Anda di halaman 1dari 4

Mdulo 1 Pensando o campo antropolgico no Brasil A Antropologia como Cincia Social no Brasil Mariza Peirano Em seu artigo, Mariza

za Peirano inicia sua discusso sobre o campo antropolgico brasileiro dividindo-o em dois momentos, adotando como critrio da diviso o reconhecimento da Antropologia como cincia social no pas. Os anos 60 marcam, segundo a autora, a separao anteriormente citada por dois motivos: um deles institucional (formao dos PPGAS resultando na reproduo dos antroplogos sociais de maneira sistemtica), e outro relativo ao contexto social, marcado pela emergncia da questo indgena como questo nacional. Disso, nascem conceitos como o de frico intertnica, o que marcar a incluso de conceitos sociolgicos em temas considerados antropolgicos. A partir dessa diviso inicial, Peirano traa tambm dois modos diferentes de fazer antropologia. At os anos 60, o campo brasileiro marcado pelo estudo clssico das sociedades tribais ou primitivas. A partir das dcadas de 60/70, a pesquisa antropolgica passa a ser encarada como empreendimento social, como misso de compreenso, anlise e transformao da sociedade. Em um parntese, a autora insere essa virada do campo antropolgico nos anos 60 como parte de uma tendncia de formao das cincias sociais integradas ao processo de modernizao, cujo incio data de 1930. Nesse sentido, a antropologia faz parte da combinao entre um projeto educativo e um projeto poltico em longo prazo e cabe Antropologia propor projetos alternativos para a construo nacional. exposio at agora feita, a autora atribui quatro consequncias gerais na forma como concebemos o campo antropolgica brasileiro: Antropologia possui significados diferentes em diferentes perodos histricos; O desenvolvimento da disciplina deve ser analisado tambm em seu dilogo com outras disciplinas, principalmente com a Sociologia; Deve-se considerar a produo de conhecimento antropolgico por noantroplogos; Considerar o papel da Antropologia diante do projeto de nation-building a partir dos anos 30.

Soma-se a tais consequncias, um resultado peculiar: a formao de uma antropologia que partilha o preceito de unidade da humanidade comum disciplina em escala global, porm orientada pela conscincia da especificidade de suas formas sociais* e pelo comprometimento social de seus profissionais.
*Acho que tal conscincia da especificidade das formas sociais se refira peculiaridade do processo de colonizao do Brasil apontada por interpretaes clssicas do Brasil, como a de Freyre, e tambm pela emergncia da questo indgena a partir dos anos 60, como a autora aponta.

Se externamente, o campo antropolgico delineado pelo dilogo com a Sociologia, Peirano argumenta que internamente o dilogo resulta na distino entre uma Antropologia do Brasil (investigaes antropolgicas sobre o Brasil) e uma Antropologia no Brasil (etnologia indgena feita no pas). Em sendo do ou no Brasil, a autora argumenta que em ambos os casos predomina o padro da sociologia de Florestan Fernandes, na qual a excelncia acadmica aliada a centralidade da temtica nacional. Tendo em vista a formao de um campo antropolgico que se d em dilogo com valores de uma sociedade em modernizao, atribuindo cincia o papel de construo nacional, a autora toma como fato reconhecido e dominante a realizao de pesquisas dentro dos limites geogrficos e ideolgicos do prprio pas. Nesse ponto, a autora questiona como se d a relao entre antropologia e exotismo, que cara disciplina, uma vez que no caso brasileiro ela se d em principalmente territrio familiar. A questo : que tipo de alteridade a antropologia brasileira pode produzir? Para responder essa questo, Mariza Peirano primeiro desliza o conceito de exotizao para o de diferena, que consiste na atenuao do primeiro conceito e d espao a uma antropologia que explora a diferena prxima ou a exotizao do familiar (DaMatta). Alm disso, a autora desenvolve quatro tipos ideais (na concepo weberiana) de alteridade presentes no campo brasileiro: Alteridade radical: ilustrada pelo estudo de populaes indgenas, estudos em pases lusfonos e de migraes de brasileiros para outros pases, a autora identifica uma necessidade de vnculo com o Brasil. Contato com a alteridade: estudos sobre contato intertnico, conceito de frico intertnica e territorializao. Alteridade em casa: pesquisa etnogrfica em territrio urbano, ampliao de temas famlia, classes mdias, drogas, violncia, msica, entre outros. O ns radical: estudo de autores clssicos da teoria social e de tradies intelectuais.

A autora conclui o texto indicando, alm do foco na diferena (e no no exotismo) na Antropologia brasileira, a presena de um isolamento dos cientistas sociais do nosso pas diante da comunidade internacional, atribuda ao carter poltico engajado de seus profissionais, que acabam por privilegiar a temtica nacional e a produo em lngua portuguesa ao invs de uma lngua internacional.

As Cincias Sociais no Brasil nos ltimos 20 anos: trs perspectivas entrevista com Elisa Reis, Fbio W. Reis e Gilberto Velho. Na entrevista em questo, podemos destacar que os trs entrevistados, cada um em sua rea (Elisa Reis, na Cincia Poltica; Fbio Reis, na Sociologia; Gilberto Velho, na Antropologia), concordam que h um movimento de mo dupla no desenvolvimento das Cincias Sociais no Brasil. Ao mesmo tempo em que reconhecem o crescimento e amadurecimento do campo, cuja responsabilidade em grande parte atribuda a formao dos programas de ps-graduao, tambm desenvolvem crticas e identificam problemas. Fbio Reis se concentra no problema do desleixo terico-metodolgico, muitas vezes justificado pelo privilgio dado preocupao com questes polticas e sociais do pas nas cincias sociais brasileiras. No entanto, Elisa Reis e Gilberto Velho tambm apontam para o isolamento do campo brasileiro diante do internacional (Elisa fala de vocao isolacionista). Em contraponto, eles tambm notam uma tendncia crescente de articulao com centros de conhecimento internacionais, como o aumento do interesse de pases latino-americanos nos programas de ps-graduao brasileiros (observao de Elisa Reis) e crescimento da demanda por profissionais brasileiros no exterior (destacado por Gilberto Velho). A articulao entre a comunidade cientfica brasileira e outros centros internacionais, contudo, ainda vista como incipiente. Quanto s reas temticas, Elisa Reis destaca o predomnio dos temas polticos nacionais (autoritarismo, transio e democracia, em ordem cronolgica) e aponta no mbito metodolgico o abandono do trabalho de equipe, privilegiando uma produo ensasta. Fbio Reis aponta uma obsesso com o contexto nacional e Gilberto Velho identifica no campo antropolgico uma abertura a diversos temas, ao dilogo com outras disciplinas e a ausncia de barreiras no tocante aos objetos de estudo. Em relao ao impacto das cincias sociais na sociedade nacional, Elisa Reis aponta para a curiosa e contraditria manuteno do interesse pela misso nacional, ou em contribuir com a sociedade brasileira, por parte dos nossos profissionais em face do declnio do nacionalismo. Fbio Reis aponta mais uma vez para o prejuzo que o enfoque no engajamento social causa consistncia terico-metodolgica da nossa produo cientfica. Sobre as perspectivas futuras do campo das cincias sociais no Brasil, os entrevistados possuem opinio convergente em relao a uma crise. Gilberto Velho atribui tal crise poltica nacional frente educao, destacando a falta de recursos, que ter como contra-argumentador Fbio Reis, que atenta para recursos mal usados em pesquisas fracas metodologicamente. Elisa Reis chama ateno para a

necessidade de reviso dos conceitos fundantes da Cincias Sociais, principalmente da Sociologia, mas encerra em nota positiva ao apostar num potencial revitalizante latente no perodo de crise.

Anda mungkin juga menyukai