Anda di halaman 1dari 15

ESCOLA POLITCNICA DA UNIVERSIDADE DE SO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA NAVAL E OCENICA

HIDROSTTICA E ESTABILIDADE DO NAVIO E DE SISTEMAS OCENICOS

Volume 1

Marcos Oliveira Pinto

So Paulo, fevereiro de 1999

SUMRIO

1. Flutuabilidade e Condies de Equilbrio 1.1 Presso Hidrosttica e Empuxo 1.2 Condies de Equilbrio de Corpos Flutuantes 1.3 Exerccios

2 Estabilidade Inicial 2.1 Exerccios 3. Curvas Hidrostticas 3.1 Propriedades Hidrostticas 3.2 rea do Plano de Flutuao; Toneladas por Centmetro de Imerso; Posio Longitudinal do Centro de Flutuao 3.3 Raio Metacntrico Transversal e Longitudinal 3.4 Deslocamento Moldado e Total; Posio Vertical e Longitudinal do Centro de Carena. 3.5 Correo do Deslocamento devido ao Trim. 3.6 Curvas de Bonjean

4. Estabilidade Transversal 4.1 Curvas Cruzadas de Estabilidade 4.2 Correes Posio do Centro de Gravidade 4.2 Clculo das Tangentes s CCE 4.4 Traado das Curvas Cruzadas com Auxlio de um Dinammetro 4.5 Efeito de Cargas Mveis Sobre a CEE 4.5.1 Efeito na Estabilidade Inicial 4.5.2 Efeito de Superfcie Livre na CEE 4.6 Estabilidade Dinmica 5. Adio e Remoo de Pesos 5.1 Efeito da Movimentao de Pesos a Bordo 5.2 Efeito da Adio de Pesos 5.2.1 Procedimento de Clculo 5.2.2 Procedimento Prtico e Exerccios

6. Estabilidade Avariada 6.1 Introduo e Histrico 6.2 Efeitos Fundamentais da Avaria 6.2.1 Extenso da Avaria 6.2.2 Efeitos da Inundao 6.2.3 Efeitos da Flutuabilidade Intacta 6.3 Subdiviso e Estabilidade Avariada 6.3.1 Mtodo da Adio de Peso e da Perda de Flutuabilidade 6.3.2 Aplicao do Mtodo da Perda de Flutuabilidade 6.3.3 Discusso de Resultados e Exemplo de Aplicao 6.4 Comprimento alagvel 6.5 Exerccios

INTRODUO

O objeto de estudo destas notas a hidrosttica de navios e sistemas ocenicos. Entende-se por hidrosttica todas as propriedades do comportamento esttico do corpo flutuante, resultantes da interao do corpo com o meio fluido que o suporta. o resultado da interao do seu peso e das foras de presso oriundas do meio que o circunda. A interao dessas duas foras, empuxo e peso, determina a condio de flutuabilidade e estabilidade do corpo. Como o centro de presso hidrosttica do casco movimenta-se com a variao da poro submersa (com o corpo girando, por exemplo), os momentos das foras alteram-se e a condio de equilbrio tambm. Por isso o estudo da hidrosttica est fortemente vinculado ao estudo das formas do casco e de suas propriedades geomtricas. Pode-se ento separar o estudo em duas etapas: a primeira etapa que deve cobrir tpicos de mecnica elementar ( presso, empuxo, Leis de Newton e equilbrio); a segunda etapa que estuda a influncia da forma do casco no comportamento hidrosttico da embarcao.

1.

FLUTUABILIDADE E CONDIES DE EQUILBRIO____

Neste captulo sero apresentados conceitos bsicos, como o conceito de presso hidrosttica, empuxo e a definio de equilbrio de corpos flutuantes, que introduzem o assunto em pauta. 1.1 Presso Hidrosttica e Empuxo A presso definida como fora por unidade de rea.

F A

P = F /A

No Sistema Internacional sua unidade o Pascal (1Pa=1N/m2). Como a Engenharia Naval tem forte ligao histrica com a Inglaterra ainda muito comum o uso de unidades inglesas neste campo. A presso de 1N/m2 equivale, em unidades inglesas, a 1,39667.10-4 lbf/pol2. As principais unidades inglesas de interesse tm sua converso dada pela tabela abaixo. Unidade Inglesa 1 lbm (libra massa) 1 pol (polegada) 1 p = 12 pol 1 lbf (libra fora) 1 ton (tonelada Inglesa) Sistema Internacional 0,4536 Kg 0,0254 m 0,3048 m 4,4482 N 1,0160 t Tabela 1.1 - Converso de unidades A presso em um ponto situado a uma profundidade h de um meio fluido obtida por meio da Lei de Stevin: P
0

P Figura 1.1 - Presso em um fluido

P = P0 + gh = P0 + h onde P = presso no ponto considerado P0 = Presso na superfcie do fluido = densidade do fluido g = acelerao gravitacional h = profundidade de imerso = peso especfico do fluido

(1.1)

A densidade da gua () varia de acordo com a quantidade de solutos, de modo geral presentes. O sal marinho o responsvel bsico pela elevao da densidade da gua do mar em relao gua pura. A densidade da gua pura a 4 oC de 1 g/cm3 ou 1000 kg/m3. E a densidade da gua salgada tipicamente da ordem de 1026 kg/m3 Ainda em unidades inglesas, o peso especfico da gua de 1/36 ton/p 3, onde 1 ton( tonelada inglesa) corresponde ao peso de 1,0179 t (toneladas mtricas). A presso corresponde, ento, ao peso de fluido por unidade de rea, localizado acima do referido ponto, somada a presso atuante em sua superfcie (P0). Em se tratando da gua a presso aumenta de cerca de 1 atm (1atm 105 N/m2) a cada 10 metros de profundidade. A 2000 metros, por exemplo, a presso ser cerca de 201 atm. A Lei de Stevin afirma que a presso dentro de um fluido, localizado na superfcie terrestre, varia linearmente com a profundidade e essa variao responsvel pelo aparecimento de uma fora resultante sobre um corpo imerso no fluido em questo. Um balo de So Joo capaz de vencer a atrao gravitacional da Terra graas a essa fora, denominada empuxo. Como a parte inferior do balo se encontra numa maior "profundidade", a presso ali maior que aquela atuante em suas partes superiores. A presso externa atuante sobre uma determinada rea produz uma fora. Quando essa fora integrada ao longo de todo o contorno do corpo resulta o empuxo, que capaz, no caso do balo, de vencer a atrao gravitacional. O balo deve ser leve , de modo a tornar seu peso menor que o empuxo, que s depende de seu volume.

p re s .

Figura 1.2 - Presso nas paredes externas de um balo 6

A fora de empuxo tambm responsvel pela flutuao dos navios. A presso hidrosttica atuando no casco resulta numa fora de empuxo que se iguala ao peso, mantendo o sistema em equilbrio e o navio na superfcie. A maneira de calcular a fora de empuxo resultante de uma campo de presses sobre um contorno consiste em calcular a seguinte integral:
E = p ds
S

(1.2)

onde s a superfcie do corpo e p seria dado por (1.1). Mas no necessrio seu clculo atravs de (1.2),como se ver. Considere um corpo completamente submerso em um lquido estacionrio. Sobre as paredes do corpo atua a presso hidrosttica. Imagine ento a parcela de lquido que existiria ocupando exatamente o mesmo espao do fluido que agora ocupado pelo corpo considerado. Sobre essa parcela de fluido atuaria a mesma presso hidrosttica que atua no corpo em questo (no havendo nenhuma alterao no meio externo, a presso no tem razo para sofrer alterao) e, portanto, a resultante da presso deve ser a mesma. Nota-se que essa parcela de fluido estaria em equilbrio nessas condies. Ento a fora de empuxo deve equilibrar-se com o seu peso. O princpio de Arquimedes ento enunciado: "A resultante da presso hidrosttica atuando sobre as paredes do corpo uma fora vertical e ascendente, e tem mdulo igual ao do peso do volume fluido deslocado". Desse modo no preciso integrar o campo de presses sobre o casco do navio para determinar a fora de empuxo. Para isso basta conhecer o volume de fluido que foi "deslocado" pela presena do casco. Portanto: E = (1.3)

O smbolo comumente utilizado para o deslocamento em volume, e o smbolo utilizado para deslocamento em peso (ou s vezes em massa, quando se comete um erro ). A fora de empuxo resultado de uma somatria de foras. Pode ser considerada como atuante no centro geomtrico da parte submersa do corpo. Esse centro geomtrico chamado de centro de carena e seu smbolo usual B ( do ingls Buoyancy).

Figura 1.3 - Corpo flutuando em equilbrio. B Centro de Carena 1.2 Condies de Equilbrio de Corpos Flutuantes Sobre um corpo que flutua atuam as foras peso P e empuxo E. O peso pode ser considerado como atuando no centro de gravidade G, bem como o empuxo no centro de carena B. A condio de equilbrio impe que: a) b)

externas

=0 =0

e xternos

A primeira condio impe que o peso deve ser igual ao empuxo, e a segunda condio impe que o momento das foras externas, tomado em relao a qualquer ponto, deve ser nulo. A segunda condio s satisfeita se peso e empuxo estiverem sobre a mesma reta de atuao .Ou seja , o corpo encontra a posio de equilbrio quando seu centro de carena se encontra na mesma vertical que passa pelo seu centro de gravidade! O equilbrio de um corpo sob um campo de foras est associado posio que ocupa. A posio de equilbrio dita estvel se uma pequena perturbao nesta posio de equilbrio fizer com que apaream foras, ou momentos, que tendam a retornar o corpo sua posio inicial. Se um pequeno deslocamento leva ao aparecimento de esforos que tendem a afastar o corpo de sua posio inicial, o ponto de equilbrio dito instvel. Existe ainda o ponto de equilbrio indiferente, que aquele para o qual o afastamento da posio de equilbrio sempre leva a uma nova posio de equilbrio. A ttulo de exemplo considere a figura a seguir, ilustrativa das posies de equilbrio estvel, indiferente e instvel , respectivamente.

a) e s t v e l

b) in d if e r e n t e

c) in s t v e l

Figura 1.4 - Exemplos de equilbrio

Como introduo ao problema de equilbrio de um corpo flutuante apresentarse- um sistema que contm seus ingredientes bsicos , exceo , porm , da gua, que leva alterao das formas de carena, tornando o problema um pouco menos intuitivo. Considere um slido cilndrico de seco elptica que pode rolar sobre um plano horizontal, como aquele mostrado na figura abaixo:

Figura 1.5 - Corpo cilndrico de seco elptica apoiado em plano horizontal Imagine-o constitudo de um material suficientemente leve para que seu centro de gravidade possa ser considerado como estando na posio de um peso externo, que fixado por um alfinete em uma de suas faces. Estudar-se- o comportamento das posies de equilbrio em funo da posio do centro de gravidade. As foras externas atuantes so peso e reao normal do apoio. As condies de equilbrio so satisfeitas se as duas possuirem o mesmo mdulo e atuarem sobre uma mesma vertical. No entanto isso ainda no caracteriza o tipo de equilbrio.

CG

CG

Figura 1.6 - Busca de posio de equilbrio 9

De maneira a caracterizar o tipo de equilbrio deve-se observar o resultado de um pequeno afastamento da posio de equilbrio. Se esse afastamento origina um momento que faz com que o sistema retorne posio original, a posio estvel e vice versa. Considere agora o deslocamento do CG sobre um linha vertical sobre a qual atua a fora Normal.

C G

Figura 1.7 - Metacentro O ponto A o ponto de contato com o plano de apoio, o que define a vertical sobre a qual deve se movimentar o CG. Nota-se que enquanto o CG estiver abaixo do ponto M a condio de equilbrio estvel. Passa a indiferente no ponto M e torna-se instvel a partir da. O ponto M o centro de curvatura do trecho da elipse que se encontra apoiado no plano. , portanto , o ponto de encontro de duas perpendiculares ao contorno da elipse naquela regio (duas linhas de atuao da foa normal). Receber o nome de metacentro, emprestado da Arquitetura Naval. Da mesma maneira se observar a existncia de um metacentro para o navio, a partir do qual maiores elevaes do CG tornam o navio instvel , pois o limite mximo para elevaes do CG do ponto de vista de estabilidade. A figura abaixo apresenta , em linhas claras , a trajetria do metacentro conforme o cilindro gira sobre o plano. Essa trajetria obtida traando-se as perpendiculares a cada trecho da elipse. Suas interseces consecutivas unidas por uma linha oferecem aquele aspecto. Tomando o ponto de contato com o solo inicialmente em A e promovendo-se rotao do corpo no sentido horrio o metacentro sai de c e chega em b quando o ponto de apoio chega em B. Continua de b para a com o apoio seguindo para C e assim por diante.

10

C c D d b a A Figura 1.8 - Trajetria do metacentro Sugere-se aos alunos a construo desse modelo em cartolina. A observao do modelo real muito didtica e certamente colaborar muito para a completa compreenso do fenmeno equivalente em sistemas flutuantes. Voltando ao corpo flutuante apresentado na figura 1.3, nota-se que ele est em equilbrio estvel, pois uma pequena inclinao angular que se imponha faz com que o centro de carena se desloque de tal modo que surja um conjugado de endireitamento. As Figura 1.9 e 1.10 apresentam a movimentao do centro de carena, de B para B1, em sees tpicas de navio e plataforma semi-submersvel, promovendo o aparecimento do conjugado de endireitamento.
L1 w G w1 B B1 L

L.C.

Figura 1.9 - Movimentao do centro de carena devido a deformao angular

11

B
LINHA QU ILHA K

B1

Figura 1.10 - Movimentao do centro de carena de uma semi-submersvel oportuno colocar aqui que, em engenharia naval, o projetista inclina a linha d'gua ao invs de inclinar o navio, quando este opera em banda. Esse procedimento facilita o traado do desenho e permite que se trabalhe sempre sob a mesma seo da embarcao. Os pontos geomtricos ,tais como B G e K, recebem o sub-ndice 1(um) quando referidos posio deformada. O interesse agora recai na determinao do momento restaurador que surge na embarcao quando esta toma uma determinada inclinao transversal (banda). O valor desse momento restaurador muito importante quando se quer, por exemplo, determinar o ngulo de banda tomado devido a uma movimentao de carga a bordo. Ou , ainda , de maneira a prever a banda ocasionada por algum esforo externo como a fora do vento, por exemplo. O momento de restaurao pode ser calculado como o momento do peso em relao ao ponto B (centro de carena). A distncia horizontal entre G e B chamada de brao de endireitamento (GZ). A figura 1.11 ilustra o brao de endireitamento e duas novas importantes posies geomtricas(M,K).
M L1 w w
1

L G B Z B L .C .

Figura 1.11 - Brao de endireitamento. Metacentro e ponto K

12

O ponto K (do ingls Keel, que quer dizer quilha) o ponto da base. Em um navio est situado em algum lugar da linha da quilha e numa plataforma flutuante tomado como um ponto do plano de base. O ponto M, definido como metacentro, o ponto onde a vertical original passando por B encontra a vertical da posio deformada passando por B1. Naturalmente que a posio do metacentro varia de acordo com a intensidade da inclinao. Isso ser demonstrado posteriormente. No momento importante que se tenha em mente que, da maneira como definido, a posio do metacentro uma propriedade puramente geomtrica e depende apenas da forma do casco, do calado e da posio angular da embarcao. O brao de endireitamento dado por GZ=GM sen. Ento o momento de restaurao fica dado por: M()= .g..GM.sen Basta agora determinar a posio do metacentro, uma vez que se conhece a posio do centro de gravidade. A posio do metacentro pode ser assumida constante para pequenas inclinaes. Assim o termo GM, quando utilizado, refere-se em geral distncia entre os pontos G e M, sob ngulo de banda nulo ou suficientemente pequeno, e representa uma importante propriedade de uma embarcao. Esta distncia faz o papel do coeficiente de momento restaurador. Quanto maior for, mais estvel ser a embarcao e mais difcil ser desloc-la da posio de equilbrio sem banda. Se o GM negativo, o que pode acontecer sob determinada condio de carregamento, o conjugado de endireitamento torna-se negativo e tende a aumentar os ngulos de banda. Neste caso usual referir-se a ele como um conjugado de emborcamento. Como se ter oportunidade de mostrar, o GM no um parmetro suficiente para tornar um navio "seguro" quanto ao emborcamento. Um alto valor de GM quase sempre est associado a uma faixa pequena de ngulos de banda permissveis, alm dos prejuzos do conforto a bordo devido s altas aceleraes conseqentes. As altas aceleraes so resultado de um momento restaurador elevado. Semelhantemente a um sistema massa-mola, quanto maior for o coeficiente K de restaurao, menor ser o seu perodo natural e maiores sero suas aceleraes. A segurana quanto ao emborcamento advm de um compromisso entre valores altos de GM e uma ampla faixa de ngulos de banda permissveis. Estas questes ficaro claras com a apresentao da Curva de Estabilidade Esttica, o que ser feito no prximo captulo, e ainda dos critrios de estabilidade.

13

EXERCCIOS
1) Determine a presso hidrosttica nas paredes de um submarino que navega a uma profundidade de 500 metros, num local em que a gua apresenta uma densidade de 1,020 t/m3. 2) Determine a fora total atuante nas paredes de uma comporta de eclusa e a altura de seu centro de atuao (=1t/m3). A comporta est em contato com gua dos dois lados. Do lado interno a gua sobe da base at a altura de 10m, e no lado externo sobe at 6m.

10m 6m

Figura Ex2 - Esquema de porta de eclusagem 3) Determine a relao entre os volumes imerso e emerso de um iceberg de densidade 0,96 t/m3 que flutua em guas de densidade 1,025 t/m3. Dados: a = 1,025 t/m3 ( massa especfica da gua ) i = 0,96 t/m3 ( massa especfica do iceberg ) Quer-se determinar a relao: /Ve = Volume imerso do iceberg. Ve = Volume emerso do iceberg. Resoluo: V = + Ve A Condio de equilbrio impe: Peso = Empuxo

i .( + Ve ). g = a . . g = i Ve (a i ) Substituin do: = 14.77 Ve

14

Obs.: Este resultado mostra que o volume acima 14.77 vezes menor que o volume abaixo da superfcie da gua, ou o volume emerso cerca de 6% do volume imerso. 4) Uma embarcao tem a seo de seu casco em forma de tringulo equiltero de lado 10m. Seu comprimento L. Considerando-a macia e de material homogneo de densidade 0,8 t/m3, determine seu calado se esta flutua em gua doce, bem como a altura de seu centro de carena. Dados: p = 0.8 t/m3 ( massa especfica do prisma ) a = 1,0 t/m3 ( massa especfica da gua ) L = Comprimento do prisma = Volume deslocado pelo prisma. V = Volume Total do prisma. Resoluo: A Condio de equilbrio impe que: Empuxo = Peso Ento:
h.b. L. p h
=

H . B. L. H2O

3 H = b. 2 H = B. 3 2

b 2 . 3 2 . p = H 2 . 2 . H2O 3 H = 3 4.

. H2 O

H = 7.74

15

Anda mungkin juga menyukai