Anda di halaman 1dari 6

CONTRATO DE LOCAO RESIDENCIAL

LOCADOR: LOCATRIO: JOS RICARDO OLIVEIRA, brasileiro, casado, tcnico de informtica, portador de C.I. 2838467 e CPF n 227.526.502-30, residente e domiciliado nesta c idade. FIADOR: ............................., cuja garantia perdurar na hiptese de quaisquer reajustamentos ou prorrogao, at o final da satisfao das obrigaes locacionais vincendas, tal como: o consumo de luz, condomnio (se for o caso) , apresentado posteriormente pela concessionria e devoluo das chaves ao () LOCADOR (A), renunciando expressamente o benefcio de ordem de que tratam os artigos 1.491, 1.500 e 1.503 do Cdigo Civil Brasileiro. I OBJETO CLUSULA PRIMEIRA: O objeto do presente contrato a locao do imvel sito ........ II DESTINAO CLUSULA SEGUNDA: O LOCATRIO utilizar o imvel exclusivamente para fins residenciais, destino que no poder ser alterado sem o prvio consentimento escrito do LOCADOR sendo vedada qualquer cesso, transferncia ou sublocao, ainda quando parcial e temporria gratuita ou onerosa. CLUSULA TERCEIRA: Ser equiparada a violao da Clusula anterior, qualquer situao de fato pela qual o LOCATRIO deixe de ocupar direta ou integralmente o imvel locado, em seu nome ou conta prprio. III PRAZO CLUSULA QUARTA : A Locao ser pelo prazo determinado de 12 (Doze) meses contando-se esse perodo de .......... a terminar no dia ........., data em que o locatrio obroga-se a restituir o imvel completamente desocupado, em conformidade com a LEI N 8.245 ( LEI DO INQUILINATO) e MEDIDA PROVISRIA n 482 DE 30/09/94. CLUSULA QUINTA: Se o LOCATRIO devolver o imvel antes de transcorrido o prazo estabelecido na clusula anterior ou a resciso ocorrer por inadimplemento de obrigao aqui ajustada, pagar uma multa contratual correspondente a 2 (Dois) meses de aluguel, sem prejuzo do integral cumprimento das demais sanes legais e contratuais. ( CDIGO CIVIL) Art. 1193 Pargrafo nico.

CLUSULA SEXTA: Findo o prazo de locao estipulado na Clusula Quarta, se no ocorrer a hiptese de resciso ou a da renncia, o que neste ltimo caso dever ocorrer mediante aviso por escrito de qualquer dos contratantes ao outro at trinta (30) dias antes de se vencer cada perodo contratual, prorrogar-se- a locao consoante a assinatura de um novo contrato, com garantia deste contrato. CLUSULA STIMA: O aluguel mensal de R$ 500,00 ( Quinhentos Reais) com REAJSTE ANUAL pelo ndice IGPM/FGV ( Fundao Getlio Vargas), no perodo acumulativamente ou outro ndice oficial determinado pelo governo que venha substitu-lo. Da por diante, caso ocorra a hiptese prevsita na Clusula Sexta, ficar sujeito a reajustamento peridicos estabelecidos na legislao pertinente que estiver em vigor. PARGRAFO 1: DO ALUGUEL PAGO ANTECIPADAMENTE: No ato da assinatura do presente contrato pago antecipadamente a ttulo de aluguel do 12 ms de locao, o valor de R$500,00 ( Quinhentos Reais). PARGRAFO 2: DA COMPENSAO: Fica acordado que em qualquer dos casos de resciso previstos no presente instrumento ( sem ou por justa causa ), no perodo de 12 meses, a partir da sua assinatura, o valor pago antecipadamente previsto no pargrafo anterior, dever ser compensado no caput da Clusula Quinta, CLUSULA OITAVA: O aluguel ser pago pontualmente at o dia 04 (Quatro) de cada ms de locao ajustada na clusula quarta deste instrumento, independente de cobrana, aqui na Rod. Br 316 Km 08 n 1299 Sala H, estendendo-se este prazo at o 1 dia til seguinte caso coincida com sbado, domingo ou feriado. Ultrapassando o dia acima estipulado, o alugue ser acrescido de multa de 10% ( dez por cento ) ao ms a partir do 1 dia til do vencimento e mais pelo atraso no pagamento de aluguis, acrescidos de 1% (um por cento) ao ms de juros de mora e correo monetria calculada com base no ndice fornecido pelo Governo Federal, apurada pro rata tempore die. CLUSULA NONA: Se o LOCADOR, ou seu representante legal, recusar o recebimento sem justa causa ou o LOCATRIO tiver dificuldades de efetuar o pagamento das obrigaes contratuais, dever este promover o respectivo depsito judicial at o 5 ( quinto) dia til do ms subseqente ao vencido. No o fazendo, entender-se- que ficou constitudo em mora, para todos os efeitos legais, especialmente para a incidncia das obrigaes adiante convencionadas. CLUSULA DCIMA: O aluguel ser inteiramente lquido ao LOCADOR, respeitada a legislao sobre a renda, ocorrendo por conta exclusiva do LOCATRIO: a) Despesas de fora e luz, telefone, gs e servios semelhantes, alm de despesas ordinrias de condomnio, se for o caso. Os

comprovantes dos pagamentos devero ser entregues ao LOCADOR, ou seu representante legal, junto com o pagamento do aluguel vencido, no prazo da locao estipulado neste instrumento ou provvel prorrogao. b) Pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), alm das taxas municipais relativas ao imvel locado. Os comprovantes de pagamentos ser entregues ao LOCADOR , ou seu representante legal, junto com o pagamento do aluguel vencido, no prazo da locao estipulado neste instrumento ou provvel prorrogao. c) Satisfao de todas as exigncias do poder pblico, relativas ao imvel locado. CLUSULA DCIMA PRIMEIRA: Alm das obrigaes mencionadas, qualquer outra que caiba ao LOCATRIO e for paga pelo LOCADOR, poder este tambm cobr-la junto e indissoluvelmente com qualquer aluguel subseqente, aplicando-se a demora ou recusa de ressarcimento, as mesmas sanes que decorreriam do atraso no pagamento dos aluguis.

CLUSULA DCIMA SEGUNDA: Obriga-se o LOCATRIO a remeter ao LOCADOR ou seu representante legal dentro das vinte e quatro (24) horas de seu recebimento, qualquer correspondncia, intimao ou notificao que lhe for dirigida sobre o imvel locado, e, caso no o faa, assume integralmente todas as responsabilidades pelas obrigaes exigidas em tais intervenes e suas conseqncias.

CLUSULA DCIMA TERCEIRA: Obriga-se o LOCATRIO a cumprir o regulamento interno do condomnio, quando for o caso, assumindo toda e qualquer responsabilidade com os danos causados a terceiros, no lhe sendo permitido ocupar as reas comuns, como corredores e escadas, sendo proibido manter ces ou outros animais em qualquer dependncia do prdio locado.

CLUSULA DCIMA QUARTA: No ato da entrega das chaves o LOCATRIO liquidar os aluguis at aquela data, apresentar os comprovantes quitados das despesas de que trata a Clusula Dcima Primeira e depositar mediante recibo a importncia correspondente ao consumo de energia, gua e taxa de condomnio e demais despesas dos dias que excederam o ltimo talo quitado, calculado base do valor mdio dos 03 (trs) meses anteriores. V - CONSERVAO

CLUSULA DCIMA QUINTA : Obriga-se o LOCATRIO a devolver o imvel no estado em que recebeu, de acordo com o laudo da vistoria em anexo, que passa a fazer parte integrante deste contrato.

CLUSULA DCIMA SEXTA: O LOCATRIO satisfar prpria custa com solidez e perfeio, todos os reparos e consertos que necessite ou venha necessitar o imvel locado, satisfazendo, nesse sentido, todas e quaisquer exigncias das autoridades pblicas.

CLUSULA DCIMA STIMA: O LOCATRIO ser responsvel pelos danos causados ao imvel, pelo mau trato ou por aquele que resultarem para os vizinhos do mau uso do imvel locado, no se prejudicando, os respectivos reparos a continuidade deste contrato, em todos os seus efeitos.

CLUSULA DCIMA OITAVA: O LOCADOR ou seu representante legal poder inspecionar o imvel pessoalmente ou atravs de representantes, sendo tal vistoria imprescindvel antes da restituio, afim de verificar a fiel observncia das obrigaes assumidas pelo LOCATRIO neste contrato, a qual no poder, sob pretexto algum fazer oposio a esse direito.

CLUSULA DCIMA NONA: As benfeitorias ou acesses que vierem a ser introduzidas de qualquer natureza adiro automaticamente ao imvel locado, integrando a plena propriedade do LOCADOR. O consentimento escrito do LOCADOR ou seu representante legal, todavia, ser imprescindvel. O LOCATRIO renuncia desde logo, irrevogavelmente, a todo direito de indenizao, compensao ou reteno, relativos aos valores despendidos.

CLUSULA VIGSIMA: As adaptaes que se fizerem necessrias instalao de aparelhos eletrodomsticos, inclusive ar-condicionado e que prescindam de mutilar o imvel, podero ser efetuados mediante prvio consentimento do LOCADOR ou seu representante legal, sempre por escrito.

VI SANES

CLUSULA VIGSIMA PRIMEIRA: Ao inadimplemento total ou parcial de qualquer das obrigaes deste contrato, sero aplicadas cumulativamente, a juzo do LOCADOR, ou seu representante legal, as seguintes sanes:

a) Resciso contratual automtica, independente de interpelao judicial ou extrajudicial, no significando a tolerncia de qualquer infrao como renncia deste direito, casa a mesma se repita ou se prolongue, com exigncia das obrigaes financeiras totais previstas neste contrato, por antecipao. b) Multa penal igual ao valor do dano, em se tratando da no conservao do imvel e suas benfeitorias. c) Perdas e danos que se apurarem, incluindo custos processuais. d) Pagamento dos honorrios dos advogados e peritos do LOCADOR ou seu representante legal, desde j fixado em 20% (vinte por cento) se for litigioso e 10% (dez por cento) se for amigvel.

CLUSULA VIGSIMA SEGUNDA: As partes contratantes elegem o foro de Belm, estado do Par, para dirimir qualquer dvida oriunda deste contrato, renunciando a qualquer outro, por mais privilegiado que seja. E por estarem justos e contratados, assinam o presente contrato em 03(trs) vias de igual teor e forma, na presena de 02 (duas) testemunhas que tambm assinam, elegendo o Foro da Comarca de Belm-Par, para qualquer ao oriunda deste contrato.

Belm (PA), ..... de ..... de 2011

LOCADOR: _______________________________________________ FULANO DE TAL CPF: LOCATRIO: ___________________________________

JOS RICARDO OLIVEIRA CPF: 227.526.502-30

FIADOR: ________________________________________ FULANO DE TAL CPF:

CNJUGE: ________________________________________ FULANA DE TAL CPF:

TESTEMUNHAS: ________________________________ ________________________________

Anda mungkin juga menyukai