Anda di halaman 1dari 16

Lngua Portuguesa

8 Srie Ensino Fundamental Manh

MANH

Nome do aluno:

Nome da escola:

8 SRIE EF

Turma:

Nmero tringulo:

2007

Prezado aluno, prezada aluna: Para que a Secretaria da Educao possa melhorar o ensino, precisamos saber o que voc realmente sabe. Para tanto, pedimos que voc responda s questes de Lngua Portuguesa que esto no Caderno de Prova e elabore uma redao. A finalidade desta avaliao melhorar o ensino de sua escola. Assim, voc deve procurar mostrar o que realmente sabe sobre o contedo avaliado, respondendo com cuidado s questes, no deixando questes em branco e considerando esta prova, enfim, como instrumento importante que lhe trar benefcios. Antes de dar suas respostas, leia as instrues abaixo.

INSTRUES GERAIS

1. As questes da prova esto numeradas e apresentam diferentes alternativas de resposta para voc escolher. 2. Antes de responder a cada questo, importante que voc pense sobre as alternativas. 3. Para cada questo, escolha uma nica resposta e marque-a no Caderno de Prova. 4. Responda a todas as questes. 5. Aps responder a todas as questes, marque suas respostas na Folha de Respostas. 6. Use lpis preto ou caneta preta. 7. Confira se o seu nome est pr-identificado na Folha de Respostas. 8. Para cada questo da Folha de Respostas, preencha o espao correspondente letra que indica a resposta que voc assinalou no Caderno. 9. Exemplo: se, na questo 1, voc escolheu a letra A, marque sua resposta da seguinte maneira: 01 A B C D

10. Escreva, na capa do Caderno de Prova, seu nome completo, o nome da sua escola, o nome da sua turma e o seu nmero tringulo (nmero que aparece em sua Folha de Respostas entre dois tringulos). 11. A Folha de Respostas no poder ser devolvida em branco, nem dever ser rabiscada, amassada, alterada ou rasurada. 12. Elabore a redao a partir do tema proposto. Faa um rascunho. Passe o rascunho a limpo, no espao reservado para a redao. 13. Em caso de dvida ou engano, solicite ajuda ao professor.

Obrigado

LNGUA PORTUGUESA Instrues: Para responder s questes de nmeros 1 a 6, leia o texto abaixo. Medidas, no espao e no tempo, de Stanislaw Ponte Preta
Srgio Porto

A medida, no espao e no tempo, varia de acordo com as circunstncias. E nisso vai o temperamento de cada um, o ofcio, o ambiente em que vive. Nossa falecida av media na base do novelo. Pobre que era, aceitava encomendas de croch e disso tirava o seu sustento. Muitas vezes ouvimo-la dizer: Hoje estou um pouco cansada. S vou trabalhar trs novelos. Ns todos sabamos que ela levava uma mdia de duas horas para tecer cada um dos rolos de l. Por isso, ningum estranhava quando dizia que queria jantar dali a meio novelo. Era s fazer a converso em horas e botar a comida na mesa sessenta minutos depois. Os ndios, por sua vez, marcavam o tempo pela lua. Isso ponto pacfico, embora, h alguns anos, por distrao, eu assistisse a um desses terrveis filmes de carnaval do Oscarito, em que apareciam diversos ndios, alguns dos quais, com relgio de pulso. Sim, os ndios medem o tempo pelas luas, os ricos medem o valor dos semelhantes pelo dinheiro, vov media as horas pelos seus novelos e todos ns, em maior ou menor escala, medimos distncias e dias com aquilo que melhor nos convier. Agora mesmo houve qualquer coisa com a Light [companhia de luz] e a luz faltou. Para a maioria, a escurido durou duas horas; para Raul, no. Ele, que se prepara para um exame, tem que aproveitar todas as horas de folga para estudar. E acaba de vir l de dentro, com os olhos vermelhos do esforo, a reclamar: Puxa! Estudei uma vela inteira. Comigo mesmo aconteceu de recorrer a tais medidas, que quase sempre medem melhor ou, pelos menos, do uma idia mais aproximada daquilo que queremos dizer. Foi noutro dia quando certa senhora, outrora to linda e hoje to gorda, me deu um prolongado olhar de convite ao pecado. Fingi no perceber, mas pensei: H uns quinze quilos atrs, eu teria me perdido.
(In Flora Bender e Ilka Laurito, Crnica: histria, teoria e prtica. So Paulo: Scipione, 1993, p. 96-97)

1. Assinale a alternativa que contm a tese da crnica. (A) Para a maioria, a escurido durou duas horas; para Raul, no. (B) Era s fazer a converso em horas e botar a comida na mesa sessenta minutos depois. (C) Agora mesmo houve qualquer coisa com a Light [companhia de luz] e a luz faltou. (D) todos ns, em maior ou menor escala, medimos distncias e dias com aquilo que melhor nos convier.
SARESP-8EF-Manh 3

2. Indique o argumento que justifica a tese apresentada na crnica. (A) (B) (C) (D) A av do cronista era pobre e sabia fazer croch muito bem. ndios s usam relgio em filmes de Oscarito. Dependendo de nosso interesse, podemos marcar o tempo no s com o relgio. Quando h problemas na Light, a luz falta.

3. A frase Pobre que era que se relaciona com aceitava encomendas de croch, indica (A) (B) (C) (D) tempo. causa. modo. conseqncia.

4. Assinale a alternativa em que o humor aparece mais acentuado. (A) Nossa falecida av media na base do novelo. (B) terrveis filmes de carnaval do Oscarito, em que apareciam diversos ndios, alguns dos quais, com relgio de pulso. (C) Agora mesmo houve qualquer coisa com a Light [companhia de luz] e a luz faltou. (D) "Os ndios medem o tempo pelas luas". 5. Leia o trecho. Os ndios, por sua vez, marcavam o tempo pela lua. Isso ponto pacfico, embora, h alguns anos, por distrao, eu assistisse a um desses terrveis filmes de carnaval do Oscarito, em que apareciam diversos ndios, alguns dos quais, com relgio de pulso. Indique a palavra ou expresso que possui o mesmo sentido de ponto pacfico, no texto. (A) (B) (C) (D) indiscutvel. o que me consta. em situao de paz. questionvel.

6. Releia no texto as frases a seguir. 1. Hoje estou um pouco cansada. S vou trabalhar trs novelos. 2 Puxa! Estudei uma vela inteira. 3. H uns quinze quilos atrs, eu teria me perdido". Observe os sinais grficos, travesses e aspas, e assinale a afirmao correta. (A) O autor se utilizou de travesses e aspas simplesmente como recurso estilstico. (B) Os travesses (nos dois primeiros exemplos) so usados devido a medidas diferentes. (C) Nos dois primeiros casos, h travesses para indicar a fala das personagens dentro da narrativa. (D) O uso das aspas e do futuro do pretrito, teria, no ltimo exemplo, deve-se necessidade do autor em enfatizar o tema da crnica.
4 SARESP-8EF-Manh

Instrues:

Para responder s questes de nmeros 7 a 11, leia o texto abaixo.

(Neves, Librio. Pssaro em vertical. In: Aguiar, V (org) Poesia fora da estante. Porto Alegre, Editora Projeto)

7. O ttulo do poema remete (A) (B) (C) (D) ao final da histria que est expresso graficamente. ao cenrio em que a histria se desenvolve. ao momento em que a histria do pssaro foi gerada. ao personagem da histria.

8. A palavra vertical presente no ttulo pode ser associada (A) (B) (C) (D) ao vo do pssaro. ao tiro dado no pssaro. ao canto do pssaro queda do pssaro.

9. O desenho e a sonoridade da sentena norte/sul representam (A) (B) (C) (D) as leves plumas. a morte do pssaro. a mole espuma. o caador de pssaros.
5

SARESP-8EF-Manh

10. As repeties das palavras cantava e voava lembram (A) (B) (C) (D) a vida do pssaro com seus filhotes. a vida do pssaro na gaiola. o sonho de fuga do pssaro. o movimento do pssaro no cu.

11. A rotina do pssaro interrompida quando o (A) (B) (C) (D) dono do pssaro chega. pssaro leva um tiro. pssaro canta mais alto. pssaro faz um risco no cu. Para responder s questes de nmeros 12 a 15, leia o texto abaixo.

Instrues:

Novo crocodilo pr-histrico descoberto em So Paulo


Encontrados onze esqueletos quase completos de espcie que viveu h 90 milhes de anos Um parente distante dos crocodilos atuais que viveu h cerca de 90 milhes de anos acaba de ser descrito por pesquisadores brasileiros. Onze esqueletos quase completos da espcie primitiva, chamada "Baurusuchus salgadoensis", foram encontrados no interior do estado de So Paulo, numa descoberta que j considerada uma das mais importantes da paleontologia brasileira. A preservao desses fsseis mostra como podem ter sido as catstrofes ecolgicas ocorridas na Terra no Cretceo e ajuda a entender as condies do planeta nesse perodo. A origem da descoberta remonta ao incio dos anos 1990 na cidade de General Salgado (SP), quando um professor do ensino fundamental e mdio encontrou os primeiros fsseis da nova espcie com a ajuda de seus alunos. O "Baurusuchus salgadoensis" viveu no perodo Cretceo, h cerca de 90 milhes de anos, quando os continentes ainda estavam reunidos em um grande bloco, chamado Gondwana. Esse crocodilomorfo como so chamados os parentes distantes dos O Baurusuchus salgadoensis era crocodilos atuais dotado de grandes media cerca de trs um carnvoroque faziam dele um mandbulas, metros de compri- grande predador. mento e pesava aproximadamente 400 kg. Era carnvoro e suas grandes mandbulas faziam dele um excelente predador. Suas pernas eram bem mais longas que O B. salgadoensis tinha pernas mais longas do que as dos crocodilos de hoje, j que ele precisava as dos crocodilos atuais, pois andava mais tempo sobre o solo. Ele tinha 3 m de comprimento e pesava andar muito mais tempo sobre o solo, em compa400 kg. rao com os crocodilos atuais na poca em que o "B. salgadoensis" viveu, a Terra passava por uma situao climtica instvel, com grandes perodos de seca e escassez de gua. Antes da descoberta do "Baurusuchus", espcies semelhantes s haviam sido encontradas no Paquisto, na sia. Segundo os pesquisadores, isso pode sugerir que houve um possvel movimento migratrio desses animais entre os continentes.
(Adaptado de Cathia Abreu. 10/06/05 Especial para a CH On-line. http://ich.unito.com.br/3393)
6 SARESP-8EF-Manh

12. O texto trata (A) de uma catstrofe ecolgica. (B) do perodo Cretceo. (C) de uma espcie em extino. (D) de um crocodilo pr-histrico.

13. Os esqueletos encontrados eram de animais que viveram na Terra no perodo (A) Gondwana. (B) Baurusuchus Salgadoensis. (C) Cretceo. (D) Fossilfero.

14. As legendas e fotos servem para (A) destacar partes importantes do texto. (B) dificultar o entendimento do texto. (C) trazer diferentes informaes para o texto. (D) discordar do texto.

15. Os crocodilos, que habitam a terra hoje, diferem de seus parentes distantes pr-histricos indicando que (A) foram fossilizados. (B) foram soterrados. (C) houve migrao. (D) houve adaptao ao meio.
SARESP-8EF-Manh 7

Ateno: As questes de nmeros 16 a 21 baseiam-se na reportagem abaixo. possvel ter um sorriso renovado

Foto antes do implante

Foto depois do implante

O sorriso definitivamente o mais positivo dos sinais corporais que algum pode enviar, especialmente aquele que autntico, confiante e oportuno. Um dos grandes desafios da odontologia a reabilitao dos maxilares, j que o uso prolongado das prteses totais (dentaduras) faz com que esses pacientes tenham uma grande perda ssea, acarretando uma sensao desconfortvel de insegurana constante. Isso o impede de ter um convvio social normal e saudvel. Uma nova tcnica vem ganhando adeptos nos consultrios odontolgicos: o implante de carga imediata. Esse procedimento surgiu atravs de estudos realizados na Sucia h alguns anos. Atualmente, o implante de carga imediata a soluo ideal para quem perdeu um ou mais dentes, exigindo apenas que o profissional seja o mais preciso possvel no diagnstico e planejamento, e domine a tcnica. A maior expectativa preenchida pelo resultado esttico e funcional, aumentando inclusive a auto-estima do paciente.

Como funciona
No implante de carga imediata, o cirurgio-dentista faz uma inciso na gengiva e instala um parafuso de titnio na regio ssea, ao qual fixa um pilar externo que sustentar a coroa. Na maioria dos casos, o paciente pode sair no mesmo dia com o tratamento finalizado.

Indicaes
O tratamento de implante imediato indicado tambm para pacientes que utilizam dentadura, para aqueles que perderam um ou mais dentes, e para aqueles que no esto satisfeitos com o sorriso.
(Jornal Vidaqui, 29 set. a 12 out.2006, p.11)

16. O assunto tratado no texto refere-se (A) s pessoas que gostam de sorrir. (B) ao aspecto social dos indivduos. (C) a um novo tratamento odontolgico. (D) aos profissionais nascidos na Sucia.
8 SARESP-8EF-Manh

17. O implante de carga imediata (A) ainda no recomendado. (B) exige uma tcnica especializada. (C) prejudica o sorriso das pessoas. (D) proibido para quem usa dentadura. 18. Aps o implante, possvel ter um sorriso renovado porque (A) a melhoria da esttica dentria aumenta a auto-estima. (B) a nova tcnica de implante provoca uma sensao desconfortvel. (C) feita uma pequena inciso nos lbios do paciente. (D) o paciente orientado pelo dentista a mudar de atitude. 19. As fotos presentes na reportagem foram escolhidas para (A) representar sorrisos autnticos e confiantes. (B) mostrar os vrios tipos de maxilares. (C) incentivar o sorriso constante das pessoas. (D) atrair pacientes para a nova tcnica. 20. De acordo com o autor, o fato de usar dentaduras por um longo tempo pode gerar (A) confiana e autenticidade. (B) insegurana e recluso. (C) alegria e descontrao. (D) conforto e oportunidades. 21. Est implcito no texto que o profissional da nova tcnica precisa (A) conhecer a vida social do paciente. (B) saber se o paciente sorridente. (C) planejar a reforma dos consultrios. (D) dominar os conhecimentos adequados.
SARESP-8EF-Manh 9

Ateno: As questes de nmeros 22 a 26 baseiam-se nos textos apresentados abaixo.


No dia 1o, o fiscal me impediu de expor na feira do Trianon. Me inscrevi em 2004, fiz teste de aptido, paguei taxas de uso de solo e de licena, e comecei a trabalhar na semana seguinte. O juiz que cassou a liminar provavelmente nem leu o processo. Nossa advogada anexou documentos provando a legalidade dos expositores que esto com problemas porque funcionrios da Prefeitura perderam os documentos de quem fez teste em 2004. Ns, artesos, criamos objetos de arte considerados cultura no mundo todo menos no Brasil. E, aos 63 anos, no tenho perspectiva de conseguir outro trabalho.
Jos Eduardo Pires Vila Maria Alta A Prefeitura responde:

Com referncia feira do Trianon, jamais houve perda de documentos. No incio de 2006, a Sub Pinheiros entregou as pastas de documentao para a Sub S. Na anlise tcnica do material, viu-se que havia expositores trabalhando irregularmente, sem que as aprovaes fossem publicadas no Dirio Oficial da Cidade de So Paulo, obrigatrias para que a comunidade saiba quem foram os aprovados e as atividades para as quais esto autorizados.
Andrea Matarazzo Secretrio das Subprefeituras e Subprefeito da S

(So Paulo Reclama. O Estado de S.Paulo, 12 de agosto de 2007, p. C2)

22. A carta do leitor identificado acima tem a finalidade de (A) (B) (C) (D) defender a venda de produtos de artesanato, como smbolos de cultura. queixar-se do fato de ter sido impedido de trabalhar numa feira de artesanato. dirigir-se ao juiz que desconsiderou as razes apresentadas por uma advogada. solicitar a interferncia de uma advogada para defender seus direitos.

23. A Prefeitura defende a tese de que (A) os funcionrios devem ser responsabilizados por terem desviado documentos, prejudicando os artesos queixosos. (B) os fiscais se precipitaram ao impedir o funcionamento da feira de artesanato antes de encontrarem os documentos perdidos. (C) os artesos queixosos aparentemente tm razo suficiente para reclamaes, mas os responsveis j esto tomando as medidas cabveis. (D) os requisitos legais exigidos para expor e vender trabalhos na feira de artesanato devem ser cumpridos por todos os envolvidos nessa situao. 24. correto afirmar que o reclamante (A) (B) (C) (D)
10

um idoso, sem outra alternativa qualquer de trabalho. uma autoridade responsvel pelo cumprimento das leis. um funcionrio, acusado de ser o responsvel pela perda de documentos. um fiscal, que justifica sua atitude em fazer cumprir ordens superiores.
SARESP-8EF-Manh

25. O argumento apresentado pelo remetente da carta ao jornal, para defender sua licena de trabalho, est no fato de que (A) (B) (C) (D) um arteso, que cria obras de arte reconhecidas no mundo inteiro. um idoso que deve ser tratado com mais respeito por pessoas mais jovens. cumpriu todas as exigncias legais necessrias, junto Prefeitura. ignora o fato de o juiz ter tomado conhecimento das medidas adotadas contra ele.

26. Considerando-se a carta do leitor e a resposta da Prefeitura, correto afirmar que (A) (B) (C) (D) ambas apresentam a mesma opinio referente proibio de trabalhar numa feira. elas divergem quanto origem do problema surgido com a fiscalizao do trabalho. o Subprefeito aceita a opinio do Remetente, propondo-se a autorizar seu trabalho. a opinio da Advogada dos queixosos idntica dos funcionrios da Prefeitura. Para responder as questes de nmeros 27 a 30, considere a figura e o texto abaixo.

Instrues:

Passo

a passo

A hidratao deve ser feita antes, durante e aps a caminhada. A desidratao causa diminuio de 30% no rendimento do praticante. Gestantes e pessoas na terceira idade tm de tomar mais cuidado com a hidratao. Nesse caso, essencial levar uma garrafa de gua para beber durante a caminhada. No espere ficar com sede para beber gua. A sede o primeiro sinal de desidratao. Em at 60 minutos de caminhada, beber somente gua o suficiente. Se a caminhada ultrapassar os 60 minutos, a ingesto de bebidas isotnicas ou de gua-de-coco recomendada. Nunca faa uma caminhada em jejum. Por serem ricas em fibras e terem carboidratos de baixo ndice glicmico, as frutas so o alimento mais recomendado para antes da prtica. Deixe o caf da manh, o almoo ou o jantar para depois. preciso tomar cuidado ao ouvir msica no caminho. A distrao pode causar acidentes. Prefira roupas leves e claras para caminhar. Escolha bem a bermuda: alguns trajes causam assaduras nas coxas. Evite caminhar em lugares poludos e debaixo de sol forte. Em um trekking, um tnis adequado, meias novas e uma garrafa de gua ou cantil no podem faltar. Chapu, protetor solar, lanterna, capa de chuva, repelente de insetos e um cajado tambm so recomendveis.
(Folhaequilbrio, So Paulo, 9 mar. 2006, p. 8)
SARESP-8EF-Manh 11

27. A finalidade do texto (A) fazer propaganda do projeto de um clube. (B) fazer recomendaes para uma boa caminhada. (C) explicar os benefcios da prtica da caminhada. (D) convocar o leitor a fazer exerccios aerbicos.

28. Segundo o texto, a ingesto de bebidas isotnicas recomendada (A) para antes da prtica da caminhada. (B) para depois do caf da manh. (C) se a caminhada for curta. (D) se a caminhada durar mais de uma hora.

29. No texto, o uso de palavras como trekking, tnis adequado, gestantes e pessoas na terceira idade indica que o texto se destina a (A) todos os idosos. (B) todas as gestantes. (C) todos os que adotam a prtica de caminhada. (D) todos os que tm problemas cardiovasculares.

30. As primeiras recomendaes feitas para uma boa caminhada salientam a importncia (A) do jejum. (B) das frutas. (C) do caf da manh. (D) da hidratao.
12 SARESP-8EF-Manh

REDAO Voc j fez, sozinho, uma trilha na mata fechada? Leia o trecho abaixo, em que o protagonista conta como, depois de conseguir chegar ao pico que queria conquistar, sua volta se complica.

Sentei-me para descansar da conquista do pico. frente, pedao da Mata Atlntica, onde conviviam mais de 100 espcies de aves, e macacos, micos, pacas, gambs, capivaras, jaguatiricas, cobras, lagartos, e rvores nobres, jacarands, baranas, cedros, jequitibs, ips, perobas... Num impulso decidi descer: s, moo e temerrio. No levava gua, botinas, protetor solar, bon, relgio, roteiro, juzo. O comeo de escorreges e esfoladuras. Na parte mais ngreme, pedras soltas rolando l para baixo. Logo o mato comeou a ficar mais grosso. esquerda, descida; direita, descida. Acabou-se a paisagem, mata fechada. E a? Norte, sul, leste, oeste? O sol peneirado pela esteira das rvores, no aparece, no d certezas quanto ao rumo. Voz humana nenhuma, s o silncio, pios de aves, frufru de asas e o frescor camarada da mata.
(Ivan Angelo. Adaptado de: http://vejasopaulo.abril.com.br/revista/vejasp/edicius/2017/m0133756.html)

Imagine que voc o protagonista e continue sua histria. O que teria acontecido a partir da? Que dificuldades voc vai enfrentar? Como acabar essa histria?

Instrues: 1. Faa um rascunho de 15 a 20 linhas. 2. Passe o rascunho a limpo com letra regular e legvel. 3. No esquea de dar um ttulo para sua narrativa.

SARESP-8EF-Manh

13

14

SARESP-8EF-Manh

SARESP-8EF-Manh

15

2007

Fundao Carlos Chagas

Anda mungkin juga menyukai