Anda di halaman 1dari 4

O que SFH Sistema Financeiro de Habitao?

O que a tabela price? O que taxa referencial? O que FCVS? Quais os encargos que incidem sobre o financiamento pelo SFH? Quais as formas de liquidao dos financiamentos pelo SFH? Em caso de financiamentos habitacionais com cobertura do FCVS: a) pagamento da ltima prestao; b) amortizao do saldo devedor antes do trmino do prazo contratual; c) liquidao antecipada com desconto; d) cobertura do saldo devedor pela Aplice do Seguro Habitacional do SFH, em caso de morte ou invalidez permanente do muturio que conte com esta cobertura ou similar. Em caso de financiamentos sem cobertura do FCVS, a liquidao se dar com a amortizao integral do saldo devedor. O que saldo devedor e saldo residual? Como corrigido o saldo devedor? - O que acontece quando o Agente Financeiro cobra do muturio uma prestao maior do que a devida?

Voc deve solicitar a reviso do clculo das importncias cobradas a mais que devem ser ressarcidas, devidamente corrigidas pelos ndices de atualizao dos depsitos de poupana, em espcie, ou por meio de reduo nas suas prestaes seguintes. - Quando o aumento da minha prestao for maior que o meu aumento salarial, como devo proceder?

Em caso de financiamentos contratados ao amparo do PES/CP, voc deve solicitar a reviso do clculo, comprovando no fazer jus ao aumento. As importncias eventualmente cobradas a mais de voc devem ser ressarcidas, devidamente corrigidas pelos ndices de atualizao dos depsitos de poupana, em espcie, ou por meio da reduo nas suas prestaes seguintes.

A percia, como j evidenciado anteriormente trata-se de um instrumento jurdico que qualquer cidado pode utilizar para fazer valer os seus direitos.

Os limites essenciais, tambm denominados de caracteres essenciais, segundo Ornelas (2000, p.35) so: a) limitao da matria; b) pronunciamento adstrito questo ou questo proposta; c) meticuloso e eficiente exame do campo prefixado; d) escrupulosa referncia matria periciada; e) imparcialidade absoluta de pronunciamento. Os limites so, em tese, os parmetros mnimos sobre os quais o perito contador deve balizarse na execuo do trabalho. Seguindo esses parmetros acredita-se que o trabalho pericial apresentar as condies de segurana e confiabilidade necessrios para que o julgamento da questo ocorra dentro da normalidade requerida em situaes desta natureza. Apresenta-se a seguir um caso prtico de percia contbil do Sistema Financeiro Nacional de Habitao envolvendo um dos seus muturios, o presente caso visa proporcionar elucidao as discusses apresentadas at o momento. O presente muturio se sentindo prejudicado financeiramente pelas aes impostas pelo credor, resolve reivindicar junto ao poder judicirio o cumprimento das clusulas estabelecidas em contrato, alegando o descumprimento do mesmo, conforme quesitos com suas respectivas respostas mencionadas abaixo organizadas no laudo pericial apresentado a seguir: A) Objeto O presente trabalho tem como objetivo, aps responder os quesitos formulados pelas partes, apresentar o resultado da percia realizada nos autos do processo. B) Apresentao dos clculos Os clculos esto apresentados planilha I, que espelham: planilha I - Demonstrao da evoluo das prestaes apuradas pelo perito; C) Resposta aos quesitos 01 De que composta a prestao mensal? 02 Quais os ndices aplicados mensalmente para o reajuste das prestaes e do saldo devedor na planilha de evoluo do financiamento apresentada pela instituio financeira? 03 Qual o procedimento, e quais os ndices aplicados no reajuste dos encargos (FCVC e Seguros). 04 Os ndices utilizados no reajuste dos encargos e no saldo devedor esto em conformidade com os pactuados em contrato? Se negativo, apontar as diferenas. 05 Como feita a amortizao do saldo devedor? 06 A atualizao do saldo devedor ocorre antes ou aps da amortizao da prestao? 07 Qual o entendimento quanto aplicao da Tabela Price no Sistema Francs de Amortizao? 08 Existe capitalizao dos juros no financiamento? 09 Qual foi o ndice utilizado pelo credor hipotecrio para corrigir o saldo devedor em abril/90?

Quesitos do Requerido 01 Os documentos apresentados pelos autores com sua inicial, notadamente os seus comprovantes de renda, permitem afirmar que os ndices de reajustamento da prestao e acessrios (constantes da Planilha de Financiamento apresentada pelo COHAPAR com sua contestao) corresponderam aos ndices de reajustamento salarial da categoria profissional noticiada no contrato?

02 O saldo devedor foi corrigido de acordo com os parmetros previstos na clusula dcima segunda do contrato? Se negativo, especificar as divergncias apuradas.

03 As alegaes/explicaes e documentos apresentados pela CAIXA e pelo COHAPAR em suas defesas, permitem afirmar que os ndices de correo das prestaes e do saldo devedor (constantes da Planilha de Financiamento que acompanhou a inicial e a defesa do COHAPAR) foram efetuados em conformidade com as clusulas contratadas? Quesitos do Requerido Cohapar 02 Qual o plano de financiamento que se aplica a este contrato? Como dever ser a correo do saldo devedor e da prestao mensal? 03 Os juros contratuais de 3,1% ao ano, esto de acordo com a taxa permitida pelo SFH? Se entender que est acima do permitido, apontar qual a taxa de juros correta e qual o embasamento legal. 04 Qual o valor da 1 prestao do financiamento, considerando para o clculo com os seguintes fatores: data do contrato: 08/05/1989, valor do financiamento, taxa de juros e prazo do financiamento, constantes da planilha da COHAPAR, CES 15%, determinando qual o valor dos juros e qual da amortizao, considerando-se o sistema de amortizao da Tabela Price. 05 A muturia est enquadrada profissionalmente como autnoma (situao apresentada na compra do imvel) para fins de reajuste da prestao, de acordo com a clusula quinta do contrato. Este tipo de reajuste est correto pelas normas de SFH? 06 O CES para os contratos de financiamento do SFH teve sua legalidade pela Lei 4380/64 e regulamentado pela Resoluo do Conselho n 36/69 e a aplicao de 1,15, conforme Circular 1278/88. O perito confirma a regulamentao do CES? Se negativo fazer embasamento legal. 07 O saldo devedor do contrato est corrigido mensalmente pelo agente financeiro, atravs do IBPE (ndice Brasileiro de Poupana e Emprstimo). H valores de correo na planilha apresentada que diferem da correo estipulada em contrato? Se positivo, apresente o perito a planilha correta. 08 - Os ndices de reajustes aplicados na prestao do muturio so repassados pela Administradora do FCVS CEF. Pergunta-se ao perito: Os ndices aplicados neste financiamento pela COHAPAR esto de acordo com a Administradora do FCVS? 09 - O reajuste das prestaes pela categoria profissional (data base) da muturia apresentada na compra do imvel, reajuste este que, ocorre uma vez por ano. Pergunta-se ao Sr. Perito: O reajuste aplicado prestao foi corretamente repassado dentro do prazo de 60 dias aps a data base do muturio? 10 - De acordo com o financiamento apresentado pelo agente financeiro, o reajuste da prestao anual, e o reajuste do saldo devedor, mensal. Poder ocorrer ao final do pagamento da ltima prestao, resduo de saldo devedor? Em caso positivo, de quem ser a responsabilidade pelo pagamento? H cobertura pelo FCVS?

11 - Encontrou o perito algum clculo que afrontasse as disposies legais aplicveis ao Plano de Equivalncia Salarial por Categoria Profissional (PES/CP) no presente financiamento?

12 Caso positiva a resposta anterior, indicar eventuais ilegalidades e os dispositivos legais violados, bem como eventuais valores corretos 13 A cobrana das taxas de seguros so ilegais para o SFH?

14 A taxa de seguro referente a danos fsicos do imvel (DFI) e morte e invalidez permanente (MIP) aplicadas pela agente financeiro esto corretas?

15 Se resposta negativa, queira o perito apontar o valor correto e seu embasamento legal.

16 Informe o perito e assistente tcnico, tudo a mais que julgarem importante para o deslinde da causa.

Anda mungkin juga menyukai