Anda di halaman 1dari 42

1.

RESUMO

Este documento um relatrio final de um projecto que foi realizado no mbito da disciplina de Sistemas de Superviso e Controlo e tem por objectivo dar a conhecer o trabalho realizado e as diferentes fases do seu desenvolvimento. O Projecto consiste na implementao de um sistema sequencial, no qual foi utilizado um AUTMATO S7-300, MICROMASTER 440 acopulado a um MOTOR ELCTRICO, uma programao estruturada na linguagem LADDER de um ciclo electropneumtico de entradas e sadas analgicas e digitais, utilizando FCs, FBs e DBs. Um dos principais objectivos implementar um conjunto de mecanismo para alterar o ciclo, e variar o tempo a partir de um painel de Interface Homem-Maquina (HMI).

2. INTRODUO

A AUTOMAO o conceito de tornar automticas atividades repetitivas com uso de sistemas e equipamentos que efetuam coleta de dados e actuam nos processos, minimizando a necessidade da interferncia humana e resultando em maior velocidade nas operaes, reduo de erros, controle e principalmente em fidelidade de informaes, elementos essenciais para um gerenciamento eficaz. O projecto desenvolvido consiste na implementao de um sistema sequencial com um autmato S7-300, cujo ciclo permite avanar ou recuar cilindros em funo da variao do deslocamento. Este trabalho visa capacitar o estudante a compreender o processo de instalao, configurao e operao de PLCs e a integrao de um painel HMI (Interface Homem -Mquina) na automatizao de um processo. Foi utilizada a linguagem estruturada LADDER e um programa WINCC flexible para criao de painis, para a visualizao e insero de dados do processo. O WINCC flexible permite a criao e edio de projectos para sistemas que contenham HMI; oferece uma gama de sistemas de engenharia adaptados as referidas tarefas envolvidas na configurao de uma variedade de dispositivos e controladores de HMI. O ciclo possui: 2 vlvulas electropneumticas com sensores indutivos, 2 contadores, um temporizador e um sensor analgico de deslocamento para verificar as variaes da distncia.

3. OBJECTIVOS

Este trabalho tem como objectivo Implementar um sistema sequencial (ciclo pneumtico) com um autmato Siemens do tipo S7 300 numa programao desenvolvida na linguagem LADDER, de forma estruturada utilizando funes (FCs , FBs e DBs ), dois Modulo de I/O digital e um Modulo de I/O analogico para fazer a leitura de um sensor de deslocamento indutivo LVDT. Foi utilizado um MICROMASTER 440 ligado directamente a um motor elctrico, para variar a velocidade. Um dos principais objectivos implementar um conjunto de mecanismo para visualizar, alterar o ciclo, e variar o tempo a partir de um painel de Interface Homem-Maquina (HMI).

4. DESCRIO DO FUNCIONAMENTO DO CICLO

Inicialmente o cilindroA encontra-se avanado (A+) e o cilindroB encontra-se recuado (B-). Ao pressionarmos o boto START o contador1 fica carregado, o cilindroB avana (B+ ), o Sensores indutivos LVDT dever medir a distncia, se for menor ou igual a 7mm o cilindro B recua (B-) e faz uma paragem durante um determinado tempo(dT1), o ciclo se repete at zerar o contador1 e volta a condio inicial. Se for maior a 7mm carrega o contador2, o cilindro A recua (A-) e avana (A+) at zerar o contador2, a seguir o cilindro B recua (B-), o ciclo se repete at zerar o contador1 e volta a condio inicial. 4.1-ciclo pneumtico: d <= 7mm B- dT1 d > 7mm C2 (A- A+) B-

Ciclo: Start C1 B+

Para execuo deste ciclo pneumtico foram necessrios os seguintes componentes: Um Controlador (PLC) Duas Electrovalvulas Dois Cilindros com sensor de posio magnetico integrados Um transdutor linear de deslocamento indutivo. Um SIMATIC Panel Tres Modulos de exteno Cabos de conneco Um MicroMaster440 acoplado a um Motor Electrico.

5. DESCRIO DOS COMPONENTES UTILIZADOS NO PROJECTO


5.1-ELECTROVALVULAS

a) Vlvulas Direccionais So elementos que influenciam no trajecto do fluxo de ar, principalmente nas partidas, nas paradas e na direco do fluxo.

b) Simbologia Para representar as vlvulas direcionais nos esquemas, so utilizados smbolos. Estes smbolos no do ideia da construo interna da vlvula mas, somente, da funo desempenhada por elas.

Figura1: Smbolos de Electrovavulas

Para sua perfeita identificao, devemos saber identificar: - Nmero de posio - Nmero de vias - Tipo de accionamento - Tipo de retorno c) Nmero de posies a quantidade de manobras distintas que uma vlvula direccional pode executar ou permanecer sob aco de seu accionamento. As vlvulas direccionais so sempre representadas por um rectngulo.

Figura 2: posies de electrovalvulas

Obs: O nmero de posies de uma vlvula definido pela quantidade de rectngulos existentes na sua simbologia. O nmero de rectngulos representados na simbologia igual ao nmero de posies da vlvula, representando a quantidade de movimentos que executa atravs dos accionamentos. d) Nmero de vias o nmero de conexes de trabalho que a vlvula possui (conexes de presso, trabalho e escape).

Figura 3: Nmero de vias das electrovalvulas

A figura a seguir mostra a imagem da electrovalvula usada para implementar este projecto:

Figura 3: Electrovavula

5.2-CILINDROS PNEUMTICOS

Os cilindros pneumticos so dispositivos que transformam a energia potencial do ar comprimido em energia cintica ou em prensores. Basicamente consistem num recipiente cilndrico provido de um mbolo ou pisto. a) Tipos de cilindro Simples aco, dupla aco, com haste passante, pisto duplo e outros. Simbologia:

Figura 4: Tipos de cilindro

Figura 5: Vista em corte de um cilindro pneumtico.

Na figura 6 temos representado a imagem do cilindro pneumtico usado na implementao deste projecto. um cilindro electropneumtico de dupla aco, que vem integrado com um sensor magnetico externo fim de curso, que vai indicar quando o cilindro estiver avanado ou recuado.

Cilindro de dupla aco

Sensor Magnetico

Figura 6: Cilindro electropneumtico de dupla aco com sensor externo.

5.3-SENSOR MAGNTICO

Montados sobre o cilindro pneumtico, identificam se o mesmo est aberto ou fechado e enviam essas informaes para as entradas do controlador. O sensor utilizado foi de proximidade magntica, os sensores de proximidade magnticos, como o prprio nome sugere, detectam apenas a presena de materiais metlicos e magnticos, como no caso dos ims permanentes. So utilizados com maior freqncia em mquinas e equipamentos pneumticos e so montados directamente sobre as camisas dos cilindros dotados de mbolos magnticos. Toda vez que o mbolo magntico de um cilindro se movimenta, ao passar pela regio da camisa onde externamente est posicionado um sensor magntico, este sensibilizado e emite um sinal ao circuito elctrico de comando que no nosso caso e um autmato SIMATIC 300. Abaixo temos uma figura ilustrando sua aplicao:

Figura 7: Cilindro pneumatico com sensor magntico externo.

5.4-CONTROLADOR

-Controlador Lgico Programvel (CLP): O Autmato Programvel, tambm usualmente designado por PLC (Programmable Logic Controller) um aparelho electrnico digital que utiliza uma memria programvel para armazenar instrues e implementar funes especficas, tais como, operaes lgicas, sequncias, temporizadas, aritmticas para o controlo de mquinas e processos (Definio NEMA: National Electric Manufacturers Association USA).

Um PLC uma estrutura modular que apresenta vulgarmente o aspecto ilustrado na Figura abaixo:

Figura 8: Autmato Programvel Siemens Simatic S7-300

a) Combinao Hardware/ Software no AP Siemens Simatic S7-300 O Autmato Siemens Simatic S7-300S combina o Hardware com o Software de modo a implementar-se uma tarefa especfica industrial. Aps o design da referida tarefa, atravs de um qualquer procedimento sistemtico (por ex. GRAFCET [1]) escrito o programa executvel no Software Siemens STEP 7. Este programa, aps convenientement e testado transferido para o PLC (Hardware) permitindo, assim, o controlo autnomo da mquina que executa a referida tarefa industrial. O processo acima descrito representado na Fig9. .

Figura 9: Sistema SIMATIC S-7

5.5-PAINEL DE CONTROLO

O painel de controlo usado um SIMATIC PANEL, que possui um ecr tctil, cujo modelo TP 177A 6 Ver 1.6.1.0. apartir deste painel pode-se inserir commandos ou verificar-se os estados das variaveis de um processo em execuo em tempo real, sendo possivel fazer uma representao grafica deste processo. Este um painel HMI (Human Machine Interface), serve de interface entre o homem e a mquina, de modo que ns podemos interagir com o processo apartir deste painel.

Figura 10: Vista do SIMATIC panel TP 177 A 6

Na figura abaixo temos representado o SIMATIC PANEL, juntamente com o automato SIEMENS S7 que foram usados na implementao deste projecto.

Figura 11: SIMATIC PANEL montado com Siemens PLC SIMATIC S-7

5.6-CONNECTORES Foi usado um conversor de comunicaao serie RS232 para MPI na comunicaao entre o PC e o HMI/Simatic 300, um cabo directo MPI para comunicao

entre o Painel (HMI) e o Simatic 300 (CPL) e um conector D15 do mdulo analgico do PLC.

Ca

Figura 12 a) Conversor serie RS232 para MPI

Figura 12 b) Cabo MPI

Figura 12 c) Cabo PROFIBUS

5.7-MODULOS DE EXTENSO

Trs mdulos de extenso foram usados, um para conexo de sensores dos cilindros, e eletrovalvulas (Modulo para as entradas e sadas), um de implementaao de botoes (Start, Reset, Stop) e outro para a implantao das luzes de sinalizao.

Mdulo de implementao de botes Mdulo de extenso para entradas e Saidas Mdulo de implementao das luzes

Figura 13: Modulos de Exteno

5.8-SENSOR DE DESLOCAMENTO LINEAR

Os LVDT (linear variable differential transformer) so sensores para medio de deslocamento linear. O funcionamento desse sensor baseado em trs bobinas e um ncleo cilndrico de material ferromagntico de alta permeabilidade. Ele d como sada um sinal linear, proporcional ao deslocamento do ncleo, que est fixado ou em contacto com o que se deseja medir. A bobina central chamada de primria e as demais so chamadas de secundrias. O ncleo preso no objecto cujo deslocamento deseja-se medir e a movimentao dele em relao s bobinas o que permite esta medio.

a) Funcionamento Para esta medio, uma corrente alternada aplicada na bobina primria, fazendo com que uma tenso seja induzida em cada bobina secundria proporcionalmente indutncia mtua com a bobina primria. A freqncia da corrente alternada est geralmente entre 1 e 10 kHz. De acordo com a movimentao do ncleo, esta indutncia mtua muda, fazendo com que as tenses nas bobinas secundrias mude tambm. As bobinas so conectadas em srie reversa, com isso a tenso de sada a diferena entre as duas tenses secundrias. Quando o ncleo est na posio central, equidistante em relao s duas bobinas secundrias, tenses de mesma amplitude porm opostas so induzidas nestas duas bobinas, assim, a tenso de sada zero.

Quando o ncleo movimentado em uma direco a tenso em uma das bobinas secundrias aumenta enquanto a outra diminui, fazendo com que a tenso aumente de zero para um mximo. Esta tenso est em fase com a tenso primria. Quando o ncleo se move em outra direo, a tenso de sada tambm aumenta de zero para um mximo, mas sua fase oposta fase primria. A amplitude da tenso de sada proporcional a distncia movida pelo ncleo (at o seu limite de curso), sendo por isso a denominao "linear" para o sensor. Assim, a fase da tenso indica a direco do deslocamento.
Figura 14: Sensor Indutivo LVDT

Como o ncleo no entra em contato com o interior do tubo, ele pode mover-se livremente, quase sem atrito, fazendo do LVDT um dispositivo de alta confiabilidade. Alm disso, a ausncia de contatos deslizantes ou girantes permite que o LVDT esteja completamente selado das condies do ambiente.

Medindo o Deslocamento Linear: Definimos deslocamento linear de um objecto a diferena entre as posies iniciais medidas ao longo de um eixo nico, conforme mostra a figura .

Figura 15: Deslocamento linear do LVDT

Na medida de um deslocamento deve-se ser levado em conta tanto a sua amplitude (distncia percorrida) como o sentido e a direo em que isso ocorre ao longo de um eixo. Nas aplicaes industriais e de automao, os deslocamentos tpicos que devem ser medidos so especificados em milmetros ou ainda em polegadas. Existem diversas tecnologias possveis para o uso de sensores na medida de deslocamentos. No entanto, uma das mais tradicionais a que faz uso de um transformador diferencial, denominado LVDT. Conforme mostra a figura 16, um LVDT consiste num transformador com um enrolamento secundrio duplo e um enrolamento primrio simples.

Figura 16: Constituio do LVDT

O ncleo desse transformador mvel, sendo acoplado ao mecanismo ou mea do qual se deseja monitorar o deslocamento, conforme mostra a figura 17, em que temos diversas aplicaes possveis para os sensores de deslocamento.

Figura 17: aplicao dos sensores de deslocamento

O enrolamento primrio ento excitado por um sinal alternado cuja freqncia depende da aplicao, sendo normalmente usada a prpria tenso da rede de energia. O sinal aplicado no primrio induz nos secundrios tenses que dependem basicamente de dois fatores: o tipo de material usado no ncleo e sua posio.

Se o ncleo estiver centralizado, as tenses induzidas nas bobinas so tais que se cancelam e com isso a tenso medida nos terminais dio secundrio do transformador nula. Quando o ncleo se desloca pela movimentao do objeto em que ele est acoplado, a induo dos sinais nas duas bobinas se altera e com isso a tenso medida na sada deixa de ser nula. Tanto maior o deslocamento, maior a tenso medida na sada, conforme mostra a figura 18.

Figura 18: Teno de saida do LVDT

Esse tipo de configurao apresenta diversas vantagens interessantes que devem ser levadas em conta ao se fazer sua escolha para uma aplicao. Uma delas est no fato de que o acoplamento entre as bobinas feito atravs de um ncleo sem qualquer contacto elctrico e de simplicidade muito grande. Isso garante uma robustez muito grande para esse sensor que praticamente no sofre desgaste. Outro ponto importante que a tenso de sada depende do fluxo significando uma resoluo infinita (o que no ocorre com os sensores de deslocamento digitais). Na figura 19 temos um LVDT comum de uso industrial.

Figura 19: um LDVT comum.

Observe o tamanho do sensor quando comparado a um clipe comum.

b) Preciso e Linearidade Quando se trata de sensores, a preciso e a linearidade so as caractersticas mais importantes que os projetistas observam. Os LVDTs so construdos de tal forma que dentro da faixa de deslocamentos para os quais so especificados sua linearidade a mais possvel. Na figura ao lado mostramos a curva tpica de resposta de um LVDT, observando-se que, quando o ncleo comea a escapar da ao do campo criado por uma das bobinas, a linearidade afetada.
Figura 20: Preciso e Linearidade do LVDT

Isso vai ocorrer justamente nos extremos de sua trajetria, ou seja, quando os deslocamentos nos dois sentidos se aproximam e passam do mximo. Para posicionar um LVDT corretamente preciso aplicar o sinal na bobina primria e depois deslocando o sensor no sentido que se pretende ser positivo, verificar se a fase obtida na sada corresponde, conforme mostra a figura 21. claro que, uma vez posicionado, se for constatada a inverso, basta inverter a polaridade da bobina primria. A sada de um LVDT consiste num sinal senoidal na freqncia de excitao. Para os tipos comuns essa freqncia varia entre 50 Hz at 25 kHz. A escolha da freqncia depende da aplicao normalmente sendo selecionada em funo da possibilidade do deslocamento a ser medido estar numa pea que realize movimentos rpidos.
Figura 21: Verif. Da fase do LVDT

Nessas condies a freqncia deve ser pelo menos 10 vezes maior que a freqncia do deslocamento do ncleo do transformador. Nesse caso, o sinal da sada do circuito convertido numa tenso contnua passando por um circuito condicionador. c) Especifcao dos Sensores indutivos LVDT usado no Projecto Faixas de medio de 0 mm a 20milmetros Sadas elctricas configurvel 0 - 10V Alimentao 24 VDC O nexo 3 tem algumas especificaes dos LVDT Obs: intencionalmente e devido ao facto de a saida quando o sensor esta operando para alem do seu curso calibrado, se tornar muito instavel, limitou-se o deslocamento do

sensor usado para 17,45mm (gerando uma saida de 0 - 9,66V) protegendo assim a entrada analogica no PLC.

A figura ao lado mostar a imagem do LVDT usado no projecto. Existe uma relao linear entre a voltagem e o deslocamento segundo o grafico da figura 23. O Simatic reserva alguns endereos e deste modo as variveis analgicas apenas tm disponvel at ao inteiro mximo: 27648. Os Outputs analgicos do SIMATIC 300 esto limitados em amplitude, no intervalo [0VDC, 10VDC].
Figura 22: Sensor de deslocamento

Deste modo, o inteiro 0 0V e o inteiro +27648 +10V. Seguindo uma funo linear, ento inteiro +13824 corresponder a cerca de +5V. Para o nosso projecto foi usado dois comparadores, dos quais um vai verificar se a entrada analogica maior que 7mm, e o outro vai verificar se a entrada menor ou igual a 7mm. Como o nosso sensor tem uma faixa de medio entre 0 a 20mm, no qual foi limitado a 17.45mm para melhor desenpenho do sensor. Neste caso o inteiro correspondente para 7mm ser: 27648 ------------- 20mm X -------------- 7mm X = 9676.8
Figura 23: Relao tenso-deslocamento do LVDT

5.9-MICROMASTER (MM440) Dentro do mundo tecnolgico de accionamento, algumas aplicaes se mostravam particularmente difceis de serem operadas. Isso foi verdade at o conversor de alta performance MICROMASTER 440 entrar na rea. Ele foi projectado especialmente para aplicaes que requerem ampla funcionalidade e habilidade de assegurar uma resposta dinmica, maior de que est normalmente disponvel, aliada a facilidade de programao. Um sofisticado sistema de controlo vectorial garante uma alta e constante qualidade do accionamento, mesmo quando

ocorrem mudanas repentinas na carga. Entradas digitais com tempos de respostas extremamente rpidos e precisos, associadas a um sistema de controlo de posicionamento.

a) Conversor AC de baixa tenso Siemens Micromaster 440 6SE64402UC13-7AA1 Tenso de entrada: 230 V; Tenso de sada: 0-240V; Corrente de sada para binrio constante: 2.3A (valor mdio); Frequncia de linha: 50-60Hz; Factor de potncia: 0.95; Eficincia: 96%; Taxa de impulsos: 16kHz; Classe de proteco IP: IP 20; Temperaturas de operao: -10C a 50C; Tipos de controlo: Vectorial, FCC, Linear V/f. b) Parametrizao do Micromaster 440 A parametrizao do Micromaster 440 dever ocorrer antes da configurao do autmato e da rede PROFIBUS. Para tal necessrio ligar o motor trifsico directamente ao Micromaster 440. E para obtermos o controlo da frequncia preciso ter em conta a equivalncia dos seguintes valores: o inteiro 0 5Hz, e o inteiro 100 50Hz. Seguindo uma funo linear, ento 100% corresponder a uma frequncia de 50Hz. Como a nossa faixa de frequncia entre 0 a 100%, para uma frequncia de 25Hz teremos: 50Hz ------------- 100% X ----------------- 50% X=25Hz Na figura abaixo temos representado o MICROMASTER 440, acoplado a um motor elctrico que foi usado na implementao deste projecto.

Figura 24: MICROMASTER acoplado a um motor elctrico.

c) Esquema de Ligaes Existem duas possibilidades de ligao do motor trifsico ao conversor AC Micromaster 440: ligao em estrela e ligao em tringulo. De modo a limitar a corrente de linha foi usada a ligao em estrela. Nas figuras seguintes podemos visualizar os esquemas de ligaes que podero ser realizados.

Figura 25 Bornes de ligao da carcaa do tipo A do Micromaster 440.

Figura 26 Cabo de alimentao trifsica do motor.

Figura 27 Conexes do motor e da alimentao elctrica ao Micromaster 440. d) Configurao da Rede PROFIBUS ao MICROMASTER Para a configurao da rede, selecciona-se do lado esquerdo da tela no SIMATIC 300 ,aparecer Hardware do lado direito. Selecciona-se Hardware e aparecer ento uma nova janela HW Config onde ser configurado o PLC e a Rede PROFIBUS.

Figura 28 Configurao do Hardware.

Nesta nova janela, carregar com o boto direito do rato sobre a tela em branco onde aparecer ento um quadro de opes. Nesse quadro carregar em SIMATIC 300 RACK-300 Rail. Isto ir criar uma rack onde ser configurado o PLC.

Figura 29 Criao de uma rack.

Figura 30 Rack.

A configurao da rack depende do tipo de CPU que est a ser usado e de todos os componentes a este ligado na mesma rack. No projecto temos os seguintes mdulos SIMATIC ligados na mesma rack (embora apenas o CPU seja usado):

Figura 31 Rack.

Para adicionar os mdulos rack basta apenas seleccionar uma linha da rack com o boto direito do rato e aparece ento as opes que podem ser seleccionadas para essa linha. No caso do CPU, seleccionar CPU 315-2 DP 6ES7 315-2AG10-0AB0.

Figura 32 Seleco do CPU na rack criada.

Aps seleccionar o CPU, aparece uma nova janela onde ser configurada a Rede PROFIBUS. Esta janela contm dois separadores General e Parameters. Seleccionando o separador Parameters, seleccionamos o valor 2 no Adress e em Subnet escolhemos New. Aparece uma nova janela e no separador Network Settings escolhemos o valor 1.5 Mbps em Transmission Rate e DP no Profile. Em seguida carregamos no OK e a janela encerrada e aparece na janela anterior uma rede PROFIBUS denominada PROFIBUS (1). Seleccionamos novamente OK e regressamos ao quadro da rack que agora contm o CPU e uma Rede ligada ao DP.

Figura 33 Propriedade PROFIBUS DP.

Figura 34 Propriedade da nova rede PROFIBUS.

Figura 35 Rede PROFIBUS criada.

Figura 37 Hardware com CPU e Rede PROFIBUS

Colocar os restantes mdulos nos restantes espaos disponveis na rack do mesmo modo como foi colocado o CPU. Aps serem colocados todos os mdulos ligados ao mesmo CPU a rack ficar como mostra a figura seguinte.

Figura 37 Rack totalmente configurada.

Podemos ento passar configurao do Micromaster 440. Aps seleccionar o cone da rede PROFIBUS que se encontra na tela, deslocamo-nos barra de ferramentas do lado direito da tela e escolhemos PROFIBUS DP Additional Field Devices Drives SIMOVERT MICROMASTER 4.

Figura 38 Associao do Micromaster 440 rede PROFIBUS.

Ao seleccionar-se Micromaster 4 com duplo clique surge uma nova janela de propriedades Profibus interface Micromaster 4, onde escolhemos no separador Parameters, o Adress igual a 3 (este endereo est definido no Micromaster 440 e poder ser alterado) e a Subnet estar definida em PROFIBUS (1). Aps isto carregamos em OK.

Figura 39 Seleco do endereo do MM440.

Aps o passo anterior surge na tela o cone do Micromaster 4. Seleccionando o cone aparece o DP ID do Micromaster 4 onde ser colocado o tipo de controlo que ser efectuado. Indo barra de ferramentas do lado direito da tela, abrimos o MICROMASTER 4 e escolhemos a opo 0 PKW, 2 PZD (PPO3) (esta seleco depende do critrio de cada programador. Tendo em vista a simplicidade do projecto esta a opo correcta). Aparece ento no DP ID, na linha 2, 2AX.

Figura 40 Seleco do tipo de controlo do MM440

Com este passo termina a configurao dos componentes do sistema que se pretende implementar. Gravamos a configurao efectuada carregando para isso no cone . Em seguida fazemos o download de toda a configurao para o CPU 315-2 DP. Para isso ligamos o cabo MPI (j se encontra configurada a ligao) entrada MPI do CPU 315-2 DP e carregamos no cone . Aps efectuado o download para o CPU 315-2 DP podemos fechar a janela do HW config. Recorrendo aplicao Connections verificar quais os componentes associados a cada rede.

Figura 41 Aplicao Connections.

Figura 42 Aplicao Connections.

e) Parametrizao O conversor AC de baixa tenso Micromaster 440 adaptado a uma aplicao particular usando parmetros apropriados. Isto quer dizer que cada parmetro identificado por um nmero de parmetro, texto de parmetro e atributos especficos. Para cada sistema em particular, o nmero de parmetro nico. No Micromaster, os parmetros podem ser alterados atravs de uma unidade de operao BOP ou atravs de uma ferramenta programvel por computador. Neste caso s ser usada a unidade de operao BOP para a visualizao da frequncia/velocidade. f) Unidade de Operao BOP BOP significa Basic Operator Panel (Painel Bsico de Operao) e atravs do qual podemos escolher o parmetro e alterar o valor do mesmo. Isto permite que o Micromaster seja usado numa aplicao particular. Esta unidade inclui um LCD de 5 dgitos no qual so identificados os parmetros rXXXX ou PXXXX, os valores dos parmetros, as unidades dos parmetros ([A], [V], [Hz], [s]), mensagens de alarme AXXXX ou mensagens de falha FXXXX tal como setpoints e valores actuais.

Figura 43 BOP do Micromaster 440.

6. PROGRAMAO DO SIMATIC PANEL

Anda mungkin juga menyukai