Anda di halaman 1dari 3

UFSM PEG Estgio Supervisionado III Relatrio de Estgio Arthur Frantz Turma 01 O Estgio Supervisionado III foi realizado

o na disciplina de Sistemas Operacionais II, na turma 22 do Instituto Federal Farroupilha Campus So Borja, sob superviso do Diretor de Ensino prof. Ms. Denrio Itamar Lopes Marques. As atividades na disciplina iniciaram dia 15 de fevereiro de 2011, juntamente com o incio do semestre letivo. Para fins de cmputo para estgio, somente foram utilizadas 30 horas/aula. Abaixo sero apresentados os primeiros 5 planos de aula e por fim algumas consideraes sobre o andamento do estgio. 1. Planos de Aula Aula 01 Apresentao do Sistema Virtual Box Tempo previsto 100min Material a ser utilizado: Laboratrio de Informtica (1 computador por aluno), datashow, computador para o professor, quadro branco, canetes. Metodologia: Apresentao do software Virtual Box no datashow. Junto com os alunos, acessar o Virtual Box. Realizar pequenas configuraes no Virtual Box. Apresentar dicas sobre instalao de um sistema operacional no Virtual Box. Explorar o Sistema Operacional Ubuntu via Virtual Box.

Aula 02 Apresentao do Terminal (Shell) Linux Tempo previsto 100min Material a ser utilizado: Laboratrio de Informtica (1 computador por aluno), datashow, computador para o professor, quadro branco, canetes. Metodologia: Apresentao do software Terminal (Shell) Linux no datashow. Junto com os alunos, acessar o Shell, executando alguns comandos bsicos. Mostrar os

reflexos dos comandos Shell no estado do sistema. Testar as diferenas entre o ambiente grfico e o ambiente textual.

Aula 03 Comandos para Manipulao de Arquivos Tempo previsto 100min Material a ser utilizado: Laboratrio de Informtica (1 computador por aluno), datashow, computador para o professor, quadro branco, canetes. Metodologia: Apresentao e teste de dois comandos bsicos para manipulao de arquivos. Apresentao dos demais comandos seguido de pesquisa na Internet sobre suas funes. Teste dos comandos apresentados. Roteiro de exerccios de fixao sobre os comandos apresentados (tarefa avaliativa).

Aula 04 Configurao de rede no Shell Tempo previsto 100min Material a ser utilizado: Laboratrio de Informtica (1 computador por aluno), datashow, computador para o professor, quadro branco, canetes. Metodologia: Apresentao do comando ifconfig. Apresentada uma topologia de rede bsica. Reviso de conceitos sobre endereamento IP. Apresentao passo-apasso das opes do comando ifconfig. Roteiro de testes prticos com o comando apresentado.

Aula 05 Configurao de rede em ambiente grfico Tempo previsto 100min Material a ser utilizado: Laboratrio de Informtica (1 computador por aluno), datashow, computador para o professor, quadro branco, canetes. Metodologia: Apresentao do painel de configuraes do Ubuntu.

Apresentao do configurador de redes (ambiente grfico). Roteiro de exerccios para teste das configuraes via ambiente grfico. Comparativo entre abordagens grfica e textual. Roteiro de exerccios de fixao.

2. Consideraes sobre as aulas As aulas da disciplina de Sistemas Operacionais II foram todas ministradas no laboratrio de informtica. Esta caracterstica prtica permite uma maior motivao por parte dos alunos. Em trabalho escrito posterior, os alunos relataram que as aulas de laboratrio so muito melhores que as aulas em sala de aula. Comparativamente s demais disciplinas ministradas em sala de aula (que no so objeto deste estgio), percebo que as atividades em laboratrio demandam um maior planejamento e estudo por parte do professor. Isso se faz em razo do maior nmero de variveis envolvidas, incluindo os possveis problemas relacionados ao correto funcionamento dos computadores e internet. Alm do mais, o professor deve estar tecnicamente preparado para eventuais questionamentos extras que frequentemente surgem durante o desenvolvimento da aula.

Anda mungkin juga menyukai