Anda di halaman 1dari 3

A PESCA ARTESANAL EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO RECNCAVO DA BAHIA

Castro, N. B.; Carvalho, M. S.; Freitas, M. C.

Graduanda do Curso de Engenharia de Pesca, Centro de Cincias Agrrias e Ambientais e Biolgicas, Universidade Federal do Recncavo da Bahia, Rua Rui Barbosa, s/n - Centro - 44.380-000, Cruz das Almas, Bahia. Email: nathaliabyrro@yahoo.com.br Graduando do Curso de Engenharia de Pesca, Centro de Cincias Agrrias e Ambientais e Biolgicas, Universidade Federal do Recncavo da Bahia, Rua Rui Barbosa, s/n - Centro - 44.380-000, Cruz das Almas, Bahia. Email: marcianoeafst@hotmail.com Professor Assistente I do Curso de Engenharia de Pesca, Centro de Cincias Agrrias e Ambientais e Biolgicas, Universidade Federal do Recncavo da Bahia, Rua Rui Barbosa, s/n - Centro - 44.380-000, Cruz das Almas, Bahia. Email: marcfreitas@gmail.com Palavras-chave: pescador artesanal, legislao de pesca, comunidade pesqueira.

INTRODUO
As regies costeiras do Brasil apresentam uma multiplicidade de ecossistemas extremamente produtivos sob o ponto de vista de recursos naturais renovveis, destes em particular, os pesqueiros, asseguram o auto-sustento de importantes populaes humanas (DIEGUES, 2001). O litoral da Bahia, com uma extenso de 1.188km, representa 14,5% de todo o litoral brasileiro, sendo sua produo total de pescado proveniente em sua quase totalidade da pesca artesanal (BRASIL, 2006). A pesca artesanal, como subsistema do sistema pesqueiro, apresenta uma diversidade interna no que se refere aos tipos de pescadores, relaes estabelecidas entre eles e sistemas de produo colocados em prtica (PAQUOTTO, 2004). Os pescadores da Bahia so essencialmente artesanais e a pesca de subsistncia uma alternativa essencial para o modo de vida dos moradores dessa regio (CORDELL, 2001). Ser pescador artesanal tambm portar conhecimento emprico e carregar consigo uma herana cultural peculiar, isto ganha uma singular caracterstica na pesca estuarina, pois o trabalho dos homens que vivem dessa atividade orientase pelos ritmos das mars (CORDELL, 1989). Este estudo teve como objetivo caracterizar a pesca artesanal de uma comunidade pesqueira quilombola do municpio de Cachoeira, localizada na regio do Recncavo da Bahia, como forma de identificar possveis problemticas pesqueiras na regio.

MATERIAL E MTODOS
O trabalho foi realizado no perodo de abril a maio de 2011, com pescadores artesanais de uma comunidade pesqueira quilombola do municpio de Cachoeira, localizada na regio do Recncavo da Bahia, no entorno da Reserva Extrativista Marinha Baa do Iguape. Em principio, foi estabelecido um contato inicial com os pescadores, fazendo observaes gerais e explicando o trabalho a ser executado. Em seguida foi aplicado um questionrio semiestruturado, como questes referentes aos aspectos da tecnologia pesqueira (embarcaes, artes de pesca, espcies capturadas, entre outros) e legislao da pesca, praticadas na comunidade. Posteriormente os dados foram compilados em planilhas do software Microsoft Excel 2007, para anlises.

RESULTADOS E DISCUSSO
No perodo de estudo foram aplicados 22 questionrios aos pescadores artesanais. Estes pescadores so profissionais e filiados em sua maioria na colnia de pesca da comunidade. A canoa de madeira de tronco nico e movida a remo correspondeu totalidade das embarcaes, sendo da maioria dos entrevistados, prpria e com comprimentos variando de 4 a 10 metros (Tabela 1). De acordo com Pacheco (2006), estas embarcaes so confeccionadas de madeiras do tipo jaqueira, passuar, vinhtico, alandim ou oiticica, sendo tambm prpria do pescador, no municpio de Mara-BA. Na maioria das embarcaes verificou-se que no h conservao do pescado com gelo, o pescado depositado dentro do barco e posteriormente vendido fresco aos populares da comunidade. A rede de emalhe a arte de pesca predominante, mas tambm utilizam rede de arrasto, camboa, jerer, entre outras. Na Bahia, a rede de emalhe foi o segundo aparelho de pesca mais produtivo em 2006 (BRASIL, 2006). FONTELES-FILHO (2011) relata que umas das caractersticas da pesca artesanal predominncia de grande variedade de aparelhos de pesca.
Tabela 1. Percentual de respostas sim, das principais perguntas do questionrio aplicado aos pescadores artesanais do municpio de Cachoeira, Bahia.
Questionamentos Pescador profissional? Filiado a colnia de pesca? Possui embarcao prpria? Canoa de madeira a remo Pesca com rede de emalhe Conservao do pescado sem gelo Venda de pescado a populares Mudanas na captura com o tempo? Conhece as leis de pesca? Recebeu orientaes sobre as leis? Respeita as leis de pesca? Conhece algum que no respeita as leis de pesca? Conhece sobre o defeso? Recebe ou recebeu serguro defeso? Presenciou fiscalizao na pesca? Algum j teve material apreendido? Alguma espcie merece defeso? % Sim 90,9 77,3 63,6 100,0 68,2 59,1 81,8 72,7 72,7 36,4 90,9 54,5 77,3 59,1 90,9 68,2 72,7

Os pescados capturados citados pelos pescadores foram o camaro e o robalo, com aproximadamente 18% e 14% de citaes, respectivamente (Figura 1). O siri, robalo, camaro, tainha, peixe mirim e pescada foram s seis espcies com maior valor comercial de venda na comunidade (Tabela 2). Segundo BURGA (2007), o robalo e a tainha so as espcies de peixes mais consumidas em comunidades pesqueiras do municpio de Itacar-BA.

Figura 1. Percentual de citaes dos pescadores sobre os pescados capturados.

Tabela 2. Valor comercial dos seis pescados mais citados pelos pescadores.
Nome popular Siri Robalo Camaro Tainha Mirim Pescada Preo de venda (R$/kg) 12,00 18,00 10,00 16,00 7,00 10,00 7,00 8,00 15,00 8,00

Aliado a baixa de tecnologia de pesca, tambm est a pouca informao, principalmente com relao s leis de pesca, apenas 34,6% dos entrevistados receberam orientao de alguma entidade sobre o conhecimento das leis de pesca, apesar de que a maioria dos entrevistados relatou conhecer e respeitar as leis. Porm, isto foi contraditrio j que 54,5% dos entrevistados conhecem algum que no respeita as leis de pesca e 68,2% presenciaram a apreenso de material de pesca pelo IBAMA e ainda 72,7% relataram que algumas espcies mereciam defeso, citando como exemplo o robalo e o caranguejo, no entanto, estas j possuem defeso (Tabela 1).

CONCLUSES
A comunidade quilombola pesqueira estudada apresenta caractersticas artesanais, com relao aos aspectos tecnolgicos de pesca e espcies capturadas. Sendo necessrio um maior esclarecimento, aos pescadores, sobre as questes da legislao de pesca vigente.

REFERNCIAS

BRASIL. Relatrio final do projeto de monitoramento da atividade pesqueira no litoral do Brasil Projeto ESTATPESCA. Fundao de Amparo Pesquisa de Recursos Vivos na Zona Econmica Exclusiva, Braslia, 328 p., 2006. BURDA, C. L.. Anlise ecolgica da pesca artesanal e consumo de pescado por quatro comunidades pesqueiras da Costa de Itacar (BA). Dissertao (Mestrado) Universidade Estadual de Santa Cruz. Programa de Ps-Graduao em Sistemas Aquticos Tropicais, Ilhus, Bahia, 2007. 109f. CORDELL, J. 1989. A sea of small boats. Massachusetts, Cambridge. CORDELL, J. Marginalidade social e apropriao territorial martima na Bahia. In: DIEGUES, A.C.; MOREIRA, A. C. C. (orgs.). So Paulo: NUPAUB- USP. 2001. DIEGUES, A. C. S. Ecologia e Planejamento Costeiro. 2. ed. So Paulo: NUPAUB, USP. 2001. FONTELES-FILHO, A. A. Oceanografia, biologia e dinmica populacional de recursos pesqueiros. Expresso Grfica e Editora, 464p. 2011. PAQUOTTO, V. F. Pesca artesanal no Rio Grande do Sul: os pescadores de So Loureno do Sul e suas estratgias de reproduo social. Dissertao (Mestrado em Desenvolvimento Rural). Programa de Ps Graduao em Desenvolvimento Rural, UFRGS. Porto Alegre. 2004.

Anda mungkin juga menyukai