Anda di halaman 1dari 12

UNIFESO - Centro Universitrio Serra dos rgos CCS Centro de Cincias da Sade

Teste de Progresso 2011


Medicina
Prezado Aluno Voc est realizando o Teste de Progresso. Este no objetiva aprovar, selecionar ou classificar, procura dimensionar o seu ganho de conhecimento cognitivo e constatar sua evoluo individual no processo de construo de sua aprendizagem. Por isso, ao participar do teste est fazendo o acompanhamento de seu crescimento ao longo do curso. Dependendo do perodo em que se encontra, muitas destas questes podero ser desconhecidas. Mesmo assim, esforce-se para respond-las. O resultado do teste ser entregue individualmente, aos alunos que participaram. Boa sorte! Comisso de Avaliao

INSTRUES: Assine o carto de respostas com caneta azul ou preta conforme assinatura no documento de identidade apresentado. Marque o carto de respostas preenchendo TODO O ESPAO sobre a letra correta ( ) em tinta azul ou preta. NO sero permitidas rasuras no carto de respostas. As questes rasuradas sero consideradas erradas. Somente entregue o carto de respostas. O caderno de questes poder ser levado para a conferncia do gabarito, desde que tenha decorrido uma hora do incio da prova. NO permitido manter telefone celular, ou quaisquer dispositivos eletrnicos ligados na sala de prova. Fica proibido qualquer tipo de consulta. Os professores responsveis pela aplicao do teste NO podero esclarecer dvidas. O entendimento dos enunciados faz parte da avaliao. A prova contm 60 (sessenta) questes numeradas, de mltipla escolha, com cinco opes cada, onde h somente nica resposta correta. A durao da prova de trs horas improrrogveis, includo o tempo para a marcao do carto de respostas. Ao final deste tempo, os cartes sero recolhidos. Os trs ltimos candidatos sairo da sala de prova em conjunto. O aluno somente poder retirar-se da sala, depois de decorrida a primeira hora a partir do incio do teste.

Terespolis setembro de 2011

UNIFESO - Teste de Progresso 2011

MEDICINA

Pg 3 de 12

1. A chegada de Dilma Rosseff Presidncia da Repblica marca um momento importante da luta secular das mulheres brasileiras por igualdade e respeito. Sobre o assunto, incorreto afirmar:

(A) No incio da colonizao, o territrio brasileiro era um vasto espao ocupado esparsamente por naes com os portugueses estabelecendo-se a partir da costa. O choque entre as duas culturas inclua o papel da mulher. (B) O perodo do imprio traz mudanas a partir da abertura dos portos s naes estrangeiras, a partir de 1808 que faz chegar ao Brasil novas idias e costumes trazidos muitas vezes por estrangeiros. (C) Em 1822 surge a primeira lei relativa educao feminina, permitindo que as meninas participem dos nveis bsicos da escola, mas proibindo que avanassem para nveis mais adiantados. (D) No perodo da independncia, destaca-se a figura da baiana Maria Quitria, nos combates travados para expulsar as tropas portuguesas da Bahia. (E) Com a chegada da Repblica em 1889, as mulheres passam a ter o direito ao exerccio do voto.
Sob forte presso o ento presidente da repblica Getlio Vargas em 1932, institui, com o novo Cdigo Eleitoral, o direito de voto feminino. Dificuldade: Difcil. Categoria: Poltica e cidadania 2. A crise econmica mundial de 2008-2009 atingiu em cheio o mercado de trabalho em vrias regies do globo. A Organizao Internacional do trabalho (OIT) calcula que, em comparao a 2007, 34 milhes de pessoas tenham perdido o emprego at o fim de 2009. Relatrio da entidade registrou a existncia de 205 milhes de desempregados no mundo no fim de 2011. Assinale a alternativa incorreta:

(C) restringido s espcies uniformemente distribudas por toda a superfcie da Terra, o que s ocorre com a fauna. (D) No se relaciona aos fungos e micro organismos do meio ambiente, limitando-se fauna das zonas tropicais. (E) Refere-se fauna, flora e a pessoas que vivem em harmonia como amerndios e aborgines.
O termo biodiversidade relaciona-se a toda a variedade das formas de vida, espcies e ecossistemas em uma regio ou no planeta, e no s a uma determinada zona.A definio do termo biodiversidade inclui todas as formas de vida incluindo o homem, quer viva ou no em harmonia com o meio ambiente. Dificuldade: Fcil Categoria: Meio ambiente 4. O volume de matria-prima recuperado pela reciclagem do lixo est muito abaixo das necessidades da indstria. No entanto, mais do que uma forma de responder ao aumento da demanda industrial por matrias-primas e energia, a reciclagem uma forma de reintroduzir o lixo no processo industrial.
SCARLATO, F.C, PONTIN, J.A. Do nicho ao lixo. So Paulo: Atual, 1992 (adaptado).

A prtica abordada no texto corresponde, no contexto global, a uma situao de sustentabilidade que:

(A) Antes da crise, a situao mundial do emprego estava em franca ascenso. (B) As caractersticas da globalizao tais como a exigncia de produtividade mxima com custo mnimo foram responsveis pelo evento do desemprego. (C) As multinacionais transferem fbricas para pases pobres, onde os salrios so mais baixos. (D) Alm da taxa de desemprego estar subindo, a qualidade do emprego est caindo. (E) As prticas mais comuns so o emprego de mo de obra sem direitos trabalhistas reconhecidos, as terceirizaes e, em casos de ilegalidade flagrante, a existncia do trabalho infantil ou escravo.
A taxa de desemprego, medida pelo IBGE, vem caindo desde 2003, com exceo para os nmeros de 2009. Em 2010, ela ficou em 6,7, a menor registrada nos ltimos oito anos. Dificuldade: Difcil Categoria: Sociedade e cultura 3. 2010 foi considerado o Ano Internacional da Biodiversidade. Em relao ao termo biodiversidade correto afirmar que:

(A) Reduz o buraco na camada de oznio nos distritos industriais. (B) Ameniza os efeitos das chuvas cidas nos plos petroqumicos. (C) Diminui os efeitos da poluio atmosfrica das indstrias siderrgicas. (D) Diminui a possibilidade de formao das ilhas de calor nas reas urbanas. (E) Reduz a utilizao de matrias-primas nas indstrias de bens de consumo.
A reciclagem tem um efeito prtico e direto nas indstrias de bens de consumo. Ao reutilizarem o lixo no processo de produo, as indstrias conseguem matria-prima de forma mais barata e minimizam a explorao de recursos naturais, muitas vezes no renovveis. Ao mesmo tempo, a reciclagem diminui a quantidade de resduos lanados no meio ambiente, que requerem tratamento especial. Dificuldade: Fcil Categoria: Meio ambiente 5. Bullying um termo utilizado para descrever atos de violncia fsica ou psicolgica, intencionais e repetidos, praticados por um indivduo (do ingls bully, "tiranete" ou "valento") ou grupo de indivduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivduo (ou grupo de indivduos) incapaz (es) de se defender. Tambm existem as vtimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agresses, porm tambm so vtimas de assdio escolar pela turma. Das afirmativas que se seguem, marque a falsa:

(A) Se relaciona somente fauna e flora da zona tropical do planeta, pois nas regies temperadas no h diversidade. (B) Abrange toda a variedade das formas de vida, espcies e ecossistemas em uma regio ou em todo o planeta.

(A) No Brasil, a gravidade do ato pode levar os jovens infratores aplicao de medidas scio-educativas. De acordo pelo cdigo penal brasileiro, a negligncia com um crime pode ser tida como uma co-autoria. Na rea cvil, e os pais dos bullies podem, pois, ser obrigados a pagar indenizaes e podem haver processos por danos morais. (B) A legislao jurdica do estado brasileiro de So Paulo define assdio escolar como atitudes de violncia fsica ou psicolgica, que ocorrem sem motivao evidente praticadas contra pessoas com o objetivo de intimid-las ou agredi-las, causando dor e angstia.

UNIFESO - Teste de Progresso 2011

MEDICINA

Pg 4 de 12

(C) Os atos de assdio escolar no configuram atos ilcitos, porque no esto autorizados pelo nosso ordenamento jurdico, mas por desrespeitarem princpios constitucionais do Cdigo Civil, que determina que todo ato ilcito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. A responsabilidade pela prtica de atos de assdio escolar no pode se enquadrar no Cdigo de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas so prestadoras de servio e no so responsveis por atos de assdio escolar que ocorram nesse contexto. (D) No estado brasileiro do Rio de Janeiro, uma lei estadual sancionada em 23 de setembro de 2010 institui a obrigatoriedade de escolas pblicas e particulares notificarem casos de bullying polcia. Em caso de descumprimento, a multa pode ser de trs a 20 salrios mnimos (at R$ 10.200) para as instituies de ensino. (E) Na cidade brasileira de Curitiba todas as escolas tm de registrar os casos de bullying em um livro de ocorrncias, detalhando a agresso, o nome dos envolvidos e as providncias adotadas.
Os atos de assdio escolar configuram atos ilcitos, no porque no esto autorizados pelo nosso ordenamento jurdico, mas por desrespeitarem princpios constitucionais (ex: dignidade da pessoa humana e o Cdigo Civil, que determina que todo ato ilcito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. A responsabilidade pela prtica de atos de assdio escolar pode se enquadrar tambm no Cdigo de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam servio aos consumidores e so responsveis por atos de assdio escolar que ocorram nesse contexto. Dificuldade: Normal Categoria: Educao 6. A relao entre educao escolar e desigualdade social vem sendo estudada pela Sociologia h mais de um sculo. Diferentes autores e diversas correntes de pensamento explicam os complexos mecanismos dessa relao. Mesmo considerando as grandes diferenas existentes entre pases e pocas, a escolarizao progressiva da populao:

7. A crise que derrubou o ministro Antnio Palocci do governo Dilma Rousseff abriu espao para a presidente deixar de lado os compromissos de campanha e dar um tom ainda mais pessoal a sua equipe. Aps as denncias sobre a multiplicao do patrimnio do ento ministro da Casa Civil, o governo viu sua imagem envolvida com a vida pessoal de Palocci. Da ento a necessidade de uma substituio que mantivesse o apoio do PMDB, a pacificao dos mais exaltados do PT e a manuteno do desejo da presidente que a Casa Civil se concentre na gesto, como acontecia no governo anterior do ex-presidente Lula. Substituiu o ministro Antnio Palocci:

(A) Michel Temer (B) Paulo Bernardo (C) Gleisi Hoffmann (D) Luiz Incio da Silva (E) Martha Suplicy
Apesar do ento ministro tentar se justificar por meio da mdia e do apoio oferecido por correligionrios e polticos de outros partidos, o fato deixou vulnervel a imagem do governo e da prpria presidente. Da ao perceber que o caso alm de paralisar a administrao, desestabilizou a base aliada do congresso e ofuscou iniciativas importantes a serem lanadas como, por exemplo, o programa Brasil Sem Misria que surpreendeu at mesmo Antnio Palocci ao anunciar a substituio pela senadora Glesi Hoffmann, nome at ento desconhecido por ser a senadora de primeiro mandato e inexperiente em articulao poltica. Dificuldade: Normal Categoria: Poltica/Cidadania 8. Aps quatro anos e trs meses de priso, o ex-ativista Cesare Batisti deixou a penitenciria de Papuda, em Braslia, no incio da madrugada da quinta feira, 9 de junho, trs horas depois de o Supremo Tribunal Federal determinar sua soltura. Sobre Cesare Battisti, falso afirmar:

(A) Vem acompanhada de um aumento das exigncias educacionais do mercado de trabalho. (B) Garante empregabilidade compatvel com o nvel de instruo. (C) Proporciona acesso ao mercado de trabalho devido diminuio da competitividade. (D) Est relacionada s crises econmicas e favorece o desemprego. (E) Gera equanimidade entre segmentos sociais e diminuio de conflitos culturais.
Independente do pas os avanos no mercado de trabalho e o emprego de novas tecnologias nos processos de industrializao vem exigindo cada vez mais mo-de-obra qualificada e adequada ao contexto do mundo globalizado. Dificuldade: Normal Categoria: Educao

(A) Cesare Battisti que integrou o grupo Proletrios Armados pelo Comunismo, de nacionalidade mexicana. (B) O ex - presidente Lula decidiu no ltimo dia do seu governo, no extraditar Battisti com o argumento de que ele correria risco de vida em sua Ptria. (C) Nos prximos anos desejo de Battisti se dedicar literatura, vivendo de direitos autorais. (D) Descoberto em 2007, ele foi preso no Rio de Janeiro, mas teve garantida sua condio de preso poltico. (E) Em 1982, quando vivia na Frana, um processo foi aberto na Itlia com a acusao de quatro assassinatos, julgado revelia foi condenado priso perptua.
Integrante de um grupo de extrema esquerda, Proletrios Armados pelo Comunismo, Cesare Battisti italiano, foi preso e condenado na Itlia em 1979 pela participao em aes subversivas. Aps cumprir dois anos de priso ele fugiu e refugiou-se no Mxico. Dificuldade: Normal Categoria: Sociedade e cultura 9) A charge abaixo representa um grupo de cidados pensando e agindo de modo diferenciado, frente a uma deciso cujo caminho exige um percurso tico. Considerando a imagem e as idias que ela transmite, avalie as afirmativas que seguem:

UNIFESO - Teste de Progresso 2011


9. Observe a figura

MEDICINA

Pg 5 de 12

(B) Descrevem com preciso as relaes de causas e efeitos (C) Apresentam um grupo-controle em srie. (D) So teis para delinear o quadro clnico de uma doena rara. (E) Figuram frequentemente na literatura mdica porque dispem de grande validade cientfica.
Srie de casos um tipo de estudo utilizado quando o profissional/pesquisador se depara com um caso de interesse cientfico. uma descrio de um a 10 casos, sem grupo controle e sem o uso de qualquer mtodo de inferncia estatstica. Apenas descrio de casos. NORMAL SADE COLETIVA 12. O tipo de estudo epidemiolgico que tem a vantagem de produzir medidas diretas de risco e de permitir avaliar a relao entre a exposio a um ou mais fatores de risco e o surgimento de doenas :

Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Disponvel em: <http://eticabioetica.zip.net>. Acesso em: 30 de julho de 2011

I -A tica no se impe imperativamente nem universalmente a cada cidado; cada um ter que escolher por si mesmos os seus valores e idias, isto , praticar a autotica. II - A tica se d de fora para dentro, como compreenso do mundo, na perspectiva do fortalecimento dos valores pessoais. III - A tica pode se reduzir ao poltico, do mesmo modo que o poltico pode se reduzir tica, em um processo a servio do sujeito responsvel. IV - A tica poltica supe o sujeito responsvel por suas aes e pelo seu modo de agir na sociedade. correto apenas o que se afirma em:

(A) Estudo de coorte (B) Estudo seccional (C) Estudo de caso controle (D) Inqurito epidemiolgico (E) Ensaio clnico controlado
Coorte um tipo de estudo analtico, com grupo controle que parte de indivduos sadios. NORMAL SADE COLETIVA 13. O coeficiente que permite aferir a gravidade de determinada doena o:

(A) I e II (B) II e III (C) I e IV (D) II e IV (E) III e IV


A palavra "tica" derivada do grego e significa aquilo que pertence ao ao carter, portanto est ligada ao indivduo e suas atitudes frente sociedade. Dificuldade: Normal Categoria: tica 10. O progresso do saber biomdico, que parece tornar seus possuidores donos da vida e da morte, tem provocado muita angstia entre aqueles que tm conscincia de que, ao lado dos benefcios, h um grande risco de seu emprego inadequado. Essa assertiva refere-se a:

(A) De prevalncia (B) De mortalidade (C) De incidncia (D) De letalidade (E) Endmico
Letalidade a proporo dos que morreram entre os casos de determinada doena. Quanto mais grave (ou assistncia deficiente) maior o nmero de bitos entre os casos. FCIL SADE COLETIVA 14. sabido que a chegada da AIDS aumentou o nmero de casos de tuberculose. Este aumento medido pelas agencias de Vigilncia Epidemiolgica, atravs do aumento da taxa de:

(A) Biomdica (B) Biofilosofia (C) Biomedicina (D) Biotica (E) Biocincia
O vocbulo "biotica" indica um conjunto de pesquisas e prticas pluridisciplinares, objetivando elucidar e refletir acerca das solues para questes ticas provocadas principalmente pelo avano das tecnocincias biomdicas. O interesse pela anlise deste tema se acelerou ainda mais, quando se decifrou o cdigo gentico humano, mostrando novos recursos de manipulao cientfica da natureza. O homem se viu diante de problemas imprevistos. Assim, seu estudo vai alm da rea mdica, abarcando psicologia, direito, biologia, antropologia, sociologia, ecologia, teologia, filosofia etc, observando as diversas culturas e valores.

(A) Letalidade nos casos de AIDS. (B) Mortalidade por tuberculose (C) Prevalncia da tuberculose (D) Incidncia de tuberculose (E) Prevalncia de AIDS.
Incidncia o nmero de casos novos de tuberculose, que na situao descrita ocorrem por aumento de suscetveis/ pacientes com AIDS. A incidncia utilizada para medir o aumento do n de casos de uma doena ou agravo quando transmissveis. FCIL SADE COLETIVA

Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/1783810que-%C3%A9-bio%C3%A9tica/
Dificuldade: Fcil Categoria: tica 11. Os trabalhos de srie de casos:

(A) Envolvem o seguimento de uma coorte de pacientes com a doena

UNIFESO - Teste de Progresso 2011

MEDICINA

Pg 6 de 12

15. Ao interpretar o resultado de um teste ergomtrico de um aviador assintomtico o mdico dever considerar que:

(A) O valor preditivo positivo baixo. (B) O valor preditivo negativo baixo. (C) O teste tem elevado valor preditivo positivo. (D) O teste tem baixa especificidade (E) O teste tem baixa sensibilidade
O Valor preditivo positivo a probabilidade de um individuo com teste positivo realmente ter a doena (inverso para o negativo). Seu valor depende da sensibilidade, constante para cada teste, e freqncia de uma determinada doena na populao. EX.: No caso aviador de 35 anos provavelmente saudvel portanto se o teste der positivo deve ser falso positivo. DIFCIL SADE COLETIVA 16. Homem de 40 anos de idade deu entrada em servio de pronto-socorro, com ferimento prfuro-contusos na mo direita. Relata ter sofrido mordedura de ratazana ao limpar esgoto de casa. Tem vacinao antitetnica completa tendo recebido a ltima dose h trs anos. De acordo com este caso, do ponto de vista da imunizao, o procedimento mais adequado :

19. O governo do amazonas est implementando um programa de vacinao contra Hepatite B em algumas cidades da regio amaznica devido a:

(A) A Amaznia uma regio hiperendmica de hepatite B e hepatite D. (B) Existe um potencial endmico de hepatite C na regio. (C) No existem dados referentes s doenas que cursam com ictercia na regio. (D) A vacina contra hepatite B proporciona um maior estmulo antignico trplice. (E) O Governo Federal proporcionou em 1991 a autosuficincia em vacina contra a hepatite B.
O vrus D defectivo e necessita do vrus B para se tornar patognico. Portanto protegendo contra Hepatite B, por vacina, previne-se hepatite Delta. NORMAL SADE COLETIVA 20. Quais os elementos de maior importncia para a suspeita de dengue hemorrgico:

(A) Soro antitetnico e vacinao anti rbica. (B) No est indicada nenhuma imunizao neste caso. (C) Vacinao antitetnica (trs doses) e soro antitetnico (uma dose). (D) Indicar reforo de vacinao antitetnica, soro antitetnico e vacinao anti-rbica. (E) Indicar apenas anti-rbica, j que o paciente est protegido adequadamente contra o ttano.
Ratos no transmitem raiva. A antitetnica estava no prazo de validade. NORMAL SADE COLETIVA 17. O impacto, sobre o perfil epidemiolgico da cidade do Rio de Janeiro, das mortes por eventos externos mais bem percebido no seguinte indicador:

(A) A anemia e prova do lao positiva (B) Linfocitose e trombocitopenia (C) Trombocitopenia e hemoconcentrao (D) Leucopenia e prova do lao positiva (E) Choque e hemoconcentrao.
No Dengue hemorrgico ocorre o extravasamento de plasma por aumento da permeabilidade capilar que provoca hemoconcentrao e baixa de plaquetas. NORMAL SADE COLETIVA 21. Paciente, 38 anos, sexo feminino, histria prvia de litase biliar, admitida na UPA com dor abdominal em hipocndrios direito e esquerdo e tambm em epigstrio. FC=125 bpm, FR=25 irpm e PA=90x50 mmHg. Havia relato de nuseas e vrios episdios de vmitos. Neste caso, assinale a alternativa correta.

(A) Swaroop e Uemura (B) Coeficiente de letalidade (C) Anos perdidos de vida produtiva (D) Coeficiente de mortalidade (E) Coeficiente de incidncia
As mortes por causas externas so predominantemente em jovens com grande impacto no indicador Anos de Vida Perdidos que a diferena entre a idade mdia em que as mortes ocorrem e a expectativa de vida. NORMAL 18. Recomenda-se a quimioprofilaxia para um caso de doena meningoccica nas seguintes pessoas:

(A) A amilase srica um fator prognstico na admisso. (B) O aumento da lipase e amilase favorecem o diagnstico de pancreatite aguda, independentemente dos seus nveis. (C) A ultrassonografia de abdmen tem sensibilidade maior do que a tomografia de abdmen para o diagnstico. (D) A histria de etilismo critrio de prognstico. (E) A presena de TGO aumentada um dos critrios de prognstico.
Paciente com dor abdominal em andar superior, nuseas, vmitos e histria de litase biliar, devemos pensar em pancreatite aguda biliar. neste caso tambm h o diagnstico de sirs (aumento da fc e fr e hipotenso arterial). o nvel de tgo aumentado faz parte dos critrios prognstico de ranson na admisso nos casos de pancreatite aguda. (MDIA) CLNICA MDICA 22. Esta mesma paciente aps 14 dias de evoluo permanece com o nvel de amilase elevado. Qual a complicao possvel que voc pensaria neste caso?

(A) Contactantes intradomiciliares (B) Contactantes da mesma sala de aula (C) Mdicos e enfermeiros que estiveram com o doente. (D) Contactantes intradomiciliares e da escola. (E) Todas as pessoas que estiveram com o doente nos ltimos 10 dias.
A transmisso se da atravs de gotculas e secrees da nasofaringe havendo necessidade de contato ntimo (residentes na mesma casa, colegas de dormitrio ou alojamento, namorados ou outras a serem analisadas) ou contato direto com as secrees respiratrias do paciente NORMAL

(A) Pseudocisto pancretico. (B) Abscesso pancretico. (C) Necrose pancretica. (D) Cronificao da pancreatite. (E) Colangite.

UNIFESO - Teste de Progresso 2011


Pseudocisto uma complicao tardia esperada nos casos de pancreatite aguda. e os nveis sustentados de amilase sinal sugestivo. mdia CLNICA MDICA

MEDICINA

Pg 7 de 12

23. Paciente, 50 anos, masculino lhe procura no seu consultrio com queixa de dispnia paroxstica noturna, ortopnia e tosse de decbito. diabtico a longo prazo em tratamento regular com hipoglicemiantes orais. Na telerradiografia de trax h o sinal do duplo contorno e perda da concavidade da 2 poro do arco mdio. Para este caso correto afirmar que:

25. Durante uma visita domiciliar voc atende o Sr.Agenor, 56 anos de idade, aposentado, com histria de h mais ou menos um ano iniciou dores nos membros superiores e inferiores, fraqueza, anorexia e emagrecimento em torno de 10 Kg. Estava com o membro superior imobilizado devido fratura de mero ocasionada ao se apoiar na cama para levantar-se. A esposa lhe traz um exame de urina que identificando protena de Bence-Jones, alm de radiografias. Dentre estas, voc esperaria encontrar:

(A) O diagnstico de insuficincia cardaca afastado, pois no crescimento do ventrculo esquerdo. (B) Esperaramos encontrar na ausculta cardaca um sopro sistlico em foco tricspide. (C) Esperaramos encontrar na ausculta cardaca um sopro diastlico em foco mitral (D) O achado radiogrfico compatvel com aumento de bi ventricular o que, junto com os comemorativos clnicos observados, fecha o diagnstico de insuficincia cardaca. (E) Os achados radiogrficos so sugestivos de cor pulmonale, o que justifica a sintomatologia respiratria do paciente.
O sinal do duplo contorno caracteristico do aumento de trio esquerdo visto na silhueta cardaca direita na incidncia pa. j a perda da concavidade da 2 poro do arco mdio corresponde ao aumento da auriculeta que sinal sugestivo de crescimento de trio esquerdo. este crescimento pode ser explicado por estenose mitral o que gera sopro diastlico de foco mitral podendo ser irradiado para axila. FCIL CLNICA MDICA 24. Voc atende um paciente negro, 40 anos, hipocorado (++/4+) portador de anemia crnica e sem histria de perda sangunea. A irm est em investigao de anemia. Apresenta quadro de hemiparesia esquerda, afasia de Broca e desvio da rima labial para direita. No h histria de hipertenso arterial e diabetes. Para este caso correto afirmar que:

(A) Radiografia de crnio mostrando leso em saca bocado. (B) Radiografia das mos mostrando subluxao metacarpofalangenas. (C) Radiografia de coluna traco-lombar mostrando hiperdensidade ssea de corpo vertebral. (D) Radiografia panormica de bacia mostrando sinal do livro aberto. (E) Radiografia de mo mostrando anquilose dos ossos do carpo.
Paciente com histria de sndrome consuptiva, fratura ssea sem grande trauma e a presena da protena de bence jones na urina caracterstico de mieloma mltiplo. na radiografia de crnio o exame caracterstico a leso em saca bocado (leso hipodensa na calota craniana com limites precisos). DIFCIL CLNICA MDICA 26. Voc admite na emergncia o Sr.Wenceslau, 68 anos de idade, hipertenso e diabtico de longa data, com quadro de dor precordial opressiva, irradiada para ombro esquerdo e de incio sbito, associada nuseas, sudorese e palidez cutneo mucosa, iniciados h 50 minutos. A troponina dosada na admisso foi negativa e o ECG mostra o seguinte achado (FIGURA ABAIXO). correto afirmar que:

(A) O hemograma mostraria anemia megaloblstica. (B) Na investigao diagnstica devemos considerar eletroforese de hemoglobina. (C) O quadro tpico de acidente vascular enceflico (AVE) devido anemia perniciosa. (D) comum o AVE tero-trombtico como complicao da anemia falciforme, pois esta predispe a formao de placas ateromatosas. (E) Devemos evitar a hiperhidratao nestes casos, pois h a possibilidade de precipitar crises vasooclusivas.
Paciente negro com anemia, inclusive na histria familiar, sem sangramento aparente devemos pensar em anemia falciforme, onde faz parte do diagnstico a eletroforese de hemoglobina. nela h possibilidade de crise emblica devido ao afoiamento da hemcia, isto explica a sndrome piramidal aguda do paciente (ave isqumico). Mdia CLNICA MDICA

(A) O diagnstico de angina instvel j que o marcador de leso miocrdica foi negativo. (B) Deve-se iniciar tromboltico j que a histria compatvel e o ECG mostra bloqueio de ramo direito. (C) Solicitar a dosagem CK-MB, pois mais especfica do que a troponina para diagnosticar leso miocrdica. (D) indicada a tromblise, pois a dor classificada como definitivamente anginosa e o ECG mostra bloqueio de ramo esquerdo. (E) A tromblise contra indicada, pois o achado eletrocardiogrfico sugestivo de pericardite.
Em vigncia de dor torcica tpica associada a ecg mostrando bre novo ou supostamente novo, considera-se tromblise. MDIA CLNICA MDICA

UNIFESO - Teste de Progresso 2011

MEDICINA

Pg 8 de 12

27. No ambulatrio do HCTCO voc atende Sra.Epitcia, 66 anos, hipertensa h pelo menos 20 anos com tratamento irregular. Queixa-se de dispnia de decbito e aos mdios esforos, ortpnia, nictria e edema vespertino de membros inferiores h seis meses. Ao exame fsico voc nota ictus desviado para linha axilar anterior esquerda. Com relao a este caso podemos afirmar que:

(D) normal o espao de Traube ser macio percusso, pois a se encontra o lobo esquerdo heptico. (E) O espao de Traube timpnico percusso normalmente, pois a se encontra o antro gstrico.
A causa mais comum do espao de traube (rea ocupada pelo fundo gstrico) macio percusso ps prandial. FCIL CLNICA MDICA 30. Voc atende na UPA um paciente jovem provindo de um quartel do exrcito com histria de esforo extenuante durante um treinamento no dia anterior. Apresenta hematria, oligria e aumento das escrias nitrogenadas. correto afirmar:

(A) A paciente encontra-se no estagio A, devendo fazer uso de digoxina e furosemida. (B) A paciente encontra-se no estgio D, onde o carvedilol tem contra indicao absoluta. (C) A paciente encontra-se no estgio A, devendo ser prescritos: restrio hdrica, carvedilol, enalapril, digoxina e furosemida. (D) O uso de inibidores da ECA aumentou a taxa de mortalidade nestes pacientes devendo, ento, serem proscritos em qualquer estgio que o paciente se encontre. (E) A paciente encontra-se no estgio C, devendo ser prescritos: restrio hdrica, carvedilol, enalapril, espironolantona e hidroclorotiazida.
O estgio c da insuficincia cardaca definido como pacientes com leso estrutural cardaca (ictus desviado, sugerindo crescimento de ventriculo esquerdo) e com sintomas atuais ou pregressos. nestes casos sero prescritos betabloqueadores e inibidores da eca (estes dois com impacto na reduo de mortalidade) espironolactona (impacto na remodelao cardaca) e diurticos. (DIFCIL) CLNICA MDICA 28. Na ausculta pulmonar que voc realiza no Sr.Zedlio, nota-se: sibilo localizado em tero mdio de hemitrax direito e estertorao crepitante no mesmo local. H histria aguda de tosse com expectorao amarelada e febre alta. correto afirmar que:

(A) Faz-se restrio hdrica para evitar a hipervolemia e administrar 100 mg de furosemida no intuito de estimular a diurese. (B) A hidratao venosa deve ser vigorosa com solues glicosadas. (C) esperado o aumento nos nveis de CPK e mioglobina, o que colabora para o quadro renal do paciente. (D) Deve-se iniciar antibioticoterapia de imediato devido possibilidade de leptospirose. (E) O componente da insuficincia renal aguda neste caso somente o pr-renal.
TRATA-SE DE UM CASO DE RABDOMILISE PROVOCADA POR LESO MUSCULAR DEVIDO A EXERCCIOS EXTENUANTES. UM DOS FATORES CAUSAIS DA IRA NESTES PACIENTES A PRECIPITAO DA MIOGLOBINA NOS TBULOS RENAIS. MDIA CLNICA MDICA 31. Pacientes diagnosticados com Hrnia inguinal e que se encontram assintomticos so hoje fruto de debates acerca da melhor conduta a ser tomada: indicar a cirurgia ao momento do diagnstico ou esperar o aparecimento de sintomas? No exame fsico do paciente com hrnia inguinal, a abolio de qual reflexo indica a presena da hrnia do mesmo lado, e refora a indicao do tratamento cirrgico?

(A) O frmito traco-vocal estaria diminudo na regio descrita. (B) Esperaria encontrar broncograma areo de permeio na regio descrita radiografia de trax. (C) Na radiografia de trax espera-se encontrar imagem hipodensa na regio descrita. (D) Na percusso da regio evidenciaria hipertimpanismo. (E) A radiografia de trax mostraria infiltrado intersticial na regio descrita, o que explica os sibilos auscultados.
NA AUSCULTA PULMONAR AO EVIDENCIAR SIBILO LOCALIZADO ESPERA-SE ENCONTRAR BRONCOGRAMA AREO DE PERMEIO. FCIL CLNICA MDICA 29. Voc aguarda a Sra.Godofreda terminar seu almoo e em seguida a examina a fim de avaliar seu risco cirrgico. Ela encontra-se internada para realizar colecistectomia eletiva devido litase biliar. O exame fsico foi normal, exceto o espao de Traube que se encontrava macio percusso. No h co-morbidades associadas. Diante desta situao voc:

(A) Reflexo orquio peniano (B) Reflexo orquio obturatorio (C) Reflexo cremasterico (D) Reflexo obturatorio superficial (E) Reflexo obturatorio profundo
Atualmente vrios trabalhos tm questionado a indicao da cirurgia da hrnia inguinal em pacientes completamente assintomticos, cujas hrnias so identificadas apenas ao exame fsico, em que pese a individualidade da resposta e sensibilidade aos pequenos e mdios estmulos do corpo; argumentam estes autores que os sintomas resultantes da cirurgia de hernioplastia ou herniorrafia acrescentaram desconforto na regio a quem antes no referia nenhum. Ao exame fsico, a procura por sinais que assinalem uma maior morbidade a hrnia inguinal, o reflexo cremasterico abolido (estimulo da face interna da coxa com estilete levando a retrao do cremaster e movimento do testculo para cima, na direo do canal inguinal) indica compresso dos nervos e do prprio msculo cremaster, indicando um risco maior de encarceramento/estrangulamento e podendo tambm assinalar certa minimizao da sintomatologia pelo paciente. NORMAL CLNICA CIRRGICA

(A) Solicitaria ultrassonografia de abdmen para investigar a presena de esplenomegalia. (B) Solicitaria tomografia de abdmen contrastada, pois mais especfica para investigao de esplenomegalia do que a ultrassonografia. (C) Refaria o exame de abdmen 4 horas aps.

UNIFESO - Teste de Progresso 2011

MEDICINA (C) Taenia solium (D) Endolinax nana (E) Trichuris suis

Pg 9 de 12

32. Qual a Hrnia considerada uma apresentao pouco freqente de Hrnia da parede abdominal, ocorrendo na parede antero- lateral do abdome, numa regio entre a linha semilunar e a borda lateral do msculo reto do abdome.

(A) Hrnia de Spiegel (B) Hrnia de Strudel (C) Hrnia de Fromnn (D) Hrnia de Franz (E) Hrnia de Frommell
A Hrnia de Spiegel considerada uma apresentao pouco freqente de Hrnia da parede abdominal, ocorrendo na parede antero- lateral do abdome, numa regio entre a linha semilunar e a borda lateral do msculo reto do abdome. Adrian Van der Spiegel (1578 1625), anatomista de Pdua, descreveu a linha semilunar e, La Chause , em 1746, sendo o primeiro a descrever a formao de uma Hrnia na linha semilunar. Acreditando ser a hrnia de origem traumtica. Klinklosch, em 1764, foi o primeiro a de forma definitiva, descrever a Hrnia de Spiegel. A incidncia da hrnia discretamente maior no sexo feminino, e aparece mais a direita, com baixssima incidncia de bilateralidade ou mais de uma herniao por lado. A faixa etria mais acometida se localiza entre 40 e 70 anos de idade, sendo raros os descritos casos em crianas e adolescentes, com leve predomnio do sexo masculino nestas faixas etrias; 25% dos pacientes so diagnosticados com sinais clnicos de estrangulamento ou encarceramento. Toda Hrnia de Spiegel de tratamento cirrgico. FCIL CLNICA CIRRGICA 33. Paciente vitima de atropelamento em via pblica, da entrada no pronto de socorro com importante politraumatismo, com 160 de freqncia cardaca, 40 de freqncia respiratria e presso arterial de 70/ 0; diurese zero e com equimose em trax e abdome. Qual a classificao do choque e a quantidade de cristalide feita inicialmente para este paciente?

R W Summers, D E Elliott, J F Urban Jr, R Thompson, J V Weinstock publicaram na revista Gut em 2004 o artigo Trichuris suis therapy in Crohns disease, onde relacionaram a industrializao e o desenvolvimento scio econmico a uma incidncia aumentada da D. de Crohn; com tambm esta populao apresenta um baixo ndice de infestao por helmintos; os helmintos intestinais de forma rotineira agem atenuando a resposta imune intestinal dos seus hospedeiros e, em modelos animais de colite, a infestao Helmntica melhora o quadro clinico; em pacientes com D. de Cronh, a infestao com Trichuris suis provocou ao longo de 24 meses, interrupo das queixas e suspenso das medicaes, na maioria absoluta dos pacientes tratados. DIFCIL CLNICA CIRRGICA 35. Paciente do sexo masculino, de 50 anos, de cor parda, natural do sul da Bahia, veio ao ambulatrio de Cirurgia com queixa de disfagia e emagrecimento, relata mal sua historia patolgica nos informando que trata corao grande a cerca de 3 anos, nega diabetes, hipertenso arterial ou cirurgias previas; traz consigo RX de trax de qualidade questionvel que mostra apenas um alargamento mediastinal (interroga possvel nvel hidroareo no mediastino). Marque a melhor alternativa:

(A) III e 6 litros de cristalide (B) V e 8 litros de cristalide (C) IV e 6 litros de cristalide (D) VIII e 10 litros de cristalides (E) V e no feito cristalide, apenas sangue
PERDA ESTIMADA DE FLUIDOS E SANGUE
CLASSE I CLASSE II CLASSE III CLASE IV

(A) O paciente provavelmente tem megaesfago de origem chagsica. (B) O paciente tem abscesso pulmonar, com comprometimento mediastinal. (C) O paciente apresenta perfurao de esfago e mediastinite crnica. (D) O paciente apresenta pericardite purulenta. (E) O paciente apresenta tumor neuroendcrino de mediastino.
Disfagia e emagrecimento imediatamente sugerem a localizao do problema no esfago e a concomitncia de cardiomegalia, junto a sua regio de origem, sinalizam fortemente para a possibilidade de D. de Chagas com megaesfago e cardiomegalia. FCIL CLNICA CIRRGICA 36. Defini-se megacolon txico como:

PERDA (ml) % VOL. SAN. PULSO PA PRESSO mmHg FR DIURESE ml/h SNC REPO. VOL. (3/1)

<750 <15% <100 N

750-1500 15-30% >100 N D 20-30 20-30 MA C

1500-2000 30-40% >120 D D 30-40 5-15 A/C CeS

>2000 >40% >140 D D >35 0 C/L CeS

N ou A
14-20 >30 LA C

(A) Sbita do clon secundaria a intoxicao por Dilatao organofosforados, levando ao choque e com alta mortalidade associada. (B) Dilatao sbita do clon secundaria a retocolite ulcerativa, desenvolvendo abdome agudo, perfurao e peritonite, com alta mortalidade associada. (C) Dilatao sbita do clon secundaria a intoxicao por mercrio. (D) Sndrome de Olgive. (E) Sndrome de Olgive Mattox
O megacolon txico ocorre tanto na retocolite ulcerativa quanto na Doena de Cronh, caracterizado por dilatao sbita do colo, com aparecimento de abdome agudo, hipotenso e choque, evoluindo para perfurao e peritonite difusa; seu tratamento cirrgico e implica em realizar colectomia total, com ileostomia e fechamento do coto retal. FCIL CLNICA CIRRGICA 37. Em relao ao divertculo de Zenker podemos afirmar que:

Classificao do Choque, C cristalides e S sangue. FCIL CLNICA CIRRGICA 34. A Doena de Crohn representa um desafio para o clinico e cirurgio pela dificuldade teraputica, ciclos freqentes de melhora e agravo; uma recente e inovadora proposta em relao ao tratamento a utilizao de helmintos para modular a resposta inflamatria reduzindo os sintomas e a necessidade de medicao, qual o verme utilizado?

(A) Trichuris tricura (B) Ascaris Lumbricoides

(A) Sua localizao no esfago mdio.

UNIFESO - Teste de Progresso 2011

MEDICINA (D) Doena inflamatria plvica; (E) Endometriose.

Pg 10 de 12

(B) Sua localizao no bordo retroperitoneal do colon direito. (C) Sua localizao na parede postero-inferior da faringe. (D) Sua localizao no esfago distal. (E) Sua localizao duodenal.
O divertculo de Zenker fruto da falta de coordenao durante a deglutio, da ausncia do relaxamento do msculo cricofarngeo quando da presena do alimento na hipofaringe. FCIL CLNICA CIRRGICA 38. Em relao ao Cncer Colo retal Hereditrio no Polipide (HNPCC), marque a alternativa correta:

Dismenorria primaria quando a clica menstrual ocorre sem uma causa aparente e portanto considerada como um fator causal, primrio. A Dismenorria secundaria quando a dor vem como conseqncia de um outro fator primrio e portanto um fenmeno secundrio a uma outra causa. A endometriose considerada a principal e mais freqente causa primaria de dismenorria secundaria. Nvel de Dificuldade: Normal Ginecologia e Obstetrcia 42. O carcinoma do corpo uterino se manifesta mais freqentemente por:

(A) Cerca de 50% do total de cncer coloretal esta associado HNPCC. (B) 90% das mutaes ocorrem em hMLH1 e hMSH2. (C) No se identifica ainda, o local exato das mutaes genticas. (D) tambm conhecida como sndrome de Soto ou Ruvacalba Myhre Smith. (E) tambm conhecida como sndrome de Boot Root.
O estudo da gentica relacionada aos tumores h muito deixou o campo dos laboratrios e ensaios cientficos, se tornando ferramenta na assistncia, principalmente em relao a tumores de mama e de colo, onde a identificao precisa dos componentes genticos orienta desde o tratamento ate a preveno nos familiares, sendo o conhecimento destes dados importantes no aprendizado e tratamento destas neoplasias. DIFCIL CLNICA CIRRGICA 39. A infeco de partes moles caracterizada por levar rapidamente a evoluo de febre, eritema, trombose vascular do subcutneo e sndrome txica em 24 h, indo gangrena difusa em at cinco dias :

(A) Dor hipogstrica; (B) Sensao de tumor abdominal; (C) Metrorragia; (D) Piomtrio; (E) Dor hipogstrica e sensao de tumor abdominal.
O cncer do corpo uterino se manifesta principalmente e precocemente por sangramento genital, especialmente na ps menopausa. Este sinal clinico considerado o principal motivo para o diagnostico precoce deste tipo de cncer no qual, na maioria das mulheres, o diagnostico feito no estdio clinico I. importante atentar no entanto que o cncer de endomtrio no a causa mais freqente de sangramento na ps menopausa, mas ele deve ser sempre pensado e investigado. A causa mais comum o endomtrio atrfico seguida pelos plipos, miomas, diversas causas orgnicas e somente depois aparecem a hiperplasia e Ca de endomtrio. Nvel de Dificuldade: Normal Ginecologia e Obstetrcia 43. Em um ciclo com 36 dias de durao, a ovulao costuma ocorrer:

(A) Celulite clostridiana (B) Gangrena gasosa (C) Gangrena Streptoccica (D) Gangrena de Brewer. (E) Gangrena de Reinolds.
A caracterstica marcante da gangrena Streptoccica que a sndrome txica antecede o aparecimento da gangrena difusa. NORMAL CLNICA CIRRGICA 40. Sobre a sndrome de Olgive podemos afirmar que:

(A) Cerca de 14 dias aps o incio da menstruao (B) Cerca de 14 dias antes do incio da menstruao seguinte; (C) No meio do ciclo; (D) No momento da produo mxima de progesterona; (E) Antes da produo mxima de estrognio.
O corpo amarelo (corpo lteo) tem uma vida til de 12 dias e regride e atrofia aps este perodo. Assim, aps sua morte, existe uma queda rpida e acentuada da concentrao dos hormnios por ele produzidos (estradiol e progesterona). Como conseqncia cerca de 2 dias depois existe uma hemorragia por deprivao hormonal. Assim sendo, a segunda fase do ciclo fixa e dura 14 dias (12 + 2) e a variao na durao do ciclo se d pela variao da primeira fase. Ou seja a ovulao ocorre sempre 14 dias antes da menstruao. Nvel de Dificuldade: Dificil Ginecologia e Obstetrcia 44. Tabagismo durante a gestao pode trazer como conseqncias:

(A) fundamentalmente disabsortiva, leva a diarria. (B) Esta relacionada sintomatologia neurolgica, sonolncia e topor, bem como a quadros diarricos. (C) Pseudo obstruo colnica que produz distenso, principalmente de colo direito e ceco. (D) um quadro hemorrgico intestinal baixo idioptico. (E) Tumor de colon metasttico
Olgive descreveu um quadro de dilatao de ceco, colo ascendente e transverso secundrio a cirurgias abdominais, principalmente as plvicas (em especial urolgicas e/ou ginecolgicas) cujo tratamento a descompresso do colo, seja endoscpico ou cirrgico. NORMAL CLNICA CIRRGICA 41. A principal causa da dismenorria secundria :

(A) Menor desenvolvimento fetal; (B) Maior incidncia de parto prematuro; (C) Maior incidncia de abortamento; (D) Maior incidncia de morte fetal e neonatal; (E) Todas as alternativas so vlidas.
O tabaco leva a vaso constrio e elevao temporria da presso arterial, mas seu efeito cumulativo. Por isso ele causa desde abortamento ate morte intrauterina e neonatal, passando por CIUR e parto prematuro. Nvel de Dificuldade: Dificil Ginecologia e Obstetrcia

(A) Adenomiose; (B) Retro-versoflexo uterina; (C) Aderncias plvicas;

UNIFESO - Teste de Progresso 2011

MEDICINA

Pg 11 de 12

45. Dos mecanismos abaixo descritos qual o responsvel pela defesa dos genitais contra infeco?

(E) Dopplerfluxometria, mostrando centralizao fetal.


Para o Sofrimento fetal agudo, a CTG tem sido o mais importante teste dinmico de avaliao intraparto, baseada na presena de desaceleraes tardias na curva de batimentos cardacos fetal. A oligodramnia e o Doppler, especialmente este ultimo, so importantes para o diagnostico do sofrimento crnico, modernamente chamado de Crescimento intrauterino restrito. Nvel de Dificuldade: Normal Ginecologia e Obstetrcia 49. Mulher de 37 anos, um parto h 4 anos com nascimento de criana normal, procura atendimento em pronto-socorro com queixa de sangramento vaginal h cerca de uma hora. ltima menstruao normal h oito semanas, referindo teste de gravidez de urina positivo h duas semanas. Ao exame fsico, paciente afebril, observando-se sangramento vaginal em moderada quantidade, sem se notarem restos ovulares. Ao toque, colo amolecido com dilatao de cerca de 1 cm, tero de volume aumentado, compatvel com o tempo de atraso menstrual. Os dados clnicos permitem afirmar:

(A) Manuteno do pH vaginal baixo graas metabolizao da glicose pelos bacilos de Doderlein (B) Integridade anatmica dos genitais (C) Presena de imunoglobulinas A na superfcie da mucosa vaginal (D) Lisozimas no muco cervical (E) Todas as acima.
Os mecanismos vaginais de defesa so os responsveis por manter e proteger a vagina de infeces. Ele composto de 2 fatores principais, o pH acido e a espessura do epitlio vaginal multiestratificado. Alem do mais existe um mecanismo imunolgico especialmente por um transudato das paredes vaginais, rico em imunoglobulinas e o muco cervical que uma verdadeira barreira imune impedindo a ascenso de bactrias para acima do orifcio interno do colo. Nvel de Dificuldade: Dificil Ginecologia e Obstetrcia 46. Imunoglobulina Anti-Rh D deve ser utilizada no perodo ps-parto em purpera Rh Negativo e:

(A) RN Rh positivo- Coombs direto negativo; (B) RN Rh negativo- Coombs direto negativo; (C) RN Rh negativo-Coombs direto positivo; (D) RN Rh positivo- Coombs direto positivo; (E) RN RH positivo Coombs indireto positivo
A administrao materna de imunoglobulina anti-Rh visa impedir que o sistema imunolgico da me seja estimulado a produzir anticorpos anti Rh, fato este que pode acontecer especialmente no momento do parto. Assim sendo, s pode ser administrado se a gestante no estiver sensibilizada, medida feita pelo teste de Coombs, chamado indireto quando medimos a taxa de anticorpos no sangue materno e denominado Direto quando fazemos essa medida no sangue do cordo umbilical. Assim o ambiente adequado para a administrao da imunoglobulina anti Rh RN Rh (+) e Coombs indireto e direto negativo. Nvel de Dificuldade: Normal Ginecologia e Obstetrcia 47. Paciente com 37 semanas de gestao (pela USG de 9 sem), refere parada da movimentao fetal h quatro semanas quando realizou USG que mostrou feto morto. No procurou hospital por medo (SIC), at que iniciou com pequeno sangramento vaginal. Devemos internar esta paciente para observao rigorosa, pois o principal risco para ela o de:

(A) Trata-se de um abortamento completo, em vista de ter ocorrido na fase inicial da gravidez; (B) As chances de ser abortamento por aneuploidia do concepto so pequenas, considerando-se que a gestao anterior foi normal; (C) Trata-se, provavelmente, de abortamento inevitvel, pois h dilatao cervical e sangramento; (D) O quadro clnico caracteriza ameaa de aborto, podendo a paciente retornar para casa, necessitando apenas de repouso; (E) Ausncia de restos ovulares na vagina, durante o exame ginecolgico, descarta abortamento incompleto.
Das hipteses clinicas apresentadas entre as alternativas acima, trata-se de um quadro de abortamento inevitvel devido ao sangramento e dilatao do colo, j que a dilatao do orifcio interno associada a dor e sangramento na gravidez de primeiro trimestre caracteriza o abortamento inevitvel. Nvel de Dificuldade: Fcil Ginecologia e Obstetrcia 50. Paciente com amenorria secundria h sete meses, menstruou aps uso de progesterona. A causa mais provvel da amenorria :

(A) DPP com hemorragia cataclsmica; (B) Distrbios da coagulao; (C) Infeco amnitica; (D) Embolia amnitica; (E) Miastenia gravis.
Trata-se de um caso com ovo morto retido por uma longa durao. A conseqncia que alem da morte fetal ocorre tambm a morte placentria, tecido rico em elementos de degradao da fibrina e conseqente liberao de tromboplastina na circulao materna levando a quadro de fibrinlise primaria. Nvel de Dificuldade: Difcil Ginecologia e Obstetrcia 48. Dos parmetros de avaliao da vitalidade fetal, o mais fidedigno para o diagnstico de Sofrimento Fetal Agudo :

(A) Causa canalicular; (B) Anovulao; (C) Hiperprolactinemia; (D) Sinquias uterinas; (E) Obesidade.
O teste da progesterona, que consiste na administrao de progesterona e observar a menstruao ate 10 dias depois, se baseia no fato de que o endomtrio s responde a um progestgeno aps uma ao previa dos estrognios. Assim o teste da progesterona positivo indica que houve um folculo ativo prvio, fonte dos estrognios, mas como no houve sua rotura no ocorreu a formao do corpo amarela e no ocorreu a deprivao hormonal natural aps a morte do folculo, mas somente aps a queda da progesterona ministrada. Nvel de Dificuldade: Difcil Ginecologia e Obstetrcia 51. Maria Clara uma pr-escolar de 3 anos, que pesa 11Kg, mede 80 cm, no anda sem apoio e apenas fala pequenas palavras sem formar frases. Assinale a alternativa correta com relao ao crescimento e desenvolvimento de Maria Clara:

(A) Oligodramnia, pelo fenmeno de centralizao; (B) Avaliao pelo sonar Doppler; (C) Cardiotocografia intra parto, pela presena de desaceleraes tardias; (D) Dopplerfluxometria, mostrando diminuio do fluxo diastlico nas artrias umbilicais;

(A) Apresenta atraso de crescimento e atraso global de desenvolvimento. (B) Apresenta crescimento e desenvolvimentos normais.

UNIFESO - Teste de Progresso 2011

MEDICINA

Pg 12 de 12

(C) Apresenta crescimento normal, com atraso global (motor e linguagem) do desenvolvimento. (D) Apresenta atraso de crescimento e desenvolvimento da linguagem normal. (E) Apresenta apenas atraso motor.
Esta criana tem evidente atraso de desenvolvimento motor e de linguagem j que, em geral, as crianas andam dos 12 aos 18 meses e j formam frases simples com dois anos. O crescimento da criana depende de fatores genticos, endcrinos e ambientais, sendo o acompanhamento das curvas de crescimento de fundamental importncia para a adequada interpretao dos dados antropomtricos. De forma geral, no primeiro ano de vida, o lactente cresce em torno de 24 cm e ganha aproximadamente 6000g. No segundo ano, cresce cerca de 12 cm e ganha em torno de 2500g. Nvel de Dificuldade: FACIL PEDIATRIA 52. Antnio um menino de quatro anos de idade, foi levado a consulta de pediatria de rotina. A me queixa-se que o menino vem apresentando quedas freqentes, dificuldade para levantar do cho, est andando na ponta dos ps e dificuldade de subir escadas. O mdico suspeita de importante doena peditrica. Dentre os exames abaixo, quais deveriam ser pedidos para triagem de tal suspeita?

53. Jlia tem dois anos e este ano a terceira vez que apresenta pneumonia. Dr. Pedro observa que a imagem radiolgica de condensao sempre em base direita. Apresenta, ainda, sibilncia localizada em base direita. Qual a hiptese diagnstica provvel?

(A) Pneumotrax. (B) Pneumatocele. (C) Pneumonia atpica. (D) Aspirao de corpo estranho. (E) Malformao congnita.
Aspirao de corpo estranho e causa freqente de pneumonia de repetio sempre na mesma localizao (geralmente base direita). Esta localizao e facilitada pela posio anatmica do brnquio fonte direito, mais verticalizado. O achado semiolgico de sibilncia localizada e caracterstica. Nvel de Dificuldade: MEDIO PEDIATRIA 54. Pr-escolar levado a consulta por apresentar febre alta h 10 dias. Exame fsico: edema palpebral, petquias no palato, exsudato amigdaliano, adenomegalia cervical anterior e posterior, fgado palpvel a 3,5 cm do RCD e bao a 2,5 cm do RCE. O exame laboratorial indicado para confirmao do diagnstico :

(A) Dosagem de clcio, fsforo e fosfatase alcalina. (B) Radiografia de quadril em dupla abduo. (C) Dosagem srica de creatinofosfoquinase. (D) Hemograma completo e dosagem de ferro srico. (E) Radiografia de joelhos e ps.
O quadro descrito no enunciado e bastante sugestivo das doenas neuromusculares. Sob a denominao genrica de doenas neuromusculares, agrupam-se diferentes afeces decorrentes do acometimento primrio da unidade motora, composta pelo motoneurnio medular, raiz nervosa, nervo perifrico, juno mioneural e msculo. Nas crianas deambulantes, nas fases iniciais dos processos distrficos comumente referida, alm de quedas freqentes e dificuldade para correr e subir escadas, a alterao da marcha, que se acompanha de bscula da bacia. O comprometimento preferencialmente proximal afetando a musculatura das coxas, da bacia e da coluna acarreta acentuao da lordose lombar e o caracterstico sinal do levantar mioptico (sinal de Gowers), que consiste de levantar-se do cho fixando cada segmento dos membros em extenso, como se a criana estivesse ascendendo sobre si mesma. As causas neuromusculares de hipotonia so classicamente avaliadas atravs da determinao das enzimas musculares, principalmente creatinofosfoquinase (CPK), da eletromiografia (EMG) e da bipsia muscular, ou ainda atravs de marcadores moleculares. Na investigao das doenas neuromusculares, os valores dos nveis de CPK podem ajudar a diferenciar o comprometimento muscular primrio, ou mioptico, do secundrio, ou neurognico por acometimento do neurnio motor perifrico. Nvel de Dificuldade: DIFICIL PEDIATRIA

(A) Aspirado de medula ssea. (B) Sorologia para vrus da dengue. (C) Sorologia para vrus Epstein-Barr. (D) Bacterioscopia e cultura da secreo farngea. (E) Teste rpido para pesquisa de estreptococo do grupo A.
Atualmente a mononucleose infecciosa e considerada uma sndrome, sendo que o vrus Epstein-Barr e o responsvel por cerca de 80% dos casos. Os sintomas prevalentes nesta doena so febre, linfonodomegalia, hepatosplenomegalia e faringoamigdalite. Pela presena de exsudato amigdaliano pode ser difcil a diferenciao da faringoamigdalite de etiologia bacteriana. Pode ocorrer exantema em 10-15% dos casos. O diagnostico pode ser confirmado atravs da presena de anticorpos para o vrus Epstein Barr. Nvel de Dificuldade: MEDIO PEDIATRIA 55. Lactente de 20 meses levado a servio de prontoatendimento devido a quadro de febre alta (39 graus Celsius) e vmitos h 48 horas. Exame fsico: orofaringe hiperemiada apresentando lceras em palato mole e lojas amigdalianas. A conduta indicada nesse caso, alm de orientao aos pais, consiste na prescrio de:

(A) Aciclovir. (B) Ganciclovir. (C) Azitromicina. (D) Sintomticos. (E) Penicilina Benzatina.
A questo descreve um lactente com quadro de faringoamigdalite. O diagnostico diferencial das faringoamigdalites agudas e extenso e por vezes muito difcil, entretanto em algumas situaes, como no caso apresentado, as evidencias clinicas so suficientes para se chegar ao diagnostico com razovel preciso. O paciente descrito apresenta ulceras em palato e lojas amigdalianas o que sugere fortemente o diagnostico de herpangina. A herpangina e uma faringoamigdalite viral causada na grande maioria dos casos pelo vrus coxsackie A. Dada a relativa benignidade da doena e a ausncia de terapia especifica, o tratamento e exclusivamente sintomtico e consiste na prescrio de antitrmicos e analgsicos com o objetivo de garantir o conforto do paciente durante a doena. Nvel de Dificuldade: MEDIO PEDIATRIA

UNIFESO - Teste de Progresso 2011


56. Um lactente com desidratao moderada, causada por diarria aguda, permaneceu na unidade de sade para terapia de reidratao oral (TRO). Na primeira hora de administrao, vomitou trs vezes. Nesse caso, a conduta adequada :

MEDICINA

Pg 13 de 12

freqente de diarria crnica e esta mais associada diarria menos intensa com presena de sangue, perda de peso e dor abdominal. Nvel de Dificuldade: MEDIO PEDIATRIA 59. Recm-nascido assintomtico, mas como genitora no fez pr-natal e teve VDRL positivo de 1/32, foram solicitados os seguintes exames no RN: hemograma (sem alteraes), RX de ossos longos (normal), VDRL srico (1/16) e lquor (trs clulas mm, 60mg/de protenas, 62mg/dL de glicose e VDRL negativo). Qual a conduta preconizada para o recmnato?

(A) Prescrever antiemtico e reiniciar a TRO aps 30 min. (B) Suspender a TRO e iniciar terapia intravenosa com soro fisiolgico. (C) Diminuir o volume das doses e aumentar a freqncia da administrao. (D) Introduzir sonda nasogstrica e iniciar a TRO por gastrclise. (E) Prescrever procintico e manter a TRO.
A OMS preconiza que crianas que apresentem desidratao leve a moderada por doena diarrica devem receber terapia de reidratao oral sob superviso no servio de sade. Deve-se administrar 50 a 100 ml/kg de soro para reidratao num perodo de 4 a 6 horas. Em caso de vmitos a primeira medida e aumentar a freqncia e reduzir o volume de cada dose de soro oral. Caso no apresente melhora aps a correo da tcnica de administrao do soro deve-se considerar, ento, a administrao do soro por sonda nasogastrica ou hidratao venosa. Nvel de Dificuldade: MEDIO PEDIATRIA 57. Uma criana com quadro de glomerulonefrite difusa aguda deve ser mantida em observao, pois h risco principalmente de:

(A) Acompanhamento clnico e sorolgico, pois se trata de passagem transplacentria de anticorpos (B) Penicilina cristalina por 10 dias. (C) Penicilina cristalina por 14 dias. (D) Penicilina benzatina e posterior acompanhamento ambulatorial. (E) Apenas acompanhamento clnico e aleitamento materno exclusivo, aps assegurar que genitora foi adequadamente tratada.
Segundo o Ministrio da Sade todo recm-nascido filho de me que tenha apresentado sfilis no tratada ou inadequadamente tratada na gestao, independente do resultado do VDRL do recm-nascido, realizar: hemograma, radiografia de ossos longos, puno lombar. Se houver alteraes clnicas e/ou sorolgicas e/ou radiolgicas e/ou hematolgicas, o tratamento dever ser feito com penicilina G cristalina, por via endovenosa, durante 10 dias; ou penicilina G procana 50.000 UI/Kg, dose nica diria, IM, durante 10 dias; se houver alterao liqurica, o tratamento dever ser feito com penicilina G cristalina, por via endovenosa, durante 10 dias. A criana em questo e assintomtica, no tem alteraes radiolgicas ou liquricas, mas tem alterao sorolgica (VDRL +) devendo ser tratada. Nvel de Dificuldade: FACIL PEDIATRIA 60. Recm-nascido a termo com 16 dias de vida, em aleitamento materno exclusivo, e levado a consulta devido a quadro de ictercia. Exame fsico: corado, ictrico ate zona III de Kramer, fgado palpvel a 1cm do RCD, Traube livre. Exames laboratoriais (colhidos em regime de urgncia): BT: 15,1mg/dl, BI: 14,8mg/dl, Ht: 47%. As hipteses diagnsticas que devem ser consideradas incluem:

(A) Derrame pleural e endocardite bacteriana. (B) Choque hipovolmico e septicemia. (C) Insuficincia renal crnica e miocardiopatia. (D) Trombose da veia renal e derrame pleural. (E) Encefalopatia hipertensiva e insuficincia cardaca.
A glomerulonefrite difusa aguda pos-estreptoccica e a causa mais comum de sndrome nefrtica na infncia, a qual e caracterizada pela presena de edema, hematuria e hipertenso. O processo inflamatrio na membrana basal glomerular tem como resultado a reduo da filtrao glomerular, o que acarreta um aumento da reabsoro de sdio e agua, conduzindo a oligria e aumento do volume extracelular circulante. Como conseqncia ocorre edema, hipertenso arterial e congesto circulatria, os quais, sem tratamento, podem culminar em encefalopatia hipertensiva e insuficincia cardaca congestiva. Nvel de Dificuldade: MEDIO PEDIATRIA 58. Um paciente de trs anos de idade, previamente hgido, chega para atendimento com queixa de fezes lquidas, distenso abdominal e flatulncia excessiva h trs semanas. No incio do quadro, apresentou por cinco dias vmitos e febre alta, alm de fezes lquidas, vrios episdios por dia. O diagnstico mais provvel :

(A) Atresia de vias biliares e hipotireoidismo (B) Ictercia do leite materno e hipotireoidismo (C) Ictercia fisiolgica e ictercia do leite materno (D) Ictercia fisiolgica e incompatibilidade materno-fetal (E) Incompatibilidade materno-fetal e atresia de vias biliares
A questo descreve um recm-nascido com ictercia prolongada e predomnio de bilirrubina indireta. A presena de ictercia aps a primeira semana de vida em recm-nascido a termo torna o diagnostico de ictercia fisiolgica improvvel e indica, sempre, a necessidade de investigao desses pacientes. O predomnio da frao indireta da bilirrubina e a ausncia de colestase so suficientes para afastar o diagnostico de atresia de vias biliares. A hiptese de ictercia por incompatibilidade materno-fetal e, portanto, de anemia hemoltica e pouco provvel uma vez que o recm-nascido apresenta hematcrito de 47%, perfeitamente normal para sua idade. A ictercia do leite materno e o hipotireoidismo so causas de hiperbilirrubinemia indireta prolongada no perodo neonatal e o diagnostico diferencial deve ser realizado neste paciente. Nvel de Dificuldade: MEDIO PEDIATRIA

(A) Diarria persistente por alergia ao leite de vaca; (B) Diarria persistente por persistncia do agente infeccioso. (C) Diarria persistente por intolerncia lactose; (D) Diarria crnica por alergia ao leite de vaca; (E) Diarria crnica por intolerncia lactose;
O quadro diarrico que dura entre 15 e 30 dias e classificado como diarria persistente e sua principal etiologia e a intolerncia a lactose Este quadro ocorre freqentemente aps um quadro de diarria aguda, principalmente por rotavirus, em que h grande agresso a mucosa intestinal com prejuzo da digesto de carboidratos, levando a uma diarria osmtica. A diarria osmtica caracteriza-se clinicamente por fezes liquidas acidas (levando a hiperemia peri-anal), explosivas, flatulncia e distenso abdominal. A alergia ao leite de vaca e causa

Anda mungkin juga menyukai