Anda di halaman 1dari 5

INTRODUO

Foi com a finalidade de ter comunho com o homem que Deus o criou (Gn 1), porm o homem perdeu essa comunho, da qual ele pde desfrutar, por meio da desobedincia ao Senhor, mas como podemos comprovar nas escrituras, o propsito de Deus vai ser realizado atravs da redeno realizada por Jesus. A partir da podemos entender a construo do Tabernculo que aponta para o caminho necessrio para o homem, que perdeu a comunho com Deus atravs do pecado, percorrer de volta ao Seu Criador. Depois que Deus tirou o povo de Israel do Egito, Ele desejou Se tornar o Deus deles para proteger e os abenoar habitando no meio deles. Mas por causa do pecado, Deus no pde habitar no meio deles, por isso disse para construir um lugar santificado onde no h pecado. "E me faro um santurio, para que eu possa habitar no meio deles. Segundo tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernculo e para modelo de todos os seus mveis, assim mesmo o fareis." (xodo 25:8-9. O propsito de Deus na construo do Tabernculo era proporcionar ao homem a oportunidade de desfrutar da comunho com Ele, desejo expresso quando diz: E habitarei no meio dos filhos de Israel, e lhes serei o seu Deus. (xodo 29:45). Se traarmos uma linha do altar do holocausto at a arca da aliana e outra do candelabro at a mesa dos pes,ns temos a figura da cruz. Todo o contedo do Antigo Testamento apresenta Jesus Cristo, e todos os utenslios do tabernculo representam as partes de Jesus Cristo.

E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernculo de Deus est com os homens, pois com eles habitar, e eles sero o seu povo, e Deus mesmo estar com eles. (Ap 21.3)

O TABERNCULO EM JESUS
(Hb 8: 1,2) Ora a suma do que temos dito que temos um sumo sacerdote tal, que est assentado nos cus destra do trono da majestade, Ministro do santurio, e do verdadeiro tabernculo, o qual fundou, e no o homem.

1) - TABERNCULO Smbolo da presena de Deus.


Tabernculo era a sombra de Jesus Cristo que perdoou os pecados dos Israelitas e de todos quantos que crem nele. Nosso Senhor era o verdadeiro possuidor do Tabernculo. E Ele era o Salvador que lanou fora os pecados de todo mundo de uma vez por todas, e ao mesmo tempo, a prpria oferta de sacrifcio para toda a humanidade.O Tabernculo nos ensina a prioridade da vida de santidade. (x 25:8) E me faro um santurio, e habitarei no meio deles. (Jo 1:14) E o verbo se fez carne e habitou entre ns, e vimos a sua glria, como a glria o unignito do Pai cheio de graa e de verdade. Quando olhamos para o lado de fora do Tabernculo, notamos que ele era cercado,envolvido com um tecido branco de linho fino que acabava por separar o povo dele. Eles moravam em torno dele em tendas que possivelmente eram sujas. Quando dirigiam o olhar para o Tabernculo, um contraste se estabelecia entre o modo de ser deles e daquele que o Tabernculo representava. Essa cortina de linho fino branco representava a justia de Deus que exigia algo que as pessoas no possuam para que se pudesse chegar a ter comunho com Deus. A cortina deixava claro que havia uma ntida distino entre o puro e o mundano, entre o santo e o puro.

2) CORTINA DO TRIO (Ptio) Smbolo da humanidade perfeita de Jesus.


(x 27: 9b; 16) ... o ptio ter cortinas de linho fino... E porta do ptio haver uma coberta (...) de azul, e prpura, e carmesim e linho fino torcido. Essas quatro cores significam os quatro evangelhos, representam certas caractersticas distintas que aparecem nos quatro evangelhos. No evangelho de Lucas Jesus apresentado como o filho do homem que no cometeu pecado algum. Linho fino Pureza-(Lc 1.35) - E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descer sobre ti o Esprito Santo, e a virtude do Altssimo te cobrir com a sua sombra; por isso tambm o Santo, que de ti h de nascer, ser chamado Filho de Deus. No evangelho de Joo Jesus apresentado como aquele que veio do cu, sendo mencionado 40 vezes que Ele o enviado do Pai. Azul -Divindade (Jo 3:31) - Aquele que vem de cima sobre todos; aquele que vem da terra da terra e fala da terra. Aquele que vem do cu sobre todos. No evangelho de Mateus Jesus nos apresentado como messias e rei dos judeus. Prpura - Realeza (Ap 19:16) E no vestido e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos Senhores. 2

No evangelho de Marcos mostra Jesus como servo ideal de Deus que serviu at o ponto de se entregar at a morte. Carmesim (cor vermelha muito viva) Sangue. (Ap 1:5) E da parte de Jesus Cristo, que a fiel testemunha, o primognito dos mortos e o prncipe dos reis da terra. Aquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados.

3) PORTA Jesus, O caminho.


(x 27:16) E a porta do ptio haver uma coberta de vinte cvados... Quando da expulso do homem do jardim do dem temos em Gnesis 3:24 a seguinte afirmao: E havendo lanado fora o homem, ps querubins ao oriente (leste) do jardim do den, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da rvore da vida. Foi exatamente num dos lados que estava na direo leste, conforme xodo 27:13,14, que Deus determinou que se fizesse uma porta de acesso para os israelitas.Nada do que aconteceu desde o incio do universo est esquecido diante do nosso Deus.A porta de um dos lados a leste do Tabernculo era, portanto, um chamado para se voltar a ter acesso presena de Deus, acesso esse perdido no jardim do dem por ocasio do pecado da desobedincia. isso que quer nos descrever o Tabernculo: o caminho de retorno salvao, que comea pela porta de acesso, que era nica. (Jo 10:09) Eu sou a porta; se algum entrar por mim salvar-se- entrar, e sair e achar pastagem.

4) O ALTAR Jesus, Sacrifcio perfeito.


(x 27:1) Fars tambm o altar de madeira de setim. (Hb 9:13,14) Se o sangue dos touros e bodes, a cinza duma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica quanto purificao da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Esprito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado (puro) a Deus, purificar as vossas conscincias das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

5) A PIA DE BRONZE Jesus, a gua viva


(x 38:8) - Fez tambm a pia de cobre com sua base de cobre. :(Joo 7.38) - Quem crer em mim, como diz as Escrituras, do seu interior fluiro rios de gua viva.

6) O CANDELABRO DE OURO Jesus, a luz do mundo.


(x 25:31) Tambm fars um castial de ouro puro... (Joo 8:12) - Eu sou a luz do mundo; quem me segue no andar em trevas, mas ter a luz da vida. O SIGNIFICADO DAS 6 HASTES 3

1. Guevura Fora, rocha. 2. Irat Adonai Sabedoria 3. Ruach O temor do Senhor 4. Binah Inteligncia 5.Etza Conselheiro 6.Daat Entendimento, compreenso.

7) O ALTAR DO INCENSO Jesus, nosso intercessor.


(x 30:1) E fars um altar para queimar incenso. (Hb 7:25) Portanto, pode tambm salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

8) A MESA DOS PES Jesus, o po da vida.


(x 25:23,30 Tambm fars uma mesa de madeira de setim... (30) E sobre a mesa pors o po da proposio (presena) perante a minha face continuamente. (Jo 6:33-35) Porque o po de Deus aquele que desce do cu e d vida ao mundo. Disseram-lhe pois: Senhor d-nos sempre desse po. E Jesus lhes disse: Eu sou o po da vida; aquele que vem a mim nunca ter fome.

9) A ARCA E O PROPICIATRIO Jesus, o rei entronizado.


(Ap 5:11-12) E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono(...)Que com grande voz diziam: Digno o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e fora, e honra e glria, e aes de graas... Quando olhamos superficialmente para Jesus Cristo, embora Ele no tenha nenhum atrativo, Ele tem o poder de resolver todos os pecados a fim de que Deus no sinta falta de nada ao Se encontrar conosco. Assim como o povo de Israel obteve a vitria nas guerras por levarem a arca do testemunho, se Jesus Cristo estiver junto de ns, podemos ganhar qualquer batalha contra Satans. Em outras palavras, embora a arca seja um cesto sem forma, tanto como a arca de No ou o cesto de junco de Moiss, representa o Senhor da 'salvao', isto , Jesus Cristo. A arca representa a Jesus Cristo que tem o misterioso poder de lavar todos os nossos pecados a fim de que no falte nada quando nos estabelecer diante de Deus. (Colossenses 1:14-20) -Em quem temos a redeno pelo seu sangue, a saber, a remisso dos pecados; O qual imagem do Deus invisvel, o primognito de toda a criao; Porque nele foram criadas todas as coisas que h nos cus e na terra, visveis e invisveis, sejam tronos, sejam dominaes, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele a cabea do corpo, da igreja; o princpio e o primognito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminncia. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que esto na terra, como as que esto nos cus.

Bibliografia Biblia de Referencia Thompson. Bblia de Estudo Plenitude. Bblia de Estudo com Aplicao Pessoal. -Livro Um novo encontro com Deus- Ernst kraft Obra Missionria Alfa mega www.webartigos.com

Anda mungkin juga menyukai