Anda di halaman 1dari 3

A importncia do atrito e a resistncia do movimento tem sido muito reconhecida atravs da nossa civilizao.

Contamos aqui, de onde surgiu a necessidade e a importncia da lubrificao. ...Tudo comeou no Antigo Egito, com a necessidade de transportar colossos e blocos para a construo de Esfinges e Pirmides. Como a lubrificao era desconhecida, os escravos egpcios usavam galhos de arvores para arrastar e puxar os trens com aproximadamente 60 toneladas de blocos. A funo dos galhos de rvore (roletes), era reduzir o atrito de deslizamento entre o tren e o solo, transformando-os em atrito de rolamento. 2600 a.C Foi encontrado o 1 vestgio de lubrificao nas rodas do tren que pertenceu a Ra-Em-Ka (Rei do Egito), comprovado por anlise que o lubrificante era sebo de boi ou de carneiro. Aps esta descoberta, concluiu-se que no Antigo Egito utilizou-se este sebo como lubrificante em baixo dos trens, para facilitar o deslizamento. 776 a.C 393 d.C Nesta poca aGrcia celebrou os primeiros Jogos Olmpicos, uma tradio que se seguieu de 4 em 4 anos. Uma das modalidades desta Olimpada era a corrida de Bigas, que tambm tinham seus eixos lubrificados por gordura animal. 200 d. C Nesta poca, os romanos tambm utilizaram as bigas como meio de transporte, que por sua vez tambm eram lubrificadas por gordura animal. Sc. V ao X Na Idade Mdia a gordura animal foi usada em pouca quantidade para lubrificar o mecanismo de abertura dos portes dos castelos que rangiam e nas rodas das carruagens que transportavam reis e rainhas. Sc. VIII No final deste sculo, na Noruega, ano de 780, os vikings guerreiros e aventureiros martimos eram experts na construo de barcos. Construram os primeiros e aperfeioados Drakkars compridos barcos vela. Foi usado por um bom tempo o leo de baleia para lubrificar o suporte de articulao das velas e o eixo do leme. Sc. XV No incio das grandes navegaes comerciais, o leo de baleia tambm foi usado para lubrificar os moites e times dos navios. O Ptrleo, mineral existente a cerca de 300 milhes de anos, proporcionou na Antiguidade fins medicinais e posteriormente passou a ser empregado na Lubrificao. Era conhecido como leo de pedra, leo mineral e leo de nafta. Sc. XVI Com a inveno de engenhocas, surgiu a necessidade da lubrificao vinda do petrleo, para o seu perfeito funcionamento.

Sc. XVII e XVIII Com o desenvolvimento da civilizao e invenes ainda mais revolucionrias, destacamos um dos grandes inventores, Leonardo da Vinci, que elaborou grandes projetos que tambm contriburam para o progresso da lubrificao, como a Besta de disparo potencializado(catapultas), mquina escavadora, entre muitos outros.

Sc. XVIII O fenmeno da Revoluo Industrial provocou a mecanizao da indstria e dos transportes. Com o crescimento das mquinas txteis foi utilizado lubrificante para o bom funcionamento das mquinas. Sc. XIX Neste sculo, na Pensilvnia (EUA) ocorreram 3 fatos marcantes: 1) Em 1859, um ex-maquinista de trem americano, Edwin Drake, perfurou o 1 poo depetrleo com 21metros de profundidade.Com isso era extrado aproximadamente 3.200 litros de Petrleo por dia. 2) Surgiu a necessidade de lubrificar os mancais dos trens, a cada 160 Km rodados. 3) Com as inovaes das mquinas, a lubrificao passou de espordica necessria. Aps 5 anos da descoberta de Edwin Drake, 543 companhias dedicaram-se extrao do petrleo. Sc. XX Nesta poca, com a 2 Guerra Mundial, e a necessidade de mquinas mais potentes e canhes, o lubrificante foi usado em quantidades espantosas. Com a revoluo foram surgindo diversos equipamentos que necessitavam de uma lubrificao diferente da outra. Assim como os equipamentos, novos lubrificantes surgem com o objetivo de reduzir ao mximo o atrito e prolongar a vida til dos equipamentos.

Assim como as mquinas, os lubrificantes sofreram alteraes tecnolgicas para atender as necessidades extremas em processos industriais. Hoje existem vrias empresas no mercado que fabricam vrios tipos de lubrificantes, de origem mineral, sinttico e especiais. Alm de ter uma grande

utilizao, o lubrificante tem formas de aplicaes corretas. Para isso existem equipamentos para lubrificao, diponveis no Brasil desde 1950, que so de uso fundamental e tambm minimizam o risco da contaminao dos lubrificantes. Com a preocupao mundial ao meio ambiente, foram feitas vrios estudos e pesquisas para os lubrificantes pudessem ser usados sem agredir a natureza. Para isso, existe a rerrefinao do lubrificante usado, e o leo verde que vegetal biodegradvel e uma opo aos usurios para que evitem mais agresses ao meio ambiente. Atualmente a lubrificao fator decisivo no poder de competitividade, sendo uma fonte de ganhos, proporcionando melhorias na performance dos equipamentos e principalmente na reduo nos custos de manuteno.

Anda mungkin juga menyukai