Anda di halaman 1dari 3

MTODO DA CRATERA

1. HISTRICO Carregando-se um certo furo com uma certa carga, e a uma profundidade no demasiadamente grande, forma-se, em conseqncia da detonao, uma cratera de certas dimenses. Mantendo-se o dimetro e o valor da carga e aumentando sucessivamente a profundidade do furo, a detonao ir, inicialmente, aumentando o volume da cratera, at esta atingir um volume mximo. A profundidade neste ponto chama-se profundidade tima. Depois deste mximo, o volume da cratera ir diminuindo, embora a profundidade da carga aumente. A profundidade limite, alm da qual no mais haver formao de rocha fragmentada na superfcie, chama-se profundidade crtica. A relao entre estas duas profundidades chama-se coeficiente de profundidade tima e tem o valor:

C po

Po N

onde: N = profundidade crtica; Po = profundidade tima; Cpo = coeficiente de profundidade tima. Exemplo 1. Tomemos uma certa carga, com um certo dimetro e uma certa rocha. Aps testes a diferentes profundidades de furo, determinou-se um volume mximo de cratera, formado com um furo de 2 m. A profundidade a partir da qual no mais se formar rocha detonada na superfcie de 4 m. Teremos portanto:

C po

Po N

2 4

= 0,5

Variando agora a carga, em massa, utilizando o mesmo explosivo, na mesma rocha, mais em quantidade diversas, poder-se- chegar a seguinte relao (livingstone):

N = E W 1/ 3 E =

N W 1/ 3

onde: E = fator de tenso energtica ou constante ponderal da cratera; W = massa do explosivo (kg); N = profundidade crtica (m). Exemplo 2. Uma carga de 4 kg de um certo explosivo apresenta uma profundidade crtica de 1,8 m. O fator ser:

E =

N W 1/ 3

4 1,8

= 3

Para o clculo prtico da carga por furo, bastar transformar as frmulas acima:
W Po = C E po
3

Exemplo 3. Supondo certa formao rochosa com as seguintes caractersticas, para um explosivo escolhido: E = 4,25; C po = 0,52. Arbitrando um afastamento de 5,4 m, teremos:

Po = C E po

5,4 = 0,52 x 4,25

= 256 kg / furo

A relao L/D (altura de coluna de explosivo/dimetro de explosivo) tambm tem importncia nos resultados e testes cuidadosos chegaram concluso de que L/D = 6 dar os resultados mais prximos realidade, quando aplicados na prtica.

Exemplo 4. Considere um furo de 229 mm de dimetro. A profundidade escalonada (medida do centro de gravidade do topo de 8 vezes o dimetro) deve ser de 1,0 m/kg 1/3

para a mxima fragmentao da superfcie. Entretanto para esta profundidade escalonada esperado algum ultralanamento da rocha. Ento selecionaremos a distncia escalonada de 1,4 m/kg1/3. O comprimento de 8 vezes o dimetro contem 94,0 kg de explosivo de emulso de RWS = 0,78, considerando o ANFO como padro. d/w1/3 = 1,4 1,4 x (94,0 x 0,78)1/3 d = 5,86 m

O comprimento do tampo (T) ser o valor de d menos 4 vezes o dimetro do comprimento da carga. T = d - 4
f

= 5,86 - 4 x 0,229 = 5,0 m

Exemplo 5. Considere novamente um furo de dimetro de 229 mm, a razo de carregamento de emulso de 51,3 kg/m, a qual representa 40 kg/m de ANFO em termos de carregamento. Da figura 3.5 o timo afastamento de aproximadamente 1,1 m/kg1/2 . Afastamento escalonado: d/W1/2 = 0,75 d = 0,75 x 401/2 d 5,0 m

Anda mungkin juga menyukai