Anda di halaman 1dari 8

Introduo

A Guerra Fria teve incio aps a Segunda Guerra Mundial, pelo o Estados Unidos e a Unio Sovitica lutaram na disputar a hegemonia poltica, econmica e militar no mundo. A Unio Sovitica possua um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido nico que era (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. J os Estados unidos, a outra potncia mundial, defendia a expanso do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrtico e propriedade privada.

Desenvolvimento
A Crise no Ps-Guerra
Com o final da Segunda Guerra Mundial, a Europa estava arrasada e ocupada pelos exrcitos das duas grandes potncias vencedoras, os EUA e a URSS. O desnvel entre o poder destas duas superpotncias e o restante dos pases do mundo era to gritante, que rapidamente se constitui um sistema global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes plos. Os EUA defendiam a economia capitalista, argumentando ser ela a representao da democracia e da liberdade. Em contrapartida a URSS enfatizava o socialismo como resposta ao domnio burgus e soluo dos problemas sociais. Sob a influncia das duas doutrinas, o mundo foi dividido em dois blocos liderados cada um por uma das superpotncias: a Europa Ocidental e a Amrica Central e do Sul sob influncia cultural, ideolgica e econmica estado-unidense, e a maior parte do Leste Asitico, sia central e Leste europeu, sob influncia sovitico. Assim, o mundo dividido sob a influncia das duas maiores potncias econmicas e militares da poca, estava tambm polarizado em duas ideologias opostas: o Capitalismo e o Socialismo. Entretanto era notria deste o incio da Guerra Fria a superioridade norte americana. Em 1945 os Estados Unidos tinham metade do PIB mundial, 2/3 das reservas mundiais de ouro, 60% da capacidade industrial activa do mundo, 67% da capacidade produtora de petrleo, alm da maior Marinha e da maior Fora Area que existia. Seus exrcitos intactos ocupavam metade ocidental da Europa e o Japo, algumas das zonas mais ricas e industrializadas do mundo antes da Guerra. Tambm ocupavam parte do sudeste asitico, especificamente metade da pennsula da Coreia e grande parte das ilhas do Pacfico. O territrio continental americano nunca havia sido realmente ameaado durante a Segunda Guerra Mundial, sendo que a batalha travada geograficamente mais prxima do continente foi a de Pearl Harbor, no Havai. Por sua vez a Unio Sovitica ocupava a metade oriental da Europa e a metade norte da sia, uma parte da Manchria e da Coreia, regies tradicionalmente agrcolas e pobres. O prprio territrio sovitico havia sido palco de batalhas durante a II Guerra Mundial, contra divises alems. O resultado que em 1945 os Estados Unidos contabilizavam cerca de 500 mil mortos na guerra, contra cerca de 20 milhes de soviticos mortos (civis e militares). Centenas de cidades soviticas estavam destrudas em 1945. A maior parte das indstrias, da capacidade produtiva agrcola e da infraestrutura de transportes, energia e comunicaes estava destruda ou seriamente comprometida.

Corrida armamentista
Teste nuclear realizado em 18 de Abril de 1953 na rea de Testes de Nevada.

Terminada a Segunda Guerra Mundial, as duas potncias vencedoras dispunham de uma enorme variedade de armas, muitas delas desenvolvidas durante o conflito, outras obtidas dos cientistas alemes e japoneses. Novos tanques, avies, submarinos, navios de guerra e msseis balsticos constituam as chamadas armas convencionais. Mas tambm haviam sido desenvolvidas novas geraes de armas no convencionais, como armas qumicas, que praticamente no foram utilizadas em batalha. A Alemanha que desenvolveu a maior indstria de armas qumicas do mundo, utilizou esses gases mortais em cmaras de gs nos campos de concentrao. Algumas armas biolgicas foram testadas, principalmente pelo Japo na China ocupada, mas a tecnologia da poca ainda era muito pouco eficiente. O maior destaque ficou com uma nova arma no convencional, mais poderosa que qualquer outra arma j testada at ento: bomba atmica. S os Estados Unidos tinham essa tecnologia, o que aumentava em muito seu poderio blico e sua superioridade militar estratgica em relao aos soviticos. A Unio Sovitica iniciou ento seu programa de pesquisas para tambm produzir tais bombas, o que conseguiu em 1949. Mas logo a seguir, os EUA testavam a primeira bomba de hidrognio, centena de vezes mais poderosa. A Unio sovitica levaria at 1953 para desenvolver a sua verso desta arma, dando incio a uma nova gerao de ogivas nucleares menores, mais leves e mais poderosas. A Unio Sovitica obteve a tecnologia para armas nucleares atravs de espionagem. Em 1953, nos EUA, o casal Julius e Ethel Rosenberg foi condenado a morte por transmitir Unio Sovitica segredos sobre a bomba atmico norte americana. Essa corrida ao armamento era movida pelo receio recproco de que o inimigo passasse a frente na produo de armas, provocando um desequilbrio no cenrio internacional. Se um deles tivesse mais armas, seria capaz de destruir o outro. A corrida atingiu propores tais que, j na dcada de 1960, os EUA e a URSS tinham armas suficientes para vencer e destruir qualquer outro pas do mundo. Uma quantidade tal de armas nucleares foi construda, que permitiria a qualquer uma das duas superpotncias, sobreviver a um ataque nuclear massivo do adversrio, e a seguir, utilizando apenas uma fraco do que restasse do seu arsenal, pudesse destruir o mundo. Esta capacidade de sobreviver a um primeiro ataque nuclear, para a seguir retaliar o inimigo com um segundo ataque nuclear devastador, produziu medo suficiente nos lderes destes dois pases para impedir uma Guerra Nuclear, sintetizado em conceitos como Destruio Mtua Assegurada ou "Equilbrio do terror".

OTAN e Pacto de Varsvia


Em 1949 os EUA e o Canad, juntamente com a maioria da Europa capitalista, criaram a OTAN (Organizao do Tratado do Atlntico Norte), uma aliana militar com o objectivo de proteco internacional em caso de um suposto ataque dos pases do leste europeu.
3

Em resposta OTAN, a URSS firmou entre ela e seus aliados o Pacto de Varsvia (1955) para unir foras militares da Europa Oriental. Logo as alianas militares estavam em pleno funcionamento, e qualquer conflito entre dois pases integrantes poderia ocasionar uma guerra nunca vista antes. A tenso sentida pelas pessoas com relao s duas superpotncias acentuouse com o incio da corrida armamentista, cujo vencedor seria a potncia que produzisse mais armas e mais tecnologia blica. Em contraponto, a corrida espacial trouxe grandes inovaes tecnolgicas e proporcionou um grande avano nas telecomunicaes e na informtica. Com a vitria aparente dos estadunidenses, a poltica Macartista foi implantada e divulgada no mundo por meio de longametragens e propagandas polticas. O macartismo, criado pelo senador estadunidense Joseph McCarthy nos anos 50, culminou na criao do Comit de Investigao de Actividades Antiamericanas do Senado dos Estados Unidos. Em outras palavras, toda e qualquer actividade procomunismo estava terminantemente proibida e qualquer um que as estimulasse estaria sujeito priso ou extradio. Inmeros artistas e produtores de filmes ou de programas de televiso que criticavam o governo americano foram acusados de comunistas. Foi criada a Lista Negra de Hollywood contendo os nomes de pessoas do meio artstico acusados de actividades antiamericanas. A era do macartismo acabou por extirpar do meio artstico americano a maior parte dos produtores progressistas ou simpatizantes da esquerda. Capitalismo e Socialismo Este artigo tem por objetivo explicitar os fatos que levaram o estabelecimento das diferenas aos sistemas econmicos Capitalista e Socialista. O que os pensadores socialistas como Karl Marx, Friedrich Engels pensaram? O Capitalismo iniciou no sculo XV em diante, mas a partir do sculo XVIII com o surgimento da mquina a vapor e novas tcnicas de produo teve-se a Revoluo Industrial. Em 1750, a Inglaterra foi o marco da Revoluo Industrial, bero do Capitalismo. Posteriormente no sculo XIX outros pases como: Estados Unidos, Alemanha, Frana, Japo e outros comeam a adotar o sistema Capitalista. As conseqncias do Capitalismo foram drsticas, provocaram um grande deslocamento de pessoas do campo para as cidades, gerando concentraes urbanas (PAULINI; SILVA, 2005, p.04). Isso levou grande parte da mo-de-obra masculina para o desenvolvimento de ferrovias; mulheres e crianas foram utilizadas nas fbricas txteis e nas minas com longas jornadas de trabalho e salrios reduzidos. Com as desigualdades sociais crescendo, os pensadores socialistas que eram Karl Marx (1818-1883), Friedrich Engels (1820-1895) comearam a estudar os fatos para explicar os fenmenos sociais que vinham ocorrendo. Segundo Campos (2007), na teoria marxista, o Estado o meio pelo qual uma classe domina e explora outra. O Manifesto Comunista, escrito em 1848, afirmam os autores, quando o comunismo fosse implantado, a sociedade viveria no coletivismo, sem diviso de
4

classes sociais e nem a presena de um Estado coercitivo. SOCIALISMO No sculo XIX, observa-se o surgimento de um novo mtodo cientfico de estudo da sociedade, em que se busca entender as transformaes sociais, suas conseqncias para a sociedade e o futuro . Para Max o Estado moderno representa uma complexidade de ao harmoniosa por parte de pessoas individuais, porque muitas pessoas agem na crena de que ele existe ou deveria existir para promover validade legal a suas ordens. Desde a Antigidade, algumas pessoas preocupadas com a vida em sociedade, pensavam em modificar as relaes que o Capitalismo vinha causando. De acordo com Marx, ele critica o Capitalismo pela definio do interesse pelo dinheiro e pelos ganhos materiais como o principal motivo para a sobrevivncia do homem. a promessa do Socialismo instaurar uma sociedade superior ao Capitalismo em trs aspectos: A economia no estaria sujeita a crises, a desempregos, porque ela seria planejada, havendo um controle por parte da coletividade sobre o processo social de produo e distribuio, portanto, o indivduo no seria mais dominado pelas foras imprevisveis do mercado; A instaurao da igualdade: a sociedade capitalista seria a ltima sociedade de classes, cuja evoluo simplificaria a estruturao social, transformando a maioria da populao mais ou menos homogneo; O Socialismo proporcionaria a todos os membros da sociedade um grau superior de bem-estar material e de liberdade. Uns dos pioneiros do modelo de pensamento de uma sociedade ideal foi o ingls Thomas Morus, que escreveu, em 1516, a obra a Utopia, em que descrevia uma sociedade imaginria administrada por um Estado ideal, livre de contradies internas e incapaz de realizar injustias aos seus membros. Porm os fundadores do socialismo cientfico ou comunismo foram Karl Marx e Friedrich Engels, que partiram das relaes contraditrias capitalistas de produo para propor a sua destruio por meio da ao dos trabalhadores. O sistema Socialista pode se caracterizar como um sistema em que no existe propriedade privada ou meios de produo particulares. A economia controlada pelo Estado com o objetivo de promover a distribuio justa da riqueza entre todas as pessoas da sociedade. Aps a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) outros pases se tornaram socialistas como, por exemplo: a China em 1949, liderado por Mao Ts-Tung (1893-1976), Cuba em 1959 por Fidel Castro e outros. Entretanto, este novo sistema colocado em prtica apresentou vrios problemas:
5

Falta de participao do povo nas decises governamentais; Falta de liberdade de pensamento e expresso; Formao de um grupo poltico altamente privilegiado. As diferencias entre o Capitalismo e Socialismo Atualmente a maioria dos pases adota o capitalismo. A globalizao e a Era da Informao vem tornando sistema Capitalista mais dinmico e em constante modificao. O Capitalismo apresenta algumas vantagens: Baixa taxa de analfabetismo; Elevada renda per capita; Elevado nvel alimentar; Dominao econmica Controle da cincia e da tecnologia, etc Observando os dados expostos pode-se afirmar que os pases desenvolvidos ou de Primeiro mundo apresentam uma expectativa de vida excelente, enquanto isso os pases em desenvolvimento, as situaes vo se agravando pelo fato de haver pouca acessibilidade s condies bsicas.Com o neoliberalismo vem crescendo a desigualdade social e a excluso social. O Socialismo continua sendo adotado em alguns pases como o caso de Cuba, que dirigido por Fidel Castro. Analisando a teoria e levando em prtica, o pas acaba se tornando fechado, o povo no tem direito democracia e tambm no proporciona uma qualidade de vida digna aos cidados como era de se esperar. Enfim quem se benefecia a maior parte das vezes o governo e a sua cpula. Segundo os pases que se dizem comunistas na prtica, chegam a se aproximar do Capitalismo, pois em vez de l existirem alguns que possuem os meios de produo, h s o Estado de Partido, que explora, do mesmo modo o trabalho dos trabalhadores. Nova compreende que nas sociedades subdesenvolvidas, nas quais as injustias sociais fazem despertarem em muitos, fortes sentimentos de indignao social, alguns procuram no socialismo um meio de resoluo e no apenas para a explicao cientfica e dos problemas sociais. Capitalismo O Sistema Capitalista iniciou no sculo XV at XVIII, atravs da acumulao de capital por meio do lucro advindo do comrcio e pela explorao do trabalho humano, seja assalariado ou escravo, denominando o Capitalismo Comercial. De meados do sculo XVIII, com o advento da mquina a vapor, do tear mecnico e outras tcnicas surge a Revoluo Industrial. A Revoluo Industrial iniciou na Inglaterra, em 1750, quando o homem passou a comprar o trabalho de outro homem em troca de salrio. No meio social, a principal mudana foi o surgimento da classe operria, as quais passaram a viver em condies precrias nas cidades, morando em cortios, submetendo-se a salrios injustos, com longas jornadas de trabalho e sem nenhum
6

direito trabalhista posteriormente surge a atividade bancria, ou seja, emprstimos de dinheiros a juros, em que a moeda tornou-se o principal produto do Sistema Capitalista. Segundo Guareschi o Capitalismo um sistema que separa o capital de trabalho e cujas relaes so de dominao e explorao, ou seja: para que haja dominao e explorao necessrio que o trabalho de produo e o capital estejam separados. Para Marx, o modo de produo a maneira como a sociedade organiza a produo de bens necessrios para a sobrevivncia. O sistema Capitalista pode ser caracterizado em trs aspectos: l Propriedade privada ou meios de produo particulares; l Trabalho assalariado; l Livre-iniciativa sobre a planificao estatal. Diante do que foi exposto, percebe-se que a sociedade capitalista dividiu-se em duas classes: a burguesia, que possui os meios de produo e; o proletariado, que apenas oferece a fora de trabalho. Conforme Nova : A organizao social, e conseqentemente, as formas de comportamento e convvio entre os homens so, de fato, reguladas pelas relaes contradas entre os homens no processo de produo dos bens necessrios sua existncia. No comeo do sculo XX, o Capitalismo foi caracterizado pelo liberalismo, ou seja, uma situao na qual a interferncia do governo nos assuntos econmica era mnima. Aps a crise de 1929, o Estado passa a interferir nas atividades econmicas em muitos pases, denominando o Neoliberalismo, por exemplo, nos Estados Unidos o presidente Franklin Roosevelt implementa, em 1933, o New Deal (novo acordo), um programa econmico e social que introduz o subsdio desemprego, ajuda os carentes, projetos de obras pblicas, etc. Em 1936, o economista britnico John Maynard Keynes publica a Teoria Geral do Emprego, dos Juros e da Moeda, a qual defende uma poltica antidesemprego patrocinada pelo governo. Segundo Kopelke o Capitalismo hoje o principal sistema econmico em atividade, embora ainda existam alguns pases que adotem o Socialismo.

Concluso
Concluo que as diferenas dos dois sistemas econmicos, que ambos proporcionam vantagens e desvantagens. Ou seja, enquanto um enriquece o outro empobrece. O Capitalismo atual na maioria dos pases tem a democracia, que d direito de escolha ao povo, mas quando se trata de mercado, o governo quem toma as decises finais, e s vezes no possibilita crescimento para uma parcela da sociedade. No Socialismo s a teoria boa, porque na prtica as pessoas so totalmente diferentes, ou seja, cada uma com os seus anseios, sonhos numa perspectiva diferente dos demais.

Anda mungkin juga menyukai