Anda di halaman 1dari 2

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA SEMINRIO ADVENTISTA LATINO-AMERICANO DE TEOLOGIA CURSO: BACHARELADO EM TEOLOGIA DISCIPLINA: PORTUGUS INSTRUMENTAL I ANO/SEMESTRE: 2011.

2 PERODO: 1 TURNO: MATUTINO PROFESSORA: GEOVNIA FERREIRA ALUNO: JAILSON NORONHA ALVES

EFEITO ESTUFA: O BOM E O MAL

CACHOEIRA BA OUTUBRO 2011

EFEITO ESTUFA: O BOM E O MAL

Em sua forma natural, o efeito estufa de vital importncia, pois sem ele a temperatura mdia da terra que de 15C seria de 18C. Mas, desde a Revoluo Industrial do Sculo XIX, tem havido um agravamento nesse fenmeno, causado pelo aumento irrefrevel das emisses na atmosfera dos gases agravantes. O agravamento se dar quando os gases do efeito estufa (GEE) composto por 63% de dixido de carbono (CO2); 12% de clorofluorcarbonetos (CFCs); 18,5% de metano (CH4); 6,2% de derivados do nitrognio, especialmente o xido nitroso (N2O) e derivados do enxofre, especialmente o dixido de enxofre (SO2); e 0,3% de outros gases atuam como paredes de vidro de uma estufa, aprisionando o calor na atmosfera da Terra, impedindo sua passagem de volta para a estratosfera. Com o agravamento do fenmeno causado pelo acmulo dos GEE na biosfera, srios problemas tm atingido e atingiro a Terra, como a duplicao da concentrao de CO2 aumentar a temperatura mdia global entre 1,5 e 5,5C, provocando com isso: a) derretimento das calotas polares; b) aumento do nvel dos oceanos; c) inundao de regies baixas e litorneas. Tambm provocaria alteraes significativas nas estruturas de diversos ecossistemas, como por exemplos, o fato de que algumas espcies animais no se adaptam a temperaturas elevadas e a particular sensibilidade dos manguezais a alteraes no nvel do mar. A nica forma de prevenir o problema a reduo na emisso dos GEE. Para tanto, o Protocolo de Kyoto (1997), estabelece que os pases assinantes do protocolo tm a obrigao de reduzir as emisses de gases do GEE, especialmente o CO 2, em 5,2% em relao aos verificados em 1990, at 2012. Porm, os acordos tem fracassado. No Brasil 30% da emisso de carbono na atmosfera provm da queima de combustveis, sendo o restante originado de prticas como queimadas e desmatamentos. Isto s pode ser contornado com o estmulo ao uso de energias limpas, como a elica e a solar, alm da construo de pequenas hidroeltricas. Entretanto, os altos investimentos necessrios tm dificultado esta mudana na matriz energtica brasileira.

BIBLIOFRAFIA GAUDARD, Denise de Mattos. O ciclo do carbono e o efeito estufa. Disponvel em: http://www.ecolnews.com.br/ciclo_do_carbono_e_o_efeito_estufa_06_07.htm. Acesso em 16/10/2011, s 15:10 hs. MEDEIROS, Sfocles Borba de. Qumica Ambiental. Efeito Estufa. 3 ed. Revista e
ampliada. Recife, 2005. Pgs. 37-40.

Anda mungkin juga menyukai