Anda di halaman 1dari 24

Artigos

O sistema de nulidades processuais e a instrumentalidade do processo Leide Maria Gonalves Santos1 Mestranda em Direito Processual pela Universidade Federal do Esprito Santo - UFES Resumo: A efetividade do processo tem sido um constante anseio da sociedade, como um todo, quer seja para aqueles que atuam como partes em uma lide, quer seja para legisladores e doutrinadores. Com repercusso direta nesse tema encontramos o sistema de nulidades processuais com especial relevo para o princpio da instrumentalidade das formas. A entrega de uma prestao jurisdicional consonante com os postulados de justia e de pacificao social so os vetores dessa nova ordem que estrutura o processo como instrumento pblico do estado social. Essa a abordagem que se pretende com neste estudo. Palavras-chave: forma; vcio; instrumentalidade do processo; instrumentalidade das formas Sumrio: 1 Introduo - 2 O sistema de nulidades dos atos processuais - 2.1 Classificao das nulidades - 2.2 A nulidade como sano - 2.3 Princpios norteadores do sistema de nulidades - 3 A instrumentalidade das formas - 4 A instrumentalidade do processo - 5 Concluso - Referncias

1 Introduo O objetivo deste trabalho delinear um contraponto entre o sistema de nulidades processuais e a instrumentalidade do processo. Trata-se de rdua tarefa visto que o captulo que trata das nulidades representa a espinha dorsal do processo, pois o estabelecimento das formas dos atos processuais por um lado expressa uma garantia para as partes e, por outro, precisa ser usado com temperana para que no seja instrumento de arbtrio. Encontrar este equilbrio tem sido o grande desafio para todos os que militam no dia-a-dia com a cincia processual: at que ponto ao privilegiar a instrumentalidade das formas, e a conseqente efetividade do processo, estar-se-ia, na mesma medida, assegurando essa to almejada previsibilidade? Para esse desiderato o trabalho se desenvolve em trs tpicos: o sistema de nulidades processuais, a instrumentalidade do processo e a instrumentalidade das formas para, ao final, traar uma concluso retratando essa dinmica que se desenvolve no mbito processual. 2 O sistema de nulidades dos atos processuais e sua relevncia imprescindvel que para fazer uma abordagem sobre as nulidades processuais tenhamos como ponto de partida a noo do que venha a ser a forma do ato processual. Nas lies de Roque Komatsu as formas processuais correspondem a uma necessidade de ordem, certeza e eficincia e a sua escrupulosa observncia representa uma garantia de andamento regular e legal do processo e de respeito aos direitos das partes.2
1

Auditora Fiscal da Receita Federal do Brasil. Mestranda em Direito Processual pela Universidade Federal do Esprito Santo - UFES. 2 KOMATSU, Roque. Da invalidade no processo civil. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1991. Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007 35

A forma o revestimento, a veste externa, o lineamento exterior das coisas. E no processo, pressupe a denncia do exerccio de todo um sistema de faculdades, poderes, deveres, nus, sujeies e funes, de que o elemento formal no nada mais do que um perfil, um aspecto: o 3 aspecto que pertine com a sua manifestao.

Neste mesmo sentido so as lies de Aroldo Plnio Gonalves:


(...) a forma, em seu sentido estrito, o revestimento externo do ato, sua feio exterior, os limites exteriores que o individualizam. o conjunto de signos pelos quais a vontade se manifesta, ou de solenidades que se devem observar na celebrao de certos atos jurdicos.
Em sentido amplo, a forma do ato poderia ser referida ao seu modelo legal e assim se constituir de todos os 4 elementos que a lei exige para o reconhecer como um ato regular. De acordo com Carlos Alberto lvaro de Oliveira a forma em sentido estrito representa o invlucro do ato 5 processual, a maneira como deve se exteriorizar.

Para Fazzalari a forma do ato processual, em sentido estrito, o seu modo de aparecer na realidade.6 Nesse passo, a forma, em sua acepo estrita, de revestimento externo ou invlucro do ato processual, afasta toda e qualquer inferncia externa, tais como tempo e lugar, bem como o contedo do ato processual.7 Entretanto, conforme destaca Galeno Lacerda, (...) o problema das nulidades no se esgota na forma e na substncia. H fatos a elas estranhos, que produzem a nulidade insanvel do ato exemplo: recurso fora do prazo.8 Ao analisar o tema das nulidades dos atos processuais Couture assevera que:
(...) siendo el derecho procesal um conjunto de formas dadas de antemano por el orden jurdico, mediante ls cuales se hace el juicio, la nulidad consiste em el apartamiento de esse conjunto de formas necesarias establecidas por la ley. Este primer intento de fijar el sentido de la nulidad procesal, demustra que no es cosa atinente al contenido mismo del derecho sino a sus formas; no es um error em los fines de justicia queridos 9 por la ley, sino de los medios dados para obtener esos fines de bien y de justicia.

Assim, o legislador traou um modelo a ser observado para a prtica dos atos processuais. Tal modelo estipulou exigncias tcnicas e regras legais e subordinou a eficcia e validade observncia dos requisitos de forma.10

p.129. Ibid. p.130. 4 GONALVES, Aroldo Plnio. Nulidades no processo. Rio de Janeiro: Aide Ed., 1993. p. 32. 5 OLIVEIRA, Carlos Alberto lvaro de. Do formalismo no processo civil. 2. ed. So Paulo: Saraiva. 2003. Coord. Guilherme Rizzo Amaral, Mrcio Louzada Carpena. 2005. p. 60. 6 FAZZALARI, Elio. Instituzioni di diritto processuale. Padova: Cedam, 1975. p. 156. Traduo livre da autora para a expresso modo de apparire nella realt. 7 MITIDIERO, Daniel Francisco. Vises crticas do processo civil brasileiro: uma homenagem ao Prof. Dr. Jos Maria Rosa Tesheiner. Porto Alegre: Livraria do Advogado. Coordenao de Guilherme Rizzo Amaral; Mrcio Louzada Carpena, 2005. p. 64. 8 LACERDA, Galeno. Despacho saneador. Porto Alegre: Fabris, 1985. p. 125. 9 COUTURE, Eduardo J. Fundamentos del derecho procesal civil. 4. ed. Buenos Aires: Euros, 2002. p. 304-305. 10 KOMATSU, Roque. Da invalidade no processo civil. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1991. p.129.
3

Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007

36

A doutrina tem advertido que as nulidades no campo processual no possuem o mesmo enfoque que no direito civil. Enquanto que no direito civil a nulidade no comporta saneamento, ou seja, o vcio do ato no pode ser sanado e na anulabilidade (ou nulidade relativa) prevalece o interesse particular para a obteno da ineficcia ou para que os seus efeitos corram normalmente11, no direito processual a finalidade do ato e o prejuzo foram postos como critrios fundamentais para o acolhimento ou a rejeio da nulidade argida pela parte.12 Pela prpria natureza das normas processuais e pelos fins a que se destina o processo a questo da nulidade no processo no comporta a anlise que feita no campo do direito material. na estrutura do processo, na situao do ato processual na cadeia do procedimento, que a nulidade deve ser examinada, no Direito Processual.13 Teresa Arruda Alvim Wambier apresenta o sistema de nulidades como um sistema de controle que confere quele a quem o ato afeta uma previsibilidade do que pode ocorrer e tambm a possibilidade de se insurgir, que fogem ao que foi previsto, afastando-se ou das condies que lhe foram impostas ou dos fins que deveriam alcanar, destruindo seus efeitos. 14 Aroldo Plnio Gonalves ressalta que Atravs da nulidade o direito intenta, justamente, restabelecer o status quo ante, diante da irregularidade do ato perante a norma, reparando sua violao.15
O ato processual, como todo ato jurdico, tem suas condies de regularidade estabelecidas pela lei que o rege, e que fornecem critrios pelos quais se podem aferir e avaliar a perfeio de sua concretizao ou o defeito de sua manifestao. (...) As condies legalmente exigidas devem ser observadas para que o ato seja regular. Se no observadas, o ato irregular, em relao norma que o disciplina e que constitui seu modelo 16 abstrato.

Segundo Honildo Amaral de Mello e Castro (1999) o sistema de nulidades expressa


a reao do ordenamento jurdico irregularidade do ato processual que leva a priv-lo de sua eficcia dentro de uma dualidade de princpios: a necessidade de fixar garantias para as partes do processo e a necessidade, tambm, de celebrar um processo apto a conduzir uma autntica 17 atuao do direito, segundo a verdade dos fatos.

Comunga da mesma idia Carlos Alberto lvaro de Oliveira:


A forma em sentido amplo investe-se, assim, da tarefa de indicar as fronteiras para o comeo e o fim do processo, circunscrever o material a ser formado, e estabelecer dentro de quais limites GONALVES, Aroldo Plnio. Nulidades no processo. Rio de Janeiro: Aide Ed., 1993. p. 27. Ibid., p. 28. 13 Ibid., p. 31. 14 WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Nulidades do processo e da sentena. 5. ed. verso. ampl. e atual. de acordo com as Leis 10.352/2001, 10.358/2001 e 10.444/2002. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004. v. 16. p. 197. Coleo de Estudos de Direito de Processo Enrico Tlio Liebman. 15 GONALVES, op. cit., p. 13, nota 10. 16 Ibid., p. 14. 17 CASTRO, Honildo Amaral de Mello. Nulidades: princpios constitucionais e processuais. Revista dos Tribunais, So Paulo, ano 88, n. 761, p. 49, mar. 1999.
12 11

Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007

37

devem cooperar e agir as pessoas atuantes no processo para o seu desenvolvimento. O formalismo processual contm, portanto, a prpria idia do processo como organizao da desordem, emprestando previsibilidade a todo o procedimento. (...) No se trata, porm, apenas de ordenar, mas tambm de disciplinar o poder do juiz e, nessa perspectiva, o formalismo processual atua como garantia liberdade contra o arbtrio dos rgos que exercem o poder do 18 Estado.

Por outro lado Carlos Alberto lvaro de Oliveira destaca a importncia do formalismo como garantia fundamental do contraditrio medida que em que atua como fator de igualao (pelo menos formal) dos contendores entre si.19 2.1 Classificao das nulidades Ainda sob a gide do Cdigo de 1939, Galeno Lacerda construiu um sistema de nulidades processuais tendo por base as lies de Carnelutti onde a sistematizao apresentada pelo autor italiano aplicava-se, ainda segundo Galeno Lacerda, tanto para o direito processual como para qualquer ramo da cincia jurdica. Entretanto, no havia um trao distintivo que singularizasse as nulidades processuais das nulidades verificadas em outros ramos do direito.20 Segundo Galeno Lacerda o diferencial estava na natureza da norma violada, em seu aspecto teleolgico.21
Se nela prevalecerem fins ditados pelo interesse pblico, a violao provoca nulidade absoluta, insanvel, do ato. Vcio dessa ordem deve ser declarado de ofcio, e qualquer das partes o pode invocar. Quando porm a norma desrespeitada tutelar, de preferncia, o interesse da parte, o vcio do ato sanvel. Surgem aqui as figuras da nulidade relativa e da anulabilidade. O critrio que as distinguir repousa, ainda, na natureza da norma. Se ela for cogente, a violao produzir nulidade relativa. (...) Da decorre a faculdade do juiz de proceder de ofcio, ordenando o saneamento, pela repetio ou ratificao do ato, ou pelo suprimento da omisso. A anulabilidade, ao contrrio, vcio resultante da violao da norma dispositiva. Por este motivo, como o ato permanece na esfera da disposio da parte, a sua anulao s poder ocorrer mediante reao do interessado, vedada ao juiz qualquer proviso de ofcio. (...) Ao contrrio do que ocorre com a nulidade relativa, em todos estes casos o saneamento depende pura e 22 simplesmente de omisso do interessado.

De acordo com Galeno Lacerda os vcios do ato processual podem ser essenciais - os quais se distinguem em nulidades absolutas, relativas e anulabilidades - e no essenciais.
O critrio distintivo repousa na natureza e nos fins da norma violada. Quando nela prevalecer o interesse pblico, a nulidade ser absoluta, insanvel. Se o interesse preponderante for privado, e a norma cogente, haver nulidade relativa; anulabilidade, no caso de norma dispositiva em 23 ambas as hipteses, sanveis os vcios.

OLIVEIRA, Carlos Alberto lvaro. O Formalismo-valorativo em confronto com o formalismo excessivo. Revista de Processo, So Paulo, ano 31, n.137, p. 8, jul. 2006. 19 Ibid., p. 9. 20 LACERDA, Galeno. Despacho saneador. Porto Alegre: Fabris. 1985. p. 71. 21 Ibid., p. 72. 22 Ibid., p. 72-73. 23 Ibid., p. 124. Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007 38

18

A teoria das nulidades processuais, como afirmamos, parte das linhas mestras da teoria geral, para singularizar-se atravs de critrio distintivo nascido da natureza e da finalidade da norma 24 violada. No se afasta dessa sistematizao os vcios dos atos constitutivos do processo, em seu aspecto objetivo. Se o preceito desrespeitado tiver como inspirao o interesse pblico, o vcio do ato se apresenta insanvel. (...) Sanveis, ao contrrio, sero as infraes a regras ditadas, preferencialmente, no interesse das partes. Se a norma for imperativa, trata-se de nulidade relativa, sanvel mediante ato da parte, 25 para a realizao do qual o juiz pode e deve prover de ofcio (...) Se a ofensa se dirigir a norma dispositiva (anulabilidade) no pode o juiz agir de ofcio, e o ato 26 convalescer pela omisso do interessado, ou ser anulado pela sua reao.

Couture destaca que:


La irregularidad de acto procesal, esto es, el desajuste entre la forma determinada em la ley y la forma utilizad em la vida, es em todo caso uma custin de matices que corre desde el aprtamiento gavsimo, alejado em absoluto de ls formas requeridas, hasta el levsimo, apenas percetible. Paralelamente a esse apartamiento se va prodiciendo la ineficcia de lacto. e lacto absolutamente irregular es absolutamente ineficaz; e lacto gravemente irregular es gravemente ineficaz; e lacto levemente irregular es levemente ineficaz. Em esse sentido se han distinguido siempre tres grados de ineficcia: em um primer grado, de ineficcia mxima, la inexistncia; em um segundo grado, capaz de producir determinados efectos em condiciones muy especiales, la nulidad absoluta; em um tercer grado, com mayores 27 posibilidades de produzir efectos jurdicos, la nulidad relativa.

Aroldo Plnio Gonalves28 discorda da classificao das nulidades que leva em considerao a classificao das normas jurdicas em normas que protegem interesse de ordem pblica e normas que se destinam a proteger os interesses das partes. Pela prpria natureza do processo e para o fim ao qual se destina, que a prestao jurisdicional, as normas processuais so sempre normas de ordem pblica, uma vez que a legitimidade do provimento jurisdicional est condicionada a um desenvolvimento dialtico, onde as partes exercitam o contraditrio e a ampla defesa de forma a que a sentena retrate a verdade produzida nos autos. Conforme bem salientado por Aroldo Plnio Gonalves
Todo processo disciplinado por normas de ordem pblica, tendo sua estrutura predisposta segundo um determinado modelo legal. (...) O que importa, em questo de nulidade, que a

Ibid., p. 125. Ibid., p. 126. 26 Ibid., p. 127. 27 COUTURE, Eduardo J. Fundamentos del derecho procesal civil. 4. ed. Buenos Aires: Euros, 2002. p. 306-307. 28 GONALVES, Aroldo Plnio. Nulidades no processo. Rio de Janeiro: Aide Ed., 1993. p. 91-92
25

24

Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007

39

participao das partes seja garantida, e essa garantia no se faz por norma dispositiva, mas por 29 norma imperativa que resguarda a prpria concepo democrtica de processo.

Em sua obra Esboo de uma teoria das nulidades Calmon de Passos, procura descortinar os conceitos de invalidade, eficcia e nulidade sem antes deixar clara a desnecessidade de sua preocupao com essa distino. Primeiramente porque com relao validade e eficcia, salienta o Autor, que excesso pretender extrair de vocbulos to afins resultados to diversos. E prope:
Aconselhvel, pois, que as noes se restrinjam a duas, ambas representando formas de ineficcia, que gnero, no qual se contm: inexistncia e nulidade. Pela inexistncia, o ato ineficaz desde a sua origem, porque carecedor dos elementos que permitiriam sua reconhecibilidade como ato processual de determinado tipo. A nulidade, diversamente, sempre resultado de um pronunciamento judicial sancionatrio, alicerado na atipicidade relevante do ato, 30 pelo que dele se retira eficcia.

Segundo Aroldo Plnio Gonalves31 a classificao das nulidades a partir da classificao dos vcios como categoria, encontra severos bices visto que a nulidade no vcio e no pode ser conceituada como defeito do ato. No se pode olvidar que existe uma gradao da gravidade dos vcios, entretanto uma questo afeta poltica legislativa. A classificao das nulidades advm das conseqncias traadas pela lei para os atos que no se amoldam ao modelo normativo. Assim, pode-se falar em ato inexistente, nulidades absolutas e relativas e simples irregularidades dos atos. Conforme ressaltado por Gonalves32
Os atos processuais no poderiam perder sua eficcia de forma automtica. Por mais srio que seja o vcio que atinge o ato, motivando a nulidade, sempre haver a necessidade de que ela seja judicialmente declarada. (...), h vcio inerente ao ato, mas no h sano imanente a ele.

E prossegue: Qualquer ato existente no processo s se torna ineficaz para operar os efeitos a que estava destinado depois que a deciso judicial sobre ele faz incidir a sano da nulidade..33 O ato inexistente aquele que no alcana significado jurdico seja pela prtica de conduta proibida, seja pela omisso de conduta. No mbito processual, o ato inexistente aquele ao qual faltou requisito essencial trazendo, portanto, relevantes conseqncias ao desenvolvimento do processo. Gonalves adverte para a diferena entre ato inexistente e ato nulo no que concerne tempestividade. Ambos no se confundem. O ato intempestivo inexistente. No h que se falar em pronunciamento de nulidade de ato praticado extemporaneamente, visto que por ser inexistente no pode ser anulado. Entretanto, como bem assinalado por Gonalves34 (...) a inexistncia do ato, quando essencial ao desenvolvimento vlido do procedimento, pode levar nulidade do processo.

Ibid., p.94. PASSOS, Jos Joaquim Calmon de. Esboo de uma teoria das nulidades aplicada s nulidades processuais. Rio de Janeiro: Forense, 2002. p. 127. 31 GONALVES, Aroldo Plnio. Nulidades no processo. Rio de Janeiro: Aide Ed., 1993. p. 69. 32 Ibid., p.81. 33 Ibid., p.82. 34 Ibid., p.82.
30

29

Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007

40

Ademais Gonalves ressalta a impreciso das expresses nulidade sanvel e nulidade insanvel. (...) o que insanvel ou sanvel apenas o vcio do ato. A nulidade pode ou no incidir sobre o ato, e se incide, no h mais distino entre suas espcies.35 No que concerne ao tema das nulidades em relao precluso, Galeno Lacerda, em sua obra Despacho Saneador faz um corte metodolgico para analis-las no curso do processo, onde o magistrado ainda conserva a jurisdio, ficando preso relao do processo. Esse corte imprescindvel para essa anlise, pois, conforme destacado por Lacerda,nas decises terminativas h um esgotamento da jurisdio pelo magistrado. Dentro deste contexto interroga-se sobre a possibilidade de o magistrado eximir-se de agir de ofcio frente a norma de ordem imperativa sob o fundamento de j teria ocorrido a precluso e conclui que tal no possvel uma vez que:
Se o juiz conserva a jurisdio, para ele no preclui a faculdade de reexaminar a questo julgada, desde que ela escape disposio da parte, por emanar de norma processual imperativa.

Da se conclui que se a precluso no curso do processo depende, em ltima anlise, da disponibilidade da parte em relao matria decidida. Se indisponvel a questo, a ausncia de recurso no impede o reexame pelo juiz. Se disponvel, a falta de impugnao importncia concordncia tcita deciso. Firma-se o efeito preclusivo no s para as partes, mas tambm para o juiz, no sentido de que vedada se torna a retratao.36 Pontualmente, Galeno Lacerda, analisando algumas questes concretas, leciona que, relativamente nulidade absoluta do ato processual, no h que se falar em precluso.
Verificado o erro, a qualquer tempo dever o juiz retratar-se, a fim de cumprir a norma imperativa ditada pelo interesse pblico. (...) Tais vcios tornam absolutamente nulo o ato processual, e a 37 deciso interlocutria que erroneamente o considerasse vlido nenhuma eficcia teria.

Concernente s nulidades relativas nas decises interlocutrias Galeno Lacerda defende que, mesmo com aquiescncia das partes, se se tratar de matria indisponvel no haver precluso; nada impedir o juiz de retratar-se.38 2.2 A nulidade como sano Ao analisar o tema das Nulidades do Processo e da Sentena Teresa Arruda Alvim Wambier delimitou a nulidade como
(...) a situao em que se encontra um ato, ou uma norma, que, (...) a torna vulnervel quanto sua eficcia. (...) nulidade o estado em que se encontra um ato, que o torna passvel de deixar 39 de produzir os seus efeitos prprios e, em alguns casos, destri os j produzidos.

Para Teresa Arruda Alvim Wambier no cabe chamar de sano nulidade. A nulidade, no seu entendimento, um estado de irregularidade que leva (ou tende a levar) ineficcia. A

35 36

Ibid., p.89. LACERDA, Galeno. Despacho saneador. Porto Alegre: Fabris, 1985. p. 161. 37 Ibid., p. 161-162. 38 Ibid., p. 164. 39 WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Nulidades do processo e da sentena. 5. ed. verso ampl. e atual. de acordo com as Leis 10.352/2001, 10.358/2001 e 10.444/2002. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.p. 142. (Coleo de Estudos de Direito de Processo Enrico Tulio Liebman, v. 16). Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007 41

ineficcia , pois, neste sentido, uma conseqncia da decretao de nulidade, que , direta ou indiretamente, uma infrao lei.40 Nessa mesma vereda so os ensinamentos de Daniel Francisco Mitidiero
De incio, registre-se que ora se toma por invalidade processual a conseqncia relevante infrao da forma de um ato do processo produzido por um agente que na relao jurdica processual em contraditrio desempenhe funo estatal, assim decretada pelo rgo jurisdicional competente. Invalidade (ou nulidade, termo mais difundido) no sano, no penalidade, no 41 pena (...) estando isso assente desde Pontes de Miranda, desde Giuseppe Chiovenda.

Nesse mesmo sentido, ao tratar do tema das nulidades no plano Processual, o Prof. Carlos Alberto lvaro de Oliveira traz as concepes de Hart sobre o contedo das leis. Para Hart as regras potestativas o espao reservado para o exerccio da liberdade jurdica aps a incidncia das regras imperativas. Isso significa dizer que o descumprimento de regras potestativas no redunda em sano, por no veicularem deveres ou obrigaes.42 As normas processuais encaixam dentro universo das regras potestativas. Assim sendo, a inobservncia de tais regras gera nulidade, que no se confunde com sano. Segundo Hart a conduta fora dos padres estabelecidos pelas normas processuais gera uma nulidade. Logo, , na viso de Hart, uma condio para a afirmao da regra. A inobservncia das regras processuais, que so potestativas, resultar uma ao invlida, ou seja, no produzir os efeitos jurdicos almejados. Conforme sintetiza Carlos Alberto lvaro de Oliveira
A nulidade expressar, ento, a inidoneidade de alguma ao para poder alcanar as 43 conseqncias jurdicas a que se props como fim o agente. Por ostentarem todas as normas genuinamente de natureza processual carter potestativo, fcil compreender a importncia extraordinria do conjunto de normas regradoras das nulidades. Esta a razo fundamental para que atuem essas regras como saneadoras da inidoneidade de algum ato obteno das conseqncias atribudas pela ordem jurdica. Em outras palavras, em 44 tais hipteses o ato continua com a eficcia que normalmente exibiria, mesmo sendo invlido.

Em sentido contraposto, encontramos, tambm, a posio de balizada doutrina que entende ser a nulidade uma sano. Para Aroldo Plnio Gonalves as nulidades esto situadas na ampla categoria das sanes. As nulidades no podem ser tratadas como se fosse o prprio defeito do ato, pelo contrrio, a nulidade uma conseqncia.

Ibid., p. 145. MITIDIERO, Daniel Francisco. Vises crticas do processo civil brasileiro: uma homenagem ao Prof. Dr. Jos Maria Rosa Tesheiner. Coordenao de Guilherme Rizzo Amaral; Mrcio Louzada Carpena. Porto Alegre: Livr. do Advogado, 2005. p. 63 42 HART, Hebert . A. O conceito de direito. Traduo de A. Ribeiro Mendes. 3. ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2001. cap. 3. 43 OLIVEIRA, Carlos Alberto Alvaro de. Notas sobre o conceito e a funo normativa das nulidades. In: __________ (Org.). Saneamento do Processo: estudos em homenagem ao Prof. Galeno Lacerda. Porto Alegre: S. A. Fabris, 1989. p. 138. 44 Ibid., p. 139.
41

40

Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007

42

Neste sentido so as lies de Gonalves:


(...) e que no se incorra no equvoco, que tem sido to freqente, de se conceber a nulidade ou como se fosse o prprio vcio do ato ou como se fosse conseqncia jurdica inerente ao ato viciado. Nulidade conseqncia jurdica prevista para o ato praticado em desconformidade com a lei que o rege, que consiste na supresso dos efeitos jurdicos que ele se destinava a produzir. Como 45 conseqncia jurdica, a nulidade se integra na categoria das sanes.

Tambm nesse sentido so as lies de Calmon de Passos para quem A nulidade, diversamente, sempre o resultado de um pronunciamento judicial sancionatrio, alicerado na atipicidade relevante do ato, pelo que dele se retira a eficcia.46 Couture j advertia que(...) definir la nulidad como lo que que no produce ningn efecto, significa, em todo caso, anotar sus consecuencias, pelo no su naturaleza.47 De acordo com o ponto de referncia que se adote, as sanes podem ser classificadas de diferentes maneiras. Entretanto, sob o critrio da finalidade, a doutrina classifica as sanes em dois grupos:
(...) a das sanes que se destinam a provocar o cumprimento da norma, que consistem em um evento desfavorvel a ser aplicado ao autor da violao, e a das sanes que tendem a reparar ou neutralizar os efeitos de uma conduta ou de um ato contrrio ao direito ou irregular perante ele, e visam a restabelecer, na medida do possvel, a situao anterior violao. Dentre essas 48 situam-se as nulidades dos atos jurdicos.

As conseqncias jurdicas do ato irregular, no que tange aos efeitos do ato, so definidas pelo prprio ordenamento sendo que as solues propostas no dependem apenas da gravidade da irregularidade apresentada no ato:
Em alguns casos o ato irregular no ser passvel de nulidade, mas no poder ter nenhuma aplicao efetiva. Em outros casos, pode ocorrer que a irregularidade seja desprovida de qualquer conseqncia jurdica e o ato produz integralmente seus efeitos, como se fosse plenamente regular. Ainda, e m certos casos, a norma jurdica prev que as irregularidades sejam corrigidas e, em outros, considera o defeito irrecupervel e determina que a nulidade seja declarada para que o 49 ato possa ser repetido de maneira regular.

Aroldo Plnio Gonalves aponta que tem sido corriqueiro tratar a nulidade como se fosse o prprio defeito do ato. Entretanto, irregularidade do ato e nulidade do ato no se confundem. As irregularidades so sanveis as nulidades no.
As nulidades so conseqncias jurdicas dos atos praticados com inobservncia da lei, ou sem os requisitos que ela exige. O vcio o defeito, o desvio, a qualidade negativa que se

GONALVES, Aroldo Plnio. Nulidades no processo. Rio de Janeiro: Aide Ed., 1993. p. 12. PASSOS, Jos Joaquim Calmon de. Esboo de uma teoria das nulidades aplicada s nulidades processuais. Rio de Janeiro: Forense, 2002. p. 127. 47 COUTURE, Eduardo J. Fundamentos del derecho procesal civil. 4. ed. Buenos Aires: Euros, 2002. p. 304. 48 GONALVES, op. cit., 1993, p. 13. 49 Ibid., p. 15.
46

45

Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007

43

contrape perfeio do ato que se concretiza pela sua realizao em plena conformidade com o 50 modelo normativo.

Ao situar as nulidades na categoria das sanes tambm afasta-se a configurao da nulidade como conseqncia automtica do vcio, como se a existncia deste fosse suficiente para paralisar os efeitos jurdicos do ato defeituoso. 51 Nas lies de Gonalves: O ato nulo no aquele que, em razo do vcio, , potencialmente, inbil a operar efeitos, mas o que , efetivamente, declarado, pronunciado ou decretado como nulo, ou seja, aquele que, atravs da declarao judicial, tem seus efeitos suprimidos.52 Nessa linha de raciocnio A qualificao do ato como nulo no se d em fase prvia a esse pronunciamento, mas em momento posterior, sendo conseqente dele e no antecedente a ele.53 Conforme j destacamos, nas lies de Aroldo Plnio Gonalves a nulidade uma categoria de sano, uma conseqncia jurdica. Dessa forma, Os atos viciados podem no produzir seus efeitos sob certas condies que levam declarao da nulidade. A nulidade posterior ao ato e no precedente ou concomitante a ele.54 Conforme ressaltado pelo Prof. Flvio Cheim Jorge O reconhecimento de uma nulidade processual somente se faz mediante deciso, pronunciamento judicial, aplicando-se essa sano. Corroborando esse entendimento Roque Komatsu pe em elevo que A invalidade no se identifica com o vcio. No constitui o vcio. Este antecedente necessrio, mas em absoluto suficiente da invalidade. No h invalidade processual sem pronunciamento judicial.55 Trilhando a mesma vereda, Honildo Amaral de Mello Castro destaca que:
Na hermenutica das nulidades, o ato processual considera-se vlido e eficaz at que haja pronunciamento judicial que lhe reconhea a irregularidade ou, em outras palavras, a ineficcia do ato decorre sempre do pronunciamento judicial que lhe reconhecer a irregularidade, pois ser realizado segundo o sistema da legalidade das formas., conceituado que a soma dos atos do processo, visto pelo aspecto de sua interligao e combinao e de sua unidade teleolgica, o procedimento. Dentro deste, cada ato tem o seu momento oportuno e os posteriores dependem dos anteriores para a validade, tudo porque o objetivo com que todos so praticados um s: preparar o provimento final (...) Afirmam os Mestres que a ausncia de exigncias legais quanto s formas procedimentais levaria desordem, confuso, incerteza, certos de que a regulamentao legal representa uma 56 garantia destas em suas relaes recprocas e com o Juiz (...)

Ibid., p.18. Ibid., p.18. 52 Ibid., p.20. 53 Ibid., p.19. 54 GONALVES, Aroldo Plnio. Nulidades no processo. Rio de Janeiro: Aide Ed., 1993. p.83 55 KOMATSU, Roque. Da invalidade no processo civil. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1991. p. 207. 56 CASTRO, Honildo Amaral de Mello. Nulidades: princpios constitucionais e processuais. Revista dos Tribunais, So Paulo, ano 88, v. 761, p. 49-50, mar. 1999.
51

50

Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007

44

luz do ordenamento jurdico processual Calmon de Passos observa o descuido tcnico do legislador que, ao tratar das nulidades, ora se fala em sua decretao, ora em sua declarao ou pronunciao.57 Partindo da premissa de que a nulidade somente existe com o pronunciamento judicial buscou o Autor examinar as exigncias feitas pelo sistema processual para tornar nulidade a imperfeio do ato, uma vez que no h,(...), correspondncia necessria entre imperfeio e nulidade, porque a nulidade uma imperfeio qualificada.58 No primeiro grupo situam-se os atos para os quais a lei no veicula cominao expressa de nulidade para os defeitos de que se revistam. Conforme dispe o art. 244 do CPC A imperfeio de tais atos, para levar invalidade, reclama tenha ele acarretado a inatingibilidade do fim a que se destinavam.59 Entretanto, destaca Calmon de Passos
que a funo do ato que a observncia da formalidade deve assegurar a funo processual e no a funo substancial. Pe em relevo, portanto, a primazia da finalidade do processo e no a 60 utilidade do ato para a parte. Por conseguinte, a imperfeio para a qual inexiste expressa cominao de nulidade no acarreta, de imediato, a invalidade do ato ou do seu tipo. Se imperfeito, apenas irregular, porm vlido eficaz, somente perdendo essas qualidades, que lhe so inerentes com o pronunciamento 61 judicial da nulidade, porque no logrou alcanar os fins postos pela lei para o ato perfeito.

J para aqueles atos para os quais h cominao expressa, no havendo prejuzo para a parte, a nulidade no ser pronunciada (art. 249, 1 e 2, do CPC). Neste sentido so as lies do Prof. Calmon de Passos, para quem (...) o ato imperfeito, mesmo quando tal imperfeio haja sido sancionada expressamente com a conseqncia da nulidade, ato eficaz, desde que a imperfeio no haja ocasionado o prejuzo62. O CPC de 1973 adotou, com relao aos atos, regra geral, a da liberdade das formas. A observncia de forma preestabelecida s obrigatria mediante expressa imposio legal.
Aparentemente, o princpio da finalidade se sobrepe ao da exigncia da forma porquanto assegurou o reconhecimento da validade dos atos processuais ainda quando estes, afastando do 63 modelo legal de observncia obrigatria, alcanam a finalidade a que se destinam.

Segundo Calmon de Passos (...) o nosso cdigo de processo civil filiou-se ao sistema da finalidade da lei, somente permitindo a decretao da nulidade quando a imperfeio conduza inatingibilidade dos objetivos a que o ato se destinava. 64 2.3 Princpios norteadores do sistema de nulidades A doutrina tem elencado diversos princpios relacionados ao sistema de nulidades processuais, entretanto destacaremos aqueles que, no nosso sentir, parecem ser mais relevantes: o da causalidade, o da instrumentalidade das formas, o do interesse e o da economia processual.
PASSOS, Jos Joaquim Calmon de. Esboo de uma teoria das nulidades aplicada s nulidades processuais. Rio de Janeiro: Forense, 2002. p. 128. 58 Ibid., p. 130. 59 Ibid., p. 129-130. 60 Ibid., p. 130. 61 Ibid., p. 130-131. 62 Ibid., 2002. p. 131. 63 GONALVES, Aroldo Plnio. Nulidades no processo. Rio de Janeiro: Aide Ed., 1993. p.50. 64 PASSOS, op. cit., p. 133, nota 58. Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007 45
57

A Prof. Tereza Arruda elenca65 uma srie de princpios que norteiam o sistema de nulidades processuais dentre os quais destacamos:
1. O processo forma: com base nas lies de Couture (...) o processo, segundo determinado enfoque pode ser visto como um conjunto de formas, e o afastamento destas formas que d causa s nulidades. Isto porque as formalidades do processo, mais do que um embarao, constituem, em realidade, uma preciosa garantia para a defesa do direito das partes. 2. As formas tm carter instrumental: As formas do processo so meios para atingirem-se fins. Estes, se atingidos, no fazem com que a ausncia de ateno forma gere nulidade 3. No h nulidades sem prejuzo: do ponto de vista prtico desnecessrio anular ou decretar a nulidade de um ato se no houve prejuzo para a parte.

Bedaque aponta quatro princpios a nortear o estudo das nulidades:


Segundo o princpio da instrumentalidade das formas, inspirado no brocardo francs pas de nullit sans grief, s devem ser anulados os atos viciados, cujo objetivo no for alcanado (CPC, art. 244). O princpio do interesse impede que o vcio seja alegado pela prpria parte que deu causa ao vcio (CPC, art. 248). O princpio da precluso aquele, segundo o qual o vcio deve ser alegado pela parte interessada, em tempo hbil, sob pena de no mais ser possvel a invalidao do ato (CPC, art. 245). Tanto o princpio do interesse quanto o da precluso s se aplicam s anulabilidades, visto que as nulidades absolutas e relativas no precluem e podem ser declaradas pelo juiz de ofcio. Por ltimo, temos o princpio da causalidade, pelo qual a nulidade de um ato contamina todos os 66 demais que dele dependem (CPC, art. 248). O princpio da instrumentalidade das formas, que rege a validade dos atos processuais em geral subordina-se a dois outros princpios que condicionam a sua admissibilidade: o da finalidade do 67 ato e o da ausncia de prejuzo. Os princpios so fundamentos normativos que esto na base estrutural de um sistema e assim se situam a finalidade do ato e a ausncia de prejuzo como princpios que, no processo civil, trabalhista e penal, balizam a validade dos atos e afastam a possibilidade da aplicao da 68 nulidade. A rigor, os princpios da finalidade e da ausncia de prejuzo no podem ser tratados como causas impeditivas da declarao de nulidade, como se a nulidade fosse preexistente ao seu pronunciamento. O que preexiste declarao de nulidade o ato viciado ou irregular, e no a 69 prpria nulidade que, como sano, s torna o ato nulo depois de aplicada. A nulidade do ato processual pode ser declarada quando o vcio que o macula prejudica o processo como procedimento participado, quando prejudica a atuao da parte. Se no causa WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Nulidades do processo e da sentena. 5. ed. verso ampl. e atual. de acordo com as Leis 10.352/2001, 10.358/2001 e 10.444/2002. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004. p. 176-178. (Coleo de Estudos de Direito de Processo Enrico Tulio Liebman. v. 16). 66 BEDAQUE, Jos Roberto dos Santos. Nulidade processual e instrumentalidade do processo. Revista de Processo, So Paulo, n. 60, p. 32-33, out./dez. 1990. 67 Ibid., p.57 68 Ibid., p.58 69 Ibid., p. 60-61 Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007 46
65

prejuzo, o vcio do ato tolerado. A sano da nulidade no automtica, como, alis, nenhuma sano o . Por isso, cabe ao juiz, apreciar a nulidade argida, examinando, em relao ao prejuzo que a irregularidade provoca e em relao finalidade do processo, se realmente 70 concorrem as condies para que aplique a sano, anulando os atos viciados. No mbito processual no basta a existncia de vcio para que o seja anulado ou declarado nulo. imperiosa a presena de prejuzo processual. Prejuzo para a prpria regularidade do processo, que se caracteriza pela observncia do modelo legal dos atos que necessariamente 71 devem integr-lo (...) e para a garantia de participao das partes.

No magistrio da Prof. Tereza Arruda Alvim Wambier: 72


Parece, portanto, que o nvel de tratamento e de avaliao do tema das nulidades eminentemente processual, e isto significa que a idia de prejuzo e as que lhe so correlatas colocam-se como caminhos ou oportunidades que no podem ser sonegadas ao litigante, para que ele possa demonstrar (tentar demonstrar) que tem direito, A doutrina tem chamado de princpio da transcendncia quele de que se origina a regra de que para que a nulidade seja declarada necessrio que esta produza prejuzo (...).

Couture tratando do mesmo tema, fala do princpio da transcendncia, segundo o qual


(...) no hay nulidad de forma, si la desviacin no tiene transcendencia sobre las garantias esenciales de defensa em juicio. (...) y sin embargo la jurisprudencia es unnime em el sentido de sostener que no puede hacerse valer la nulidad cuando la parte, mediante la infracin, no haya 73 sufrido um gravamen.

Ainda, segundo Couture, um princpio que rege a matria o princpio da proteo, que se refere essncia da nulidade como meio de impugnao processual. De acordo com Couture:
(...) la nulidad slo puede hacerse valer cuando a consecuencia de ella quedan indefensos los intereses del litigante o de ciertos terceros a queines alcanza la sentencia. Sin esse ataque al derecho, la nulidad no tiene por qu reclamarse y su declaracin carece de sentido. Em definitiva, este recurso no es sino um mdio de protecin de los intereses jurdicos lesionados a ras del apartamiento de ls formas. Las consecuencias de este principio son las siguientes: a) No existe impugnacin de nuliad, em ninguna de sus formas, si no existe inters lesionado que reclame proteccin. La anulacin por anulacin no vale. Esta consecencia lo es tambin del principio general ya expusto de que no hay nulidad sin prejuicio al recurrente.

(...)

Ibid., p.63 Ibid., p.65 72 WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Nulidades do processo e da sentena. 5. ed. verso ampl. e atual. de acordo com as Leis 10.352/2001, 10.358/2001 e 10.444/2002. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004. p.179 (Coleo de Estudos de Direito de Processo Enrico Tulio Liebman v. 16). 73 COUTURE, Eduardo J. Fundamentos del derecho procesal civil. 4. ed. Buenos Aires: Euros, 2002. p. 317-318.
71

70

Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007

47

Pero la consecuencia ms importante derivada de este critrio general, es que no puede amparase en la nulidade l que h celebrado e lacto nulo sabiendo o debiendo saber el vicio que lo 74 invalidaba.

3 Instrumentalidade das formas Bedaque, em artigo intitulado Nulidade Processual e Instrumentalidade do Processo, faz coro com Dinamarco sobre a tendncia contempornea onde o eixo do estudo do direito processual segue a perspectiva teleolgica que, segundo Bedaque,
Caracteriza o terceiro momento metodolgico do direito processual, caracterizado pela conscincia da instrumentalidade como importantssimo plo de irradiao de idias e coordenador dos diversos institutos, princpios e solues. (...) Trata-se de novo mtodo de 75 pensamento (...).

Sob essa viso, conforme ressalta Bedaque76, no mbito do direito processual, ganha relevo na anlise do tema das nulidades dos atos processuais o princpio da instrumentalidade das formas.77 O modelo dos atos processuais delineado por meio de disposies legislativas que estabelecem o padro a ser observado para que o processo alcance os fins a que se prope.
(...) os atos processuais devem ser analisados em face do objetivo que tm a alcanar. E por isso, e somente por isso, que necessitam eles atender forma previamente estabelecida em lei. A fora do ato serve como meio para a consecuo de seus escopos; as regras que dispem sobre 78 a forma do ato processual no tm um fim em si mesmas.

Dinamarco j havia destacado que


No exame do processo a partir de um ngulo exterior, diz-se que todo o sistema no vale por si, mas pelos objetivos que chamado a cultuar; e depois, em perspectiva interna, examinam-se os atos do processo e deles diz-se o mesmo. Cada um deles tem uma funo perante o processo e 79 este tem funes perante o direito substancial, a sociedade e o Estado.

A exigncia de se observar o procedimento legalmente institudo est inserida no princpio do devido processo legal. Entretanto, Dinamarco adverte:
No enrijecendo as exigncias formais, num fetichismo forma, que se asseguram direitos; ao contrrio, o formalismo obcecado e irracional fator de empobrecimento do processo e cegueira
74 75

Ibid., p. 323. BEDAQUE, Jos Roberto dos Santos. Nulidade processual e instrumentalidade do processo. Revista de Processo, So Paulo, n. 60, p. 31, out./dez. 1990. 76 Ibid., p. 31. 77 Vicente Greco Filho (2002, p. 11-12) denomina de sistema da Legalidade Instrumental, onde os atos processuais so descritos em tipos e modelos, mas admite, respeitado certo mnimo fundamentado do interesse pblico, como vlidos os atos praticados de maneira diversa da prevista no Cdigo se alcanarem sua finalidade essencial. A forma, portanto, no existe para ser respeitada como um bem em si mesmo. Ela existe para alcanar determinada finalidade, a qual, se alcanada com outra forma, assegura a preservao do ato. Em princpio ela deve ser respeitada, mas aceita-se o ato que atingiu seu fim de outro modo. . 78 BEDAQUE, op. cit, p. 31-32. 79 DINAMARCO, Cndido Rangel. A instrumentalidade do processo. 8. ed. So Paulo: Malheiros, 1998. p. 269. Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007 48

para os seus fins. No processo civil brasileiro, temos a promessa da liberdade das formas em normas programticas dos dois sucessivos Cdigos de Processo Civil nacionais, mas s a promessa: ambos foram to minuciosos quanto forma dos atos processuais (alis, seguindo os tradicionais modelos europeus) que com segurana se pode afirmar ser o princpio da legalidade formal o que realmente prepondera.

A liberdade das formas, entretanto, no pode ser confundida com o arbtrio. O que se pretende demolir somente a estrutura formal do processo tradicional, no para imolar princpios, mas justamente para oferecer melhores condies sua plena realizao.80
Para tal torna-se imperiosa a mudana na postura de atuao do juiz com vistas prevalncia dos princpios constitucionais que norteiam o processo com destaque para os princpios do contraditrio, da ampla defesa e do devido processo legal. Cada ato do procedimento h de ser conforme a lei, no em razo de estar descrito na lei nem na medida do rigor das exigncias legais, mas na medida da necessidade de cumprir certas funes do processo e porque existem funes a cumprir. Da a grande elasticidade a ser conferida ao princpio da instrumentalidade das formas, que no tradicional processo legalista assume o papel de vlvula do sistema, destinada a atenuar e racionalizar os rigores das exigncias formais; no processo marcado pela liberdade das formas, o princpio da instrumentalidade tem a importncia de parmetro da prpria liberdade e serve para ampara o respeito s garantias fundamentais, como penhor da obteno de resultados 81 e, portanto, da validade do ato.

Dinamarco adverte que a instrumentalidade do processo no pode ser confundida com a instrumentalidade das formas estando esta abarcada pela Teoria do Processo disciplinando a forma dos atos e os seus possveis vcios. As formas constituem um instrumento a servio dos objetivos, no sendo racional nem legtima a nulificao do ato viciado quando o objetivo tiver sido obtido.82 H necessidade de uma compatibilizao do formalismo com os escopos do processo. De acordo com Bedaque, temos que:
(...) a forma no constitui valor em si mesma, o formalismo processual deve ser examinado luz dos objetivos a serem alcanados. Assegurada a participao dos interessados na formao do convencimento do julgador - e, portanto, no resultado do processo -, o problema da forma acaba passando para o segundo plano. preciso reconhecer que, muitas vezes, o fim alcanado embora no observada a forma destinada a garanti-lo. Por isso, as regras relacionadas aos requisitos formais desse mtodo de trabalho devem ser interpretadas luz desta premissa: o que 83 importa o fim, sendo a forma mero meio para atingi-lo.

Neste mesmo sentido so as lies de Dinamarco:


(...) a instrumentalidade do sistema processual consiste projeo a maior da instrumentalidade das formas e suporte metodolgico para a sustentao desta e seu melhor entendimento. (...) tem-se que a viso teleolgica do processo influencia e alimenta o princpio da instrumentalidade das formas, seja porque desenvolve a conscincia instrumentalista em si mesma, seja porque amplia e conduz e a minimizar os desvios formais sempre que, atingindo ou no o objetivo particular do ato viciado ou omitido, os resultados considerados na garantia do contraditrio 84 estejam alcanados.

Carlos Alberto Alvaro de Oliveira chama a ateno para o perigo de o formalismo excessivo desviar a perspectiva dos fins aos quais se prope o processo, no sentido de, ao invs de

Ibid., p. 128. Ibid., p. 130. 82 Ibid., p. 266. 83 BEDAQUE, Jos Roberto dos Santos. Efetividade do processo e tcnica processual. Minuta de publicao disponibilizada aos mestrandos da FDV. 84 DINAMARCO, op., cit., p.269.
81

80

Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007

49

(...) concorrer para a realizao do direito, aniquile o prprio direito ou determine um retardamento irrazovel da soluo do litgio.85 A finalidade do processo de realizar a justia no caso concreto deve sobrepujar o formalismo excessivo. Este deve ser aniquilado para que sobreleve os fins previstos na norma. Conforme assinala Carlos Alberto lvaro de Oliveira:
(...)as formas processuais cogentes no podem ser consideradas formas eficaciais, mas formas finalsticas, subordinadas de modo instrumental s finalidades processuais, a impedir assim o entorpecimento do rigor formal processual, materialmente determinado, por um formalismo de forma sem contedo. A esse ngulo visual, as prescries formais devem ser sempre apreciadas conforme sua finalidade sentido razovel, evitando-se todo exagero das exigncias de forma. Se a finalidade da prescrio foi atingida em sua essncia, sem prejuzo a interesses dignos de proteo da contraparte, o defeito de forma no deve prejudicar a parte. A forma no pode, assim, ser colocada alm da matria, por no possuir valor prprio, devendo por razes de eqidade a essncia sobrepujar a forma. A no observncia de formas no implica prejuzo, pois a lei no 86 reclama uma finalidade oca e vazia.

A observncia de preceitos de forma representa uma garantia para as partes de que o processo seguir um modelo legal previamente estipulado, entretanto a instrumentalidade das formas caminho posto para sobrelevar a efetividade do processo em detrimento da observncia da forma dos atos processuais.

4 A instrumentalidade do processo O rompimento do direito processual com padres conceituais construdos ao longo dos sculos fez surgir um novo direito processual cujos matizes perpassam pela efetividade desse instrumento desvencilhando-se das discusses que levaram construo de paradigmas que nem sempre traziam respostas aos reclamos da sociedade e ao dever do Estado de prestar uma tutela jurisdicional que espelhasse os escopos social, poltico e jurdico do processo. Neste sentido Humberto Theodoro Jnior87 desenha de maneira precisa o alvorecer da cincia processual:
Instaura-se, modernamente, no plano da cincia do direito processual, uma tomada de conscincia, em escala sempre crescente de que o processo no pode continuar sendo concebido e aplicado como simples forma de soluo de conflitos jurdicos. ele a via de realizao do direito e da justia, em cumprimento de um dever que o Estado Democrtico de Direito assumiu perante o homem. ele o remdio posto disposio da sociedade para a realizao no apenas de uma qualquer composio de conflito, mas para tutela dos direitos individuais e, sobretudo, para se fazer justia. Pelo que a prestao jurisdicional no pode ser qualquer uma, mas de ser a melhor, a que mais se aproxime da aspirao do justo e a que propicie, rapidamente, um resultado que corresponda, com exatido,

OLIVEIRA, Carlos Alberto Alvaro. O Formalismo-valorativo em confronto com o formalismo excessivo. Revista de Processo, So Paulo, ano 31, n. 137, p. 19, jul. 2006. 86 Ibid., p. 23. 87 THEODORO JNIOR, Humberto. Condies de Procedibilidade para a Execuo Especfica do Compromisso de Compra e Venda de Imveis. In: OLIVEIRA, Carlos Alberto Alvaro de (Org.). Saneamento do processo: estudos em homenagem a Galeno Lacerda. Porto Alegre: S. A. Fabris, 1989. p. 243-260. Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007 50

85

ou com a maior aproximao possvel, ao direito subjetivo do litigante, definido e assegurado pelas regras jurdicas materiais. Atribui, portanto, a moderna cincia do processo, uma funo social e poltica, de alta relevncia, atividade jurisdicional desempenhada atravs de uma adequada inteligncia da instrumentalidade das regras e princpios processuais. (THEODORO JUNIOR, 1989, p. 258-259)

Nesse contexto o tecnicismo cede passo aos valores tutelados na ordem polticoconstitucional e jurdico-material com o fim primeiro de permitir o acesso uma ordem jurdica justa que tem desencadeado um novo proceder quer seja do legislador, dos juzes, advogados e processualistas. Toda essa postura vem ao encontro das mutaes de uma sociedade que pluralista, dinmica e, principalmente, tem na dignidade da pessoa humana o sustentculo de um Estado Democrtico de Direito. De acordo com Dinamarco A tutela constitucional do processo tem o significado e escopo de assegurar a conformao dos institutos do direito processual e o seu funcionamento aos princpios que descendem da prpria ordem constitucional.88 Sob esse enfoque busca-se perquirir os meandros do processo luz das normas constitucionais, visto que a Constituio o tronco comum do qual os vrios ramos partem e do qual trazem a sua seiva vital. 89 As relaes entre processo e Constituio envolvendo questes, tais como, a teoria geral do processo, a instrumentalidade, a efetividade e os paradigmas do processo so analisados dentro de uma teoria geral do processo sob o vis constitucional.90 Corroborando esse entendimento temos as lies de Carlos Alberto lvaro de Oliveira:
(...) o direito processual o direto constitucional aplicado, a significar essencialmente que o processo no se esgota dentro dos quadros de uma mera realizao do direito material, constituindo, sim, mais amplamente, a ferramenta de natureza pblica indispensvel para a 91 realizao de justia e pacificao social.

Vivemos uma poca onde os paradigmas vigentes tm cedido espao para novas estruturas com vistas a adequar as tcnicas processuais s exigncias de uma sociedade que reclama por uma prestao jurisdicional efetiva onde o processo precisa ser visto como instrumento hbil efetivao da justia. Dinamarco afirma que
falar em instrumentalidade do processo ou em sua efetividade significa, no contexto, falar dele como algo posto disposio das pessoas com vistas a faz-las mais felizes (ou menos infelizes), 92 mediante a eliminao dos conflitos que as envolvem, com decises justas.

Nas lies de Arruda Alvim,


88

DINAMARCO, Cndido Rangel. A instrumentalidade do processo. 8. ed. So Paulo: Malheiros, 2000. p. 25. 89 ZANETI JNIOR, Hermes. Processo constitucional: relaes entre processo e Constituio. Revista da Ajuris, Porto Alegre, n. 94, p. 106, Jun. 2004. 90 Ibid., p. 107. 91 OLIVEIRA, Carlos Alberto Alvaro. O Formalismo-valorativo em confronto com o formalismo excessivo. Revista de Processo, So Paulo, ano 31, n. 137, p.12, jul. 2006. 92 DINAMARCO, Cndido Rangel. A instrumentalidade do processo. 6. ed. So Paulo: Malheiros, 1998. p. 303-304.

Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007

51

(...) rigorosamente exato dizer-se que, nestas duas dcadas, decididamente, criou-se uma nova forma de encarar o processo, eminentemente crtica, cujo ngulo cardeal a de que o processo tem de significar, na ordem prtica, um instrumento eficiente de realizao da justia. Esta nova viso nada mais que do que, diante de tais mutaes sociais, e dos grandes grupamentos humanos que j acudiram, acodem - e pretendem acudir - justia, ter-se- constatado a proporcional e crescente ineficincia do sistema tradicional (mesmo que informado pelo Direito 93 Pblico, mas ainda ineficiente), o qual, por isso mesmo, foi posto em 'cheque'.

Carlos Alberto Alvaro de Oliveira pe em relevo que:


(...) em direito processual, mais ainda do que em outros ramos do direto, enquanto trabalho de adaptao do geral ao concreto, a eqidade relaciona-se, intimamente, com os fins da norma e da prpria finalidade do processo e da tarefa afeita jurisdio. Embora o princpio mais alto seja o da justia, por meio de uma igualdade de todos perante a lei, no se pode esquecer o carter essencialmente finalstico do direito processual. Finalismo esse no voltado para si mesmo, pois inexiste formalismo em si, seno voltado para os fins ltimos da jurisdio. A esse respeito, no se pode deixar de salientar que o fim do direito servir finalidade pragmtica que lhe prpria. Processualmente, visa-se a atingir a um processo equnime, peculiar do Estado democrtico de direito, que sirva idia de um equilbrio ideal entre as partes 94 e ao fim material do processo: a realizao da justia material.

Dentro do contexto do Estado social, a viso publicista do processo permite aflorar novas posturas, tanto dos magistrados, quanto das partes, que, em cooperao, participam do desenvolvimento do procedimento na busca da conciliao entre as normas e as situaes conflitivas sem perder de vista o ideal de justia. Trata-se, na verdade, de um esforo para a concretizao dos princpios constitucionais que do lastro ao processo como garantias fundamentais dos cidados de acesso justia que, na lio de Kazuo Watanabe, consiste em acesso a uma ordem jurdica justa95 A efetividade do processo encontra lastro nos princpios constitucionais que norteiam o desenvolvimento do processo na perspectiva do Estado Democrtico Direito. Para corroborar este entendimento colacionamos as lies onde Dinamarco destaca que
a idia-sntese que est base dessa moderna viso metodolgica consiste na preocupao pelos valores consagrados constitucionalmente, especialmente a liberdade e a igualdade, que afinal so manifestaes de algo dotado de maior espectro e significao transcendente: o valor 96 da justia.

Para a ampliao dos horizontes processuais faz-se necessrio que todos os profissionais envolvidos com a cincia jurdica possam se despir das velhas e arcaicas prticas e interpretaes e se tornem receptivos s novas tendncias, s novas tcnicas, s novas

93

ALVIM, Jos Manoel de Arruda. Tratado de direito processual civil. 2. ed. refundida do Cdigo de Processo Civil comentado. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1990. p. 106. 94 OLIVEIRA, Carlos Alberto Alvaro. O Formalismo-valorativo em confronto com o formalismo excessivo. Revista de Processo, So Paulo, ano 31, n. 137, p. 22-23, jul. 2006. 95 WATANABE, Kazuo. Acesso justia e sociedade moderna. In: GRINOVER, Ada Pelllegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel; WATANABE, Kazuo. (Coord.). Participao e processo. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1988. 96 DINAMARCO, Cndido Rangel. A instrumentalidade do processo. 8. ed. So Paulo: Malheiros, 1998. p. 24-25.

Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007

52

prticas tendo por objetivo comum tornar o processo como instrumento efetivo da realizao de direitos.97 Para tanto, h necessidade que se tenha por alicerce os direitos fundamentais como vetores das revises legislativas que se direcionem ao aperfeioamento das tcnicas processuais, que visem a dar maior efetividade ao processo. Essa viso processualista vem ao encontro das lies de CAPPELLETTI e GARTH sobre o acesso justia:
(...) o 'acesso' no apenas um direito social fundamental, crescentemente reconhecido; ele , tambm, necessariamente, o ponto central da moderna processualstica. Seu estudo pressupe 98 um alargamento e aprofundamento dos objetivos e mtodos da moderna cincia jurdica.

No se pode falar em acesso justia sem que, preliminarmente, tenhamos concepo de justia. A justia valor de amplitude incontornvel e permanentemente perseguido pelo homem. Para Bobbio, o conceito normativo de justia um fim social, da mesma forma que a igualdade ou a liberdade ou a democracia ou o bem-estar.99 Canotilho compreende o acesso justia em uma de suas dimenses como o direito proteo jurdica por meio dos tribunais.100 Por muito tempo a concepo de acesso justia restringiu-se ao acesso do cidado aos rgos judiciais, instituio estatal, existente. Entretanto, tal concepo um tanto quanto acanhada quando a abordagem do tema feita sob a perspectiva do cidado. O acesso justia deve ser visto de forma ampliada como acesso ordem jurdica justa. De acordo com Kazuo Watanabe
Uma empreitada assim ambiciosa requer, antes de mais nada, uma nova postura mental. Deve-se pensar na ordem jurdica e nas respectivas instituies, pela perspectiva do consumidor, ou seja,
97

Dentro deste contexto, Jos Carlos Barbosa Moreira ao proferir Palestra sobre A Efetividade do Processo de Conhecimento, encerrou aquela preleo advertindo platia sobre a necessidade de resistir tentao de ter uma viso pessimista sobre o novo, seno vejamos:
H um tipo de tentao ao qual (sic) cumpre resistir com todas as foras. A sociedade em que vivemos basicamente mal organizada de muitos pontos de vista. s vezes nos sentimos levados a duvidar da utilidade de iniciativas que visem melhoria da situao em setores especficos ou, pior ainda, em pontos isolados. Seria como se estivssemos a disfarar futilmente, com a aplicao de cosmticos, as rugas do rosto de um doente terminal. No faltar quem repute incuo, seno contraproducente, qualquer esforo para resolver este ou aquele problema particular: mero desperdcio de energias, que se deveriam poupar para a faina do dia glorioso em que se levar a cabo a profunda e indispensvel reforma estrutural. Se os alicerces mesmo do edifcio esto em causa, no valeria a pena preocuparmo-nos com o mau funcionamento da bomba dgua, ou com a deficiente iluminao da garagem. Semelhante atitude, encontradia em espritos que se julgam progressistas , na verdade, a melhor aliada do conservadorismo. Apostar tudo no ideal significa, pura e simplesmente, condenar o real imobilidade perptua. Disse um grande estadista que muito difcil sabermos o que precisaramos fazer para salvar o mundo, mas relativamente fcil sabermos o que precisamos fazer para cumprir o nosso dever. Se comearmos por a, no direi que cheguemos a salvar o mundo, mas talvez possamos contribuir, e no ser pouco, para tornlo menos inspito.(...) (Revista de Processo. So Paulo: Revista dos Tribunais. n. 74, ano 19,

abr-jun. 1994.) Texto revisto de Palestra proferida em Porto Alegre, em 18.08.93, no Simpsio sobre A Efetividade do Processo, promovido pelo Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, em comemorao ao 20 aniversrio do Cdigo de Processo Civil. 98 CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso justia. Porto Alegre: Fabris, 1988. p. 13. 99 BOBBIO, Norberto; MATTEUCI, Nicola; PASQUINI, Gianfranco. Dicionrio de poltica. Traduo Carmem C. Varriale et al. 5. ed. Braslia: UNB, 2000. p. 660. 100 CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes. Direito constitucional e teoria da Constituio. 6. ed. Coimbra: Almedina, 1998.

Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007

53

do destinatrio das normas jurdicas, que o povo, de sorte que o problema do acesso justia traz tona no apenas um programa de reforma como tambm um mtodo de pensamento, como 101 com acerto acentua Mauro Cappelletti.

De acordo com Hermes Zaneti Jnior o termo processo constitucional preciso e suficiente para abarcar os princpios constitucionais processuais, a jurisdio constitucional stricto sensu e as normas sobre organizao judiciria que esto na constituio.102 O direito processual constitucional leva em conta as recprocas influncias existentes entre a Constituio e a ordem processual. Dinamarco ressalta que:
A tutela constitucional do processo tem o significado e escopo de assegurar a conformao dos institutos do direito processual e o seu funcionamento aos princpios que descendem da prpria ordem constitucional. (...) O processualista moderno adquiriu a conscincia de que, como instrumento a servio da ordem constitucional, o processo precisa refletir as bases do regime democrtico, nela proclamados; ele , por assim dizer, o microcosmos democrtico do Estado-dedireito, com as conotaes da liberdade, igualdade e participao (contraditrio), em clima de 103 legalidade e responsabilidade.

Sob a viso positiva da instrumentalidade tem sido apontada a ligao do sistema processual ordem jurdico-material tendo objetivo a ser perseguido a ordem jurdica justa processo tendo como trplice vrtice fundante a qualidade, a efetividade e a tempestividade. Dentro deste contexto sobreleva o tema da efetividade que s ser alcanada se o processo atingir os escopos social, poltico e jurdico. Carlos Alberto lvaro de Oliveira destaca que (...) o formalismo, ao contrrio do que se pensa, constitui o elemento fundador tanto da efetividade quanto da segurana do processo. A efetividade decorre, neste contexto, do seu poder organizador e ordenador (...), a segurana decorre do seu poder disciplinador.104 Sob o aspecto negativo, destaca-se que o processo no pode ser visto como um fim em si mesmo. O princpio da instrumentalidade das formas, "segundo o qual as exigncias formais do processo s merecem ser cumpridas risca, sob pena de invalidade dos atos, na medida em que isso seja indispensvel para a consecuo dos objetivos desejados."105 Sob o aspecto negativo, ressalta o culto ao processo e o exagerado formalismo no emprego da tcnica processual, esquecendo-se da condio instrumental do processo e de "que as formas so apenas meios preordenados aos objetivos especficos em cada momento processual .106
101

WATANABE, Kazuo. Acesso justia e sociedade moderna. In: GRINOVER, Ada Pelllegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel; WATANABE, Kazuo. (Coord.). Participao e processo. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1988. 102 ZANETI JNIOR, Hermes. Processo Constitucional: Relaes entre Processo e Constituio. Porto Alegre: Revista da Ajuris, Porto Alegre, n. 94, p. 111, Jun. 2004. 103 DINAMARCO, Cndido Rangel. A instrumentalidade do processo. 8. ed. So Paulo: Malheiros, 1998. p. 25-26. 104 OLIVEIRA, Carlos Alberto Alvaro. O formalismo-valorativo em confronto com o formalismo excessivo. Revista de Processo, So Paulo, ano 31, n. 137, p.10, jul. 2006. 105 CINTRA, Antnio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. 17. ed. Teoria geral do processo. So Paulo: Malheiros, [200?]. p. 41-42. 106 DINAMARCO. Cndido Rangel. A instrumentalidade do processo. 8. ed. So Paulo: Malheiros, 1993. p. 268. 54

Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007

Carlos Alberto Alvaro de Oliveira adverte que


preciso levar em conta, ademais, que a segurana no o nico valor presente no ambiente processual, mormente porque todo o processo polarizado pelo fim de realizar a justia material do caso concreto, por meio de um processo equnime e efetivo. De tal sorte, o formalismo 107 excessivo pode inclusive inibir o desempenho dos direitos fundamentais do jurisdicionado.

5 Concluso Ao longo deste ensaio buscou-se traar um caminho desde as regras estabelecidas no diploma Processual Civil Brasileiro at a viso contempornea do direito processual que tem buscado avidamente trazer respostas aos anseios da sociedade que reclama por uma prestao jurisdicional tempestiva e efetiva. Dentro deste contexto, a comunidade jurdica tem empreendido todos os esforos com vistas a aperfeioar a tcnica processual para que o processo, efetivamente, seja instrumento hbil para a realizao da justia. Nas lies de Arruda Alvim,
rigorosamente exato dizer-se que, nestas duas dcadas, decididamente, criou-se uma nova forma de encarar o processo, eminentemente crtica, cujo ngulo cardeal a de que o processo tem de significar, na ordem prtica, um instrumento eficiente de realizao da justia. Esta nova viso nada mais que do que, diante de tais mutaes sociais, e dos grandes grupamentos humanos que j acudiram, acodem - e pretendem acudir - justia, ter-se- constatado a proporcional e crescente ineficincia do sistema tradicional (mesmo que informado pelo Direito 108 Pblico, mas ainda ineficiente), o qual, por isso mesmo, foi posto em 'cheque'.

Galeno Lacerda j advertia que os valores e os interesses do mundo do direito no pairam isolados no universo das abstraes; antes, atuam, no dinamismo e na dialtica do real, em permanente conflito com outros valores e interesse.109 No pode o processo caminhar dissociado de valores humanos envolvidos nas lides que o materializam. No h outro interesse pblico mais alto, para o processo, do que o de cumprir sua destinao de veiculo, de instrumento de integrao da ordem jurdica mediante a concretizao imperativa de direito material.110 Sobreleva o interesse de que (...) que o processo sirva, como instrumento justia humana e concreta, a que se reduz, na verdade, sua nica e fundamental razo de ser.111 Para se desincumbir de to nobre misso a temtica das nulidades dos atos processuais ser analisada tendo por foco o fim a que se destina o processo. No h mais lugar para o formalismo exarcebado em detrimento dos valores de justia. Nas palavras de Galeno Lacerda:
107 108

OLIVEIRA, op.cit., p. 15. ALVIM, Jos Manoel de Arruda. Tratado de direito processual civil. 2. ed. refundida do Cdigo de Processo Civil comentado. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1990. p. 106. 109 LACERDA, Galeno. O cdigo e o formalismo processual. Revista da AJURIS, Porto Alegre, Ano 10, n. 28, p. 10, jul. 1983. 110 Ibid., p. 10-11. 111 Ibid., p. 10. Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007 55

(...) o captulo mais importante e fundamental de um Cdigo de Processo moderno se encontra nos preceitos relativizantes das nulidades. Eles que asseguram ao processo cumprir sua misso sem transformar-se em fim em si mesmo, eles que o libertam do contra-senso de desvirtuar-se em estorvo da Justia. (...) diria que as regras sobre nulidades se integram no sobredireito processual, porque se sobrepem s demais, por interesse pblico eminente, condicionando-lhes, sempre que possvel, 112 a imperatividade.

Dentro deste contexto prepondera o interesse pblico da instrumentalidade do processo Ao analisar o formalismo-valorativo no confronto com o formalismo excessivo Carlos Alberto Alvaro de Oliveiro conclui que
(...) o sistema brasileiro dispe de meios suficientes para vencer o formalismo pernicioso e conduzir o processo s suas reais metas. Mostra-se necessria, to somente, uma atitude mais aberta, talvez uma mudana de mentalidade, para o enfrentamento de problemas dessa ordem. Advirta-se, no entanto, que o juiz no pode ser arbitrrio e desprezar o formalismo virtuoso a seu bel prazer. Por isso mesmo, a soluo da situao problemtica, gerada pela antinomia entre a justia e o formalismo concreto encontra encaminhamento e soluo apenas dentro do discurso jurdico, proferido este com a linguagem que lhe prpria. (...) Nesse difcil, mas necessrio equilbrio, em que exerce papel fundamental o dever de motivao adequada do ato judicial, 113 habita a fora e a legitimao da justia perante a sociedade civil.

Abstract: The effectiveness of the process has been a constant desire of society as a whole, whether for those who serve as parts in a deals, either for legislators and doutrinadores. With direct impact this issue we find the system of nullity procedures with emphasis on the principle of the instrumentality of the forms. The delivery of the provision court in line with the postulates of justice and social peace are the vectors of this new order that structure the process as a tool of the state public media. That the approach to be with this study. Keywords: Form; addiction; instrumentality of the process; instrumentality of the ways

Referncias ALVIM, Jos Manoel de Arruda. Tratado de direito processual civil. 2. ed. refundida do Cdigo de Processo Civil comentado. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1990. BEDAQUE, Jos Roberto dos Santos. Nulidade processual e instrumentalidade do processo. Revista de Processo, So Paulo, n. 60, p. 31-43, out./dez. 1990. BOBBIO, Norberto; MATTEUCI, Nicola; PASQUINI, Gianfranco. Dicionrio de poltica. Traduo Carmem C. Varriale et al. 5. ed. Braslia: UNB, 2000. p. 660. CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes. Direito constitucional e teoria da Constituio. 6. ed. Coimbra: Almedina, 1998. CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso justia. Porto Alegre: Fabris, 1988.

112 113

Ibid., p. 11. OLIVEIRA, Carlos Alberto Alvaro. O formalismo-valorativo em confronto com o formalismo excessivo. Revista de Processo, So Paulo, ano 31, n. 137, p. 31, jul. 2006. 56

Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007

CASTRO, Honildo Amaral de Mello. Nulidades: princpios constitucionais e processuais. Revista dos Tribunais, So Paulo, ano 88, n. 761, p. 45-63, mar. 1999. CINTRA, Antnio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. 17. ed. Teoria geral do processo. So Paulo: Malheiros, [200?]. COUTURE, Eduardo J. Fundamentos del derecho procesal civil. 4. ed. Buenos Aires: Euros, 2002. DINAMARCO, Cndido Rangel. A instrumentalidade do processo. 8. ed. So Paulo: Malheiros, 2000. GRECO FILHO, Vicente. Direito processual civil brasileiro. So Paulo: Saraiva, 2002. 2. v. FAZZALARI, Elio. Instituzioni di diritto processuale. Padova: Cedam, 1975. GONALVES, Aroldo Plnio. Nulidades no processo. Rio de Janeiro: Aide Ed., 1993. HART, Hebert. A. O conceito de direito. Traduo de A. Ribeiro Mendes. 3. ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2001. KOMATSU, Roque. Da invalidade no processo civil. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1991. LACERDA, Galeno. Despacho saneador. Porto Alegre: Fabris, 1985. ________ O cdigo e o formalismo processual. Revista da AJURIS, Porto Alegre, ano 10, n. 28, jul. 1983. MITIDIERO, Daniel Francisco. Vises crticas do processo civil brasileiro: uma homenagem ao Prof. Dr. Jos Maria Rosa Tesheiner. Coordenao de Guilherme Rizzo Amaral; Mrcio Louzada Carpena. Porto Alegre: Livr. do Advogado, 2005. OLIVEIRA, Carlos Alberto lvaro de. Do formalismo no processo civil. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2003. OLIVEIRA, Carlos Alberto Alvaro de. Notas sobre o conceito e a funo normativa das nulidades. In: __________ (Org.). Saneamento do processo: estudos em homenagem ao Prof. Galeno Lacerda. Porto Alegre: S. A. Fabris, 1989. ________ O formalismo-valorativo em confronto com o formalismo excessivo. Revista de Processo, So Paulo, ano 31, n. 137, jul. 2006. PASSOS, Jos Joaquim Calmon de. Esboo de uma teoria das nulidades aplicada s nulidades processuais. Rio de Janeiro: Forense, 2002. THEODORO JNIOR, Humberto. Condies de procedibilidade para a execuo especfica do compromisso de compra e venda de imveis. In: OLIVEIRA, Carlos Alberto Alvaro de (Org.). Saneamento do processo: estudos em homenagem a Galeno Lacerda. Porto Alegre: S. A. Fabris, 1989. WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Nulidades do processo e da sentena. 5. ed. verso. ampl. e atual. de acordo com as Leis 10.352/2001, 10.358/2001 e 10.444/2002. So Paulo:

Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007

57

Revista dos Tribunais, 2004. (Coleo de Estudos de Direito de Processo Enrico Tlio Liebman, v. 16). WATANABE, Kazuo. Acesso justia e sociedade moderna. In: GRINOVER, Ada Pelllegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel; WATANABE, Kazuo. (Coord.). Participao e processo. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1988. ZANETI JNIOR, Hermes. Processo Constitucional: Relaes entre Processo e Constituio. Porto Alegre: Revista da Ajuris, Porto Alegre, n. 94, p. 111, Jun. 2004

Revista Jurdica http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/revistajuridica/index.htm Artigo recebido em 31/10/2007 e aceito para publicao em 30/11/2007 A Revista Jurdica destina-se divulgao de estudos e trabalhos jurdicos abrangendo todas as reas do Direito. Os originais sero submetidos avaliao dos especialistas, profissionais com reconhecida experincia nos temas tratados. Todos os artigos sero acompanhados de uma autorizao expressa do autor, enviada pelo correio eletrnico, juntamente com o texto original.

Rev. Jur., Braslia, v. 9, n. 87, p.35-58, out./nov., 2007

58

Anda mungkin juga menyukai