Anda di halaman 1dari 4

Sugesto de Atividades Histria 6 ano Unidade 6

1. Alexandre, o Grande, foi o principal responsvel pela divulgao das caractersticas do Imprio Helenstico. a) Descreva a importncia do Imprio Helenstico para o Oriente. b) Relacione a diversidade cultural existente no Imprio Helenstico e no Brasil de hoje. Cite exemplos. 2. (Vunesp) O historiador ateniense Tucdides, que viveu durante a Guerra do Peloponeso, escreveu o seguinte sobre os gregos: antes da Guerra de Tria, o [os habitantes da] Hlade nada [realizaram] em comum. Este nome mesmo no era empregado para design-la no seu conjunto. () O que fica bem comprovado [nos livros] de Homero: ele que viveu numa poca bem posterior Guerra de Tria, no utilizou a designao [de helenos] para o conjunto [dos gregos]. () No utilizou, tambm, a expresso brbaros porque, na minha opinio, os gregos no se encontravam ainda reunidos () sob um nico nome que [lhes] permitisse [diferenciar-se de outros povos]. De qualquer forma, aqueles que receberam [mais tarde] o nome de Helenos () nada fizeram conjuntamente antes da Guerra de Troia. () Essa expedio mesma os reuniu apenas num momento, naquele em que a navegao martima encontrava-se mais desenvolvida.
Tucdides. A guerra do Peloponeso. Sculo V a. C.

Responda com base no texto. a) Que caracterstica poltica dos gregos da Antiguidade apresentada por Tucdides? b) Por que, apesar da situao poltica expressa por Tucdides, pode-se falar de uma antiga civilizao grega? 3. A Guerra do Peloponeso foi um conflito ocorrido no sculo V a.C., envolvendo: a) os gregos, liderados pelos atenienses, contra os persas. b) algumas cidades gregas, lideradas por Esparta, contra Atenas. c) as cidades gregas, lideradas por Tebas, contra a Macednia. d) todas as cidades gregas na formao da Magna Grcia. e) os macednios quando invadiram a Prsia.

Sugesto de Atividades Histria 6 ano Unidade 6


4. (Unesp) O ostracismo, que na Antiga Grcia consistia na suspenso dos direitos polticos dos cidados considerados nocivos ao Estado, foi uma instituio da: a) tirania ateniense. b) democracia ateniense. c) diarquia espartana. d) oligarquia espartana. e) monarquia tebana. 5. Resolva a cruzadinha.

a) Pai de Alexandre Magno. b) Obra de Homero. c) Conjunto de narrativas que tratam de deuses e heris. d) Grande praa pblica onde se encontrava o mercado e onde os atenienses se reuniam. e) Heri que derrotou o minotauro. f) Nome dos magistrados que compunham a gersia. g) Os _____________ no eram colossais como no Egito, e se destacavam por suas propores. h) Monte onde acreditavam que todos os deuses moravam. i) O Partenon foi construdo em sua homenagem.

Sugesto de Atividades Histria 6 ano Unidade 6


6. Leia o texto a seguir sobre os espartanos. O recm-nascido era levado ao lugar onde se reuniam os mais velhos da tribo, que o examinavam. Se fosse bem-conformado e robusto, mandavam que fosse criado e destinavam-lhe um dos nove mil lotes de terreno. Se, ao contrrio, fosse fraco e disforme, enviavam-no a um lugar chamado Apotetos, um abismo aos ps do monte Taigeto. Julgavam que, afinal, era melhor para a criana e para o Estado no deix-la viver, j que era maldotada, desde o nascimento, para a sade e para a fora.
Plutarco.

Responda. a) Por que os espartanos agiam do modo descrito no texto? b) O que acontecia aos jovens espartanos aps o perodo de treinos? 7. Leia atentamente. Pris, um prncipe troiano, foi recebido na cidade de Esparta e, encantado com a rainha Helena, convenceu-a a fugir com ele. Os gregos, furiosos, interpretaram a fuga como um rapto e uma afronta sua honra. Assim, vrios reis reuniram seus exrcitos e partiram para trazer a rainha de volta. Suas tropas cercaram a cidade de Troia e a guerra durou dez longos anos.
BIASOLI, Vitor. O mundo grego. So Paulo: FTD, 1995.

Responda. a) Retire do texto um trecho que identifique a guerra a que ele se refere. b) Qual o nome do livro e do autor que conta a trajetria dos indivduos apresentados no texto acima. c) Qual o significado da palavra pico? 8. Leia atentamente. As encenaes teatrais na Grcia envolviam mecanismos cenogrficos bastante
3

Sugesto de Atividades Histria 6 ano Unidade 6


complexos, utilizando inclusive maquinrios que faziam os deuses aparecerem em cena como se estivessem no ar. Apenas os homens podiam participar das encenaes. Usavam mscaras que ampliavam as propores do rosto e para representar papis femininos. Os atores usavam, tambm, altos tamancos para aumentar a estatura. Agora responda. a) Quais os dois tipos de espetculos apresentados na Grcia Antiga? Explique-os. b) O teatro moderno tem uma grande diferena em relao ao teatro grego da Antiguidade. Cite uma passagem do texto que apresente essa diferena. 9. Complete com V para verdadeiro ou F para falso. a) O teatro a arte de representar, no palco, acontecimentos da vida real ou situaes imaginrias. ( ) b) Os heris dos mitos gregos representavam apenas a fora daquela poca. ( ) c) Os Jogos Olmpicos eram realizados em homenagem a Zeus. ( ) d) Para os gregos a beleza do corpo no era somente apenas esttica e aparente. ( ) e) O nome ginsio vem de nu, pois os jovens que ali treinavam no usavam roupas. ( ) 10. Pinte o fluxograma de acordo com a legenda.
Os gregos aprendem a esculpir figuras humanas. Preocupao naturalista. Representao das emoes.

Passam a utilizar o bronze.

Fase Arcaica Fase Clssica Fase Helenstica


4

Anda mungkin juga menyukai