Anda di halaman 1dari 32

Revista Extenso Rural, DEAER/PPGExR CCR UFSM, Ano XV, n 16, Jul Dez de 2008

MOVIMENTOS CAMPONESES E QUESTES AMBIENTAIS: POSITIVAO DA AGRICULTURA CAMPONESA?

Everton Lazzaretti Picolotto 2 Marcos Botton Piccin

Resumo Os movimentos camponeses esto passando por mudanas em seu repertrio de pautas e em seu formato de organizao. Com a entrada de pautas ambientais no repertrio de lutas (preservao ambiental, defesa da biodiversidade, do conhecimento tradicional e das culturas locais) e a transnacionalizao da organizao camponesa atravs da constituio da Via Campesina, os movimentos camponeses esto se tornado agentes centrais da contemporaneidade. O objetivo deste artigo analisar como as questes ambientais tm reconfigurado o repertrio de pautas dos movimentos camponeses. Para atingir esse objetivo, parte-se de um referencial terico da sociologia ambiental; analisa-se como as questes ambientais esto sendo assimiladas pelos movimentos camponeses; e como estas questes tem reconfigurado os programas destes movimentos. A entrada de pautas ambientais tem possibilitado aos movimentos camponeses, alm de melhoras na relao com os movimentos ambientalistas, possibilidades de positivao da agricultura camponesas por estarem sendo incorporadas preocupaes ambientais. Palavras-chave: movimentos camponeses, questes ambientais, Via Campesina.

1 Bacharel em Cincias Sociais e Mestre em Extenso Rural pela UFSM, Doutorando em Cincias Sociais pelo CPDA/UFRRJ. Endereo: Rua Erly de Almeida Lima, n 188, apart. 302, Camobi, Santa Maria-RS, CEP: 97105-120. E-mail: evpicolotto@yahoo.com.br. 2 Medico Veterinrio pela UFSM, Mestre em Cincias Sociais pelo CPDA/UFRRJ e Doutorando em Cincias Sociais pela UNICAMP. Rua Maria Bicego, 115 fundos, Vila Santa Isabel, CEP: 13084-461 Campinas/SP. E-mail: marcospiccin@yahoo.com.br.

MOVIMENTOS CAMPONESES E QUESTES AMBIENTAIS: POSITIVAO DA AGRICULTURA CAMPONESA?

MOVEMENTS BY FARMERS AND ENVIRONMENTAL SUBJECTS: THE AGRICULTURE FARMER'S POSITIVATION? Abstract The movements by farmers are going through changes in its repertoire of topics and in its organization format. In addition, with the introduction of environmental topics in the repertoire of requests (environmental preservation, defense of the biodiversity, of traditional knowledge and local cultures) and the farmer organization's trans-nationalization through the constitution of the called Via Campesina, the movements of farmers became central agents of the contemporary period. Therefore, the objective of this article is to analyze as the environmental subjects have rearranged the repertoire of the movements farmers' topics. Moreover, in order to achieve that, the research is based on a theoretical reference of the environmental sociology; it is analyzed as the environmental subjects are being assimilated by the farmers movements; and as these subjects have rearranged the programs of these movements. Thus, the introduction of environmental issues has been making possible to the movements beside of improvements in the relationship with the environmental movements; possibilities of the agriculture farming positivation due environmental concerns are being incorporated. Keywords: farmers movements, environmental subjects, Via Campesina.

INTRODUO

Os movimentos camponeses do perodo contemporneo tm passado por algumas mudanas tanto no seu repertrio de pautas quanto no seu formato de organizao. No que se refere ao repertrio de pautas de luta os movimentos camponeses tm incorporado como centrais as questes relacionadas preservao ambiental, defesa da biodiversidade, dos conhecimentos tradicionais e das culturas locais. No que tange ao formato de organizao a constituio da Via Campesina, como uma organizao internacional de movimentos camponeses, tem possibilitado a articulao de lutas comuns em nvel global. Estas mudanas no repertrio e na forma de organizao dos movimentos camponeses tm objetivo de fazer frente configurao recente do modo capitalista de explorao agrcola que tem gerado

Revista Extenso Rural, DEAER/PPGExR CCR UFSM, Ano XV, n 16, Jul Dez de 2008

aumento da degradao ambiental, ameaas biodiversidade e desvalorizao dos conhecimentos tradicionais e das culturas locais. Nessa conjuntura, a condio de protagonismo que os movimentos camponeses tm assumido coloca-os entre os principais agentes sociais da atualidade que tem pautado o debate poltico em torno das questes ambientais, principalmente a partir da formao da Via Campesina. Diante da incorporao dessas questes nas pautas dos movimentos camponeses, da formao de uma organizao mundial e da importncia que estes movimentos tm adquirido na contemporaneidade, este artigo tem por objetivo analisar como as questes ambientais reconfiguram o repertrio de suas pautas de lutas. Para isso, procura-se, em primeiro lugar, tratar de maneira breve da entrada da questo ambiental na sociologia e da formao de um campo chamado de sociologia ambiental; em segundo lugar, analisa-se como a incorporao de questes ambientais na pauta desses movimentos tem reconfigurado a forma destes conceberem a natureza e motivado a redescoberta do valor dos conhecimentos tradicionais, da biodiversidade e dos territrios dos camponeses; por fim, procura-se explorar como esses movimentos pertencentes seo brasileira da Via Campesina tm incorporado as questes ambientais nos seus programas, para isso elegeu-se para anlise, particularmente, as suas apropriaes particulares da noo de agroecologia. Para a elaborao do artigo utilizou-se como fonte de informaes os documentos produzidos pelos movimentos, por seus intelectuais orgnicos e entrevistas com estes ltimos.

A AFIRMAO DE UM CAMPO AMBIENTAL NA SOCIOLOGIA

A entrada de questes ambientais no campo da sociologia tem sido marcada por algumas controvrsias. Alguns autores tm assinalado a necessidade dos socilogos expressarem uma maior preocupao com a questo ambiental, uma vez que muitos problemas ambientais da atualidade tm sua raiz em processos de mudana social (economia, cultura, cincia, poltica). Porm, essa reorientao da sociologia no tem se mostrado uma tarefa fcil de ser cumprida, uma vez que, de acordo com Lenzi (2003), a prpria negligncia do natural e a defesa da preponderncia do social estaria na razo de ser da prpria sociologia,

MOVIMENTOS CAMPONESES E QUESTES AMBIENTAIS: POSITIVAO DA AGRICULTURA CAMPONESA?

notadamente da vertente da sociologia durkheiminiana (dominante por longo perodo da histria da disciplina). Aliada a esta questo Woodgate e Redclift (apud Costa Neto, 2004, p.116) chamam a ateno que na sociologia a discusso sobre meio ambiente encontra-se em uma posio bastante ambivalente, pois, se por um lado, meio ambiente vem sendo considerado um produto cultural como outro qualquer, por outro, a anlise sociolgica, ao rechaar o determinismo biolgico e as teorias evolucionistas, se distancia dos temas relacionados com a natureza. Assim, percebe-se, de imediato, que: 1) h dificuldade de entrada do ambiente como varivel importante da anlise sociolgica; 2) a anlise sociolgica tem tratado dicotomicamente tanto a chamada natureza, quanto o social, como se o prprio social no mantivesse uma relao metablica com a natureza, estabelecendo influncias recprocas em co-determinao, tendo na sua unidade a unidade da prpria natureza. As discusses acerca da relao entre sociologia e questo ambiental tomaram fora no final dos anos 70 e incio dos anos 80. Nesse perodo, os socilogos norte-americanos Riley E. Dunlap e Willian R. Catton propuseram a criao de uma sociologia ambiental. Sua proposta tinha como ponto de partida uma crtica sociologia clssica por sua nfase demasiada no social em detrimento do natural. Segundo avaliao recente do prprio Dunlap (2002, p.3), estas contribuies iniciais assinalaram em particular que a tradio durkheiminiana de explicar os fenmenos sociais s em ternos de outros fatos sociais[...] tem levado os socilogos a ignorar o mundo fsico em que vivem os seres humanos. Alm dos trabalhos de Catton e Dunlap terem dado impulso inicial sociologia ambiental e terem elaborado uma forte crtica ao antropocentrismo da sociologia clssica, estes autores tambm deram origem a uma corrente da sociologia ambiental que ficou conhecida como realista (Guivant, 2002; Lenzi, 2007). No entanto, alm da formao desta corrente no campo ambiental da sociologia, constituiu-se uma outra corrente oposta a esta, no que se refere forma de abordar as questes ambientais, amparada na perspectiva do construtivismo social e impulsionada na sociologia principalmente pelo livro A construo social da realidade de Berger e Luckmann (1973). Assim, para Guivant, o campo da sociologia ambiental desenvolveu-se atravs do debate entre os paradigmas realistas e construtivistas e o conflito entre estes atravessa a histria dessa sociologia.

Revista Extenso Rural, DEAER/PPGExR CCR UFSM, Ano XV, n 16, Jul Dez de 2008

Os primeiros defendem a existncia objetiva dos problemas ambientais independentemente da forma pela qual os atores sociais os percebem. Os segundos centram-se sobretudo nas representaes sobre os problemas ambientais, no dando igual importncia verdade a respeito de um problema ambiental, mas ao modo como se define e que significados ele recebe de diversos grupos e atores sociais (Guivant, 2002, p.72). Para a perspectiva realista o estudo das interaes entre meio ambiente e sociedade compreende o ncleo da sociologia ambiental (Catton e Dunlap, 1979, apud Lenzi, 2003, p.21). Assim, como a ao humana depende da existncia do meio ambiente para esta se desenvolver, esta abordagem entende que o ambiente deve ser considerado como um elemento fundamental da anlise sociolgica. Para esta perspectiva no haveria nenhum processo inicial atravs do qual a cultura filtrasse o sentido da informao que nos chega do meio ambiente (Costa Neto, 2004, p.121). Nessa perspectiva, o meio ambiente no pode ser representado simplesmente atravs de uma construo social, seja mediante a linguagem ou simbolicamente. A sociologia ambiental realista constitui-se como uma crtica materialista sociologia predominante, pois o objetivo da sociologia do meio ambiente demonstrar que o entorno biofsico importante para a vida social e que, ao que parece, processos sociais como as relaes de poder e os sistemas culturais tem uma base ou substrato material subjacente (Buttel, 2002, p.32). Assim, a principal conseqncia dessa perspectiva da sociologia ambiental parece ter sido chamar ateno para o enraizamento material da vida social (id.). Se a perspectiva realista da sociologia ambiental fez emergir o ambiente natural ou material como um dos condicionantes do social, a perspectiva do construtivismo social permitiu que essa sociologia percebesse que existem diferentes percepes sobre o natural e que as apropriaes singulares do natural revelam relaes de poder. Nesse sentido, a perspectiva construtivista se prope entender como os indivduos atribuem significados a seus mundos, como o conhecimento e as verdades sobre a natureza e suas relaes com o humano so socialmente construdas. Nessa perspectiva, tem-se que toda sociedade, toda cultura cria, inventa, institui uma idia do que seja a natureza e com isso institui a si mesma. Assim, a natureza no existe por si, uma vez que as

MOVIMENTOS CAMPONESES E QUESTES AMBIENTAIS: POSITIVAO DA AGRICULTURA CAMPONESA?

representaes sociais a este respeito so resultado da relao entre natureza e sociedade. Ela criada e instituda socialmente segundo os referenciais materiais e culturais de cada sociedade ou grupo social. Nesse entendimento, a compreenso sobre a natureza constitui um dos pilares atravs do qual os seres humanos estabelecem as suas relaes sociais, sua produo material e subjetiva, enfim, a sua cultura. Desde a perspectiva construtivista na sociologia ambiental as principais questes que tm sido estudadas se referem particularmente ao papel da incerteza na anlise dos riscos ambientais e tecnolgicos. Sem negar a existncia de uma realidade objetiva nem o poder causal independente dos fenmenos naturais, levanta-se a necessidade de entender os conflitos que no s atravessam as relaes entre peritos e leigos, mas tambm dividem a prpria comunidade cientfica, pelo fato de que, por exemplo, a definio de um incidente de poluio, um padro de qualidade ambiental ou um alimento seguro depende de julgamentos sociais em combinao com evidncias cientficas (Guivant, 2002). Contudo, para Dunlap (2002, p.15) a perspectiva do construtivismo social, ao menos em sua variante mais dura, teria algumas limitaes. Segundo seu juzo essa perspectiva afirma que o meio ambiente (e nossas relaes com ele) uma construo puramente social no sentido de que simplesmente um produto da linguagem, do discurso, e dos jogos de poder. Diante dessa definio, o construtivismo duro nega a importncia da natureza como um objeto externo experincia humana (id.). Assim, para o autor, essa perspectiva tenderia a secundarizar as possibilidades de examinar as relaes entre a sociedade e seu entorno, porque no reconheceria nada (ao menos nada conhecvel) externo sociedade humana e, em funo disso, sugere um papel muito limitado para as anlises sociolgicas dos problemas ambientais. Uma das principais crticas que os representantes da corrente realista colocam ao construtivismo social, segundo Guivant (2002), seria a de que este cai num relativismo sobre as verdades dos problemas ambientais que levaria a uma passividade poltica. Por seu lado, os construtivistas defendem-se argumentando que os realistas no podem assumir-se com o direito de falar pela natureza, porque os conhecimentos so parciais e baseiam-se em julgamentos de valor. Assim, mesmo a cincia poderia ser considerada como situada, pois esta feita por seres humanos, que tm cargas culturais, que esto em determinado lugar social e imersos em relaes de poder. Dessa forma, para os construtivistas no

10

Revista Extenso Rural, DEAER/PPGExR CCR UFSM, Ano XV, n 16, Jul Dez de 2008

possvel se construir explicaes sociolgicas do que o real em absoluto, tendo em vista que as percepes da natureza e dos problemas ecolgicos so diversas. Apesar dos conflitos entres estas abordagens, para Buttel (2002, p.42), as questes principais neste campo da sociologia seguem girando em torno da nfase relativa que os autores colocam na natureza biolgica/ecolgica ou na natureza distintivamente social das sociedades humanas. Porm, no perodo mais recente, abriram-se possibilidades de se procurar articular elementos das duas abordagens no campo da sociologia ambiental. Para Buttel (id.) estas perspectivas, longe de serem irreconciliavelmente contraditrias, apresentam grandes oportunidades para sua mtua fecundao. Tambm Dunlap (2002, p.20) reconhece que as anlises das interaes entre a sociedade e o meio ambiente claramente foram enriquecidas (e, com freqncia, complexificadas) com a maior conscientizao dos sistemas simblicos e socioculturais ligados a vrios aspectos do entorno que fomenta quem mantm uma orientao construtivista. Um dos autores da sociologia ambiental que tem feito esforos tericos visando superar a dicotomias material/natural versus social Richard Norgaard, atravs da formulao da noo de coevoluo . Para ele os seres humanos coevoluem conjuntamente com os sistemas ambientais, ambos influenciando-se mutuamente. Dessa forma, o desenvolvimento pode ser descrito como um processo de coevoluo entre os sistemas sociais e meio-ambientais (2002, p.171). A partir dessa abordagem pode-se procurar explicar como as atividades humanas modificam os ecossistemas e como os ecossistemas estabelecem um marco para a subseqente ao individual e organizao social (Woodgate e Redclift, apud Costa Neto, 2004, p.122). Portanto, na viso de Norgaard, tanto a cultura humana molda sistemas biolgicos como estes moldam a cultura, mediante uma recproca presso seletiva. Trata-se de uma viso coevolutiva do mundo: co-evoluo social e biolgica, coevoluo entre natureza e cultura, donde deriva-se, neste mbito, a criao e valorizao de noes como biodiversidade e diversidade cultural (Froehlich, 2004, p.132).

11

MOVIMENTOS CAMPONESES E QUESTES AMBIENTAIS: POSITIVAO DA AGRICULTURA CAMPONESA?

Assim, entender os recursos naturais como algo que est dentro dos sistemas ambientais pode ser uma chave importante para compreender as relaes entre natureza e sociedade. Se a sociologia ambiental contempornea tem procurado articular realismo e construtivismo e, segundo Norgaard, esta deveria tratar da mtua determinao entre os sistemas ambientais e sociais, uma opo metodolgica que procure tratar tanto dos elementos materiais/ambientais, quanto dos elementos socioculturais para analisar os movimentos camponeses parece uma boa opo.

OS MOVIMENTOS CAMPONESES E O (RE)DESCOBRIMENTO DA NATUREZA: AMBIENTALISMO CAMPONS?

Os movimentos camponeses no Brasil tradicionalmente se constituram por reivindicao de acesso terra, por melhores condies de trabalho e pela constituio de formas autnomas de organizao socioeconmica (Medeiros, 1989). At os anos de 1950 as lutas deste segmento social se deram de forma isolada e fragmentada. Somente nesse perodo que foi introduzida pelo Partido Comunista do Brasil (PCB) a categoria poltica campons buscando identificar segmentos sociais variados do campo e visando articul-los em nvel nacional (Martins, 1983; Stedile, 2002). Constituram-se, ento, a partir desse perodo, as Ligas Camponesas, a Unio dos Lavradores e Trabalhadores Agrcolas do Brasil (ULTAB), o Movimento dos Agricultores Sem Terra (MASTER) e a 3 Confederao Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG). As pautas destes movimentos centravam-se, basicamente, na luta por reforma agrria e por direitos trabalhistas. Devido expressividade que estes movimentos alcanaram, com o golpe militar de 1964, passaram a ser reprimidos e desmobilizados (Medeiros, 1989). No bojo do processo de redemocratizao do pas iniciado a partir do final dos anos de 1970, novos movimentos camponeses surgiram e as pautas por reforma agrria e por direitos trabalhistas voltaram a ser

3 Alm da atuao do PCB na organizao de movimentos camponeses, tambm contriburam para a constituio destes movimentos a Igreja Catlica e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Em alguns casos a ao de um desses agentes se dava em oposio aos outros, como no Rio

12

Revista Extenso Rural, DEAER/PPGExR CCR UFSM, Ano XV, n 16, Jul Dez de 2008

destacadas, juntamente com reivindicaes de ampliao dos espaos de cidadania (direitos polticos, sociais e culturais) e questionamentos do modelo de desenvolvimento da agricultura brasileira. Nesse processo surgiram o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), as oposies sindicais ao sindicalismo da CONTAG que viria a formar o Departamento Rural da Central nica dos Trabalhadores (CUT), o Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR), o Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS) e, mais recentemente, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Alguns destes movimentos desde sua origem j se contrapunham ao modelo de desenvolvimento que o Estado brasileiro estimulava para a agricultura (produo especializada de monoculturas voltadas para exportao), destacando preocupaes ambientais. Os seringueiros da Amaznia, por exemplo, alm de lutarem por reforma da estrutura agrria, tambm incluam em suas lutas a reivindicao da criao de reservas extrativistas para preservar os seringais nativos, pois na sua tica a floresta tinha mais valor em p do que derrubada (Medeiros, 1993). O sindicalismo cutista rural, alm de questionar as polticas estatais de estmulo aos monocultivos de soja no Sul do pas, tambm procurou estimular a recuperao do policultivo tradicional, de sementes crioulas, o desenvolvimento de tecnologias alternativas adaptadas para a pequena 4 agricultura e o estmulo ao cultivo de produtos de forma orgnica. O MAB e o MST, tanto ao questionarem as obras de construo de barragens quanto a estrutura concentrada dos recursos naturais (materializados na terra), questionaram, quando olhado com maior cuidado, formas de usos de recursos naturais e, principalmente, as desigualdades no acesso a estes recursos. Se considerarmos que o que est no centro das reivindicaes desses movimentos um questionamento de uma determinada distribuio ecolgica na sociedade brasileira, seramos levados a considerar que desde a origem esses movimentos camponeses possuem um cunho ambiental. Ou seja, a partir das elaboraes de Alier (1997) estamos considerando a distribuio ecolgica como uma distribuio desigual dos recursos
Grande do Sul, onde o PTB ajudava a constituir o MASTER e a Igreja Catlica combatia esse movimento acusando-o de comunista e de levar a baderna para o campo. 4 Picolotto (2006) faz uma anlise pormenorizada das pautas de luta e dos projetos do sindicalismo cutista no Sul do Brasil.

13

MOVIMENTOS CAMPONESES E QUESTES AMBIENTAIS: POSITIVAO DA AGRICULTURA CAMPONESA?

ecossistmicos no mbito das sociedades contemporneas, caracterizadas, 5 por este ponto de vista, pela propriedade privada dos recursos produtivos. Porm, mesmo que estes movimentos j tratassem de forma indireta (ou vaga) algumas questes ambientais nos anos 80, foi somente com a constituio da seo brasileira da Via Campesina no final dos anos de 1990 que as pautas ambientais entraram de maneira mais efetiva no repertrio de proposies e aes de alguns dos movimentos rurais dos 6 mais importantes da atualidade, como o MST, o MPA e o MMC . A Via Campesina um movimento internacional que coordena organizaes camponesas de pequenos e mdios agricultores, de trabalhadores rurais sem terra, mulheres camponesas e comunidades indgenas em cerca de 175 pases da Amrica, sia, frica e Europa (FIAN; Via Campesina, 2004). Segundo Fernandes (2004, p.2), em seus documentos a Via Campesina registra que tem como objetivo a construo de um modelo de desenvolvimento da agricultura, que garanta a soberania alimentar como direito dos povos de definir sua prpria poltica agrcola, bem como a preservao do meio ambiente, o desenvolvimento com socializao da terra e da renda (VIA CAMPESINA, s.n.t.). Alm disso, segundo Borras (2004, p.3): Va Campesina se ha revelado como un actor principal en las actuales luchas populares internacionales contra el neoliberalismo que, entre otras cosas, exigen responsabilidades a las agencias intergubernamentales, se enfrentan y se oponen al control corporativo sobre los recursos naturales y la tecnologa, y defienden la soberana alimentaria. Adems, ha contado con un papel destacado en campaas de gran polmica poltica como, por ejemplo, las dirigidas contra la OMC, los gigantes corporativos mundiales como McDonalds, y los organismos modificados genticamente (OMG) y las multinacionales que los fomentan, 7 como Monsanto.
5 Na medida em que estes movimentos defendem as condies de vida locais, a dinmica da biodiversidade e/ou questionam os direitos de propriedade, estes movimentos camponeses podem ser considerados ambientais; mesmo o MST que at meados da dcada de 1990 tinha forte simpatia ao padro tecnolgico da chamada revoluo verde e rejeitava a alcunha de ecologista. Fundamentalmente, esses movimentos tendem a colocar em xeque um valor social tomado como natural na sociedade capitalista: o direito de propriedade da terra que conforma, tambm, o direito privado do uso de conhecimentos socialmente gerados, que por sua vez naturaliza poderes assimtricos de domnios sobre o territrio ecossistmico entre os indivduos e classes sociais (Moreira, 2004). 6 O Movimento de Mulheres Camponesas herdeiro poltico do MMTR. 7 Grifos nossos.

14

Revista Extenso Rural, DEAER/PPGExR CCR UFSM, Ano XV, n 16, Jul Dez de 2008

Ainda segundo Borras (2004), com os processos de globalizao econmica, de aumento dos riscos ambientais e de diminuio do poder dos Estados Nacionais, os movimentos camponeses foram estimulados a se internacionalizar, sem perder seu carter nacional e local. Uno de los resultados de este cambio se concreta en el surgimiento de movimientos sociales rurales policntricos (redes coordinadoras con diversos centros de poder ubicados en distintos planos: internacional, regional, nacional y local) que luchan por construir estructuras coordinativas ms coherentes para alcanzar, al mismo tiempo, una mayor integracin vertical (Borras, 2004, p.4-5). Atualmente a Via Campesina a principal rede de movimentos camponeses articulada em nvel mundial. A constituio da seo brasileira da Via Campesina se deu oficialmente no ano de 1999. Os movimentos brasileiros que fazem parte desta organizao so: o MST, o MAB, o MPA, o MMC e a CPT (Comisso Pastoral da Terra) e a FEAB (Federao dos Estudantes de Agronomia do Brasil). Como apontado, os movimentos sociais do campo ligados Via Campesina tm procurado promover lutas de enfrentamento em escala global apropriao privada dos recursos naturais (biodiversidade um dos principais), tecnologias e conhecimentos tradicionais sobre os recursos da natureza, alm de defenderem a soberania alimentar; para sintetizar, lutam para interferir na distribuio ecolgica atual entre grupos e classes sociais. Estes movimentos entendem que os conhecimentos sobre as plantas e os animais que esto sendo alvos de patenteamentos e de apropriao privada, foram produzidos por sucessivas geraes humanas em sua relao com ambiente onde viveram e, portanto, estes deveriam ser patrimnio do grupo social herdeiro ou da humanidade. Nas palavras de um intelectual orgnico da Via Campesina no Brasil: A busca do resgate, conservao e preservao da biodiversidade e do meio ambiente nas prticas da produo agropecuria e florestal, assim como da sanidade dos alimentos e matrias-primas para a agroindstria dos camponeses, demanda maneiras de se relacionar com a natureza e com os homens que ensejam suplantar as prticas de explorao do trabalho e de degradao do meio ambiente

15

MOVIMENTOS CAMPONESES E QUESTES AMBIENTAIS: POSITIVAO DA AGRICULTURA CAMPONESA?

intrnsecas ao modelo capitalista de produo agropecurio e florestal (Carvalho, 2007, p.3-4). Se, como se apontou com a discusso da sociologia ambiental e da distribuio ecolgica, as atribuies de sentido natureza e aos humanos situada e revela relaes de poder, ento se pode pensar a luta dos movimentos camponeses contra a apropriao dos recursos naturais pelas empresas capitalistas (e o conhecimento cientfico moderno) e pela preservao do conhecimento tradicional dos camponeses, no somente como uma luta poltica pelo controle dos recursos naturais, mas tambm como luta pela atribuio de sentido aos bens naturais e uma forma de produzir e de relacionar-se com a natureza. De uma forma mais ampla, pode-se interpretar que existe uma disputa por determinada compreenso sobre a natureza, as relaes que se deve ter com ela e a forma que os seres humanos podem fazer uso dos recursos naturais. Os desfechos desta disputa tendem a beneficiar determinados agentes sociais em detrimento de outros. Para procurar compreender a luta por atribuio de sentido natureza e pela forma de produzir entre os movimentos camponeses e empresas capitalistas convm, antes de tudo, tratar de algumas diferenas entre a forma de relacionamento desses agricultores (que mobilizam, muitas vezes, o que se concebe como conhecimentos tradicionais) e da cincia convencional com a natureza, pois duas formas de mediao e concepo so mobilizadas; mesmo considerando que estas diferenas no podem ser absolutizadas, mas que possuem princpios diferentes de relao. Consideramos que os agricultores/as dos movimentos camponeses em destaque neste artigo tendem a conceber a natureza como um conjunto que abarca sua vida, onde as chamadas leis da natureza seriam tambm as leis da vida, resultado dos processos de socializao. Nesse sentido, o conhecimento tradicional pode ser definido como um saber-fazer, a respeito do mundo natural e sobrenatural, gerados no mbito da sociedade no urbano/industrial e transmitidos de modo oral de gerao em gerao. No existe, assim, uma classificao dualista, uma linha divisria rgida entre o natural e o social, mas sim certa continuidade entre ambos (Diegues, 2000). importante reconhecer tambm que estes agricultores, na maioria das vezes, tiveram uma histria incorporada por processos vividos fora do sistema educacional formal. Suas vises de mundo, valores, saberes e suas concepes de sociedade foram construdas nesses

16

Revista Extenso Rural, DEAER/PPGExR CCR UFSM, Ano XV, n 16, Jul Dez de 2008

processos e tende a constituir modelos de ao (Bourdieu, 1996). Nos referimos, especialmente, aos diversos segmentos sociais de diversas regies do pas conhecidos e representados como: caipira, caiara, tabaru, caboclo, sitiante, agregado, morador de favor, colonos do sul (Moreira, 2005; 2006). Neste modo de conhecimento a coevoluo entre o meio ambiente e os seres humanos constitui o mundo sociocultural. A cincia convencional tende a encarar a biodiversidade como a variabilidade entre seres vivos de todas as origens (Diegues, 2000, p.31). Nessa concepo, a biodiversidade uma caracterstica do mundo chamado natural, um recurso, produzida exclusivamente por este mundo e que pode ser analisada segundo categorias classificatrias da cincia. Assim, entende-se a biodiversidade como fruto exclusivo de interaes entre os elementos e funes do mundo natural (id. p.32). Como a cincia moderna considera a biodiversidade em si, no levando em considerao a influncia humana na sua produo, o conhecimento das populaes tradicionais, na maioria das vezes, tambm descartado por ser considerado impreciso e carregado de misticismo e magia. Ou seja, a cincia constituiu-se tentando operar uma disjuno entre as atribuies culturais e o meio fsico natural na busca das verdadeiras leis cientficas que explicassem seu funcionamento. Essa concepo instrumental da natureza funda e legitima a ao das empresas capitalistas que exploram indiscriminadamente os recursos naturais. Contudo, nesse aspecto, poderamos argumentar, que o conhecimento do meio fsico natural em si impossvel de ser acessado pelos humanos, pois qualquer forma de conhecimento sempre uma atribuio cultural a um fenmeno fsico, relativo a cada conjunto de princpios que funda uma determinada viso de mundo. Ao contrrio da cincia convencional que pretende olhar a natureza de fora, os camponeses no s tendem a considerarem-se como parte dela, como tambm nomeiam e classificam as espcies vivas e os recursos inanimados segundo suas prprias categorias, nomes e utilidade. Essa diversidade de vida no vista como recurso natural, mas sim como um conjunto de seres vivos que tem um valor de uso e um valor simblico, integrado numa complexa cosmologia (Diegues, 2000, p.31). Nesse sentido, pode-se falar numa etnobiodiversidade, ou seja, a riqueza da natureza da qual participam os humanos, nomeando-a, classificando-a, domesticando-a.

17

MOVIMENTOS CAMPONESES E QUESTES AMBIENTAIS: POSITIVAO DA AGRICULTURA CAMPONESA?

Dessa forma, para Diegues (2000, p.32), pode-se concluir que a biodiversidade pertence tanto ao domnio do natural [quanto] do cultural, mas a cultura como conhecimento que permite que as populaes tradicionais [camponeses] possam entend-la, represent-la mentalmente, manuse-la e, frequentemente, enriquec-la. Alm disso, pode-se ainda acrescentar a essa anlise que quando olhado esse processo de aprimoramento da biodiversidade gerado pelos camponeses sob a luz da noo de coevoluo de Norgaard, pode-se acrescentar que os camponeses e a biodiversidade de seu lugar evoluem conjuntamente, determinando-se mutuamente. Assim, no s a biodiversidade que evolui com a ao humana, mas os homens e as sociedades evoluem conjuntamente com as mudanas da natureza, enriquecendo-se na medida em que a biodiversidade se enriquece ou empobrecendo-se na medida em que diminui a riqueza da biodiversidade. uma via de mo dupla onde o homem contribui na determinao da natureza e ao mesmo tempo em que tambm determinado por ela. Assim, pode ser considerado que os camponeses e a biodiversidade participam de um espao, pertencem a um lugar, um territrio como lcus em que se produzem as relaes sociais e simblicas. So parte de um agroecossistema, de base material/natural e cultural/simblica ou de um etnoagroecossistema local, como chamaram Sevilla Guzmn e Molina (2005). Para estes autores grande parte do conhecimento humano sobre a biodiversidade foi produzido pelos camponeses atravs das suas inter-relaes com o ambiente em que esto inseridos e os seres vivos de seu lugar. Embasados em concepo semelhante os movimentos sociais articulados na Via Campesina tm reivindicado direitos sobre os conhecimentos scio-historicamente produzidos sobre a biodiversidade e tm apontados os riscos ambientais que as prticas de explorao predatria dos recursos naturais podem trazer. Desde o princpio da formao deste movimento campons internacional esta questo esteve presente. Como destacado por Alier (1995, p. 102): el insipiente movimiento ecologista popular relacionado con la biodiversidad agrcola plantea dos cuestiones: el reconocimiento (y discutiblemente el pago) de los Derechos de los Agricultores sobre los recursos genticos por ellos

18

Revista Extenso Rural, DEAER/PPGExR CCR UFSM, Ano XV, n 16, Jul Dez de 2008

conservados y mejorados in situ; en segundo lugar, el acceso en condiciones favorables, posiblemente gratis, a las variedades conservadas y mejoradas ex situ, con al argumento que los materiales genticos originarios provienen de la agricultura tradicional y que nada se ha pago por ellos. Em documentos mais recentes relacionados temtica da preservao da biodiversidade a Via Campesina destaca a inteno de buscar a valorizao e a preservao do conhecimento campons e da diversidade gentica produzidas: Opomo-nos que privatizem e patenteiem os materiais genticos que do origem vida, atividade camponesa, atividade indgena. Os genes, a vida, so propriedade da prpria vida. [...] Camponeses, homens e mulheres, pequenos agricultores, junto com pescadores e artesos, os povos indgenas e as comunidades negras, historicamente somos quem conserva, cria e maneja sustentavelmente a biodiversidade agrcola, que foi, , e ser a base de toda a agricultura (Via Campesina, 2003, p.23-24). A discusso feita por esta organizao camponesa internacional acerca da preservao da diversidade gentica e do conhecimento campons est intimamente relacionada com a construo da agroecologia. Inclusive alguns autores que tem influenciado fortemente a construo da agroecologia como temtica de pesquisa das cincias sociais e de ao poltica a ela relacionada ligam a agroecologia com a discusso sobre o modo de produzir e viver do campesinato. Sevilla Guzmn e Molina (2005), visando estabelecer ferramentas tericas que possam auxiliar os movimentos camponeses a combater as polticas neoliberais na Amrica Latina (que visam apresentar a inevitvel evoluo da agricultura familiar para o agronegcio, no contexto da agricultura industrializada em sua atual verso transgnica), apresentam a agroecologia como alternativa. Para isso, destacam que a soluo para o problema socioambiental que atravessamos est num manejo ecolgico dos recursos naturais, em que aparea a dimenso social e poltica que traz a agroecologia e que esteja baseada na agricultura sustentvel que surge do modelo campons em sua busca por uma soberania alimentar (Sevilla Guzmn; Molina, 2005, p. 11) Assim:

19

MOVIMENTOS CAMPONESES E QUESTES AMBIENTAIS: POSITIVAO DA AGRICULTURA CAMPONESA?

Dado que a agroecologia supe o manejo dos recursos naturais surgido desde as identidades dos etnoagroecossistemas locais; a existncia desta matriz sociocultural pode contribuir com um elemento essencial na configurao de um potencial endgeno humano que mobilize a ao social coletiva em que se baseia a agroecologia [...]. (id., p.14). Na perspectiva agroecolgica, ento, o campesinato mais que uma categoria histrica ou sujeito social ele tambm uma forma de manejar os recursos naturais vinculadas aos agroecossistemas locais e especficos de cada zona, utilizando um conhecimento sobre tal entorno condicionado pelo nvel tecnolgico de cada momento histrico e o grau de apropriao de tal tecnologia, gerando-se assim distintos graus de 8 camponesidade (id., p.78). Assim, o campesinato aparece como uma forma de se relacionar com a natureza ao se considerar como parte dela num processo de coevoluo (Norgaard, 1994) que configurou um modo de uso dos recursos naturais ou uma forma de manejo dos mesmos de natureza socioambiental (Sevilla Guzmn; Molina, 2005, p.81-82). Por isso, para estes autores, a agroecologia identifica-se como genrica do campesinato na histria, sua forma de trabalhar e o conhecimento que a sustenta com relao ao manejo dos recursos naturais. Esta tentativa de buscar, na forma de manejar os recursos naturais do campesinato, bases para um projeto de agricultura ecolgica, em oposio ao modelo de agricultura moderna convencional, est fortemente ancorada numa concepo clssica acerca do campesinato. Para Alier (1995, 107), as razes desta concepo esto na ideologia de resistencia campesina contra la agricultura moderna que se chamou de agrarismo (no Mxico), narodnismo ou populismo pro-campesino (na Europa do leste a partir de 1870). Porm, Alier (1998, p.155) chama ateno que a vinculao ideolgica explicita entre agrarismo, ou narodnismo, ou populismo pr-campons (todos sinnimos) e o ecologismo recente. Esta vinculao surgiu, mais fortemente, com a formao de um movimento agrarista-ecolgico internacional que tem
8

Para estes autores a matriz sociocultural e produtiva camponesa deve servir de base para a elaborao de uma nova agricultura calcada na agroecologia. Disso resulta que o grau de camponesidade das prticas agrcolas pode ser indicativo de aproximao de prticas sustentveis ou de afastamento delas. Quanto maior o grau de camponesidade de determinada prtica agrcola maior sua sustentabilidade e quanto menor a camponesidade das prticas mais afastadas da sustentabilidade elas esto.

20

Revista Extenso Rural, DEAER/PPGExR CCR UFSM, Ano XV, n 16, Jul Dez de 2008

destacado o trabalho do campesinato no desenvolvimento dos recursos 9 genticos (id.), a Via Campesina. Seguindo linha semelhante, a base terica do livro O campesinato no sculo XXI organizado por Horcio Martins da Carvalho, em nome da Via Campesina no Brasil, est fundamentada nas elaboraes de Chayanov (um dos maiores expoentes do populismo russo), Tepich (marxista polons que teorizou sobre a resistncia camponesa no capitalismo), alm de um 10 marxismo heterodoxo. Carvalho (2005) destaca que, diante da multiplicidade dos modos de apropriao da natureza e dos saberes utilizados para controlar o seu proveito, as famlias camponesas desenvolveram uma racionalidade que lhes prpria, ainda que plena de diversidade histrica, tnica e territorial: a racionalidade camponesa. Essa racionalidade apia-se em dois elementos centrais: a garantia continuada de reproduo social da famlia e a posse sobre os recursos da natureza. Dessa forma, a reproduo social da unidade de produo camponesa no movida pelo lucro, mas pela possibilidade crescente de melhoria das condies de vida e de trabalho da famlia (id., p.170). O campons constitui-se, assim, para Carvalho (2005, p.171), num sujeito social cujo movimento histrico se caracteriza por modos de ser e de viver que lhe so prprios, no se caracterizando como capitalista ainda que inserido na economia capitalista. Dessa forma, a Via Campesina ao mesmo tempo em que tem procurado resgatar os conhecimentos tradicionais camponeses, a biodiversidade e apresentar a agroecologia como um modelo agrcola alternativo e uma forma particular de relacionar-se com a
9

Recentemente Nasceu internacionalmente a conscincia da perda de biodiversidade agrcola e silvestre e, por sua vez, o alarme ante os possveis efeitos sociais e, possivelmente, os incertos efeitos ecolgicos provenientes das novas biotecnologias. (Alier, 1998, p.155). 10 Chayanov (1974) desenvolveu estudos socioeconmicos acerca das unidades econmicas camponesas na Unio Sovitica. Para ele, os camponeses no trabalham com objetivo de obterem lucros, mas com inteno de satisfazerem suas prprias necessidades. Para isso, seguem uma lgica diferenciada da racionalidade instrumental capitalista e que obedece a uma lgica de equilbrio entre o consumo e o trabalho da famlia. J o polons Tepicht (1973) caracterizou a economia camponesa como um modo de produo particular: o modo de produo campons. Este modo de produo no gerador de uma formao socioeconmica particular, mas ele est presente nas formaes existentes, adapta-se e internaliza, sua maneira, em cada formao socioeconmica, ao mesmo tempo em que deixa, com maior ou menor intensidade, a sua marca. Assim, para Tepicht, os camponeses possuem grande capacidade de resistncia e de adaptao e essa capacidade de resistncia fundamenta-se no que chama de foras marginais e no transferveis do estabelecimento campons, que seriam os "servios dos estbulos, dos chiqueiros e o que se refere aos pequenos animais garantido sobretudo pelo trabalho em tempo parcial das mulheres, velhos e crianas, alm da margem de tempo disponvel pelo chefe de famlia" (Tepich, 1973, p.37-38).

21

MOVIMENTOS CAMPONESES E QUESTES AMBIENTAIS: POSITIVAO DA AGRICULTURA CAMPONESA?

natureza, ela tambm tem procurado centrar suas aes no enfrentamento ao modelo de agricultura moderna especializada, representada, principalmente, pelos grandes monocultivos tecnificados e pelas empresas capitalistas transnacionais detentoras de grande parte do direito de explorao do material gentico da agrobiodiversidade. Por traz dessa luta est, como se buscou tratar durante este artigo, 11 uma disputa sobre o significado da natureza , o conhecimento sobre os recursos naturais e os direitos sobre o patrimnio gentico da biodiversidade. De um lado, para concepes clssicas da cincia convencional e de empresas capitalistas, a natureza tem suas leis que podem ser descobertas pelo mtodo cientfico. O cientista ou a empresa que produzir a descoberta de tais leis deve ter o direito sobre a propriedade intelectual da descoberta (conhecimento), podendo tambm cobrar um preo da sociedade para a sua utilizao. Ou seja, nessa concepo o descobridor torna-se dono da descoberta, detentor de uma parte do conhecimento da natureza. Por outro lado, na concepo camponesa e de algumas correntes cientficas alternativas, a natureza no pode ser separada artificialmente dos homens. entendida como o resultado scio-histrico da inter-relao entre o homem e o meio onde este est inserido. Nessa ltima concepo de natureza, o conhecimento historicamente construdo como resultado da relao homem-natureza e, assim sendo, no existe um dono do conhecimento, mas sim a humanidade (e, portanto, a natureza). O conhecimento acerca da natureza e da cultura defendido pelos movimentos camponeses e algumas correntes cientficas alternativas, deve ser utilizado socialmente para o aumento do bem estar coletivo e da harmonia entre homem-natureza. O controle do conhecimento e o domnio sobre a biodiversidade so fontes de poder que possibilitam s empresas capitalistas definirem como se do os processos de produo agrcola em grande parte do mundo. Contra essa tendncia, como se destacou, tm se erguido os movimentos camponeses que tm procurado articular-se em escala global. Porm, as assimetrias de poderes nessa luta so vultosas, enquanto essas empresas tm ao seu lado boa parte da cincia convencional, apoio do capital financeiro internacional e da maioria dos governos dos Estados Nacionais, os movimentos camponeses e ambientalistas tm se baseado no
11 No cabe aqui aprofundar a discusso sobre os mltiplos significados que a noo de natureza adquire em diferentes momentos do conhecimento humano, outros trabalhos j fizeram isso, a exemplo de Lenoble (1990), Whitehead (1993) e Froehlich (2002; 2004).

22

Revista Extenso Rural, DEAER/PPGExR CCR UFSM, Ano XV, n 16, Jul Dez de 2008

resgate e fortalecimento dos saberes ditos tradicionais e em algumas correntes cientficas (que mesmo diante do crescimento de sua importncia continuam minoritrias). Alm disso, tm ao seu lado alguns movimentos ambientalistas, setores de governos de Estados Nacionais e algumas Organizaes No Governamentais (ONGs). Neste sentido, tal conflito no revela apenas concepes muito diferenciadas da relao homem-natureza, mas tambm formas dspares de conceber o desenvolvimento das sociedades humanas. Diante da constituio desse campo de luta pela definio dos significados da natureza, pela formas de utilizao dos recursos naturais e os conhecimentos scio-historicamente produzidos, onde os movimentos camponeses so um dos principais agentes, fica evidente que estes movimentos alm de serem sociais (na medida em que definem adversrios e projetos sociais), tambm so ambientais, pois esto sendo permeveis s questes ambientais contemporneas. Na medida em que estes movimentos tm atuado contra determinadas formas de utilizao de recursos e de conhecimentos da cincia convencional, consideradas insustentveis ou injustas, contrapem-se tanto social e politicamente, quanto ambientalmente contra os agentes da explorao agrcola capitalista moderna (empresas nacionais e transnacionais, cientistas convencionais, governos, etc.); neste sentido, podem ser considerados movimentos scioambientais. So scio-ambientais tambm na medida em que propem novas bases tecnolgicas para a agricultura calcadas no que tem se chamado de agroecologia (Picolotto, 2008). No tpico seguinte procuramos explorar como a entrada de questes ambientais tem reconfigurado o repertrio de lutas dos movimentos camponeses brasileiros e, particularmente, como a noo de agroecologia tem sido incorporada nas pautas destes movimentos.

MOVIMENTOS CAMPONESES E NATUREZA: O ANCORADOURO ECLOGICO

A incorporao da noo de agroecologia nos programas dos movimentos sociais um dos exemplos de como as questes ambientais tm sido incorporadas tanto como forma de enfrentar o modelo de

23

MOVIMENTOS CAMPONESES E QUESTES AMBIENTAIS: POSITIVAO DA AGRICULTURA CAMPONESA?

desenvolvimento da agricultura promovido pelas empresas transnacionais, quanto forma de tentar (re)criar um modelo agrcola campons, como vem sendo formulado por importantes autores. Para Sevilla Guzmn o campesinato uma forma de manejar os recursos naturais que permite a reproduo do homem e da natureza (que so um todo) conservando a biodiversidade ecolgica e sociocultural. A agroecologia, dessa forma, uma forma de entender e atuar para campenisar a agricultura, a pecuria e o florestamento, a partir de uma conscincia intergeracional (no explorao de crianas e idosos), de classe (no explorao do trabalho pelo capital), de espcie (no esgotamento dos recursos naturais disponveis), de gnero (contrria viso androcntrica), de identidade (no explorao entre etnicidades) (Sevilla Guzmn 2000; Sevilla Guzmn e Mielgo, 2002). Assim, nessa compreenso a agroecologia alm de ser uma forma de produo agrcola, tambm se constitui de elementos socioculturais. Definies semelhantes tm sido elaboradas por intelectuais orgnicos e movimentos da Via Campesina no Brasil. Carvalho (2007), por exemplo, alm de definir a agroecologia como uma nova matriz tecnolgica, tambm a define como uma relao homem-natureza mais harmoniosa na produo agropecuria e florestal, como uma sntese mais desenvolvida das iniciativas de gerao e implementao de tecnologias sustentveis tanto do ponto de vista social, quanto ecolgico. Em suas palavras: Tem havido um esforo muito intenso para a conscientizao camponesa no que se refere matriz tecnolgica de produo a partir dos princpios gerais da agroecologia. Poder-se-ia dizer que h uma corrente de pesquisadores e de tcnicos, nacionais e de outros pases, ligados ao campesinato que consideram a agroecologia, enquanto concepo de matriz tecnolgica e de relao homemnatureza na produo agropecuria e florestal, como uma sntese geral e mais desenvolvida das iniciativas de gerao e implantao de tecnologias social e ecologicamente sustentveis que vm sendo desencadeadas desde a dcada 12 de 50 do sculo passado (Carvalho, 2007, p.6).

12

Grifos nossos.

24

Revista Extenso Rural, DEAER/PPGExR CCR UFSM, Ano XV, n 16, Jul Dez de 2008

Grgen (2004), outro intelectual orgnico influente entre os movimentos da Via Campesina, ao tratar das mudanas desejveis no modelo tecnolgico da agricultura convencional destaca que necessrio substituir o modelo tecnolgico da Revoluo Verde pelo modelo tecnolgico da agricultura ecolgica, baseado nos princpios da agroecologia (id.,p.52). Alm disso, Grgen ressalta que em sua compreenso o novo modelo tecnolgico da agroecologia deve ser entendido como restaurador e conservador da fertilidade natural do solo, poupador de energia, produtor de alimentos limpos e saudveis, utilizando mecanizao leve e adaptada nossa realidade, policultivo, diversificao de culturas e criaes, controle biolgico de pragas e maior utilizao de mo de obra (id.). Definies similares de agroecologia com diferentes graus de apropriao e incorporao tambm aparecem nos programas de ao dos movimentos integrantes da Via Campesina Brasil. Destaca-se, por exemplo, o MST, o MPA e o MMC. O MST vem adotando preocupaes com questes ambientais, segundo Costa Neto e Canavesi (2002), desde seu primeiro Congresso Nacional (em 1985); porm, neste Congresso as indicaes de preocupao ambiental eram ainda tmidas. Dez anos depois (1995, em seu terceiro Congresso Nacional) o MST divulgou a viso de um novo tipo de reforma agrria, que incorporava preocupaes ambientais. Porm, segundo indicao destes autores, foi somente a partir do ano 2000 (no quarto Congresso Nacional) que o MST passou a comprometer-se mais fortemente com a perspectiva da reforma agrria agroecolgica (id.). Durante a dcada de 1990 trs fatores foram fundamentais para a identificao progressiva do MST com a agroecologia: a) o fortalecimento do modelo agrcola agro-exportador, que foi beneficiado com a reforma neoliberal do Estado brasileiro (que ps fim s polticas setoriais, preos mnimos e abriu os mercados) e tambm pela expanso da fronteira agropecuria para o Centro-Oeste do pas o que provocou o aumento da escala de produo necessria para a reteno de taxas de lucro e renda da terra, dificultando a viabilidade econmica dos proprietrios de pequenos patrimnios produtivos (Benetti, 2000); b) o fim do Programa Especial de Crdito para a Reforma Agrria (PROCERA) em 1999; e, c) a formao da Via Campesina Internacional. Os dois primeiros fatores dificultaram a continuidade das estratgias produtivas at ento desenvolvidas pelo Movimento (centrada na formao de cooperativas de

25

MOVIMENTOS CAMPONESES E QUESTES AMBIENTAIS: POSITIVAO DA AGRICULTURA CAMPONESA?

produo especializadas), gerando um processo de reviso e debate sobre a produo agropecuria dos assentamentos rurais. Nesse perodo, foi iniciado um debate sobre as experincias de organizao produtiva nos assentamentos e novas propostas surgiram, dentre elas a agroecologia (CONCRAB, 2004). O terceiro fator colocou as lideranas nacionais e regionais em contato com outras organizaes internacionais que j haviam assumido a agroecologia como perspectiva de desenvolvimento produtivo, como forma de valorizar o saber-fazer dos agricultores, gerao de renda econmica, proteo do meio ambiente e em contraposio s empresas 13 transnacionais. Esses elementos somados propiciaram que o debate que j estava sendo realizado internamente ganhasse expresso e comeasse a aparecer em documentos e nas declaraes pblicas dos integrantes desse Movimento. Nesse sentido, em uma cartilha sobre novas formas de organizao dos assentamentos do MST encontra-se uma orientao no que se refere agroecologia: A produo passa necessariamente por um novo padro produtivo e tecnolgico, na produo ecolgica ou orgnica com base na agroecologia. Deve-se basear na utilizao de recursos naturais, adequados as demandas de forma racional, planejada e integrada s atividades econmicas e o bem estar da sade e do ambiente natural. [...] Devemos estimular, como fertilizantes do solo, o uso de adubos orgnicos aproveitando o esterco dos animais e, ao mesmo tempo alimentar os animais com a prpria produo do assentamento, garantindo sade para as pessoas e os animais. Garantir a auto-suficincia na produo de sementes e mudas prprias. (CONCRAB, 2004, p.18). No quinto Congresso Nacional (realizado em 2007) o MST assumiu como um de seus compromissos: Defender as sementes nativas e crioulas. Lutar contra as sementes transgnicas. Difundir as prticas de agroecologia e tcnicas agrcolas em equilbrio com o meio ambiente. Os assentamentos e comunidades rurais devem produzir prioritariamente alimentos sem agrotxicos para o mercado interno (MST, 2007, sn). Nessa indicao o movimento sem-terra busca se comprometer em defender as sementes crioulas e a biodiversidade e incentivar as prticas de agroecologia nos
13 Conforme entrevistas de Adalberto Greco Martins e lvaro Della Torre, assessores da Cooperativa Estadual dos Assentamentos de Reforma Agrria do Rio Grande do Sul (COCEARGS), concedidas a Marcos Piccin em dezembro de 2005.

26

Revista Extenso Rural, DEAER/PPGExR CCR UFSM, Ano XV, n 16, Jul Dez de 2008

assentamentos, porm tambm se evidencia que este um processo ainda incipiente, que est em construo e que o MST tenta se colocar como um agente ativo. Longe de naturalizarmos na anlise o MST como um movimento homogneo, as posies polticas contidas em documentos tendem a 14 expressar opinies das direes e dos quadros intermedirios. Essas idias expressam um projeto poltico e uma proposta aos agricultoresassentados. Nesse sentido, a agroecologia tem sido apresentada para os assentamentos mais como uma possibilidade que pode ser acionada pelos assentados do que uma receita que estes devem adotar uniformemente (Piccin e Picolotto, 2007). Pois vrios fatores podem influenciam na tomada de decises dos agricultores-assentados quanto s estratgias de 15 reproduo social. Portanto, o fato dessas experincias estarem sendo desenvolvidas mais em alguns assentamentos e menos em outros (ou mesmo alguns no estarem sendo realizadas) no invalida a idia, mas complexifica e repe constantes desafios ao projeto poltico do Movimento. O MPA, por ser um movimento que se prope a organizar os pequenos agricultores camponeses, tem procurado articular seu objetivo de defesa da agricultura camponesa e do meio ambiente com a viabilizao e gerao de renda para estes agricultores. Para isso, entre outras aes, nos ltimos anos tem desenvolvido uma proposta de integrar nas unidades camponesas o que tem chamado de sistema agroflorestal com a produo de biodiesel, objetivando ao mesmo tempo tornar os camponeses sujeitos produtores de energia, gerar novas fontes de renda e manter a autonomia relativa da agricultura camponesa. Assim, ao seu juzo a construo de sistemas agroflorestais onde a combinao de rvores, plantios agrcolas e animais formam um conjunto que produz alimentos, energia, protege os solos e gua e gera renda para a famlia um dos caminhos mais seguros para reconstruo ecolgica da agricultura (MPA, 2007, p.16). Alm disso, o MPA afirma que essas experincias de gerao de energia e de domnio
Essa observao vale para as demais organizaes aqui analisadas. Podemos sugerir quatro grandes dimenses de fatores: a) do conjunto de conhecimentos, saberes e lgicas de ao internalizadas numa trajetria anterior ao acampamento e assentamento e da vivncia particular da ansiedade, perigos e oportunidades e das significaes que deu e d aos eventos vividos durante esse perodo; b) das condies culturais objetivas (tidas como naturais, materiais e mercado local) do assentamento, assim como das subjetivaes culturais que presentificam suas possibilidades futuras no assentamento, tais como, o qu este territrio poderia ou deveria produzir; c) do ciclo de vida dos integrantes do ncleo familiar, das redes de relaes estabelecidas com tcnicos, dirigentes, com o crdito, com canais de comercializao; d) das condies comerciais determinadas, em grande parte, pelos oligoplios e mercado internacional (Piccin e Moreira, 2006).
15 14

27

MOVIMENTOS CAMPONESES E QUESTES AMBIENTAIS: POSITIVAO DA AGRICULTURA CAMPONESA?

dos processos de produo, podem ser importantes tambm para garantir a autonomia energtica das unidades camponesas de produo, tendo em vista que estes sistemas agroflorestais tambm podero servir para produzir energia para seu auto-consumo. Neste contexto a noo de agroecologia utilizada pelo MPA recebe uma adequao aos seus objetivos ou uma apropriao singular, na medida em que esse movimento articula a busca da construo de certa autonomia camponesa com produo de biocombustveis para gerao de renda. Dessa forma, o MPA (2007, p.16-17) adverte, que em sua tica, o desafio colocado para a agricultura ecolgica o de construir sistemas agroflorestais que produzam alimento, energia, fibras e outras matriasprimas reproduzindo a lgica limpa, barata, robusta e produtiva da natureza (id., p.16-17). Para dar suporte implementao destas iniciativas que articulam produo de alimentos, agrofloresta e biocombustveis o MPA (juntamente com o MAB e o MMC) tem construdo uma escola para formao de tcnicos em agropecuria ecolgica com nfase em biocombustveis (cf. FUNDEP, 2007) no municpio de Ronda Alta no Rio Grande do Sul. O objetivo do curso, conforme explicitado, capacitar jovens e adultos camponeses(as) [...] para que atuem em projetos de Desenvolvimento Sustentvel do Campo, aplicando e desenvolvendo tecnologias de produo de bioenergias nas comunidades camponesas, baseadas na agroecologia (FUNDEP, 2007, p.13). No que se refere s proposies do MMC relacionadas s questes ambientais destaca-se, principalmente, a construo de oposio entre o modelo agrcola campons e o das empresas capitalistas transnacionais. Em um documento do MMC evidencia-se: Para os capitalistas, a terra, as guas, as sementes, o ar, as matas so recursos que devem ser explorados conforme seus interesses econmicos. Para ns, camponesas e camponeses, estes elementos da natureza so a base da vida, so riquezas que no tm preo, por isso no podem ser mercantilizadas. Em nome do desenvolvimento, do progresso e da modernidade, o capitalismo avana sobre o mundo desrespeitando limites, leis, colocando em risco a vida de todos os seres vivos, inclusive da humanidade. [...] Para ns, camponesas e camponeses a terra deve cumprir funo social no comercial, deve alimentar a vida no os lucros. Defendemos a agricultura camponesa que produz comida preservando a biodiversidade, respeitando a

28

Revista Extenso Rural, DEAER/PPGExR CCR UFSM, Ano XV, n 16, Jul Dez de 2008

pluralidade cultural das populaes e gerando trabalho, renda e dignidade para muita gente (MMC, 2006, sn). Nessa oposio entre modelos fica ntido que o MMC busca desconstituir a forma de explorao agrcola capitalista qualificando-a como destruidora da natureza, da cultura camponesa e da vida, acusando-a de insustentvel. No lado oposto, estaria o modelo campons que, atravs da inter-relao homem-natureza produziria diversidade tanto do ponto de vista animal e vegetal, quanto cultural. Nesse sentido, o modelo campons qualificado como sustentvel. Diante desta construo de oposio entre modelos de explorao agrcola e da especificidade da identidade do MMC, que procura articular as mulheres camponesas, tornou-se possvel para este movimento articular sua definio de agroecologia como sinnimo de agricultura camponesa e como harmonia das relaes dos seres humanos entre si e destes com a natureza, ressaltando, primordialmente, o papel das mulheres nos processos de aprimoramento da agricultura. As mulheres, desde os primrdios da humanidade, sempre exerceram uma ligao muito forte com a natureza e seus ciclos. Eram as mulheres que, alm de coletar os frutos da terra para alimentar o grupo, aos poucos, comearam a semear, plantar e foram aprendendo a controlar a reproduo das espcies. Havia um respeito do ser humano para com a natureza, no destruindo-a, mas preservando-a. A observao da natureza, o aperfeioamento das ferramentas, das formas de vestir e de se proteger, contriburam para o desenvolvimento da agricultura, que hoje, infelizmente, est subordinada ao capital e aos seus interesses. Agora, mais do que nunca, necessrio resgatarmos o sentido da palavra agricultura, entendendo-a como a arte, a cultura de lidar com a terra. Resgatar o cuidado e o grande amor pela vida e pela natureza. A agroecologia o principio da agricultura camponesa que pensa a vida de forma integral e busca essencialmente a harmonia nas relaes dos seres humanos entre si e destes com a natureza. Viver de forma agroecolgica cuidar e reproduzir a vida, preservando e multiplicando a riqueza e a biodiversidade de nosso planeta. A agroecologia no se resume simplesmente a uma alternativa ao

29

MOVIMENTOS CAMPONESES E QUESTES AMBIENTAIS: POSITIVAO DA AGRICULTURA CAMPONESA?

modelo atual, ela uma estratgia de resistncia das camponesas e camponeses que vivem e lutam, cotidianamente, para permanecerem no campo (MMC, 16 2008, sn) . Segundo a definio deste movimento, os seres humanos so parte da natureza, co-evoluem conjuntamente com ela. Em suas palavras; Quando envenenamos a terra estamos envenenando nosso prprio alimento. Quando tratamos a terra com respeito, estamos respeitando-nos mutuamente. [...] O futuro depende de nossa atitude com a natureza, pois ela retribui o tratamento que recebe (MMC, 2008, sn). Nesse sentido, na noo de agroecologia so includos tanto elementos tcnicos quanto socioculturais. A apropriao da noo de agroecologia do MMC se d de uma forma ampla, por valorizar tanto os elementos da natureza e da produo agropecuria, quanto os relacionados cultura camponesa e os relacionados igualdade entre seres humanos. Nesse sentido, a agroecologia concebida de forma integral.

CONSIDERAES FINAIS

Da anlise sobre a entrada de questes ambientais nas pautas dos movimentos camponeses brasileiros pode-se fazer ainda algumas consideraes. Os movimentos camponeses, desde sua origem, haviam centrado suas pautas principalmente no questionamento da estrutura fundiria, na reivindicao de polticas pblicas para a pequena agricultura, no reconhecimento da mulher agricultora, entre outras. Desde a constituio da seo brasileira da Via Campesina estes movimentos, por terem passado a dialogar com outros movimentos camponeses em nvel mundial e com a constatao do domnio cada vez maior das empresas transnacionais sobre os processos de produo agropecuria e florestal, tm reorientado suas pautas no sentido de incorporarem centralmente questes ambientais em seu repertrio de lutas. Assim, a busca da aplicao da matriz de produo agroecolgica, da construo de relaes entre homem-natureza mais harmoniosas, da preservao da biodiversidade, dos conhecimentos

16

Grifos nossos.

30

Revista Extenso Rural, DEAER/PPGExR CCR UFSM, Ano XV, n 16, Jul Dez de 2008

tradicionais, da cultura local, entre outras, so questes que motivam muitas das aes destes movimentos no perodo atual. A incorporao de preocupaes ambientais no centro das proposies dos movimentos camponeses no se d sem intenes de reservar aos camponeses a condio de guardies da biodiversidade, dos conhecimentos tradicionais e da produo de alimentos limpos. Assim, estes movimentos ao mesmo tempo em que condenam a forma predatria de explorao agropecuria e florestal das empresas transnacionais, buscam positivar o modo campons de produzir e de se relacionar com a natureza. Nesse sentido, com a mesma intensidade que os movimentos camponeses tm atacado as empresas transnacionais tambm tm procurado avanar na consolidao de uma via camponesa de produo agropecuria e florestal. A agroecologia, os conhecimentos tradicionais, a preservao e o controle da biodiversidade (das sementes, particularmente) pelos camponeses so passos importantes para desenvolver este formato de agricultura camponesa. Nesse mesmo processo, como os movimentos camponeses internalizaram pautas ambientais em seus repertrios de ao, estes podem ser considerados atualmente como movimentos scio-ambientais, por tratarem tanto de questes propriamente sociais, quanto ambientais. Essa mudana tem se traduzido principalmente na centralidade que as questes ambientais tm adquirido nos repertrios de aes destes movimentos e nas iniciativas tanto de enfrentamento das empresas capitalistas transnacionais, quanto na busca de valorizao e resgate de conhecimentos tradicionais, sementes crioulas, experincias de agroecologia, entre outras. Nessa disputa o que est em jogo, em ltima instncia, so modelos de desenvolvimento das sociedades humanas e formas de conceber a natureza. Outra considerao relacionada em parte com as anteriores diz respeito possibilidade de ampliao do dilogo dos movimentos camponeses com os movimentos ambientalistas stricto senso, pois as pautas destes movimentos passaram a ter fortes pontos de contato na medida em que os movimentos camponeses tambm esto assumindo questes ambientais em seus programas e tm procurado materializar essas questes em suas aes. Neste sentido, as possibilidades de ampliao das alianas polticas dos movimentos camponeses com os ambientalistas podem ocorrer e ampliar o potencial de ao e de proposio de ambos. Em algumas aes recentes em que os movimentos

31

MOVIMENTOS CAMPONESES E QUESTES AMBIENTAIS: POSITIVAO DA AGRICULTURA CAMPONESA?

camponeses tm enfrentado empresas transnacionais produtoras de papel e celulose ou de sementes transgnicas alguns movimentos ambientalistas tm contribudo seja dando suporte, seja apoiando publicamente as aes promovidas pelos movimentos camponeses. Por fim, vale ressaltar que mesmo que os movimentos camponeses brasileiros tenham incorporado em suas pautas questes ambientais, este ainda um processo no totalmente definido, que est em vias de conformao. Diante desta situao, as possibilidades tanto de positivao da agricultura camponesa por ela ser a guardi da biodiversidade, quanto de uma aliana com os movimentos ambientalistas so possibilidades que estes movimentos esto experimentando, mas que ainda esto em estgios iniciais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALIER, Joan M. De la economa ecolgica al ecologismo popular. 2. ed. Montevideo: Nordan-Comunidad, 1995. _______. Justia ambiental (local e global). In: CAVALCANTI, Clvis (org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentvel e polticas pblicas. So Paulo: Cortez, 1997. _______. Da economia ecolgica ao ecologismo popular. Blumenau: Editora da FURB, 1998. BENETTI, Maria D. Reestruturao do agronegcio no Brasil e no Rio Grande do Sul nos anos 90: concentrao, centralizao e desnacionalizao do capital. In: FLIGENSPAN, Flvio B. (Coord.). Economia gacha e reestruturao nos anos 90. Porto Alegre: FEE, 2000. BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construo social da realidade. Petrpolis: Vozes, 1973. BORRAS, Saturnino M. La Via Campesina: um movimiento en movimiento. Amsterdam: Transnational Institute/Fundacin de Investigaciones Marxistas, 2004. BOURDIEU, Pierre. Razes prticas: sobre a teoria da ao. 6 Ed. Campinas: Papirus, 1996. BUTTEL, Frederick H. Instituciones sociales y cambio medioambiental. In: REDCLIFT, M. WOODGATE, G. Sociologa del medio ambiente: uma perspectiva internacional. Madrid: McGraw-Hill, 2002.

32

Revista Extenso Rural, DEAER/PPGExR CCR UFSM, Ano XV, n 16, Jul Dez de 2008

CARVALHO, Horcio M. O campesinato no sculo XXI: possibilidades e condicionantes do desenvolvimento do campesinato no Brasil. Petrpolis: Vozes, 2005. _______. Desafios para o agroecologista: como portador de uma nova matriz tecnolgica para o campesinato. Curitiba, 2007 (Digitado). CHAYANOV, Alexander. La organizacin de la unidad economica campesina. Buenos Aires: Nueva Visin, 1974. CONCRAB (Confederao das Cooperativas de Reforma Agrria do Brasil). Novas formas de assentamentos de reforma agrria: a experincia das Comunas da Terra. Braslia: CONCRAB/INCRA, 2004 (Cadernos de Cooperao Agrcola n 15). COSTA NETO, Canrobert. Discutindo referenciais para a construo de saberes socioambientais. Sociologia e desenvolvimento rural sustentvel: a alternativa agroeco-socio-lgica. In: CANUTO, J.C.; COSTABEBER, J.A. (org.) Agroecologia: conquistando a soberania alimentar. Porto Alegre: EMATER/RS; Pelotas: EMPRAPA clima temperado, 2004. _______.; CANAVESI, Flaviane. Sustentabilidade em assentamentos rurais: o MST rumo reforma agrria agroecolgica no Brasil? In: ALIMONDA, H. (org.) Ecologia poltica: natureza, sociedad y utopia. Mxico: CLACSO, 2002. DIEGUES, Antonio C. Etnoconservao da natureza: enfoques alternativos. In: DIEGUES, A. C. (org.) Etnoconservao: novos rumos para a proteo da natureza dos trpicos. So Paulo: NAPAUB, 2000. DUNLAP, Riley E. Evolucin de la sociologa del medio ambiente: breve historia y valoracin de la esperiencia estadunidense. In: REDCLIFT, M. WOODGATE, G. Sociologa del medio ambiente: uma perspectiva internacional. Madrid: McGraw-Hill, 2002. FERNANDES, Bernado M. Questes da Via Campesina. Presidente Prudente: NERA, 2004. Disponvel em: <http://www2.prudente.unesp.br/dgeo/neral>. Acesso em: 23, maio, 2005. FIAN; VIA CAMPESINA. Campanha global pela reforma agrria: a reforma agrria no Brasil - Informe da misso investigadora da FIAN e da Via Campesina sobre a situao das polticas e programas governamentais de reforma agrria enquanto responsabilidade no cumprimento dos direitos humanos, Junho de 2004. FUNDEP. Curso tcnico em agropecuria ecolgica: nfase em biocombustveis fortalecer a resistncia camponesa. Ronda Alta: FUNDEP, 2007 (Projetos Institucionais 1).

33

MOVIMENTOS CAMPONESES E QUESTES AMBIENTAIS: POSITIVAO DA AGRICULTURA CAMPONESA?

FROEHLICH, Jos M. Rural e natureza: a construo social do rural contemporneo na regio central do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, Tese (Doutorado), 2002. ________. Discutindo referenciais na construo de saberes socioambientais: a noo de natureza na agroecologia. In: CANUTO, J.C.; COSTABEBER, J.A. (org.) Agroecologia: conquistando a soberania alimentar. Porto Alegre: EMATER/RS; Pelotas: EMPRAPA clima temperado, 2004. GRGEN, Frei Srgio. Os novos desafios da agricultura camponesa. Porto Alegre, 2004. GUIVANT, Julia S. Contribuies da Sociologia Ambiental para os debates sobre desenvolvimento rural sustentvel e participativo, Estudos sociedade e agricultura, n.19, out, 2002, p.72-88. GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organizao da cultura. 4 edio. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1982. LENOBLE, R. Histria da idia de natureza. Lisboa: Ed. 70, 1990. LENZI, Cristiano L. A sociologia sob o signo ecolgico: um estudo sobre modernizao ecolgica, desenvolvimento sustentvel e a teoria da sociedade de risco. Campinas: Unicamp, Tese (Doutorado), 2003. ________. Sociologia ambiental e a controvrsia sobre os clssicos. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, SBS, Recife, 2007. MARX, Karl. Manuscritos econmico-filosficos. Trad. de Jesus Ranieri. So Paulo: Boitempo, 2004. ________. O Capital. Trad. de Regis Barbosa e Flvio R. Kothe. So Paulo: Abril Cultural, 1983. MARTINS, J. S. Os camponeses e a poltica no Brasil. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 1983. MEDEIROS, L. S. Histria dos movimentos sociais no campo. Rio de Janeiro: FASE, 1989. ________. Reforma agrria: concepes, controvrsias e questes. Rio de Janeiro, 1993. Disponvel em: <http://www.dataterra.org.br/Documentos/leonilde.htm>. Acessado em: maro de 2005.

34

Revista Extenso Rural, DEAER/PPGExR CCR UFSM, Ano XV, n 16, Jul Dez de 2008

MMC. Manifesto das Mulheres Camponesas Via Campesina Brasil II Conferncia Mundial da Reforma Agrria e Desenvolvimento Rural (FAO). 2006. Disponvel em: <http://www.adital.com.br>. Acessado em: dezembro de 2006. ________. Agroecologia: uma alternativa para a continuidade da vida. 2008. Disponvel em: <http://www.mmcbrasil.com.br>. Acessado em: 28 fevereiro, 2008. MPA. Agrofloresta produtiva: alimento saudvel natureza preservada energia nas mos do povo (Cartilha do Movimento dos Pequenos Agricultores para implantao de sistemas agroflorestais para produo de alimento e energia), 2007 (Digitado). MST. Carta do 5 Congresso Nacional do MST. Carta Maior, 2007. Disponvel em: <www.cartamaior.com.br>. Acessado em: 18 junho 2007. MOREIRA, Roberto J. Cultura, sustentabilidade e poderes assimtricos: uma narrativa sobre a renda da natureza na contemporaneidade. Estudos sociedade e agricultura, vol. 12, n 2, out. 2004, pp. 194-236. _________. Natureza, cincia e saberes II: Agricultores assentados e assentamento. Convnio CPDA/REDES NEAD/INCRA. Curso de Atualizao para os Tcnicos da ATES. Texto apoio. Maro, 2005. (Mimeo). _________. Identidades costeiras complexas no pensamento cientfico. Coletnea PQI UFV-CPDA, 2006. NORGAARD, Richard B. Uma sociologa del medio ambiente coevolucionista. In: REDCLIFT, M. WOODGATE, G. Sociologa del medio ambiente: uma perspectiva internacional. Madrid: McGraw-Hill, 2002. PICCIN, Marcos B.; PICOLOTTO, Everton L. A luta e o processo de gestao de novos conhecimentos: agricultores sem-terra e agroecologia. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, Recife, SBS, 2007. Disponvel em: <http://www.sbsociologia.com.br>. _________ ; MOREIRA, Roberto J. A agroecologia nas trajetrias sociais de agricultores-assentados na granja menina dos olhos dos sem-terra: o caso do Assentamento Ceres, RS. Estudos sociedade e agricultura. Rio de Janeiro, vol. 14, n 2, out. 2006, p. 254-311. PICOLOTTO, Everton L. Sem medo de ser feliz na agricultura familiar: o caso do movimento de agricultores em Constantina-RS. Santa Maria: Programa de Ps-Graduao em Extenso Rural, UFSM (Dissertao de Mestrado), 2006. Disponvel em: <http://www.ufsm.br/extrural>.

35

MOVIMENTOS CAMPONESES E QUESTES AMBIENTAIS: POSITIVAO DA AGRICULTURA CAMPONESA?

________. Movimentos camponeses e questes ambientais: os movimentos camponeses esto se tornando scio-ambientais? In: IV Encontro Nacional da ANPPAS, Braslia, 2008. SEVILLA GUZMN, Eduardo. Agroecologa y desarrollo rural sustentable: una propuesta desde Latino Amrica. Rosrio, 2000. Disponvel em: < http://www.emater.tche.br/docs/agroeco/artigos/artigo241001.pdf>. Acessado em: abr 2008. ________.; MIELGO, Antonio A. Entre la agroecologa, como movimiento social, y la agricultura orgnica, como negocio: el caso de ls asociaciones andaluzas de productores-consumidores. Crdoba, 2002. Disponvel em: <http://www.pronaf.gov.br/dater>. Acessado em: fev 2008. ________.; MOLINA, Manuel G. Sobre a evoluo do conceito de campesinato. So Paulo: Expresso Popular/Via Campesina, 2005. STEDILE, Joo Pedro (org.). Histria e natureza das ligas camponesas. So Paulo: Expresso Popular, 2002. TEPICHT, Jerzy. Marxisme et agriculture: le paysan polonais. Armand Colin, 1973. Paris,

VIA CAMPESINA. Subsdios para implementar a campanha das sementes. So Paulo: Via Campesina, 2003. WHITEHEAD, Alfred N. O conceito de natureza. So Paulo: Martins Fontes, 1993.

36

Anda mungkin juga menyukai