Anda di halaman 1dari 37

3 ESTABILIDADE E CAPACIDADE DE CARGA DE CORTINAS ANCORADAS EM SOLO

3.1. Introduo O comportamento de uma ancoragem em solo fundamentalmente governado pelo mecanismo de transferncia da carga suportada pelo tirante para o macio de solo atravs de interaes na interface solo-bulbo (figura 3.1). Este mecanismo de interao resulta num acrscimo das tenses normais efetivas do solo e, conseqentemente, no aumento da sua resistncia ao cisalhamento e do
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

fator de segurana contra a ruptura. No projeto de uma cortina atirantada, a hiptese bsica que as foras horizontais geradas pelas presses de contato do solo sobre a estrutura devem ser equilibradas pelos tirantes, enquanto que o alvio das tenses normais verticais causados pela escavao evidentemente no o . Com isto, os valores das tenses cisalhantes induzidas pelo processo de escavao aumentam significativamente com a profundidade desta. A tendncia de uma cortina mover-se para o interior da escavao, induzindo recalque do solo junto superfcie do terreno. A protenso da primeira linha de tirantes pressiona, porm a cortina contra as paredes da escavao, fixando-a no ponto de ancoragem. Com o avano da escavao, a estrutura tende agora a girar ao redor da primeira linha de ancoragem, causando deslocamentos laterais no novo nvel de escavao que, por sua vez, sero novamente restringidos pela aplicao da protenso na prxima linha de ancoragem. Assim, o movimento da cortina medida que a escavao prossegue, formado por uma combinao de movimentos de rotao e de translao, influenciados por uma srie de fatores como o embutimento da cortina no solo de fundao, inclinao dos tirantes, espessura e rigidez da estrutura, valores de sobrecarga, hiptese de distribuio das presses de contato na interface solo/cortina, etc. A figura 3.2

40

ilustra as foras nos tirantes e as tenses de cisalhamento na interface solo-cortina que se desenvolvem medida que a escavao acontece.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

Figura 3.1 Mecanismo de transferncia de carga em ancoragens (Juran e Elias, 1991).

Figura 3.2 Sistema idealizado de foras sobre cortinas atirantadas (Hanna, 1982).

41

3.2. Modos de ruptura de cortinas atirantadas em solo A figura 3.3 apresenta fotografias de cortinas com mltiplas linhas de ancoragem, onde pode ser observada a ocorrncia da ruptura em regies do solo para 2 casos extremos de rotao da cortina: ao redor de sua base e ao redor do seu topo. Estes ensaios indicaram que muitos mecanismos de ruptura para

cortinas ancoradas em solo so possveis, conforme figura 3.4.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

Figura 3.3 Ensaios em cortinas multi-ancoradas em solos: rotao ao redor do topo (foto superior); rotao ao redor da base (foto mdia); cortina inclinada de 15 com rotao ao redor da base (foto inferior) Dina (1973)

42

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

Figura 3.4 Tipos de ruptura de uma cortina ancorada em solo (GeoRio, 2000).

a)

Puncionamento da base solo de fundao que suporta a base da cortina tem baixa capacidade de suporte, inferior a 20 kPa com ndice de resistncia penetrao N SPT < 10 .

b)

Ruptura de fundo da escavao pode ocorrer quando uma camada de solo mole existir abaixo do nvel de escavao.

c)

Ruptura global ruptura em cunha, de maior risco durante o processo de escavao, ou ruptura generalizada profunda (ver tambm figura 3.5).

d)

Deformao excessiva possvel de ocorrer durante a construo antes da protenso das ancoragens.

e)

Ruptura do tirante pode ocorrer se os componentes do sistema atirantado forem individualmente inadequados ou devido ocorrncia de sobrecarga nas ancoragens durante a construo, quando nem todos os nveis de ancoragem foram ainda instalados.

f)

Ruptura da cortina ocorrncia de ruptura por flexo devido ao dimensionamento estrutural inadequado ou ruptura por puncionamento das ancoragens.

43

Figura 3.5 Tipos de ruptura global: em cunha e generalizada (GeoRio, 2000).

3.3. Estimativa da capacidade de carga de ancoragem em solo A melhor estimativa da capacidade de carga de ancoragens em solo aquela determinada pela realizao de ensaios prvios de ancoragem, construda com a
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

mesma tecnologia e mo de obra no futuro local da obra, visto no ser teoricamente possvel incorporar em mtodos de clculo a influncia de vrios fatores determinantes como o processo de perfurao, qualidade da mo de obra, o processo de injeo, etc. De maneira geral os mtodos disponveis para determinao da capacidade de carga de ancoragens em solo consideram que a resistncia da ancoragem devese exclusivamente resistncia ao cisalhamento desenvolvida na interface solobulbo, sem considerao dos efeitos do processo construtivo, e incluindo a influncia do procedimento de injeo de modo apenas qualitativo.

3.3.1. Norma Brasileira NBR-5629 A Norma NBR-5629 recomenda para estimativa preliminar da capacidade de carga limite de ancoragem o uso das seguintes expresses:
Tmax = z' .U .Lb .K f

Solos granulares

(3.1 a)

Solos coesivos

Tmax = o .U .Lb .S u

(3.1 b)

44

onde: Tmax capacidade de carga limite (ou ltima)

z'
U Lb Kf

tenso vertical efetiva no ponto mdio da ancoragem permetro mdio da seo transversal do bulbo de ancoragem comprimento do bulbo de ancoragem coeficiente de ancoragem, dado na tabela 3.2 coeficiente redutor da resistncia ao cisalhamento no drenada Su = 0,75 para Su 40 kPa e = 0,35 para Su 100 kPa

Tabela 3.1 Coeficiente de ancoragem kf para solos granulares (NBR-5629).

Compacidade Solo
Silte
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

fofa
0,1 0,2 0,5 1,0

compacta
0,4 0,6 1,2 2,0

muito compacta
1,0 1,5 2,0 3,0

Areia fina Areia mdia Areia grossa e pedregulho

Este mtodo no leva em considerao os efeitos da presso de injeo. A NBR-5629 admite que para a execuo do bulbo de ancoragem a injeo da calda de cimento pode ser do tipo simples com fluxo ascendente e em fase nica ou atravs de vlvulas e em fases sucessivas, a critrio da empresa executora, desde que sejam garantidos o preenchimento total do furo aberto no solo e a capacidade de carga prevista para a ancoragem.

3.3.2. Mtodo de Ostermayer (1974) Ostermayer (1974) props bacos que correlacionam o comprimento do trecho ancorado (bulbo) com a capacidade de carga ltima da ancoragem com base na anlise dos resultados de aproximadamente 300 ensaios realizados na Alemanha, em ancoragens com dimetro de perfurao entre 10 e 20cm e cobertura de solo superior a 4m. A figura 3.6 apresenta as correlaes sugeridas por Ostermayer (op.cit.) para solos granulares, sem especificao do procedimento de injeo ou dos valores da presso de injeo.

45

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

Figura 3.6 Capacidade de carga limite de ancoragem em solos granulares de acordo com Ostermayer (1974).

Para solos coesivos (siltes e argilas medianamente plsticos, argilas altamente plsticas) Ostermayer (1974) tambm apresentou (figura 3.7) a variao com o comprimento do bulbo da resistncia ao cisalhamento na interface solobulbo, por unidade de comprimento, para ancoragens executadas com e sem reinjeo. Na figura 3.8 a variao da resistncia ao cisalhamento apresentada em funo da presso de reinjeo, com caldas de cimento preparadas na proporo gua / cimento = 0,4. Os grficos destas figuras mostram que a resistncia ao cisalhamento na interface solo-bulbo, por unidade de comprimento, cresce com o valor da presso de reinjeo e diminui com o aumento do trecho ancorado. Na prtica, para clculos preliminares, pode-se adotar valores constantes da resistncia ao cisalhamento por unidade de comprimento, independentemente do comprimento do bulbo. Na figura 3.7 a influncia da calda de cimento estimada apenas qualitativamente, dependendo da tcnica de injeo empregada (com e sem reinjeo).

46

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

Figura 3.7 Resistncia ao cisalhamento por unidade de comprimento de ancoragens em solos coesivos (Ostermayer, 1974).

Figura 3.8 Influncia da presso de injeo na resistncia ao cisalhamento em solos coesivos (Ostermayer, 1974).

47

3.3.3. Mtodo de Bustamante & Doix (1985) Com base em 120 provas de carga realizadas na Frana, Bustamante & Doix (1985) sugerem um mtodo para dimensionamento de ancoragens no qual so consideradas as influncias da tcnica de injeo, presso de injeo e volume de calda de cimento injetada. A capacidade de carga limite da ancoragem Tmax pode ser determinada por:
T mx = . D e . L b .q s

(3.2 a)

D e = .D p
onde De
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

(3.2 b)

dimetro mdio adotado para o trecho ancorado dimetro perfurado do trecho ancorado comprimento do trecho ancorado (bulbo) coeficiente de majorao do dimetro do bulbo devido injeo resistncia ao cisalhamento

Dp Lb

qs

A tabela 3.2 apresenta os valores de coeficiente de majorao para diversos tipos de solo, considerando as duas tcnicas de injeo (com e sem reinjeo), admitindo-se que o volume injetado seja no mnimo 1,5 vezes o volume perfurado para atingir os valores indicados na tabela. Como esperado, os maiores valores do coeficiente ocorrem para ancoragens reinjetadas. Grficos de correlaes empricas para estimativa do coeficiente qs , para ancoragens com e sem reinjeo, esto apresentados para areias e cascalhos na figura 3.9 e para siltes e argilas na figura 3.10, construdos com base nos resultados de Bustamante e Doix (1985), Fujita (1977), Ostermayer & Scheele (1977), Ostermayer (1974), Koreck (1978) e Jones (1980, 1984). No eixo das abscissas a quantidade Pl se refere presso limite do ensaio pressiomtrico e N ao nmero de golpes do ensaio SPT.

48

As correlaes obtidas mostram que em relao injeo nica os efeitos da reinjeo em fases sucessivas aparentemente so mais pronunciados para argilas/siltes (figura 3.10) do que para areias/cascalhos (figura 3.9), contrariando evidncias experimentais que indicam serem os solos arenosos os de maior grau de injetabilidade e os mais suscetveis aos efeitos das sucessivas reinjees sob alta presso. Este comportamento pode ser decorrente de outros fatores no considerados por Bustamante e Doix (1985) na interpretao emprica dos resultados das provas de carga (Novais Souza, 2001).
Tabela 3.2 Coeficiente de majorao do dimetro do bulbo devido injeo

Tipo de solo 1.8 1.6 - 1.8 1.5 - 1.6 1.4 - 1.5 1.4 - 1.5 1.4 - 1.5 1.4 - 1.5 1.4 - 1.6 1.8 - 2.0

Coeficiente Com reinjeo Sem reinjeo 1.3 - 1.4 1.2 - 1.4 1.2 - 1.3 1.1 - 1.2 1.1 - 1.2 1.1 - 1.2 1.1 - 1.2 1.1 - 1.2 1.2

Cascalho
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

Cascalho arenoso Areia com cascalho Areia grossa Areia mdia Areia fina Areia siltosa Silte Argila

49

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

Figura 3.9 Correlaes empricas para resistncia ao cisalhamento por unidade de comprimento em areias / cascalhos (Bustamante & Doix, 1985).

Figura 3.10 Correlaes empricas para a resistncia ao cisalhamento por unidade de comprimento em argilas / siltes (Bustamante & Doix, 1985).

50

3.3.4. Mtodo de Costa Nunes (1987) Um mtodo semelhante ao de Bustamante e Doix (1985) foi proposto por Costa Nunes (1987), porm com a importante diferena que a influncia da presso de injeo pode ser analisada quantitativamente, e no apenas qualitativamente como no mtodo de Bustamante e Doix (1985). A capacidade de carga limite da ancoragem dada por T mx = .D e .n d .L b .n l . onde De nd
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

(3.3)

dimetro mdio do bulbo coeficiente de aumento do dimetro pela presso de injeo comprimento do bulbo coeficiente de reduo do comprimento do bulbo devido presso no uniforme sobre o mesmo. Considerar nl = 1 para comprimentos moderados (at 8m).

Lb nl

resistncia ao cisalhamento na interface bulbo-solo.

Para determinao da resistncia ao cisalhamento na interface solo-bulbo Costa Nunes (1987) considerou o critrio de ruptura de Mohr-Coulomb, admitindo uma presso residual de injeo r, estimada em 50% da presso de injeo aplicada.

= c + ( + r ).tg

(3.4 a)

= c + ( c .h.nh + r )tg
onde: c c

(3.4 b)

aderncia entre calda e o solo, podendo-se usar c igual coeso do solo peso especifico do solo na profundidade do centro do bulbo

51

h nh

profundidade do centro do bulbo fator de reduo da profundidade quando esta for superior a 9m ngulo de resistncia ao cisalhamento do solo

De acordo com Costa Nunes (op.cit.) na maioria dos casos pode-se considerar nh = nb = nd = 1. 3.3.5. Mtodo de Mecsi (1997) O mtodo de Mecsi (1997) apresenta a importante vantagem de possibilitar a estimativa da capacidade de carga limite da ancoragem e dos deslocamentos correspondentes ocorridos na ancoragem.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

A capacidade de carga limite da ancoragem pode ser obtida como

Tmax = t ult .Lb


onde tult Lb

(3.5)

capacidade de carga especifica da ancoragem, por metro de comprimento do bulbo comprimento ou trecho ancorado (bulbo)

Mecsi (op.cit.) admitiu uma funo de transferncia de carga do tipo elastoplstico (figura 3.11).

52

Figura 3.11 Modelo de mobilizao da resistncia ao cisalhamento na interface bulbo-solo


PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

(Mecsi, 1997).

Considerando a lei de Hooke, a deformao normal especfica no ao pode ser expressa como
d T = dx E ao . Aao

=
onde

(3.6)


d T

deformao especifica do ao alongamento da ancoragem at uma seo considerada deslocamento infinitesimal da seo do bulbo considerada fora atuante na seo do bulbo considerada

Eao mdulo de elasticidade do ao Aao rea da seo transversal do ao

Com a aplicao da fora externa T0 no topo da ancoragem, a resistncia ao cisalhamento na interface mobilizada proporcionalmente com o deslocamento relativo solo-bulbo x, at atingir o seu valor limite tult. Aps este limite, o

53

aumento no deslocamento relativo solo-bulbo ocorre sob resistncia ao cisalhamento constante (totalmente mobilizada). A variao da distribuio da fora de trao ao longo do comprimento do bulbo pode ser expressa por

dT = tan = t dx

ou

dT x = .tult dx ult

(3.7)

Substituindo-se a equao (3.7) na equao (3.6) e diferenciando-se o resultado, o

t ult d 2 = . 2 Eao .Aao ult dx

(3.8)

A integrao desta equao diferencial resulta em


PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

1 senh[k ( Lb lo x)] T = tult . . k cosh[k ( Lb lo )] onde

(3.9a)

lo = trecho do bulbo em que a capacidade de carga especifica j foi plenamente atingida k = ndice de rigidez da ancoragem, dada por: k= t ult E ao . Aao . ult (3.9b)

A equao (3.9a) relaciona a fora de trao que atua em determinada seo transversal do bulbo, situada distncia x a partir de lo, com o modelo de transferncia de carga, as caractersticas geomtricas do bulbo e a rigidez relativa da ancoragem k. A carga no topo da ancoragem To, que em geral o parmetro que se quer controlar, ento calculada como

54

1 To = t ult l 0 + tgh[k ( Lb l 0 )] k

(3.10)

Pode-se observar da equao (3.10) que a capacidade de carga limite da ancoragem Tmax atingida quando Lb = l o , recuperando-se portanto a equao (3.5). A determinao da distribuio da fora de trao T ao longo do comprimento do bulbo (equaes 3.9a e 3.9b) permite tambm calcular as seguintes parcelas do alongamento da ancoragem: a) alongamento do trecho livre, Ll Ll =
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

To.Ll E ao . Aao

(3.11)

b) alongamento do trecho ancorado lo onde a resistncia por atrito unitria j foi totalmente mobilizada

lo =

To.l o t l o2 ult . E ao . Aao 2 E ao . Aao

(3.12)

c) alongamento do sub-trecho ancorado ( Lb l o ) onde a resistncia ao cisalhamento est sendo gradualmente mobilizada
( Lb lo ) = ult

(3.13)

A soma das parcelas de alongamento (equaes 3.11, 3.12 e 3.13) resulta no deslocamento total da ancoragem, dependente do valor da carga aplicada, das caractersticas de rigidez e de deformabilidade do sistema solo-bulbo e das propriedades do tirante, isto

total =

To.Ll To.l o t l o2 + ult . + ult E ao . Aao E ao . Aao 2 E ao . Aao

(3.14)

As equaes 3.9a a 3.14 permitem o clculo da capacidade de carga e dos deslocamentos total / parciais da ancoragem, tendo como incgnitas os parmetros

55

tult e lo. Pode-se obter toda a curva carga x recalque do topo da ancoragem considerando-se valores crescentes de l0 entre 0 e Lb e uma estimativa de tult atravs da expresso abaixo proposta por Mecsi (1997):

t ult = 2r0 ( r 0 tan + c ) = 2r0 ult

(3.15)

onde r0 representa o raio mdio do bulbo aps a injeo e r 0 o valor da tenso radial normal superfcie do bulbo tambm aps a injeo. Para estimativa do valor de r 0 Mecsi (1997) apresentou o grfico da figura 3.12, obtido atravs da teoria da expanso de cavidade cilndrica, tendo como parmetros de entrada a tenso normal octadrica 0m no solo antes da execuo da injeo, o mdulo de elasticidade do macio de solo Esolo e a variao
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

volumtrica ocorrida no bulbo devido s altas presses da injeo de calda de cimento V0 /V0 . A tenso normal mdia 0m no solo antes da execuo da injeo pode ser estimada por (Mecsi, 1997):

0m = K z = (cos 2 + K 0 sen 2 + K 0 ) z

1 2

(3.16)

onde indica o ngulo da ancoragem em relao horizontal, K 0 o coeficiente de empuxo no repouso e z o valor da tenso vertical efetiva. O mdulo de elasticidade (ou deformabilidade) do solo varia com o estado de tenso de acordo com a relao no linear

E solo

= E0 m e

(3.17)

onde e = 100kPa (tenso de normalizao), E0 e a so parmetros do modelo constitutivo determinados com base em resultados de ensaios de laboratrio.

56

Com os valores de V0 /V0 (medido), a (da expresso 3.17), e = 100kPa e 0m (da expresso 3.16) possvel ento estimar-se o parmetro K v

Kv =

V0 E0 1 a V0 0a e m

(3.18)

e, em seguida, obter-se dos grficos da figura 3.12 o aumento na tenso radial ( r / 0m ) e a extenso da zona de solo densificado ( n = / r0 ). Conhecendo-se

r a estimativa de t ult pode ser finalmente feita com auxlio da equao 3.15.
Os parmetros de resistncia e de deformabilidade do solo so os mais importantes para a avaliao de t ult , enquanto que a variao do volume de injeo parece no afetar significativamente a capacidade de carga da ancoragem.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

Por exemplo, dobrando-se o valor do volume injetado, o aumento relativo de t ult , segundo Mecsi (op.cit.), de apenas 15% a 20%.

Figura 3.12 Diagrama para clculo da variao de volume do trecho ancorado (esquerda) e seo transversal da ancoragem aps injeo (direita) - Mecsi (1997).

57

3.4. Anlise da estabilidade global pelo mtodo das cunhas

Verificada a capacidade de suporte do solo de fundao em relao s cargas verticais transmitidas pela cortina, necessrio ainda estudar-se a estabilidade do sistema formado pela cortina e o macio de solo. Podem ser consideradas as duas seguintes situaes, ilustradas na figura 3.13:

a)

ruptura em cunha, englobando apenas o solo adjacente escavao, com mecanismo de ruptura formado como conseqncia direta da alterao do estado de tenso no macio devido execuo da cortina ancorada. A estabilidade est fortemente condicionada pelas posies dos bulbos de ancoragens. As anlises de estabilidade para avaliao dos coeficientes de segurana podem ser consideradas especficas para este tipo de obra.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

b)

ruptura global generalizada, com mecanismo de ruptura que pouco ou mesmo nada tem a ver com a execuo da escavao. As anlises podem ser feitas atravs dos mtodos convencionais de estabilidade para taludes e encostas (mtodos de equilbrio limite).

Figura 3.13 Tipos de ruptura na anlise da estabilidade global de cortinas ancoradas: (a) em cunha; (b) generalizada (Matos Fernandes, 1990).

Os principais mtodos para anlise da estabilidade de cortinas ancoradas, admitindo-se potenciais superfcies de ruptura na forma de cunhas, sero apresentados na seo que se segue

58

3.4.1. Mtodo de Kranz (1953)

Este mtodo de anlise foi originalmente proposto por Kranz (1953) para cortinas de estacas-prancha suportadas por uma linha de ancoragem do tipo placa (figura 3.14). A anlise de estabilidade foi feita considerando-se as condies de equilbrio do macio de ancoragem, representado pelo bloco BEDC e definido com a massa de solo cujo equilbrio assegura a estabilidade do conjunto. As foras que atuam sobre o bloco so o seu peso prprio P1, a fora na ancoragem Fa, a resultante do empuxo ativo I1 da cunha DEF sobre o macio de ancoragem e as reaes R1 e Ra aplicadas sobre os planos potenciais de ruptura BE e BC, respectivamente. Admitiu-se no polgono de foras (b) da figura 3.14 que o solo granular (); para solo coesivo, deve-se adicionar s reaes R1 e Ra foras tangenciais de mdulo igual coeso multiplicada pelo comprimento dos
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

segmentos BE e BC, respectivamente. A sobrecarga na superfcie do terreno dever ser considerada caso o ngulo , ngulo do plano BE com a horizontal, for superior a , pois caso contrrio o efeito da sobrecarga favorecer o equilbrio do macio de ancoragem. O valor da reao Ra pode ser obtido atravs do equilbrio da cunha ativa ABC, considerando-se o polgono de foras (a) da figura 3.14, onde Pa representa o peso prprio da cunha, Ia o empuxo ativo sobre a cortina e depende das condies de atrito na interface solo/cortina. Logo, em relao ao bloco ABED so conhecidas as foras Ra, P1 e I1 e as direes das duas resultantes R1 e Fa, sendo portanto possvel a determinao no polgono de foras do mximo valor da fora de trao Fault compatvel com o equilbrio. O fator de segurana FS definido por Kranz (1953) apresentado em termos do quociente entre a trao mxima Fault e a trao de trabalho Fatrabalho , que deve ser no mnimo igual a 1,5 para ancoragens provisrias e 1,75 para ancoragens definitivas, de acordo com a NBR-5629.
FS = F ault F atrabalho

(3.19)

59

O clculo do fator de segurana pode ser realizado de forma mais prtica associando o equilbrio da cunha ABC e do bloco ABED e, desta forma, eliminando as operaes necessrias para obteno da fora da reao Ra isto , construindo-se diretamente o polgono de foras da figura 3.14 sem a incluso de

Ra.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

Figura 3.14 Anlise de estabilidade do macio de ancoragem (Kranz, 1953).

3.4.2. Generalizao do mtodo de Kranz

Jelinek & Ostermayer (1966, 1967) e Ranke & Ostermayer (1968) estenderam o mtodo de Kranz (1953) para o caso de cortinas com mltiplas linhas de ancoragens protendidas. O processo de clculo do fator de segurana anlogo, sendo o ponto E (figura 3.14) deslocado para o ponto mdio do bulbo de ancoragem (figura 3.15) para formar a superfcie plana de ruptura. Esta

generalizao do mtodo tambm conhecida no Brasil como Mtodo Alemo (GeoRio, 2000), talvez pelo fato de ter sido incorporado nas normas alems e austracas, talvez em contraposio ao Mtodo Brasileiro, desenvolvido por Costa Nunes (1963). O fato da superfcie de ruptura a passar pelo ponto mdio do bulbo e no pela sua extremidade justifica-se como medida de segurana para atender a eventuais diferenas entre o comprimento real da ancoragem e o comprimento de projeto. Littlejohn (1970) prope, considerando as incertezas associadas ao

60

comprimento real de ancoragem, que se considere todo o bulbo de ancoragem como no pertencente ao bloco cujo equilbrio analisado.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

Figura 3.15 Generalizao do mtodo de Kranz (Ranke & Ostermayer, 1968).

Ranke & Ostermayer (1968) tambm analisaram a estabilidade global de cortinas com dois nveis de ancoragem, pesquisando diversas situaes de interesse prtico apresentados nas figuras 3.16 a 3.18. Para cada caso apresentado, h necessidade de se calcular o fator de segurana para cada um dos dois segmentos em que se subdivide a superfcie potencial de ruptura, fazendo uso dos polgonos de foras correspondentes. O fator de segurana global, em cada caso, considerado como o menor dos valores calculados. A generalizao do mtodo de Kranz feita por Ranke & Ostermayer (1968) considerou apenas a situao de macios de solo granular. Pacheco & Danziger (2001) para o caso de solos com parmetros (c, ) incluiu na anlise do polgono de foras da figura 3.19 as componentes tangenciais geradas pela coeso do material. Nas anlises de estabilidade em geral est implcita a hiptese de que as cargas aplicadas nas ancoragens tendem a aumentar a resistncia ao cisalhamento do solo situado entre a cortina e os bulbos. Contudo, para solos puramente coesivos este aumento da resistncia somente ocorrer medida que o adensamento do solo ocorrer.

61

De acordo com Matos Fernandes (1990), alm de verificar-se o fator de segurana pelo mtodo das cunhas, tambm necessrio proceder-se a uma anlise de estabilidade convencional (Bishop, 1955; Janbu, 1954, 1957, etc.) com parmetros no-drenados para um correto posicionamento dos bulbos de ancoragem alm das superfcies que apresentem fatores de segurana inferiores a 1,5, no mnimo.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

Figura 3.16 Anlise de estabilidade global para uma cortina bi-ancorada caso 1 (Ranke & Ostermayer, 1968)

62

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

Figura 3.17 Anlise de estabilidade global para uma cortina bi-ancorada caso 2. (Ranke & Ostermayer, 1968).

63

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

Figura 3.18 Anlise de estabilidade global para uma cortina bi-ancorada caso 3 (Ranke & Ostermayer, 1968).

64

Figura 3.19 Polgono de foras do mtodo de Ranke e Ostermayer para o caso de


PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

solos com coeso (Pacheco & Danziger, 2001).

O mtodo de Kranz (1953) e sua generalizao para ancoragens protendidas e em linhas mltiplas (Ranke e Ostermayer, 1968) tm a grande vantagem da simplicidade, o que possivelmente incentivou sua incorporao nas normas tcnicas de diversos pases, mas vrias deficincias, dentre as quais as seguintes, apontadas por Locher (1969), Ostermayer (1977) e Schultz (1976):

a)

uma superfcie de ruptura curva (por exemplo, uma espiral logartmica) fornece um fator de segurana inferior ao da superfcie plana;

b)

na ruptura, a presso de contato na cortina maior do que o valor determinado para a condio ativa;

c)

o modo de ruptura da cortina ancorada pode no favorecer a formao das superfcies do modelo de Kranz;

d)

a compatibilidade de deformaes nos diferentes blocos da superfcie de ruptura implica em valores variveis do fator de segurana ao longo da mesma.

65

3.4.3. Outros mtodos 3.4.3.1. Definies do fator de segurana

Nos mtodos anteriores, o fator de segurana definido como a razo entre a fora mxima compatvel com o equilbrio global dos blocos e a fora de trabalho prevista nas ancoragens. Littlejohn (1976) observou que a interpretao do fator de segurana tal como definido por Kranz (1953) pode levar idia errnea de que ancoragens pouco carregadas sejam preferveis por apresentarem fatores de segurana superiores quelas que suportam maiores carregamentos. De maneira geral, a literatura registra ainda trs definies para fator de segurana no contexto do projeto de estruturas de conteno (no necessariamente ancoradas): a) como usual em outras aplicaes da mecnica dos solos, o fator de
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

segurana calculado como a razo entre as foras tangenciais resistentes e a foras tangenciais atuantes ao longo da superfcie potencial de ruptura, como no mtodo de Costa Nunes e Velloso (1963); b) a fator de segurana calculado como o quociente entre o empuxo passivo totalmente mobilizado e o real empuxo passivo de trabalho, como no mtodo de Broms (1968); c) o fator de segurana requer que o equilbrio seja satisfeito quando o empuxo passivo resultante (diferena entre os empuxos passivo e ativo) reduzido pelo fator FS. Embora esta definio seja muito usada no projeto de estacas-prancha (Piling Handbook, 1988), Burland, Potts & Walsh (1981) reportam que a mesma fornece valores de FS muito menores do que os obtidos com os procedimentos a) e b). A definio acima dos fatores de segurana global, isto , todas as incertezas do projeto relacionadas com a capacidade de resistncia da estrutura e seus componentes (R) e as demandas de servio (D), como cargas aplicadas, so consideradas atravs de um valor FS = R/D. Quando o carregamento ou a resistncia provm de mais de uma fonte, como no caso em que a resistncia depende da coeso do ngulo de atrito, o valor de FS depende de como aplicado e, portanto, no fornece uma nica medida de segurana (Potts e Burland, 1983). Devido a limitaes na definio do fator de segurana global, mtodos tm sido propostos nos quais cada fonte de incerteza considerada independentemente (Meyerhof, 1995), numa abordagem de fatores parciais semelhante adotada por

66

vrios cdigos para projeto estrutural onde a resistncia e as cargas de trabalho so definidas atravs de fatores parciais independentes relacionados com os materiais (R) e com as cargas (D), respectivamente. O cdigo Eurocode 7 indica um fator parcial em tan no intervalo 1,2 1,25 e um fator parcial para c (ou Su) entre 1,5 1,8 (Simpson, 1992), mas h vrios problemas associados na aplicao do conceito de fatores parciais (Brady e McMahon, 1997), dentre os quais: a) possvel conservadorismo introduzido pela adoo dos valores de resistncia e de demanda mais pessimistas; b) confuso gerada por uma srie de fatores e sub-fatores; c) o estabelecimento de um critrio racional para seleo dos valores dos fatores parciais; d) definio das propriedades caractersticas de determinado material e a obteno dos seus valores. A dificuldade de se selecionar um mtodo que seja suficientemente racional para ser usado consistentemente no projeto de estruturas de conteno levou Bolton (1971) a sugerir que seria mais lgico evitar o uso de fatores de segurana,
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

incorporando diretamente as incertezas nos possveis intervalos de valores dos parmetros e concentrando-se em termos de projeto nos aspectos relacionados com o comportamento de servio da estrutura, expressos geralmente em termos de deslocamentos limites. Os mtodos brevemente descritos abaixo para anlise de estabilidade de estruturas ancoradas fazem uso do fator de segurana global.

3.4.3.2. Mtodo de Costa Nunes e Velloso (1963)

Para situaes simples envolvendo macio de solo homogneo com terrapleno horizontal, ou com inclinao s inferior a 30 0 , Costa Nunes e Velloso (1963) sugeriram um mtodo baseado em consideraes de equilbrio das foras horizontais e verticais que atuam na cunha mostrada na figura 3.20.

67

Figura 3.20 Anlise de estabilidade pelo mtodo de Costa Nunes e Velloso (GeoRio, 2000)

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

O fator de segurana FS foi determinado pela seguinte expresso (Hoek e Bray, 1981) considerando um talude com ausncia de gua.
FS = c. A + (W . cos pcr + T . cos ). tan W . sen pcr T sen

(3.20)

onde

c A W

coeso do solo rea da superfcie potencial de ruptura por metro linear peso da cunha mais a componente devida ao carregamento distribudo na superfcie do talude (ql 1 cos s ) , por metro linear

pcr
T

inclinao da superfcie potencial de ruptura definida por pcr = fora na ancoragem por metro linear

f + 2

ngulo de inclinao da ancoragem em relao normal superfcie potencial de ruptura ngulo de resistncia ao cisalhamento do solo

68

3.4.3.3. Mtodo de Broms (1968)

Props que o clculo do fator de segurana para solos granulares fosse feito
disponvel em termos do empuxo passivo I p e o empuxo passivo necessrio e necessrio compatvel com o sistema de foras atuantes ( I p ).

Broms (op.cit.) considerou que devido protenso das ancoragens o conjunto formado pela cortina e o solo pode ser encarado como um grande muro de gravidade, cuja estabilidade deve ser verificada em relao ao potencial de deslizamento pela sua base. Em conseqncia, o esforo da ancoragem e o

empuxo ativo desaparecem, enquanto surgem na anlise a considerao do empuxo passivo do solo situado na frente da cortina e a reao da ponta da cortina que pode tomada como aproximadamente igual componente vertical da fora na ancoragem.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

Numa primeira etapa de clculo, construdo o polgono de foras (a) da figura 3.21 com o ngulo de resistncia ao cisalhamento real do solo , sendo completamente conhecidas as foras devido ao peso P do bloco, a reao de ponta V, o empuxo ativo da cunha situada atrs do bloco Ia e as direes da reao do
disponvel solo no plano potencial de ruptura e do empuxo do solo I p na frente da necessrio cortina. Pelo polgono de foras, o valor de I p pode ento ser calculado.

Numa segunda fase de clculo, considerada a seguinte reduo da tangente


do ngulo de atrito d

tg d =

tg 1,3

(3.21)

Com o valor de d obtido na equao (3.17), o polgono de foras (b)


disponvel . O coeficiente de construdo, determinando-se agora o valor de I p

segurana, cujo valor mnimo deve ser igual a 1,5 finalmente calculado atravs do quociente
FS =
disponvel Ip necessrio p

1,5

(3.22)

69

Figura 3.21 Anlise de estabilidade considerando o equilbrio do solo e da cortina


PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

(Broms, 1968).

3.5. Mtodo dos elementos finitos na anlise da estabilidade

O mtodo dos elementos finitos (MEF) comumente empregado para anlise de tenses e raramente para anlise de estabilidade de cortinas ancoradas, apesar da versatilidade do MEF em incorporar os efeitos da execuo de escavaes, incluso de relaes tenso-deformao no lineares, modelagem de interfaces, etc., que no so considerados nos mtodos baseados em equilbrio limite, como o mtodo das cunhas descrito no item 3.4. Uma aplicao direta do MEF em anlises de estabilidade para determinao do fator de segurana global em termos dos parmetros de resistncia do solo pode ser feita simulando-se o processo de colapso do macio atravs da reduo progressiva dos parmetros de resistncia (equaes 3.23), ou seja,

c* =

c M tan M

(3.23a)

tan* =

(3.23b)

70

onde M um parmetro que reduz os valores de c e tan nas sucessivas anlises do MEF, at a ruptura do macio quando ento M = FS (fator de segurana global). Esta tcnica foi empregada por diversos pesquisadores para investigao da estabilidade de taludes e encostas, dentro os quais Zienkiewics et al. (1975), Naylor (1982), entre outros. Como comentado por Zienkiewics et al. (op.cit.), o fator de segurana global igual ao valor pelo qual os parmetros devem ser reduzidos de modo que a soluo por elementos finitos no mais apresente convergncia numrica ou exiba grandes deformaes em pontos do macio de solo. Alm de envolver vrias e sucessivas anlises no lineares do mesmo problema com diferentes valores de c* e tan*, esta tcnica de simulao do colapso do macio depende do esquema numrico empregado no MEF para a
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

soluo aproximada do sistema de equaes no lineares (mtodo de rigidez tangente, mtodo de Newton-Raphson, mtodo de Newton-Raphson modificado, mtodo do comprimento de arco, etc). De acordo com o algoritmo utilizado, a no convergncia da soluo numrica, teoricamente uma indicao da ruptura do solo, pode estar associada a dificuldades numricas do prprio algoritmo utilizado na soluo do sistema de equaes, exigindo incremento de carga bastante reduzidos e um grande nmero de iteraes para tentar conseguir a convergncia da soluo numrica. Um estudo dos autovalores e autovetores da matriz de rigidez do sistema, quando da interrupo do programa computacional, pode auxiliar no diagnstico da causa da no convergncia (ruptura fsica ou dificuldades numricas - Farias, 1994). Outra possibilidade, mais fcil e prtica, acompanhar a evoluo do comportamento da zona de plastificao no macio de ou dos vetores de incremento dos deslocamentos medida que os parmetros de resistncia c* e

tan* so alterados nas sucessivas anlises executadas pelo mtodo dos elementos
finitos.

71

3.6. Dimensionamento das ancoragens

O dimensionamento de uma ancoragem protendida envolve duas etapas de anlise:

a)

Investigao dos aspectos geomtricos da ancoragem, como inclinao e comprimento total

Com relao inclinao dos tirantes, o ideal seria que fossem horizontais j que a componente horizontal da trao na ancoragem a componente eficaz de protenso. Problemas relacionados com a execuo do furo e a introduo da calda de cimento tornam inconvenientes valores menores do que a 10 a 15 0. Em

certos casos, no entanto, a inclinao adotada pode ser substancialmente superior,


PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

podendo atingir valores entre 20 e 45o (Matos Fernandes, 1990) devido presena de obras (fundaes, escavaes, dutos enterrados, etc) nas vizinhanas da cortina que condicionam a inclinao das ancoragens ou, em outras situaes, porque o solo de ancoragem pode estar situado a profundidades muito abaixo das estabelecidas para as cabeas dos tirantes, o que implica na alternativa de aumentar o comprimento da ancoragem ou majorar o ngulo de inclinao dos tirantes. Quanto ao aspecto do comprimento total da ancoragem, os requisitos aconselhveis esto ilustrados na figura 3.22 (Littlejohn, 1972; Ostermayer, 1976) e incluem:

Os bulbos de ancoragens devem estar situados fora da cunha de empuxo ativo do solo suportado pela cortina ancorada; As profundidades dos bulbos devem ser de 5m a 6m abaixo da superfcie do terreno, ou de 3m abaixo das fundaes de edifcios. Esta recomendao baseada nos efeitos na superfcie do terreno ou nos elementos de fundao das elevadas presses de injeo para formao dos bulbos de ancoragem.

O espaamento mnimo entre bulbos de ancoragens deve ser da ordem de 1,5m de modo a minimizar a interferncia entre ancoragens, ocasionando eventuais redues da capacidade de carga do grupo de ancoragens. Pinelo

72

(1980), utilizando o mtodo dos elementos finitos, recomendou utilizar os espaamentos mnimos indicados na figura 3.23.

O comprimento livre no deve ser inferior a 5m - 6m, de modo que as tenses transmitidas ao solo atravs do bulbo de ancoragem no ocasionem significativos aumentos da presso de contato sobre a cortina.

Comprimentos de bulbo inferiores a 3m no so aconselhveis. O valor final depende da capacidade de carga desejvel na ancoragem.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

Figura 3.22 Aspectos do dimensionamento de cortinas ancoradas (Littlejohn, 1972; Ostermayer, 1976).

b)

Investigao do comportamento mecnico da ancoragem em relao aos estados limites de resistncia e de trabalho (servio)

Os estados limites (ou ltimos) de resistncia esto basicamente relacionados com a ruptura da armadura e a ruptura por deslizamento do bulbo no macio de solo enquanto que o estado limite de trabalho mais importante refere-se deformao excessiva, com perda da protenso, por fluncia do solo que envolve o bulbo de ancoragem. A trao limite correspondente ruptura da armadura (Ta) calculada facilmente atravs da tenso limite de proporcionalidade no ao para uma

73

deformao axial de 0,1%. Segundo Hobst & Zajc (1983) a perda de carga na ancoragem devido relaxao do ao usualmente no ultrapassa 10% da carga protendida e pode ser considerada desprezvel quando a carga protendida no ultrapassa 50% da trao limite Ta.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

Figura 3.23 Espaamentos entre ancoragens (Pinelo, 1980).

A determinao das traes limites correspondentes ao deslizamento do bulbo de ancoragem e de fluncia do solo so determinadas a partir da realizao de ensaios prvios de ancoragem, construdas com a mesma tecnologia e mo-deobra no local do futuro empreendimento. Para cada estgio de carregamento os deslocamentos da cabea da ancoragem so medidos em intervalos de tempo pr-definidos, efetuando-se o descarregamento aps atingido o critrio de estabilizao dos deslocamentos. As traes mximas no devem ultrapassar a 95% da trao de ruptura da armadura (Ta) ou, quando se conhece previamente a carga de trabalho da ancoragem, pode

74

ser limitada a 150% deste valor, sem ultrapassar, evidentemente, o limite imposto por 0,95 Ta . A partir da interpretao dos deslocamentos medidos nos vrios ciclos de carregamento no ensaio de qualificao, possvel estimar-se a capacidade de carga da ancoragem, obter-se o seu comprimento livre efetivo e estimar-se a perda por atrito ao longo do comprimento livre. A perda de carga por atrito no trecho livre pode ser observada com maior ou menor intensidade em praticamente todas as ancoragens, sendo facilmente identificada pela alta rigidez da ancoragem no incio do carregamento ou pela reduo da carga aplicada, sem ocorrncia de deslocamentos, no incio do descarregamento. A NBR-5629 limita a perda de carga por atrito no trecho livre em 15% da carga mxima do ensaio de ancoragem, sendo esta perda em geral ocasionada por desalinhamento da ancoragem, ineficincia do isolamento dos fios e cordoalhas ou incorreta lubrificao dos elementos do tirante no trecho livre.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

O comprimento livre efetivo pode ser maior ou menor do que o projetado, dependendo da eficincia do isolamento / lubrificao do tirante no trecho livre como tambm da maior ou menor concentrao de material injetado sob presso junto transio entre os trechos livre e ancorado. A norma estabelece os

seguintes limites para o comprimento do trecho livre efetivo, admitindo o bulbo como indeformvel: a) trecho livre efetivo mximo = trecho livre projetado + 0,5 vezes o trecho ancorado projetado; b) trecho livre efetivo mnimo = 0,8 do trecho livre projetado. Novais Souza (2001) mostra a importncia de se considerar o bulbo como elemento deformvel, enfatizando que a desconsiderao do alongamento do bulbo dificulta muito a representao do comportamento da ancoragem, principalmente em relao definio do limite mnimo do trecho livre efetivo. Segundo aquele autor, o procedimento recomendado pela norma admitindo o bulbo rgido pode ser contra a segurana pois o trecho livre efetivo mnimo pode ser bastante menor quando o alongamento do bulbo considerado. O objetivo do ensaio de fluncia acompanhar o deslocamento da cabea da ancoragem sob carga constante ao longo do tempo, para vrios nveis de carregamento, tendo em vista a determinao do coeficiente de fluncia CF, que representa um indicador do comportamento da ancoragem ao longo da vida til em relao sua capacidade de manuteno da carga aplicada. A norma

75

considera aceitvel uma ancoragem com coeficiente de fluncia menor ou igual a 1mm (para bulbos em solos arenosos) ou 2mm (para bulbos em solos argilosos ou siltosos) sob carga constante equivalente a 1,75 vezes a carga de trabalho prevista para a ancoragem.
d 2 d1 log t 2 log t1

CF =

(3.24)

onde d2 e d1 so os deslocamentos da cabea da ancoragem nos tempos t2 e t1, respectivamente.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115491/CA

Anda mungkin juga menyukai