Anda di halaman 1dari 12

Escolpios Brasil

Arcanjornal
Educar Libertar

JUNHO - SETEMBRO

rgo Infor mativo do Colgio So Miguel Arcanjo 60 anos | Ano XII

n 32

Falando da paz que brota de nossas atitudes, acolhemos os nossos alunos aps o recesso de julho. Vrias frases instigando-os a refletir sobre os comportamentos que levam paz foram espalhadas pelo Colgio .

DESTAQUES
Samana 03 Geral Calasanz Crisma 05 SOR e Eucaristia

Pg.

08 Olimpada Infantil
Ganhar e perder so aprendidos com a prtica esportiva. Na competio de cada dia, o respeito, a parceria e a cumplicidade fizeram parte de um belo espetculo olmpico.

O CSMA celebrou a semana de So Jos de Calasanz e os 60 anos do Colgio So Miguel Arcanjo, em uma semana de descobertas e aprendizados.

Nossos adolescentes e jovens puderam experimentar a graa do Pai ao vivenciarem os sacramentos da Primeira Eucaristia e da Crisma.

2011

02

JUNHO - SETEMBRO

Editorial
Nem precisamos explicar

arece que a leitura, principalmente de textos compridos e densos, cada vez custa mais e gosta-se menos nos tempos em que vivemos. Por esse motivo e apesar da minha tendncia natural a construir elaborados pargrafos e textos, decidi escrever hoje de forma diferente. No contexto da comemorao dos 60 anos do Colgio So Miguel Arcanjo, quero compartilhar em forma de frases curtas, sentenas, ditados ou aquilo que for saindo do corao, o que para ns, escolpios, significa comemorar 60 anos de caminhada, e o desafio de construir um futuro bonito, desde a criatividade e a fidelidade s nossas fontes (Jesus de Nazar e So Jos de Calasanz).
que sonhamos e para o qual educamos. Estamos conseguindo? Temos claros nossos valores institucionais: paz, justia, solidariedade, respeito pelo diferente... Funcionrios/as e famlias, falemos a mesma linguagem! Qualidade ou excelncia na educao? Totalmente necessrias! Mas, desde quais critrios? Para concorrer com essas escolas que somente se orientam pelas tendncias de mercado, procurando lucro, fama e prestgio? No, obrigado. Qualidade e excelncia tm que caminhar juntas com fidelidade e criatividade. Fidelidade nossa identidade escolpia (carisma e misso). Criatividade para responder aos desafios atuais, oferecendo o que prprio e exclusivo de um colgio escolpio. Qualidade e excelncia para sermos mais fiis e mais criativos na nossa misso hoje, isso sim! E qual a nossa misso hoje? A mesma de sempre, a que Calasanz intuiu e por ela entregou a vida. Evangelizar (oferecer a proposta de Jesus) educando (formando a pessoa em todas as suas dimenses) crianas e jovens, preferencialmente pobres (os que mais precisam, os que sofrem as consequncias da injustia e do egosmo pessoal e social) para transformar a sociedade (pessoas novas comprometidas na construo de uma sociedade nova, sem excludos). Os sonhos viram iluso quando no se transformam em projetos, desembocando em aes que acabem atingindo a realidade. Queremos ser e viver do jeito que Jesus prope e desde esse modelo que queremos educar. Isso no se negocia. E ser assim significa olhar o mundo desde as necessidades e os direitos dos ltimos, no desde a soberba dos primeiros ou desde a inveja dos que esto no meio. Viver como Jesus significa compreender a vida desde o servio gratuito ao outro, no desde a concorrncia com o outro e, muito menos, desde a explorao do outro. Poderamos continuar acrescentando elementos para definir o que somos, o que sonhamos, em que acreditamos e pelo que nos esforamos cada dia. Acho que nem precisamos explicar esses pontos, precisamos viv-los, isso sim. Temos uma histria de 60 anos, cheia de entregas e generosos esforos. Faamos acontecer agora um bonito presente para continuarmos sonhando com um futuro prometedor. Calasanz nos guia. Pe. Carlos Aguerrea - Diretor Titular

A histria? Um livro que devemos ler entre linhas e com olhar crtico, para compreender, aprender e no cometer os mesmos erros. 60 anos de vida institucional, mas quantos anos de vidas pessoais doados, oferecidos, compartilhados, construdos...? A pessoa muito mais que um crebro em um corpo. Devemos educar a pessoa toda, sua intelectualidade, afetividade, sexualidade, corporalidade, emotividade, criticidade, transcendncia, sociabilidade, familiaridade... Educar para se encaixar no sistema? Isso no educar, mas moldar! No isso que queremos! No para isso que trabalhamos! Educar para obter um bom resultado no ranking de escolas? E quais os critrios para estabelecer essa escala? Imagino que no entram itens como: honestidade, autenticidade, conscincia tica, solidariedade... Educar focado no resultado do vestibular, Enem ou at da faculdade como dirigir um carro de noite com um farol que ilumina somente um metro pela frente, antes ou depois acabaremos caindo em algum barranco ou batendo de frente com algum obstculo. Basear a imagem pblica do colgio nos resultados de vestibulares ou Enem como vender um carro pela cor to bonita com que foi pintado, esquecendo que a vida do carro est dentro no seu motor. Fazer propaganda com os nomes de alunos exitosos nos vestibulares fcil, mas quem garante que esses alunos sejam pessoas educadas, bem formadas, humanas no trato com os demais, dignas de levar o nome do colgio com elas? Educamos para que cada criana, adolescente ou jovem possa descobrir seu tesouro, suas melhores capacidades e talentos, colocando-o a servio do que mais gosta e melhor sabe fazer, construindo uma vida feliz e contribuindo com a felicidade de todos/as. Educar favorecer a autenticidade, que cada pessoa chegue a ser o melhor de si prpria, que seja o original, que desenvolva aquilo que faz dela um ser nico e irrepetvel. Educar com um nico padro desconsiderar a complexidade e diversidade do mundo em que vivemos e a particularidade de cada pessoa. Como importante a avaliao! Mas avaliao de que? Das competncias para superar as diferentes provas acadmicas? Isso no educar, mas treinar! Avaliemos as competncias para a construo, com responsabilidade, da vida prpria e de uma sociedade melhor! Educar libertar! Libertar de: preconceitos, medos, tabus, dogmas, violncia, vises reduzidas e mesquinhas do mundo e da vida, egocentrismo, imediatismo sem futuro, concorrncia desumana... Um colgio deve ser um laboratrio, reproduzindo em miniatura o mundo

Expediente
Direo: Carlos Aguerrea Fuentes | Colaborao: Equipe do Colgio Endereo: Rua Ildenfonso Alvim, 501 | Bairro Nova Floresta Cep. 31140-270 Belo Horizonte | MG Tel. (31) 3444-1955 - www.saomiguelbh.com.br - saomiguelbh@saomiguelbh.com.br Editorao e diagramao: Agncia Vetta | Design e Marketing Digital 31 3041-0529 www.agenciavetta.com.br - contato@agenciavetta.com.br

2011

JUNHO - SETEMBRO

03

De 22 a 27 de agosto

GERAL Semana Calasanz


C
elebrando a semana de So Jos de Calasanz e os 60 anos do Colgio So Miguel Arcanjo, aconteceram na nossa comunidade educativa vrios encontros que tiveram a presena e colaborao de diversos grupos da famlia escolpia. Na segunda-feira, os alunos e alunas do 9 ano contaram histrias da vida, misso e obra de Calasanz para as crianas da educao infantil Jardim Beija-Flor. Na tera-feira, tivemos a presena do Padre Carmelo e dos ex-alunos Gelson Lapa, Vanuza Leonel, Emilio Andrade, rika Metz e Brenda Campos, que falaram da importncia do Colgio So Miguel Arcanjo para o seu crescimento e transformao social e sobre os 60 anos. Na quarta-feira, contamos com a presena das irms escolpias da creche Tia Lita Palmital. Elas trouxeram lindas bailarinas que, pela manh, encantaram nossas crianas com a leveza de seus movimentos e alegria contagiante de sua presena. E, pela tarde, contamos com a presena do grupo circense do centro social Jos de Calasanz Palmital, que fizeram oficinas de circo, interagindo e animando nossos alunos. Na quinta-feira, os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma caminhada pela histria de So Jos de Calasanz e dos 60 anos do Colgio, visitando um museu criado pelos seminaristas escolpios. Na sexta-feira, tivemos a presena das irms de Guin-Bissau. Elas nos contaram sobre a sua misso. Trabalham no Liceu Joo XXIII nas reas administrativas e pedaggicas e desenvolvem com seus alunos as aulas de Cultura Religiosa, tm a juventude de Guin-Bissau como seus principais destinatrios, de quem so responsveis pela catequese e orientao vocacional.

Celebrao Eucarstica C

om o tema 60 anos do Colgio So Miguel Arcanjo, caminhando e construindo uma nova vida, celebramos com muita alegria e entusiasmo a festa da vida de nossa comunidade educativa. Fizemos memria daqueles que sonharam e comearam a realizar o sonho de Educar libertar e contamos com a comunho fraterna e solidria daqueles que, juntos, estamos educando e evangelizando atravs de uma leitura calasncia da vida. No sbado, dia 27/08, tivemos uma celebrao eucarstica em ao de graas pelos 60 anos do So Miguel e por Calasanz, presidida pelo Pe. Carlos e concelebrada pelo Padres Arilson e Jesus. Ouve grande participao de alunos, ex-alunos, professores, funcionrios, pais, enfim, de toda a famlia So Miguel. Aps a missa, ouve uma confraternizao de todos os presentes, com jogos, gincanas e um churrasco preparado pelas famlias. Com certeza foi um dia inesquecvel!

Espiritualidade da famlia
A
conteceu na noite do dia 19/08/11, com o grupo de espiritualidade da famlia, um debate sobre o livro A Cabana de William P. Yaung. O Pe. Antnio Carlos, da Diocese de Oliveira, atuou como mediador. No primeiro momento foi dada a oportunidade para cada um falar sobre o livro, o que descobriu com a leitura, que reflexo foi feita. Foi um momento em que a troca de experincia e a reflexo da histria nos deu a oportunidade de repensar Deus e a f vivida por ns. um livro para ser lido com o olhar da f, ele nos apresenta uma viso sobre Deus e o sofrimento, pois quando Deus questionado em relao ao que faria a respeito do sofrimento humano, a resposta que Deus j fez, atravs de Jesus, e ainda faz hoje. Como Deus nos ama apesar de tudo, sabe como somos e no nos julga por isso, simplesmente nos ama com toda intensidade. . O autor termina o livro com um final muito bonito com relao trindade, com o conceito de paternidade, maternidade e filiao.

SOR

2011

04

JUNHO - SETEMBRO

Sessenta anos de

So Miguel
S

essenta anos, puxa vida, muito tempo! E eu me lembro de quando comecei a estudar aqui. O ento Ginsio So Miguel Arcanjo se localizava na Floresta, na Avenida Tocantins, hoje denominada Avenida Assis Chteaubriant. Foi em 1954, quando o educandrio entrava em seu 4 ano de existncia. Parece que foi ontem! O Ginsio funcionava em um casaro imenso, de dois andares, ocupando uma grande rea do quarteiro. Era onde funciona, hoje, a TV Alterosa. O meu pai, na poca, era Inspetor de Ensino do Ministrio da Educao e foi ele que, em 1953, autorizou o funcionamento do Ginsio. O diretor era o padre Vicente e lembro-me muito, tambm, do padre Pedro, um professor que fazia a gente gostar da Matemtica. O colgio tinha um campo de futebol onde joguei minhas primeiras peladas e onde se formou o primeiro jogador mineiro a participar de uma Olimpada, o Dcio Teixeira. Ele tinha, com razo, uma certa mordomia, pois, s vezes, devido ao futebol precisava ausentar-se por alguns dias da escola. Lembro-me, at hoje, de um relgio todo dourado (no sei se era de ouro), que ele ganhou em uma de suas viagens. Mais tarde se profissionalizou pelo Amrica e depois se transferiu para o Atltico. Para mim foi marcante um pnalti que ele cometeu em 1965, no primeiro jogo entre Cruzeiro e Atltico no Mineiro. Os jogadores do Atltico no concordaram com a arbitragem e partiram para cima do juiz e dos policiais que entraram em campo para proteg-lo. Depois de uns 30 minutos de confuso, o jogo foi encerrado, porque 9 jogadores do Atltico foram expulsos. Eu estava l na arquibancada. Lembro-me da missa realizada pelo lanamento da pedra fundamental do novo prdio do Ginsio So Miguel Arcanjo, no Bairro Nova Floresta. para onde fomos em 1960. Mas, antes disso, ficamos dois anos em uma escola improvisada, cedida pela Parquia de Santo Afonso, na Praa Muqui, no Bairro Renascena. Quando fomos para o prdio prprio, onde funciona hoje o colgio, eu cursava a 7 srie. Desfrutvamos de uma imensa rea e de um prdio novinho. Pequeno ainda, mas muito bem estruturado. Nosso sonho era completar, ali, o antigo

curso cientfico (hoje ensino mdio). Sonho, porque naquela poca o que existia era o Ginsio So Miguel Arcanjo (apenas ensino fundamental) e no queramos, de forma alguma, troc-lo por outra escola. O So Miguel sempre foi, como ainda nos dias de hoje, uma escola famlia, onde todo mundo conhece todo mundo. A nica diferena que, naquela poca, no era misto: s tinha meninos. Lembro-me, no prdio novo, do padre Pedro, do padre Eduardo, do padre Jesus, do padre Alberto, do padre Felipe, do professor Moreira (Portugus e Francs) e do professor Dirvan (Educao Fsica). O professor Dirvan nos introduziu no Futebol de Salo, hoje denominado futsal. A escola firmou um convnio com o Estdio Independncia, no Horto, e para l amos todo sbado. O interessante que a bola, na poca, no era nada ecolgica: era preenchida com crina de cavalo. Sobre o Professor Moreira, o pitoresco era o transporte que ele usava para ir para o colgio: carroa. Mas, apesar de acharmos um pouco estranho, o respeito que tnhamos por ele era o mesmo que tnhamos pelos outros professores. Alm disso, ele era muito competente e muito querido. Mas, o tempo passou, conclumos o ensino fundamental em 1961 e tivemos que procurar uma escola que tivesse ensino mdio. Foi triste abandonar o So Miguel, onde curtimos, por tanto tempo, essa felicidade e essa convivncia harmoniosa. Sabamos que amos sentir saudade! Mas, com a saudade vem a lembrana, e, assim, trinta anos depois, procurei de novo o, agora, Colgio So Miguel Arcanjo. Estava casado e com trs filhos em idade escolar: Matheus, Marcelo e Lucas. Os trs se matricularam e um novo ciclo se iniciou. E, para minha grata surpresa, o diretor era um professor que eu admirava muito, nos meus tempos de aluno: o Padre Alberto. Eu estava voltando no tempo. Foi muito bom mais uma vez! Muito depressa, os onze anos do ensino fundamental e mdio se passaram e os meninos se formaram, completando mais um ciclo. S que minha mulher, a Mirian, se entrosou tanto, que entrou para a Pastoral do Menor e, desta vez, no houve separao. Somos presena constante em todas as atividades do educandrio. Parece que a unio, agora, eterna. Tomara!
Moacir Assis dAssuno Filho

a famlia, acontece a primeira e indispensvel experincia do amor de Deus, da f, da vida crist e da solidariedade. Os pais recebem a graa e a responsabilidade de serem os primeiros catequistas de seus filhos. Assim como o po, feito por nossas mes e avs, amassado com especial carinho, tambm deve ser a educao da f, vivida e construda no cotidiano do ambiente familiar, para permitir que os filhos vivam a alegria da proximidade de Deus atravs de seus pais. No dia 30 de abril de 2011, os pais dos catequizandos de primeira Eucaristia e Crisma, encontraram-se no So Miguel Arcanjo para um momento de reflexo e partilha sobre a misso de educar seus filhos na f e o sentido dos sacramentos no nosso cotidiano.

Retiro dos Pais

2011

JUNHO - SETEMBRO

05

O Sacramento do po
e vez em quando, l em casa se faz o po. Tal fato no deixa de ser estranho. Numa grande cidade. Com tantas padarias. Num apartamento. Algum se d ao luxo ou ao trabalho de fazer o po! No uma necessidade. Nem um po para matar a fome. Fazer o po obedece a um rito antigo. Surge de uma necessidade mais fundamental do que aquela de matar a fome. Repete-se um gesto arquetpico. O homem primitivo repetia alguns gestos, gestos primordiais com os quais se sentia unido ao comeo das coisas e ao sentido latente do cosmo. Assim tambm aqui: repete-se um gesto cheio de sentido humano, que vai para alm das necessidades imediatas. Agora o po feito na estreiteza do forno de um fogo a gs. No mais como outrora, num enorme forno de tijolos. O po amassado com a mo. Longamente. No sem dor que se amassa, as coisas. Cozido, repartido entre muitos irmos que agora j esto fora, tm suas famlias e seus filhos. Todos eles acham o po saboroso. o po da mame! H algo de especial nele que no se encontra no po annimo, sem histria, comprado na padaria do portugus ao lado ou no supermercado no centro. Que esse algo no po? Por que repartido entre os membros da famlia? porque esse po um po sacramental. Ele feito de farinha de trigo, com todos os ingredientes de qualquer po. Contudo diferente. Diferente porque s ele evoca uma outra realidade humana que se faz presente com esse po feito pela mame, com seus cabelos brancos, j viva, mas ligada aos gestos originrios da vida e, por isso, ao sentido profundo que cada coisa familiar carrega. Esse po evoca a lembrana de um passado, quando era semanalmente feito com muito sacrifcio. Eram onze bocas, quais passarinhos, esperando o alimento materno. Cedo se levantava aquela que se tornou o smbolo da mulier fortis e da magna mater. Amontoava muita farinha de trigo. Alvssima. Tomava o fermento. Acrescentava muitos ovos. De vez

em quando, colocava at batatas doces dentro. E depois, com o brao forte e a mo vigorosa, amassava o po, at formar-se homogeneamente a massa. Essa era coberta com um pouco de farinha de milho mais grossa, por fim com uma enorme toalha branca. Quando levantvamos, j estava l sobre a mesa a massa enorme. Ns, pequenos, espivamos por baixo da toalha para ver a massa fofa e macia. Escondidamente, com o dedo indicador, apanhvamos um pouco de massa, e a cozinhvamos na chapa quente do fogo a lenha. E depois vinha o fogo do forno. Precisava-se de muita lenha. As brigas eram freqentes... Quem deve hoje buscar a lenha? Mas, quando saa o po rosado como a sade, todos se alegravam. Os olhos da me brilhavam por entre o suor da face enxugada pelo avental branco. Como num ritual, todos ganhavam um pedao. O po nunca era cortado. At hoje. O po era quebrado. Talvez para lembrar Aquele que foi reconhecido ao quebrar o po (Lc 24,30-35). Aquele po amassado na dor, crescido na expectativa, cozido com suor e comido na alegria um smbolo fundamental da vida. Sempre que papai viajava, mame o esperava com uma grande fornada de po. E ele, como ns crianas, se alegrava com o po fresco, comido com queijo ou salame italiano e um bom copo de vinho. Ningum gozava tanto do sabor da existncia simples do que ele com a frugalidade generosa desses alimentos primordiais da humanidade. Agora, quando se faz o po no apartamento, quando distribudo entre os irmos, para recordar o gesto de outrora. Ningum dos irmos sabe disso. Quem sabe o inconsciente e as estruturas profundas da vida. O po traz memria consciente o que est encoberto nas profundezas do inconsciente familiar. Ele sempre pode ser avivado e ser re-vivido. Os irmos acharo esse po o melhor do mundo. No porque seja fruto de alguma frmula secreta, com a qual os negociantes fazem fortunas. Mas porque um po arquetpico e sacramental. Como sacramento ele participa da vida dos irmos. Ele bom para o corao. Alimenta o esprito da vida. Vem saturado de sentido que trans-luz e trans-parece em sua materialidade de po.
Leonardo Boff

Crisma e Eucaristia
cramento celebrao da vida, a vida enquanto dom, a vida enquanto direito, a vida enquanto existncia, a vida enquanto essncia humana, e, logo, divina. Como pode toda vida no ser Sacramento? Sacramento fazer da vida cotidiana um encontro sacramental. Viver o Sacramento reconhecer a presena da graa de Deus. Nossos adolescentes e jovens puderam experimentar a graa do Pai ao vivenciarem os sacramentos da Primeira Eucaristia e da Crisma. As celebraes aconteceram nos dias 08 e 13 de maio de 2011 e foram celebradas pelo Pe. Carlos e pelo Bispo D. Jos Maria Pires, alm da presena de amigos e familiares que, com muita f e alegria, fizeram esse momento ainda mais especial.

e o Sacramento sinal da graa e a graa Deus presente, os Sacramentos no podem ser somente ritualsticos, como so entendidos na grande maioria das vezes. Sa-

s Danas Circulares sempre estiveram presentes na histria da humanidade: nascimento, morte, casamento, plantio, colheita, chegada das chuvas e da primavera. A Dana circular reflete a necessidade de comunho, celebrao e unio entre as pessoas, tornando-se sagrada por permitir que os participantes entrem em contato com sua essncia, com seu Eu e o Divino que est dentro de cada ser humano. Assim iniciamos o segundo semestre, refletindo a importncia da unio e comunho atravs da Dana. Experimentamos a leveza, a alegria, a serenidade e o bem estar. O trabalho em grupo refletiu o sentido da construo em mutiro, mostrando o apoio, a integrao e a cooperao entre todos que fazem parte da comunidade educativa do Colgio So Miguel Arcanjo. por isso que estamos em festa, celebrando os 60 anos do Colgio. PARABNS!

Encontro de educadores do colgio A

2011

06

JUNHO - SETEMBRO

SOE Dia do Estudante


Assim comemoramos o Dia do Estudante no Colgio So Miguel Arcanjo... Uma mensagem carinhosa de corao e uma doce lembrana.

Escolher a prosso
A
hora de fazer a escolha profissional uma das mais importantes na vida do jovem e pode gerar muita dvida, no s nele, como tambm nas pessoas que esto mais prximas: pais, parentes, namorados e amigos. Para ajudar a passar por esse momento, de maneira mais segura e menos sofrida, os alunos do 3 ano puderam se inscrever no Teste Profissional, que aconteceu nos meses de maio e junho. Nesse processo eles participaram de dinmicas, conversas e realizaram testes de interesses, aptides, personalidade e inteligncia. Escolher uma profisso trabalhoso e, s vezes, angustiante, mas no d para fugir. Ento, hora de encarar o desafio! Buscar informaes sobre os cursos, as carreiras, o mercado de trabalho e, principalmente, conhecer-se bem, tudo isso pode ajudar muito nessa escolha.
Adriana Januzzi

Projeto de Orientao Afetivo-sexual


Mais do que mquinas, precisamos de HUMANIDADE; mais do que inteligncia, precisamos de AFEIO E DOURA Charles Chaplin
o dia 11/08, s 20:00h, os pais dos alunos dos 5s anos vieram ao colgio para conhecer, tirar suas dvidas e contribuir com depoimentos sobre o Projeto Afetivo-sexual. Este o 18 ano do projeto, que vem acontecendo com o apoio dos pais e que sempre esperado com curiosidade pelos alunos. Nosso objetivo principal a formao, para que eles vivam sua sexualidade com respeito, seriedade, conhecimento e muito afeto. Agradeo aos pais pelo comparecimento e valorizao de mais essa oportunidade de formao na vida de seus filhos .

Projeto Informando I

nformar, formando... Este o nosso objetivo, quando enviamos, mensalmente, os textos sobre temas variados e que pretendem contribuir para uma reflexo sobre o ato dirio de educar crianas e jovens. Aproveitem... Filhos no nascem com manual, mas com interesse e vontade, encontramos o jeito mais eficaz de educ-los.

Dia de Convivncia

onviver, viver com o outro. Ao planejarmos os encontros que acontecem no Recanto So Jos de Calasanz, pretendemos que os alunos, dentro de seu grupo de convivncia diria, possam interagir, trabalhando temas importantes para a formao de valores. Este semestre o tema A Paz a gente que faz. A semente est plantada e a colheita que desejamos vir com o envolvimento de todos: pais, amigos, professores...

az a gente que faz ... Assim, falando da paz que brota de nossas atitudes, acolhemos os nossos alunos aps o recesso de julho. Vrias frases instigando-os a refletir sobre os comportamentos que levam paz foram espalhadas pelo Colgio . A escola precisa ser espao de convivncia, onde os valores cristos estejam presentes em atitudes rotineiras. Pensar sobre a paz, refletir sobre nossas aes, que

Acolhida 2 semestre P

muitas vezes so movidas por egosmo, so questes importantes para que a vida seja partilhada com afeto e respeito. H de se fazer do ambiente escolar mais uma oportunidade para que crianas e adolescentes experimentem a vida de maneira pacfica e feliz.

2011

JUNHO - SETEMBRO

07

Infantil
arece que estou falando o bvio no ? Lgico que todo mudo sabe que sim sim e no no! No pretendo com o meu ttulo menosprezar a inteligncia de ningum. Quero apenas instig-los a uma reflexo sobre como colocamos isso na prtica. A criana pequena (e o adolescente tambm) testa o tempo todo os pais e as autoridades, quer saber at onde pode ir, at onde lhe permitem ir. Faz birra, bate o p, emburra, grita, fala mal, faz drama, at conseguir o que quer. E infelizmente, muitas vezes nos rendemos aos seus espetculos. E sabem por que nossas crianas e adolescentes insistem tanto? Simplesmente porque ns contribumos com isso! , isso mesmo, eles aprendem que vale a pena insistir, teimar, brigar, etc., porque o nosso no vira sim rapidinho, basta uma boa birra, alguns gritos, chantagens emocionais, enfim, no estamos batendo o martelo na hora exata. Quando nos rendemos aos apelos de nossos filhos estamos lhes dizendo claramente que no temos palavra, que o nosso sim ou no, no o limite, que podem ir mais alm e, o que pior, eles aprendem direitinho! Usam e abusam de tudo o que sabem que podem para nos fazer mudar de opinio.

Sim sim, no no... P

A, reclamamos, culpamos os outros, descabelamos-nos, procurando mil maneiras de acabar com as birras, teimosias, desafios, ficamos atrs de manuais de psiclogos e pedagogos para buscar ajuda para que nossos filhos nos obedeam. Mas o que temos de fazer to simples, to fcil que parece at bobagem. Basta mantermos o sim e o no os quando dissermos. Comeando por est atitude to simples, mas essencial, estaremos educando melhor nossas crianas e adolescentes, ensinando-lhes a acreditar e confiar em nossa palavra, a perceberem que pai, me, professor, etc., tm autoridade sobre elas. No uma autoridade que castra, amedronta, ameaa, machuca, mas uma autoridade com afeto, responsabilidade, compromisso com sua formao e felicidade. E s feliz quem cresce sabendo que na vida existem regras e limites, que alm de nossos desejos existem outras pessoas que tambm tm seus desejos e necessidades, que lutar pelo que quer no tem nada a ver com bater o p e passar por cima do outro. Que possamos dizer sim e no, cumprindo sempre com nossas palavras, para educarmos pessoas equilibradas e felizes. Jacqueline Caixeta Figueiredo

Projetos desenvolvidos em grupo


Homenagem s mes Amar preservar
ara nossas crianas do Jardim Beija-flor, todos os dias dia de preservar, cuidar da natureza e am-la. No dia do meio ambiente, apenas relembramos com nossas crianas boas atitudes para preservar o meio ambiente. Nossas crianas sabem direitinho o que devem fazer diariamente para cuidar da natureza. Muitas histrias, brincadeiras e diverso contribuem para que todos cresam sabendo a importncia de cada um na preservao ambiental.

Teatro A viagem de Uma Estrela


ducar atravs das artes cnicas encantador. Fomos ao teatro com nossas crianas e, de maneira bastante ldica e divertida, nossas crianas aprenderam lies importantes que vo alm dos livros. Nosso planeta grita por socorro e a Viagem de Uma Estrela apontou diversos caminhos para socorr-lo. Arte, cultura e lazer caminham juntos para a construo do saber.

Jardim Beija-flor homenageou as mames com encantadoras apresentaes. Msica e danas traduziram o quanto nossas crianas so felizes e amadas. As mames sentiram uma deliciosa emoo.

Pai, Brinca comigo?


m delicioso Piquenique proporcionou aos pais brincarem com seus filhos. O Colgio se transformou em um espao de pura diverso, onde se viam as crianas e os pais jogando bola, nadando, andando de perna de pau.

Arrai do So Migu

Jardim Beija-flor abriu nosso arrai dando um show de pontualidade, arte, criatividade e muita alegria. Danaram, encantaram e divertiram-se muito nas barraquinhas. A festa Junina faz parte da cultura popular brasileira e no podemos perder a oportunidade de mostrar s crianas o quanto a cultura importante na histria do povo. A festa foi alm do dia, pois muitas das atividades pedaggicas, msicas, jogos e brincadeiras foram contextualizados ao tema.

2011

08
Olimpada 2011
esprito esportivo esteve presente em nossa olimpada. Aps a abertura, em que homenageamos os 60 Anos do Colgio So Miguel Arcanjo e alguns elementos da natureza, o show ficou por conta das modalidades esportivas. Ganhar e perder so aprendidos com a prtica esportiva. Na competio de cada dia, o respeito, a parceria e a cumplicidade fizeram parte de um belo espetculo olmpico.

JUNHO - SETEMBRO

Projetos especcos de cada turma


Leitura, Arte e Doura
Maternais II Professoras Rose e Patrcia

ontar histrias dramatizlas, experimental-las! Ah, como bom entrar porta adentro de um livro e viver intensamente suas histrias. Nossas crianas ouvem, recontam e participam das histrias. Fizeram o Bonequinho Doce e a Bonequinha Preta de chocolate. Uma delicia literria em parceria com a biblioteca da escola.

2011

Brincando com o Ingls


ma coleguinha chegou cantando uma msica em ingls e no deu outra: todos queriam aprender! E como aprender e ensinar se misturam quando se trabalha com a Pedagogia de Projetos, todos embarcaram e descobriram um vasto vocabulrio em Ingls. O projeto

Maternal III Professora Daniella

Tuba, o tubaro
Maternal III - Professora Stefania
s habitantes do fundo do mar encantam nossas crianas. O tubaro, em especfico, tem seus mistrios por sua grandeza e simpatia. Atravs do Tuba, o tubaro, fizeram um mergulho interessante nas espcies e descobriram suas caractersticas, tendo como meio de transporte de todo saber jogos, pesquisas, conversas em rodinha, vdeos, histrias e muita brincadeira.

contou com a presena de duas mes, que ensinaram msicas e palavras do idioma para as crianas, e com a presena da professora de Ingls do Colgio, Luciana.

Brincando no Parque
Maternal III Professora Daniella
a conversa em rodinha, a narrao de um passeio no parque instigou nossas crianas a saberem mais sobre os brinquedos que tm no colgio. De brinquedo em brinquedo, conheceram o parque de nossa cidade e aprenderam muito.

Canta, canta minha gente


1 Perodo Professora Ana Cristina
a sala do 1 perodo encontramos violeiros, isso mesmo! Na sexta-feira, que dia de trazer brinquedo, alguns alunos trocam o brinquedo por um violo. Brincando de violeiros, despertam nas crianas o interesse pela msica. Aproveitamos tal momento para resgatarmos cantigas infantis. Cada msica contribuiu no s para o desenvolvimento da oralidade, como para ampliao do vocabulrio e meio de transporte para que contedos curriculares fossem trabalhados de maneira fantstica e ldica.

No mundo dos Dinossauros


Maternal III - Professora Stefania
eres enormes desfilam pelo imaginrio infantil. To amedrontadores quanto encantadores, os dinossauros despertam a curiosidade das crianas. Na faixa etria em que se encontram as crianas do maternal, o medo se mistura com o mistrio, encanto e so fascinantes. A descoberta do mundo atravs do desejo de aprender que os dinossauros despertam foi uma bela conquista.

JUNHO - SETEMBRO

09

Super-Heris
1 Perodo Professora Ana Cristina
uando se tem quatro anos de idade, tem-se todos os poderes! A criana dessa idade se transforma fcil, fcil em um super-heri. A, vm as lutas, chutes, socos, etc. O que fazer? Proibir e pronto? E o desejo de ser um super-heri? O que fazer com ele? Ento, o jeito viver intensamente cada super-heri! Pesquisando sobre cada um, nossas crianas descobriram como eles adquirem seus poderes e como os usam. Aprenderam que tambm possuem um super-poder: o amor; e que podem resolver os conflitos usando-o atravs das palavras e de boas atitudes. O bem e o mal existem na vida real tambm e, assim, atravs deste projeto, conseguimos trabalhar valores fundamentais para que nossas crianas se transformem em super-heris do bem.

Quem so os ovparos
1 Perodo Professora Fernanda
s crianas estudaram sobre os ninhos de alguns animais e descobriram que alguns nascem de ovos. A curiosidade foi to grande que quiseram saber mais. Investigao cientfica na infncia uma delcia, porque a fantasia caminha junto com a descoberta.

2011

Parlendas
1 Perodo Professora Fernanda
folclore trouxe para a turma o encanto das parlendas. A literatura e sua diversidade cultural foram grandes parceiras na construo do saber para nossas crianas.

Eu sou assim e voc?


2 Perodo Professora Jossana
s caractersticas, desejos, sonhos de cada criana foram partilhadas atravs deste projeto. Todos ficaram sabendo da comida predileta, brincadeiras preferidas, e tantos outros detalhes dos colegas. Assim, tendo como objetivo estudar a prpria criana, as relaes afetivas se intensificaram, criando uma belssima cumplicidade e amizade entre as crianas.

Vamos proteger os animais


2 Perodo Professora Jossana

Amigos para sempre


2 Perodo Professora Cntia
s conflitos existem, comeam pela disputa pelo brinquedo e vo se desenrolando pela vida. O que fazer? Encontramos no projeto Amigos para sempre um grande aliado para que valores como amor, respeito, solidariedade, caminhem juntos para que, se e quando os conflitos surgirem, nossas crianas saibam resolv-los sem muitas magoas e feridas. A amizade o bem mais precioso que se pode ter na vida.

os animais em extino comoveram nossas crianas. Sabendo que correm o risco de no v-los mais, resolveram pesquisar maneiras de proteg-los e cuidar bem de todos. Durante o projeto, foram presenteadas com a presena de muitos miquinhos nas rvores do bosquinho.

Bicho de casa
2 Perodo Professora Cntia
er um animal domstico faz parte do sonho de toda criana. Nada mais justo que ajud-las a descobrir quais so os animais que podem viver dentro de casa, suas caractersticas e necessidades, como cuidar deles, entre tantas outras curiosidades.

Exploradores de Dinossauros
1 Ano Professora Ktia
ta idade boa para se desenvolver o instinto cientfico que cada criana tem! Os dinossauros possuem um fascnio enorme e levaram nossos alunos a outra era. Cheios de hipteses, foram at o Museu da PUC para verem de perto todas as descobertas feitas.

Viagem espacial
1 Ano Professora Brenda
universo flutua no imaginrio infantil. Como o espao? O que so planetas? E o sol? E a lua? Quais so os mistrios do universo? Para descobrir, os alunos embarcaram em uma nave espacial chamada pedagogia de projetos e voaram alto! Como o aprender anda junto com o fazer, confeccionaram um planetrio em sala de aula.

De continente em continente No Caminho das guas


o espao avistaram o Planeta Terra. Nossa casa! Pediram licena e entraram! Comearam uma fantstica viagem de continente a continente. Vasculharam tudo e quem quiser saber algo sobre o planeta Terra s perguntar para a turma do 1 Ano.

1 Ano Professora Brenda

1 Ano Professora Marcela

gua o nosso ouro azul do milnio. Preserv-la, saber us-la sem desperdcio so posturas que a escola deve ensinar. Nossas crianas pesquisaram sobre o ciclo da gua e todo o bem que ela traz para a humanidade.

10

JUNHO - SETEMBRO

Fundamental I
Sala de Aula
2 Ano Professora Ady
s alunos dos 2s anos esto aprendendo que neste cantinho todos so importantes, pois cada um tem o seu jeitinho de ser. Aqui aprendemos a ouvir, observar, dividir, esperar, participar, respeitar, fazer e ser feliz!!!

Paz

2011

Uma vida saudvel


4 Ano Professoras Cida e Bete

2 Ano Professora Ady


stamos aprendendo que a Paz comea mesmo dentro de cada um de ns. Comea com a nossa postura... o nosso falar... o nosso olhar... o nosso agir... Paz mesmo a gente que faz!!!

Cincias
4 e 5 Anos Professoras Bete, Cida e Michele
melhorar nossa qualidade de vida necessrio adotar um estilo de vida promotor de sade. Isso significa achar a medida certa para fazer esportes, dormir, trabalhar, estudar e ter momentos de lazer. necessrio tambm fazer amigos, ser otimista e encarar positivamente os fatos da vida, alm de ter uma alimentao saudvel. Aprenderam que nenhum tipo de alimento contm todos os nutrientes de que o nosso corpo precisa. Por isso importante uma alimentao variada. Os cuidados com a higiene, seu comportamento ao fazer as refeies e o ambiente em que elas acontecem tambm so importantes para a sade. Os alunos do 4A e 5A, contando com a colaborao das famlias, fizeram um delicioso sanduche nutritivo acompanhado de suco natural.

urante as nossas aulas de Cincias, os alunos discutiram temas importantes, entre eles, a sade do corpo e da mente. Para

Meio Ambiente
5 A Professora Bete
meio ambiente um assunto que merece destaque. importante que se desenvolvam atitudes crticas, responsveis e construtivas em relao sua preservao. Esse foi um tema muito discutido em nossas aulas. At um jri simulado foi realizado; cada aluno teve um papel fundamental em todo o processo. A sala se transformou em um verdadeiro tribunal com juzes, promotores, advogados de defesa, testemunhas de acusao e defesa, alm de jurados. Em julgamento, estava a instalao de uma indstria em uma determinada cidade, em que a populao sofria com a poluio. O objetivo do jri simulado foi debater o tema Meio Ambiente, levando todos os participantes a se envolverem e se posicionarem de forma crtica.

Viagem ao tnel do tempo


4s anos A, B e C Professoras Fabiana e Juliana
ma viagem pelo tnel do tempo, para conhecer parte da histria do Brasil e vivenciar pessoalmente tudo aquilo que est nos livros e se aprende na escola. As cidades histricas de Minas Gerais possuem um rico e incomparvel acervo artstico e arquitetnico, encontrados nas suntuosas igrejas, nos museus, nas ruas e nas casas que preservam toda a tradio e cultura. Marcadas pelo ciclo do ouro, escravido e ideais revolucionrios como a Inconfidncia Mineira, as cidades histricas guardam relquias como a arte barroca, conhecida no mundo inteiro pelas obras de artistas como Aleijadinho e Atade. Os 4s Anos pesquisaram e compreenderam a importncia das cidades histricas na histria de Minas Gerais. Como diz Paula Fernandes:

eralmente o conceito de sade atribudo somente ao bem estar fsico. Na verdade, o conceito muito mais amplo, vai muito alm. Hoje j sabemos que vrios fatores influenciam a sade, como: o relacionamento no meio familiar e no trabalho, o local em que se vive, o estado emocional e at mesmo o estado espiritual da pessoa. Se tudo isso no estiver harmnico, o indivduo fica doente com mais facilidade. Aps leitura de diversos textos, debates e reflexes, os alunos dos 4s anos A, B e C identificaram e reconheceram a importncia de uma vida saudvel e as condies necessrias para t-la. Estabeleceram relaes entre cuidados com o corpo e com a mente, reconhecendo que a infraestrutura, isto , o servio de saneamento bsico essencial para promoo da sade. Incentivados pelo tema, pesquisaram, confeccionaram cartazes e apresentaram o trabalho referente assistncia mdica pblica do pas, promovendo discusses com objetivo de conscientizar sobre precariedade da sade pblica. Concluram que, para se ter uma vida saudvel, necessrio encontrar um ponto de equilbrio e esse ponto obtido com os valores do bem-estar fsico, mental, social e espiritual. O desafio para o nosso pas est, principalmente, na gesto do sistema de saneamento e na conscientizao da populao sobre seus direitos.

Falando de Convivncia
4s anos A, B e C Professoras Cida, Fabiana e Juliana
travs das diversas atividades trabalhadas nas aulas de Aspectos Filosficos, levamos os alunos a refletirem sobre os valores e sobre suas aes, procurando trabalhar as diferenas. O estudo com fbulas foi muito importante, pois atravs da moral de cada uma, os alunos tambm perceberam a importncia da convivncia.

Sou das Minas de ouro, das montanhas Gerais, eu sou filha dos montes, das estradas reais...

JUNHO - SETEMBRO
Diversidade cultural brasileira
5 ano A Professora Fabiana

11

Que delcia de aula!


5s anos A, B e C Professoras Michele e Bete
primeiro conjunto numrico que ensinado aos alunos o conjunto dos nmeros naturais. Com o qual eles aprendem todas as operaes (adio, subtrao, multiplicao, diviso), mas, com o desenvolvimento do estudo da Matemtica, percebemos que esses nmeros no so capazes de solucionar qualquer tipo de situao-problema. Com a necessidade de expressar quantidades a partir de valores que so divididos por um determinado nmero de partes iguais entre si, criou-se o estudo com fraes. E, para deixar esse aprendizado mais saboroso, resolvemos usar um aliado para adoar as nossas aulas. Os alunos dos 5s anos A, B e C

diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinria, manifestaes religiosas, tradies, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso territrio, apresenta diferenas climticas, econmicas, sociais e culturais entre as suas regies. Os principais disseminadores da cultura brasileira so a populao indgena, os colonizadores europeus e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemes, poloneses, rabes, entre outros, contriburam para a pluralidade cultural do Brasil. O 5 ano A, atravs de pesquisas, percebeu a importncia de cada um dos povos formadores da cultura brasileira, atravs da apresentao de excelentes trabalhos.

2011

Quantos Somos?
Professora Carla

se deliciaram com uma aula bem docinha. Usamos barras de chocolates para completar nosso contedo. As crianas acharam o mximo usar as fraes na prtica e dividir as barras, comer e responder as questes propostas.

Brasil tem 190.755.799 habitantes. o que revelou o Censo Demogrfico de 2010, na publicao dos primeiros resultados definitivos. O ltimo Censo realizado investigou sobre a evoluo demogrfica do pas, dados populacionais por sexo e grupos de idade, mdia de moradores em domiclios particulares e situao urbana e rural. Atravs de nossos estudos sobre a distribuio da populao brasileira, descobrimos que a nossa populao cresceu quase vinte vezes mais, desde o primeiro recenseamento realizado no Brasil, em 1872, quando a populao era de 9.930.478 habitantes. Estudar sobre o Censo nos ajudou a perceber como a sociedade evolui, os problemas sociais mais comuns e a raiz de alguns desses problemas. atravs de um Censo demogrfico que se torna possvel saber quem somos, como vivemos e, assim, projetar um futuro melhor para todos os brasileiros.

Uma bonita histria a ser construda


5s anos A, B e C Professoras Carla, Bete e Michele
s alunos dos 5 anos A, B e C participaram ativamente de um projeto sobre os 60 anos do Colgio So Miguel Arcanjo. So 60 anos de uma bonita histria para contar e um futuro para construir. Interdisciplinarizado com as aulas de Aspectos Filosficos, o laboratrio de informtica nos apoiou e juntos construmos um vdeo mostrando essa bonita histria. Resgatamos valores eternos ensinados por So Jos de Calasanz e que so a sustentao de nossa escola. Ao construir o vdeo, resgatamos imagens da construo de vrias partes do CSMA, vimos alunos que hoje so funcionrios e o mais importante que aprendemos foi que essa bonita histria ainda est em construo. Depois de 60 anos, continuamos sonhando com um mundo melhor. Ns, do CSMA, acreditamos que este mundo possvel e deve ser sustentado nos pilares da evangelizao, da educao e da transformao. Evangelizar, educar, transformar so muito mais que aes, so caminhos para a construo de uma sociedade mais justa e em paz, com famlias focadas no amor e na educao de seus filhos, educando sempre com o firme propsito de libertar.

A diversidade cultural do povo brasileiro


5s anos A, B e C Professora Carla

travs de pesquisas e de estudos, os alunos dos 5s anos A, B e C compreenderam como so mltiplas e variadas as heranas culturais que formaram a cultura do povo brasileiro. Hbitos comuns, que nos acompanham em nosso dia a dia, foram trazidos de outras culturas e passaram a fazer parte da nossa vida. Um exemplo disso o hbito dirio de tomar banho, que herdamos dos ndios. A cultura brasileira um grande conjunto de culturas, que sintetizam os diversos grupos que formaram o povo brasileiro. Por essa razo, no existe uma cultura brasileira nica, e sim um conjunto de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil. Percebemos a presena constante da heranas dos portugueses, indgenas, imigrantes e africanos. visvel que , aps mais de trs sculos de colonizao portuguesa, a cultura do Brasil , em sua grande maioria, de raiz portuguesa. justamente essa herana cultural que compe a unidade do Brasil: so diferentes raas e credos falando a mesma lngua: o portugus. Essa igualdade lingustica um fato raro para um pas imenso como o Brasil. Outros grupos tnicos deixaram influncias profundas na cultura brasileira, destacando-se os povos indgenas, os africanos e os imigrantes. As influncias desses povos deixaram marcas na msica, na culinria, no folclore, no artesanato e nas festas populares do Brasil.

12

JUNHO - SETEMBRO

Fundamental II
Aprendendo com a arte
6 ano Professora Angela
s alunos do 6 ano aprenderam que ARTE e MATEMTICA andam juntas. As formas geomtricas ganharam toques artsticos nas mos dos futuros mestres da pintura. Partindo de obras de artistas do movimento cubista, como Tarsila do Amaral, eles identificaram representaes de seguimento de reta, polgonos e ngulos.Depois produziram sua prpria arte, atravs de figuras geomtricas. Aprender muito bom, aprender fazendo arte melhor ainda. Parabns aos alunos do 6 ano.

Viagem atravs dos livros


Professora Maisa
s turmas dos nonos anos (fundamenta II) e dos primeiros anos do Ens. Mdio esto lendo cada vez mais. Tem sido uma experincia enriquecedora, porque ao mesmo tempo que se preparam para os concursos e vestibulares, conhecem e compreendem melhor o comportamento de algumas pessoas, costumes de pocas anteriores, outros estados e regies do Brasil. O melhor ainda que relacionam o contexto em que os livros esto inseridos a outras disciplinas, como a Histria, por exemplo. No incio, mostram-se bastante resistentes em relao leitura dos Clssicos, mas agora esto dando show.

2011

Valorizando as boas aes


9s anos A e B Professora Maisa
m meio a tanta violncia, corrupo e tragdias que vivemos no Brasil, devemos nos lembrar das pessoas que se destacam por praticarem o bem. E so muitas!! Alunos dos 9s anos A e B (Fundamental II), aps a apresentao, por grupos, dos livros, divulgam para o restante da turma uma ao ou projeto que muitas pessoas oferecem populao. muito interessante podermos destacar pontos positivos deste lindo pas e ainda sendo divulgados pelos adolescentes que so o futuro e a esperana na construo de um mundo melhor. Que essa prtica pelo bem seja ampliada e vivenciada por todos!!

Ensino Mdio
Palestra: O Jovem e a mobilidade
o dia 16 de agosto passado, os alunos do 2 ano do Ensino Mdio assistiram a uma palestra oferecida pela BHTRANS sobre responsabilidade no trnsito. A escolha do 2 ano foi perfeita, j que esses jovens esto prestes a habilitarem-se como motoristas. Os dois palestrantes conseguiram, atravs de uma exposio bastante clara, sem cenas apelativas, sensibilizar esses alunos, que participaram ativamente, tiraram dvidas, trocaram ideias, expuseram seus pontos de vista, demonstrando muito interesse e tambm conscincia sobre algumas questes como: o prejuzo causado pelo aumento

do fluxo de automveis nas grandes e mdias cidades; a importncia do uso do transporte coletivo, para evitar retenes e diminuir acidentes; a educao e a tica no trnsito e as atitudes corretas de motoristas e passageiros. Certamente nossos jovens saram da palestra conscientes da responsabilidade de cada um como agente de divulgao da necessidade de preservao da vida humana e do meio ambiente, atravs de atitudes de respeito e solidariedade, buscando um trnsito mais humanizado e, consequentemente, mais seguro.

Educao Fsica
12 Copa Mercantil do Brasil de Futebol Society
conteceu no dia 19/08 a solenidade de abertura da 12 Copa Mercantil do Brasil de Futebol Society. Mais de 1500 alunos, representando cerca de 50 instituies de ensino de Belo Horizonte, desfilaram, fizeram o juramento do atleta, acompanharam o acendimento da pira olmpica e cantaram o Hino Nacional. Como em todos os anos, essa solenidade foi acompanhada com bastante interesse pelos pais, familiares e com muito entusiasmo pelos alunos. Neste ano, o CSMA est representado nas categorias sub-11 anos e sub- 13 anos. Ambas j disputam o Campeonato Metropolitano Escolar de Futsal, e fazem excelente campanha. Portanto, apesar do piso de grama sinttica ser novidade para alguns alunos/atletas, espera-se uma participao rumo ao pdio. Vamos aguardar!!!!

www.saomiguelbh.com.br
saomiguelbh@saomiguelbh.com.br | (31) 3444-1955

Anda mungkin juga menyukai