Anda di halaman 1dari 5

Ficha para informe de leitura Aluno: Eliverton da Silva Dantas Universidade federal da Paraba Cincias da computao Computadores e sociedade

Professor: Balthazar Macaba Dados bibliogrficos completos do livro / texto

Titulo: a sociedade informtica Captulos: I II III IV Autor: Adam Schaff ISBN, SO PAULO 1990

Resumo

Uma grande reflexo, que pretende estimular uma preocupao mais funda, com a questo da natureza da sociedade emergente, dominada pela nova onda tecnolgica, e fazer com que outros estudiosos e o pblico informado tenham uma idia melhor do tipo de mundo que ele e seus filhos desfrutaro e padecero nos prximos anos. No presente livro, a preocupao do autor ultrapassa as consideraes sobre emprego e ocupao a parte da poltica; ele aborda os campos da educao e da cultura, realiza reflexes sobre o estilo de vida e o cultivo de um sentido de vida; especula de maneira muito interessante sobre a influncia dos novos desenvolvimentos sobre o pensamento religioso e a atrao que a religio exerce sobre o indivduo; discute, em seguida agudamente e de modo inquietante, as estruturas polticas do futuro e as relao e impactos dos computadores nessa sociedade informatizada. A obra, A Sociedade Informtica, de Adam Schaff, um aprofundamento e ampliao das reflexes iniciadas por ele em sua obra anterior intitulada Microeletrnica e Sociedade, publicada em 1982, na qual expunha suas opinies sobre as conseqncias que as novas tecnologias teriam a longo prazo, particularmente sobre o trabalho e o tempo livre, e tambm aludia, de modo especial, sobre as possveis conseqncias no campo da educao.

Seu ponto de referncia a modernidade, entendida como um conjunto de prticas efetivas que futuramente afetaro a todos. O conceito de ideologia que adota o da totalidade das idias, atitudes e tipos de comportamentos humanos que, fundando-se num sistema de valores aceitos, determina os objetivos dos atos da pessoa, que so orientados a transformar uma forma ideal de sociedade em realidade. Em seguida, analisa as mudanas na formao econmica, social, poltica e cultural da sociedade; terminando a primeira parte da obra realizando observaes sobre as especificidades dos pases do Terceiro Mundo, apontando as principais causas da revoluo industrial nestes pases. No item I, da primeira parte: As conseqncias sociais da atual revoluo tcnicocientfica, intitulado Condies iniciais: as trs revolues tcnico-cientficas, Schaff analisa as transformaes revolucionrias da cincia e da tcnica advindas das revolues no campo da microeletrnica, da microbiologia e da energia nuclear. Segundo o autor, essas transformaes revolucionrias, com as conseqentes modificaes na produo e nos servios, tambm provocam mudanas nas relaes sociais mudanas na formao poltica, social, econmica e cultural da sociedade. Na primeira revoluo industrial h um incremento e uma maior facilidade no rendimento do trabalho humano. J na segunda revoluo tcnico-industrial (microeletrnica, microbiologia e energtica) houve um salto qualitativo, com a eliminao do trabalho humano. Comeam a surgir os problemas, pois o trabalho um meio de adquirir renda e de dar sentido vida. No item II, Mudanas na formao econmica da sociedade, o autor analisa a questo do desemprego estrutural, causado pela automao e a robotizao. O autor defende que atualmente se mascara o fato com a idia de super abundncia da fora de trabalho, quando na verdade os problemas so supra-sistmicos, universais. Aponta como uma das sadas a reduo da hora de trabalho, mas isso fica a cargo dos empresrios. Uma outra previso a implantao de um sistema de economia coletivista nem capitalismo, nem socialismo com o estado regulando, intervindo na distribuio de renda social, no mercado de bens necessrios, influenciando na forma de produo e distribuio. As relaes econmicas da sociedade formam um conjunto de elementos interrelacionados, um sistema, tendo, o Estado, meios e mtodos para garantir estabilidade.

A planificao ter como objetivo a direo consciente e racional da vida econmica atravs das instituies planificadoras submetidas ao controle democrtico. No terceiro item, Mudanas na formao social da sociedade, o autor analisa como a segunda revoluo industrial se reflete na infra e na superestrutura. O autor entende formao como sendo a totalidade de relaes sociais definidas entre seres humanos que formam um determinado sistema; nas diferenas de classes sociais que vemos a fora motriz da formao social da sociedade baseada em classes. Com o desaparecimento do trabalho (no da atividade humana) e da classe trabalhadora, haver mudanas na relao social. A possvel nova estrutura social, o estrato social ser integrado por cientistas, engenheiros, tcnicos, responsveis pelo funcionamento e progressos das indstrias e dos servios e especialistas para a distribuio dos bens. A cincia passando a ser dona dos meios de produo. O trabalho manual desaparecer, assim como ter desaparecido o proletariado no sentido tradicional da palavra; o trabalho intelectual se dividir entre trabalho intelectualizado e gnios. O trabalho rural se aproximar do trabalho urbano. Todavia, o autor adverte que, com o desaparecimento das estruturas de classe tal como existem hoje, provvel que surjam novos tipos de estratificao social, por exemplo entre os que sabem e os que no sabem, e novas alianas entre, por exemplo, os cientistas, os militares e os governantes. Num quadro de igualitarismo social especfico teremos problemas, teremos uma nova diferenciao; aqueles que possuem informaes pertinentes sobre diferentes esferas da vida social podero exercer o poder. No item IV, Mudanas na formao poltica da sociedade, para o autor, o carter da formao poltica da sociedade determinado pela relao entre o indivduo e a sociedade, entre o indivduo e as instituies pblicas, principalmente, o Estado. Assim, democracia, totalitarismo e autocracia levantam a questo da ausncia ou no do Estado como problema central. Os perigos que podem aparecer so: a classe em declnio, rumando ao totalitarismo e o poder nas mos das multinacionais, interferindo na poltica internacional. Os caminhos vislumbrados podem ser: a sociedade altamente democrtica e materialmente rica ou uma sociedade rica, mas totalitria.

Aplicao A questo da tica, o relacionamento do profissional , visando a dignidade humana e construo do bem estar no contexto scio-cultural onde exerce sua profisso.Parece ser uma tendncia do ser humano, como tem sido objeto de referncias de muitos estudiosos, a de defender, em primeiro lugar, seus interesses prprios e, quando esses interesses so de natureza pouco recomendvel, ocorre serissimos problemas.Aquele que s se preocupa com os lucros, geralmente tende a ter menor conscincia de grupo. Fascinado pela preocupao monetria, h ele pouco importa o que ocorre com sua comunidade e mui to menos com a sociedade, por isso este assunto abordado e de estrema importncia j que se trata de uma sociedade cmodada muitas vezes pelo mal uso das tecnologias,fato que de extrema importncia para ns profissionais da rea . Opinio Do meu ponto de vista Schaff prev,em sua anlisede modo espetacular , o fim das duas principais classes sociais a dos trabalhadores e a dos capitalistas e acredita que podem ocorrer mudanas de carter socialista,frisa isso de modo consecutivo. pois, enquanto o carter da formao econmica da sociedade determinado pela propriedade dos meios de produo, o da formao social da sociedade o pela estrutura de classes, e o da formao poltica da sociedade determinado pela relao entre indivduo e sociedade, isto , entre o indivduo e as instituies pblicas, principalmente o Estado. Analisando as possveis implicaes da segunda revoluo industrial no quadro poltico-social atual, o autor acredita na democratizao das relaes humanas: "a revoluo da ciberntica oferece uma existncia que ser qualitativamente mais rica tanto em valores democrticos como materiais",ele tambm enfoca as possveis

mudanas que estaro ocorrendo na formao cultural da sociedade. Para Schaff, ao lado da questo do desaparecimento do trabalho, a mudana cultural ser a conseqncia social mais importante da segunda revoluo industrial.

A sociedade informtica escrever uma nova pgina na histria da humanidade, pois dar um grande passo no sentido da materializao do velho ideal dos grandes humanistas, a saber, o do homem universal, em dois sentidos: no de sua formao global - fugindo do estreito caminho da especializao unilateral, e no de se libertar do enclausuramento em uma cultura nacional, para converter-se em cidado do mundo. Posteriormente Schaff, identifica neste livro a dez anos atrs o que est realmente acontecendo trs esferas de problemas: a difuso da cultura, a difuso da cultura supranacional e a difuso de novos modelos de personalidade e de um novo carter social dos homens. A difuso da cultura recebe ateno especial do autor, que acredita que ela ser fortemente influenciada pelo desenvolvimento da tecnologia da Informtica. Acredito que realmente as possibilidades neste campo so praticamente ilimitadas. O computador um produto do homem, portanto parte de sua cultura. Servir para muitos fins, e o autor vislumbra uma srie de possibilidades de seu uso dentro da rea educacional: como supermemria artificial que aliviar bastante a carga de memria humana, tornando assim muito mais fcil o processo de ensino; como executor de operaes combinatrias; como idealizador de novos mtodos de conhecimento humano em muitas disciplinas; como agilizador do processo de aprendizado e de verificao dos conhecimentos dos alunos.

Anda mungkin juga menyukai