Anda di halaman 1dari 4

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SO PAULO DISCIPLINA PCC III

IMPERMEABILIZAES ASFLTICAS
Mantas Asflticas

Aluno: Fernando da Silva Carvalho Matrcula: 09201037 Professor: Jos Mario Viegas

Mantas Asflticas Atualmente o material mais comum para execuo de impermeabilizao de lajes a manta asfltica. Dispomos no mercado de diversos tipos de manta variando sua composio, espessura e tipo de estrutura. Esses fatores influem diretamente no seu desempenho. As mantas asflticas devem atender norma brasileira NBR-9952/07 da ABNT. importante levar em conta as dimenses da rea a ser impermeabilizada e tipo de estrutura, de modo a permitir a escolha do tipo de manta mais adequado para cada caso. Tambm deve-se levar em conta a vida til desejada para o sistema, pois em funo desta e do tamanho da rea recomendvel a utilizao de dupla camada. Esses fatores normalmente so definidos no projeto de impermeabilizao, que orientado pela NBR-9575/03. Tipos de mantas asflticas Existem no mercado 3 tipos de mantas asflticas pr-fabricadas, Elas so constitudas de diferentes tipos de estruturantes e acabamentos, conforme sua utilizao. 1. Mantas Asflticas Pr-Fabricadas para lajes em geral, coberturas, piscinas, terraos, varandas, calhas, espelhos d'gua etc., em reas que recebero revestimento de acabamento. 2. Mantas Asflticas Pr-Fabricadas autoprotegidas com acabamento aluminizado ou grnulos de ardosia em sua face exposta que dispensam proteo mecnica para reas de trnsito eventual. 3. Mantas Asflticas Pr-Fabricadas Anti-Raiz, com adio de herbicida, para floreiras, jardins, jardineiras e reas em contato direto com o solo onde seja necessrio inibir a penetrao das razes das plantas. 4. Mantas Asflticas Pr-Fabricadas, com adio de herbicida, aditivos filtros de raios UV e antioxidantes para canais de irrigao e transposio de gua, vinhaa, tanques e lagoas sobre o solo. 5. Mantas Asflticas Pr-Fabricadas, com acabamento de geotxtil resinado em sua face exposta para receber pintura reflexiva. Essas mantas podem ser constitudas de diferentes matrias: Mantas Elastomricas:

Mantas asflticas de alta perfomance, base de asfalto modificado com alto teor (13%) de polmeros de SBS (estireno-butadieno-estireno) ou polmeros elstomericos, estruturadas com armadura no tecida de polister. Mantas tipo III ou IV, coforme norma NBR 9952/98 da ABNT.

Mantas modificadas com polmeros:

1. Mantas asflticas base de asfalto modificado com polmeros elastomricos e plastomricos, estruturadas com armadura no tecida de polister. Mantas tipo III, conforme norma NBR 9952/98 da ABNT. 2. Mantas asflticas base de asfalto modificado com polmeros elastomricos e plastomricos, estruturadas com armadura de vu de fibra de vidro para lajes internas, pisos frios, baldrames e como manta de sacrifcio para o sistema de dupla camada.

Mantas plastomricas:

Mantas asflticas base de asfalto modificado com polmeros plastomricos, estruturadas com armadura no tecida de polister. Mantas tipo III, conforme norma NBR 9952/98 da ABNT.

Os materiais constituintes das mantas devem possuir as seguintes caractersticas: a) Asfaltos asfaltos oxidados - resistentes ao dos agentes atmosfricos (luz, calor, umidade), com baixa suscetibilidade temperatura, elevado ponto de inflamao, ponto de amolecimento acima de 100 C e sem formar espuma no aquecimento, o que evita aparecimento de vazios no material. Para a saturao, usa-se asfalto de fluidez elevada e grande poder de impregnao. A penetrao deve ficar entre 50 e 150, com ponto de amolecimento de 40 a 60 C no caso de rolos; para placas, o asfalto deve ser mais duro. asfaltos elastomricos (com adio de elastmeros) asfaltos plastomricos (com adio de plastmeros) b) Estruturantes Respondem, quase que sozinhos, pela resistncia da manta trao e ao alongamento, que so as caractersticas mais exigidas quando a manta aplicada na construo civil, por conta da dilatao das estruturas. feltros so constitudos de fibras orgnicas (animais ou vegetais) ou de amianto. Os feltros de fibra podem ser saturados com asfalto ou alcatro; nos de amianto podem utilizar-se apenas asfalto. polister (uma lmina de fibras prensadas de polister chamada de no-tecido de polister) - so em geral os mais resistentes. O vu de polister interno pode ter diferentes densidades e gramaturas (gramas por metro quadrado). vu de fibra de vidro (mantas glass) - oferece uma razovel resistncia trao, mas muito pouco resistente flexo e a cisalhamento. filme de polietileno (plstico) - no oferece resistncia muito maior. apenas um estruturante interno, que mantm a manta coesa. Pode ser usado somente em locais onde no deve haver praticamente nenhum requisito de trao longitudinal ou transversal. Caso contrrio, a manta acaba se rompendo.

c) Acabamento externo da manta minerais superficiais, que tm a funo de proteger os asfaltos da ao oxidante da luz e do calor solar, aumentam a resistncia ao do fogo e podem ser utilizados para fins estticos. Podem ser usados gros de basalto e quartzito com dimetros de at 2,4mm. alumnio (em um dos lados), que tem por funo impermeabilizar e isolar termicamente, alm de no requerer aplicao de argamassa sobre a manta.

Etapas de execuo Basicamente, a aplicao da manta asfltica pode ser feita por colagem com asfalto quente ou a maarico. Regularizao da superfcie: Aps limpeza adequada da superfcie e preparao das mestras, executa-se a regularizao com argamassa de cimento e areia, trao 1:3 + adesivo acrlico (10%) na gua de amassamento. A mesma dever apresentar caimento de 1% nas reas externas e 0,5% nas reas internas. A superfcie a ser regularizada deve ser molhada previamente com gua e adesivo acrlico. Imprimao: Aps regularizar a superfcie, deve-se aguardar a secagem (no mnimo 48 horas) e, em seguida, fazer a imprimao da rea utilizando primer fornecido pelo fabricante com consumo aproximado de 0,5 l/m3. Aplicao de manta aderida com asfalto: Aps a completa secagem do primer, deve-se fixar a manta asfltica aderida com asfalto oxidado a quente (3 kg/m 3). Nas emendas, as mantas devero ser sobrepostas em 10 cm. Aplicao de manta asfltica aderida a maarico: Aps a completa secagem do primer, colar a manta com o uso de maarico. As emendas devero ter sobreposio de 10 cm. No caso de aplicao de manta dupla, essas devero ser aplicadas no mesmo sentido, com emendas defasadas. Teste de lmina d'gua: De acordo com a NBR 9575/03 - Impermeabilizao Seleo e Projeto, aps a concluso da impermeabilizao, deve-se fazer o teste de lmina d'gua, por um perodo de 72 horas, para posterior verificao da estanqueidade da impermeabilizao. Camada separadora: Sobre a impermeabilizao, colocar camada separadora composta por papel kraft, filme de polietileno ou similar. Trnsito normal: Nesse caso, executa-se uma argamassa de cimento e areia com trao 1:4. Dever ser prevista a execuo de juntas longitudinais (mnimo 1,50 m x 1,50 m) e transversais na argamassa. Trnsito pesado: Executa-se uma camada de concreto, com espessura mnima de 7 cm, estruturada com tela soldada. Dever ser prevista a execuo de juntas de retrao (quadros com dimenso mnima de 4 m x 4 m) e dilatao (perimetrais).

Anda mungkin juga menyukai