Anda di halaman 1dari 14

HISTRIA

ARTE NEOCLSSICA

CATARINA MOTA DE S LUS SOARES RITA QUEIROZ

ESCOLA PROFISSIONAL BENTO DE JESUS CARAA 11 COMUNICAO A PROFESSORA: VERA CORREIA

NDICE
INTRODUO
Catarina S

PGINA 3

CONTEXTUALIZAO
Catarina S

PGINA 4

ARQUITECTURA
Catarina S

PGINA 5

Evoluo histrica Caractersticas Arquitectura civil Arquitectura religiosa

ESCULTURA NEOCLSSICA
Catarina S

PGINA 10

Caractersticas Temticas

PINTURA NEOCLSSICA
Lus Soares

Caractersticas Temticas

NEOCLASSICISMO EM PORTUGAL E NO MUNDO


Catarina (Portugal) Rita Queiroz (Mundo)

PGINA 12

Portugal Mundo

CONCLUSO
Catarina S

PGINA 13

WEBGRAFIA

PGINA 14

INTRODUO

No mbito da disciplina de histria e cultura das artes foi-nos proposto fazer um trabalho sobre o neoclassicismo e as suas vrias vertentes. Assim sendo, neste trabalho iremos abordar vrios tpicos, sejam eles: o contexto histrico, a arquitectura, a escultura, a pintura e por fim, o neoclassicismo em portugal e no mundo. Para nos centralizarmos mais facilmente no conceito neoclssico, o trabalho ter inicio com uma breve contextualizao. Relativamente ao desenvolvimento desta nova arte, a sua introduo ser feita na arquitectura e alguns dos seus conceitos vo ser transportados para os tpicos seguintes visto que deles fazem parte uma abordagem histrica global e perfeitamente aplicvel aos variados temas aqui tratados.

CONTEXTUALIZAO
O neoclassicismo (neo = novo) uma corrente artstica que surgiu nas duas ltimas dcadas do sculo XVIII e nas trs primeiras do sculo XIX inspirada por uma filosofia Iluminista, racional, humanista e progressista que defendia o progresso moral e material das naes, com base no desenvolvimento da cincia e da tcnica e na educao dos povos. Os filsofos Iluministas desejavam reformar as sociedades e exercer uma interveno cultural, social e poltica. O retorno ao mundo clssico, era uma atitude historicista, entendido como uma expresso de cpia e fiel reproduo. Esta veio assumir a direco da sociedade europeia logo aps a Revoluo Francesa, em especial com o Imprio de Napoleo. O termo neoclssico surgiu de uma forma depreciativa pois denominava uma etapa de imitao fria dos modelos empregados na Grcia e na Roma, em busca de uma arte impessoal. Trata-se portanto de uma recriao orientada pela razo e fundamentada no conhecimento cientfico, de modo a construir uma Arte Ideal. O Neoclassicismo procura respeitar os seus princpios: No campo tcnico-formal, procurou o virtuosismo e a beleza idealizada com enorme rigor; No campo temtico, fazendo que o Belo, se aproxima-se da Arte Ideal. Estas caractersticas fizeram do Neoclassicismo a arte ideal para transmitir com o seu sentido superior de obedincia s regras, os contedos ideolgicos racionais e moralizantes do Iluminismo. Por isso, o Neoclassicismo foi a arte da Revoluo, em Frana.

E o seu estilo caracterizava-se sobretudo: Pelas imitaes dos modelos antigos greco-latinos e pela influncia do renascentismo, dando origem a um estilo sub-pompeano; Pelo estudo e desenvolvimento de tcnicas e temas de uma forma mais aprofundada e acadmica; Pela representao/imitao da natureza, suscitando algum culto teoria de Aristteles; Ao contrrio do barroco e do rococ as superfcies so lisas e abstractas, no entanto mais racionalista; Alguma geometrizao dos jardins, e os seus caminhos serpenteados com lados, arbustos e fontes; E pelo privilegiamento de materiais nobres, como o mrmore.

ARQUITECTURA
EVOLUO E CONTEXTUALIZAO HISTRICA
CARACTERSTICAS DA ARQUITECTURA GREGA Para os gregos a arquitectura tinha um valor escultrico. Houve portanto uma criao de ordens clssicas: a drica, a jnica e a corntia. As edificaes eram em plantas rectangulares e como tal, os templos, construdos em pedras, eram construdos num ambiente rectangular para a imagem de culto (Neos ou Cela) com um prtico de entrada (Pronaus) e por vezes uma estrutura similar posterior (Opisthdomos), rodeado por uma colunata (Peristilo: galeria de colunas em torno de um edifcio ou ptio), e tudo isto construdo sobre uma plataforma escalonada (krepidoma). Alm de tudo isto, os gregos fizeram algumas correces pticas na arquitectura. O mais conhecido dos templos gregos o Parthenon, na Acrpoles em Atenas que por sua vez foi totalmente feito em mrmore, e a mais grandiosa expresso do templo drico, convertendo-se assim no maior smbolo da cultura grega.

CARACTERSTICAS DA ARQUITECTURA ROMANA As ordens clssicas tiveram a sua continuao. Havia uma grande prtica das formas curvas, arcos e abobadas que com ela, acabaram por superar as limitaes impostas aos edifcios. Houve tambm um domnio das relaes entre espaos internos e externos e os materiais bsicos utilizados foram a pedra, a madeira o cal e a argila. As cpulas tinham um traado semi-esfrico e eram apoiadas sobre plantas ou ortogonais, ou circulares. O Pantheon de Roma foi a edificao com o nvel tcnico mais alto de todas as construdas na poca e compreende uma estrutura circular coberta por uma abobada e um portrtico de colunatas. Desta forma o Frum Romano acabou por vir substituir a gora grega como espao pblico. O frum de Roma, inicialmente foi feito para abrigar as funes pblicas fundamentais, mas medida que a cidade foi crescendo e desenvolvendo fizeram-se fora outros edifcios tais como: teatros, anfiteatros e circos, e ento se agruparam no frum, somente os principais edifcios pblicos e foram colocadas esttuas comemorativas de vitrias, colunas, templos, baslicas e edifcios do estado. Outros imperadores construram mais fruns que eram ao mesmo tempo monumentos a eles mesmos como o caso de Augusto, Vespasiano, Nerva e Trajano.

EVOLUO HISTRICA ANTERIOR AO NEOCLSSICO Desde o Renascimento que existiu uma corrente clssica, inspirada nas regras arquitectnicas da antiguidade e de certa forma, sempre prximas da arquitectura profana do que da sacra. Em 1760, o Barroco foi considerado uma falta de gosto, e portanto, a arte clssica foi adoptada pelos racionalistas no Renascimento e durante um perodo aproximado de 1770 e 1830. Este perodo foi designado por Classicismo na Alemanha e foi a traduo de uma tentativa de reavaliao do perodo clssico da Grcia e de Roma. Desta forma, a construo de Igrejas deixa de ser a funo mais indispensvel da arquitectura e, portanto, deixa tambm de ser determinante nos estilos arquitectnicos da surgidos. No entanto, a relao entre o homem e a natureza transformou-se e acabou por nos vir dar uma nova capacidade humana de exercer sobre a natureza, e tambm aguando as relaes culturais e sociais. Este portanto o sculo do Iluminismo (XVIII). No mesmo contexto foram criadas diversas academias para formao de artistas, acabando por vir a desprezar um pouco os mecenatos. Tudo isto acabou por vir elevar a Mitologia Grega e Romana o que contribuiu seriamente para a exaltao da Antiguidade. Foram organizadas ainda expedies perto das runas para permitir aos artistas estudarem as suas origens. Para que isto acontecesse, chegaram a ser evacuadas cidades inteiras, tais como as de Herculano e Pompia.

EVOLUO DO NEOCLSSICO No seguimento desta evoluo, no perodo considerado Neoclssico deram-se, no geral, trs correntes baseadas no ideal clssico. A primeira eram os interessados no retorno ao classicismo, a segunda pretendia a racionalizao da forma e por fim, o terceiro grupo que estava sob a influncia romntica.
PANTHEON, PARIS. (1757-90). DESENVOLVIDO A PARTIR DOS DESENHOS DE SOUFFLOUT, TEM UM FINO PRTICO COM UM ARRANJO DE COLUNAS NICO, QUE LEVAM AO EDIFCIO PRINCIPAL, QUE UMA CRUZ GREGA NA PLANTA.

Posto isto, desta forma surgiu o Neoclssico, apoiado num passado esquecido, mas revivido.

CARACTERSTICAS DA ARQUITECTURA NEOCLSSICA


A busca pela pureza da Arte Clssica foi em muito baseada em observaes directas graas s pesquisas arqueolgicas e disponibilizao de escolas e recursos para que as mesmas pudessem acontecer. Assim, as ordens clssicas foram utilizadas de forma padronizada e tanto nos possvel observar elementos decorativos nas fachadas como tambm estruturais e prticos. Os ornamentos eram ento baseados na mitologia grega e motivos pagos e a figura humana no era a unidade de escala (nem para as esttuas nem para as portas de entrada), mas sim, a sua dimenso era calculada atravs da relao com o tamanho do edifcio. Outra das suas grandes caractersticas que a arquitectura Neoclssica jamais se sobreporia a ordens, havendo, portanto uma autonomia dos elementos decorativos. Por outro lado havia uma preocupao em combinar a simplicidade nobre com a aplicao racional dos elementos clssicos. Neste seguimento, eram predominantes as linhas horizontais e portanto, a arquitectura tende a ser compacta, fazendo desaparecer elementos como campanrios. Ao mesmo tempo procurava-se internacionalizar e politizar a arte e para isso, no exterior do edifcio tentava-se passar a ideia de grandiosidade e fora, enquanto que no interior a ideia predominante era o bem-estar e a comodidade. Para que o conjunto funcionasse ainda se foi recuperar a nitidez do contorno, de forma a harmonizar o ambiente, e ao contrrio da Arte Barroca, simplific-lo. Apesar desta ideia politizada da arquitectura neoclssica, ela no deve fazer reflectir as ambiciosas fantasias dos soberanos mas sim responder s necessidades sociais e econmicas, separando ento as igrejas das construes civis (hospitais, manicmios, etc.). A tipologia templo, tambm acabou por ser convertida para uma tipologia de movimento. Palcios, teatros, cmaras parlamentares, surgem agora com formas exteriores prprias dos templos clssicos. Linhas volumtricas dominantes horizontais, sendo as linhas verticais secundrias, fazendo surgir uma arquitectura compacta, contrapondo-se, mais uma vez, ao Barroco. Assim sendo, nas plantas houve uma revalorizao das formas quadradas, rectangulares e centralizadas, fazendo desaparecer as plantas irregulares. Tambm em contraposio, no existe uma busca aos contrastes cromticos nem aos efeitos pictricos e sua prioridade est na estabilidade e na consistncia dos volumes. Deste modo pode-se dizer que a arquitectura Neoclssica uma arquitectura da razo, da arte intelectual e ausente de sem subjectivismos. Relativamente ao material, valorizado o tijolo, a pedra, o mrmore branco, a pedra calcria e o granito sem no entanto se rejeitar os modernos, tais como o ladrilho cermico e o ferro fundido.

J relativamente s escolas de arte o objectivo era desenhar cpias de obras antigas, para que o artista no reaja emotivamente ao modelo, mas se sim que se prepare para traduzir a resposta emotiva em termos conceituais. O carcter poltico nitidamente presente. Vrios imperialistas utilizaram este movimento para demonstrar o seu poder: Napoleo, Stalin, Hitler e Musolini. Desta forma o conceito urbanismo bastante importante na sua funo social, sendo esta quase como uma cincia da cidade. Assim, Pretende-se que a cidade tenha uma unidade estilstica correspondente ordem social. Havia
CAPITLIO DE WASHINGTON. W.THORNTON E CH. BULFINCH. WASHINGTON. 1827. OBRA ROMANOCLASSICISTA, MUITO IMPONENTE, EM ESPECIAL POR SUA GRANDE CPULA SOBRE O SALO CIRCULAR CENTRAL, E SEU LARGO FRONTISPCIO DE COLUNAS CORNTIAS NO PRTICO CENTRAL, AO QUAL SE TEM ACESSO POR UMA IMPONENTE ESCADARIA.

ento

uma

necessidade

de

transformar no apenas a arquitectura, mas tambm as estruturas espaciais, as dimenses e as funes das grandes cidades do imprio: muitas praas; ruas longas e largas; ladeadas por grandes edifcios neoclssicos e quase sempre destinados a funes pblicas; eixos grandiosos e claros, caracterizados pela simetria dos edifcios dominantes.

Nesta arte atribui-se ento um grande valor formao cultural do artista, a qual no se d pelo aprendizado junto a um mestre, mas sim em escolas pblicas especiais, a academia, e por isso o artista converteu-se num educador pblico ao servio do povo. No tocante linguagem, uma caracterstica maior da arquitectura neoclssica, foi a repetio exaustiva de nmeros limitados de frmulas. Uma das mais comuns era a marcao de um prtico com fronto e colunas no eixo da fachada principal; geralmente, este elemento projectava-se, com maior ou menor intensidade, do resto da edificao e continha colunas colossais ou colunas assentadas, acima do pavimento trreo, sobre embasamento em arcada. Bastante difundido foi tambm o partido de se lanar, nas fachadas, segmentos (ou mesmo totalidades), do peristlo do templo greco-latino; foram utilizados tantos segmentos dotados de fronto quanto aqueles destes desprovidos e muitas vezes chegou-se a reproduzir integralmente, ou quase, a configurao externa daquele edifcio. Uma outra soluo frequente foi o emprego da cpula coroando a composio, quase sempre concebida tendo como inspirao a cpula do Pantheon romano (de perfil exterior pouco pronunciado), ou os modelos renascentistas.

IGREJA DE SAINTE GENEVIVE, EM PARIS

BIBLIOTECA SAINTE GENEVIVE, EM PARIS

ESCULTURA NEOCLSSICA
A Escultura Neoclssica baseia-se na arte clssica sobretudo no perodo helenstico, tal como j foi referido na Arquitectura Neoclssica. Os temas desta poca eram sobretudo histricos, literrios, mitolgicos, e alegricos e serviam-se, portanto, de base para representar e retratar homens e mulheres com roupagens e poses semelhantes s dos clssicos. Eram belas esttuas de corpos inteiros ou simples bustos e de relevos. A estaturia representou tambm o papel de glorificao e publicidade de polticos e de pessoas pblicas, pois colocada sobre pedestais, foram espalhadas pelas praas pblicas das cidades e pelos seus cemitrios. A escultura neoclssica copiou as formas de representao dos modelos clssicos com: Fidelidade, mincia, perfeio e sentido esttico. Os corpos eram nus ou semi-nus, de formas reais, serenas composies simples, mas inexpressivos e impessoais. Tecnicamente, so obras perfeitamente conseguidas, desde a concepo at ao acabamento rigoroso. Os relevos so de pouca profundidade. O material principal era o mrmore branco (mostrando pureza, limpidez e brilho) e em menor quantidade o bronze, ficando de fora a madeira.

ESTA FIGURA O EXPOENTE MXIMO DA ESCULTURA NEOCLSSICA EUROPEIA, E DA MO DO ESCULTOR ITALIANO ANTONIO CANOVA QUE QUIS DEVOLVER ESCULTURA A SUA SIMPLICIDADE E A SUA PUREZA TO CARACTERSTICAS DA ANTIGUIDADE. EM "AS TRS GRAAS", OBRA ESCULPIDA ENTRE 1814 E 1817, AS DEUSAS DA DANA ABRAAM-SE UNIDAS. A ESCULTURA EST EXPOSTA NO MUSEU HERMITAGE, EM SO PETERSBURGO, NA RSSIA.
ESCULTURA - AS TRS GRAAS, DE ANTONIO CANOVA

10

AMORE E PSICHE (EROS E PSIQU) GRUPO DE MRMORE DE CANOVA


TERMINADO POR ADAMO TADOLINI (1789/1868). DATA: 1824 VILLA CARLOTTA, COMO (ITLIA)

11

NEOCLASSICISMO EM PORTUGAL
A reconstruo de Lisboa, aps o terramoto de 1755, deu origem formao do estilo Pombalino, que, em grande parte por razes pragmticas, integrou princpios inerentes arte neoclssica. Porque era preciso construir rpido e de forma econmica e tambm porque a tradio da arquitectura lisboeta era impregnada pelos modelos clssicos maneiristas. O plano de reconstruo e os projectos-tipo apresentam uma sntese baseada na simplicidade, na simetria, e na repetio modular. Esta arquitectura ia ao encontro da esttica do Neoclassicismo, principalmente no campo das tipologias civis. Um novo impulso foi dado pelo trabalho dos arquitectos italianos na capital, que FACHADA DE UM PRDIO NA BAIXA POMBALINA, EM LISBOA. introduziram o gosto clssico e a sobriedade nas fachadas. Jos da Costa foi para Roma com o objectivo de procurar inspirao para projectar o Teatro de S. Carlos. Mas s depois da construo do Palcio da Ajuda, a partir do projecto final do italiano Fabri e de Silva se introduziu finalmente o Neoclacissimo em Portugal. No Porto, os exemplos pioneiros so mais escassos mas no deixam de ser significativos. Ficaram a dever-se s relaes com a Inglaterra atravs da comunidade britnica a residente e ligada ao comrcio do vinho do Porto. Os primeiros edifcios neoclssicos portuenses so projectos de arquitectos e artistas ingleses, com o hospital de Santo Antnio e a Feitoria Inglesa, e apresentam caractersticas comuns ao Neopaladianismo. A influncia bem como a extenso do estilo Pombalino originaram, no norte, obras como a Academia da Marinha, projectada por Carlos Amarante, e o Palcio das Carrancas, actualmente o Museu Soares dos Reis. No contexto das belas-artes, a Pintura e a Escultura caracterizam-se pela influncia romana, devido ida de artistas portugueses para Roma, existncia de mestres estrangeiros em Portugal e divulgao dos tratados clssicos. Destacam-se nomes como os pintores Vieira Portuense e Domingos Antnio de Sequeira e os escultores Machado de Castro e Joaquim Jos de Aguiar. Os temas alegricos, mitolgicos e histricos e o retrato foram os mais divulgados. As obras do tornaram-se uma escola da arte neoclssica, que teve continuidade com o ensino na Academia de Belas-Artes e atravs da prtica do Academismo.

12

CONCLUSO
Como todo acto revolucionrio, o movimento neoclssico, veio com o objectivo de romper com o antigo movimento, neste caso, o barroco, sendo assim visto pela sua irregularidade e pelo domnio da aristocracia e da igreja. Assim, o neoclssico traz um sculo de luzes para os anos que estavam por vir, apropriando-se da antiguidade, da arte clssica greco-romana, e disps de um iderio de frmulas. O desenvolvimento cientfico e filosfico do sc. Xvii fez ento despertar na europa uma nova atitude crtica. Esta filosofia criou uma esttica que tinha por base o estudo e a escolha do mais til e belo da natureza e das obras da antiguidade. As descobertas arqueolgicas de herculano (1738), de pompeia (1748) e de paestum, na itlia e, mais tarde, da grcia antiga (comprovando as engenhosas e inteligentes solues tcnicas, a simplicidade estrutural, a clareza e regularidade das formas, a harmonia das propores, o equilbrio e a sobriedade das obras dos antigos), contriburam, tambm, para estabelecer os princpios estticos do neoclassicismo. Era ento o regresso ordem e que correspondia aos interesses de uma nova ideologia revolucionria que tinha por modelos: primeiro, a roma republicana, no tempo de napoleo, a roma imperial; e, depois, a inspirao grega. Criava-se assim ento uma arte mais intelectualizada.

13

WEBGRAFIA
HISTRIA DA ARTE
HTTP://WWW.HISTORIADAARTE.COM.BR/NEOCLASSICO.HTML

PITORESCO.COM

HTTP://WWW.PITORESCO.COM/ARQUITETURA/NEOCLASSICO.HTM

WORDPRESS.COM

HTTP://THAA2.WORDPRESS.COM/2009/07/23/A-ARQUITETURA-NEOCLASSICA/

14

Anda mungkin juga menyukai