Anda di halaman 1dari 17

2.

1 O uso do ao-carbono na Construo civil

O ao um produto fundamental na produo de estruturas de concreto, possibilitando a formao de uma conjuntura de resistncia associada ao concreto. E, portanto, como matria-prima principal na construo civil, de forma a favorecer a qualidade das obras e permitindo uma grande variedade na utilizao da construo civil envolvendo obras de grandes dimenses como pontes, aeroportos, viadutos e outros tipos de utilizao. Para Machado (2005) o ao o produto mais verstil para a

produo/fabricao de produtos considerados como de base estrutural a ser utilizado na construo civil, na medida em que possui uma grande variedade de tipos que podem ser obtidos em processos de transformao. O mercado possui 3500 tipos de aos diferenciados que oram sendo transformados atravs de inmeras ligas para obter aos fortes e resistentes que se classificam em dois grupos especficos: os aos-carbono e os aos de baixa liga. (MACHADO; 2005, p. 5) Pannoni (2004, p. 5) avalia:

O ao formado por uma liga ferro-carbono contendo menos de 2% de carbono que contm pequenas quantidades de outros elementos qumicos tais como o mangans, silcio, fsforo, enxofre e oxignio. A concentrao do elemento qumico carbono no ao exerce profundo efeito em suas propriedades mecnicas e transformaes de fase, propiciando, em conjunto com outros elementos de liga, a produo de um grande nmero de produtos.

Tratando de um metal nobre que pode se ligar a outros elementos qumicos, produz diferentes tipos aps a transformao com mecanismos diferenciados de tratamento trmico. Machado (2005, p. 5) avalia que:

O ao, considerado um metal ferroso, classificado basicamente como uma liga de ferro com mangans, fsforo entre outros. Devido sua capacidade de vencer grandes vos, aliado sua resistncia trao e leveza, o ao vem conquistando cada vez mais um espao entre os consumidores tanto em estruturas como em coberturas.

As propriedade de resistncia e leveza favorecem seu amplo uso em vrios lugares, como, por exemplo, coberturas, pontes, viadutos e outras obras na Construo civil.

2.1.1 Os aos-carbono

O ao-carbono constitudo de uma liga de ferro e de carbono, sendo que a presente combinao formada por elementos impuros. Assim, a combinao de ferro e carbono utilizada com percentuais de ligas, tornando-o praticamente puro em sua composio, podendo ainda conter outros metais em pequenas porcentagens como, por exemplo: o enxofre, fsforo, mangans e outros elementos qumicos. Para Machado (2005) o ao-carbono uma juno de certos elementos qumicos de grande utilizao, apresentando resultados totalmente confiveis tanto no que diz respeito a resistncia como tambm a durabilidade na medida em que suas propriedades permitem uma maior variao. O ferro se apresenta com propriedade pura a partir de um processo considerado como alotrpica associado tambm ao carbono em pequena soluo que reage criando microestruturas tpicas que tem grande variedade de uso. Crivelaro, Rossi e Costa (2004, p. 85) avaliam que:

Os aos ao carbono constituem uma das mais importantes categorias dos materiais metlicos, destacando-se a sua utilizao nas estruturas de concreto armado. A deteriorao do concreto no se deve a uma causa nica, mas surge da ao combinada de vrios agentes potencialmente destrutivos, dentro dos qual o processo de corroso.

Avalia-se que o ao-carbono por ser parte fundamental das estruturas de edificao acaba por ser objeto constante da anlise dos ambientes e tambm de qumicas especficas que permitam evidenciar os agentes causadores de corroso. O ao apresenta grande versatilidade para ser trabalhado em razo de todas as propriedades que possibilita aplicaes totalmente diferentes. A classificao dos aos determinada com base nos processos de composio qumica foi realizada a partir das normas da Society of Automotive Engineers SAE que acabou

determinando a classificao do ao sem processos de ligamentos, em razo da existncia de inmeros tipos de aos que possuem ligas com baixas porcentagens. (BUENO; 2004) Conforme a classificao os aos considerados como de baixo carbono possuem em sua composio apenas 0,3% na liga, abrangendo os processos mecnicos que promovem facilidade em procedimentos de soldagem; os aos de mdio carbono so formados por uma liga de 0,3% a 0,6% de carbono, sendo que seu uso no mercado tem grande aceitao na fabricao de componentes mecnicos; os aos de mdio e alto carbono so utilizados pela resistncia na construo civil, formando propriedades que permitem o uso em estruturas de concreto e outras utilidades em grandes obras. (MACHADO; 2005) Os aos estruturais esse tipo de ao passa por processos de fabricao para garantir tcnicas. as propriedades como tenacidade, soldabilidade, resistncia e endurecimento, mas com a facilidade para realizar transformaes por meio de

Figura n 1 Demonstrao da composio do ao-carbono e o teor de carbono representando que liga ferro-carbono so influenciados basicamente pela temperatura e pelo teor de carbono. FONTE: projeto Gefmat./Apost. Cap.3.

O grfico acima demonstra as temperaturas e composio em peso do aocarbono permitindo a diversificao de propriedade, tornando a liga importante para o desenvolvimento do comrcio. Neste sentido, a utilizao do ao-carbono como se demonstra na figura abaixo abrangente na construo civil, favorecendo grande variedade de uso associado ao baixo custo e outras propriedades importantes que favoreceram a sua constante presena no mercado. Portanto, o uso do ao-carbono se tornou comum em vrios setores da sociedade.

Figura 3 - Estruturas em Ao-carbono Fonte: Imagem cedida pela Empresa Gradetec/2009.

Neste contexto, a Construo civil utiliza o ao-carbono por ser um material resistente e de grande leveza em uma grande variedade de formas e padres utilizados em estruturas pesadas como viadutos, pontes e obras grandes.

2.1.1.ESTRUTURA, PROPRIEDADES E COMPONENTES

Ferraz (2009, p. 1) retrata que a estrutura do ao-carbono poder sofrer grandes transformaes por meio das temperaturas altas, para os processos fabris, por meio da utilizao de fuso com teores de carbono entre 2 e 6,7%, sendo a liga

metlica composta por ferro e carbono, em teores que variam de 0,008% a 2,11%, alm de outros componentes residuais que resultam da fabricao. O limite de 0,008% de carbono est relacionado sua propriedade de manter a mxima solubilidade no ferro temperatura ambiente (solubilidade a capacidade do material de se fundir em soluo com outro), enquanto que o segundo - 2,11% - temperatura de 1148 C (FERRAZ, 2003, p. 01). O ao-carbono tornou-se um elemento importante para favorecer a tecnologia em projetos de construo de portos, aeroportos; pontes e grandes estruturas que exigem o uso suporte com estrutura de concreto armado. Deste modo, as propriedades so formadas pela ductilidade que permite transformaes no aquecimento e resfriamento; apresentando fragilidade em processos de temperaturas, possuindo uma energia mecnica que permite um grau de resilincia e tenacidade (FERRAZ, 2003, p. 01). A estrutura do ao quando se solidifica traz consigo um processo de

cristalizao em diversas direes que constituem eixos de cristais que forma a estrutura do ao a partir de formaes primrias e secundrias que acabam por se dividir em novos eixos determinando a solidificao completa da massa (FERRAZ, 2003, p. 01).

Figura 2: Estrutura do Ao Fonte: Ferraz (2009, p. 1)

Os aos-carbono tm grande utilidade por que suas propriedades so adaptveis em razo de sua aplicao final, a resistncia mecnica e durabilidade.

Conforme Modesto (2008, p. 19), as propriedades mecnicas do ao-carbono permitem o seu uso na maioria das aplicaes prticas mesmo na ausncia de qualquer tratamento trmico.

2.1.2 Resistncia Corroso

O ao-carbono poder apresentar problemas em relao corroso. Dugatto (2006) considera que o ao-carbono se constitui em uma matria-prima usada e transformada para a construo civil, apresentando propriedades que possibilitem tambm a sua durabilidade para que no apresentem risco de agentes corrosivos reduzirem o tempo de til da obra. Esse produto da construo civil deve ter grande durabilidade, como tambm, resistividade aos eventos ocasionadores da corroso causada pela reao de agentes qumicos, o no cumprimento das normas tcnicas, a falta de observao em relao s especificaes resultando em um processo de produo com erros operacionais.

Figura 5- Corroso em coluna de ao-carbono Fonte: Imagem Cesec Castro (2009)

Portanto, em razo de sua resistncia e durabilidade, a indstria brasileira se tornou a grande consumidora de ao-carbono que passaram a ser utilizadas nos processos de construo civil; na indstria automotiva; nas ferrovias; nas torres de transmisso; nas estacas; na construo naval; nas plataformas Off-Shore; nas mquinas; nos equipamentos, etc. A corroso um processo patolgico que ocorrem nas armaduras de ao determinando a deteriorizao da estrutura da edificao, evitando-se a corroso, bem como os inibidores que reduzam a ao da corroso. (GOMES, 1999) Atualmente o ao-carbono um grande favorecedor da construo dos diversos tipos de edificaes, bem como, estruturas metlicas utilizadas no campo de construo civil e outros setores da economia.

2.2 O CONCRETO E SUAS ESPECIFICIDADES 2.2.1 Macroestrutura, componentes e caractersticas

O concreto um elemento essencial na indstria da construo, conforme Dugatto (2006, p. 13) suas propriedades qumico-fsicas permitem ao produto uma elevada condio de durabilidade e resistncia. Segundo Freire (2005) a macroestrutura do concreto formada por elementos como que so adicionados formando uma massa porosa e heterognea que forma uma pasta de cimento de estrutura rgida que tem a funo de envolver os agregados possibilitando o manuseio quando recm misturado; a pasta associada a partculas agregadas que ajudam no processo de resistncia ao desgaste da ao ambiental. A composio macroestrutural do concreto est formada pelos elementos pasto de cimento e agregados. Assim, o elemento considerado como mais importante do concreto o cimento, pois, desenvolve as ligaes de todos os elementos agregados em razo da funo de produzir maior durabilidade ao ser misturado com diversos tipos de materiais para dar a origem a diferentes tipos de cimento.

O cimento utilizado como matria prima h muitos anos. Sua estrutura fsico-qumica composta por materiais cermicos, responsveis pelas reaes esotrmicas ao contato direito com a gua, produzindo um processo de cristalizao. Nesse estado, o produto ganha certa resistncia mecnica, cujas

propriedades so usadas na prpria construo. O cimento apenas resistente quando est em contato heterogneo produzindo o cimento artificial utilizando nos dias atuais. Nos ltimos anos a melhoria de qualidade na produo do cimento, favoreceu a resistncia do concreto. Embora as estruturas de concreto armado apresentem a adequada resistncia, no obtiveram ganhos em durabilidade. Para que o concreto se constitua em um produto durvel necessrio sem aditivos especiais de uma poro de cimento na ordem de 300kg/m para que o produto adquira uma compactao. Neste sentido, o cimento responsvel pela estrutura porosa do concreto e sofre processos qumicos que tornam o concreto um material muito diversificado podendo ser seco, rijo, mole, plstico ou fludo. (DUGATTO, 2006, p. 21) Conforme Menucci (2006), a poro de 300kg/m de cimento favorece o concreto, evitando, deste modo, a porosidade do produto tornando-o mais resistente ao meio ambiente, agindo nas estruturas de concreto por meio dos micro-poros atingindo a superfcie do ao, conduzindo ao corrosiva. Os elementos agregados so constituintes diversificados em formados pequenos e maiores adquiridos diretamente da natureza. Estes elementos favorecem o processo de reciclagem dos rejeitos urbanos e industriais. Conforme Dugatto (2006, p. 22/23):
O agregado um material granular constitudo por areia, pedra britada, pedregulho ou escria de alto forno, esses componentes representam cerca de 80% do peso do concreto e alm de sua influncia benfica quanto retrao e resistncia, o tamanho, a densidade e a forma dos seus gros definem diversas caractersticas almejadas no concreto. O agregado mais barato que o cimento, com isso se torna necessrio o aumento da quantidade de massa de concreto. O uso do agregado tem suas vantagens alm do valor monetrio baixo em relao ao cimento, propicia grandes benefcios tcnicos ao concreto.

Entende-se que o agregado um material que tona o custo do concreto mais acessvel que o cimento. Segundo Conforme Andriolo (1976) APUD Dugatto (2006, p. 25/26):
Os aditivos so materiais que adicionados ao concreto ou argamassa durante sua mistura, podem melhorar suas propriedades no estado fresco ou endurecido, como melhorar a trabalhabilidade, aumentar a resistncia, retardar ou acelerar a pega e a evoluo da resistncia, incorporar o ar, entre outras melhorias. O aditivo depende de seu tipo e objetivo para se avaliar se seu custo ser alto ou baixo.

Os aditivos favorecem o concreto permitindo propriedades necessrias ao seu estado. A formao da matria-prima resulta da mistura de cimento, com materiais agregados, aditivos e uma juno de gua em quantidades determinadas. O concreto usado na construo civil poder ser classificado conforme explica Freire (2005), o concreto formado por um Caminho Condutivo Contnuo (CCP) estabelecendo boa condutibilidade de corrente eltrica; no Caminho Interno Descontnuo (DCP), nesse tipo no ocorre condies de passagem ao interior do concreto.

2.3 PROCESSO DE CORROSO DO AO E CONCRETO 2.3.1 O processo qumico/eletroqumico da corroso em metais

Nesse sentido, a elevada porosidade dever ser sempre evitada, pois contribui para a perda de parte da vida til do mesmo, sendo importante a presena de uma pelcula considerada como protetora capaz de aderir ao ao-carbono. A presente proteo formada por xido de ferro, estando associada aos poros do concreto. Segundo Pannoni (2004) os metais se encontram em estado de pureza na natureza, podendo assim, combinar com os demais elementos metlicos ou mesmo no metlicos, a corroso o resultado de um processo de deteriorao, que reagem com o meio ambiente. Pannoni (2004, p. 8) considera que:

De uma perspectiva puramente termodinmica, a tendncia de decrscimo energtico a principal fora encorajadora da corroso metlica. A utilizao de maiores coeficientes de segurana, necessidade de manuteno preventiva e corretiva, utilizao de materiais mais nobres e caros, parada temporria da utilizao do equipamento ou da estrutura, contaminao de produto, perda de eficincia, perda de credibilidade, etc.

Neste sentido, avalia-se que a perda energtica obtida da transformao tambm geradora de processos corrosivos. A estrutura mais afetada a formada por ao-carbono que poder atingir o processo de corroso uniforme, como em casos de galvanizao. O termo corroso tem origem latina a partir da palavra corrodere que quer dizer ataque ou destruio, podendo o presente vocbulo ser visto como um processo provocado por reaes qumico-fsicas originadas nos metais ou materiais no-metlicos, que acabam por apresentar uma reao eletroqumica que reage com o meio. A corroso ir ser sempre intensificada no caso de uma estrutura metlica ou no metlica por meio dos compostos presentes no oxignio, ocorrendo o processo inverso do que ocorre na reao que gera a corroso no processo metalrgico. Segundo Gomes (1999, p. 5) avalia que a corroso um fenmeno que pode ser definido como a deteriorao de materiais pelas interaes qumicas e/ou eletroqumicas com o meio ambiente ou com o meio em que o material est em contato. A corroso metlica condiz ao processo de deteriorao do metal, isto em razo das reaes que acabam sendo influenciadas em razo dos elementos presentes no meio ambiente aos quais estes metais esto expostos. Segundo Pereira (2008, p. 02) uma definio mais fidedigna de corroso metlica pode ser referida como:
A interao destrutiva de um material com o ambiente, seja por reao qumica ou eletroqumica. Para que haja corroso deve existir um eletrlito (a gua est sempre presente no concreto); uma diferena de potencial (pode surgir por diferena de umidade, concentrao salina, etc.); oxignio e agentes agressivos como o cloro, que est presente nos reservatrios.

Portanto, verifica-se que a corroso acaba por determinar as reaes que se caracterizam pela propriedade dos metais e do meio ambiente sob a presena de agentes que estimula a reao. As estruturas de concreto so formadas de ao-carbono por meio de uma estrutura armada que preenchida pelo cimento, podendo ocorrer em grandes regies da superfcie metlica. Conforme Gomes (1999, p. 8), segundo a morfologia, a corroso pode ser: Uniforme, por placas, alveolar, por puntiforme, intergranular, intragranular, filiforme, esfoliao, graftica, dezincificao, em torno do cordo de solda e fragilizado por hidrognio. Segundo Dugatto (2006, p. 27) segundo a NBR 6118:2003 apresenta as indicaes precisas para a realizao de projetos de estrutura de concreto que com caracterstica de resistncia de escoamento conforme as categorias: CA-25, CA-50 e CA-60.

Figura 1 Exemplos tpicos de corroso de armaduras Fonte: Silva, Pimental e Barbosa (2009, p. p. 4)

Conforme Bueno (2008) as razes que levam ao aparecimento da corroso metlica podem ter suas origens de natureza qumica ou eletrofsica. No contexto do processo qumico, o autor refere que o componente de ferro presente no ao carbono sofre as seguintes reaes qumicas:

F + + 2e-

O resultado desta reao qumica, de acordo com o autor, tem-se que o ferro perde eltrons transformando-se em on carregado, o que permitir que o ferro possa realizar outras ligaes qumicas por meio dos ons negativamente carregados, sendo a mesma denominada de andica. Para Marin (2008, p. 03) no tipo de reao andica tem-se uma reao qumica que produz oxidao. O autor refere ainda que:
A maioria das reaes de corroso ocorre por um processo eletroqumico, e so exemplos: corroso por solues aquosas, corroso por um gs em presena de uma camada de corroso (filme), corroso atmosfrica e corroso no solo (em presena de umidade).

Assim, subseqente reao de oxidao na corroso dos metais acaba por ocorrer em razo da reao eletroqumica na qual os ons passam a agir de maneira reagente. Entre os componentes que provocam esta reao de corroso, esto atmosfera e o solo em razo da umidade produzida, a gua, entre outros elementos que so inerentes do prprio meio ambiente e que em conjunto com os elementos do ao provocam estas reaes. Para Carmona (2005) o processo de corroso em metais acaba por

influenciar todas as condies ambientais aquosas gerando um circuito fechado, determinado pela reao entre a corrente eltrica proveniente do metal e a corrente inica do eletrlito influenciados da qumica. Portanto, Bueno (2008) refere que em meio aquoso e neutro, tem-se a seguinte reao qumica: O2 + 2H2O + 4e4OH

Assim, para a reao eletroqumica necessrio que duas reaes qumicas, a primeira de oxidao e a segunda de reduo sejam simultneas. Bueno (2008) descreve que em suma a reao qumica do processo corrosivo do metal nestas primeiras etapas podem serem representadas na seguinte expresso:

2Fe + O2 + 2H2O

2Fe (OH) 2

Posterior a esta reao, ainda de acordo com o autor acontece sempre uma reao eletroqumica entre o elemento oxignio associado ao hidrxido de ferro, culminando na seguinte representao qumica: 4Fe(OH)2 + O2 H2O + 2Fe2O3H2O

Esta reao favorece ao processo de ferrugem que se apresenta pelo componente qumico Fe2O3, ou seja, o xido de ferro, que culmina na corroso metlica. Vale ressaltar que conforme Carmona (2005, p. 24) o Ph do meio ambiente propcio as reaes qumicas de corroso pode influenciar no resultado das reaes, levando sempre em considerao a interao da formao de correntes eltricas de ons advindos da prpria reao e os ons do eletrlito. Assim, podem-se identificar trs zonas importantes, a imunidade, passivao e corroso, que de acordo como autor podem ser definidas:
Na zona de imunidade, o metal no se corri permanecendo estvel para qualquer valor de Ph. A zona definida como passivao onde o metal se recobre de uma delgada camada de xidos e hidrxidos que atua como uma barreira de proteo impedindo o progresso da corroso. Na zona de corroso o Ph e o potencial eletroqumico do condies para que os produtos da camada de passivao no sejam mais estveis e a corroso tenha lugar.

Estes elementos devem ser considerados tendo em vista a importncia do acontecimento presente em todas as reaes qumicas, principalmente as que ocasionam a corroso metlica. Em suma, pode-se perceber que para que acontea o processo de corroso metlica necessrio trs componentes bsicos: ferro, gua e oxignio, que so influenciados pelo Ph local. Ucha (2007) avalia a importncia dos testes de resistibilidade e probabilidades de eventos que contribuem para a corroso do concreto. A evoluo de pesquisas nesta rea favoreceu o uso de tcnicas de indicao eltrica para testar a penetrao de cloretos no concreto, atravs do teste possvel determinar a penetrabilidade em nvel de atividade dos ons de cloreto na carga

eltrica. Deste modo, verifica-se que por meio do teste possvel avaliar capacidade de resistncia do concreto a futuros problemas de corroso.

O teste de permeabilidade aos cloretos favorece a anlise do comportamento da movimentao inica. Mesmo sendo tido como um mtodo qualidade do concreto. Outros mtodos no convencionais tm sido utilizados como forma de avaliar os riscos da ao do cloreto no concreto como o mtodo de anlise presente na migrao de cloretos utilizam as clulas de difuso natural que demonstrando potencial eltrico no caso da movimentao inica e monitorar a capacidade de penetrabilidade do produto. Batis, Kouloumbi e Katsiamboulas (1996) consideram o mtodo de anlise de potencial de circuito aberto (PCA), de modo a possibilitar a avaliao dos nveis de potencial de cargas inicas de meia clula em barras de ferro, devendo estas se associarem ao concreto na hora do teste. A pesquisa experimental tem resultado em boa qualidade do processo e baixo custo operacional. Os resultados obtidos permitem identificar os nveis aceitveis atravs do potencial de circuitos que determinam os quais determinam que quanto maior a umidade do concreto corre maiores probabilidades de eventos de corroso por reao qumica de ons de cloreto. complexo, as organizaes que se adaptaram ao uso obtiveram um grau de eficincia na

2.3.2 A corroso como patologia

Nas construes civis os responsveis, principalmente, pelo encarecimento do processo de construo, ou por transtornos relacionados utilizao da obra, so na realidade todas as falhas que advm de um estudo preliminar deficiente, ou de anteprojetos equivocados, sendo que as falhas geradas no decorrer da realizao do projeto final de engenharia so as responsveis pela implantao de problemas patolgicos srios e podem ser causados por multifatores.

Portanto, verifica-se que o concreto visto como um material de construo de grande e diversificado e durante a avaliao de um projeto estrutural o concreto um produto que dever ter resistncia para ser durvel. A resistncia corroso considerado como um outro fator imprescindvel no processo de ajuntamento do cimento aos agregados o ricos de contaminao faz com que o concreto se torne suscetvel co agressiva de agentes que causam a corroso. A patologia das edificaes vista como uma rea de conhecimentos, abrangendo ao ensino da Construo civil, sua importncia para a formao dos futuros engenheiros parte dos conhecimentos necessrios para a insero no mercado. E uma das grandes preocupaes quanto ao surgimento de patologias se origina da fase de mistura dos elementos que formam o concreto. H muito tempo, a corroso existe favorecendo aes considerados como de deteriorizao nas construes. Portanto, diversas estruturas de edificaes passaram a ser objetos de estudos de especialistas em construo que buscam identificar todos os elementos de um projeto que podem deixar a execuo da obra inadequada, a partir do uso qualitativo dos elementos que formam o concreto. Segundo Silva (2007, p. 4):

Entende-se por patologia uma situao em que um edifcio por inteiro ou parte deste, em determinado perodo de sua vida til, comea apresentar falhas ou um desempenho insatisfatrio. Para assegurar a vida til dos edifcios, torn-lo um lugar habitvel sem nenhum risco de segurana ou problemas sanitrios e at para deix-lo com uma aparncia apresentvel preciso identificar as patologias quando estas existem, suas causas e com isso tentar chegar a uma soluo, a partir de uma interveno, que elimine a patologia de maneira mais simples e econmica possvel.

Neste sentido, existem diversos fatores que provocam patologias nas edificaes que colocam em risco suas estruturas, a qualidade de vida dos usurios e a esttica. Conforme Zapla (2001, p. 147):
Denomina-se patologia na construo em edifcios (residenciais ou comerciais), que apresentam problemas crnicos de trincas, vazamentos, infiltraes sobre garagens, queda de ladrilhos externos, bolores em dormitrios, refluxos em ralos, odores ftidos, danos em revestimentos ou pinturas, pisos soltos, corroses em armaduras estruturais, etc.

As patologias, como a corroso so comuns tanto em vrios tipos de construes que se apresentam em sua maioria com a patologia mais comum: nas vigas, lajes e armaduras existem diversos tipos da corroso, como as infiltraes que geralmente ocorrem causando prejuzo e necessidade imediata de avaliao diagnstica para detectar a ponto nevrlgico do problema. Segundo Helene (1992, p. 19):
A patologia pode ser entendida como a parte da engenharia que estuda os sintomas, os mecanismos, as causas e origens dos defeitos das construes civis, ou seja, o estudo das partes que compem o diagnstico do problema.

Para Souza e Ripper (1998, p. 14), designa-se genericamente por Patologia das Estruturas:
Um novo campo da Engenharia das Construes que se ocupa do estudo das origens, formas de manifestao, conseqncias e mecanismos de ocorrncia das falhas e dos sistemas de degradao das estruturas. As patologias so anomalias que se originam de problemas que podem estar relacionados multifatores desde a necessidade de avaliao do terreno para evitar processos de eroso, infiltrao, rachaduras, trincas e outras patologias s situaes de evitar edificaes em locais muito midos ou tomar as devidas providncias para evitar que a gua e a umidade produzam patologias como corroso.

Assim, constata-se que para situao onde estejam presente as tcnicas de construo, existem formas empricas ou cientficas que so alternativas voltadas para remediar o defeito que ocasionem os mecanismos de ruptura da esttica e podem apresentar solues para a efetiva correo ou no apresentar remediao que possa ser considerada satisfatria. Os problemas apenas acabam por se manifestar em razo do incio da execuo, a ltima etapa da fase de produo. Em muitos casos as pesquisas e o surgimento de materiais permitem uma perfeita impermeabilizao ou mesmo de recursos voltados prevenir patologias nas edificaes, evitando assim a perda de vida til do imvel ou obra pblica (pontes, prdios, viadutos, aeroportos, etc.) Apresentam-se uma grande variedade de patologias que acabam por serem produzidas pelo prprio concreto, erros na escolha de determinados materiais e na quantidade de aditivos podem provocar as manifestaes patolgicas que demonstramos neste captulo, de forma geral, demonstrando as patologias do concreto em estruturas de ao e as patologias que acabam por ocorrer nas

construes residenciais e prediais como fissuras, trincas, deformao excessiva da estrutura, queda de revestimento interno, manchas, infiltraes, bolores e mofos, corroso, ferrugem, criptoflorescncia, gelividade, deslocamentos, etc. Nas construes civis os responsveis, principalmente pelo aumento dos custos e os transtornos relacionados utilizao da obra, so as patologias decorrentes da falta de um estudo preliminar das condies do ambiente da obra e de projetos deficiente.

Anda mungkin juga menyukai