Anda di halaman 1dari 9

REGULAMENTO NO DIREITO BRASILEIRO

1. Consideraes Preliminares

a) designativo plurissignificativo em diferentes pases e diferentes pocas tem servido para recobrir atos de situaes jurdicas distintas; b) Denominador comum: a. carter geral e abstrato emitidos por rgo diverso do Legislativo (emissor de leis) - Geral: se dirige a todas as pessoas que integram a sociedade, no se voltando para determinado ou determinados indivduos, mas para todos indistintamente. - Abstrata: no se destina a disciplinar um determinado caso concreto j acontecido, se volta para o futuro e para todos os casos que venham a se enquadrar na sua formulao terica. b. emitido por rgo diverso daquele ao qual esteja acometida a edio de leis (Poder Legislativo) na maioria das vezes emitido pela Administrao Pblica, normalmente reportada a atos emitidos pelo Chefe do Poder Executivo. c) Concluses: a. Imprprio caracterizar regulamento buscando similaridade com o direito aliengena no h acepo universalmente vlida e precisa para esses atos

b. Identificao do instituto de acordo com o Direito Constitucional brasileiro, enquanto ato de alada do Chefe do Poder Executivo (art. 84, inciso VI, da CF)

2. Espcies de Regulamento no Direito Europeu

Existem trs tipos bsicos de Regulamento no Direito continental europeu: 1. Regulamentos Executivos: de mero cumprimento de lei tal como ocorre no Brasil (art. 84, VI, da CF); 2. Regulamentos Autorizados: referidos como delegados; 3. Regulamentos Independentes: tambm regulamentos autnomos, os quais podem ser: 3.1. De administrao ou orgnicos; 3.2 Regulamentos de polcia. chamados de

- enfraquecimento das Monarquias da Europa, retirando-se o seu poder legislativo e transferindo ao Parlamento, considerou-se que os assuntos da Administrao no eram matria de lei, mas de competncia interna dos reis (Executivo), que sobre ele dispunha por meio de atos denominados ordenanas; - expresso reserva de lei independentemente de lei poderiam ser editados pelo Executivo; - por isso regulamentos autnomos ou independentes, pois no dependiam de lei alguma e expressavam um poder autnomo do Executivo tiveram, posteriormente, assento constitucional expresso, como por exemplo, na Constituio da Frana: art. 34 menciona as questes que so matria de lei e no art. 37 se diz que tudo que no estiver includo como matria de lei matria de regulamento.

3. Conceito

Fundamento constitucional: art. 84, IV, VI, a e b da CF

Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo; VI - dispor, mediante decreto, sobre: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) a) organizao e funcionamento da administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos; (Includa pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) b) extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos; (Includa pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) - Simetria constitucional: conferido aos outros Chefes do Poder Executivo (governadores, prefeitos, interventores).

Conceito: ato geral e (de regra) abstrato, de competncia privativa do Chefe do Poder Executivo, expedido com a estrita finalidade de produzir as disposies operacionais uniformizadoras necessrias execuo de lei cuja aplicao demande atuao da Administrao Pblica.

Posicionamento diferente: decreto geral e individual geral seria o decreto que regulamenta uma lei e decreto individual, o decreto de nomeao de um servidor pblico (Jos dos Santos Carvalho Filho).

4. Diferena entre lei e regulamento

- Quanto origem: Lei provm do Legislativo e o Regulamento provm do Executivo no a principal diferena;

- Lei inova no ordenamento jurdico, enquanto que o regulamento no a altera... fonte primria do Direito, ao passo que o regulamento fonte secundria, inferior Oswaldo Aranha Bandeira de Mello

5. O Regulamento ante o princpio da legalidade no Brasil

- Princpio da legalidade: - Art. 5, II, da CF estatui que: Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei o preceptivo no diz decreto, regulamento, portaria etc. exige lei para que o Poder Pblico possa impor obrigaes aos administrados; CF no quis tolerar que o Executivo valendo-se do regulamento pudesse, por si mesmo, interferir com liberdade ou a propriedade das pessoas;

- princpio da legalidade impe ao regulamento o carter de ato estritamente subordinado, isto , meramente subalterno e, ademais, dependente de lei s podem existir regulamentos conhecidos no Direito estrangeiro como regulamentos executivos.

- por fora dos dispositivos constitucionais acima aludidos, no resta dvida que s por lei se regula liberdade e propriedade; s por lei se impem obrigao de fazer ou no fazer. S para cumprir dispositivos legais que o Executivo pode expedir decretos e regulamentos.

- autores como SRGIO DE ANDRA FERREIRA, HELY LOPES MEIRELLES defendem a existncia dos regulamentos independentes ou autnomos.

- CF respondem com preciso os objetivos fundamentais do Estado de Direito seu projeto que vigore o governo das leis e no o dos homens conforme assertiva clssica do direito ingls: rule of Law, not of men;

- Pontes de Miranda: onde se estabelecem, alteram ou extinguem direitos, no h regulamentos h abuso do poder regulamentar, invaso de competncia legislativa. O regulamento no mais do que auxiliar das leis, auxiliar que si pretender, no raro, o lugar delas, mas sem que possa, com tal desenvoltura, justificar-se e lograr que o elevem categoria de lei (Comentrios Constituio de 1967, Editora RT, 1970).

6. Finalidade e Natureza da competncia regulamentar

- Objetivo inicial: detalhar a forma exata da atuao administrativa pressuposta em lei normas complementares para uma melhor atuao administrativa, em relao aos aspectos procedimentais do seu comportamento quanto no que se refere aos critrios que devem obedecer em questes de fundo (princpios e preceitos que norteiam a atividade administrativa).

- Podemos dizer que: a) Onde no houver espao para uma atuao administrativa no caber o Regulamento Geraldo Ataliba (encaminhar artigo); b) Onde no houver liberdade administrativa alguma a ser exercitada (discricionariedade) no haver lugar para Regulamento que no seja mera repetio da lei; b.1) concluso complementar a essa ideia: o regulamento executivo um meio de disciplinar a discricionariedade administrativa, ou seja, regular a liberdade relativa que existe no interior das balizas legais; tal circunstncia propicia uma atuao isonmica dos rgos administrativos na aplicao das leis, que so gerais e abstratas; o Chefe do Poder Executivo, exercendo seu poder hierrquico, restringe os comportamentos possveis de seus subordinados e especifica para os agentes da administrao a maneira de proceder, uniformizando processual e materialmente esses comportamentos;

- Se a lei depender de regulamentao para sua operatividade, o Chefe do Poder Executivo obrigado a faz-lo? Seria uma omisso passvel de controle pelo Poder Judicirio?

- poder regulamentar o melhor seria dever regulamentar ideia de funo administrativa traz consigo a de um dever, de atuar em favor da finalidade instituda para satisfao do interesse coletivo

- Finalidade: produzir normas requeridas para a execuo das leis quando estas demandem uma atuao administrativa a ser desenvolvida dentre de um espao de liberdade exigente de regulao ulterior, a bem de uma aplicao uniforme da lei, isto , respeitosa do princpio da igualdade de todos os administrados.

- Natureza: dever jurdico: o de proceder a uma delimitao administrativa interna da esfera de discricionariedade que da lei resultava para a Administrao, em vista de assegurar o referido princpio da igualdade, mediante imposio de um comportamento uniforme perante situaes iguais.

Anda mungkin juga menyukai