Anda di halaman 1dari 37

Capitulo 1 Introduo aos Estudos do Concreto

1.1. Princpio do Concreto


A pedra foi o primeiro material utilizado pelo homem para fins estruturais. As principais limitaes eram: - dificuldade de corte; - dificuldade de locomoo; - dificuldade de assentamento; - baixa resistncia trao. Por isso os gregos tentaram reduzir vos utilizando colunatas. A adoo dos arcos foi recurso dos romanos. O cimento dos romanos (cinza vulcnica + cal) permitia a moldagem e soldagem de peas formando blocos maiores de pedra. Posteriormente, tentou-se armar as pedras nas regies de trao. Finalmente, com o surgimento do cimento postland, se tornou possvel o concreto, um material ptreo moldvel e que permite a incluso de barras de ao para absorva esforos de trao. A partir da dcada de 20, foi possvel utilizar o concreto em grandes estruturas com segurana e economia. As principais informaes necessrias ao conhecimento do concreto so: - resistncia; - durabilidade; - deformao.

1.2. Constituio do Concreto:


O concreto constitudo por uma mistura de gua, cimento e agregados inertes. A gua e cimento formam a pasta, cuja formao aderir as partculas de agregados. Temos ento, um material monoltico com caracterstica de pedra. Dentre vrios fatores a resistncia do concreto depende principalmente de trs: - resistncia do agregado; - resistncia da pasta; - resistncia da ligao agregado - pasta. A armadura complementa o concreto formando o conjunto resistente aos diferentes esforos que surgem numa estrutura.

1.3. Usos Tpicos e Vantagens do Concreto

Praticamente o concreto armado pode ser adotado em todos os tipos de obras. As limitaes continuam no que se refere a altssimas resistncias. Com o surgimento e desenvolvimento do concreto protendido as solues se tornaram mais arrojadas e econmicas. O concreto apresenta as seguintes vantagens: - baixo custo; - facilidade de execuo; - durabilidade; - economia em manuteno.

1.4. Princpios da Tecnologia do Concreto


A tecnologia do concreto consiste em se determinar as propriedades que se necessitam para o concreto endurecido. Portando, o estudo do concreto deve compreender: - concreto endurecido; - concreto fresco; - materiais; - dosagem do concreto; - produo do concreto; - qualidade do concreto; - custo.

Capitulo 2 Concreto Endurecido

2.1. Resistncia
2.1.1. Tipo de Cimento
Do tipo de cimento depende a resistncia da pasta e, portanto, tambm a resistncia do concreto. Dessa forma, a influencia do cimento se manifesta tanto no valor da resistncia, quanto na evoluo da resistncia com o tempo.

2.1.2. Relao gua/Cimento


Quanto menor a relao gua/cimento, menor ser a porosidade da pasta formada e, portanto, maior ser a aderncia pasta/agregado, que tambm tem influncia na resistncia do concreto. A relao ente a resistncia, fc, e a relao gua/cimento, x, foi estudada por Abrams e pode ser representada pela expresso: Fc=A/Bx Sendo A e B duas constantes que dependem do cimento e do grau de hidratao.

2.1.3. Idade
A idade influi na resistncia do concreto atravs da evoluo da hidratao do cimento. A medida que o cimento hidratado, os espaos ocupados por um gel (cimento + gua) vo sendo substitudos por pasta hidratada (material slido). Os vazios remanescentes dependem da relao gua/cimento inicial. Os valores relativos, aproximados, tpicos de resistncia a diversas idades so mostrados a seguir: Idade (dias) Resistncia 3 50% 7 70% 21 92% 28 100%

2.1.4. Temperatura ou Maturidade


A temperatura tem influncia sobre a resistncia pelo efeito sobre a velocidade das reaes de hidratao. Define-se maturidade como o produto do tempo, em hora ou dia, pela temperatura em C. A umidade de maturidade pode ser hora C ou dia C. O uso da maturidade muito prtico para determinao de prazos de cura, de desforma e de carregamento.

2.1.5. Agregado/Cimento

Como a resistncia do agregado , em geral, maior do que a da pasta, quando maior a proporo de agregados maior ser a resistncia do concreto. Mas h limites nessa proporo.

2.1.6. Tamanho Mximo do Agregado


Concreto com agregados maior tendem a ter resistncia menores mantendo-se constante as demais fatores. A influencia do tamanho do agregado aumenta com a reduo da relao gua/cimento.

2.1.7. Simultaneidade de Fatores


Na pratica do concreto, dificilmente se tem um nico fator variando isoladamente. Ao variar um dos fatores, pode-se influenciar outros, de modo que o resultado passe a ser efeito e combinado de vrias causas. Esses efeitos tanto podem se somar quanto se compensar.

2.1.8. Ensaios Para Determinao da Resistncia


- Ruptura por compresso diametral; - Ruptura por compresso de corpos-de-prova cilndricos; - Ruptura por trao na flexo de corpos-de-prova prismticos. Existem ensaios na prpria estrutura: - esclerometria; - ultra-som; - arrancamento de pinos; - cravao de pinos.

2.2. Mdulo de Deformao


a medida de deformao do concreto, definida pela relao entre tenso e deformao relativa. Na norma NBR6118 consta uma expresso que relaciona o mdulo de deformao com a resistncia: Ec=4 700fcj Ec=6 600fcj Ec=9 500fcj

Tanto o valor da resistncia quanto o mdulo de deformao so dados em MPa. Os valores para mdulo de deformao situam entre 20 000MPa e 45000MPa, para resistncia entre 20MPa e 50MPa.

2.3. Retrao
A retrao a reduo de dimenso do concreto devido a: - perda de gua capilar (retrao hidrulica); 5

- reduo de volume dos produtos de hidratao (retrao autgena) normalmente os produtos tendem a aumentar quando diminuem retrao. A retrao um fenmeno que ocorre na pasta de cimento. Os fatores de retrao so: - qualidade da pasta; - perda de gua por secagem. A pasta sofre mais retraes do que a argamassa e esta mais que o concreto. O agregado no sofre retrao e tendem a conter a retrao da pasta. Por outro lado, quanto mais gua houver na pasta, maior ser a retrao. A reduo das dimenses provocada pela retrao da origem a tenses de trao que podem causar a fissurao do concreto, que mais intensa nas primeiras idades, quando ainda pequena a resistncia do concreto. Por essa razo deve-se evitar a perda de gua no concreto com recurso de cura. As principais causas que podem intensificar a evaporao da gua e, consequentemente, so agravantes da retrao so: - baixa umidade relativa do ar; - temperatura elevada; - vento. A falta de cura tem efeito nocivo sobre a resistncia, porque a retrao provoca uma fissurao generalizada. Essas fissuras constituem um caminho para a umidade e outros agentes agressivos que podem atacar a armadura ou o prprio concreto.

2.4. Fluncia
A fluncia uma deformao lenta apresentada pelo concreto quando submetido a um carregamento permanente. Como a retrao, a fluncia um fenmeno que ocorre na pasta, e, por isso, aumenta com o acrscimo de pasta no concreto. Os fatores que influncia na fluncia so: - quantidade de pasta no concreto; - idade no carregamento; - relao tenso/resistncia; - perda de idade do concreto. Quanto maior a relao tenso/resistncia, maior a deformao por fluncia. Para valores at 0,5, a deformao tende a se estabilizar; do contrrio a deformao pode aumentar at a ruptura. As pequenas idades a deformao por fluncia maior devido a menor resistncia do concreto. A fluncia pode ter resultados benficos, pois uma pea estrutural sujeita a esforos pode se deformar aliviando as tenses. Com deformaes lentas h uma acomodao sem o aparecimento de fissuras. Esse fenmeno denominado relaxao de tenses. Obs.: o processo de cura jogar gua por mais ou menos 14 dias.

2.5. Permeabilidade
6

A permeabilidade do concreto est relacionada com a durabilidade. Em um concreto impermevel impelido a acesso de agentes agressivos ao seu interior e tambm armadura. A permeabilidade est relacionada com a porosidade da pasta. Quanto menos porosidade, menos permevel ser a pasta e, portanto, o concreto. A porosidade da pasta depende de dois fatores: - relao gua/cimento; - grau de hidratao da pasta. A relao gua/cimento define a estrutura da pasta. Quanto menor essa relao, mais prximas estaro os gros de cimento uns dos outros, caracterizando assim menor porosidade. Como os produtos de hidratao ocupam um volume maior do que o cimento, a porosidade diminui medida que a hidratao evolui. So mostradas as seguir, as idades a partir das quais concretos com diferentes relaes gua/cimento se tornam impermeveis. Relao a/c Idade (dias) 0,40 3 0,50 7 0,60 28 0,70 360

2.6. Carbonatao
O hidrxido de cal, formado na hidratao do cimento, combina com o CO2 do ar, formando carbonato de clcio. O meio se torna menos alcalino oferecendo menor proteo a armadura. (Queda no Ph) A alta permeabilidade do concreto favorece a carbonatao. No quadro a seguir mostrada a influncia da relao a/c sobre a profundidade da carbonatao do concreto. (corroso -> carbonatao) Relao a/c Tempo p/10mm (anos) Tempo p/20mm (anos) 0,45 70 330 0,50 25 100 0,55 12 50 0,60 7 30 0,65 6 25 0,70 5 20

2.7. Durabilidade
A durabilidade uma caracterstica que se define em funo das condies que o concreto est submetido. De um modo geral, a durabilidade assegurada por uma permeabilidade baixa. Alm disso, o cimento pode ser escolhido de forma a resistir a certos agentes. Quando o concreto precisa estar exposto a cidos, deve-se lembrar que o cimento no resistente a eles, recorre-se, neste caso, a revestimentos protetores tipo resina epxi (existem outros materiais).

2.8. Colmotao

Podem surgir no concreto microfissuras devido a inicio de ruptura, retrao ou qualquer outra causa. Se essas microfissuras se mantiverem fechadas, pode haver uma hidratao de partculas de cimento ainda no completamente hidratado, resultando um fechamento dessas aberturas como uma cicatrizao. um fenmeno mais comum em concreto novos, podem haver em concreto de at 3 anos de idade.

Capitulo 3 Concreto Fresco

3.1.Trabalhabilidade
Trabalhabilidade a propriedade do concreto fresco que identifica sua maior ou menor aptido para ser empregado com determinada finalidade, sem perda de sua homogeneidade. A trabalhabilidade profundamente influenciada pela consistncia e pela coeso. Os principais fatores que afetam a trabalhabilidade so: a) Fatores internos: - consistncia; - trao (principalmente quantidade de gua); - granulometria; - forma do gro; - aditivos (plastificantes). b) Fatores externos: - tipo de mistura; - tipo de transporte; - tipo de lanamento; - tipo de adensamento; - dimenso da pea e armadura. A caracterstica fundamental para que um concreto seja bem adensado a trabalhabilidade, isto , a adequao da consistncia ao processo utilizado para o lanamento e adensamento.

3.2. Consistncia
A consistncia depende principalmente da quantidade de gua da mistura. Aumentando a quantidade de gua, a mistura fresca se torna mais mole, mais plstica, mais trabalhvel. Areias mais finas e aumento do teor de cimento so fatores de aumento da demanda de gua. O principal mtodo para se medis a consistncia do concreto o mtodo do abatimento do tronco de cone. (Trabalhabilidade no mede, o que se mede a consistncia). ENSAIO DE CONSTNCIA PELO ABATIMENTO DO TRONCO DE CONE- ANNT (SLUMP- mede a consistncia). A medida da trabalhabilidade feita pelo abatimento causado na massa de concreto pelo seu prprio peso. O aparelho consiste em uma frma troncnica de dimetro de 10cm a 20cm e altura de 30cm, dentro da qual colocada uma massa de concreto em 3 camadas iguais, adensadas, cada uma com 25 golpes, com uma barra de 16mm de dimetro. Logo aps, retira-se lentamente o molde levantando-o verticalmente e determina-se a diferena entre a altura do molde e a da massa de concreto, aps assentado. 9

3.3. Coeso
A coeso a propriedade pela qual os concretos se mantm misturados, isto , seus componentes no se separam. Na pratica, avalia-se coeso pelo aspecto da mistura conforme figura: Coeso caracterizada quando: - os agregados no se mostram limpos; - as bordas se mostram convexas; - no h tendncia de gua ou pasta nas bordas.

Os fatores que influenciam a coeso so: - teor de finos; - as incorporado; - proporo de gua.

3.4. Exsudao
Quando o concreto, devido a falta de finos, no consegue reter a gua de amassamento, esta sobe, acumulamdo-se na superfcie livre do concreto ainda fresco. O fenmeno da exsudao est associado ao fenmeno de retrao. Alm de retrao existem outros efeitos nocivos, pois a gua, na ascenso atravs do concreto, abre uma grande quantidade de canalculos e bolsas, ao encontrar grandes agregados de armadura, prejudicando a aderncia e a resitncia do concreto

10

Capitulo 4 Cimento

4.1. Obteno
O cimento um produto constitudo principalmente de silicatos e alumnatos de clcio, que, depois de hidratados, funicionam como uma cola que liga as partculas de agregados entre si. O cimento obtido a partir das operaes de magem, mistura de calcrio e argila; essa mistura colocada em um forno onde aquecida at praticamente o incio da fuso, produzindo aps o resfriamento rpido, um material denominado clquer. O clquer modo juntamente com o gesso, resultando no cimento Portland como se encontra no mercado, na forma de um p muito fino, cinzento levemente esverdiado.

4.2. Composio
O resultado desse processo um produto constitudo por vrios xidos: Os principais so: - Co, SiO2, Al2, Fe2O3 Os componentes resultantes do xido so: - C3S, C2S, C3A, C4AF

4.3. Adies
Adies diferente de aditivos. Adies so produtos colocados durante a fabricao, se for depois so aditivos. Podem ser adicionados ao cimento determinados materiais para modificar ou obter certas propriedades: - escria de alto forno; - pozolanas; - calcrio.

4.4. Tipos de Cimento


- Cimento Postland Comum CPI - Cimento Postland de Alto Forno Inicial CPII ARI 11

- Cimento Postland de Alto Forno CPIII - Cimento Postland Pozolnico CPIV - Cimento Postland Resistncia a Sulfatos CPV (bom para o mar) - Cimento Postland Composto CPII CPII-E (com escria e calcrio) CPII-Z (com pozolana e calcrio) mais utilizado e mais fcil de encontrar. CPII-F (com calcrio)

4.5. Classes de Cimento


As designaes das classes de cimento 25, 32 e 40 so resistncias, respectivamente, 25MPa, 32MPa e 40Mpa. As resistncias mnimas so mostradas no quadro: Idade 1 3 7 28 91 25 8 15 25 32 Classe 32 10 20 32* 40 40 15 25 40 48 ARI 14 24 34 -

* Cimento mais popular CPII-Z 32. ** O Cimento tem que aparentar essa resistncia. *** Olhar sempre a validade (3 meses)

4.6. Ensaios
Resistncia: consiste em moldar quatro corpos-de-prova cilndricas por idade com 5cm de dimetro e 10cm de altura, conserva-los em cmera mida at o ensaio e rompe-los com as idades especificadas, geralmente 3, 7 e 28 dias. A resistncia do cimento influencia na resistncia do concreto. Pega: a pega do cimento definida como o momento em que uma pasta com consistncia inicial oferece uma certa resistncia penetrao de uma agulha (VICAT) de seo circular igual a 1,0mm, sob a ao de um peso de 300gt; essa resistncia atingida quando a agulha fica retida 1mm acima do fundo do molde. Finura: consiste em determinar a porcentagem retida de uma amostra do cimento em uma peneira 0,74mm. Outros ensaios: idade do cimento, baixas resistncias, calor de hidratao, etc.

Osb.: Os ensaios no so feitos diariamente, pois caro. Grandes consumos de cimento so vendidos em carreta, no em sacos.

12

Capitulo 5 Agregados

5.1. Agregado no Concreto


O agregado um componente que desempenha a funo de material de enchimento e de material resistente, constituindo por partculas que devem ser cimentadas entre si pela pasta. O agregado ocupa entre 60% e 80% do volume total do concreto. O aumento da proporo de material inerte resulta um aumento de resistncia do concreto, alem de melhorar outras propriedades, como reduo da retrao e fluncia.

5.2. Agregado Mido e Grado


Os agregados se subdividem em agregados grados e agregados midos, de acordo com o tamanho das partculas, que definido por abertura de malha de peneira. Denomina-se agregado grado aquele cujas partculas so retidas em uma peneira com malha quadrada com abertura de lado igual a 4,8mm. O agregado cujas partculas passam nessa peneira denominado agregado mido.

5.3. Obteno dos agregados


- Minerais ao natural (areia); - Minerais beneficiados (passam por um processo industrial, como a brita); - Artificiais (argila expandida, polmeros).

5.4. Propriedades dos Agregados


- Resistncia mecnica; - Resistncia abraso (atrito); - Sanidade (alterao de itemperes como cor, forma); - Massa especifica e massa unitria (muitos vazios); - Porosidade; - Absoro.

5.5. Textura e Forma de Agregados

13

Os agregados podem ter textura lisa ou spera. As partculas lisas exigem menos pasto, mas a resistncia obtida menor. Quanto ao arredondamento, as partculas podem ser angulosas e arredondadas. (c) comprimento; (l) largura; (e) espessura Quando: l/e e c/e <= 2 : cbico l/e e c/e > 2 : lamelar (mais achatada)

Partculas lamelares tornam o concreto spero e difcil de rolar, exigindo, portanto, mais argamassa. Quanto maior o ndice de forma, menos favorvel a forma da partcula.

5.5.1. Estabilidade Qumica e Relativa


Se o agregado apresentar substancias relativas como cloreto e sulfato necessrio providenciar um outro tipo de cimento.

5.5.2. Substancias Deletrias


So materiais trazidos pelos agregados que comprometem a resistncias do concreto (materiais orgnicos).

5.5.3. Umidade
a gua presente na superfcie doas partculas dos agregados (no considera-se a gua presente dentro do agregado. Somente a umidade da areia, agregados midos).

5.6. Granulometria e Tamanho da Particula


A determinao dos tamanhos das partculas e sua distribuio so feitas por peneiramento. Srie normal constituda pelas seguintes peneiras: 152 76 38 19 9,5 4,8 2,4 1,2 0,6 0,3 0,15 Existem outras peneiras intermedirias: 100 50 25 12,5 63 32 16 8

5.7. Norma de Agregados


A seguir os principais tpicos da norma: NBR7217: Granulometria; NBR7218: Materiais pulverulentos; NBR7809: ndide de forma; 14

NBR7220: Matria orgnica; NBR9776: Massa especifica.

5.8. Controle de Agregados


Devido diversidade de procedncias, heterogeneidade do mineral e origem, por isso costuma-se fazer inspeo visual amostragem e granulometria.

15

16

Capitulo 7 Dosagem do Concreto

A dosagem do concreto procedimento pelo qual se determinam as propores de cimento, gua, agregados e aditivos que resultam numa mistura que tenha as caractersticas necessrias tanto no estado fresco quanto depois de endurecido. No estado fresco o concreto deve apresentar duas caractersticas fundamentais: - consistncia; - coeso. No estado endurecido, as caractersticas desejveis so: - resistncia; -coeso. Quando se estuda uma dosagem de concreto, a experincia que vai dar as propores (trao) definitivas da mistura. Por essa razo no se justificam mtodos complicados, que exijam muito trabalho e tempo, mas que, devem ser confirmados pela prtica. Prtica o campo ou obra; laboratrio no estgio definitivo.

7.1. Metodologia
Para dosar o concreto so necessrios as seguintes informaes: a) Caracterstica dos materiais; b) Resistncia do concreto; c) Mtodo de preparo; d) Trabalhabilidade; e) Tamanho mximo do agregado; f) Condies de exposio da estrutura; g) Outras (dimenso da pea, massa especifica, idade, etc).

7.1.1. Caracterstica dos Materiais


So muito importantes: a) Tipo e classe de cimento (normalmente o CPII-Z-32); b) Correspondncia entre valores de resistncia e gua/cimento; c) Forma, arredondamento e textura superficial dos agregados; d) Granulometria dos agregados; e) Teor de ultrafinos (areia); f) Outras informaes (natureza, absoro, etc).
Obs.: importante anotar os tipos de materiais.

7.1.2. Resistncia do Concreto

17

Deve ser especificada no projeto a resistncia caracterstica do concreto, fck. Conhecido os desvios-padro, Sd, e a resistncia aos 28 dias, fc28, tem-se: fc28 = fck + 1,65Sd O valor de fac obtido pelo projetista a partir da resistncia do projeto, fcd, e do coeficiente de majorao, que para o concreto 1,4. fck = 1,4.fcd

7.1.3. Mtodo de Dosagem e Mistura


As operaes de execuo tm influencia direta nos desvios-padro da distribuio de resultados. O valor de Sd determinado experimentalmente ou de acordo com a NBR6118, podese adotar um dos valores: 4,0MPa, 5,5MPa, 7,0MPa, segundo as condies de execuo e controle. Obs.: Sempre a resistncia cai, o fck no alcanado na pratica, tem sempre q pensar no desvio.

7.1.4. Trabalhabilidade
O concreto trabalhvel quando: - Tem consistncia adequada ao mtodo de transporte, lanamento e adensamento. - Tem coeso, isto , submete-se a todas essas operaes sem segregao. - fcil de ser adensado.
Obs.: O slump tem que medir a 1=x. Fc28 = 29MPa no tem problema, tem que ligar para o engenheiro calculista ele quem diz se vai poder continuar com 29 ou no (se fosse o desejado 30MPa).

7.1.5. Tamanho Mximo do Agregado


O tamanho mximo do agregado deve ser determinado em funo das dimenses das peas a serem concretadas e dos espaamentos das barras de armadura. Segundo a norma NBR6168, o tamanho mximo do agregado no deve ser maior que: - 0,8 vezes a distncia entre as barras de armadura nem plano horizontal; - 1,2 vezes a distncia entre barras de armadura num plano horizontal; - 0,25 vezes a menor distncia entre duas faces opostas de frmas; - 0,33 vezes a espessura de lajes - 0,25 vezes o dimetro da tubulao
Obs.: Na prtica normalmente a brita n1 (19mm) e a n2 (25mm).

7.1.6. Condies de Exposio da Estrutura


As condies de exposio da estrutura podem exigir limitaes da relao gua/cimento para assegurar a proteo da armadura. Os limites mximos recomendados pelo ACI 3/8 so mostrados no quadro: 18

Quadro1: Valores mximos de gua/cimento em funo das condies de exposio. Tipo de Pea Delgados com peno comprimento da armadura. Outras Condies de Exposio Imerso contnua ou gua do mar e sulfatos freqente 0,45 0,40 0,50 0,45

7.1.7. Outras Providncias


Podem ser necessrias outras providncias em caso especiais, como, por exemplo, concreto-massa, concretagem em tempo frio, etc.

7.2. Designao do Trao


O trao ou compostos do concreto pode ser designado de diversas maneiras porm as mais utilizadas so as mostradas a seguir:

7.2.1. Teores em Massa por Metro Cbico de Concreto


As quantidades dos componentes so designadas em quantidade por m de concreto. A umidade exige uma correo do trao que deve ser feita na execuo.
Ex.: 300kg de cimento 720kg de areia 1200kg de brita 180kg de gua (Tudo por m de concreto)

Esta designao prtica para clculos de quantidade de material e seus respectivos custos.

7.2.2. Propores em Massa


As quantidades de materiais so referidas quantidade de cimento. Esta maneira de designar os traos mais comum em laboratrios ou em obras que tem balana. A mistura indicada por uma proporo com a forma geral: 1:m1:m2:X Que significa: para cada 1kg de cimento tem-se m1kg de areia, m2kg de brita e Xkg(l) de gua.

19

7.2.3. Propores em Volume


As quantidades de materiais so designadas em propores em volumes de materiais soltos, referidas ao volume de cimento solto. Esta forma de designao utilizada em obras de pequeno e, s vezes, mdio porte, onde os materiais so dosados em volumes. A indicao feita pela expresso: 1:n1:n2:na Que significa: para cada 1 volume de cimento solto tem-se n1 volume de areia, n2 volume de brita (pedra) e na volume de gua.

7.3. Procedimento de Dosagem


7.3.1. Clculo da Resistncia do Concreto aos 28 dias
A partir da equao: fc28 = fck + 1.65Sd Sendo: Sd = 4,0MPa: para controle rigoroso; Sd = 5,0MPa: para controle razovel; Sd = 7,0MPa: para controle regular.

7.3.2. Fixao da Quantidade de gua


A quantidade de gua necessria (teor de gua), expressa em l/m, em funo do abatimento pretendido, do tamanho mximo e da forma, arredondamento e textura superficial das partculas de agregados. Quadro 02: Teor de gua (l/m) em funo do abatimento e do tamanho mximo do agregado. Abatimento (mm) 10 20 30 40 50 60 80 100 120 150
Obs.: l/m

9,5 183 196 204 210 215 219 225 230 235 240

Dmx (mm) 19 25 162 154 173 165 180 172 186 177 190 181 193 184 199 189 203 194 207 197 212 202

38 143 153 159 164 167 171 176 180 183 187

Quadro 03: Escolha da consistncia do concreto em funo do tipo de elemento estrutural. Elemento Abatimento (mm) 20

Estrutural Laje Viga e Parede Armada Pilar de Edifcio Parede de Fundao, Sapata, Tubules.

Pouco Armada <=60 +/- 10 <=60 +/- 10 <=60 +/-10 <=60 +/-10

Muito Armada <=70 +/- 10 <=80 +/- 10 <=80 +/-10 <=70 +/-10

7.3.3. Fixao da Relao a/c


Deve prever o menor fator gua/cimento a partir dos critrios a seguir: a) Pelo critrio da resistncia Quadro 04: fc28 em funo da a/c a/c 0,35 0,40 0,45 0,50 0,55 0,60 0,65 0,70 0,75 Classe 25 38,6 34,1 30,1 26,6 23,5 20,8 18,4 16,2 14,4 do 35 48,2 42,6 37,7 33,3 29,4 26,0 23,0 20,3 18,0 Cimento 40 60,3 53,3 47,1 41,6 36,8 32,5 28,7 25,4 22,2

Pode-se usar tambm a seguinte expresso linear para estimativa da resistncia dos concretos: fc28 = (A/x) B Os valores de A e B dependem da classe do cimento e so dados no Quadro 05: Classe do Cimento 25 32 40 A 17 21 26 Como h uma tendncia em se utilizar a classe do cimento 32, por isso ser utilizada a expresso: X = 21/(fc28 + 11) Podem ser utilizadas, ainda, curvas mdias de correlao entre resistncia compresso e relao gua/cimento, de acordo com os tipos e classes do cimento. b) Pelo critrio da durabilidade Consulte o quadro do item 7.1.6. B 9 11 14

7.3.4. Clculo do Teor de Cimento


A partir do teor de gua e da relao gua/cimento 21

C = a/x C = ter de cimento a = teor de gua x = fator a/c

7.3.5. Clculo do teor de Agregado Total


O volume de cada material quociente da sua massa pela respectiva massa especfica; o total dos volumes dos materiais igual a 1m ou 1000ml. Sendo: C teor de cimento (Kg/m) Gc massa especfica do cimento (Kg/l) (adotar Gc = 3,1Kg/l) M teor de agregados total (Kg/l) Gm massa especfica mdia dos agregados (Kg/l) (adotar Gm = 2,65Kg/l) a teor de gua (l/m) Tem-se: (C/Gc) + (M/Gm) + a = 1000 Portanto: M = (1000 C/Gc a).Gm

7.3.6. Clculo do Teor de Agregado Mido


A partir de observaes experimentais, obtiveram-se parmetros que permitem estabelecer a proporo de agregados midos e de agregado grado no concreto. Sero apresentados os critrios mais usados. a) Teor de Argamassa Seca Denomina-se M1 e M2 respectivamente os teores de agregados midos e agregados grados, sendo as o teor de argamassa seca, tem-se: M = M 1 + M2 M1 = as(C + M) C O teor de argamassa seca situa-se, em geral, entre 45% e 55%. b) Relao Agregado Mido/ Agregados Total O teor de agregados midos/ agregados total definido pela relao: Am = M1/M Esta relao se situa entre 35% e 45%. So mostrados valores tpicos no quadro 6. Quadro 6: Am em funo do teor de cimento. C Kg/m 250 300 A 39 38 Concreto B 40 39 C 41 40 D 42 41 22

350 400 450 500

37 36 35 34

38 37 36 35

39 38 37 36

40 39 38 37

A Concretos Correntes B Concretos para peas delgadas C Concretos Aparentes D Concretos bombeados.

c) Teor Real de Argamassa Esse teor se situa em torno de 55% a 60% dos concretos comuns, chegando at 65% em concretos ricos em argamassa. Podem ser adotados os seguintes valores para volume absolutos de agregados grados por outro cbico de concreto. - Concretos correntes: 0,42m a 0,45m (gconcreto: 2650kg/m) - Concretos aparentes: 0,40m a 0,42m. - Concretos muito plsticos: 0,36m a 0,40m. Ento: M2 = (1 ar)gconcreto

7.3.7. Correo das Massas Especficas dos Agregados


Os teores de agregados calculados anteriormente foram obtidos a partir de uma massa especfica mdia. No entanto, necessrio uma correo para que no resultem diferenas de volume. Assim, sendo g1 e g2 respectivamente as massas especficas dos agregados midos e grados, as suas massas corrigidas so: M1 = M1.g1/gm M2 = M2.g2/gm

7.3.8. Correo Devido a Umidade dos Agregados


O agregado em geral se apresenta mido, a quantidade de gua livre trazida pela umidade deve ser considerada. Sendo o teor da massa mida sempre expresso em funo da massa seca, tem-se: Mh1 = M1(1+ h) Onde M a massa de material seco, Mh a massa de material mido e h o valor da umidade. - O agregado mido pode apresentar umidade entre 0% a 10%. So mais freqentes valores entre 5% e 8%. - A umidade do agregado grado geralmente desprezvel. - A diferena de quantidade de agregados midos para as quantidade de material seco a prpria quantidade de gua: a = a (Mh1 M1)

7.3.9. Teor por m Concreto


Cimento: C(kg) Areia: Mh1(kg) Brita: M2(kg) gua: a(l) 23

7.3.10. Produo em Massa


O trao da proporo em massa obtido pelos quocientes entre as diversas quantidades e a quantidade de cimento. 1 : m 1 : m2 : x
Obs.: Veja o item 7.2.2. (M1 e a sem ) [Material Seco]

7.3.11. Proporo em Volume


Encontre o volume dos materiais a partir das suas respectivas massas aparentes (dc, d1, d2). Ento: 1 : n1 : n2 : na [Material mido]
Obs.: Veja o item 7.2.3.

7.3.12. Clculo da Padiola


A partir da proporo em volume (1 : n1 : n2 : na). Chegamos nas dimenses da padiola. Utilizamos como referncia um saco de cimento (35l) para todos os materiais. O volume de agregados calculado com base nesse volume. Ex.:

24

Capitulo 6 Aditivos
6.1. Apresentao
Aditivos so produtos qumicos usados em pequenos teores para melhorar propriedades do concreto fresco e do concreto endurecido. O desempenho do aditivo depende basicamente do: - Aditivo indicado; - Concreto bem dosado - Teor correto de aditivos; - Produo correta do concreto. Aditivos no corrigem falhas no preparo do concreto Obs.: O teor de aditivos esta relacionada ao teor de cimento

6.2. Tipos e Aplicaes


Os aditivos so designados pela forma de atuao sobre o concreto. H uma grande variedade (mais de 20 tipos de aditivos), mas pode-se destacar os apresentados a seguir:

6.2.1. Aceleradores (tipo A)


So produtos que aceleram o endurecimento do concreto. O CaCl 2 considerado um dos principais aceleradores, mas provoca corroso. Costuma ser usado em industria de prmoldados. Aumenta a resistncia de at 50% em 24 ou 36 horas. Os teores se situam entre 1% e 2%. Deve ser aplicado em casos de forma rpida. Obs.: Pode-se usar o cimento acelerador.

6.2.2. Retardadores (tipo R)


So produtos que retardam o incio de pega, prolongando o tempo de transporte e aplicao do concreto. So substancias base de aucares, como gloconatos e sacarose. Pode-se retardar o tempo de pega por 2h ou 3 horas, aumentando o tempo de trabalho. Os teores se situam entre 0,2% e 0,3%. Obs.: Normalmente a pega se consolida em 1h aps o preparo.

6.2.3. Plastificantes
So produtos que buscam melhorar a plasticidade da mistura, possibilitando a reduo da quantidade de gua (de 6% a 8%). Os teores utilizados situam-se entre 0.2% e 0,5%. Obs.: Retardadores e plastificantes sempre vem ds empresas de concreto. Os aditivos so adicionados na gua para depois serem adicionados no trao. Os aditivos so normalmente em litros, mas tem em p. 25

6.2.4. Superplastificantes
Tm um comportamento anlogo ao dos plastificantes. Porm, propicia uma reduo de gua muito superior (20%). A composio dos superplastificantes a base de melanina, naftalina, etc. Os teores tpicos esto entre 0,8% e 1,2%. Obs.: usado em situaes que precisam de concreto quase fluido. Normalmente utilizado quando no da para usar o vibrador, pois no precisa muito de adensamento.

6.2.5. Incorporadores de Ar
Estes aditivos atuam formando bolhas muito pequenas (0,05mm e 0,2mm) O teor de ar incorporado est entre 0,05% e 0,1%. Os aditivos incorporadores de ar melhoram a coeso, reduz-se a quantidade de gua, contribui para concretos impermeveis. So mais usados em paises com temperaturas negativas. Obs.: Ar aprisionado diferente de ar incorporado.

6.2.6. Outros
a) Expansores: reduzem a expanso do concreto a partir da produo de gases (tipo fermento). Utilizado no preenchimento de cavidades (argamassa expansiva). b) Compensadores de Retrao: propicia um concreto que combate o aparecimento da retrao. (para quando no da para aplicar a cura.) c) Impermeabilizantes: consiste na obstruo dos poros por sabes de sdio. Utilizado em fundaes (toda fundao deveria ser utilizado o impermeabilizantes). d) Pigmentos: adicionam cor ao concreto. Muito utilizado em concreto aparente colorido (melhor usar o cimento Portland branco). e) Bactericidas: evitam a formao de fungos. So base de sulfato de cobre. Utilizados em concreto para uso em depsito de alimentos.

6.3. Recomendaes Gerais


- Procurar produtos de fabricantes conhecidos; - Observar prazo de validade; - No misturar aditivos de fabricantes diferentes; - Solicitar orientao do fabricante; - Observar e respeitar os limites de teores (na embalagem do aditivo); - Realizar experincias para pleno conhecimento do aditivo. Obs.: Os aditivos podem ser usados de mais de um tipo, mas tem que ser do mesmo fabricante. 26

Captulo 08 Produo de Concreto


8.1. Mistura
A mistura ou amassamento do concreto consiste em fazer com que os materiais componentes entre em contato ntimo, de modo a obter-se um recobrimento de pasta de cimento sobre as partculas dos agregados. A mistura pode ser manual ou mecnica. O amassamento manual deve ser empregado em obras de pequena importncia (mximo um saco de cimento). No amassamento manual mistura-se o seco agregado mido e cimento. A seguir, adiciona gua e misturado o agregado grado. A mistura mecnica feita em mquinas especiais nomeadas betoneiras, que so constitudas essencialmente por um tambor e ps fixas ou mveis, para produzir a mistura. Em cada betoneira deve ser utilizada um nmero inteiro de saco de cimento. Em cada betoneira deve ser utilizada um nmero inteiro de saco de cimento. As betoneiras de eixo inclinado ou basculantes tm uma nica abertura para carga e descarga. As betoneiras de eixo horizontal so carregadas por um lado e descarregadas por outro, sendo indicadas para volumes superiores a 500 litros. Tempo de Mistura (no muito usado na prtica) contado a partir do instante em que todos os materiais tenham sido lanados na cuba. A Norma sugere os seguintes valores: - betoneira inclinada: t(s) = 120d(m) (na prtica no olho 3min) - betoneira eixo horizontal: t(s) = 60d(m) - betoneira eixo vertical: t(s) = 30d(m) A ordem mais econmica de colocao dos materiais : 1) Parte da brita + parte da gua; 2) Cimento + resto da gua + areia; 3) Restante da brita. Fator importante a verificar na compra de uma betoneira a velocidade; - Basculante: 30Mpm - Eixo horizontal: 15Mpm A Norma classifica as betoneiras pela capacidade de mistura. Portanto, necessrio conhecer o trao que ser adotado antes de comprar ou alugar uma betoneira.

8.2. Transporte
O concreto deve ser transportado do local da mistura para a de lanamento rapidamente para no perder suas propriedades. Esses transportes pode ser horizontal (vagonetes, galhota, etc); vertical (caambas, guinchos, etc) e oblquo (calhas, gruas, etc). 27

O transporte pode ser realizado por meio de bombas especiais, que recalcam o concreto atravs de canalizaes. O transporte por bombas utilizado dentro de um raio de ao dado pela frmula H + D = 300m. O de H a altura e D a distncia horizontal. Cada curva corresponde a 10m de reduo na distncia de bombeamento. O concreto deve ter consistncia plstica para facilitar o transporte. A limpeza e a lubrificao da tubulao so importantes.

8.3. Lanamento
O concreto deve ser lanado logo aps a mistura, no sendo permitido, entre o amassamento e o lanamento, intervalo superior a sua hora. No se admite, o uso de concreto remisturado. Antes de colocar o concreto as formas devem ser molhadas, a fim de impedir a absoro de gua de amassamento. As formas devem ser estanques, para no permitir a fuga da nata de cimento. A altura de lanamento, em concretagem comuns, deve, no mximo, ser igual a 2m. Para peas com altura superior deve-se abrir janelas laterais na forma, que so fechadas medida que a pea concretada. O concreto deve ser lanamento o mais prximo possvel da sua posio final, no devendo fluir dentro das formas. As camadas de lanamento devem ter altura igual a, aproximadamente, da altura do vibrador. Plano de Concretagem (Juntas) Nas grandes estruturas, o lanamento do concreto feito de acordo com um plano. Podemos agrupar as juntas em dois tipos: a) Juntas permanentes: cuja finalidade permitir as deformaes da estrutura. b) Juntas de construo: feitas de acordo com a interrupo da execuo. interessante organizar o programa de execuo, de tal modo que a interrupo da concretagem se d numa junta permanente aproveitado-a assim como junta de construo. Quando a junta de construo no pode ser evitada, devemos ter os seguintes cuidados. a) A superfcie antiga deve ser rugosa. b) Deve ser perfeitamente limpa. c) Abundantemente molhada. d) Lanar o concreto novo predominantemente plstico na junta.

8.4. Adensamento
O adensamento do concreto lanado tem por objetivo deslocar, com esforo, os elementos que o compem, e orienta-los para se obter maior compacidade, obrigando as partculas a ocupar os vazios e desalojar o ar. Pode ser manual (socamento ou apilamento) ou mecnico (vibrao ou centrifugao). No adensamento manual, as camadas de concreto no devem exceder 20cm; no mecnico, de altura da agulha do vibrador. As caractersticas principais de um vibrador so a freqncia, a amplitude e a potncia. Raio de ao: a distncia alm do qual o vibrador no exerce mais sua influncia (R = +/- 50cm). 28

O raio de ao proporcional a raiz quadrada da potncia. Para duplicar o raio necessrio quadruplicar a potncia. A aplicao do vibrador requer os seguintes cuidados: a) As posies sucessivas devem ser inferiores ao raio de ao. b) O aparecimento de argamassa na superfcie a acesso de bolhas de ar, indicam o fim do adensamento. c) Respeitar a altura das camadas de concreto. d) Inserir o vibrador rapidamente e retira-lo lentamente, ambas com o aparelho em funcionamento.

8.5. Cura
o conjunto de medidas com a finalidade de evitar a evaporao prematura da gua de amassamento, necessria a hidratao do cimento. A Norma sugere cura durante 14 dias. No mnimo durante 7 dias. Os principais mtodos de cura so: a) Irrigao da superfcie; b) Recobrimento com areia ou sacos midos; c) Compostos impermeabilizantes de cura; d) Recobrimento com papeis impermeveis; e) Aplicao superficial de cloreto de clcio (800g/m).

29

Captulo 09 Controle Tecnolgico do Concreto

9.1. Objetivos do Controle


Denomina-se controle tecnolgico do concreto uma srie de operaes conduzidas no canteiro de obras, com a finalidade de garantir um material de acordo com as especificaes e com as exigncias da obra. Para tanto, o engenheiro deve: 1) Fazer a verificao da dosagem; 2) Estudar os materiais; 3) Determinar a resistncia compresso; 4) Verificar por ensaios no-destrutivos; 5) Controle estatstico peridico do concreto. A verificao do trao serve para observar se a proporo dos materiais est atequada. Quanto aos materiais, os agregados tero sua granulometria verificada e devero ser isentos de impurezas. A resistncia compresso verificada nas idades 3, 7 e 28 dias dependendo da necessidade do controle. Todos os resultados devem ser tratados estatisticamente para avaliao do trabalho executado, e se necessrio, adotar medidas visando segurana e economia.

9.2. Verificao da Resistncia


determinada atravs de ensaios em corpo-de-prova que reproduzem o concreto da estrutura. As amostras so colhidas na boca da betoneira, ou do caminho betoneira, segundo a Norma. Os corpos podem ser cilndricos, cbicos ou prismticos. Os corpos-de-prova cilndricos podem ser ensaiados axialmente para a determinao da resistncia a compresso. No havendo laboratrio nas proximidades da obra, a prpria obra deve instalar seu laboratrio para ensaios mecnicos.

9.3. Capeamento
O capeamento permite retirar todas as imperfeies do topo do corpo-de-prova. Pode ser feito com pasta de cimento ou por meio de uma mistura de enxofre e material silicoso. No segundo, a mistura adequada at a fuso, everte-se o lquido entre o corpo-deprova e uma placa retificada. Rapidamente endurece e , depois de uma hora, pode ser realizado o ensaio.

9.4. Trabalhabilidade
verificada pelo ensaio do abatimento (slump test) sendo indicada os valores abaixo: 30

Concreto para fundaes Concreto para estrutura comum Concreto bombeado Concreto aparente Concreto para peas esbeltas ou com muita armadura O ensaio deve estar atento ao manuseio do betoneiro.

20 a 60mm 40 a 60mm 70 a 100mm 50 a 70mm 60 a 80mm

9.5. Tipos de Controle


Controle A: Rigoroso (Sd=40kgf/cm) a) H assistncia de um profissional especialista em tecnologia do concreto; b) Todos materiais so medidos e pesados; c) Determina a unidade frequentemente. Controle B: Razovel (Sd=55Kgf/cm) a) H assistncia de um profissional especialista em tecnologia do concreto (pode ser tcnico); b) O cimento medido em peso e os agregados em volume; c) Determina a umidade frequentimente. Controle C: Regular (Sd=70kdf/cm) a) No a assistncia de um especialista; b) O cimento medido em peso e os agregados em volume; c) A umidade do agregado estimada.

31

Captulo 10 Concreto de Alto Desempenho CAD


10.1. Apresentao
Concreto de alto desempenho todo concreto que apresenta uma relao a/c menor que 0,4 e resistncia compresso maior que 50mPa a 28dias. O CAD pode ser produzido a partir de aditivos redutores de gua; menor relao a/c; superplastificantes; adies minerais; tipos e quantidade de cimento. O CAD requer um controle tecnolgico rigoroso.

10.2. Vantagens Tcnicas


Altas resistncias compresso em baixas idades e em idades avanadas; Retrao menor; Fluncia menor; Ausncia de exsudao; Excelente aderncia ao concreto antigo; Ausncia de segregao no lanamento e adensamento; Reduzida carbonatao; Baixo coeficiente de difuso de cloretos; Reduzida permeabilidade; Reduzido risco de corroso; Alto mdulo de elasticidade, ou seja, pequenas deformaes.

10.3. Vantagens Econmicas


Estruturas durveis com baixo custo de manuteno; Elementos estruturais de menores dimenses; Economia nas fundaes, em formas e em armaduras; Reduo de nmero e dimenses de pilares; Maior resistncia para a mesma dimenso de fundao; Prazos curtos de desformas.

Os custos da estrutura pode reduzir em at 15% com o uso de CAD. O CAD propicia manuteno zero nas estruturas. A permeabilidade chega a ser 10000 vezes menor que a permeabilidade dos concretos convencionais.

10.4. Aplicao
Edifcios com poucas pilares e dimenses reduzidas; Estrutura de concreto aparente em ambiente agressivo; Soleiras de vestedouros, pois resiste abraso; Estruturas para desforma precoce; Pisos industriais; Obras martimas; Obras de reparo e reforo estrutural, por ter boa aderncia; 32

Estruturas protendidas e pr-fabricadas.

33

Captulo 11 Durabilidade do Concreto versus Agressividade do Meio


11.1. Durabilidade
De acordo com o comit 201 do ACI, durabilidade do concreto de cimento Portland definida como a sua capacidade de resistir ao de intempries, ataques qumicos, abraso, ou qualquer outro processo de deteriorao. O estudo da durabilidade passa pela avaliao e compatibilizao entre a agrasso do meio e a qualidade de execuo do concreto.

11.2. Agressividade do Meio


So eventos naturais ou provocado pelo homem, inerente ou no, que comprometem a constituio prpria do material. Convm ressaltar que qualquer tipo de agressividade se constitui uma causa de deteriorao da estrutura. Portanto comprometendo a sua durabilidade.

11.3. Causas Intrnsecas


As causas intrnsecas subdivididas da seguinte forma: - Falhas humanas durante a construo: deficincia de concretagem, inadequao de escoramentos e formas, deficincia nas armaduras, utilizao incorreta dos materiais, inexistncia de controle de qualidade. - Falha humana durante a utilizao: ausncia de manuteno. - Causas naturais: decorrente da porosidade, causas qumicas, causas fsicas, causas biolgicas.

11.4. Causas Extrnsecas


As causas extrnsecas esto subdivididas da seguinte forma: - Falhas humanas durante o projeto; - Falhas humanas durante a utilizao; - Aes mecnicas; - Aes qumicas; - Aes biolgicas.

11.5. Processos Fsicos de Deteriorao das Estruturas de Concreto


- Fissurao; - Desagregao do concreto; - Carbonatao; - Perda de aderncia; - Desgaste do concreto.

34

Captulo 12 Concretos Especiais


12.1. Concretos Leves
Admite-se em geral valor de 2000kg/m como mximo valor de massa especfica para o concreto ser considerado leve. A reduo do peso do concreto leve obtida pela formao de vazios, por um dos trs processos indicados a seguir: a) Concretos poros, celulares ou abrados: obtido pela formao de gases ou espumas estveis, aprisionadas no interior da massa. So especiais leves (300kg/m a 1200kg/m - p de alumnio deixa mais poroso), de timo isolamento trmico e de baixa resistncia mecnica. b) Concreto sem finos: obtidos pela produo de concreto sem agregado mido. Moderadamente leves (700kg/m a 1800kg/m) e bom isolamento trmico. c) Concreto com agregados leves: em que os agregados tm estrutura porosa e massa especfica bem menor do que os agregados naturais. A resistncia varia no mesmo sentido da massa especfica, acontecendo o inverso com o isolamento trmico.

12.2. Concreto Massa


o concreto utilizado em peas de grandes dimenses, sem armadura, e caracterizado por consumos baixos de cimento (bom para usar nas barragens), agregados de elevado dimetro mximo, e baixa quantidade de calor de hidratao.

12.3. Concreto Coloidal


Concreto injetado ou coloidal um concreto obtido a partir da injeo com uma argamassa, de modo a preencher os vazios de uma agregado grado previamente colocado nas formas. O concreto coloidal apresenta vantagens na tcnica do concreto submerso ou em reparaes de defeitos pela baixa retrao que apresenta.

12.4. Concreto Vcuo


A quantidade de gua utilizada para misturar e adensar o concreto maior que a necessria para a hidratao do aglomerante. Para melhorar a trabalhabilidade acrescenta-se gua em excesso e depois retira-se essa gua. O cocreto vcuo s se aplica (hoje em dia no se usa mais) em estruturas reduzidas.

12.5. Concretos Refratrios


Se o concreto, durante o seu uso, tiver de suportar elevadas temperaturas, necessrio produzir concreto refratrio. O concreto normal a 200C-300C perde suas qualidades e se desagrega. Para obter um concreto refratrio devemos utilizar o cimento aluminoso e, como agregados, materiais refratrios. 35

Temperatura de Servio <300C 300C-500C 500C-800C 800C-1000C 1000C-1200C 1200C-1400C

Aglomerante Cimento Portland Cimento Aluminoso

Agregado Normais Normais Tijolo cermico comum Refratrio comum Refratrio>=25% Al2O3 Refratrios especiais

O preparo e lanamento do concreto refratrio anlogo ao do concreto convencional.

12.6. Concretos Pesados


aquele cuja massa especfica bastante superior massa especfica dos concretos correntes (+/- 3000kg/m). Sua importncia passou a ser reconhecida com o advento da energia atmica. A necessidade de proteo de pessoas contra os efeitos biolgicos das radiaes: raioX, bombas de cobalto, emisso de radiao, reatores nucleares, etc. Utiliza-se agregado de massa especfica maior, por isso a possibilidade de haver segregao maior. necessrio tambm utilizar formas mais resistentes.

36

Captulo 13 Solo-Cimento
13.1. Apresentao
O solo-cimento um material alternativo de baixo custo, obtida pela mistura do solo, cimento e um pouco de gua. No incio, essa mistura parece uma farofa mida. Aps ser compactada, ela endurece com o tempo, ganha resistncia e durabilidade suficiente diversas aplicaes. Uma grande vantagem do solo-cimento que o solo, um material local, constitui justamente a maior parcela da mistura. Vrios fatores podem influir nas caractersticas finais do produto: - Dosagem de cimento; - Natureza do solo; - Teor de umidade; - Compactao.

13.2. Aplicao
O solo-cimento pode ser usado como tijolo ou blocos, parede macia, pavimento e ensacado. Os tijolos ou blocos so produzidos em prensas, dispensados da queima em fornos. Eles s precisam ser umedecidos, para que se tornem resistentes. Apresentam, ainda, um excelente aspecto final. A cura deve ser feita com as peas separadas e protegidas do sol e da chuva. As paredes macias so compactadas no prprio local, em camadas sucessivas, no sentido vertical, com o auxlio de formas e guias. Os pavimentos tambm so compactados no local, com o auxlio de formas, mas em uma nica camada. Eles constituem placas macias, totalmente apoiadas no cho. O solo-cimento ensacado resulta da colocao da farofa mida em sacos que funcionam como formas. Depois de terem a sua boca costurada, esses sacos so utilizados.

13.3. Solo Indicado


As quantidades mais adequadas dos componentes so determinadas atravs de ensaios em laboratrios de acordo com o tipo de solo e cimento. No estudo do solo-cimento, o primeiro passo fazer a coleta correta do solo, para a execuo de sua classificao em laboratrio. Para saber se o solo indicado, faa o teste da caixa. a) b) c) d) e) f) Retire uma amostra de 4kg do solo, eliminando a camada superficial. Misture gua aos poucos at que o solo fique com aparncia de argamassa. Coloque na caixa. A parte interna deve ser untada com leo. Encha at a boca. Guarde a caixa durante 7 dias, protegida da chuva e do sol. Aps esse perodo faa a leitura da retrao, no sentido do comprimento da caixa. Se essa soma no ultrapassar 2cm e no aparecer trincas, o solo adequado.

37

13.4. Dosagem
Nas obras de pequeno porte utilizado um trao padro de 1 para 12 (1:10-1:13). Preparo do solo-cimento dever ser feito adicionando-se gua pouco a pouco, at se obter a umidade adequada, a qual pode ser verificada pelo seguinte mtodo: tomar um punhado de mistura e apertar na mo. Ao abrir a mo, a massa dever ter a sua forma. Se isto no ocorrer, porque a umidade deve ser aumentada. Deixando-se a pelota cair de uma altura aproximadamente 1m, ela dever despedaarse, do contrrio a umidade excessiva.

13.5. Mistura
1) Passe o solo por uma peneira de malha de 4mm a 6mm; 2) Esparrame o solo sobre uma superfcie lisa e impermevel, formando uma camada de 20 a 30cm. Espalhe o cimento e revolva at ficar com uma colorao uniforme. Espalhe a mistura e acrescente gua aos poucos, de preferncia com um regador (chuveiro).

38

Anda mungkin juga menyukai