Anda di halaman 1dari 12

Mecnico de Manuteno Aeronutica - CELULA. Estrutura de Aeronaves.

________________________________________________________

Captulo 1

ESTRUTURA DE AERONAVES:
CINCO PARTES PRINCIPAIS: - Fuselagem; - Asas; - Estabilizadores; - Superfcies de controle; - Trem de Pouso.

FUSELAGEM DE HELICPTERO: - Rotor Principal e caixa de engrenagens de reduo (gearbox); - Rotor de cauda (em helicpteros com apenas um rotor principal); - Trem de pouso.

AS FUSELAGENS SO CONSTRUIDAS DE VRIOS MATERIAIS E SO UNIDAS POR: - Rebites; - Parafusos; - Soldagem ou Adesivos. - Os membros estruturais das aeronaves so desenhados para suportar uma carga ou resistir ao estresse. - So mais sujeitas tenso e compresso que a flexo.

_________________________________________________________ Instituto de Aviao Civil

Mecnico de Manuteno Aeronutica - CELULA. Estrutura de Aeronaves. ________________________________________________________ PRINCIPAIS ESTRESSES ESTRUTURAIS: - Todas as partes da aeronave devem ser planejadas para suportar as cargas que lhes sero impostas. - A determinao de tais cargas chamada anlise de estresse, evitar mudana no desenho original. - Tenso = trao; - Compresso; - Toro; - Cisalhamento; - Flexo; - Em todos os esforos h tenso.

Captulo 1

Tenso

Compresso

Toro

Cisalhamento

- O termo estresse utilizado com o sentido de esforo. - uma fora interna em uma substancia que se ope ou resiste deformao. - A tenso o estresse que resiste a fora que tende a afastar, esticar. - A compresso o estresse que resiste a fora de esmagamento, encurtar. - A toro o estresse que produz torcimento. - Os cisalhamentos, camada de material que desliza sobre outra camada, parafusos e rebites, so submetidos fora de cisalhamento, ato de cortar. - A flexo uma combinao de compresso e tenso.

_________________________________________________________ Instituto de Aviao Civil

Mecnico de Manuteno Aeronutica - CELULA. Estrutura de Aeronaves. ________________________________________________________ FUSELAGEM: - Ela prove espao para a carga, controles, acessrios, passageiros e outros equipamentos.

Captulo 1

2 TIPOS GERAIS DE CONSTRUO DE FUSELAGEM: - TRELIA; - MONOCOQUE. - A fuselagem tipo trelia coberta por tela.

TIPO TRELIA: - Possam suportar tanto cargas de tenso como compresso.

TIPO MONOCOQUE: Revestimento trabalhante. 1. Monocoque: o revestimento que suporta os estresses primrios, o maior problema manter uma resistncia suficiente, mantendo o peso dentro de limites aceitveis.

2. Semi-monocoque:
revestimento.

possui

membros

longitudinais

que

reforam

3. Revestimento reforado: revestida por uma estrutura completa de membros estruturais.

_________________________________________________________ Instituto de Aviao Civil

Mecnico de Manuteno Aeronutica - CELULA. Estrutura de Aeronaves. ________________________________________________________ TIPO SEMI-MONOCOQUE: - As cargas primrias de flexo so suportadas pelas longarinas. - Os membros estruturais verticais so chamados de paredes, cavernas e falsas nervuras. - As especificaes e instrues do fabricante do modelo especfico da aeronave so os melhores guias. - As vigas de reforo e as longarinas evitam que a tenso e a compresso flexionem a fuselagem. As longarinas so feitas de liga de alumnio. - A espessura do revestimento da fuselagem varia de acordo com o esforo a ser suportado e com os estresses de um local em particular.

Captulo 1

SISTEMA DE NUMERAO DAS LOCALIZAES: - As estaes so localizadas a distancia medidas em polegadas a partir da estao zero. - Quando se l Caverna de fuselagem na estao 137 essa caverna em particular pode ser localizada 137 polegadas atrs do nariz da aeronave. WS: Wing Station FS: Fuselage Station BS: Body Station 1. Estao de fuselagem (Fus. Sta. Ou F.S) - ponto zero, conhecido como DATUM, que um plano vertical imaginrio no/ou prximo ao nariz do avio. Alguns fabricantes chamam a estao de fuselagem de estao de corpo (body station) abreviado B.S. 2. Linha Dgua (Watre line W.L.) abaixo do fundo da fuselagem da aeronave. 3. Estao de aileron (A.S.) medida de fora para dentro. 4. Estao de flape (F.S.) de fora para dentro. 5. Estao de nacele (N.C. ou Nac. Sta.) medida tanto na frente como atrs da longarina dianteira da asa.

_________________________________________________________ Instituto de Aviao Civil

Mecnico de Manuteno Aeronutica - CELULA. Estrutura de Aeronaves. ________________________________________________________ A terminologia do fabricante e o sistema de localizao de estaes devem ser consultados antes de se tentar localizar um ponto determinada aeronave.

Captulo 1

ESTRURA ALAR: Para produzir sustentao quando movidas rapidamente no ar. As asas da maioria das aeronaves atuais so do tipo cantilever, elas so construdas sem nenhum tipo de escoramento externo. As longarinas so os membros estruturais principais da asa. Do revestimento elas so transmitidas para as nervuras e das nervuras para as longarinas. As janelas de inspeo e portas de acessos so geralmente localizadas na superfcie inferior da asa. 3 tipos fundamentais: 1. monolongarina, 2. multilongarina, ou 3. viga em caixa. - A asa monolongarina incorpora apenas um membro longitudinal principal em sua construo. - A asa multilongarina incorpora mais de um membro principal. - A asa do tipo viga em caixa (caixa central) utiliza dois membros longitudinais principais. -> Longarinas = estrutura primaria

CONFIGURAO DE ASA: - As asas so desenhadas para prover certas caractersticas de vo desejveis, tais como grande sustentao, balanceamento ou estabilidade.

_________________________________________________________ Instituto de Aviao Civil

Mecnico de Manuteno Aeronutica - CELULA. Estrutura de Aeronaves. ________________________________________________________ LONGARINAS DE ASA: - As principais partes estruturais de uma asa so as longarinas, as nervuras ou paredes, e as vigas de reforo ou reforadores. - As longarinas so os principais membros estruturais da asa. Podem ser feitas de madeira ou metal. - A maioria das aeronaves utiliza longarinas de alumnio slido estruturado ou pequenas extruses de alumnio rebitadas juntas para formar uma longarina. - As maiorias das longarinas metlicas so feitas de sees de liga de alumnio estruturado. - Umas no possuem reforadores outras possuem furos flageados para reduzir o peso. - Uma longarina construda prova de falha constituda de duas sees. A seo superior consiste de uma cobertura rebitada placa de armao. - Uma delas localizada prximo ao bordo de ataque da asa, e a outra fica a 2/3 da distancia at o bordo de fuga. - A longarina a parte mais importante da asa.

Captulo 1

NERVURA DA ASA: - So as nervuras que do asa sua curvatura e transmitem os esforos do revestimento e reforadores para as longarinas. - Algumas nervuras tpicas geralmente so confeccionadas em espruce (madeira nobre). - Os tipos mais comuns de nervura e madeira so a armao de compresso, a armao leve de compresso e o tipo trelia so o mais eficiente. - Uma nervura com uma cantoneira contnua, que d um suporte extra a toda a nervura com um reduzido acrscimo de peso. - Uma vez que as nervuras tm pouca resistncia lateral.

_________________________________________________________ Instituto de Aviao Civil

Mecnico de Manuteno Aeronutica - CELULA. Estrutura de Aeronaves. ________________________________________________________ - Os estais de arrasto e de antiarrasto cruzam-se entre as longarinas para formar uma armao resistente s foras que atuam sobre a asa no sentido da corda da asa. - Estes estais so conhecidos como tirante ou haste de tenso. Os cabos projetados para resistir s foras para trs so conhecidos como estais de arrasto; os estais de antiarrasto resistentes s foras para frente, na direo da corda da asa. - A ponta da asa geralmente uma unidade removvel. Uma das razes a vulnerabilidade a danos, especialmente durante o manuseio no solo e no taxiamento. - A ponta de asa construda de liga de alumnio. - Esse tipo de asa com tanque integral conhecida como asa-molhada. - Tanto os materiais formados por sanduche de colmia de alumnio, como os de colmia de fibra d vidro (colmia fenlicas). - O sanduche (honeycomb) de alumnio feito de um ncleo de colmia de folha de alumnio, colada entre duas chapas de alumnio.

Captulo 1

NACELES OU CASULOS: - So compartimentos aerodinmicos usados em aeronaves multimotoras com o fim primrio de alojar os motores. Uma nacele tambm contm uma parede-de-fogo compartimento do motor do resto da aeronave. que separa o

- Essa parede feita em chapa de ao inoxidvel, ou em algumas aeronaves de titnio. - Um bero geralmente construdo como uma unidade que pode ser rapidamente e facilmente separada do resto da aeronave. - Os beros so fabricados em tubos soldados de ao cromo/molibdnio, e fuses de cromo/nquel/molibdnio so usados para os encaixes expostos a altos estresses. - A parte da aeronave que aloja o trem de pouso se chama nacele do trem.

_________________________________________________________ Instituto de Aviao Civil

Mecnico de Manuteno Aeronutica - CELULA. Estrutura de Aeronaves. ________________________________________________________ CARENAGENS: - O termo aplicado cobertura removvel, requer acesso regularmente, tais como motores, sees de acessrios e reas de bero ou da parede-de-fogo. - Alguns motores convencionais de grande porte so alojados em carenagem tipo gomos-de-laranja. - Carenagem pode ser aparafusada ou rebitada: com rebite: revestimento e com parafuso: carenagem. - So travados na posio fechada por lingetas de travamento = trincos.

Captulo 1

EMPENAGEM: - A empenagem tambm conhecida como seo de cauda. - O cone de cauda serve para fechar e dar um acabamento aerodinmico maioria das fuselagens. - formado por membros estruturais como os da fuselagem; contudo sua construo geralmente mais leve. - As superfcies fixas so o estabilizador horizontal e o estabilizador vertical. - As superfcies mveis DA EMPENAGEM so o leme e os profundores. - A fuselagem termina em um cone traseiro.

SUPERFCIES DE CONTROLE DE VO: - O controle direcional ocorre ao redor dos eixos lateral, longitudinal e vertical, atravs das superfcies de controle de vo = superfcie de comando. - Elas geralmente so divididas em dois grandes grupos: as superfcies primrias ou principais e as superfcies auxiliares.

_________________________________________________________ Instituto de Aviao Civil

Mecnico de Manuteno Aeronutica - CELULA. Estrutura de Aeronaves. ________________________________________________________ - O grupo primrio de superfcies de controle de vo consiste de ailerons, profundores e lemes. Os profundores so instalados no bordo de fuga do estabilizador horizontal. O leme instalado no bordo de fuga do estabilizador vertical. - As superfcies de controle so semelhantes s asas, totalmente metlicas. So geralmente construdas em liga de alumnio. - As nervuras so feitas de chapa planas, geralmente, estampado no metal, com furos para reduzir o seu peso. - Um conjunto de comandos de vo, os elevons, combinam as funes dos ailerons e dos profundores. Os flapeerons so ailerons que tambm agem como flapes. Uma seo horizontal de cauda mvel uma superfcie de controle. - O grupo das superfcies de comando secundarias ou auxiliares consiste de superfcies como os compensadores, painis de balanceamento, servocompensadores, flapes, spoilers e dispositivos de bordo de ataque. Seu propsito o de reduzir a velocidade de pouso ou encurtar a corrida de pouso, e mudar a velocidade da aeronave em vo.

Captulo 1

AILERONS: - Os ailerons so as superfcies primarias de controle em vo que fazem parte da rea total da asa. Eles se movem simultaneamente em direes opostas. - Resultam na maior produo de sustentao em um dos lados da fuselagem que no outro, resultando em um movimento controlado de rolamento devido fora aerodinmico desiguais nas asas. - Durante o vo a baixa velocidade todas as superfcies de controle lateral operam para gerar estabilidade mxima. - No vo a alta velocidade, os flapes so recolhidos e os ailerons externos so travados na posio neutra. - As bordas expostas da colmia so cobertas com selante e com o acabamento protetor.

_________________________________________________________ Instituto de Aviao Civil

Mecnico de Manuteno Aeronutica - CELULA. Estrutura de Aeronaves. ________________________________________________________ SUPERFCIES AUXILIARES DAS ASAS: - As superfcies auxiliares incluem os flapes de bordo de fuga, os flapes de bordo de ataque, os flapes de velocidade, os spolers e os slats de bordo de ataque. - Os flapes de asa so usados para dar uma sustentao extra aeronave. - Isso aumenta a cambra da asa e muda o fluxo de ar gerando maior sustentao. - As aeronaves que requerem uma rea alar extra para ajudar na sustentao, geralmente utilizam flapes deslizantes ou flowler. - Flape deslizante com trs fendas, esse tipo gera grande sustentao, tanto na decolagem como no pouso. As fendas entre os flapes evitam o deslocamento do fluxo de ar sobre a rea. - O flape de bordo de ataque quando atuado o bordo de ataque da asa estendese para baixo para aumentar a cambra da asa. - Os freios de velocidade so chamados de flapes de mergulho ou freios de mergulho (Speed Break), servem para reduzir a velocidade de uma aeronave em vo. - Nas asas, os freios podem ser canais de mltiplas sees que se estendem sobre e sob a superfcie das asas para romper o fluxo suave do ar. - Os spoilers so superfcies auxiliares de controle de vo, montados na superfcie superior de cada asa, e operam em conjunto com os ailerons no contole lateral.

Captulo 1

COMPENSADORES: - Um dos mais simples e importantes dispositivos auxiliadores do piloto de uma aeronave o compensador montado nas superfcies de comando. - fixado a uma superfcie de controle mvel e facilita seu movimento ou seu balanceamento.

_________________________________________________________ Instituto de Aviao Civil

10

Mecnico de Manuteno Aeronutica - CELULA. Estrutura de Aeronaves. ________________________________________________________ TREM DE POUSO: - O trem de pouso o conjunto que suporta o peso da aeronave no solo e durante o pouso. - Os freios instalados no trem de pouso permitem que a aeronave seja desacelerada ou parada durante a movimentao no solo.

Captulo 1

REVESTIMENTO E CARENAGENS: - Quem d o acabamento liso aeronave o revestimento. - As espessuras de revestimento de uma unidade estrutural podem variar, dependendo da carga e dos estresses impostos dentro e atravs de toda a estrutura. Utilizam-se painis estampados ou arredondados, estes painis so chamados de carenagens. Algumas carenagens, so removveis para componentes da aeronave, enquanto outras estrutura da aeronave. dar so acesso aos rebitadas

PORTAS E JANELAS DE ACESSO E INSPEO: - As portas de acesso permitem a entrada e sada normal ou em emergncia em uma aeronave. - Elas tambm do acesso aos pontos de lubrificao, abastecimento e dreno da aeronave. Elas so mantidas em posio fechada atravs de garras e travas, dispositivos de soltura rpida ou presilhas.

_________________________________________________________ Instituto de Aviao Civil

11

Mecnico de Manuteno Aeronutica - CELULA. Estrutura de Aeronaves. ________________________________________________________

Captulo 1

ESTRUTURAS DE HELICPTEROS: - Utilizam membros estruturais semelhantes aos utilizados nas aeronaves de asas fixas. - A cabine do helicptero normalmente de plexiglass, suportado por tubos de alumnio em alguns modelos. Ele totalmente metlico e basicamente composto de duas sees maiores, a cabine e o cone de cauda. - Os membros estruturais do helicptero so para resistir a um determinado estresse. Um nico membro da estrutura de um helicptero pode estar sujeito a uma combinao de estresses. - Na maioria dos casos prefervel que os membros estruturais suportem esforos em suas extremidades que em suas laterais; ou seja, que seja submetido a tenso ou compresso ao invs de flexo. - Peas de plstico transparente e vidro laminado so os materiais mais comumente usados. - A fibra-de-vidro de fcil manuseio, possui um alto ndice resistncia-peso, e resiste ao mofo, corroso e ao apodrecimento por fungos.

_________________________________________________________ Instituto de Aviao Civil

12

Anda mungkin juga menyukai