estava na casa de Pedro. Para cada relacionamento familiar, a Bblia nos d indicaes preciosas de princpios que devem ser colocados em prtica. certamente, se estudarmos com ateno esses exemplos positivos de relacionamentos de sogras e noras e sogros e genros, seremos tremendamente beneficiados. Leitura da Bblia, compartilhamento de experincias positivas de relacionamentos entre sogras, noras e genros e a leitura de livros nessa rea so ferramentas teis para se alcanar essa desejada harmonia. Viver em harmonia na famlia, especialmente com as sogras ou sogros,

um exerccio que requer muita habilidade. Essa deve ser uma prioridade no relacionamento familiar, de forma que no se pode esperar que a outra parte tome a iniciativa de buscar essa harmonia. Gary chapman, em seu livro Como lidar com a sogra, incentiva o leitor a dar o primeiro passo em busca da convivncia pacfica com todos os familiares. Durante nossa vida, vamos desenvolvendo muitos papis familiares no seio da famlia. So os papis de filho/filha, esposo/ esposa, genro/nora, pai/me, sogra/sogro, av/av. cada um deles requer ateno e disposio para aprender a arte de viver esses papis de modo equilibrado e saudvel. Sem dvida, o relacionamento entre nora ou genro com a sogra ou sogro requer tambm muita habilidade. Gary chapman apresenta sete princpios que podero restaurar o relacionamento familiar, tornando a convivncia to sadia quanto desejada. Se aplicarmos tais princpios para o relacionamento com a sogra ou sogro, toda a famlia sentir os reflexos positivos.
*Gilson Bifano escritor e palestrante. Junto com sua esposa, elisaBete, ministram a casais e famlias em congressos, retiros e seminrios atraVs do ministrio oikos.

6 Seu Mundo

LiVrOS, rESEnhAS E rEfLExES

especial

SOU UMA MULhEr qUE OrA


Stormie Omartian, Dora Bomilcar e Elaine Cruz contam aqui suas experincias e explicam porque a orao to importante na vida das mulheres.
Trs mulheres revelaram para a Seu Mundo a importncia de manter um relacionamento direto com Deus por meio da orao. Elas ensinam como desenvolver o hbito de orar e compartilham um pouco de sua experincia.

orao

comunicao com Deus, tornar nossos pedidos conhecidos dele. dizer a ele o que voc quer ou precisa, no o que ele deve fazer. muitas pessoas tm dvidas sobre como desenvolver uma vida de orao e seu verdadeiro significado. O que devemos ter em mente que podemos nos dedicar orao desde que nos levantemos pela manh at que nos deitemos, temos sempre uma linha direta e aberta com Deus. A qualquer hora que desejarmos podemos conversar com Deus e ele nos ouvir e responder. Em meio a correria do cotidiano, precisamos determinar o momento do dia em que podemos estar sozinhas com Deus. Pea a Deus que a ajude a conseguir o tempo necessrio para passar com ele. o Senhor lhe mostrar o que pode eliminar de sua rotina ou pelo menos encurtar a fim de oferecer-lhe uns 20 ou 30 minutos extras. Se voc no tem orado muito, no pode esperar que as coisas mudem da noite para o dia. A orao pode mudar completamente sua vida, embora isso nem sempre acontea no momento em que pronunciam as primeiras palavras. Talvez seja necessrio algum tempo de orao incessante at que voc perceba a mudana de cenrio.
escritora e conferencista. sucessos, como

pretenso minha afirmar que sou uma mulher de orao, mas posso dizer que sei o valor que ela tem em minha vida e na vida de muitas mulheres e homens deste Brasil. A orao entrou em minha vida num momento em que eu pensava ser o centro do mundo, senhora da vida, aquela que tinha o controle dos filhos, do marido, de seu corpo e mente. A Bblia fala que os filhos so uma ddiva de Deus. Quando meus filhos estavam na adolescncia, achei que as ddivas haviam se encerrado em minha vida e que eu comeava a viver uma grande maldio, que a convivncia com essa gerao em transio entre a infncia e a idade adulta. Foi por ver meus filhos em perigo que fui buscar a orao. Se pudesse dar um conselho s mulheres, falaria para as mais jovens: busquem a Bblia e a orao desde cedo. A orao uma forma simples de conversar com Deus, de ter contato direto com ele. Deus atende s nossas oraes. o movimento Desperta Dbora conta hoje com 70 mil mulheres que oram intensamente por seus filhos e pela juventude brasileira. So mes que, por meio da orao, vo contra o inferno, retirando nossos filhos das garras do maligno.
Dora BomilCar coordenadora regional para o sul e so paulo do moVimento desperta dBora - mpc. formada em teologia e pedagogia. atualmente apresenta o programa entre amigas na rdio trans mundial.

Seria

posso calcular as horas que j passei ouvindo choros, gritos, lamentaes, sussurros e silncios. Sou terapeuta h mais de vinte anos. J presenciei pessoas que adentram o consultrio e nem conseguem chegar at o div. A dor tanta que elas se jogam no cho, caem ajoelhadas, agarram-me com fora, ficam sentadas em um canto da sala chorando baixinho. muitas levam mais de meia hora para conseguir dizer ol ou me olhar nos olhos. Carregam medos, culpas, perdas, frustraes, angstias, inquietaes. Voc e eu j vivemos situaes semelhantes. J nos ajoelhamos em silncio, com dores dilacerantes no corpo e na alma, com a mente cheia de porqus, com lgrimas nos olhos, cientes da nossa impotncia, transbordando medo. nesses momentos, Deus no precisava que orssemos ele tudo sabe, conhece a palavra que nem mesmo chegou boca. oramos porque precisamos da funo teraputica da orao. importante falar, pois a fala organiza os sentimentos, ao mesmo tempo em que estrutura o pensamento (a fala interior), permitindo que nosso intelecto, direcionado pelo Esprito, elabore atitudes e planeje estratgias de ao. A alma precisa orar.
elaine Cruz
psicloga, mestre em educao, escritora, apresentadora de tV e conferencista.

no

stormie omartian autora de grandes


esPosa que ora e de

a bblia da mulher que ora.

Poder da

LiVrOS, rESEnhAS E rEfLExES

Seu Mundo 7

espiritualidade

CASAMEnTOS rESTAUrADOS
Stormie Omartian ensina em seu novo livro, o poder da orao no casamento, que preciso orar pelo relacionamento conjugal antes mesmo das crises chegarem.
por

MrCiA YOKO niShiMUrA*

sofremos uma tremenda crise de incredulidade em Stormie Omartian nossos dias, a qual atinge tambm os rela14 x 21 cm cionamentos conjugais. H quem coloque 320 pginas Cd.: 10651 Deus dentro de uma caixinha dizendo: R$ 29,90 meu casamento no tem jeito; nem Deus pode reconstru-lo. Em Gnesis lemos: Existe alguma coisa impossvel para o Senhor? (Gn 18.14). Jeremias responde: eu nos casamos e logo vimos que ramos Nada difcil demais para ti (Jr 32.17). totalmente opostos. no tardou para que J em marcos 9.23, Jesus resume: Tudo as diferenas comeassem a estrangular possvel quele que cr. nosso casamento. Por fim, resolvemos que Assim como em qualquer adversidade, buscaramos ajuda profissional e, assim, a cura no casamento possvel desde que fomos consulta. o psiclogo cristo dishaja f, arrependimento e busca da face do se que nosso casamento era impraticvel Senhor. Devemos clamar a Deus para que devido nossa incompatibilidade e que ele nos perdoe a incredulidade. Devemos nada tnhamos em comum a no ser Deus. crer que o Senhor ir nos encontrar e arE Deus foi o suficiente para rancar de ns a ira, a revolta, nos manter unidos at agoa ansiedade, a tristeza, o deEstatsticas recentes ra. Este ano faremos trinta sespero, o ressentimento e a provam que, em pouco anos de casados, na fora do amargura, que so frutos de tempo, quase metade dos casamentos terminaSenhor. casamentos em crise. r em divrcio. Stormie nos ensina como A fora e a esperana para orar com poder, especificavencer as dificuldades vm mente, por cada situao de do Senhor. Ele nos d aucrise no casamento apresentada no livro: toridade para assumirmos o controle da problemas de comunicao, ira, grossesituao na esfera espiritual, por meio da ria, violncia, falta de perdo, depresso, orao. Essa frase da autora Stormie emoes negativas, conflitos com os fiomartian em O poder da orao no casamenlhos, dificuldade financeira, vcios, crises to. nesse livro, somos levados a perceber no relacionamento sexual, endurecimento vrias situaes em que podemos fracasdo corao, desalinhamento de prioridasar no casamento, mas, se escolhermos des, divrcio, infidelidade, abandono, deorar por nosso cnjuge e por nosso casasistncia. Apesar de tantos desafios, podemento, sempre teremos vitria. um livro mos ter esperana no casamento enquanpara casados em geral, no somente para to Deus estiver sustentando e trabalhando casais que estejam enfrentando dificuldainteriormente na vida dos cnjuges. des em seu relacionamento. Para a autora, em algum momento na minha experincia pessoal de que Deus vida, todas as pessoas casadas tero de totorna compatvel o incompatvel. Jorge e

Hoje

o poder da orao no Casamento

mar decises em cada uma das situaes citadas. Elas permitiro, ou no, que essas situaes se tornem problemas no casamento. Todavia, no constiturem problema no momento no significa que no possam vir a ser no futuro. Alis, essas questes importantes so armadilhas e temos mais facilidade de cair nelas do que imaginamos. Estatsticas recentes provam que, em pouco tempo, quase metade dos casamentos terminar em divrcio. os motivos mais comuns encontram-se, em geral, nessa lista de problemas potenciais. Sou testemunha de que Deus faz milagres quando oramos. meu pai se converteu aps vinte anos de orao por parte de minha me. Pude testemunhar a restaurao de milhares de casais ao longo desses dezessete anos trabalhando com famlias. Deus ouve cautelosamente nossas oraes. nosso corao quebrantado e arrependido encontra respostas quando clamamos a Deus. Ele nos d esperana, fora para vencermos as tentaes do inimigo e dos pensamentos infiis sua Palavra. Ele nos limpa, santifica e d descanso para as nossas almas. na presena de Deus, podemos ouvir sua voz e cumprir o propsito que ele tem para cada um de ns e para cada famlia. Ele capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, como nos encoraja a passagem de Efsios 3.20. Isso quando cremos e nos entregamos em orao. o livro no trata apenas de orar durante as lutas para encontrar solues e reconciliao; trata tambm de orar para evitar, acima de tudo, o agravamento dos problemas.

mrCia Yoko nishimura traBalha como Voluntria na uniVersidade da famlia. formada em Biologia e mestranda em teologia. esposa de Jorge nishimura, com quem comeou o ministrio em que atua at hoJe, e me de trs filhos.

8 Seu Mundo

LiVrOS, rESEnhAS E rEfLExES

teologia

VOLTAnDO AO BSiCO
Em o caminho de Jesus e os atalhos da Igreja, Eugene Peterson fala sobre o real significado de seguir a Cristo. O livro integra a srie Teologia Espiritual.
Jesus nos chamou para segui-lo, para sermos seus discpulos ou, na linguagem de Paulo, seus imitadores. chamou-nos chamados a seguir para tomar nossa cruz e encarnar o camia cristo. Essa nosnho da renncia e da obedincia, a recosa condio primria como cristos. no ennhecer o lugar do sacrifcio e do servio. tanto, o que mais vemos hoje em dia so o chamado envolve um novo jeito de ser. crentes em Cristo e no seguidores de um chamado para uma f viva. Ele nos cristo. As expresses s vezes se confundem, chama para uma rejeio ao mundo com mas h uma diferena real entre as duas. seus sistemas que negam o caminho do Ser crente em Cristo significa que creio amor e da justia, para um relacionamennele, creio que ele o messias prometido, to vivo e uma unio real com cristo. o Filho de Deus encarnado, que viveu e Peterson pastor e telomorreu pelos nossos pecago (nesta ordem). A teolodos, ressuscitou ao terceiro O chamado envolve gia apenas uma ferramendia, subiu aos cus e voltar um novo jeito de ser. ta. Sua vocao pastoral. para julgar e reinar com seu um chamado para uma Dessa forma, ele nunca foi povo. creio na Bblia como f viva. Ele nos chama um desses acadmicos frios Palavra de Deus e que nela para uma rejeio ao e impessoais, porque sua encontro toda a revelao mundo... reflexo teolgica semsobre cristo e a redeno. pre voltada para a comunidade crist. Embora crer nestas verdades seja neces a partir da igreja e para a igreja que a srio e imprescindvel para minha f, no teologia existe. significa, necessariamente, que sou um Um dos grandes desafios do cristianismo seguidor de cristo. do sculo 21 ser recuperar a credibilidade Posso ter convices corretas sobre da f crist. Essa reforma requer urgenteCristo, freqentar uma igreja, ser fiel nos mente uma integrao da teologia com a meus compromissos e zeloso nas minhas vida, da doutrina com a espiritualidade, do responsabilidades, mas ainda assim, no conhecimento com a orao, da mente com significa que eu seja um seguidor de Criso corao, do interior com o exterior. o reino to. Somos capazes de defender calorosade Deus precisa ser uma realidade presente mente nossas convices, mas no somos e no apenas uma esperana futura. capazes de encarnar, com o mesmo calor nosso chamado primrio para seguir a e paixo, uma vida de compaixo, piedacristo. Primariamente, no fomos chamade, obedincia, entrega, servio e justia dos para sermos membros de uma determicomo a que vemos em cristo. nada igreja, nem para desempenhar este ou Ser cristo seguir a Cristo. sobre esse aquele papel nessa igreja. Tenho observado tema que Eugene Peterson trata magistralque muitas crises e decepes que os cristos mente em O caminho de Jesus e os atalhos da enfrentam no dizem respeito ao seu chaigreja. Embora seu contexto seja a cultura mado primrio, mas ao secundrio. nunca norte-americana, no muito difcil nos vi ningum brigando numa igreja para lavar reconhecer em suas crticas ao modelo de os ps do outro, mas j vi muita gente fruscristianismo que nossos irmos de l constrada porque no foi convidada para fazer truram. ns tambm vivemos um cristiaparte da equipe de louvor. Fomos chamanismo pragmtico, consumista, narcisista dos, sim, para caminhar em santa obedine individualista, no qual no encontramos cia no caminho de vida e servio que cristo nenhum ponto de contato com o que venos apresenta. mos no cristo dos evangelhos.
por

o Caminho de jesus e os atalhos da igreja Eugene Peterson 16 x 23 cm 320 pginas Cd.: 10682

riCArDO BArBOSA*

Fomos

Esse livro faz parte da srie Teologia Espiritual, na qual Eugene Peterson vem trabalhando. Seu propsito nos levar de volta para o primrio, para o caminho do discpulo, daquele que busca aprender com seu mestre, num tempo em que a divindade de cristo vem sendo questionada, inclusive por protestantes histricos, oferecendo atalhos para a f. nesse livro, seremos levados de volta ao cristo dos evangelhos, ao chamado para uma f viva e a uma reforma da experincia crist.

Leia tambm:
a maldio do Cristo genriCo

Eugene Peterson 16 x 23 cm 400 pginas Cd.: 10568 R$ 39,90

maravilhosa bblia

Eugene Peterson 16 x 23 cm 192 pginas Cd.: 40073 R$ 24,90

riCarDo BarBosa De sousa telogo, pastor da igreJa presBiteriana do planalto, em Braslia, conferencista e escritor. uma das mais respeitadas autoridades no assunto da espiritualidade crist. participa da coletnea de ensaios soBre espiritualidade do liVro o melhor da esPiritualidade brasileira, puBlicado pela mundo cristo.

LiVrOS, rESEnhAS E rEfLExES

Seu Mundo 9

infantil

A GrAnDE JOrnADA
Adaptao de Paulo Debs para o clssico o Peregrino traz muitas aventuras e belas ilustraes para o pblico infantil.
por

MEirE C. SZiLAGY PinTO*

Ao

o pequeno peregrino Paulo Debs 23 x 23 cm 32 pginas Cd.: 10659 R$ 21,90

abrir O Pequeno Peregrino, me senti primeiramente atrada pelas ilustraes que enriquecem a histria com perfeio e maestria e facilitam s crianas visualizar o caminho percorrido por cristiano, um garoto convidado para o banquete do Rei, o qual ser servido no Palcio das luzes. mas no s as ilustraes nos atraem: a forma como a histria contada torna fcil o entendimento para crianas de qualquer idade. Sua aplicao tambm certa na vida de cada uma ao mostrar de forma criativa o caminho que o cristo deve percorrer, as dificuldades que enfrenta, a esperana do cu e todas as suas implicaes. Vemos no livro as diversas provaes que qualquer cristo passa para se manter firme no compromisso com Deus. Podemos tambm experimentar um pouco das alegrias e da experincia que teremos ao terminar essa jornada: encontrar nosso Pai no cu e desfrutarmos ao lado dele da eternidade. um livro que se torna nico em sua categoria, j que falta na literatura infantil uma obra que aborde o tema a caminhada com Deus vida eterna. Atravs desse livro, podemos aplicar as verdades doutrinrias na vida das crianas. De maneira ldica, sabemos que atingimos o corao delas, pois vivem no mundo concreto e tambm no da fantasia. Ao passar por tantas aventuras, Cristiano se depara com os conflitos existenciais pertinentes s crianas.

Apocalipse: Ao vencedor darei o direito de comer da rvore da vida [...]. Ser vestido de branco, jamais apagarei seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. Qual criana no ser estimulada a ter uma vida como a de cristiano? com certeza, os pequenos acharo que vale a pena suportar todas as coisas e vencer todos os desafios para estar no banquete com o Rei e ter a recompensa da comunho plena e eterna com Deus.

A trajetria do personagem confundese com a nossa prpria trajetria, pois sabemos que a caminhada com cristo no fcil e exige determinao da parte daquele que se dispe a percorrer o trajeto. So muitas as pessoas que nos desestimulam a continuar nossa caminhada, os problemas que enfrentamos e as dvidas que surgem durante o percurso. muitos desistem antes de chegar ao fim. Porm, ao passar por todas essas coisas, cristiano nos lembra da nossa recompensa final, do prazer de estar ao lado do Rei e do privilgio de viver com ele para sempre. O Pequeno Peregrino tambm uma tima ferramenta para pais que querem ensinar seus filhos a serem fiis a Deus. Por que no ler este livro antes de dormir, em vez de ler um conto de fadas? Alm de ldico, o livro traz uma realidade presente na vida de cada criana e tambm dos adultos, permitindo que os pequeninos compreendam a si mesmos e conversem com seus pais sobre isso, para que possam aprender a caminhar com cristo lado a lado. As crianas precisam saber da realidade da vida com cristo e de suas dificuldades. Precisam ouvir a verdade que traz a esperana de uma vida melhor para aqueles que seguem a cristo. no difcil nos lembrar do que Paulo escreveu aos Romanos: considero que os nossos sofrimentos atuais no podem ser comparados com a glria que em ns ser revelada. Ou ento o que Joo escreve em

meire C. szilaGY Pinto lder do ministrio infantil morumBi kids, da igreJa Batista do morumBi, em so paulo. formada em pedagogia e curso de treinamento de lderes pelo seminrio palaVra da Vida, desenVolVe treinamentos para implantao de ministrios infantis, consultorias ministeriais e currculos infantis. casada com peterson Baptista pinto e possui duas filhas, reBeca e raquel.

10 Seu Mundo

LiVrOS, rESEnhAS E rEfLExES

trecho

f SEM LiMiTES
Em Confiana cega, Brennan Manning convida seus leitores a viver um estilo de confiana que se recusa terminantemente a fazer da autopiedade o maior bem da vida.
por

Confiana Cega Brennan Manning 14 x 21 cm 192 pginas Cd.: 10638 R$ 26,90

BrEnnAn MAnniG*

vezes partimos da premissa de que o ato de confiar ir desfazer a confuso, iluminar a escurido, acabar com a incerteza e remir o tempo. mas a nuvem de testemunhas de Hebreus 11 revela que no bem assim. Nossa confiana no traz uma clareza definitiva neste mundo. Ela no elimina o caos, no entorpece a dor nem nos serve de muleta. no momento em que tudo est obscuro, o corao que confia diz, a exemplo de Jesus na cruz: Pai, nas tuas mos entrego o meu esprito (Lc 23:46). Se nos livrssemos da tentao de fazer da f uma anuncia despropositada a um balco empoeirado cheio de doutrinas, descobriramos assustados que a essncia da f bblica reside em confiar em Deus.

muitas

so debaixo de toda e qualquer presso. muita coisa est em jogo aqui, pois no terei dito em meu corao Deus existe se eu no disser eu confio em ti. A primeira afirmao racional, abstrata, talvez uma questo da teologia natural, a mente trabalhando com sua lgica. A segunda comunho, po que comemos de uma mo invisvel. Diante de obstculos intransponveis e sem ter idia alguma do que vai acontecer no final, o corao que confia diz: Aba, entrego minha vontade e minha vida a ti, sem reservas e com confiana inesgotvel, pois tu s meu Pai amoroso. Embora muitas vezes desconsideremos nossa necessidade de confiar sem vacilar no amor de Deus, tal necessidade a mais urgente que temos. o remdio para tantas doenas, melancolia e dio contra ns

eis de ras incontv rao, o Depois de h autoexame e o ude, ilncio, solit to de confiar deve ser s oa aprendi que ente inabalvel. eminentem

como observa marcus Borg: A primeira uma questo da mente; a segunda, uma questo do corao. A primeira pode no nos transformar; a segunda traz mudana intrnseca. A f que traz vida comunidade crist no tanto uma questo de acreditar na existncia de Deus, mas uma confiana prtica em seu cuidado amoro-

mesmos. o corao que se converte da desconfiana para a confiana no perdo irreversvel de Jesus cristo redimido da ao corrosiva do medo. o grande pavor existencial de que a salvao esteja reservada unicamente aos bons e piedosos, o temor annimo de que estejamos predestinados ao fracasso espiritual, o pessimismo mrbido que nos leva a pensar que as boas-novas do amor de Deus no passam

de uma iluso todos esses elementos se unem para formar uma fina membrana de desconfiana que nos mantm num estado crnico de ansiedade. A converso decisiva (ou aquilo que chamo de segunda converso) da desconfiana para a confiana converso que deve se renovar todos os dias o momento da soberana libertao do cativeiro da preocupao. Esse supremo ato de confiana na aceitao de Jesus to transformador, que pode ser corretamente chamado de hora da salvao. Tantas vezes, o que est claramente faltando no conceito de salvao mecnica e externa a auto-aceitao, experincia internamente personalizada e arraigada na aceitao que vem de Jesus cristo. Ela ordena libertao da culpa insana, da vergonha, do remorso e do dio contra ns mesmos. Qualquer coisa que esteja aqum disso auto-rejeio sob todas as formas um inequvoco sinal de falta de confiana na completa suficincia da obra de salvao realizada por Jesus. Ser que ele me libertou mesmo do medo em relao ao Pai e do dio contra mim mesmo? o ato de confiar com base na graa a grande deciso da vida. Sem ele, nada tem valor e dele deriva o significado definitivo de todos os relacionamentos e conquistas, de cada sucesso ou fracasso. Uma confiana sem limites no amor misericordioso de Deus desfere um golpe mortal contra o ceticismo, contra o cinismo, contra a autocondenao e contra o desespero. o nosso ato de obedincia ordem de cristo: creiam em Deus; creiam tambm em mim. *trecho extrado do liVro conFiana de Brennan manning.
cega,

LiVrOS, rESEnhAS E rEfLExES

Seu Mundo 11

muito mais bonita, A Bblia da Mulher que Ora est de capa nova. completa, prtica e repleta de notas de estudo, esta a Bblia que toda mulher sonha em chamar de sua. Por estas pginas singulares, Stormie omartian, autora do bestseller O Poder da esposa que ora, revela tudo o que voc precisa para crescer na orao e experimentar dia a dia o poder transformador das Escrituras. Toda mulher que decida tempo s oraes ainda mais bela aos olhos de Deus. Descubra o poder de sua voz, seja voc tambm uma mulher que ora.
ONDE ENCONTRAR OS LIVROS DESTA EDIO?

Anda mungkin juga menyukai