Anda di halaman 1dari 9

Trabalho de Portugus

Tema: Texto Expositivo-Argumentativo

Docente: Jaime Mondlane

Curso: Direito

Turma: Tcpu-1

Sala: B2-354

Elaborado por : - Neil Sirage - Ruben Miguel Carsane - Shakil Hussen

Assinatura: ___________________________

Texto Expositivo-Argumentativo Conceito


A argumentao o desenvolvimento de um raciocnio com o fim de defender ou repudiar uma tese ou ponto de vista, para convencer um oponente, um interlocutor circunstancial ou a ns prrios. A argumentao desenvolve-se em funo a um destinatrio, que influencia directa ou indirectamente a forma como evoluem os argumentos propostos. Argumentamos para persuadir algum que, partida, no partilha os mesmos pontos de vista ou as mesmas convices que possumos. A argumentao no um acto de persuaso meramente psicolgica de um auditrio. Assim, argumentar expressar uma convico e uma explicao para persuadir o interlocutor a modificar o seu comportamento, (Figueiredo e Bizarro: 2004- 191)

Apresentao do texto
Uma argumenta feita tendo como tendo como base uma proposio ou tese. Sendo assim, o texto argumentativo apresenta uma ou mais teses, os dados e as observaes que podem ser teis para convencer o receptor da sua validade. Este tipo de texto mais complexo que o expositivo/ explicativo ou o narrativo. Apesar de se tratar de um texto argumentativo frequente encontrarmos pargrafos expositivos/ explicativos ou narrativos que desempenham uma funo de auxlio argumentao. Uma argumentao deve, geralmente apresentar: a) A ideia que se quer afirmar (assero); b) Os dados que a suportam (informao); c) As consideraes para ligar a assero e a informao (garantia). Existem algumas regras que auxiliam o emissor a construir a sua arumentao com vista a alcanar o objectivo, nomeadamente: a) necessrio despertar o interesse do receptor, conquistar a sua simpatia, atravs de um discurso concreto, sem redundncias, que o envolva e o faa partilhar dos nossos pontos de vista; b) Deve-se evidenciar, imediatamente os aspectos importantes da tese de um texto; c) Poucos argumentos de boa qualidade valem mais do que muitos, quando alguns sao duvidosos. Quando se tem muitos argumentos para suportar uma informao, usam-se primeiro os mais fortes.

O que um argumento? Um argumento uma prova ou raciocnio destinado a justificar ou a refutar uma determinada tese ou afirmao. Ao longo de um mesmo texto podem coexistir argumentos favor ou contra uma tese. Porm, o objectivo dos argumentos contra , muitas vezes, reforar o valor dos argumentos favor da tese. Para apresentar ou redigir um texto argumentativo coeso, devero ser adquiridas e utilizadas formas lingusticas que asseguram o funcionamento da argumentao; assim, devem considerar-se :

Organizao Textual
O texto expositivo/argumentativo apresenta habitualmente uma ordem mais ou menos fixa na disposio dos contedos. Em geral, costuma distinguir-se nele trs partes: - A exposio da tese, que tem por objectivo a formulao das ideias a defender ( faz-se o enquadramento da tese) - O conjunto argumentativo, que tem como finalidade apresentar os motivos em que se fundamenta a tese; - A concluso uma sntese de todo o conjunto de argumentos apresentados.

Formas discursivas de apoio argumentao


Frmulas introdutivas: Comecemos por...; O primeiro aspecto dir respeito a...; necessrio primeiro lembrar que...; Transcries: Passamos presena de...; Consideramos o caso de ...; Antes de passar a ... preciso notar que; Frmulas conclusivas: Por consequncia; Por isso; Em suma; Pode-se cincluir dizendo que ... Enumerao: Em primeiro lugar, segundo etc; Antes de tudo...; Em seguida...; Por outro lado... Expresses de reserva: Todavia; Mas; Contudo; No entanto; Frmulas de insistncia: No s... mas tambm; Mesmo...; Com maior razo... Insero de um exemplo: Consideramos o caso de...; O exemplo de...confirma que...; O caso seguinte pode ilustrar...; Tal o caso de... Uma vez conhecidas alguma frmulas de interligao ao nvel da frase, passar-se- fase de produo de texto. As duas grandes noes que sustentam a argumentao so a de causa (para apoiar e/ou justificar) e a de concess (com vista a conciliar-se com o adversrio, saber reconhecer a veracidade das suas teses).

Argumentao e debate
Debate: Discusso em que se alegam razes, pr e contra determinado assunto em anlise. Os debates surgem sempre que, ao longo de uma reunio, se desenrolam opinies pr e contra um determinado assunto em discusso. O debate uma situao argumentativa por excelncia. Convm frisar que o debate no deve ser confundido com a polmica ou com uma controvrsia. O debate uma situao de intercomunicao argumentativa em que os participantes: So normalmente bons conhecedores (s vezes, especialistas) das matrias em causa; Esto empenhados em mostrar que os seus argumentos e pontos de vista so razoveis; Ento abertos compreenso dos pontos de vista, das teses e argumentos dos outros participantes; Admitem atenuar ou at corrigir as suas posies, perante o peso dos argumentos contrrios; No encaram o desfecho do debate como uma vitria ou derrota pessoais.

Argumentao e demonstrao A argumentao no se confunde com a demonstrao:enquanto esta no exige um auditrio para ser concretizado ou constituda, aquele depende dele para se concretizar plenamente. A argumentao , por defenio, dilogo de ideias entre dois sujeitos; a demonstrao , pelo contrrio, um exerccio racional monologado ou impessoal. No primeiro caso, subsiste a relao de um Eu com as leis da lgica, sendo o prprio sujeito o primeiro a ter de ser convencido das teses a demonstrar (s em circunstncias especiais a demonstra exige um auditrio, como na defesa de um trabalho acadmica, por exemplo).

Para quem se argumenta? A importncia do auditrio Numa situao comum, quem argumenta deve ter um certo conhecimento do auditrio a que se dirige. O perfil do destinattio da argumentao tem de ser previamente estudado ou ponderado, j que as qualidades oratrias do arguente, por si s, no so suficientes, sobretudo se o discurso for entendido e forma autotlica. Toda argumentao pressupe um ajustamento s caractersticas do seu destinatrio ltimo. Por exemplo, se o auditrio for composto por pessoas com uma formao cultural e literria geral e no especializada, a melhor estratgia de comunicao ser a de recorrer a lugares-cmuns que possam ser conhecidos por todos.

No se argumenta sobre o que evidente A argumentao no age sobre evidncias. O que evidente no necessita nem de demonstrao nem de apresentao de argumentos favor ou contra. A argumentao no pode ser a afirmao da verdade, porque todo o verdadeiro dilogo nunca esgota a possibilidade de investiga da verdade. Argumenta procurar coerncia onde existe dvida, descortinar sentido num paradoxo, mas tambm pode ser dar sentido a uma absurdidade ou uma contradio. Contruo da argumentao 1a Fase: investigao preparatria a) Estudo das matrias sobre o que incide a argumentao: - Conhecimento das investigaes e dos estudos anteriores; - Anlise dos problemas que se colocam nesse domnio ou rea. b) Defenio precisa da tese ou teses a defender; c) Levantamento dos argumentos que ho-de-permitir sustentar as teses a defender; d) Reconhecimento das objeces que se opem (s) tese(s) a defender, e que tero de ser refutadas; e) Investigao dos contra-argumentos que ho-de-apresentar contra as possveis objeces. 2a Fase: Arquitectura do plano de redao/exposio a) Reflexo sobre a estrutura de exposio que mais se ajusta matria; b) Clarificao da estratgia argumentativa que melhor se adapta ao pblico-alvo; - Discutir, por exemplo, se mais conveniente comear por enunciar a tese a defender e apresentar os argumentos a seu favor e s depois proceder a refutao das teses alternativas e respectiva argumentao; ou se prefervel proceder exactamente na ordem inversa; - Discutir, por exemplo, a ordenao dos argumentos em funo da importncia que se lhes atribui: segundo uma ordem ascendente ou descendente. c) Elaborao defenitiva do plano a que vai obedecer a redaco ou a exposio.

3a Fase: Redaco/exposio a) b) c) d) Escolher a linguagem que mais se ajusta ao pblico-alvo; Redigir/falar com correco sintctica; Apresentar de forma clara, precisa e concisa sobretudo as ideias mais importantes; Prestar ateno particular ao bom uso dos conectores lgico-argumentativos que hode articular as diversas fases do discurso.

Exemplo de Texto Expositivo-Argumentativo

A PUBLICIDADE

A publicidade tem como definio: acto ou efeito de dar a conhecer um produto ou um conjunto de produtos, incitando o seu consumo. Aquele que compra para gasto prprio chamado de consumidor. No h dvida nenhuma de que a publicidade e o consumidor esto sempre relacionados, mas at que ponto que isso pode acontecer? Todos os dias somos confrontados com o mais variado tipo de publicidade, propostas apetecveis de melhorar de forma fcil e pouco dispendiosa o nosso dia-a-dia. Comprimidos de emagrecimento rpido, onde aparecem testemunhos de mulheres elegantssimas, que afirmam terem conseguido aquela forma atltica depois de terem experimentado os ditos comprimidos. Parece tudo to simples, uma promessa para terminar com as inseguranas que nos atormentam todos os dias distncia de um telefonema. O problema aparece quando os resultados no so bem os desejados e h uma nova desiluso, novas inseguranas, at que aparece mais um milagre e acreditamos que desta vez resultar mesmo. Esta relao torna-se um ciclo vicioso suportado pela vulnerabilidade do consumidor. preciso alcanar os pontos fracos, os telhados de vidro, mostrar a real soluo para o maior problema. A publicidade e o consumo so o suporte da sociedade consumista em que vivemos, onde todos somos afectados (no bom ou no mau sentido) pela imagem que damos de ns prprios.

Bibliografia
- Internet - Manual de Tcnicas de Comunicao de Odete Raposo

Concluso
Tendo terminado este trabalho, podemos concluir dizendo que o grupo gostou de fazer o trabalho, onde o grupo aprendeu mais detalhadamente sobre os TextosExpositivos/Argumentativos onde falamos como se apresenta um texto, como se organiza e tambm como se controi um argumentao. Obrigado !!!

Introduo
O presente trabalho tem o objectivo de falar do Texto Expositivo/Argumentativo. Para apresentao deste trabalho o grupo recorreu a um livro e a internet. Para comear remos defenir o que argumentao, em seguida vamos falar da apresentao do texto, da organizao textual, da argumentao e debate e por fim falaremos da construo da argumenta.

Anda mungkin juga menyukai