Anda di halaman 1dari 1

RESUMO DAS MEDIDAS TROIKA FISCAIS E LABORAIS MEDIDAS FISCAIS: IVA: Manuteno das taxas actuais at 2013, ou seja

ctuais at 2013, ou seja no Continente, 6%,13% e 23%; IVA: Reviso das listas dos produtos includos nas taxas reduzida e intermdia; IVA: Limitao s redues das taxas de IVA nas Regies Autnomas; IVA: Eliminao da iseno deste imposto, aplicvel a alguns servios postais; IVA: Implementao do programa Simplex Exportaes, com vista a reembolsos mais rpidos de IVA. IRS: Aplicao de tectos globais de deduo (despesas de educao, sade e habitao) a todos os escales de IRS; IRS: Criao de um tecto para as despesas de sade; IRS: Diminuio progressiva das dedues relativas a hipotecas, atravs de legislao a aprovar no final de 2011 e eliminao destas dedues para novos contratos de crdito; IRS: Convergncia da tributao dos rendimentos de trabalho dependente e das penses concluda at ao final de 2013; IRS: Limitao da reduo de tributao nas Regies Autnomas a um mximo de 20% das taxas em vigor no Continente; IRS e IRC: Manuteno das taxas actuais at 2013.. IRC: Limitao de deduo de prejuzos fiscais e do prazo de deduo desses prejuzos para 3 anos; IRC: Eliminao de situaes de iseno; IRC: Eliminao de taxas reduzidas.. IMI: Actualizao do VPT dos imveis durante 2011 e, posteriormente, todos os anos para imveis comerciais e de 3 em 3 anos para imveis habitacionais; IMI: Aumento do IMI para imveis no ocupados ou arrendados; IMI: Limitao das isenes para empresas e particulares a aplicar no final de 2011; IMI e IMT: Subida do IMI em 2012 e, em contrapartida, descida do IMT.. Impostos especiais: Subida dos impostos sobre veculos e tabaco; Impostos especiais: Criao de imposto sobre a electricidade a partir de Janeiro de 2012, de forma a cumprir uma directiva comunitria.. Tribunais tributrios: A partir de Janeiro de 2012, os tribunais tributrios sero apoiados por uma equipa de especialistas independentes em impostos; Tribunais tributrios: Ligao informtica entre as Finanas e os tribunais tributrios.. Arbitragem fiscal: Implementao da arbitragem fiscal.

MEDIDAS LABORAIS: Indemnizaes: Os novos contratos a prazo e sem termo tero indemnizaes de 10 dias, por cada ano de servio, acrescidos de mais 10 dias suportados por um fundo pago pelas entidades empregadoras, com um tecto mximo de 12 meses e com a eliminao do mnimo de 3 meses actualmente existente; Indemnizaes: Possibilidade de aplicao destas regras, a partir do final de 2011, aos contratos de trabalho em vigor; Indemnizaes: Adequao do valor das indemnizaes mdia europeia em Maro de 2012.. Despedimento por justa causa: Ajustamento das regras do despedimento por justa causa, tais como o no cumprimento de objectivos fixados com a entidade patronal; Despedimento por inadaptao: Os trabalhadores podero ser despedidos, mesmo que no seja introduzida nova tecnologia, como prev actualmente o Cdigo do Trabalho; Despedimentos por inadaptao/justa causa: Os despedimentos por inadaptao ou justa causa devero ser substitudos pela recolocao do trabalhador noutras funes que este possa desempenhar.. Contratao colectiva: Novas regras de aplicao das Convenes Colectivas de Trabalho, reduzindo a sua abrangncia.. Horrios: Implementao mais facilitada dos bancos de horas e dos horrios concentrados; Horrios: Reduo dos valores das horas extraordinrias. . Produtividade: Possibilidade de fixao de ordenados com base na produtividade.. Seg.Social: Reduo da Taxa Social nica na parte a cargo da entidade empregadora.

NOTA: A entrada em vigor destas medidas ser faseada, de 2012 a 2014, admitindo documentos da troika que algumas delas esto sujeitas a negociao com os parceiros sociais.

Anda mungkin juga menyukai